• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FACULDADE CHRISTUS

CURSO DE DIREITO Coordenação de Pesquisa

EDITAL N° 03/2011

SELEÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS

A Coordenação de Pesquisa do Curso de Direito torna pública a abertura de inscrições para SELEÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS para o ano de 2011, primeiro semestre, que serão realizadas gratuitamente no período de 21 de fevereiro a 04 de março de 2011, das 9h às 11h e de 18h às 21h, na recepção de andar do Curso de Direito.

1 OBJETIVO

1.1 Os Grupos de Estudos baseiam-se na indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão e objetivam contribuir para o aperfeiçoamento do aprendizado dos alunos de graduação.

2 INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições estão abertas no período de 21 de fevereiro a 04 de março de 2011, das 9h às 11h e de 18h às 21h, na recepção de andar do Curso de Direito.

2.2 A inscrição será efetuada mediante a entrega dos seguintes documentos:

- formulário G-1 – dados do aluno e opção pelo Grupo de Estudos (disponível no site da Faculdade);

- declaração atualizada do candidato atestando sua atual disponibilidade para cumprir, no mínimo, 02 horas semanais para as atividades dos grupos de estudos, em horário não coincidente com as disciplinas em que esteja matriculado (disponível no site da Faculdade);

2.3 Podem inscrever-se alunos regularmente matriculados no Curso de Direito da Faculdade Christus.

(2)

2.4 É facultada aos interessados a possibilidade de cursarem mais de um grupo ofertado, desde que não haja choque de horário. Nesse caso, o aluno deve entregar um formulário G1 para cada grupo escolhido.

2.5 Cada grupo de estudos se constitui por, no mínimo, 08 (oito) alunos, e, no máximo, de 20 (vinte) alunos aprovados no certame. Em caso de aprovação de número de candidatos em número inferior a oito, caberá à Coordenação de Pesquisa deliberar acerca da manutenção ou não da oferta do respectivo grupo.

3 REQUISITOS DO ALUNO PARTICIPANTE

3.1 Estar regularmente matriculado em Curso de graduação na Faculdade Christus.

3.2 Dedicar-se às atividades do(s) Grupo(s), cumprindo 2 (duas) horas semanais.

3.3. Não estar cursando o último semestre do Curso de graduação. 4 DOS DIREITOS E DEVERES DO ALUNO

4.1 O aluno deve dedicar-se às atividades do(s) grupo(s) durante 2 (duas) horas semanais, no período de 4 (quatro) meses, cumprindo a carga horária de 24h/a.

4.2 Ao término das atividades do(s) Grupo(s), o aluno deverá apresentar à Coordenação de Pesquisa artigo sobre o tema desenvolvido no(s) Grupo(s) de Estudos, em formulário I-7, o qual poderá ser submetido aos conselhos editoriais dos periódicos da Faculdade Christus.

4.3 O aluno deverá apresentar mensalmente ao professor orientador do grupo o relatório (modelo G-3), indicando as atividades desenvolvidas no mês anterior. Ao término do programa, o aluno entregará o relatório final (modelo G-4), juntamente com artigo científico no formato do formulário I-7.

4.4 O aluno que cumprir todas as exigências do Programa de Grupos de Estudos receberá 24h/a (vinte e quatro) horas de Atividade Complementar, no Grupo II – Pesquisa, além do certificado de participação.

4.5 O aluno participante do(s) Grupo(s) de Estudos que for aprovado nos Encontros de Pesquisas das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado

(3)

impressão de banner e à concessão de camiseta com o logotipo da Faculdade, que deverá ser usada na apresentação, obrigatoriamente.

5 DOS DIREITOS E DEVERES DOS PROFESSORES

5.1 Os professores que coordenam os Grupos de Estudos devem dedicar-se às atividades do(s) grupo(s) durante 2 (duas) horas dedicar-semanais, no período de 4 (quatro) meses, cumprindo a carga horária total de 24h/a.

5.2 Cada professor só poderá ser contemplado com 01(um) grupo de estudos por semestre.

5.3 Os professores que coordenam os Grupos de Estudos devem estar à disposição dos alunos para a orientação de trabalhos científicos que envolvam a temática do grupo e que sejam destinados à participação em eventos de pesquisa. 5.4 Os professores devem apresentar, ao término do(s) Grupo(s) relatório final das atividades (modelo G-4), acompanhado de tabela de avaliação dos participantes (a ser elaborada pelo Professor).

5.5 Ao término das atividades do(s) Grupo(s), o Professor deverá apresentar projeto coletivo, elaborado em conjunto com os alunos, de atividade prática que aborde o tema desenvolvido no Grupo de Estudos.

5.6 Ao término das atividades do(s) Grupo(s), os professores receberão certificado de participação.

6 DO FUNCIONAMENTO DOS GRUPOS E TEMAS PARA A PROVA 6.1 Estão abertas inscrições para os 03 (três) grupos de estudos abaixo identificados:

Grupo Professor

Ensino jurídico, arte e cultura Profa. Fayga Silveira Bedê A Jurisdição e a tutela de direitos

fundamentais processuais na dimensão constitucional

Profª Ana Paula Martins Albuquerque

Acesso à Justiça: estudos de mediação

(4)

6.2 Os encontros serão semanais e assim distribuídos:

Grupo/Professor Dia e Horário Temas para a prova

Fayga Silveira Bedê Terça-feira, 16h30 às

18h30

- Teste de leitura expressiva,

performática e dramatizada de dois textos literários perante banca examinadora - Prova dissertativa sobre o tema: estudo de campo no ensino jurídico nos seguintes subitens:

• Estudo de caso

• Observação participante • Grupo focal

• Pesquisa qualitativa

Andrine Nunes Quarta-feira, 7h30 às

9h30

- Conflito e formas de resolução

- Acesso à Justiça: aspectos

constitucionais e processuais

-Jurisdição: noções de organização judiciária

- Meios alternativos de solução e conflito: negociação e conciliação

- Meios alternativos de solução de conflito: mediação e arbitragem

Ana Paula Martins Quarta-feira, 16h às

18h

- Os direitos fundamentais e suas dimensões

- a diferença princípio/regra e direito/garantia

- Da autotutela à Jurisdição

- O direito material e o direito processual: a efetividade do processo como um meio de acesso à justiça

- Os direitos processuais fundamentais

7 SELEÇÃO

7.1 Os candidatos inscritos deverão se submeter a uma prova dissertativa, que versará sobre um dos temas acima relacionados, a ser sorteado no momento da prova, sendo 7,0 a nota de corte. A prova também buscará avaliar o perfil do candidato e sua aptidão para as atividades de pesquisa e estudos avançados.

7.2 Poderá o professor apresentar, diante da especificidade da atividade a ser desenvolvida, no projeto, formas de avaliação de habilidades (como a expressão oral) que comporão o processo seletivo para o respectivo grupo.

7.3 As provas serão realizadas nos seguintes dias e horários, em salas do 14º andar, na sede Dom Luís:

Grupo/Professor Dia e Horário da prova

Ana Paula Martins Dia 14/03, 16h30 às 18h30

Fayga Silveira Bedê Dia 15/03, 15h às 18h – teste de leitura

(5)

7.3 Cada Grupo de Estudos terá uma comissão avaliadora, composta pela Coordenação de Pesquisa e pelo professor responsável pela orientação do Grupo.

7.4 Das decisões da comissão avaliadora não caberá qualquer recurso.

8 DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 Os resultados serão divulgados até o dia 21 de março de 2011, por meio de relação contendo os nomes dos aprovados para cada Grupo de Estudos, a ser fixada nos murais das recepções dos andares do Curso de Direito, bem como no site da Faculdade Christus.

9 DURAÇÃO DOS GRUPOS DE ESTUDO

9.1 As atividades dos Grupos de Estudo terão início a partir do dia 22 de março de 2011, terça-feira, observando-se o dia da semana em que recai cada grupo.

9.2 Os Grupos funcionarão semanalmente, sob a coordenação de um professor. Cada grupo terá 20h/a para realizar os encontros teóricos e 4h/a para a elaboração dos artigos científicos e da atividade prática relacionada ao tema, definidas pelo Professor no início dos Grupos.

9.3 Os Grupos deverão seguir o seguinte calendário:

Mês Atividades Horas

Março 2 encontros teóricos 4h/a

Abril 4 encontros teóricos 8h/a

Maio 4 encontros teóricos 8h/a

Junho 1 encontro para elaboração dos artigos (orientação aos alunos) 1 encontro para elaboração de projeto coletivo (professor e alunos) de atividades práticas relacionadas ao tema do Grupo

4h/a

(6)

10 EXCLUSÃO DO ALUNO DOS GRUPOS DE ESTUDOS

10.1 O aluno poderá se desligar do(s) Grupo(s) de Estudos mediante requerimento firmado por ele ou por decisão escrita e fundamentada do professor ou da Coordenação de Pesquisa e/ou da Coordenação Geral do Curso, por uma ou mais das seguintes razões:

a) mais de duas faltas injustificadas, a critério discricionário do professor; b) descumprimento reiterado das tarefas atribuídas pelo professor;

c) prática de qualquer ato ofensivo às regras de disciplina do regulamento da Faculdade Christus.

11 FORMA DE AVALIAÇÃO

11.1 A avaliação dos alunos será feita pelo professore de cada Grupo, levando-se em consideração a assiduidade, a participação, o interesse pelo tema e a disponibilidade para pesquisas científicas e atividades práticas que envolvam o assunto.

12 CÔMPUTO COMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR

12.1 A efetiva participação do aluno no Grupo de Estudos valerá como atividade acadêmica complementar, no Grupo II – Pesquisa, devendo-se computar 24h/a nos registros cadastrais do aluno, desde que não haja desistência ou desligamento por iniciativa da Instituição, antes do término do grupo, e desde que o aluno obtenha 75% de freqüência.

12.2 Os alunos receberão certificado no qual constará atribuição de conceito pela sua participação.

12.3 A obtenção das horas de atividade complementar e a entrega do certificado correspondente ficarão condicionadas à obtenção de 75% de freqüência, à entrega tempestiva de artigo individual ou em dupla ao professor orientador, sobre tema relacionado ao grupo de estudos, nos termos do formulário I-7.

(7)

13 CLÁUSULA DE RESERVA

13.1 Os casos não previstos serão decididos pela Coordenação de Pesquisa e Monografia do Curso de Direito.

Fortaleza, 21 de fevereiro de 2011.

Gabrielle Bezerra

Coordenadora Geral do Curso de Direito

Gretha Leite Maia Coordenadora de Pesquisa

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, a utilização de modelos didáticos surge como uma importante ferramenta para proporção de um ambiente prazeroso para o processo de ensino-aprendizagem, já que aguça

Esse bloco de análise consta na segunda lista de análise – Resíduos de Lascamento na Forma de Núcleo (Ver Apêndice B). o) Tipo de Núcleo Unipolar: o núcleo

Com os resultados foi possível identificar que as sementes com menor tamanho apresentaram maior intensidade de dormência; as sementes de tamanho médio demonstraram maior

BENEFICIÁRIO : É a pessoa que adquire o título de associado e opta por um dos planos de assistência à saúde anexos ao Regulamento Interno do TRASMONTANO para si,

However, this did not lead to MTOC formation, suggesting that other molecules are needed for the observed ability of PLK4 to form centrioles and MTOCs in extracts and in vivo

Foram considerados como mais relevantes, e optou-se neste trabalho, pelos seguintes itens da NBR ISO 14001:2015: política ambiental, levantamento de aspectos e

Um menor número tanto de geadas totais como de geadas fortes ocorre, na maioria das estações, mais em meses de El Niño para junho, em meses neutros para julho e para agosto, em

1º - Designar os servidores membros da Comissão encarregada pela elaboração do Projeto do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação do IFCE – campus Iguatu:. SERVIDORES