• Nenhum resultado encontrado

As peças de Strindberg e suas sinopses

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As peças de Strindberg e suas sinopses"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

 As peças de Strind

 As peças de Strindberg e suas sinop

berg e suas sinop

ses

ses

A Casa Queim

A Casa Queimada, 1ada, 1907 907 

(drama realista em 2 atos

(drama realista em 2 atos com 12 personagens)com 12 personagens)

Numa pequena rua, uma casa pega fogo e a polícia tenta descobrir o motivo. Ao Numa pequena rua, uma casa pega fogo e a polícia tenta descobrir o motivo. Ao mesmo tempo um estranho volta à cidade após 30 anos. Enquanto se busca o culpado mesmo tempo um estranho volta à cidade após 30 anos. Enquanto se busca o culpado pelo incêndio, descobre-se que o estranho é irmão do dono da casa. A partir daí, o pelo incêndio, descobre-se que o estranho é irmão do dono da casa. A partir daí, o passado é desencavado e as

passado é desencavado e as personalidades dos envolvidos vão sendo desvendadas.personalidades dos envolvidos vão sendo desvendadas.

A

A Mais Mais Forte, 1888/Forte, 1888/89 89 

(drama realista em 1 ato curto com 3 personagens: a Mulher Y, a Mulher X e um (drama realista em 1 ato curto com 3 personagens: a Mulher Y, a Mulher X e um garçom)

garçom)

Em um café de Estocolmo duas mulheres se encontram. Apenas uma delas fala Em um café de Estocolmo duas mulheres se encontram. Apenas uma delas fala ininterruptamente. A Mulher X tenta humilhar a Mulher Y, apesar de seu silêncio. Aos ininterruptamente. A Mulher X tenta humilhar a Mulher Y, apesar de seu silêncio. Aos poucos, toma consciência de que fala com a amante de seu marido. Ainda assim, poucos, toma consciência de que fala com a amante de seu marido. Ainda assim, continua demonstrando superioridade.

continua demonstrando superioridade.

Am

Amor or MateMaterno, rno, 181892 92 

(drama realista em 1

(drama realista em 1 ato curto com 4 ato curto com 4 personagens personagens femininas)femininas)

Em uma casa muito simples, duas velhas prostitutas e a jovem filha de uma delas Em uma casa muito simples, duas velhas prostitutas e a jovem filha de uma delas perpetuam uma relação neurótica de super-proteção. Com a descoberta da existência perpetuam uma relação neurótica de super-proteção. Com a descoberta da existência de uma meia-irmã, a filha entende que seu pai não só não havia morrido, como ainda de uma meia-irmã, a filha entende que seu pai não só não havia morrido, como ainda pagava por seus estudos.

pagava por seus estudos.

A Viagem de Pedro A

A Viagem de Pedro Afortunfortunado, 18ado, 1882 82 

(drama onírico infanto-juvenil em 5

(drama onírico infanto-juvenil em 5 atos com 39 personagens)atos com 39 personagens)

Pedro vive trancafiado em uma igreja com seu velho pai. Através de uma maldição de Pedro vive trancafiado em uma igreja com seu velho pai. Através de uma maldição de dois ratos e uma fada, Pedro ganha um anel mágico e a liberdade para conhecer as dois ratos e uma fada, Pedro ganha um anel mágico e a liberdade para conhecer as agruras do mundo exterior.

agruras do mundo exterior.

B r i n c a n d o

(2)

(comédia 1 ato com 6 personagens: O PAI, 60 anos, a MÃE, 58, KNUT, o filho, 27 anos, pintor, KERSTIN, sua esposa, 26 anos, AXEL, o amigo, 26 anos, ADELIA, prima, 20 anos)

 A peça narra a história de um casal que, devido à completa falta do que fazer, cria motivos para discutir. Um complicado jogo de ciúmes e paixão se estabelece e modifica totalmente a realidade da família.

Camarad as, 1888 

(comédia em 4 atos com 12 personagens: BERTA, pintora, AXEL, pintor, ABEL, crítica literária, LULU, escritor, CARL, militar, IDA, empregada de Berta, Dr. OESTERMARK, Sra. HALL, AMÉLIE, THÉRÈSE)

Na segunda metade do século XIX, um jovem casal de pintores parte da Suécia para Paris com um trato: seu casamento é baseado na camaradagem; Axel, o marido, deve enxergar na esposa, Bertha, não uma mulher, mas um amigo. Ele, apaixonado, quer  ajudá-la a se destacar na profissão e ter um lugar próprio no mundo. Quando ambos concorrem a uma vaga no Salão de Pintura de Paris, seu casamento revolucionário será posto à prova, bem como a nova posição da mulher e do homem na sociedade.

Cisne B ranco, 1901 

(drama onírico simbolista em 1 ato com 12 personagens)

Peça que reúne elementos de diversos contos de fada. Cisne Branco é uma princesa muito amada por seu pai e maltratada pela madrasta. Está prometida a um rei distante que envia um príncipe ao castelo da menina para ensiná-la a se comportar como rainha.

Credo res, 1888 

(drama realista em 1 ato com 3 personagens)

 Adolfo recebe a visita de Gustavo na ausência da esposa Tekla. Gustavo não se identifica como o ex-marido de Tekla e tenta minar a confiança de Adolfo em si mesmo e em sua relação conjugal. Com a chegada de Tekla, Gustavo coloca-se em uma sala à parte e testemunha o embate entre o casal.

(3)

(drama de realismo místico em 4 atos com 15 personagens)

Maurice é um dramaturgo que vive em Paris e tem uma filha amada de cinco anos, Marion, com a pobre Jeanne, com quem não é casado. Ao conseguir êxito absoluto com sua nova peça, comemora o sucesso com a amante Henriette e deseja a morte de sua filha. De fato, no dia seguinte a menina amanhece morta e Maurice é denunciado por testemunhas presentes na comemoração.

Dan ça d a Mo rte , 1900 

(drama realista em 2 partes, a primeira com 4 atos e a segunda com 3 atos. 9 personagens)

Casados há 25 anos, Edgar e Alice vivem isolados em uma ilha. Odeiam-se mutuamente e a todos que lhes cercam. Com a chegada do primo de Alice, Kurt, e com a doença terminal de Edgar, inicia-se um jogo interminável de vampirização entre eles.

Diante d a Mor te, 1892 

(drama realista em 1 ato curto com 6 personagens)

 A ação acontece na Suíça, na pensão do Sr. Durand, que tem três filhas. As meninas odeiam o pai devido à sua incompetência administrativa e à grande dificuldade financeira que atravessam. O velho Durand decide morrer e queimar a própria pensão para deixar o seguro para as filhas, negando antes da morte todas as acusações que lhe foram feitas durante a vida pela mãe das meninas.

Gus tavo III 

(drana histórico)

O drama fala das intrigas no parlamento, em 1789, quando Gustav III consegui manter-se no poder. Em meio aos conflitos com a nobreza e a guerra com a russia, o quarto rei emerge como protagonista de duelos entre amigos e familiares inimigos.

Gustavo Vasa 

(drama histórico)

O drama fala do gentil e atencioso monarca Gustav Vasa, que vê seu reinado desmoronar devido ao crescente antagonismo entre rei e nobreza. Embora seu poder  esteja ameaçado, Gustav se prepara para fugir por mar.

(4)

Kris tina, 1901 

(drama histórico em 4 atos com 15 personagens)

Cristina, filha do Rei Gustavo Adolfo, é a herdeira do trono da Suécia. Movida pela libido e por seus caprichos, confere títulos de nobreza aos amantes. É considerada traidora de seu país após converter-se ao catolicismo e acaba por levar à ruína as finanças da Coroa.

O Ho lan d ês, 190 2 

(drama onírico em 1 ato com 7 personagens)

O Holandês, após sete anos vagando pelo mundo, reencontra a sua mãe e tem com ela uma dura conversa sobre seus seis casamentos destruídos e sua descrença nas mulheres. A mãe lhe concede vivenciar mais uma experiência tra umatizante.

O Pai, 1887 

(drama realista em 3 atos com 8 personagens)

O casal Adolf e Laura entram em conflito por causa do futuro da educação da filha Berta. Laura usa de todos os subterfúgios para dissuadir o marido. Manipula as pessoas da casa, intercepta a correspondência e põe em dúvida a paternidade da filha, levando-o à loucura.

O Segredo da Guild a, 1880 

(drama filosófico em 4 atos com 15 personagens)

O assunto central da peça é a reconstrução da Catedral de São Lars em 1402, sob a responsabilidade da guilda (associação corporativa de artesãos da Idade Média) dos pedreiros. O vigário geral é contra o novo herdeiro da guilda e usa de artimanhas ilícitas para nomear um outro decano para a associação.

O Sonh o, 1901 

(drama onírico em 5 atos com mais de 40 personagens)

 Agnes, filha do deus Indra, tem a missão de ir à Terra para verificar se são justos os lamentos dos mortais. Através de inúmeros quadros e acontecimentos tristes, ela

(5)

percebe que este mundo é um local de sofrimento e aprendizado, e que o ser humano é digno de lástima.

Pária, 188 9 

(drama realista em 1 ato com 2 personagens)

 Adaptação da novela de Ola Hansson, amigo de Strindberg. Estão em cena dois cientistas, o Senhor X e o Senhor Y. Através de um ríspido diálogo, tentam desmascarar um ao outro, trazendo à tona segredos do passado. Nesse duelo percebemos como esses dois cientistas lidam com os conceitos de crime e culpa.

Pás c o a, 190 0 

(drama onírico em 3 atos com 6 personagens)

Uma família passa por um calvário pessoal durante a Semana Santa. Heyst, o pai, está preso por apropriação indevida de dinheiro. A irmã mais nova, Eleonora, está internada em um sanatório. O filho Elis, sua noiva Kristina e a mãe moram juntos, sob ameaça de despejo. Quando a espirituosa Eleonora consegue fugir do sanatório, inicia-se o processo de redenção da família.

O Pelicano , 1907 

(drama de realismo místico em 3 atos com 5 personagens: A MÃE, o FILHO, a FILHA, o GENRO, e a EMPREGADA.)

 A partir da morte do pai da família, os irmãos Gerda e Fredrik parecem despertar de

uma vida de sonambulismo. Constatam o profundo ódio da “mãe pelicano” e sua

ligação amorosa com o genro Axel. As descobertas os levam ao suicídio.

Rum o a Damasco , 1898 

(drama onírico expressionista em 5 atos com 18 personagens)

Peça relacionada com a crise pessoal do autor  – conhecida como “inferno”. O

Desconhecido encontra a Dama e com ela segue um longo percurso por lugares que lhe rendem descobertas e o entendimento de seus demônios pessoais.

(6)

(drama naturalista em 1 ato com 3 personagens: JULIA, condessa, JEAN, empregado, CRISTINA, empregada)

Júlia é uma condessa voluntariosa que tenta seduzir seu criado Jean. Acaba sendo conduzida ao suicídio, após entregar-se a ele e perceber o abismo social e emocional existente entre os dois.

Simum , 1889 

(drama onírico em 1 ato curto com 3 personagens)

Baseada nas Mil e Uma Noites, a peça se passa na Arábia.

Biskra, amante de Youssef, mata, através de sugestão hipnótica, o chefe de tropas francês Guimard. Com isso consegue o direito d e se casar com Youssef.

Son ata Fantasma, 1907 

(drama onírico em 1 ato com 15 personagens)

O estudante Arkenhoiz é conduzido pelo velho Dr. Hummel a integrar a família de seu inimigo, o coronel. Ele é o marido de Múmia, ex-amante de Dr. Hummel. A jovem Adele é filha desse envolvimento entre Múmia e Dr. Hummel. Ele objetiva a aproximação entre o estudante e a filha.

Temp estade, 1907 

(peça realista em 3 atos com 11 personagens)

Gerda, ex-mulher do personagem Senhor, anos após a separação passa a ser vizinha do idoso ex-marido. Quando a filha de ambos começa a ser maltratada por seu atual marido, de caráter duvidoso, ela recorre ao ex-marido e ao cunhado.

(7)

Mercado editorial

Publicações Esgotadas:

 A Casa Queimada (Biblioteca da Uni Rio) STRINDBERG, A. Tempestade A Casa

Queimada. Tradução Ana Maria Patacho e Fernando Midões. Lisboa: Editorial Presença, 1963. (Publicação esgotada)

 A Mais Forte (Biblioteca Jenny Klabin Segall) STRINDBERG, A. Senhorita JuliaA

Mais Forte. Prefácio de Assis Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 1990.(Publicação esgotada)

 Amor Materno (Biblioteca da ECA) FILHO, Paulo Hecker. Amor Materno Diante da

Morte. In: Peças Breves e Deliciosas. Peças de Juan Manuel, Cervantes, Strindberg et al. Porto Alegre: Tchê!, 1997. p. 250-262. (Publicação esgotada)

 A Viagem de Pedro Afortunado (Biblioteca da ECA) STRINDBERG, A.Senhorita

Julia A Viagem de Pedro, o Afortunado. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1980. (Publicação esgotada)

 Diante da Morte (Biblioteca da ECA) FILHO, Paulo Hecker. Amor MaternoDiante da

Morte. In: Peças Breves e deliciosas. Peças de Juan Manuel, Cervantes, Strindberg et al. Porto Alegre: Tchê!, 1997. p. 238-249.(Publicação esgotada)

 Rumo a Damasco (Biblioteca Jenny Klabin Segall) STRINDBERG, A. Rumo a

Damasco. Tradução Elizabete R. Azevedo. São Paulo: Cone Sul, 1997.(Publicação esgotada)

 Simum (Biblioteca da ECA) STRINDBERG, A. Simum. Tradução Carlos Rosset e Luiz

Roberto Galizia. Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro, n. 83, p. 24-28, out/nov. 1979. (Publicação esgotada)

 Tempestade (Biblioteca da Uni Rio): STRINDBERG, A. Tempestade A Casa

Queimada. Tradução Ana Maria Patacho e Fernando Midões. Lisboa: Editorial Presença, 1963. (Publicação esgotada)

Textos nunca publicados:

 Camaradas (acervo do grupo Tapa) STRINDBERG, A. Camaradas. Tradução

(8)

 Cisne Branco (Biblioteca da SBAT) STRINDBERG, A. Cisne Branco. Tradução José

Maria Ferreira. Texto datilografado, [19--]. (Nunca publicado)

 Cristina (Biblioteca Mário de Andrade) STRINDBERG, A. Cristina. Tradução Fabio

 Albino. São Paulo: Cone Sul, 2001. (Nunca publicado)

 O Segredo da Guilda (acervo de M. L. Candeias) STRINDBERG, A. O Segredo da

Guilda. Tradução Fábio Albino Zagui. Texto digitado, 2000.(Nunca publicado)

 O Sonho (Biblioteca da Anhembi Morumbi) STRINDBERG, A. O Sonho. Tradução

João de Fonseca Amaral. Lisboa: Estampa, 1978. (em Portgual, nunca publicado no Brasil)

 Pária (biblioteca da Uni Rio) STRINDBERG, A. Pária. Tradução Carlos Rosset e Luiz

Roberto Galizia. Texto digitado, [ca. 1977] (Nunca publicado)

 Páscoa (Biblioteca Jenny Klabin Segall) STRINDBERG, A. Páscoa. Tradução Cecília

Thompson. Texto datilografado, 1982. (Nunca publicado)

 O Pelicano STRINDBERG, A. O Pelicano. (acervo da Cia. Mamba de

 Artes).Tradução Flávio Barollo e Denise Weinberg. Texto digitado (2009). (Nunca publicado)

 Sonata Fantasma (Biblioteca da Uni Rio) STRINDBERG, A. Sonata Fantasma.

Tradução José Henrique. Texto digitado, [ca. 1989]. (Nunca publicado)

 Brincando com Fogo (acervo da Cia. Mamba de Artes). STRINDBERG, A. Brincando

com Fogo. Tradução de Denise Weinberg. Texto digitado, 2010.(Nunca publicado)

Publicações Disponíveis :

 Crimes e Crimes (Biblioteca Jenny Klabin Segall) STRINDBERG, A. Crimes e Crimes.

Tradução, Prefácio e Cronologia Jacó Guinsburg. São Paulo: Edusp, 1999. (Publicação disponível)

 Dança da Morte (Biblioteca da Anhembi Morumbi) STRINDBERG, A. Dança da Morte.

Tradução Gabor Aranyi. Mairiporã: Veredas, 2000. (Publicação disponível)

 O Pai STRINDBERG, A. Senhorita Júlia e outras histórias. Tradução Guilherme da

Silva Braga : Editora Hedra, 2010. (Publicação disponível)

 Credores STRINDBERG, A. Credores. Tradução Guilherme da Silva Braga : Editora

Hedra, 2010 (Publicação disponível)

 Senhorita Júlia STRINDBERG, A. Senhorita Júlia e outras histórias. Tradução

Referências

Documentos relacionados

Maquiavel, observando o confuso panorama político da renascença italiana – onde com a falência do sistema feudal, encontramos na Europa, a ascensão do capitalismo com a absorção

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Num outro mundo, eu sou uma dançarina e dançar é tudo que meu corpo pode É o que basta ao mundo, a todos os outros mundos Eu não quis a dança, mas ela sempre me quer (eu não quis

• Assim como os indicadores de Qualidade, os resultados dos Indicadores da Produtividade (índices da produtividade) devem ser comparados com padrões

Deus não vai perguntar quantas pessoas você atraiu para a igreja.... mas vai perguntar como você influenciou o Mundo à

Na faculdade de tecnologia FIAP, o diretor acadêmico do Centro de Pós-Graduação, Francisco  Amaral, utiliza a comunidade de 1.250 alunos dos cursos de pós-gra- duação

BANESPREV ABRIU O NOVO PLANO CD E AGORA, MAIS DO QUE NUNCA, É HORA DE NÃO SE DEIXAR LEVAR POR PROMESSAS, QUE NA REALIDADE SÓ TRAZEM BENEFÍCIO PARA O SANTANDER E AINDA PODEM

A partir de tais contribuições, é essencial observar que não buscamos um gênero neutro ao mencionar “pessoas com útero”, mas sim ampliar para a diversidade de gêneros