• Nenhum resultado encontrado

Interpretação de Textos Prof. Maria Augusta Questões FGV

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interpretação de Textos Prof. Maria Augusta Questões FGV"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Questões FGV

1

1

Na construção da imagem dessa tira, o autor utilizou uma estratégia produtora da mensagem, que é (A) mostrar o bar como um espaço impróprio para os deficientes.

(B) indicar os fumantes como excluídos sociais.

(C) demonstrar a falta de sensibilidade do personagem fumante. (D) denunciar a ausência de proteção legal aos deficientes. (E) quebrar a expectativa criada pela pergunta inicial.

2.

O tipo de exclusão social que a charge apresenta é provocado (A) pela idade avançada.

(B) pela falta de acessibilidade.

(C) pela diferença econômica. (D) pela deficiência física.

(2)

2

Analise a charge a seguir e responda à questões 3.

(Angeli)

3

O período colocado abaixo da charge representa

(A) uma promessa de campanha de um político demagogo, já que a realidade apresentada mostra-se como um problema de impossível solução.

(B) parte de um discurso de um candidato a cargo público já eleito, pois as palavras denunciam uma promessa não cumprida.

(C) repetição, por parte de motoristas insatisfeitos, de promessas de campanhas políticas anteriores. (D) destaque de uma promessa de campanha política magnificamente bem colocada, já que o

problema referido está visível.

(E) uma crítica aos marqueteiros políticos, que obrigam os candidatos a fazerem promessas de difícil cumprimento.

Leia o texto a seguir e responda à questão 4. Problemas das grandes cidades

A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais, fato que atraiu (e ainda atrai) milhões de pessoas para as cidades. Esse fenômeno provocou mudanças drásticas na natureza,

desencadeando diversos problemas ambientais, como poluições, desmatamento, redução da biodiversidade, mudanças climáticas, produção de lixo e de esgoto, entre outros.

(Mundo Educação)

4

“A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais”. Com esse primeiro segmento do texto, o leitor recebe a informação de que

(A) a urbanização provocou a expansão das atividades industriais. (B) as atividades industriais causaram um aumento da urbanização.

(C) a urbanização e as atividades industriais sofrem com os problemas ambientais. (D) a atração de milhões de pessoas para as cidades provocou a urbanização. (E) as atividades industriais, não a urbanização, causaram problemas ambientais.

(3)

Questões FGV

3

A charge a seguir refere-se às questões 5, 6, 7 e 8.

5

O humor da charge se estrutura com base em (A) uma metáfora.

(B) uma metonímia. (C) um pleonasmo. (D) uma silepse. (E) uma catacrese.

6

Assinale a opção que indica a forma de reescrever-se a frase dita pelo repórter que altera o seu significado original.

(A) Vocês podem ver como a terceirização continua sendo debatida no Congresso. (B) A terceirização, como vocês podem ver, continua sendo debatida no Congresso. (C) A terceirização continua sendo debatida no Congresso, como vocês podem ver. (D) Como vocês podem ver, continua sendo debatida no Congresso a terceirização. (E) Como podem ver vocês, no Congresso continua sendo debatida a terceirização.

7

Infere-se da charge que

(A) a terceirização é um tema polêmico.

(B) as discussões no Congresso são muito acaloradas. (C) a opinião pública se interessa por temas políticos. (D) os repórteres de TV modificam os fatos.

(4)

4

8

A frase do repórter mostra uma forma verbal – continua sendo debatida – que está expressa na voz passiva.

A sua forma de voz ativa correspondente é: (A) continua debatendo-se.

(B) continua a debater-se. (C) continuam debatendo. (D) continua debatida.

(E) continuam a debaterem-se.

A charge a seguir refere-se às questões 09 e 10

(http://www.chargeonline.com.br/php/charges/AUTO_alecrim.jpg) 9

A charge mostra um posicionamento do chargista contrário à redução da maioridade penal. Assinale a opção que indica o componente da charge que não colabora para a expressão desse posicionamento.

(A) A desproporção de tamanho entre o policial e o menino. (B) A diferença qualitativa das armas dos personagens. (C) A designação de “arma” dada à atiradeira.

(D) A utilização pelo policial de meios desproporcionais à situação.

(5)

Questões FGV

5

10

Sob o ponto de vista do chargista, assinale a opção que indica o detalhe gráfico inadequado para a caracterização visual dos personagens.

(A) O policial é extremamente gordo, o que colabora para uma sensação de despreparo para a função. (B) O fato de o rosto do policial ser extremamente grande produz o efeito de brutalidade e agressão. (C) O detalhe de o chapéu do policial ser extremamente pequeno marca também suas limitações de inteligência.

(D) As mãos levantadas do menino fazem com que seu pequeno corpo apareça parcialmente, mostrando fragilidade e pobreza.

(E) A circunstância de, mesmo rendido, o menino manter a atiradeira numa das mãos indica o desrespeito dos cidadãos pelas autoridades policiais.

11

Observe a charge a seguir.

O humorismo da charge se apoia

(A) no erro de norma culta em “expulsa ele de casa”. (B) no duplo sentido do vocábulo “caso”.

(C) no desespero exagerado da mulher.

(D) na repetição intensa dos mesmos vocábulos. (E) na figura humorística do mosquito.

(6)

6

12

A charge abaixo, publicada no jornal O Dia (PI) em 1 de abril de 2015, produz humor apoiada numa figura de linguagem expressa graficamente, figura essa denominada:

(A) metáfora; (B) metonímia; (C) hipérbole; (D) pleonasmo; (E) catacrese. 13

A charge acima, do caricaturista Samuca, publicada no Diário de Pernambuco em 1 de abril de 2015, expõe um dos pontos de vista sobre a redução da maioridade penal, que pode ser expresso na seguinte frase:

(A) A infância abandonada pelos pais, que passam todo o dia fora de casa, acaba por cometer delitos que a levam para a cadeia;

(7)

Questões FGV

7

(B) O fato de muitas crianças trocarem a sala de aula pelo campo de futebol pode ser o início de uma vida na ilegalidade;

(C) Crianças devem ser tratadas como tais e não serem passíveis de penas que atingem os adultos; (D) O futebol, como outros esportes, pode servir de caminho para que as crianças não ingressem no mundo do crime;

(E) A redução da maioridade penal não deve atingir as crianças muito pequenas, que devem ocupar seu tempo em estudo e divertimento.

14

Observe o gráfico a seguir e destaque a afirmação que se coaduna com os dados apresentados.

(A) Países desenvolvidos apoiam a redução da maioridade penal;

(B) A segurança se consegue com a retirada de elementos perigosos das ruas; (C) A lei brasileira é mais rígida que a de muitos outros países desenvolvidos; (D) As dúvidas sobre a idade ideal de responsabilidade penal é visível;

(E) Países subdesenvolvidos pretendem ressocializar os delinquentes.

15

No texto 2 aparece o seguinte segmento: “Mesmo quanto às sanções previstas no estatuto, antes de se chegar à internação, há uma série de outras menos severas, como a advertência, a prestação de serviços à comunidade e a liberdade assistida, que são frequentemente ignoradas, passando-se diretamente à privação de liberdade, mesmo em casos em que isso não se justifica”.

Sobre as sanções previstas, a afirmação correta é:

(A) as sanções estão dispostas, no texto, em ordem crescente de penalização; (B) a internação aparece como menos grave do que a privação de liberdade; (C) as sanções menos severas incluem a internação;

(D) as sanções aparecem citadas em ordem decrescente de rigor; (E) as sanções citadas aparecem citadas aleatoriamente.

(8)

8

16

Observe a charge 1 abaixo, publicada por ocasião dos atos terroristas em Paris, em janeiro de 2015; a afirmativa INADEQUADA sobre a imagem é:

(A) há uma referência clara aos ataques terroristas ocorridos nos Estados Unidos há algum tempo; (B) as imagens dos lápis indicam metonimicamente a profissão de algumas das vítimas;

(C) a presença do avião indica a rapidez da comunicação com apoio da tecnologia nos dias de hoje; (D) a imagem mostra um ataque a valores culturais, aqui representados pela arte do desenho; (E) a imagem representa uma situação temporal anterior aos atentados e às mortes.

17

Observe, agora, a charge 2 a seguir; comparando-se essa imagem com a da charge 1, a afirmativa adequada é:

(9)

Questões FGV

9

(A) a bala à esquerda tem por alvo a Torre Eifell;

(B) a imagem da Torre Eifell transfere a França para os Estados Unidos; (C) os lápis aqui representam as indústrias modernas;

(D) a Torre Eifell situa os atentados na cidade de Paris;

(E) as folhas de papel no meio da fumaça mostram a relatividade da arte.

18

Observe agora a charge 3 sobre o mesmo tema. A afirmativa INADEQUADA sobre ela é:

(A) a representação remete a uma famosa fábula, de que participam o lobo e a ovelha; (B) a ovelha indica a imprudência dos jornalistas na elaboração ofensiva das charges; (C) o lobo representa figurativamente a violência dos terroristas;

(D) os personagens representam a disparidade de forças dos atos terroristas; (E) a ovelha mostra, em sua fala, a negação do direito à liberdade de expressão.

19

Uma das charges publicadas sobre os atentados terroristas ocorridos em Paris, em janeiro de 2015, mostra o seguinte

(10)

10

A afirmação que NÃO está de acordo com a imagem da charge é: (A) a expressão “a mão do criador” mostra duplicidade de sentido;

(B) a imagem do lápis faz referência à profissão de chargista da grande parte das vítimas dos atentados;

(C) a borracha mostra o direito de interferência do criador com a obra criada;

(D) o apagamento da cabeça do terrorista marca o início de uma obra que irá apagar todo o seu corpo, representando o fim do terrorismo;

(E) a imagem traz em si mesma um protesto de chargistas contra a morte de colegas profissionais.

20

A manchete abaixo em que os termos ligados pela conjunção E mostram a relação lógica de causa e consequência é:

(A) Jornal belga recebe ameaça de bomba e funcionários são retirados. (B) Franceses mostram coragem e vão à passeata.

(C) Chargistas criam sindicato e se protegem do terror.

(D) Terrorista dá entrevista e se mostra arrependido pela morte de outro muçulmano. (E) Jornais árabes condenam atentado e defendem o autêntico Islã.

O texto a seguir refere-se às questões 21 a 22

Sobre o tema “O jogo no Brasil”, uma leitora do jornal O Globo escreveu o seguinte: “Não entendo por que não se legaliza o jogo no Brasil. Todos os países que têm o jogo reconhecido, além de arrecadarem uma fortuna em impostos, dão emprego a muita gente. Quem quer jogar, o faz livremente pela

Internet e nos bingos ilegais, onde quem arrecada é o contraventor. Os mais abastados deixam dólares lá fora, que poderiam ajudar a educação e saúde, aqui dentro”.

21

A tese defendida pela autora da carta é (A) o jogo deve ser legalizado no Brasil.

(B) deve-se proibir o jogo ilegal pela internet e nos bingos ilegais. (C) deve-se impedir que os mais abastados viajem para jogar. (D) todos devemos jogar livremente pela Internet.

(E) todos os países deveriam ter o jogo reconhecido.

22

As opções a seguir apresentam argumentos para a defesa do ponto de vista da autora, à exceção de uma. Assinale-a.

(A) A existência do jogo aumenta a arrecadação de impostos. (B) A legalização do jogo cria postos de trabalho para muitos. (C) O jogo ilegal só enriquece os contraventores.

(D) A educação e a saúde podem ser ajudadas com a legalização do jogo. (E) Todos os países reconheceram o jogo como atividade legal.

(11)

Questões FGV

11

23

Veja a charge a seguir, realizada por ocasião dos atentados terroristas de Paris contra um jornal humorístico:

Na frase do terrorista há uma figura de linguagem denominada (A) metáfora.

(B) ironia. (C) hipérbole. (D) pleonasmo. (E) catacrese.

A charge a seguir refere-se às questões 24 e 25

24

(12)

12

A frase do primeiro candidato à esquerda, se reescrita em norma culta, deveria ter a seguinte forma: (A) “Esta prova é muito difícil. Há um monte de perguntas a que eu não sei responder.”

(B) “Essa prova é dificílima. Tem uma grande quantidade de perguntas que eu não sei responder.” (C) “Essa prova é muito difícil. Há um monte de perguntas que não podem ser respondidas.” (D) “Esta prova está bastante difícil e há um imenso número de questões a que eu não sei como responder.”

(E) “Esta prova é muito difícil. Há um montão de perguntas que eu não sei responder

25

A resposta do médico à direita denuncia o seguinte problema: (A) a existência de “cola” nas provas de concursos públicos.

(B) a tentativa de eliminar competidores por parte de alguns candidatos. (C) o desconhecimento do real sentido do termo “virose”.

(D) a falta de tempo para um exame mais preciso.

(E) o uso da palavra “virose” para diagnosticar doenças desconhecidas.

Texto

26.

A estratégia argumentativa do texto 3 apela para: (A) o medo;

(B) a sedução; (C) a competição; (D) o interesse;

(13)

Questões FGV

13

27

A única observação INADEQUADA sobre o cartaz da campanha antifumo (texto) é: (A) a imagem mostra duas etapas de um mesmo rosto;

(B) o termo HORROR intensifica o problema do envelhecimento da pele;

(C) a imagem do rosto envelhecido é vista através da transparência de um maço de cigarros; (D) a frase PARE DE FUMAR está escrita em maiúsculas para dar mais destaque à mensagem pretendida;

(E) o telefone informado deve ser utilizado para denúncias de fumantes que prejudiquem sua saúde e o meio ambiente.

(14)

Referências

Documentos relacionados

Depois da abordagem teórica e empírica à problemática da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, pelos professores do

No presente trabalho é relatada a ocorrência de uma nova espécie de Corazuphium no Brasil, encontrada na Gruta do Gonçalo, no município de Campo Formoso, Bahia.. A nova espécie

Juntou documentos (fls. 112), o requerido Facebook Serviços On-line do Brasil Ltda apresentou resposta em forma de contestação (fls. Discorreu sobre a necessidade de

1. As candidaturas são analisadas pela Comissão Permanente do Conselho Geral ou por uma comissão especialmente designada para o efeito por aquele órgão sendo qualquer uma destas

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

O presente Estatuto tem por objetivo estabelecer normas para a organização e funcionamento do Grêmio Estudantil “ Dona Neide” da Escola de Educação Básica

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

As viagens tinham como principal razão: principal razão: as peregrinações/ culto dos lugares as peregrinações/ culto dos lugares