• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 08/07/ :33

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARACTERIZAÇÃO DESCRIÇÃO 08/07/ :33"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Registro 400185 Revisão 10/03/2014 Status Ativo Título

A CIDADANIA DA INFÂNCIA EM HIPERMÍDIA: educação para os direitos da criança.

Data de início

01/02/2010

Previsão de término

30/12/2014

Data da última aprovação pelo Órgão Competente

08/10/2013

Órgão Competente

Congregação

CARACTERIZAÇÃO

Ano em que se iniciou a ação

2010

Unidade

Escola de Ciência Informação

Departamento

Depto Organizacao e Tratamento da Informacao

Programa vinculado

Carro-Biblioteca: Frente de Leitura

Principal Área Temática de Extensão

Direitos Humanos e Justiça

Área Temática de Extensão Afim

Comunicação

Linha de Extensão

Mídia-Artes

Grande Área do Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Palavras-chave

Direitos humanos, infância, hipermídia, artes.

DESCRIÇÃO

(2)

1.Apresentação

A criança terá direito à liberdade de expressão. Esse direito incluirá a liberdade de procurar, receber e divulgar informações e idéias de todo tipo, independente de fronteiras, de forma oral, escrita ou impressa, por meio das artes ou por qualquer outro meio escolhido pela criança (Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989, artigo 13).

Este projeto tem como proposta contribuir para o processo de formação de educadores e jovens na temática dos direitos da criança. A meta central do projeto é capacitar educadores e jovens que atuam nas cinco comunidades atendidas pelo programa Carro Biblioteca e também o publico dos centros culturais de Belo Horizonte para que conheçam os direitos da criança e possam colaborar para a sua efetivação. O projeto consiste de três etapas: a) produção de material didático sobre direitos da criança para a capacitação (impresso e eletrônico); b) formação dos bolsistas que elaborarão o material e atuarão na capacitação; c) atividades de capacitação em direitos da criança nas comunidades e centros culturais de Belo Horizonte. O material produzido para as palestras nas comunidades apresentará de forma clara, acessível e agradável os direitos da criança e do adolescente, os principais problemas para implementá-los e as soluções que têm sido adotadas pela iniciativa pública para resolvê-los, privilegiando, sobretudo aquelas protagonizadas pelos próprios jovens. Estes temas serão apresentados através de imagens (pinturas, quadrinhos e animações), reportagens, depoimentos e textos.

Justificativa

A realização da capacitação se justifica pela necessidade premente de conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos, bem como educadores que atuam junto aos mesmos. A Constituição brasileira de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), aprovado pelo Congresso em 1990 reconhecerem pela primeira vez, crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. Mas, passadas duas décadas esta nova legislação ainda é pouco conhecida entre jovens e educadores e o que é mais grave, uma série de preconceitos sociais em torno da nova legislação decorrem deste desconhecimento, quem já não ouviu frases como: o ECA veio para proteger delinqüentes, a lei é permissiva, o ECA dificulta a adoção. Todas estas falas são fruto do desconhecimento e da desinformação.

O material existente sobre o tema é, sobretudo na forma de teses, artigos científicos e leis que possuem uma linguagem e um nível de elaboração que dificulta a compreensão por parte dos jovens. A literatura especializada, consensualmente indica que uma pré-condição fundamental para o real o usufruto do status de cidadão é o conhecimento dos direitos firmados na normativa jurídica e da estrutura política e administrativa encarregada dos processos de implementação destes direitos. Assim o principal motivo para a apresentação dos direitos no formato hipermídia é adequar a linguagem e os recursos para despertar o interesse e curiosidade dos jovens sobre seus direitos e conscientizá-los sobre as formas disponíveis de contribuir para tornar estes direitos realidade.

No aspecto acadêmico o projeto é muito relevante para a formação dos bolsistas, pois integra: a)Pesquisa, para a constituição do banco de imagens e produção dos textos,

b)Ensino nas atividades de preparação para a capacitação e produção do material didático c)Extensão nas ações de capacitação junto às comunidades.

O projeto também é nitidamente interdisciplinar, pois conta com orientadores com formação em ciência informação, artes plásticas e sociologia da infância.

Objetivos gerais

2.Objetivo geral

Divulgar os direitos da criança e do adolescente de modo claro, agradável e acessível, junto ao público infanto-juvenil e educadores em direitos humanos. Fomentar o processo conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, junto a instituições sociais, educacionais e culturais.

Objetivos específicos

2.1. Objetivos específicos

2.1.1. Produzir material didático apresentando os novos direitos da criança e do adolescente firmados no Estatuto da Criança e do Adolescente de modo a estimular e a conscientizar educadores e jovens sobre seus direitos e deveres como cidadãos.

2.1.2. Capacitar jovens e educadores das comunidades atendidas pelo Programa Carro Biblioteca e nos centros culturais de Belo Horizonte na temática dos direitos da criança, tendo como marco os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

(3)

3. Metodologia

O projeto será desenvolvido em três etapas: 1ª. Montagem de um banco de imagens

O banco de dados incluirá imagens provenientes de pranchas de livros de arte, fotografias, quadrinhos e vídeos (curtas e animações). As imagens serão selecionadas, classificadas e organizadas num banco de dados.

2ª. Produção do material didático

O material didático para subsidiar as palestras (apostila e power point) será estruturado em quatro partes:

a)A História da infância: resgate dos diferentes modos socioculturais de conceber a infância e a juventude ao longo da história ocidental utilizando imagens; pictóricas, esculturas, filmes, quadrinhos e grafites.

b)O campo legal e institucional: descrição resumida das principais mudanças ocorridas na legislação e nas instituições destinadas às crianças e aos jovens no Brasil;

c)A cidadania da infância: apresentação dos novos direitos da criança e do adolescente firmados no Estatuto da Criança e do Adolescente;

d) O Protagonismo Juvenil: disponibilização dos contatos com os movimentos sociais constituídos pelos jovens e que de alguma forma contribuem com o processo de conscientização e de implementação dos seus direitos (links para salas de bate-papo, listas de discussão e blogs);

3ª. Atividades de capacitação nas comunidades

As atividades de capacitação consistem em palestras nas cinco comunidades atendidas pelo carro biblioteca e nos centros culturais. As palestras utilizarão fundamentalmente imagens sobre crianças e jovens com o objetivo de envolver os participantes numa reflexão sobre as mudanças no modo de representar a infância. O marco central é o Estatuto da Criança e do Adolescente e a nova concepção da criança como sujeito de direitos. As palestras terão uma breve introdução expositiva seguida de atividades práticas com o uso de imagens.

Forma de avaliação da ação de Extensão

O projeto será avaliado a partir da qualidade das atividades capacitação nas comunidades, do banco de imagens e dos materiais didáticos resultantes do mesmo. Após as palestras será distribuído nas comunidades um questionário de avaliação. Site guiomar@eci.ufmg.br Origem do público-alvo Externo Caracterização do público-alvo

Comunidades atendidas pelo programa carro biblioteca. Nas comunidades serão também convidados agentes sociais que atuam junto à criança (escolas municipais, conselho tutelar, ongs, creches, dentre outras). O público que frenquenta os centros culturais de Belo Horizonte também será incluído a partir de 2012.

Captação por edital de fomento

Sim

Articulado com política pública

Não

ESTUDANTES MEMBROS DA EQUIPE Plano de atividades

Os bolsistas de extensão realizarão as seguintes atividades:

a)Leitura e discussão de textos sobre cidadania e direitos da criança. b)Formação em história da arte e banco de dados.

c)Seleção de imagens sobre a temática dos direitos da criança. d)Classificação e organização das imagens

e)Montagem do banco de imagens

f)Acompanhamento da redação do material didático.

g)Participação nas atividades de capacitação nas comunidades. h)Elaboração de relatórios (parcial e final)

i)Participação no Encontro de extensão da UFMG

(4)

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS Infra-estrutura física

O projeto está vinculado ao programa carro biblioteca, assim se beneficiará de todos os euipamentos disponíveis no carro e no CENEX/ECI.

Vínculo com Ensino

Não

Vínculo com Pesquisa

Sim

Público estimado

320

INFORMAÇÕES ADICIONAIS Informações adicionais

Cabe ressaltar que o projeto prevê como público alvo os frequentadores do carro bilioteca mas o mesmo está sendo estruturado para produzir material capaz de subsidiar outros projetos voltados para a cidadania da infância na UFMG. A base de dados que está sendo montada e será disponilizada a partir de dezembro de 2011 para consulta e utilização on-line na UFMG. O projeto também foi ampliado para incluir o público frequentador dos centros culturais de Belo Horizonte em decorrencia de uma experiência realizada no Centro Cultural Lindeia em 2011.

EQUIPE

Participação Nome Telefone E-mail Unidade Departamento/

Curso/Setor

Período

Coordenador MARIA GUIOMAR DA CUNHA FROTA guiomar@eci.ufmg.br guiomar@eci.ufmg.br Escola de C i ê n c i a Informaç ão Depto Teoria e G e s t a o d a I n f o r m a c a o a -PARCERIAS

CNPJ Nome Caracterização Tipo

17.217.985/0007 -08

ECI - ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG

Universidade Pública Apoio Logístico DAC-UFMG - DIRETORIA DE

AÇÃO CULTURAL DA UFMG

Universidade Pública F i n a n c i a m e n t o ( R $ 3 . 6 0 0 , 0 0 )

ABRANGÊNCIAS

Nome Estado Município CEP Detalhes

C o m u n i d a d e B o n s u c e s s o

Minas Gerais Vespasiano A v . B , 3 0 3

B o n s u c e s s o Vespasiano/MG, em frente à E.M. Bárbara Maria Salomão Região metrpolitana de

belo Horizonte

Minas Gerais Belo Horizonte

Comunidade Ipiranga Minas Gerais Belo Horizonte Rua Dom Barreto, 642

- Bairro Ipiranga

Comunidade Lagoa Minas Gerais Belo Horizonte Praça da Paz Celestial

Belo Horizonte Minas Gerais Belo Horizonte 30.161-970 Antonio Carlos 6627

Centro Cultural Lindéia Minas Gerais Belo Horizonte Rua Aristolino Basílio

d e O l i v e i r a , 4 4 5 , R e g i n a

Comunidade Frimisa Minas Gerais Santa Luzia Av. III, s/nº - Praça

Guilherme dos Santos, em frente à E.E. José Maria Bicalho.

C o m u n i d a d e S ã o B e n e d i t o

Minas Gerais Santa Luzia Av. Senhor do Bonfim,

367, em frente à E.E. São João da Escócia.

AÇÕES VINCULADAS

Tipo Registro Título da Ação de Extensão Status da

(5)

RESULTADOS ESPECÍFICOS Público atingido

350

RESULTADOS GERAIS

Data Resultados

20/09/2011 No ano de 2011 ocorreu uma redução significativa em função da greve de funcionários da UFMG que impossibilitou a realização de atividades nas comunidades atendidas pejo projeto.

13/08/2012 Parceria com o Centro Cultural Lindeia. Oficina Centro Cultural Lindeia

31/10/2012 Oficinas em direitos da criança para agentes sociais no Centro Cultural Lindéia. Oficinas junto ao público do carro-biblioteca.

26/09/2013 Oficinas em Direitos da Criança em escolas próximas aos locais de atendimento do carro biblioteca.

08/03/2013 Atualização e finalização da base de dados com cerca de quinhentas imagens em direitos da criança. Contato com novas parcerias para ampliar o publico participante e as atividades.

26/09/2013 Produção de novos materiais didáticos: pranchas de pinturas e quebra cabeça com obras de arte. 26/09/2013 Atualização do site na aba materiais. Elaboração de dossie contra a redução da idade penal.

PRODUÇÕES

Tipo Título Data

Publicaçã o

Identificação

Produto artístico Comemoração dos 20 anos do E s t a t u t o d a c r i a n ç a e d o adolescente. Caderno de desenhos

20/09/2011 M i m e o g r a f a d o . C a d e r n o c o m d e s e n h o s produzidos pelas crianças da comunidade de B o n s u c e s s o . D i s p o n i b i l i z a d o n o C a r r o B i b l i o t e c a . 2 0 1 0 .

Capítulo de livro A c i d a d a n i a d a i n f â n c i a e m h i p e r m í d i a .

01/08/2012 FROTA, M.G.da C. A cidadania da infância em hipermídia. DUARTE, A. e LOURENÇO, C. O carro biblioteca da ECI/UFMG: 30 anos. Belo Horizonte: RONA, 2012.

Site http://guiomar.eci.ufmg.br 01/03/2012 http://guiomar.eci.ufmg.br Trabalho apresentado

e m e v e n t o acadêmico/científico

A c i d a d a n i a d a i n f â n c i a e m hipermídia. Educação para os direitos da criança.

15/10/2012 OLIVEIRA, Suzene e FROTA, M.C.Guiomar. Banner apresentado no XV Encontro de Extensão. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2012.

Referências

Documentos relacionados

Analisar a ocorrência de abuso sexual infantil, em uma amostra de casos notificados em um hospital de referência no atendimento das vítimas, contextualizando

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Optamos por escolher o tema gestão democrática a partir do PPP, primeiramente, porque a escola ainda não o possui, e, também, por considerarmos esse documento

Em seguida, foram organizadas as informações coletadas referentes ao uso dos indicadores de desempenho considerados nesta pesquisa para identificar as distribuições

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Ao explicitar uma nova concepção para a utilização das Relações Públicas, visando libertar o homem oprimido através da conscientização, a autora fundamenta- se no