• Nenhum resultado encontrado

Perfis de crédito individuais (Stand-Alone Credit Profiles ou SACP): Componente de um rating

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfis de crédito individuais (Stand-Alone Credit Profiles ou SACP): Componente de um rating"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Data de Publicação: 1º de outubro de 2010

Critérios

Perfis de crédito individuais (Stand-Alone Credit Profiles ou SACP):

Componente de um rating

Senior Criteria Officer, Entidades Corporativas:

Peter Kernan, Londres, 44 (20) 7176-3618, peter.kernan@spglobal.com

(Nota do editor: Republicamos este critério após nossa revisão periódica concluída em 9 de agosto de 2017. Consulte detalhes na seção “Revisões e Atualizações”.)

1. Este artigo de critério aborda os perfis de crédito individuais (stand-alone credit profiles ou SACPs) atribuídos pela S&P Global Ratings.

2. Os SACPs referem-se à opinião da S&P Global Ratings sobre a qualidade de crédito de uma emissão ou emissor na ausência de intervenção extraordinária por parte de seu controlador ou afiliada ou do governo relacionado, sendo um componente de um rating. Utilizamos símbolos com letras minúsculas, por exemplo, ‘aaa’ ou ‘aa’, para designar os SACPs, e podemos modificar esses símbolos com um sinal de “+” ou de “-”, dependendo da especificidade da análise relevante. Os SACPs não têm perspectivas nem são colocados na listagem CreditWatch. Não consideramos os SACPs como ratings, ao contrário dos SPURs (S&P Global Ratings’ underlying rating, ou ratings subjacentes da S&P Global Ratings), os quais refletem a qualidade de crédito de um emissor sem ajustes de melhoria.

3. A republicação deste critério visa ajudar os participantes do mercado a entenderem com mais clareza nossa abordagem para avaliar os componentes de rating quando outras entidades, incluindo governos e controladores, influenciam a qualidade de crédito. Este critério está relacionado ao “Princípios dos Ratings de Crédito”, publicado em 16 de fevereiro de 2011.

ESCOPO DO CRITÉRIO

4. Este critério se aplica a análises de emissões e emissores corporativos e de governos globalmente. Consulte o critério específico para detalhes adicionais sobre como a S&P Global Ratings usa o SACP em sua análise.

RESUMO DA ATUALIZAÇÃO DO CRITÉRIO

5. Este artigo de critério define o SACP como um componente de um rating, e não como um rating em si, e analisa a simbologia para o SACP.

6. Esta definição substitui todas as outras definições de SACP de nossos artigos de critério. 7. Este parágrafo foi excluído.

8. Este parágrafo foi excluído.

METODOLOGIA

(2)

colocamos em CreditWatch.

10. A S&P Global Ratings pode atribuir um SACP como componente de um rating para fornecer informações sobre a qualidade de crédito de um emissor. O SACP é a opinião da S&P Global Ratings sobre a qualidade de crédito de um emissor na ausência de suporte ou ônus

extraordinário. Ele incorpora o suporte direto já comprometido e a influência de interações

contínuas com o grupo e/ou governo do emissor. No entanto, o SACP difere do ICR por não incluir o potencial suporte extraordinário futuro de um grupo ou governo durante um período de estresse de crédito para o emissor, exceto se esse suporte for para todo o sistema. O SACP também não inclui a possibilidade de o controlador ou governo de extrair ativos, capital ou liquidez do emissor em cenários de estresse.

11. Atribuímos o SACP no nível do emissor. Em geral, ele não se aplica a obrigações específicas, exceto em alguns casos em que o emissor não possui um ICR. Porém, o SACP pode influenciar diretamente os ratings de instrumentos diferíveis (híbridos). Embora utilizemos o ICR como o ponto de partida para avaliar dívidas não diferíveis, usamos o SACP como a base para avaliar híbridos quando acreditamos que o potencial suporte extraordinário não se estende a eles integralmente ou que a interferência extraordinária pode até mesmo ser direcionada a eles especificamente. 12. Definimos os SACPs em uma escala que varia de ‘aaa’ a ‘d’, correspondendo à escala de ratings do ICR (‘AAA’ a ‘D’). Usamos as classificações SACPs ‘d’ ou ‘sd’ para emissores com ICRs ‘D’ ou ‘SD’, respectivamente. A S&P Global Ratings usa letras minúsculas para os SACPs a fim de indicar seu status como componente de um rating, em vez de um rating em si. Embora tentemos refinar o SACP e utilizar os sinais “+” e “-” para graduar a escala da mesma forma que fazemos com os ICRs, em alguns casos podemos usar apenas a classificação da categoria. O texto que acompanha o SACP mencionará se a classificação é uma categoria ou refinada.

13. Reconhecemos que nem sempre é possível atribuir um SACP, especialmente quando as operações e finanças do emissor são estreitamente interligadas com seu grupo econômico ou com sua posição ao governamental relacionado.

O SACP inclui interação/influência contínua

14. A determinação de um SACP inclui interação ou influência contínua, seja ela benéfica (positiva), neutra ou onerosa (negativa). Incluímos também o suporte extraordinário quando acreditamos que há comprometimento. A interação ou influência contínua dos governos inclui interação com um setor inteiro continuamente. Consideramos que grupos e entidades relacionadas, incluindo controladores e afiliadas, influenciam o SACP quando há interações regulares com o emissor. A tabela 1 apresenta exemplos de influências que incluiríamos ao determinarmos o SACP.

(3)

Tabela 1

Influências positivas e negativas

Exemplos de influência positiva no SACP Exemplos de influência negativa no SACP

Subsídios operacionais ou de capital recorrentes Tetos de preços

Acesso a recursos (funding) preferenciais Mandatos de projeto de risco

Disponibilidade de recursos de liquidez do grupo centralizados Diretrizes para fornecer bens e serviços deficitários

Conferir poderes de monopólio Alavancagem dupla, políticas de elevada distribuição aos acionistas

Contratos de governo favoráveis Expectativas financeiras agressivas por parte dos controladores

Regulação favorável Regime regulatório, fiscal ou legal desfavorável Flexibilidade ou restrição das políticas de dividendos, emissão de ações

Regime fiscal aplicável

Garantias ou linhas de crédito existentes Uso da marca de um grupo

Provisão de serviços (propriedade, investimento, folha de pagamento, compartilhamento da força de vendas, etc.)

Comprometimento com injeção de capital ou liquidez Suporte do sistema financeiro

O SACP não inclui potencial intervenção extraordinária

15. Incluímos uma potencial intervenção extraordinária futura na determinação do ICR, mas não na do SACP.

16. Consideramos como intervenções “extraordinárias” aquelas específicas ao emissor, relacionadas a seu estresse financeiro, e não recorrentes por natureza. Essa intervenção pode ocorrer na forma de suporte ao emissor por parte dos grupos ou governos ou interferência no emissor por grupos ou governos – por exemplo, para proteger a própria qualidade de crédito desses grupos ou governos – que enfraquece um emissor.

17. Com base na nossa avaliação do relacionamento entre o emissor e seu governo ou grupo, formamos uma opinião sobre a probabilidade de intervenção extraordinária oportuna e suficiente para prover suporte ao emissor a fim de que este honre suas obrigações financeiras. Embora o suporte possa assumir diversas formas, os tipos comuns incluem injeções de capital e de liquidez ou alívio de risco (tabela 2).

18. Em nossa análise, especificamos as potenciais fontes de futuras intervenções externas extraordinárias. O controlador poderá ou não ser o controlador em última instância, especialmente quando podem existir empresas holding intermediárias entre o emissor e o controlador relevante; a intervenção governamental em um emissor pode vir de autoridades públicas locais ou nacionais; e um ICR pode ser influenciado por diversos controladores (no caso de subsidiárias controladas parcialmente), afiliadas e/ou governos.

19. Se esperarmos que uma emissão ou emissor receba suporte extraordinário em um prazo muito curto para evitar um default, atribuímos um SACP ‘cc’.

(4)

Tabela 2

Intervenção extraordinária

Exemplos de potencial suporte extraordinário Exemplos de potencial interferência extraordinária

Suporte singular de liquidez que governos, controladores ou

afiliadas oferecem a entidades específicas Impostos especiais Empréstimos do controlador ou do governo, ou por meio de

afiliadas ou de bancos públicos Distribuições especiais aos acionistas

Recapitalizações com patrimônio líquido ou instrumentos híbridos

Retirada de ativos ou de caixa pelo emissor por iniciativa do grupo ou do governo para atender outras obrigações do grupo ou do governo

Acordo de um pacote de resgate de solvência diretamente do governo ou por intermédio de outros participantes do mercado Transferências extraordinárias de risco de um emissor para uma entidade governamental, seu controlador ou uma afiliada para aliviar estresse futuro

Aumentos em algumas formas de suporte contínuo para uma entidade específica além dos níveis prometidos ou planejados

REVISÕES E ATUALIZAÇÕES

Este critério foi originalmente publicado em 1º de outubro de 2010. Mudanças introduzidas após a publicação original:

 Em 11 de agosto de 2015, atualizamos as referências de critérios neste artigo.

 Após nossa revisão concluída em 9 de agosto de 2016, atualizamos as informações de contato e excluímos os parágrafos 7 e 8, relacionados à publicação inicial deste critério e que não são mais relevantes.

CRITÉRIOS E ARTIGOS RELACIONADOS

Critérios

 Ratings de Entidades Vinculadas a Governos (GREs, na sigla em inglês para Government-Related Entities): Metodologia e Premissas, 25 de março de 2015

 Metodologia e premissas para avaliar dívidas subordinadas não diferíveis e instrumentos híbridos de capital de emissão de bancos, 29 de janeiro de 2015

 Methodology For Rating Public And Nonprofit Social Housing Providers, 17 de dezembro de 2014

 Metodologia para Avaliar Governos Locais e Regionais Fora dos EUA, 30 de junho de 2014  Mass Transit Enterprise Ratings: Methodology And Assumptions, 18 de dezembro 2013  Critério geral: Metodologia de rating de grupo, 19 de novembro de 2013

 Metodologia de Ratings Corporativos, 19 de novembro de 2013  Bancos: Metodologia e Premissas de Rating, 9 de novembro de 2011

 Methodology: Hybrid Capital Issue Features: Update On Dividend Stoppers, Look-Backs, And Pushers, 10 de fevereiro de 2010

 Assumptions: Clarification Of The Equity Content Categories Used For Bank And Insurance Hybrid Instruments With Restricted Ability To Defer Payments, 9 de fevereiro de 2010  Implicações de ofertas de troca (exchange offers) e reestruturações similares nos ratings –

(5)

Copyright© 2017 pela Standard & Poor's Financial Services LLC. Todos os direitos reservados.

Nenhum conteúdo (incluindo-se ratings, análises e dados relativos a crédito, avaliações, modelos, software ou outras aplicações ou informações obtidas a partir destes) ou qualquer parte destas informações (Conteúdo) pode ser modificada, sofrer engenharia reversa, ser reproduzida ou distribuída de nenhuma forma, nem meio, nem armazenada em um banco de dados ou sistema de recuperação sem a prévia autorização por escrito da Standard & Poor’s Financial Services LLC ou de suas afiliadas (coletivamente, S&P). O Conteúdo não deverá ser utilizado para nenhum propósito ilícito ou não autorizado. Nem a S&P, nem seus provedores externos, nem seus diretores, representantes, acionistas, empregados nem agentes (coletivamente, Partes da S&P) garantem a exatidão, completitude, tempestividade ou disponibilidade do Conteúdo. As Partes da S&P não são responsáveis por quaisquer erros ou omissões (por negligência ou não), independentemente da causa, pelos resultados obtidos mediante o uso de tal Conteúdo, ou pela segurança ou manutenção de quaisquer dados inseridos pelo usuário. O Conteúdo é oferecido “como ele é”. AS PARTES DA S&P ISENTAM-SE DE QUALQUER E TODA GARANTIA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUSIVE, MAS NÃO LIMITADA A, QUAISQUER GARANTIAS DE COMERCIABILIDADE, OU ADEQUAÇÃO A UM PROPÓSITO OU USO ESPECÍFICO, LIBERDADE DE FALHAS, ERROS OU DEFEITOS DE SOFTWARE, QUE O FUNCIONAMENTO DO CONTEÚDO SEJA

ININTERRUPTO OU QUE O CONTEÚDO OPERE COM QUALQUER CONFIGURAÇÃO DE SOFTWARE OU HARDWARE. Em nenhuma circunstância, deverão as Partes da S&P ser responsabilizadas por nenhuma parte, por quaisquer danos, custos, despesas, honorários advocatícios, ou perdas diretas, indiretas, incidentais, exemplares, compensatórias, punitivas, especiais, ou consequentes (incluindo-se, sem limitação, perda de renda ou lucros e custos de oportunidade ou perdas causadas por negligência) com relação a qualquer uso do Conteúdo aqui contido, mesmo se alertadas sobre sua possibilidade.

Análises relacionadas a crédito e outras, incluindo ratings e as afirmações contidas no Conteúdo são declarações de opiniões na data em que foram expressas e não declarações de fatos. As opiniões da S&P, análises e decisões de reconhecimento de ratings (descritas abaixo) não são recomendações para comprar, reter ou vender quaisquer títulos ou tomar qualquer decisão de investimento e não abordam a adequação de quaisquer títulos. Após sua publicação, em qualquer maneira ou formato, a S&P não assume nenhuma obrigação de atualizar o Conteúdo. Não se deve depender do Conteúdo, e este não é um substituto das habilidades, julgamento e experiência do usuário, sua administração, funcionários, conselheiros e/ou clientes ao tomar qualquer decisão de investimento ou negócios. A S&P não atua como agente fiduciário nem como consultora de investimentos exceto quando registrada como tal. Embora obtenha informações de fontes que considera confiáveis, a S&P não conduz auditoria nem assume qualquer responsabilidade de diligência devida (due diligence) ou de verificação independente de qualquer informação que receba.

Até o ponto em que as autoridades reguladoras permitam a uma agência de rating reconhecer em uma jurisdição um rating atribuído em outra jurisdição para determinados fins regulatórios, a S&P reserva-se o direito de atribuir, retirar ou suspender tal

reconhecimento a qualquer momento e a seu exclusivo critério. As Partes da S&P abdicam de qualquer obrigação decorrente da atribuição, retirada ou suspensão de um reconhecimento, bem como de qualquer responsabilidade por qualquer dano supostamente sofrido por conta disso.

A S&P mantém determinadas atividades de suas unidades de negócios separadas umas das outras a fim de preservar a independência e objetividade de suas respectivas atividades. Como resultado, certas unidades de negócios da S&P podem dispor de informações que não estão disponíveis às outras. A S&P estabeleceu políticas e procedimentos para manter a confidencialidade de determinadas informações que não são de conhecimento público recebidas no âmbito de cada processo analítico.

A S&P pode receber remuneração por seus ratings e certas análises, normalmente dos emissores ou subscritores dos títulos ou dos devedores. A S&P reserva-se o direito de divulgar seus pareceres e análises. A S&P disponibiliza suas análises e ratings públicos em seus sites na www.standardandpoors.com (gratuito), e www.ratingsdirect.com e www.globalcreditportal.com (por assinatura), e pode distribuí-los por outros meios, inclusive em suas próprias publicações ou por intermédio de terceiros redistribuidores. Informações adicionais sobre nossos honorários de rating estão disponíveis em www.standardandpoors.com/usratingsfees.

Austrália

Standard & Poor's (Austrália) Pty. Ltd. conta com uma licença de serviços financeiros número 337565 de acordo com o Corporations Act 2001. Os ratings de crédito da Standard & Poor’s e pesquisas relacionadas não tem como objetivo e não podem ser distribuídas a nenhuma pessoa na Austrália que não seja um cliente pessoa jurídica (como definido no Capítulo 7 do Corporations Act).

Referências

Documentos relacionados

Durante o primeiro semestre de 2007 o valor líquido da cifra de negócios (receitas) do negócio móvel e fixo alcança 746 milhões de euros, o que representa um crescimento de 46,9%

Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), torna público o resultado preliminar do processo sele vo para a concessão de bolsas de cultura a estudantes de

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

Até porque a apresentação da proposta de plano plurianual coincidirá com a apresentação da própria proposta de lei orçamentária anual do município para o ano de 2014, não só

Repetindo as observações "in vitro", o produto Iprodione controlou o patógeno em todas as concentrações usadas, nêo havendo, entre- tanto, diferenças

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

(2002) observed an absence of genotoxic effects of a standardized extract of the medicinal plant Solanum melongena, rich in flavonoids, on peripheral blood and bone marrow cells

The Chinese carps Ctenopharyngodon idella (grass carp), Aristichthys nobilis (bighead carp) and Hypophthalmichthys molitrix (silver carp) were introduced in Brazil in 1979 by