• Nenhum resultado encontrado

Exemplo do Padrão de Monografia de Final de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exemplo do Padrão de Monografia de Final de Curso"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Exemplo do Padrão de Monografia

de Final de Curso

Observação: Recomendamos a leitura

cuidadosa de cada folha deste exemplo

(2)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Instituto de Matemática e Estatística

Departamento de Informática e Ciência da

Computação

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE

MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO:

PROJETOS

Autor(es):NOME COMPLETO DO(S) ALUNO(S)

RIO DE JANEIRO

MÊS/ANO

(3)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE

MONOGRAFIAS DE FINAL DE CURSO: PROJETOS.

Nome Completo do(s) Autor(es)

Monografia submetida ao corpo docente do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Bacharel em Informática e Tecnologia da Informação.

Banca Examinadora:

Profo : ____________________________________

Nome Completo do Orientador - Orientador Professor(a) IME/UERJ

Profa: ______________________________________

Rosa Maria Costa Professora IME/UERJ

Profa: ______________________________________

Maria Clicia Stelling de Castro Professora IME/UERJ

Rio de Janeiro, 26 de novembro de 2007.

(4)

Aos meus pais e amigos.

(5)

AGRADECIMENTOS

O agradecimento é uma parte opcional na monografia. Em geral, aqueles que decidem inserir agradecimentos devem começar pelas pessoas que participaram diretamente do desenvolvimento do trabalho, como o professor orientador e outros professores que colaboraram durante a monografia. Em seguida, mencionar os órgãos de fomento, se os alunos em algum momento receberam, por exemplo, bolsa de iniciação científica. Podem ser, ainda, incluídas pessoas relacionadas à instituição, como profissionais técnicos e administrativos, e as demais pessoas de seu convívio pessoal, como pais, cônjuges e amigos.

Por exemplo, podemos inserir um agradecimento, como o mostrado a seguir, de professores que participaram na elaboração do trabalho.

Gostaria de agradecer as professoras Fernanda Cláudia Alves Campos, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e Maria Clicia Stelling de Castro por terem disponibilizado uma versão inicial deste manual de monografia de final de curso, no qual nos baseamos para a realização deste trabalho.

Se tiver algum pensamento ou frase que possua um significado especial, esta pode ser inserida num último parágrafo, como por exemplo:

“Às vezes é preciso se dedicar, sonhar e acreditar para se alcançar um objetivo”.

(6)

RESUMO

A educação que valoriza o desenvolvimento do senso crítico dos alunos evidencia a importância do envolvimento dos alunos e educadores. Este tipo de educação pode facilitar os objetivos de ensino-aprendizagem. Para isto, é necessário colocar em primeiro plano a atividade intencional dos educandos, através do processo contínuo da construção do saber. Desta forma, este exemplo de estrutura de monografia procura nortear e motivar os alunos no desenvolvimento de seus projetos.

Trata-se de uma proposta não só de padronizar, como também fazê-los pensar e desejar uma reorganização da relação com o conhecimento dentro da aprendizagem. Busca assim, criar contextos pedagógicos onde alunos e orientadores modifiquem de forma positiva, suas relações recíprocas e sua relação com o conhecimento. Esperamos que alunos e orientadores estabeleçam um contato cada vez mais promissor.

O objetivo principal deste trabalho é informar como realizar um texto de monografia de final de curso coerente, o mais correto e padronizado possível. Uma monografia de final de curso consta das seguintes partes: a introdução, o corpo do trabalho e as conclusões. A Introdução destaca as questões motivadoras e os objetivos do trabalho. O corpo do trabalho, propriamente dito, abrange toda a metodologia e resultados obtidos. A parte das conclusões principais evidencia uma análise dos resultados obtidos, podendo também conter sugestões para trabalhos futuros.

(7)

SUMÁRIO

1. Introdução 1 2. Corpo do Trabalho 2 2.1. Seção do Capítulo 2 2.2. Seção do Capítulo 2 3. Desenvolvimento 3 4. Conclusões 4 Referências Bibliográficas 5 Anexo A 7 vi

(8)

Lista de Figuras

2.1. Sistema de memória centralizada 1 2.2. Sistema de memória distribuída 2 3.1. Sistema de memória compartilhada distribuída 3

Lista de Tabelas

(9)

1.1. Resultados experimentais do sistema de memória centralizada 1 2.2. Resultados experimentais do sistema de memória distribuída 2 3.1. Resultados experimentais do sistema de memória compartilhada distribuída 3

(10)

Lista de Siglas e Símbolos

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas.

GUI Graphical User Interface.

SBC Sociedade Brasileira de Computação.

VRML Vitural Reality Modeling Language.

(11)

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

Todo primeiro parágrafo de capítulo ou seções, em geral, não deve ser identado. Existem autores que admitem identação semelhante aos demais parágrafos. Na introdução devem constar parágrafos para a abordagem do assunto, sua motivação e objetivos. Além disso, deve conter um parágrafo final contendo a organização do texto. Como exemplificado pelo parágrafo a seguir.

Este trabalho está organizado da seguinte forma. No Capítulo 2, abordamos os conceitos básicos relacionados às normas utilizadas para a implementação deste trabalho. No Capítulo 3, apresentamos nossas soluções detalhadamente. No Capítulo N-1 analisamos os resultados obtidos através de testes exaustivos numa plataforma específica. Finalizamos, no Capítulo N com nossas conclusões e sugestões para trabalhos futuros.

(12)

CAPÍTULO 2

CORPO DO TRABALHO

Neste exemplo de corpo de trabalho apresentamos algumas outras considerações importantes nos procedimentos que devem ser seguidos quando o aluno estiver inscrito na disciplina Projeto Final. As seções seguintes enfocam os pontos principais que devem ser observados.

2.1 Escolha da Identação de Parágrafos

Da mesma forma, do exemplo mostrado no Capítulo 1, o primeiro parágrafo de cada seção pode ou não ser identado. O padrão de identação escolhido pelo autor deve ser seguido ao longo de todo o texto.

Os demais parágrafos todos devem ser identados, considerando a distância de 1,5 centímetros estabelecidos no padrão.

2.2 Orientações sobre a Escolha do Tema de Monografia

A disciplina Projeto Final para os alunos traz uma grande oportunidade de aprofundamento em algum tema de interesse. Para os professores também traz a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos na sua área de pesquisa.

Os temas para projeto final podem ser propostos pelos alunos, pelos professores e pelo departamento. Os temas propostos pelo departamento visam atender interesses da Universidade ou do Governo. Em qualquer caso, a escolha de um tema é uma opção dos alunos. Esta escolha deve ser um consenso entre alunos e orientadores.

Em todo início de período serão divulgados, para os alunos inscritos na disciplina Projeto Final, através de documentos ou palestras, os temas propostos pelos professores e pelo departamento.

Entre os temas propostos pelo departamento, para a realização de projetos de graduação, existem duas características principais a serem atendidas. As solicitações de serviços de órgãos externos, entidades privadas ou públicas, conveniadas ou não com a UERJ, voltadas para interesses da comunidade do Estado do Rio de Janeiro, e temas de interesse da própria universidade, voltados para suas diversas unidades.

(13)

Os temas de projeto final que estão sendo desenvolvidos podem ser encontrados na página Web da disciplina Projeto Final. Recomendamos aos alunos que antes de escolher seu tema de trabalho que verifiquem se já existem temas semelhantes. Isto evita concentração de trabalhos sobre o mesmo tema.

Alunos que já venham desenvolvendo algum trabalho, por exemplo, trabalhos de iniciação científica, que possa ser adotado como projeto final, poderão apresentar uma proposta de tema englobando parcial ou integralmente este trabalho.

O trabalho de projeto final pode ser realizado individualmente ou em grupo. É importante que os alunos observem se a quantidade de trabalho proposto está proporcional ao número de componentes do grupo. A experiência mostra que o ideal, para o bom atendimento, é uma monografia desenvolvida individualmente ou em dupla. Excepcionalmente, em função da quantidade de trabalho é aceitável o limite máximo de 3 (três) alunos num grupo.

Grupos grandes têm maior probabilidade de apresentar dificuldades de coordenação, disponibilidades de horários dos componentes entre outros problemas. Só é recomendável um trabalho em grupo se ele puder ser muito bem dividido entre os componentes. É importante uma avaliação bastante realista dos tempos disponíveis antes de se formalizar um acordo de trabalho, sob pena do projeto se prolongar muito ou até ter que ser reformulado ao longo da disciplina.

2.3 Orientação Acadêmica

A disciplina de Projeto Final tem um Professor Coordenador (atualmente a professora Rosa Maria Costa), responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos da disciplina. A missão do coordenador é orientar alunos e professores quanto à documentação e procedimentos nas diversas etapas do Projeto Final. Além disso, facilitar a alocação de alunos junto aos diversos orientadores, e solucionar as possíveis dificuldades que possam ocorrer durante o projeto. Após a defesa do projeto final, o coordenador da disciplina é responsável pelo lançamento da nota atribuída pela banca que a avalia a monografia.

Cada trabalho a ser realizado por um grupo de alunos matriculados na disciplina de Projeto Final deverá ter um orientador, pertencente ao quadro de professores da UERJ, escolhido de comum acordo entre as partes, de acordo com os interesses e especialidades de cada um.

(14)

No caso de projetos realizados em convênio com outras instituições ou que tenham relação estreita com programa de estágio que esteja sendo cumprido pelo(s) aluno(s), admitir-se-á a participação de um segundo orientador de projeto. O segundo orientador deverá ter formação plena em Ciência da Computação ou área afim, pertencer aos quadros da instituição conveniada ou estar relacionado diretamente ao trabalho sendo desenvolvido pelos alunos. Nesse caso, a aprovação do segundo orientador será atribuição do orientador titular (professor da UERJ) e do coordenador da disciplina de Projeto Final. Neste caso, é necessário a apresentação e a apreciação do curriculum-vitae do segundo orientador.

2.4 Etapas de um Projeto de Graduação

O trabalho de um Projeto Final é dividido em 4 etapas: a escolha do tema e do grupo para o

projeto; o preparo e apresentação do anteprojeto; a elaboração do projeto; e a defesa do projeto final. Cada uma destas etapas está descrita a seguir.

Escolha do Tema e do Grupo de Trabalho

A etapa de escolha do tema e do grupo para o projeto já foi descrita no início destas normas, tendo um caráter de grande flexibilidade. É fundamental que o tema escolhido seja de grande interesse tanto por parte dos componentes do grupo quanto do(s) orientador(es).

Anteprojeto

Após a escolha de tema e grupo para um projeto, segue-se uma rápida etapa de formalização do trabalho a ser feito. Deve ser escrito um texto contendo a elaboração e apresentação do anteprojeto. O anteprojeto é um documento simples, definindo os objetivos do projeto, suas justificativas, os benefícios a serem alcançados e os recursos a serem utilizados. Este documento deve ser assinado pelos componentes do grupo e pelo(s) orientador(es). Um anteprojeto contém os seguintes tópicos: título e objetivo do trabalho; definição do grupo e do(s) orientador(es); especificações básicas do projeto (características, limites a serem observados entre outros pontos relevantes); justificativas e benefícios a serem alcançados; descrição das etapas necessárias à conclusão do trabalho, com um cronograma

incluindo cada uma das etapas; recursos necessários de hardware e software para o

desenvolvimento dos trabalhos; e assinaturas dos componentes e do(s) orientador(es).

Após o início de cada período letivo, o coordenador da disciplina definirá uma data limite para entrega dos documentos do anteprojeto, para os projetos iniciados no período.

(15)

Elaboração do Projeto

A etapa de elaboração do projeto deve ser um consenso entre os orientadores e orientandos. Recomenda-se que sejam realizadas reuniões periódicas de acompanhamento de cada projeto.

Para as monografias que excepcionalmente não puderem ser concluídas em um único semestre, é exigida a elaboração de um relatório sobre as atividades realizadas durante o período. Este relatório será avaliado pelo orientador que atribuirá uma nota provisória. Esta nota deverá ser encaminhada ao coordenador da disciplina. Se este relatório não for entregue ao coordenador o aluno será reprovado por falta.

Defesa do Projeto Final

A etapa de defesa do projeto encerra os trabalhos. Sua finalidade é permitir que o(s) autor(es) apresente(m) detalhadamente o projeto executado. Para a defesa é estabelecida uma banca contendo pelo menos três professores do departamento ou professores com reconhecida competência no tema abordado, presidida pelo professor orientador. Poderá ainda participar da banca o segundo orientador do projeto. A defesa abrangerá todos os componentes do grupo. A banca examinadora pode atribuir graus diferentes aos componentes do grupo, dependendo do desempenho dos mesmos durante a defesa e da avaliação da participação de cada aluno na realização do trabalho.

A defesa deverá ser realizada nas dependências da UERJ em sessão pública. Os projetos realizados em convênio com outras instituições poderão ter a defesa realizada em outros locais, dependendo dos recursos de infra-estrutura necessários à apresentação, e que não estejam disponíveis nas instalações da UERJ. Cada grupo deve encaminhar à banca examinadora um exemplar do texto da monografia de final de curso, elaborada segundo as normas estabelecidas no Manual de Monografia de Final de Curso, com a antecedência mínima de uma semana.

É aconselhável que as datas para defesa dos Projetos Finais e a definição preliminar das bancas examinadoras sejam divulgadas pelo orientador do projeto, na forma de edital ou mensagens, e emitido, de preferência, com antecedência mínima de sete dias em relação à data da defesa.

Após a defesa individual do projeto, cada examinador atribuirá um grau entre 0 (zero) e 10 (dez) ao aluno em função do seu conhecimento demonstrado durante a defesa. O grau final atribuído ao aluno na defesa individual será a média aritmética dos graus de cada 5

(16)

examinador. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), e reprovado o aluno que obtiver média inferior a cinco na defesa.

Os grupos aprovados deverão entregar a cópia definitiva do projeto no prazo máximo de 10 (dez) dias, já contendo a ficha bibliográfica obtida na biblioteca do sexto andar, do bloco D, do prédio João Lyra Filho. As notas na disciplina só serão efetivadas após a entrega dessa cópia.

2.5 Apresentação da Monografia de Projeto Final

A monografia de Projeto Final será elaborada em duas versões: preliminar e definitiva. A versão preliminar é a que será utilizada durante a defesa do projeto. Esta versão deve ser apresentada encadernada em espiral, com pelo menos três cópias, uma para cada membro da banca examinadora.

A versão definitiva é aquela definida no manual de monografia, que deve ser encadernada em capa dura verde, com letras douradas, padronizadas pelo IME. Na lombada devem constar apenas o título do trabalho e nome do(s) autor(es), de forma simplificada.

(17)

Anexo A

Exemplo de Normas para Citação de

Referências Bibliográficas de Fontes

Oriundas da Web

(18)

NORMAS PARA CITAÇÕES DE REFERÊNCIAS

BIBLIOGRÁFICAS DE FONTES ORIUNDAS DA Web

As milhares de home-pages da Internet estão se tornando, gradativamente, uma fonte importante de informações para as pesquisas. Ao fazer uso deste tipo de fonte de informações, o aluno precisa fazer a referência correta. No Brasil, como em vários outros países, ainda está em fase de definição e aprovação pela ABNT uma normalização das referências bibliográficas

online. Assim, estamos colocando vários exemplos, a seguir, de uso dessas referências e como

elas devem ser citadas. Os títulos em destaque estão no texto, desta forma, somente para facilitar o aluno a encontrar a referência que deseja.

Endereço Eletrônico (E-mail) Sintaxe

Autor do e-mail. Título do e-mail. Endereço [on-line] Disponível:

estudante@endereço.com.br de Autor@endereço.com.br, data do documento, de download ou visita.

Exemplos:

McLain, Deborah. Nile River Research Project results. Endereço [online] Disponível:

student5@smallvillehigh.edu de ert@informns.k12.mn.us, September 25, 1996.

Soja, Julie. Hubble Space Telescope image enhancement techniques. [online] Endereço Disponível: estudante2@exeter.high.edu de btaylor@hst.nasa.gov, January 23, 1997.

Gopher Sintaxe

Autor. Título do Item do Gopher. Disponível [Online] em gopher://endereço/caminho data do documento, de download ou visita.

Exemplo

Kinyon, John. India: A Country in Transition. Disponível [Online]

gopher://gopher.india.gov:70/11/papers/trans, October 5, 1996.

Bosnia: A Country in Transition. Disponível [Online]

gopher://nywer.net/TodayÕs_News/World News/Bosnia-Herzegovina, February 5,

1996.

File Transfer Protocol (ftp) Sintaxe

Autor. Título do Item. Disponível [On-line] em ftp: endereço, caminho/nome_do_arquivo, data do documento, de download ou visita.

(19)

Exemplo

McLain, Todd. Shakespeare and his Muse. Disponível [Online]:

ftp://ftp.guten.net/bard/muse.txt, October 1, 1996.

Telnet Sintaxe

Autor. Título do Item. Disponível [Online] em telnet://endereço, caminho, data do documento, de download ou visita.

Exemplos

Bradley, Bill. Map of Iraqi Troop Movements for 1/9/96. Disponível [Online]

telnet://fedworld.gov, Government Information/CIA/Maps/Latest Maps/Iraq,

November 10, 1997.

Jackson, Rem. Statistical Weather Data for Ohio, January 1996. Disponível [Online]

telnet://weather.machine.umich.edu, Weather Data/ January1996/ States/ Zooms/ Ohio, February 25, 1997.

World Wide Web (www) Sintaxe

Autor. Título do Item. Disponível [Online] em http://endereço/nome_do_arquivo, data do documento, de download ou visita.

Exemplos

DiStefano, Vince. Guidelines for better writing. Disponível [Online]

http://www.usa.net/~vinced/home/better-writing.html, January 9, 1996.

Yule, James. The Cold War Revisited: A Splintered Germany. Disponível [Online]

http://usa.coldwar.server.gov/index/cold.war/countries/former.soviet.block/G/germany .html, November 5, 1996.

Usenet Newsgroups Sintaxe

Autor. Título do Item. Disponível [Online] em news://grupo, data do documento, de download ou visita.

Exemplos

Brown, David. Educational Insights 1995. Disponível [Online] news://k12.ed.research, December 27, 1996.

Madige, Ellen. How to Build a Better Moustrap. Disponível [Online]

news://sci.tech.inventions.mousetrap, January 16, 1997.

Internet Relay Chat (IRC) Sintaxe

Nome da pessoa citada. Disponível [Online] em IRC no seguinte endereço: telnet (endereço da pessoa), nome do canal de IRC, data da sessão de Chat.

Exemplos

McBane, Lisa. Disponível [Online] IRC: telnet world.sensemedia.net:6677,#egypt, March 8, 1996.

Frappe, Francois. Disponível [Online] IRC: telnet france.irc.edu:1234, #france, January 23, 1996.

Imagens Online Sintaxe

Descrição ou título da imagem. [A imagem está] disponível em

http://endereço/nome_do_arquivo, data do documento, de download ou visita.

(20)

Exemplo

Hubble Space Telescope release in the Space Shuttle's Payload Bay. Disponível [imagem online] http://explorer.arc.nasa.gov/pub/SPACE/GIF/s31-04-015.gif, October 1, 1996.

Som Online Sintaxe

Descrição ou título do som. [Som Online] disponível em http://endereço/nome_do_arquivo, data do documento, de

download ou visita.

Exemplo

Reflections on Apollo. Disponível [Som Online]

http://town.hall.org/radio/IMS/NASA/100394_nasa_01_ITR.au, September 25, 1996.

Video Clips Online Estrutura

Descrição ou título do video clip. Disponível [Video Clip Online] em

http://endereço/nome_do_arquivo, data do documento, de download ou visita. .

Exemplo

Shoemaker-Levy Comet enters Jupiter's atmosphere and breaks up. Disponível [Video Clip Online] http://ftp.cribx1.u-bordeaux.fr/astro/anim/sl9/breakingup.mpg, March 5, 1996.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

[r]