• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DA REUNIÃO MENSAL DO PAINEL DO RIO DOCE - 9 DE NOVEMBRO DE 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DA REUNIÃO MENSAL DO PAINEL DO RIO DOCE - 9 DE NOVEMBRO DE 2018"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Painel Independente de Assessoria Técnica e Científica (ISTAP) sob liderança da UICN

PAINEL DO RIO DOCE

1

RELATÓRIO DA REUNIÃO MENSAL DO PAINEL DO RIO

DOCE - 9 DE NOVEMBRO DE 2018

GoToMeeting 10h - 12h, horário de Brasília

Principais decisões:

 O Painel concordou que precisamos usar as melhores informações disponíveis. No entanto, nem sempre é possível usar os dados mais recentes, pois alguns relatórios ainda não estão disponíveis publicamente. Precisamos usar dados que possam ser referenciados. O Painel precisa ter acesso a tudo que estiver disponível; precisa também conversar com o pessoal da Renova diretamente envolvido nos programas para entender o que está acontecendo e garantir que os produtos estejam atrelados à realidade. No entanto, nos artigos e relatórios só podemos usar informações que possam ser citadas e referenciadas.

 Os membros do painel precisam se engajar na produção de todos os artigos e devem se sentir à vontade para apoiar e contribuir com críticas para melhorar a qualidade dos trabalhos - principalmente porque todos os membros são citados como autores.

 A proposta de adotar-se uma ficha de acompanhamento para recolher o feedback da Renova sobre a relevância e a aceitação das contribuições do Painel foi aprovada e será enviada à Fundação.

 Os membros do painel irão analisar a versão preliminar do plano de trabalho de 2019 e propor cronogramas e temas para os próximos trabalhos.

 O painel irá trabalhar na elaboração de critérios para decidir sobre convites para participar de eventos e escrever artigos / capítulos de livros, etc.

PARTICIPANTES

Yolanda Kakabadse Presidente do Painel

Luiza Alonso Membro do Painel

Francisco Barbosa Membro do Painel

Luis Sánchez Membro do Painel

Peter May Membro do Painel

Fernando Laureano Membro do Painel

Guilherme Tangari Equipe da Fundação Renova

Carolina Del Lama Marques Consultora da UICN

Steve Edwards Equipe da UICN

Renata Bennet Equipe da UICN

Fernanda Maschietto Equipe da UICN

(2)

2 1. Processo de produção de artigos (30 min)

Recapitulação das etapas do processo de revisão e esclarecimento de dúvidas (Carolina):  Carolina repassou todas as etapas da revisão com os membros do Painel novamente,

destacando que o autor principal precisa coletar as contribuições de todos os membros do Painel antes de enviar o documento ao Oficial de Projeto para a primeira revisão editorial.

Fundamentação robusta dos artigos do Painel (Steve e Yolanda):

 Steve ressaltou que dispomos de um processo detalhado de revisão para garantir que os nossos produtos passem por diversas pessoas antes da publicação. O nosso trabalho recebe muita atenção; precisamos, portanto, ter certeza de sua solidez.

 O Painel concordou que precisamos usar as melhores informações disponíveis. No entanto, nem sempre é possível usar os dados mais recentes, pois alguns relatórios produzidos por fontes externas (por exemplo, a Fundação Renova, empresas de mineração, o governo) ainda não estão disponíveis ao público. Precisamos usar dados que possam ser referenciados. O Painel precisa ter acesso a tudo que estiver disponível; precisa também conversar com o pessoal da Renova diretamente envolvido nos programas para entender o que está acontecendo e garantir que os produtos estejam atrelados à realidade. No entanto, nos artigos e relatórios só podemos usar informações que possam ser citadas e referenciadas.

 Yolanda chamou a atenção do Painel para a necessidade de nos empenharmos mais para garantir que nossos artigos sejam úteis e tenham bases sólidas. As contribuições dos membros do Painel precisam ser críticas e detalhadas, como estamos acostumados a ver no mundo acadêmico, e não depender apenas de revisores externos.

 As recomendações óbvias às vezes precisam ser ditas, mas também precisamos ter certeza de que as recomendações sejam fruto de um exercício de reflexão e discussão e contribuam algo relevante e novo para o processo.

 Os membros do painel precisam se engajar mais na produção de todos os artigos e devem se sentir à vontade para apoiar e contribuir com críticas para melhorar sua qualidade - principalmente porque todos os membros são citados como autores.

(3)

3 Link da página web para a inscrição de revisores de pares (Carolina)

 Carolina criou um formulário online para candidatos a revisores a ser preenchido por pessoas interessadas em revisar os documentos do PRD.

 Renata fará o upload do link para o formulário na página web do PRD e enviará um modelo de e-mail para os membros do Painel divulgarem em suas redes.

Impacto do TR01:

 Renata fez uma apresentação de PowerPoint com o número de downloads do TR01 até o momento:

Versão em português: Versão em inglês

 Steve compartilhou o feedback da BHP com o Painel. Melinda disse que o comitê executivo da BHP está solicitando a íntegra dos resumos executivos de cada relatório do painel; isso significa que os líderes da BHP estão observando bem de perto os nossos produtos.

Feedback da Renova sobre as recomendações - ficha de acompanhamento (Carolina):

 Carolina propôs a adoção de uma ficha de acompanhamento para receber o feedback da Renova sobre a relevância e a aceitação das contribuições do Painel;

 Guilherme concordou que precisamos dessa ferramenta para documentar o impacto dos produtos do Painel. Ele vai compartilhar a ficha de acompanhamento com o novo Diretor de Programa da Renova, André de Freitas.

Atualização do estágio de cada artigo e validação do cronograma (Carolina e os autores)

 IP01 (Francisco) - Atualmente com a Diwata, para revisão editorial final e layout.

 IP02 (Ciça) - todos os comentários dos revisores por pares e da Renova foram enviados para a Ciça. Ela apresentará uma nova versão do artigo até o fim do mês.

 IP03 (Francisco) - ligeiramente atrasado, pois foi dada mais atenção ao IP01.

 IP04 (Peter) - ainda aguarda os comentários do segundo revisor de pares e da Renova.

 IP05 (Luiza) - Fizemos mais uma rodada com os membros do Painel e a Luiza está processando as contribuições. Luiza e Francisco se reunirão para definir os focos do IP03 e 05 e evitar sobreposições.

 IP06 (Luis) - pronto para revisão editorial. Carolina vai enviá-lo para a Diwata assim que ela terminar a revisão editorial final do IP01.

(4)

4 OBS .: Precisamos definir como organizar os produtos. Temos usado números sequenciais no processo de produção, mas os artigos não serão necessariamente publicados nessa ordem. Portanto, não faz sentido usar os números na versão final da publicação. Por outro lado, os números ajudam a controlar e acompanhar as recomendações. Sendo assim, o Steve discutirá uma solução com a equipe de comunicação e, em seguida, a apresentará ao Painel.

2. Participação nos próximos eventos (Steve - 30 min)

III Seminário Integrado do Rio Doce / Governador Valadares / 20 de novembro de 2018:  Francisco e Renata comparecerão.

II dia do rio Doce / Ouro Preto - MG / 28 - 30 de novembro de 2018:  Luiza Alonso estará presente.

III Congresso de Áreas Protegidas da América Latina e Caribe / Lima / 17 a 20 de março de 2019:

 Ciça e Yolanda provavelmente comparecerão. Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica:

 Carolina tentou confirmar se esta reunião vai acontecer no início de dezembro, mas não recebeu resposta da Lucinha.

3. PLANO DE TRABALHO 2019 (20 min)

Possíveis temas para os próximos artigos (Yolanda):

 A saúde mental é um tema importante, mencionado com frequência nas notícias sobre o terceiro aniversário, mas foge da área de especialidade do Painel.

 O Painel precisará de mais tempo para discutir este assunto na próxima reunião mensal. Validação do cronograma dos próximos artigos (Carolina):

 Os membros do painel analisarão a proposta de plano de trabalho para 2019. PRD 4 (23 a 31 de março):

 Dar prioridade às visitas aos povos indígenas Krenak no litoral, à zona costeira e à Casa Jardim e, possivelmente, conhecer a associação de municípios.

 Guilherme destacou que o CIF terá uma nova composição no ano que vem, por causa da governança do TTAC; talvez o Painel precise conhecer os novos integrantes.

4. Critérios para decidir sobre convites para participar de eventos e escrever artigos / capítulos de livros, etc. (Yolanda - 20 min)

• Yolanda e Steve compartilharão uma lista de critérios por e-mail, a ser discutida pelo Painel.

(5)

5 5. Rápido tutorial sobre o Google Drive e como acessar os nossos arquivos (Carolina - 10 min)

LINK PARA ACESSAR A PASTA:

https://drive.google.com/drive/folders/1FN0pWNvsERqBjMUOQLpSeC4YqQq-vvxO?usp=sharing Carolina apresentou as pastas no Google Drive para o painel. O tutorial foi gravado em vídeo e está disponível na pasta de gravações de reuniões virtuais.

6. AOB (Steve 10 min) Despedida da Carolina:

 Carolina está oficialmente deixando o cargo de Oficial de Projeto, mas continuará ajudando com o processo de revisão dos documentos.

 Yolanda e o Painel agradecem à Carolina por suas importantes contribuições.. Processo de seleção do(a) novo(a) Oficial de Projeto:

 Fernanda Maschietto recebeu a proposta formal e assumirá o cargo em dezembro. Faturas:

 Todas as faturas da última viagem já foram enviadas. Se houver alguma dúvida, entrar em contato com o Steve.

Orçamento de 2019:

 Steve está elaborando o orçamento de 2019;

 Os recursos para os membros do painel estão dentro da meta.

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Para isto, determinaremos a viabilidade de queratinócitos que expressem apenas uma oncoproteína viral após infecção com lentivírus que codifiquem shRNA para os genes candidatos;

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento