• Nenhum resultado encontrado

A insistência que faço da verdade me leva a considerar a arte como responsabilidade. (Gandhi )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A insistência que faço da verdade me leva a considerar a arte como responsabilidade. (Gandhi )"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

“A insistência que faço da verdade me leva

a considerar a arte como responsabilidade.” (Gandhi )

A partir desta frase, cujo sentido vai de encontro com os nossos ideais, foi que pensamos em trazer para o Brasil , com a responsabilidade que temos com a verdade e que pretendemos transmitir àqueles que nos acompanham, a METODOLOGIA DA ESCOLA NACIONAL DE BALLET DE CUBA, como um novo paradigma para o ensino da dança no Brasil.

Todo o conhecimento muda o comportamento e isso nos obriga a agir de forma coerente com o que aprendemos. Não podemos negar o que sabemos, e muito menos deixar de transmitir nossa verdade e conhecimento, se for para colaborar com o crescimento de todos.

Pensando nisso, o Ballet Paula Castro fez uma pesquisa para escolher entre as melhores escolas de ballet do mundo, àquela que mais se assemelhasse às nossas características físicas e culturais, levando em consideração a personalidade do nosso povo brasileiro.

Foi dessa pesquisa que surgiu a parceria com a ENBC – Escola Nacional de Ballet de Cuba e trouxemos para o Brasil a metodologia de ensino de Cuba, que ia de encontro com todos os nossos objetivos e trazia como produto final bailarinos(as) com alto nível técnico, mostrando uma escola com enorme potencial artístico, sendo considerada uma das melhores do mundo.

Paula Castro Diretora do Ballet Paula Castro, representante exclusivo da ENBC no Brasil Todos os anos o Ballet Paula Castro e a ENBC juntam-se para realizar o Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba, perpeutando e aprimorando a arte do ballet clássico. Foto: ENBC – Escola Nacional de Ballet de Cuba

2017

(3)

A implantação do Método da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) tem como objetivos:

•Implantar o programa de ensino da ENBC – Escola Nacional de Ballet de Cuba com orientação metodológica, sempre auxiliando os professores a ampliar seus conhecimentos, com consequências produtivas sobre a qualidade técnica dos alunos.

•Unificar o trabalho da escola, fazendo com que os professores usem a mesma linguagem técnica dentro do programa de ensino em todas as séries.

•Usar o conteúdo programático de cada série para ensinar, de forma coerente e didática, os passos do programa, atingindo assim o resultado final com segurança e qualidade.

•Atingir um alto nível técnico/artístico segundo as exigências e características do método.

•Valorizar o trabalho em grupo, dando a oportunidade para os alunos perceberem sua importância dentro do contexto da classe e do curso.

•Trabalhar com os alunos de forma individualizada respeitando seus limites e suas diferenças, valorizando a classe como um todo.

•Desenvolver o gosto pelas artes em geral, relacionando a dança com as diferentes manifestações e expressões artísticas.

•Desenvolver a criatividade, desinibição e auto-confiança através da dança, fatores fundamentais para o sucesso do aluno em qualquer área profissional.

Fotos: Thomas Kolish Jr.

2017

(4)

O Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba é uma CHANCE ÚNICA de aprimorar o seu currículo como professor(a) e ser OFICIALMENTE RECONHECIDO(A) com o CERTIFICADO emitido pela Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC). •A Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) é uma das 5 escolas mais importantes e presitigiadas do mundo, reconhecida pela diciplina e extrema qualidade, formadora de centenas de bailarinos como Amparo Brito, Lorna Feijó, Lazaro Carreño, Carlos Acosta, Nelson Rodrigues, Juan Boada e Tarita Soares. •O curso é organizado pelo Ballet Paula Castro, instituição com 40 anos de atuação no mercado nacional, reconhecida pela excelência em formar bailarinos e representante exclusiva da Escola Nacional do Ballet de Cuba (ENBC) no Brasil. •O Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba oferecido pelo Ballet Paula Castro é o único curso reconhecido pelo Governo Cubano, Ministério da Cultura de Cuba (MBC), Ministério das Relações Internacionais e pelo Centro Nacional das Escolas de Arte de Cuba (CNEart). •O curso é ministrado pela Maestra e Professora Ramona de Sáa, Diretora da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC), criadora da metodologia de ensino da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) e pela Maestra Niurka Naranjo, diplomada pela ENBC, licenciada pelo Instituto Superior de Artes de Cuba, Mestre e

coreógrafa da Escola do Teatro Novo deTorino

•As aulas são teóricas e práticas, garantindo a eficácia na implementação completa do método •O curso oferece material didático exclusivo para cada série e certificado após a avaliação.

Os professores aprovados no Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba, receberão seu

CERTIFICADO de conclusão e serão cadastrados pela CNEart - Centro Nacional das Escolas de Arte de Cuba e

pela ENBC - Escola Nacional de Ballet de Cuba como profissionais autorizados para utilizar a metodologia no Brasil, de acordo com as séries para as quais foram certificados, após apresentação de seus alunos para avaliação. “O Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba é extremamente completo, pois suas aulas teóricas e práticas garantem a total aplicabilidade do método em sala de aula. Os dois dias de curso são intensos, mas você tem um ano inteiro para treinar o método com seus alunos e levá-los para a avaliação no ano seguinte para a sua certificação. No final de cada série os professores ganham seu reconhecimento e seus alunos também. É um lindo trabalho em equipe” Mariana Bastos Coordenadora Pedagógica do Ballet Paula Castro Fotos: Thomas Kolish Jr.

2017

(5)

• Sua escola tem a chance de aprimorar a qualidade de seus professores de ballet e ser OFICIALMENTE RECONHECIDA por uma das 5 escolas de ballet mais importantes e prestigiadas do mundo, a Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC).

Os professores aprovados no Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba são cadastrados pela CNEart - Centro Nacional das Escolas de Arte de Cuba e pela ENBC - Escola Nacional de Ballet de Cuba como profissionais autorizados para utilizar a metodologia no Brasil, de acordo com as séries para as quais foram certificados. Qualificar seus professores através deste curso ajudará sua escola a atrair mais alunos e praticar preços com mais valor agregado. •O aprendizado do seu professor é contínuo, pois ele receberá apoio para a prática da metodologia durante 1 ano, mantendo-se atualizado com o programa e apresentando seu trabalho com diferencial. Um certificado oficial da ENBC será emitido para o professor ao final deste processo e sua escola estará apta ao licenciamento do método e prática da metodologia, durante todo o período em que for filiada à ENBC. •Após o curso e a avaliação de seus professores, ou mesmo através da contratação de um professor já certificado, sua escola poderá fazer uso da marca da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) e da Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba em seus materiais de publicidade e divulgação.* •Sua escola e professores poderão contar com o apoio técnico e consultivo dos professores do Ballet Paula Castro durante o ano de preparação dos alunos para avaliação. •Seus professores certificados no Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba ensinarão a arte do ballet de forma coerente, didática e com qualidade técnica, usando a mesma linguagem técnica dentro do programa de ensino em todas as séries, mantendo um padrão de ensino consagrado. * Certificação esta que deverá ser aprovada pela CNEart - Centro Nacional das Escolas de Arte de Cuba, através da avaliação feita pelo Ballet Paula Castro. Sujeito a royalties. Fotos: Thomas Kolish Jr.

2017

(6)

Para que uma escola tenha a Metodologia de Ballet de Cuba implantada e o método funcionando, é necessário seguir as seguintes etapas de implantação: 1aetapa: CURSO A escola deve incentivar e garantir que todos os seus professores de ballet façam o Curso de Metodologia de Ballet de Cuba da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) através do Ballet Paula Castro, no Brasil. 2aetapa: AVALIAÇÃO NO ANO SEGUINTE A escola e o professor que realizou o Curso de Metodologia de Ballet de Cuba deve apresentar seus alunos para o(s) exame(s) da(s) série(s) cursada(s) no ano seguinte, obtendo assim uma avaliação da equipe da Escola Nacional de Ballet de Cuba e do Ballet Paula Castro sobre seu trabalho, que possibilite dar continuidade ao curso avançando nas séries cursadas e utilizar em seu currículo o certificado da Escola Nacional de Ballet de Cuba. 3aetapa: CONTINUAÇÃO DO CURSO Os professores da escola licenciada para utilizar a Metodologia de Ballet de Cuba devem fazer anualmente o curso de Formação para Professores da Metodologia de Ballet de Cuba e apresentar anualmente seus alunos para exame dos cursos anteriores. Uma escola só poderá fazer uso da marca da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) e da Metodologia de

Ballet de Cuba, se obtiver aprovação por parte da Cneart - Centro Nacional das Escolas de Arte de Cuba,

através da avaliação feita pelo Ballet Paula Castro. Para que a implantação da Metodologia de Ballet de Cuba seja feita com sucesso em toda a escola, o Ballet Paula Castro pode se responsabilizar pelas séries que ainda não tenham sido feitas pelos professores da referida escola, dando suporte técnico até que todos os professores sejam credenciados pelo método. 1aetapa: CURSO 2aetapa: AVALIAÇÃO NO ANO SEGUINTE 3aetapa: CONTINUAÇÃO DO CURSO Foto: Thomas Kolish Jr.

2017

(7)

Para que a Metodologia de Ballet de Cuba seja incorporada pelos professores e alunos, é necessário que se realize anualmente os exames de avaliação, através dos quais serão observados: •os professores com relação a utilização correta do método, •os professores com a forma de conduzir as aulas, •os alunos com a qualidade do nível técnico adquirido, segundo as características e exigências da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) para a série pretendida. Para os professores: Os exames de avaliação fazem com que as características técnicas e artísticas sejam preservadas, que os professores não percam a referência da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC) e se especializem cada vez mais no método. Para os alunos: Cada aluno receberá certificado internacional registrado no Centro Nacional de Escolas de Arte de Cuba (CNEart ), como aluno regular da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC). Pela excelência do método os alunos avaliados que se destacarem, poderão ter a oportunidade de participar de eventos e concursos internacionais, pois estarão incorporados tecnicamente à uma das melhores escolas de ballet do mundo. AS EXAMINADORAS Ramona de Sáa, Maître, Professora e Diretora da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC), criadora da Metodologia de Ensino da Escola Nacional de Ballet de Cuba (ENBC).

Niurka Naranjo, diplomada pela ENBC, licenciada pelo Instituto Superior de Artes de Cuba, Maître e coreógrafa da Escola do Teatro Novo de Torino. Paula Castro, Maître, Coreógrafa e Diretora do Ballet Paula Castro. Pós-graduada em dança pela ECA – Escola de Comunicação e Artes (USP). Fotos: Thomas Kolish Jr.

2017

(8)

Inscrições:

As inscrições para o Curso de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba devem ser feitas através do site da Escola Nacional de Ballet de Cuba http://www.enbcbrasil.com.br/ou através dos telefones (11) 3758-0017 / 3758-0079 e enviando o comprovante de pagamento para paulaborges@enbcbrasil.com.br Valor do curso: R$ 1.600,00 por professor e por série. Fazendo a inscrição para as duas séries que fazem parte de um módulo, o valor promocional é de R$ 3.000,00, podendo ser ser parcelado até a data do curso ou com desconto à vista. Pagamento parcelado: A primeira parcela deve ser paga através de depósito bancário no ato da inscrição (mediante comprovante) e o restante dos pagamentos devem ser efetuados sempre no dia 10 de cada mês. Dados para depósito bancário:

Ballet Paula Castro S/C LTDA – Santander – Ag: 3827 - C/C 130065474– CNPJ 48.246.797/0001-38

Pagamentos à vista: 10% de desconto no valor total. Localidades e Horários dos Cursos 2017: São Paulo – Unidade Morumbi do Ballet Paula Castro: Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, 51 •1ª e 2ª séries: 23 e 24 de Setembro das 9 às 17h •3ª e 4ª séries: 30 de Setembro e 1 de Outubro das 9 às 17h •5ª e 6ª séries: 23 e 24 de Setembro das 9 às 17h •Nível Médio: 30 de Setembro e 1 de Outubro das 9 às 17h – Valor sob consulta Por conter aulas teóricas e práticas, para o Curso

de Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba é necessário que os professores levem

Trajes apropriados para execução da prática do método.

Foto: Thomas Kolish Jr.

2017

(9)

www.enbcbrasil.com.br

paulaborges@enbcbrasil.com.br

(11) 3758-0017 ou (11) 3758-0079

Referências

Documentos relacionados

Determinar o perfil fitoquímico dos extratos aquosos das folhas de Physalis angulata L., silvestres e cultivadas, e avaliá-los quanto à influência do método de extração e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina