• Nenhum resultado encontrado

Turbilhão de Ideias Entretenimento Turbilhão de Ideias Rio - O Musical A História de Nós 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Turbilhão de Ideias Entretenimento Turbilhão de Ideias Rio - O Musical A História de Nós 2"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

A Turbilhão de Ideias Entretenimento, em 2015, completou 7 anos produzindo projetos de cultura e entretenimento.

O reconhecimento pela qualidade de seus espetáculos vem sendo colhido por indicações aos principais prêmios do país, como o Prêmio Shell, Prêmio APTR, Prêmio APCA, Prêmio Zilka Sallaberry e Prêmio Arte Qualidade Brasil.

Tendo como foco a diversidade das plataformas de entretenimento, a Turbilhão de Ideias atua também na concepção e produção de exposições, publicações, workshops e conteúdo audiovisual. Em breve lançará “Rio - O Musical“ e seu primeiro longa-metragem: A História

de Nós 2, o filme.

Ao longo de sua trajetória, circulou por todo o território nacional levando mais de 20 espetáculos por ela concebidos e produzidos para um público que ultrapassa um milhão de pessoas.

(3)

O MUSICAL

TEATRO MUSICAL ADULTO

O projeto Cássia Eller - O Musical presta uma homenagem à vida e à obra desta que foi uma das mais talentosas cantoras da história brasilei-ra. Através da reunião de uma equipe de profissionais altamente quali-ficados, proporcionamos ao público um espetáculo que recria momen-tos marcantes de sua carreira, suas principais canções e seu legado artístico-cultural.

Com menos de 40 anos de vida e 20 de carreira, Cássia Eller partiu no auge e deixou uma obra eterna. Essa trajetória é encenada em ‘Cássia Eller – O Musical’, com direção de João Fonseca e Viniciús Arneiro, texto de Patrícia Andrade, idealização de Gustavo Nunes e produção da Turbilhão de Ideias Entretenimento. Fenômeno da cena teatral em 2014, o espetáculo obteve enorme sucesso de público. Estreou no CCBB Rio de Janeiro, passou por Belo Horizonte, Salvador, São Paulo, Brasília, tendo sido assistido por mais de 60 mil pessoas.

O papel-título é interpretado por Tacy de Campos, atriz e cantora de Curitiba que foi escolhida entre mais de 1.000 candidatas que se inscreveram para as audições, quando foi definido também todo o elenco, que conta ainda com mais oito atores / cantores que arrebatam as plateias por onde passam.

O roteiro traz canções que ficaram imortalizadas por Cássia Eller, como Malandragem (Cazuza/Frejat), Socorro (Arnaldo Antunes/ Alice Ruiz) e Por Enquanto (Renato Russo). O amigo Nando Reis, que é também personagem do espetáculo, comparece com várias composições no repertório, como All Star, O Segundo Sol, Relicário, Luz dos Olhos e E.C.T., entre outras.

O espetáculo foi indicado aos Prêmios de Melhor diretor e Melhor musical e eleito pela VEJA SP dentre as 10 melhores peças em cartaz naquela cidade.

Projeto apto a captar recursos pelas Leis de Incentivo à Cultura: Rouanet (PRONAC 12 7433), ISS-RJ e ICMS-RJ.

(4)

TEATRO MUSICAL ADULTO

EQUIPE INTEGRANTE DO ESPETÁCULO (resumida) Texto: Geraldo Carneiro

Direção: Ulysses Cruz

Elenco protagonista: 4 atores de grande projeção nacional (a ser divulgado)

Elenco coadjuvante: 10 atores, 15 bailarinos, 10 circenses Idealização e direção de produção: Gustavo Nunes

Diretor de conteúdo: Alexandre Freeland Direção musical: Roger Henri

Cenografia: Veronica Valle e Mateus Viana Iluminação: Maneco Quinderé

Figurinos: Beth Filipecki e Renaldo Machado

Às vésperas das Olímpiadas RIO 2016, a Turbilhão de Ideias Entretenimento lança uma superprodução do teatro musical, que levará aos palcos a história, os costumes, os personagens, as músicas e, acima de tudo, a “carioquice” da Cidade Maravilhosa. O texto será criado por Geraldo Carneiro e a direção artística será de Ulysses Cruz. Através da reunião de profissionais renomados nas artes e entretenimento no Brasil, vamos oferecer um espetáculo de alta qualidade.

A riqueza artística e cultural da cidade servirá de alic-erce para a construção de um enredo ficcional, diverti-do e emocionante, ao estilo diverti-do filme musical “MOULIN ROUGE”, resultando em um espetáculo alegre, inteligente, lúdico, com uma elaborada seleção musical e visualmente exuberante.

A montagem vai mesclar elementos do circo, do teatro, da dança, com referências ao estilo criado pelo Cirque du Soleil.

O espetáculo ficará em cartaz pelo período míni-mo de 3 meses no Rio de Janeiro. Posteriormente, fará excursão por diferentes cidades brasileiras. Te-mos a intenção de, em seguida, levar o espetáculo para o exterior.

Várias ações paralelas também servirão como base de conteúdo para a realização do projeto, pro-porcionando a inclusão da população, para que ele seja o mais autêntico e fiel possível ao que o Rio de Janeiro representa.

Projeto apto a captar recursos pelas Leis de Incentivo à Cultura: Rouanet (PRONAC 14 11643), ISS-RJ e ICMS-RJ.

(5)

TEATRO MUSICAL ADOLESCENTE

Melhor Amigo ou Namorado? é um espetáculo de teatro musical voltado para o público pré-adolescente e adoles-cente.

Criado por Lulu Joppert e Emanuel Jacobina, ambos com grande experiência com o público jovem – ela como psicólo-ga, cantoterapeuta e preparadora vocal e ele como escritor e dramaturgo, um dos criadores do seriado adolescente Malhação (Rede Globo) – Melhor Amigo ou Namorado? é um espetáculo leve e divertido, com música de qualidade apresentada ao vivo, numa sequência de canções que ajuda a contar uma história de romance com final feliz, através de personagens originais com quem o público jovem facilmente se identificará.

A peça conta a história de 6 adolescentes empenhados na missão de preparar um musical para a apresentação de final de ano da escola. Logo no início, um acidente irá alterar seus planos, tirando a vida de um de seus personagens que passa a se comunicar com a namorada através de torpedos em seu telefone celular. A história será

contada entremeada por música. Usando como mote o fato de que os personagens são alunos de uma escola bilíngue, algumas canções brasileiras e várias de língua inglesa serão apresentadas, num roteiro de canções escolhidas entre as que mais sucesso fazem entre o público dessa faixa etária. No roteiro constam desde músicas de veteranos como The Doors, Stevie Wonder, Madonna, George Michael e Marvin Gaye até dos atuais Bruno Mars, Justin Bieber, Pink, Cee Lo Green, Luan Santana e Gaby Amarantos, passando por ícones pops como Taylor Swift e Miley Cyrus.

Melhor Amigo ou Namorado? será apresentado por um elenco de 6 atores / cantores / bailarinos jovens (3 rapazes e 3 moças), que serão escolhidos através de audições, e 4 músicos. Sua montagem e primeira temporada estão pre-vistas para acontecer em um teatro do Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, podendo depois seguir em temporadas e turnês por todo o país. A concepção artística procurará usar sempre recursos tecnológicos, na tentativa de aproxi-mar ao máximo o público de seu universo atual.

(6)

O projeto “Ilana e a Banda dos Bichos” é uma ação cultural desenvolvida pela ONG ALFA que atua no Rio de Janeiro desde 2006, e propicia educação, esporte e cultura a 750 crianças, mensalmente. Elaborado especialmente para o público

infantil, apresenta uma pluralidade de linguagens artísticas às

crianças: 1 peça musical, o CD/DVD e ainda a exposição de

arte “O que é importante para você?” O Musical

Por meio de uma história lúdica e envolvente, a trajetória da menina Ilana é apresentada: para buscar um convite para a festa no céu, Ilana aprende a vencer o egoísmo e a valorizar as verdadeiras amizades. Junto com a Banda dos Bichos, Capitã, Pedro, os “Aquáticos” e seu cãozinho Ziba, Ilana irá vencer o Lobo e passar importantes ensinamentos para as crianças. Com uma abordagem sutil, um texto criativo e um apelo visual de tirar o fôlego, a peça conta com 11 atores, cantores e bailarinos.

Estreou no Rio de Janeiro em fevereiro de 2014 e desde então vem ganhando destaque dentro do segmento, tendo conquistado a plateia. O musical, que teve 10.000 espectadores em sua primeira temporada, entrará em cartaz em 2015/2016, no Shopping da

Gávea, Fashion Mall e Norte Shopping, visando alcançar 18.000 espectadores.

Exposição de Artes – Interação com a plateia e a comunidade local

Com o intuito de transpor as barreiras do palco e transformar o imaginário em realidade, em cada local que a peça estrear, acontecerá uma exposição de artes com obras feitas por crianças da comunidade local e da plateia. O objetivo é estimular o público a expressar-se em forma de arte e envolver-se com as necessidades da comunidade local.

Projeto apto a captar recursos pelas Leis de Incentivo à Cultura: Rouanet (PRONAC 14 11183), ISS-RJ e ICMS-RJ.

(7)

uma

comédia

romântica

Marilia Medina Tato Gabus Mendes

TEATRO ADULTO

Baseado no conto Sildenafil de Reinaldo de Moraes, O Amor é Azul é uma comédia com os atores Marilia Medina e Tato Gabus Mendes, com adaptação de Flávio Marinho e direção de Bruno Garcia. Na ficha técnica, formada por profissionais de reconhecida competência no cenário teatral brasileiro, destacam-se ainda a cenografia de Bia Junqueira, a trilha sonora de Gabriel Moura, a iluminação de Luiz Paulo Nenen, tudo sob a coordenação de produção da premiada Turbilhão de Ideias Entretenimento.

O espetáculo é uma comédia inteligente que conta a história de um casal comum de meia idade.

Ele – Horácio (Tato Gabus Mendes) – tem 60 anos, é um bancário aposentado que também se aposentou da vida: passa o dia jogado na cama, vendo TV e lendo jornal, enquanto ela – Maria Helena (Marília Medina) – é uma quarentona enxuta e ativa, bem-sucedida editora de moda da mídia impressa.

Mas Maria Helena não pretende permitir que as coisas continuem assim. Ela não tem a menor intenção de que as chuteiras de Horácio permaneçam penduradas por muito mais tempo. E, para isso, vai lançar mão de todos os artifícios e armas de que uma mulher é capaz para salvar seu casamento de trinta anos.

O conto que inspira o espetáculo também foi adaptado para cinema e deu origem ao filme de curta metragem Sildenafil, que é vencedor de vários prêmios, inclusive o de Melhor Atriz para Marilia Medina no Festival de Cinema Brasileiro de Toronto, Canadá, em 2009.

(8)

Alicerçado no sucesso teatral que levou mais 800.000 pessoas ao teatro e percorreu o Brasil por 5 anos ininterruptos, A História de Nós 2 chega aos cinemas em 2015.

A comédia romântica aborda as várias fases de um relacionamento amoroso, apresentando a história do casamento de Edu e Lena, interpretados por Marcos Palmeira e Alexandra Richter. O roteiro é assinado pela mesma autora da peça, Lícia Man-zo, em parceria com Daniel Adjafre. A direção é de René Sampaio, o mesmo diretor de Faroeste Caboclo, em uma coprodução entre Turbilhão de Ideias Entretenimento, República Pureza Filmes e Fogo Cerrados Filmes.

A História de Nós 2 é considerada um dos maiores fenômenos teatrais dos últimos anos. Estreou em março de 2009 no Rio de Janeiro e permaneceu em cartaz, somente nesta cidade, por 2 anos e 8 meses ininterruptos. Em São Paulo, 7 meses con-secutivos. Em turnê, circulou por 10 capitais, 21 ci-dades, espalhadas por 10 estados, de norte a sul do país. Por sua temática e descontração, levou ao teatro mais de 800 mil espectadores, despertando o interesse de jovens, adultos e idosos.

Foi eleita pelos leitores do Jornal O Globo como o melhor espetáculo de 2009, indicada aos Prêmios Shell e APCA de melhor texto e Prêmio APTR de melhor produção.

O filme é um longa-metragem com aproximada-mente 90 minutos de duração, que promete repetir nos cinemas o sucesso ocorrido nos palcos, onde conquistou público de todas as idades, a partir de 12 anos.

(9)

UMA RELEITURA MUSICAL

SHOW

Encontro com Beatles é um projeto musical idealizado pelo

músico e arranjador Roger Henri, que propõe uma releitura de músicas do repertório dos Beatles, onde se apresentará tocan-do guitarra e piano, misturantocan-do blues, jazz, bossa nova e erudito (com a participação de um quinteto de cordas, trio de Jazz, instru-mentos de sopro e coro). O show conta com a direção artística de Ulysses Cruz.

O roteiro inclui alguns dos principais clássicos da carreira dos quatro rapazes de Liverpool, como A hard day´s night,

Yester-day, The fool on the hill, Eleanor Rigby, Here, there and every-where, While My Guitar Gently Weeps, Something, Across the Universe, The Long and Winding Road, A Day in The Life e She’s Leaving Home, entre outros.

Roger Henri

A história da teledramaturgia brasileira passa pelos sons cria-dos pelo maestro Roger Henri, que já compôs nada menos do que 1.600 músicas veiculadas em trilhas sonoras da TV Glo-bo, algumas das quais já fazem parte da memória musical do brasileiro, como o tema de abertura Supercine. É responsável ainda por trabalhos clássicos em minisséries como

Engraçad-inha, e novelas como Paraíso Tropical, Lado a lado e Insensato Coração, entre tantas outras.

Em Encontro com Beatles, Roger Henri mostra ao pú-blico um novo lado de seu trabalho,como instrumentista e arranjador.

Projeto apto a captar recursos pelas Leis de Incentivo à Cultura: Rouanet (PRONAC 14 12286).

(10)

MARCOS HERMES

EXPOSIÇÃO e PUBLICAÇÃO

Quem pensa em música brasileira, qualquer que seja a vertente, inevitavelmente se vê diante das emblemáticas imagens feitas por Marcos Hermes, que, desde 1990, cria o encontro entre a fotografia e a música, com intensidade e vibração únicas. São mais de 600 capas de disco, nos mais variados gêneros e formatos, e milhares de shows registrados ao longo de uma trajetória que o colocou entre os mais respeitados e requisitados profissionais do país.

Brasilerô, projeto que inclui uma exposição de foto-grafias e também a publicação de um livro, pretende traduzir a exuberância visual da música brasileira cap-tada e vivenciada pelo fotógrafo em 25 anos de sua presença privilegiada em palcos, camarins e estúdios. A exposição é uma imersão no universo da música brasileira. A montagem conta com 7 categorias num total de 69 fotos apresentadas de diversas formas e tecnologias, a fim de trazer uma experiência única e estimulante, que, claro, inclui a música de seus retratados. Assim como o livro, estará subdividida em seções / capítulos: Ney Matogrosso, Cássia Eller, Ao Vivo, Eu e Eles (fotos de intimidade), Encontros e Daqui Pra Frente.

(11)

Cuidar do meio ambiente é um hábito que precisa ser desenvolvido em cada indivíduo para gerarmos uma sociedade sustentável.

O Mundo de Ilana é um jogo virtual criado para

ser uma ferramenta que, além de entreter,

ensine a importância da preservação biental e amplie as ações de projetos am-bientais e sociais já existentes no Brasil.

Os jogos digitais podem ser grandes

catali-sadores de impacto social, conseguem agir

como ferramentas bastante eficazes para

ajudar em causas humanitárias, ecológicas e educativas, obtendo grande alcance graças

ao marketing viral, proporcionado pelos

próprios jogadores.

O jogador, como gestor do Mundo de Ilana,

deverá cuidar de sua população que mora em árvores e corais. Tanto árvores quanto corais devem ter espaço para estes animais morarem. Caso se atinja o limite populacional, o jogador deve construir mais árvores e corais.

O jogador muda o mundo real para melhor. Ele planta uma árvore no jogo, mas também planta no mundo real. A instituição patrocinadora também luta por um mundo melhor e plantará uma muda de verdade.

Projeto apto a captar recursos pelas Leis de Incentivo à Cultura: Rouanet (PRONAC 14 4526), ISS-RJ e ICMS-RJ.

(12)

Gustavo Nunes

Turbilhão de Ideias Entretenimento

turbilhaodeideias@turbilhaodeideias.com.br Rua Santa Alexandrina, 445, Rio Comprido Rio de Janeiro - RJ | CEP: 20261-235

Tels: + 55 (21) 3442-4432 | 2226-8847 www.turbilhaodeideias.com.br

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Ao comando de iniciar, o candidato com o corpo completamente na posição vertical, deverá executar uma flexão dos braços na barra até que o

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O capítulo 2 esta reservado para o estudo dos campos vetoriais, das integrais de linha, o teorema de Green e suas aplicações diversas, assim como a relação importante entre integral

Para verificar a hipótese de que machos e fêmeas de Callithrix jacchus diferem na identificação de itens crípticos e conspícuos foram realizados testes para averiguar