• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO Nº /2015 PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO Nº /2015 PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 136.008/2015

PROCESSO SELETIVO DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL

A Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho (UNITRABALHO), criada em 1996 com a missão de integrar universidades e trabalhadores para o desenvolvimento de projetos que subsidiem suas lutas por melhores condições de vida e trabalho, torna pública a abertura de processo seletivo de contratação de pessoal conforme as condições, critérios e prazos fixados no presente Edital.

1. DO OBJETO

Contratação de 01 (um(a)) Estagiário de Administração de Empresas para compor a equipe do Projeto “Fortalecimento de redes de gestores de políticas públicas de Economia

Solidária” – CONVÊNIO MTE/SENAES Nº 00059/2013– SICONV N°795123/2013,

celebrado entre a Fundação Unitrabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego por intermédio da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

2. DAS FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES

O profissional contratado deverá realizar as funções e atribuições de Estagiário(a) de Administração de Empresas aqui definidas e complementadas e detalhadas no Anexo I – Termo de Referência.

a) Serviços Administrativos:

 Elaborar e conferir relatórios/planilhas.

 Participar da elaboração de formulários, gráficos, planilhas, fluxogramas, e demais instrumentos organizacionais.

 Participar da organização de arquivos e das atividades.

 Organizar acervos físico e digital.

 Atualizar processos e controles internos

 Colaborar na redação e digitação de documentos em geral

 Elaborar manuais, relatórios, atas e outros documentos em formato digital.

 Realizar sob supervisão os pedidos de cotação, receber e analisar as propostas comerciais.

(2)

 Apoiar na organização de reuniões e eventos.

 Apoiar na elaboração e execução de processos licitatórios.

 Atualizar banco de dados do Projeto.

 Realizar mobilização por telefone antecedendo as atividades do projeto.

 Apoiar na emissão de relatórios em geral.

 Apoiar na elaboração de apresentações em PowerPoint.

 Apoiar na elaboração de Artes em Photoshop.

 Acompanhar os procedimentos das atividades.

 Digitar, recepcionar, protocolar, dar encaminhamento, cadastrar e processar documentos diversos.

3. DO PERFIL PROFISSIONAL

O candidato(a) deverá ter cursado integralmente o 1º ano da graduação de bacharel de administração de empresas.

Para efeito do processo seletivo é considerado os seguintes critérios: 1. A avaliação será efetuada através do Histórico Escolar.

2. A nota atribuída ao Histórico Escolar (HE) será calculada pela média simples, ou seja, somando-se todas as notas constantes do HE e dividindo o valor desta soma pelo número de disciplinas cursadas, sendo imprescindível o candidato ter cursado integralmente o 1º ano da graduação de bacharel de administração de empresas.

3. Em caso de empate no número de pontos, será classificado o (a) candidato (a) que tiver cursado o maior número de disciplinas.

4. IMPEDIMENTOS:

No presente Edital não será permitida a seleção e contratação de: a) Servidor público federal, estadual e municipal da ativa;

b) Familiares até o terceiro grau de membros da Direção Executiva da Fundação Unitrabalho;

c) Familiares até o terceiro grau de titulares de cargos de Direção e Assessoramento da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.

(3)

5. CONDIÇÕES DE TRABALHO

a) Local de trabalho: Rua Chuí, 74, Paraíso, São Paulo/SP - CEP: 04.104-050 (Próximo à estação do metrô Paraíso).

b) Contratação via bolsa auxílio estudante. c) Carga horária de 25 horas semanais presenciais d) Horário diário: das 12h30 às 17h30.

e) Remuneração mensal de R$ 800,00 (oitocentos reais) f) Período de contratação: 6 meses

g) Outros benefícios: auxílio transporte e seguro de acidente pessoal. h) Início imediato.

6. DAS INSCRIÇÕES

Os(as) candidatos(as) devem se inscrever através do endereço eletrônico: gestores@unitrabalho.org.br, conforme procedimentos a seguir detalhados:

a) Preenchimento e envio da FICHA DE INSCRIÇÃO disponível no site www.unitrabalho.org.br - anexo II do presente Edital;

b) Envio do CURRÍCULO DE VIDA do(a) candidato(a) com o Histórico Escolar (da graduação) , conforme o Item 03 do presente Edital, juntamente com a ficha de inscrição;

As inscrições serão realizadas apenas por meio eletrônico, com documentos digitalizados em formato pdf, no endereço acima especificado. Quaisquer outras formas de envio ou entrega de documentos serão desconsideradas.

A Unitrabalho não se responsabiliza por falhas de envio ou problemas técnicos da rede de computadores alheios ao seu controle.

O não envio dos materiais completos acima relacionados, no prazo definido no Item 8 deste edital, ensejará a desclassificação automática do candidato/a.

7. DAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO

A seleção será realizada três etapas:

a) Etapa 1 – Recepção do Currículo, Histórico Escolar(HE) e ficha de inscrição:

Recebimento do material enviado pelo candidato através do endereço eletrônico gestores@unitrabalho.org.br

b) Etapa 2 – Análise Documental : um Comitê de Seleção nomeado pela Diretoria Executiva da Fundação Unitrabalho fará a análise das Fichas de Inscrição, dos Currículos de Vida e Históricos Escolares, através da média de notas das disciplinas

(4)

8. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO

Descrição Data Início Data Final

1. Etapa 1 – Inscrição, envio do currículo e do histórico escolar para comprovação do atendimento aos critérios.

11/09/15 25/09/2015, às 17h

2. Etapa 2 - Análise Documental e Classificação dos(as) candidatos(as)

--- 28/09/15

3. Etapa 3 - Divulgação do resultado da Seleção no site www.unitrabalho.org.br

--- 28/09/2015 até às 24h

4. Período para apresentação de recursos 29/09/2015 05/10/15

5. Análise dos recursos e divulgação do Resultado Final

--- 06/10/15

A convocação do (a) candidato (a) selecionado para a admissão irá ocorrer 05 dias após a divulgação do resultado final.

Observação: Caso ocorra algum imprevisto que inviabilize a contratação do candidato

selecionado, o segundo candidato será convocado e assim sucessivamente.

9. RECURSOS

a) Os recursos deverão ser encaminhados para a sede da Fundação Unitrabalho, na cidade de São Paulo / SP, sendo dirigidos à diretora executiva da entidade.

São Paulo, 08 de setembro de 2015

Profa. Dra. Sonia Marise Salles Carvalho

(5)

ANEXO I

TERMO DE REFERÊNCIA

I. OBJETO

Contratação de 01 (um(a)) Estagiário(a) de Administração de Empresas para compor a equipe do Projeto “Fortalecimento de redes de gestores de políticas públicas de Economia

Solidária” que será executado até junho de 2016.

II. OBJETIVO GERAL

Contribuir para o fortalecimento institucional da política pública nacional de economia solidária com vistas à superação da pobreza extrema no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM).

III. JUSTIFICATIVA

O Brasil tem alcançado indicadores de crescimento econômico recentes, com destacado papel para as políticas públicas de inclusão social e distribuição de renda. No entanto ainda persistem desafios importantes para alcançar e consolidar a superação da extrema pobreza e de um amplo conjunto de desigualdades sociais, regionais, educacionais, étnicas e de gênero, etc.

A democratização das relações econômicas por meio de um modelo de desenvolvimento soberano, sustentável e solidário se configura como uma estratégia fundamental para possibilitar o acesso de todos os cidadãos e cidadãs aos benefícios do crescimento econômico. A consolidação da Economia Solidária constitui uma parte importante desse esforço nacional. Trata-se de uma economia responsável pela reprodução da vida de uma parcela crescente da população, que se alimenta de inúmeras atividades realizadas no campo e na cidade e que tem gerado ricas inovações na reestruturação do tecido social e produtivo em muitos territórios e comunidades.

Especificamente em relação às formas alternativas de geração de ocupação e renda, já são inúmeras as experiências de trabalhadores brasileiros que por iniciativa própria, ou estimulados por entidades civis, sindicais, religiosas, universitárias ou mesmo organismos governamentais, vêm se organizando em variadas formas associativas que vão constituindo o que hoje chamamos de economia popular solidária. São as cooperativas de produção, crédito e prestação de serviços, grupos solidários, associações, empresas em processo falimentar recuperadas por seus trabalhadores em forma de autogestão, empresas familiares articuladas em redes de cooperação, mutirões, redes solidárias, clubes de troca entre tantas outras.

A viabilidade econômica e a eficácia social destas iniciativas requerem e têm demandado do Estado, investimentos de aporte econômico-social no âmbito das políticas públicas visando:

(6)

renda e à participação na partilha da riqueza do país.

Para responder às demandas crescentes dos empreendimentos e demais atores da Economia Solidária, dezenas de Estados e Municípios criaram nos últimos anos suas políticas públicas nesse setor, aprovando marcos legais, construindo instâncias de operacionalização e de diálogo com a sociedade. Essa rica experiência tem sido potencializada pela Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária criada em 2003.

Apesar dos importantes avanços alcançados por estás políticas, observa-se, ainda, uma limitação da compreensão do papel do Estado na sua formulação, no domínio técnico para a elaboração de instrumentos e mecanismos de políticas que possibilitem ao Poder Público responder com maior precisão as demandas da sociedade civil e principalmente das organizações associativas em escala municipal e regional.

Nesse sentido, existe uma dificuldade de domínio no que se refere a instrumentos e metodologias de gestão das políticas públicas bem como mecanismos de acompanhamento, monitoramento e avaliação. É preciso, superar estas barreiras para contribuir na consolidação de uma política pública de economia solidária que se encontra em processo de implantação no país.

O projeto “Fortalecimento de redes de gestores de políticas públicas de Economia

Solidária” irá possibilitar o fortalecimento da atuação em rede dos gestores de políticas

públicas de economia solidária e o aprimoramento da qualificação de seus gestores e políticas, por meio de processos formativos e informativos, integrados e participativos, contribuindo para os trabalhadores destes empreendimentos, terem acesso a políticas públicas mais eficazes, efetivas e adequadas às suas demandas e necessidades, no âmbito local e regional. Nessa perspectiva, o (a) Estagiário de Administração de Empresas será responsável pelo suporte na execução das atividades previstas do projeto, irá contribuir para o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos, irá apoiar a gestão nos fluxos e controles administrativo, operacional e financeiro como: atualizar banco de dados, apoiar na execução de rotinas administrativas, elaborar planilhas, ofícios, mailings e relatórios, organizar documentos, apoiar na organização de seminários e oficinas, e participar da execução de arquivos físico e digital.

IV. FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO(A) ESTAGIÁRIO(A) DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS..

O(a) profissional a ser contratado(a) deverá participar e contribuir para cumprimento das atividades previstas no projeto “Fortalecimento de redes de gestores de políticas públicas

de Economia Solidária”, bem como para o atendimento aos seus objetivos e metas e

desempenhará atividades relacionadas à área administrativa, considerando as seguintes funções e atribuições e os objetivos específicos do projeto.

i. Funções e atribuições do profissional contratado:

 Elaborar e conferir relatórios/planilhas.

 Participar da elaboração de formulários, gráficos, planilhas, fluxogramas, e demais instrumentos organizacionais.

(7)

 Participar da organização de arquivos e das atividades.

 Organizar acervos físico e digital.

 Atualizar processos e controles internos

 Colaborar na redação e digitação de documentos em geral

 Elaborar manuais, relatórios, atas e outros documentos em formato digital.

 Realizar sob supervisão os pedidos de cotação, receber e analisar as propostas comerciais.

 Acompanhar a manutenção e atualização do cadastro de fornecedores.

 Emitir requisições e pedidos de compra.

 Cooperar no controle de materiais.

 Apoiar na organização de reuniões e eventos.

 Apoiar na elaboração e execução de processos licitatórios.

 Atualizar banco de dados do Projeto.

 Realizar mobilização por telefone antecedendo as atividades do projeto.

 Apoiar na emissão de relatórios em geral.

 Apoiar na elaboração de apresentações em PowerPoint.

 Apoiar na elaboração de Artes em Photoshop.

 Acompanhar os procedimentos das atividades.

 Digitar, recepcionar, protocolar, dar encaminhamento, cadastrar e processar documentos diversos.

V- OBJETIVO, DIRETRIZES METODOLÓGICAS E METAS DO PROJETO.

I. As ações e atividades do(a) Estagiário(a) de administração de empresas deverão visar aos seguintes objetivos do projeto:

a) Objetivo específico 1: Contribuir para a concepção e o desenvolvimento de um Sistema Nacional de Políticas Públicas de Economia Solidária por meio da promoção de processos sistemáticos de intercâmbio, articulação e integração regional e nacional de atores governamentais e da sociedade civil das esferas municipal, estadual e federal;

b) Objetivo específico 2: Promover processos participativos de intercâmbio que possibilitem o aperfeiçoamento das estratégias, metodologias e instrumentos de promoção da economia solidária com vistas ao desenvolvimento territorial sustentável com superação da extrema pobreza;

(8)

II. Deverão ser observadas as seguintes Diretrizes Metodológicas do projeto:

Este projeto orienta-se, antes de tudo, pela compreensão da prática como ponto de partida e de chegada. Assim, a experiência dos gestores participantes no processo formativo, suas inquietações, dúvidas e angústias, bem como o saber e o conhecimento que trazem de suas experiências de gestão, são o ponto de partida. O objetivo é trabalhar teórica e conceitualmente as questões geradoras do debate, confrontando os aspectos práticos e os teóricos, bem como as diferentes práticas, na construção de novos referenciais, em um processo de superação e aperfeiçoamento.

O campo da economia solidária é marcado notadamente pela diversidade. Diversidade entre os empreendimentos, que variam em dimensão, grau de organização, setores de inserção econômica e grau de dependência dos instrumentos de proteção social. Diversidade que se apresenta entre as realidades locais, desde as pequenas cidades, onde se confundem as fronteiras entre o rural e o urbano, e as grandes metrópoles hipertrofiadas. As experiências de gestão no âmbito das políticas de apoio e fomento à economia solidária também variam enormemente entre si, diferindo quanto ao tempo de implantação das políticas, grau de institucionalização, lugar institucional e disponibilidade de recursos orçamentários. Daí a ineficácia das fórmulas prontas de gestão pública, que podem funcionar em alguns contextos específicos e serem absolutamente inoperantes em outros.

Assim, entendemos o processo de formação vinculado a uma postura dialógica e plural. Diálogo a ser estabelecido entre as diferentes experiências de gestão, entre as diferentes necessidades, entre os referenciais conceituais e teóricos e o conhecimento prático. Desta interação dialética, pretende-se construir um conhecimento novo, significativo e eficiente na orientação da gestão das políticas públicas de economia solidária.

É interessante observar que os participantes do processo formativo são ao mesmo tempo sujeitos e objetos da formação, são atores e autores do novo conhecimento que se pretende construir.

Nesta perspectiva, os instrumentos e técnicas pedagógicas, foram pensados sempre objetivando estimular a participação, facilitar e estimular a apreensão dos instrumentos de gestão com os quais se pretende trabalhar e abrir espaços para a reflexão e o debate coletivos.

III. Todas as iniciativas a serem contempladas pelo projeto serão orientadas pelas três metas do projeto:

a) Promover eventos regionais e nacionais para a integração e articulação de políticas públicas municipais e estaduais de economia solidária com vistas a aprofundar os mecanismos e instrumentos para o Sistema de Políticas Públicas de Economia Solidária.

b) Realizar processos participativos de sistematização de práticas e de fortalecimento de redes de gestores de políticas de economia solidária no Brasil como espaços de articulação e integração nacional que possibilitam o aperfeiçoamento das estratégias, metodologias e instrumentos das políticas públicas de economia solidária

c) Criar e manter espaços presenciais e virtuais de articulação e integração sistemática da Rede de gestores de políticas públicas de economia solidária.

(9)

São Paulo, 08 de setembro de 2015.

Profa. Dra. Sonia Marise Salles Carvalho

Diretora Executiva - Unitrabalho

(10)

ANEXO II

FICHA DE INSCRIÇÃO DADOS DO CANDIDATO (A):

NOME:

SEXO: Masculino: ( ) Feminino ( )

ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO: TEL 1: TEL 2: E-MAIL: RG: ÓRGÃO EMISSOR: CPF:

Referências

Documentos relacionados

Juntou documentos (fls. 112), o requerido Facebook Serviços On-line do Brasil Ltda apresentou resposta em forma de contestação (fls. Discorreu sobre a necessidade de

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Nesse mesmo período, foi feito um pedido (Processo do Conjunto da Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro nº 860-T-72) pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil e pelo Clube de

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

In an attempt to data mine TFs that are potentially involved in cell wall biosynthesis in sugarcane, we built a co-expression network using the R-package WGCNA (Langfelder and

Más en concreto, argumentaré que el aprendizaje de la ciencia, en contra de lo que han supuesto algunos de los modelos dominantes del cambio conceptua l a partir de la propuesta