• Nenhum resultado encontrado

FILMES PARA VOCÊ ESTUDAR GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FILMES PARA VOCÊ ESTUDAR GEOGRAFIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

FILMES PARA VOCÊ ESTUDAR GEOGRAFIA

Lincoln (2012). Dirigido por Steven Spielberg, o filme foi lançado em janeiro deste ano no Brasil e mostra a luta de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos de 1861 até seu assassinato em abril de 1865, para aprovar a 13ª Emenda, que abolia a escravidão no país, em 1865.

Os Miseráveis (2012). A história se passa na França do século XIX entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832.

Valsa Com Bashir (2008). Filme israelense sobre a 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80. Persepolis (2007). É sobre o início da nova República Islâmica e como ela passou a controlar como as pessoas deveriam se vestir e agir.

Munique (2005). Dirigido por Steven Spielberg, fala sobre um ataque terrorista que aconteceu nas Olimpíadas de Munique de 1972, quando um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e matou integrantes da equipe olímpica israelense.

Tropa de Elite 1 e 2 (2007 e 2010). Sobre a violência urbana no Rio de Janeiro.

1984 (1984). Adaptação do livro 1984, escrito em 1948 por George Orwell, que aborda o tema do totalitarismo.

Tempos Modernos (1936). Filme de Charles Chaplin que aborda a Revolução Industrial.

Daens – Um grito de Justiça (1992). O filme se passa na segunda metade do século XIX, período considerado como a Segunda Revolução Industrial, que apresentou grande avanço tecnológico e científico.

Germinal (1993). Baseado no romance de mesmo nome de Émile Zola, aborda os movimentos grevistas de um grupo de mineiros no norte da França do século XIX contra a exploração.

O Dia que durou 21 anos (2011). O documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964.

Capitalismo: Uma história de amor (2009). Filme de Michael Moore sobre o capitalismo, a liberdade e os Estados Unidos.

Chove sobre Santiago (1976). Sobre o golpe militar no Chile em 1973.

O contestado (2012). Sobre a Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916, que envolveu milhares de civis e militares e colocou Paraná e Santa Catarina em disputa por questões territoriais.

(2)

FILMES PARA VOCÊ ESTUDAR HISTÓRIA

Desmundo (2003, Alain Fresnot): “É baseado no livro homônimo de Ana Miranda e nos apresenta a situação colonial nos primeiros anos da colonização portuguesa no Brasil. No filme, há um destaque para a ação dos cristãos-novos nesse cenário e a posição da mulher em uma sociedade patriarcal.”

Xingu (2012, Cao Hamburger): “O filme conta a trajetória dos irmãos Vilas Bôas (Orlando, Leonardo e Cláudio) que participaram de forma decisiva na expedição Roncador-Xingu – que teve início ainda durante o governo Vargas. Os irmãos também foram figuras fundamentais na criação do parque nacional do Xingu. No filme podemos observar a relação e os primeiros contatos com tribos nativas ainda isoladas”.

O que é isso, companheiro? (1997, Bruno Barreto): “Inspirado no livro de Fernando Gabeira o filme retrata os momentos que giram em torno do sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick, em 1969. O contexto abordado são os movimentos de resistência ao governo militar, em especial após a AI-5 (1968) com o endurecimento do regime”.

1964: um golpe contra o Brasil (2013, Alípio Freire): “Neste documentário o cineasta e jornalista Alípio Freire colhe uma série de depoimentos de sujeitos que viveram os momentos que antecederam o golpe de 1964. Especialistas e testemunhas fazem um balanço sobre o que foi o golpe e o seu contexto no governo do presidente Jango.

Adeus Lenin (2002, Wolfgang Becker): “As mudanças vividas em Berlim, em especial a oriental, podem ser vividas a partir deste filme. Se maneira cômica e trágica os filhos tentam omitir da mãe o fato de que a Alemanha foi unificada, pois a senhora de saúde debilitada é uma das entusiastas do comunismo e os filhos creem que essa transição pode ser fatal para a saúde da mãe. A entrada do capitalismo e as mudanças na Alemanha oriental são o foco central deste filme.

Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (1975, Terry Jones, Terry Gilliam): “Aqui temos uma sátira da Idade Média e isso é o que torna este filme ilustrativo do ponto de vista histórico. Indo na linha contrária dos diversos filmes que retratam o período, o grupo inglês Monty Python satiriza reis, cavaleiros e até a caça às bruxas”.

“Danton, o processo da Revolução” (1983) – Tema: Pós-Revolução Francesa “Olga” (2004) – Tema: Era Vargas

“A Lista de Schindler” (1993) –Tema: Holocausto “Lamarca” (1994) – Tema: Ditadura Militar no Brasil

“Missing – Desaparecido” (1992) – Tema: Ditadura Militar no Chile

“Missippi em Chamas” (1988) – Tema: Racismo no Estado Unidos na década de 1960 Guerra dos Pelados (1970) – Tema: Guerra do Contestado

“Sonhos Tropicais” (2001) – Tema: Revolta da Vacina O Nome da Rosa (1986) – Tema: Idade Média

Inside Job (2010) – Tema: Crise financeira global de 2007-2012

(3)

17 FILMES PARA REDAÇÃO

Não dá para adivinhar qual será o tema da redação do vestibular, afinal, qualquer tema, sob diferentes abordagens, pode ser pedido. Mas sempre há aqueles assuntos importantes e atuais que valem a pena ficar de olho.

A seguir, listamos sete temas importantes e 20 filmes. Com eles, além de você se divertir, você aumenta seu repertório e treina a argumentação, essenciais na hora de mandar bem na redação. Confira!

Globalização e capitalismo

No mundo neocapitalista, surge uma comunidade interligada por relações comerciais e profissionais, provocando transformações no modo como pessoas se relacionam entre si e com o mundo ao seu redor.

- Babel, de Alejandro Iñarritu, se passa na África, América e Ásia e mostra a interdependência entre acontecimentos em diferentes continentes.

- Encontro com Milton Santos ou O Mundo Visto do Lado de Cá, de Silvio Tendler, aborda as reflexões feitas pelo geógrafo brasileiro sobre a globalização e seus efeitos negativos para os países mais pobres.

- Biutiful, também de Iñarritu, conta a história de Uxbal, que vive em um bairro pobre de Barcelona e explora imigrantes ilegais chineses e africanos, vendendo no mercado negro produtos feitos com mão de obra barata.

- Trabalho Interno, documentário vencedor do Oscar 2011, fala sobre a crise econômica atual, explicando de modo didático o sistema financeiro mundial e como a crise se desenvolveu da Islândia aos Estados Unidos.

Intolerância

Em um mundo marcado por violência, conflitos étnicos e desigualdades, surge a dificuldade em aceitar e respeitar as diferenças e conviver em uma sociedade cada vez mais dinâmica e plural. - Crash – No Limite, de Paul Haggis, fala sobre conflitos entre pessoas de diversas etnias nos EUA, explorando a questão do ódio e da intolerância.

- A Onda, de Dennis Gansel, conta a história de um professor na Alemanha que simula um regime autoritário em sala de aula, para convencer seus alunos de que eles ainda não estão livres da ameaça do nazismo.

- Promessas de um Novo Mundo traz entrevistas feitas com crianças judias e palestinas, que trazem a sua visão do conflito entre Israel e Palestina e abordam a morte de amigos e parentes e seus sonhos.

Imigração

É cada vez mais comum a repressão à imigração ilegal, o choque cultural decorrente do aumento no fluxo de pessoas dos países mais pobres para os países mais ricos e os fluxos migratórios por causa de guerras e problemas ambientais.

(4)

- Entre os Muros da Escola, de Laurent Cantet, é uma ficção feita com personagens e situações reais, em uma escola francesa, e aborda as dificuldades de relacionamento e convivência entre jovens imigrantes e jovens franceses.

- Território Restrito, de Wayne Kramer, mostra a complicada situação dos estrangeiros que tentam ingressar ilegalmente nos EUA.

Meio Ambiente

A sociedade capitalista e consumista vive hoje as consequências de seus atos, vendo graves problemas ambientais e o aumento da discussão sobre desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente.

- Uma Verdade Inconveniente, documentário do ex-presidente americano e Nobel da Paz Al Gore, apresenta os problemas ambientais de forma didática e clara e alerta para um futuro problemático para o planeta.

- Surplus, documentário sueco de Erik Gandini, se vale da linguagem de videoclipes para tratar dos paradoxos e desigualdades da sociedade de consumo e de seus efeitos devastadores no meio ambiente e no modo como as pessoas se enxergam como cidadãos e indivíduos.

- Avatar, de James Cameron, apesar de ser uma animação de ficção científica, se vale de uma metáfora para tratar dos problemas ambientais e da exploração descontrolada de recursos naturais.

Violência urbana

Filmes que exploram com realismo a violência nas grandes cidades e a desigualdade social são cada vez mais comuns, principalmente no Brasil, onde a segurança pública é pauta principal nas grandes cidades.

- Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, retrata a transformação da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, em uma perigosa favela dominada pelo tráfico.

- O documentário Ônibus 174, de José Padilha, conta a história de Sandro do Nascimento, que em 2000 sequestrou um ônibus no Rio de Janeiro e manteve os passageiros como reféns.

- Do mesmo diretor há Tropa de Elite, um dos filmes mais vistos do cinema brasileiro, que narra a história de Capitão Nascimento e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Rio de Janeiro.

Mundo digital

As transformações causadas pelo mundo digital e redes sociais chegam até as relações humanas e mudam o modo como pessoas como a se comunicar e a interagir.

- A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg, estudante de Harvard que cria o Facebook, a rede social mais famosa do planeta. De personalidade difícil, o filme mostra algumas das ações controversas que levaram Mark a se tornar um jovem milionário.

- Matrix, dos irmãos Wachovski, fala de um mundo onde toda a realidade que conhecemos é uma ilusão, um programa de computador criado por máquinas para mascarar o mundo real, onde tudo foi destruído e a inteligência artificial domina os humanos.

(5)

Ciência e ética

Com grandes avanços científicos, é hora de pensar em questões éticas e no que é o ser humano. Como será uma sociedade cada vez mais avançada em termos científicos? Poderá mudar o modo como nos vemos como ser humano?

- Gattaca, de Andrews Niccol, é uma ficção científica que mostra um mundo onde as pessoas são selecionadas geneticamente antes mesmo de nascer, provocando a eugenia e uma série de conflitos tecnológicos e éticos na sociedade.

- Eu, Robô, fala de um mundo, em 2035, onde os robôs existem para servir os humanos e obedecem às Leis da Robótica de Isaac Asimov. Contudo, não demorará a máquinas e humanos entrem em conflito.

- Inteligência Artificial, de Steven Spielberg, fala de um mundo onde androides convivem com seres humanos normalmente. Um cientista, então, decide criar um modelo de robô com sentimentos, da aparência de uma criança, programada para amar seus pais.

Referências

Documentos relacionados

Assista ao vídeo em nosso canal e descubra por que faz muito mais sentido você trazer os seus recursos para uma Entidade com mais de 50 anos de experiência no assunto.. Você

7 x 160 x 1220 mm Amendoim, Cherry, Maple, Cabreúva, Carvalho Branco, Carvalho Vermelho, Jatobá, Muiracatiara, Tauari, Timborana, Sucupira, Anegri, Champagne, Peroba Royal,

A única vacina que proporciona 2 anos de proteção contra o vírus da leucemia felina (FeLV) e 1 ano de proteção contra as mais importantes viroses felinas (rinotraqueíte,

****** Atletas e Cavalos não Filiados, procurar a FCH para fazer a filiação antes do inicio na prova.

tuguesa da Química, Petroquímica e Refinação pre- tende contribuir para o reforço da competitividade do setor, bem como para o crescimento sustentável da economia nacional,

Introdução: O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) é uma doença que afeta entre 1 a 1,6% da população, mas que não é devidamente diagnosticada e tratada, gerando, consequentemente,

Em primeiro lugar, como a pecuária é menos intensiva em capital que a agricultura, mais produtores irão escolher a pecuária quando os preços da terra estiverem baixos em

Combating illegal deforestation and land grabbing generates incentives for producers to improve their productivity, thereby inducing farmers to intensify their pastures or switch