• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA VUNESPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA VUNESPE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - BANCA

VUNESPE

1) No período “espero que a senhora não se oponha a um enlace”, a oração em destaque exerce a mesma função sintática que a expressão destacada em:

A).... os cuidados da ciência e a ciência dos cuidados triunfaram do mal...

B).... o moço lhe causou no dia em que lhe pediu a filha em casamento...

C) A cerimônia efetuou-se com toda a simplicidade, na matriz do Engenho Novo.

D) Um ano depois do casamento, Fadinha estava outra vez bonita...

E) Só havia um obstáculo à minha felicidade: era a formosura de Fadinha.

2) Assinale a alternativa em que a substituição dos trechos destacados na passagem “ O paulistano, contudo, não é de jogar a toalha? prefere estendê-la e se deitar em cima, caso lhe concedam dois metros quadrados de chão.”

Está de acordo com a norma-padrão de crase, regência e conjugação verbal.

A) prefere mais estendê-la do que desistir, põe à disposição.

B) prefere estendê-la à desistir , ponham a disposição. C) prefere estendê-la a desistir , põe a disposição. D)prefere estendê-la do que desistir, põem a disposição.

E) prefere estendê-la a desistir , ponham à disposição.

3) Mantendo-se as ideias do texto original, a passagem do 6º parágrafo – O indivíduo não só perde a capacidade de pagamento mas também enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos... – pode ser reescrita da seguinte forma:

A) O indivíduo ou só perde a capacidade de pagamento ou também enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.

B) O indivíduo não só perde a capacidade de pagamento, porém enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.

C) O indivíduo perde a capacidade de pagamento e enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos. D) O indivíduo perde a capacidade de pagamento, portanto também enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.

E) O indivíduo só perde a capacidade de pagamento, mas não enfrenta grande dificuldade para obter novos recursos.

4)

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase são preenchidas, respectivamente, com:

A) Abordaram-se ... fizessem ... à semelhança ... à B) Abordou-se ... fizessem ... a semelhança ... da C) Abordaram-se ... fizesse ... a semelhança ... a D) Abordou-se ... fizessem ... à semelhança ... a E) Abordaram-se ... fizesse ... semelhança ... da 5) Assinale a alternativa correta quanto à concordância e à regência.

A) As semanas do verão sufocante traz indícios que se vislumbrará novos tons de beligerância política devido o calendário eleitoral.

B) As semanas sufocantes do verão trazem indícios de que haverá novos tons de beligerância política devido ao calendário eleitoral.

C) As semanas do verão sufocantes trazem indícios que haverão novos tons de beligerância política devido ao calendário eleitoral.

(2)

D) As semanas do sufocante verão trazem indícios de que surgirá novos tons de beligerância política devido o calendário eleitoral.

E) As semanas do sufocante verão que está fazendo traz indícios que novos tons de beligerância política aparecerão devido o calendário eleitoral.

6) Considerando as regras de concordância verbal e de colocação pronominal, a forma verbal destacada no trecho : “Já há previsões de que esse perigo tenha mais ramificações para a saúde pública do que o amianto ou o fuma.”, pode ser corretamente substituída por: A) tem-se. B) se ouve. C) se fazem. D) divulgou-se E) escutaram-se. 7)Considere a frase.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas dessa frase devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por: A) a - à - à B) a - à - a C) à - a - a D) à - à - a E) à - a - à 8)

- O trecho “Tal complicação deriva da pesquisa de Abranches. Ele tem se especializado em questões ambientais e políticas globais, conexão suficiente para produzir calvície e gastrite.”

apresenta reescrita correta, quanto ao padrão normativo da regência e da crase, em:

A) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

(3)

B) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

C) Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

D) Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.

E) Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

9) Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase foi empregado corretamente.

A) As aranhas são capazes de percorrer às paredes. B) A professora sentiu-se envergonhada diante às alunas.

C) As paredes são resistentes às chuvas.

D) As férias escolares começam à partir de julho. E) As tempestades são reações à danos causados pelo homem.

10) Na oração “ Já que tenho um peixinho dourado como mascote” , o sentido expresso pela conjunção em destaque é de

A) conclusão e, nesse contexto, pode ser substituída por “Portanto”.

B) conformidade e, nesse contexto, pode ser substituída por “Conforme”.

C) causa e, nesse contexto, pode ser substituída por “Como”.

D) oposição e, nesse contexto, pode ser substituída por “Mas”.

E) explicação e, nesse contexto, pode ser substituída por “Pois”.

11) “Imagino que jogar controles remotos no lixo fira gravemente alguma regra ecológica, mas a visão

daqueles defuntos eletrônicos me trouxe um sentimento de urgência: eram eles ou eu”.

O termo “mas” , em destaque, tem valor A) conclusivo, equivalendo a portanto. B) alternativo, equivalendo a ora. C) explicativo, equivalendo a porque. D) aditivo, equivalendo a também.

E) adversativo, equivalendo a porém.

12) A expressão destacada em – Na linha de produção da Qualitas, em Itapira (SP), o volume de horas extras cresceu 40% e, ainda assim, o empresário Paulo Stivalli não consegue atender a todos os pedidos de ventiladores. – pode ser corretamente substituída, sem alteração de sentido, por:

A) por isso B) a fim disso

C) apesar disso D) com isso E) enquanto isso

13) Considere o trecho a seguir.

“Esse excesso não pode ser coisa boa: a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas”.

Mantendo-se as relações de sentido do texto, os dois-pontos podem ser corretamente substituídos por

A) mas.

B) pois. C) embora. D) contudo. E) desde que.

14) Assinale a alternativa com as palavras acentuadas segundo as regras de acentuação, respectivamente, de intercâmbio e antropológico. A) Distúrbio e acórdão. B) Máquina e jiló. C) Alvará e Vândalo. D) Consciência e características. E) Órgão e órfãs.

(4)

15) Assinale a alternativa em que as palavras são acentuadas graficamente pelos mesmos motivos que justificam, respectivamente, as acentuações de: década, relógios, suíços.

A) flexíveis, cartório, tênis. B) inferência, provável, saída. C) óbvio, após, países.

D) islâmico, cenário, propôs.

E) república, empresária, graúda.

16) Observe as frases:

I. Há veículos que conssomem muito combustível.

II. Os carros a gazolina custávam mais caro.

III. Várias pessoas têm obsessão por carros.

As palavras destacadas estão

corretamente escritas e acentuadas apenas em: A) I. B) II. C) III. D) I e II. E) II e III. 17) Leia as frases.

I- As pesquizas de mercado tem demonstrado a ineficiensia desses novos procedimentos.

II- O comprimento das novas extratejias não esta sortindo efeito.

III- Não haverá exceção para nenhum funcionário do setor de análise de dados.

IV- O pagamento dos quinquênios não traz nenhum benefício aos pensionistas.

De acordo com a ortografia e a acentuação, estão corretas apenas A) I e II B) I e III. C) II e III. D) II e IV. E) III e IV.

18) Apresenta pontuação correta os textos apresentados na alternativa:

A) Nos últimos anos, o que afinal, anda acontecendo com o mundo! E futuramente o que virá. A obra de Abranches, caro leitor formula repostas diabolicamente, complicadas.

B) Nos últimos anos, o que afinal anda acontecendo com o mundo. E futuramente o que virá? A obra de Abranches caro leitor, formula repostas, diabolicamente complicadas.

C) Nos últimos anos o que afinal anda acontecendo, com o mundo! E, futuramente, o que virá? A obra de Abranches, caro leitor formula, repostas, diabolicamente complicadas

D) Nos últimos anos, o que, afinal, anda acontecendo com o mundo? E futuramente o que virá? A obra de Abranches, caro leitor, formula repostas diabolicamente complicadas.

E) Nos últimos anos o que, afinal anda acontecendo com o mundo? E, futuramente o que virá.? A obra de Abranches caro leitor formula, repostas, diabolicamente, complicadas.

19) Na frase em “O pior é que o dono do restaurante tinha razão: as famílias pareciam estar gostando do programa.”, os dois-pontos introduzem na frase A) uma suposição e podem ser substituídos corretamente por “portanto”.

B) uma citação e podem ser substituídos corretamente por “porque”.

C) uma advertência e podem ser substituídos corretamente por “todavia”.

D) uma justificativa e podem ser substituídos corretamente por “pois”

E) um esclarecimento e podem ser substituídos corretamente por “entretanto”.

20) Na passagem “ Casara-se com d. Laura, que [....] era mais inteligente e instruída que ele” , emprega-se a vírgula para indicar uma :

A) conclusão sintetizando as divergências entre as personagens.

(5)

B) correção relativa à personalidade de d. Laura. C) conversa entre as personagens do conto. D) citação contendo o pensamento de Garcia.

E) explicação quanto às qualidades de d. Laura. 21)

Na fala da personagem, as aspas utilizadas indicam

A) fala de outrem. B) sentido figurado. C) discurso indireto. D) coloquialismo. E) imprecisão de sentido. 22) Considere o trecho:

“Segundo ele, há similaridade entre os dois em relação à maciez, tingibilidade (capacidade de receber corante), alongamento, absorção de líquido e isolamento térmico.”

No trecho, os parênteses são usados para apresentar A) um comentário à parte, sem relação com tingibilidade.

B) uma dúvida quanto aos muitos sentidos de tingibilidade.

C) uma enumeração de sinônimos para tingibilidade. D) uma exemplificação de produtos com tingibilidade.

E) uma explicação sobre o significado de tingibilidade.

23) Para responder às questões de números 20 e 21, considere o período do terceiro parágrafo: Rádio, a gente pode ouvir baixinho, enquanto está lendo um livro. Televisão é incompatível com livro...

- Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

A) Enquanto lê um livro, a gente pode ouvir rádio baixinho, mas televisão é incompatível com livro. B) Enquanto lê um livro, a gente pode ouvir rádio baixinho mas televisão é incompatível com livro. C) A gente enquanto lê um livro, pode ouvir rádio baixinho mas televisão é incompatível com livro. D) Enquanto lê um livro, a gente pode ouvir, rádio baixinho, mas televisão é incompatível com livro. E) A gente, enquanto lê um livro pode ouvir rádio, baixinho, mas televisão é incompatível com livro.

24) Para responder a esta questão, observe a seguinte passagem:

“Mas celebrar é vital - e nada como algumas datas marcadas para lembrar que a vida não é apenas luta; é também a possível alegria.

Assinale a alternativa que dá a essa passagem nova pontuação, também de acordo com a norma-padrão.

A) Mas, celebrar, é vital; e nada como algumas datas marcadas para lembrar, que a vida, não é, apenas, luta; é, também, a possível alegria.

B) Mas, celebrar é vital. E nada como algumas datas marcadas para lembrar que a vida não é apenas luta; é também a possível alegria.

C) Mas celebrar é vital. E nada como algumas datas marcadas, para lembrar que a vida não é apenas, luta; é também: a possível alegria.

D) Mas celebrar é vital, e nada como: algumas datas marcadas para lembrar que a vida, não é apenas luta; é também a possível alegria.

E) Mas celebrar, é vital; e nada como algumas datas marcadas, para lembrar que: a vida não é apenas luta; é também, a possível alegria.

25) Assinale a alternativa correta quanto à pontuação, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa. A) Um amigo declarou: que meu pé de milho era capim. Outro amigo, que era cana. O leitor já viu um pé de milho?

(6)

B) Um amigo declarou, que meu pé de milho, era capim. Outro amigo que era cana. O leitor, já viu um pé de milho?

C) Um amigo declarou: meu pé de milho era capim. Outro amigo: que era cana. Já viu leitor um pé de milho?

D) Um amigo, declarou que meu pé de milho era capim. Outro amigo que era cana. Já viu leitor, um pé de milho?

E) Um amigo declarou que meu pé de milho era capim. Outro amigo, que era cana. Já viu, leitor, um pé de milho?

26) Assinale a alternativa em que o texto está pontuado corretamente.

A) Desde o mês de maio, os usuários do comércio virtual passaram a ter mais outro instrumento de defesa: o decreto do comércio eletrônico, que regulamenta os direitos do consumidor nas compras on-line.

B) Desde o mês de maio, os usuários do comércio virtual, passaram a ter mais outro instrumento de defesa: o decreto do comércio eletrônico, que regulamenta os direitos do consumidor nas compras on-line.

C) Desde o mês de maio os usuários do comércio virtual passaram a ter, mais outro instrumento de defesa: o decreto do comércio eletrônico que regulamenta os direitos do consumidor nas compras on-line.

D) Desde o mês de maio, os usuários do comércio virtual, passaram a ter mais: outro instrumento de defesa, o decreto do comércio eletrônico que, regulamenta, os direitos do consumidor nas compras on-line.

E) Desde o mês de maio os usuários do comércio virtual passaram a ter mais: outro instrumento de defesa, o decreto do comércio eletrônico, que regulamenta, os direitos do consumidor nas compras on-line.

27) “Há umas poucas décadas, jornalistas brasileiros tomaram conhecimento, muito surpresos, de que estávamos às voltas com um problema novo, importado do Oriente em cascos de navios que chegavam a nossos portos: a invasão do mexilhão dourado, que entrara pelo Porto de Rio Grande, subira pelo Rio Paraná e, mesmo combatido, migrou para o Pantanal, continuou rumo ao norte e chegou à Amazônia”.

Considerando o contexto do trecho em que aparecem, segundo as regras de pontuação e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é correto afirmar que os dois pontos (:) são utilizados para introduzir

A) uma resposta direta para o que foi perguntado anteriormente.

B) uma enumeração dos fatos mencionados anteriormente.

C) uma pergunta direta do autor sobre os fatos que foram mencionados.

D) uma enumeração dos fatos novos que serão mencionados.

E) um esclarecimento, uma explicação para o que foi dito anteriormente.

Referências

Documentos relacionados

PEDIDO DE APOIO PARA PAGAMENTO DE BILHETES – FREQUÊNCIA DA ESCOLA PROFISSIONAL DE HOTELARIA E TURISMO DE CARVALHAIS: - Presente Informação da Técnica Superior de Serviço

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

Dessa forma, a avaliação passa a exigir do professor uma relação epistemológica com o aluno - uma conexão entendida como reflexão aprofundada a respeito das formas como

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

O presente Estatuto tem por objetivo estabelecer normas para a organização e funcionamento do Grêmio Estudantil “ Dona Neide” da Escola de Educação Básica

[para] não apenas seguirem fielmente o livro didático, devem também orientar os alunos a buscar outros tipos de leitura” (RIBEIRO, 2015, p. 20) destaca que “a

Adjudicamos o objeto da contratação em favor da empresa: NP PROMOÇÃO DE EVENTOS LTDA – ME, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 23.542.577/0001-20, residente à Rua Teodoro