• Nenhum resultado encontrado

Brasília, Junho de 2015 EXPRESSO. Ano 1 Nº 4. Assédio Moral CONTE PARA O SINDICATO SINDICA TO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Brasília, Junho de 2015 EXPRESSO. Ano 1 Nº 4. Assédio Moral CONTE PARA O SINDICATO SINDICA TO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLI"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EXP

RESS

SINDICA TO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA

Br asília, Junho de 2015 Ano 1 — Nº 4

CONTE PARA O

SINDICATO

Assédio Moral

(2)

EXPRESSO

EXPEDIENTE

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA

Presidente Eduardo Araújo de Souza

Secretário de Imprensa José Garcia Rocha (imprensa@bancariosdf.com.br) Conselho Editorial Rafael Zanon (BB), Wandeir Severo (Caixa),

Antonio Eustáquio (BRB) e Paulo Frazão (Bancos Privados)

Editores Renato Alves e Rodrigo Couto

Redação Mariluce Fernandes, Rosane Alves, Thaís Rohrer Editor de Arte Valdo Virgo

Assistente de Arte Fabricio Oliveira (estagiário) Fotografia Guina Ferraz

Sede SHCS EQ 314/315 Bloco A - Asa Sul - CEP 70383-400 Telefone (61) 3262-9090

Endereço eletrônico bancariosdf.com.br

Tiragem 28.000 exemplares

Distribuição gratuita

Todas as opiniões emitidas neste informativo são de responsabilidade da diretoria do SEEB-DF

(3)

ASSÉDIO MORAL:

Conte-nos o que

está acontecendo

3

C

ada final do semestre constituiu um período de apreensão e tormento para os bancários cumprirem as metas abusivas. Apesar da flagrante redução dos postos de trabalho, as direções dos bancos aumentam as metas de forma incompatível com as condições de trabalho oferecidas e com o tempo necessário para realizá-las.

As metas, que nunca são negociadas, combinadas com a pressão pelo cumprimento antecipado – que coloca o trabalhador em situações propensas ao descumprimento de normas éticas e morais –, propiciam um ambiente favorável ao aumento do assédio moral.

Na pesquisa “100% não é mais o limite”, feita numa parceria entre o Sindicato e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde do Trabalhador e o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da UnB, publicada no ano passado, 58,8% dos bancários afirmaram ter sofrido assédio moral; cerca de 80% apontaram riscos médios a altos de adoecimento em função da organização do trabalho; e cerca de 70% apontaram o trabalho como cansativo, desgastante e fonte de sobrecarga.

O Sindicato tem melhorado os mecanismos de acesso à informação, com a instalação da Central de Atendimento, que visa, entre outras finalidades, uma melhor recepção e tratamento de assuntos relacionados ao assédio moral, sexual e às demais discriminações que ocorrem na categoria.

Conte pra nós o que está acontecendo aí no seu local de trabalho, pois podemos dar orientações e até fazer manifestações para combater essa prática que leva ao adoecimento!

Eduardo Araújo de Souza

Presidente do Sindicato

(4)

Visitas

nas

agências do BRB

A mobilização da categoria bancária no Distrito Federal cresce a cada dia. No mês de maio, o Sindicato organizou reuniões com os bancários das agências do Banco do Brasil do Setor Bancário Sul,

O compromisso do Sindicato com os bancários e com a classe trabalhadora continua. No mês de maio foi intensificada a ação sindical em defesa dos bancários do BRB e dos trabalhadores.

de Sobradinho, de Serrana, do Lago Sul, da 504 Norte, da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dipes), da Diretoria de Controles Internos (Dicoi), da Diretoria de Crédito (Dicre) e da Diretoria de Governo (Digov).

Os trabalhadores reafirmaram a luta contra o PL 4330, que legaliza a terceirização para todas as áreas das empresas, e discutiram itens específicos importantes como Cassi, Previ, PSO, assédio moral, entre outros.

Houve intensa mobilização contra o PL 4330, que permite a terceirização em todas as áreas das empresas. A entidade também tem lutado para impedir a aprovação das medidas provisórias 664 e 665, que agridem frontalmente direitos dos trabalhadores, como seguro-desemprego e pensões, por exemplo. No âmbito do BRB, a luta em defesa dos trabalhadores segue contra a onda de assaltos e explosões de caixas automáticos, no combate às situações de assédios de qualquer natureza no banco e na cobrança por mais segurança para os trabalhadores do novo prédio da TI.

Sindicato em ação:

reuniões

nas agências do BB

(5)

Visita do Sindicato continua

nas agências da Caixa

Força-tarefa em defesa

dos

bancários do HSBC

O Sindicato realizou no dia 14 reunião com os empregados da agência da Caixa de Brazlândia. Foram abordados temas referentes às atividades realizadas nos meses de março e abril, dos quais se destacam a luta pela manutenção da Caixa 100% pública e o combate ao PL 4330, que precariza as condições de trabalho com a abertura desenfreada para a terceirização.

Outras reuniões ocorreram com os empregados que atuam nas agências Ceilândia Centro e Ceilândia Norte, nos dias 26 e 28 de maio, respectivamente.

Aumentam as especulações sobre a venda do HSBC no Brasil. Com isso, cresce a preocupação dos representantes da categoria bancária em como o fato pode afetar

5 de maio

os 22 mil empregados do banco. A apreensão resultou numa força-tarefa de sindicalistas de todo o país, também funcionários da instituição financeira, que se reuniram em Brasília e percorreram o Congresso Nacional, nos dias 5 e 6, em busca de apoio dos parlamentares na defesa do emprego de bancários e bancárias. Diretores do Sindicato marcaram presença nas atividades.

(6)

7 de maio

Denúncia de proibição

de

horas extras no BRB

O Sindicato denuncia as mudanças no encarteiramento das agências do BRB, com consequente diminuição dos gerentes de negócios, e proibição de realização de horas extras divulgadas pelo banco. Os bancários podem denunciar a situação ao Sindicato caso esteja acontecendo extrapolação de jornada em

sua unidade, bem como se houver recusa do gestor em lançar as horas extras na folha de ponto. Há mecanismos que o Sindicato pode utilizar para evitar este tipo de ilegalidade.

Caixa continua

100% pública

Buscar formas para melhorar os processos de negociação e para ampliar os canais de relacionamento da Caixa Econômica Federal com a categoria bancária. Esse foi o objetivo da reunião

6

6 de Maio

convocada pela presidenta do banco, Miriam Belchior com representantes do movimento sindical. Na ocasião, Miriam Belchior garantiu que o governo não irá abrir o capital da Caixa.

Mais uma vez, o Sindicato, em conjunto com concursados do BRB, deflagrou uma campanha por mais contratações no banco. No dia 7 foi realizado um ato na sede do BRB (Edifício Brasília) para cobrar novas contratações da instituição financeira.

(7)

12 de maio

Reestruturação

na Ditec do BB

A Caixa retomou as contratações após pressão do movimento sindical e dos aprovados. Mais 38 novos empregados parti-ciparam do Programa de Integração e Ambientação

à Caixa Econômica Federal, de 4 a 8 de maio, na sede da Universidade Caixa. O secretário de Formação do Sindicato, Antonio Abdan, conversou com os recém-empossados e deu as boas-vindas durante a integração no dia 8.

Teve início no dia 12 a mesa de negociação sobre a Cassi entre entidades representativas do funcionalismo e o Banco do Brasil. Os representantes dos trabalhadores destacaram que os bancários do BB seguem mobilizados, juntamente com o Sindicato, para pressionar o banco a apresentar uma proposta que ponha fim aos problemas por que passa a Caixa de Assistência. A primeira negociação teve muitos debates, mas não houve propostas efetivas por parte do BB.

O Sindicato atua na defesa dos trabalhadores, por isso está atento às mudanças propostas pelo Banco do Brasil com a reestruturação da Diretoria de Tecnologia (Ditec). O Sindicato fez reunião com os trabalhadores do setor e está em ação para garantir os direitos dos bancários não prejudicados no processo. Também ocorreu uma reunião entre o Sindicato e representantes do Banco do Brasil para conhecer e debater o processo e apresentar à instituição as preocupações e reivindicações relacionadas aos funcionários.

8 de maio

Mais

38 contratações

na Caixa

Negociação

sobre a Cassi

(8)

Combate à

terceirização segue

As discussões da VII Conferência de Saúde da Cassi-DF, no dia 13, no Sindicato, destacaram a importância da continuidade do modelo de autogestão e avaliaram o atual sistema de saúde brasileiro.

Os participantes aprofundaram no conhecimento de informações a respeito da Cassi e refletiram sobre como organizar um plano de saúde, num ano em que se vai fazer tantos debates relacionados à superação de crises. Soluções viáveis para a sustentabilidade das Cassi também foram destaque nos temas.

Terceirização, não! Esse foi o clamor da audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado para debater “A Lei Áurea, a terceirização e o combate ao trabalho escravo”. O Sindicato marcou presença na audiência e continua mobilizado para combater a terceirização.

Com a evolução do debate sobre o PLC 30/15, originado na Câmara como PL 4330 com o objetivo de regulamentar a terceirização, o público que lotou o auditório Petrônio Portela concluiu que o texto deve ser rejeitado na íntegra.

Por uma Cassi

sustentável

14 de maio

13 de maio

sustentabilidade da Cassi

Proposta sobre

No dia 16 de maio começaram as competições do Campeonato de Futebol Soçaite 2015, mais conhecido como Interagências. Os times são formados por

funcionários do Banco do Brasil, num total de 46 equipes. O Sindicato é um dos apoiadores do campeonato.

16 de maio

8

(9)

Na segunda rodada de negociação sobre a sustentabilidade da Cassi, os representantes de entidades dos funcionários do BB reiteraram que concordam com a

proposta de ações estruturantes apresentadas pelos dirigentes eleitos da Cassi com base em estudos acompanhados por técnicos do banco. Insistiram na necessidade do aporte solicitado pelos eleitos. O BB repetiu que descarta a hipótese de aporte extraordinário.

Denúncias sobre

venda do HSBC

19 de maio

Proposta sobre

sustentabilidade da Cassi

9

Representantes dos bancários de Brasília e de regiões do país protocolaram no Banco Central (BC) e no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) denúncia de concentração econômica caso se confirmem as notícias de venda do HSBC. Os dirigentes sindicais levaram a situação para ser discutida durante audiência no dia 19, em Brasília. A importância da manutenção do emprego dos funcionários do banco também foi destacada pelos dirigentes sindicais.

(10)

20 de maio

Assembleias aprovam

propostas da Caixa e BB

10

Reforma política

Após caminhada que atraiu cerca de duas mil pessoas à Esplanada, a Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas entregou à Câmara dos Deputados documento com mais de 630 mil assinaturas a favor do andamento da proposta de reforma política no Congresso. Para que o projeto de reforma política seja de iniciativa popular é preciso coletar 1,5 milhão de assinaturas. Dirigentes sindicais participaram da caminhada e apóiam o projeto pela Reforma Política.

Reunidos em assembleia na noite do dia 26, na sede do Sindicato, os bancários do Banco do Brasil aprovaram suas propostas específicas e elegeram 46 delegados e delegadas de Brasília para o 25º Congresso Nacional dos Funcionários. No mesmo dia, também foram escolhidos os 40 delegados que representarão os empregados do Distrito

Federal no 31º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef). Os congressos ocorrerão nos próximos dias 12, 13 e 14 de junho, em São Paulo.

(11)

11

A Caixa precisa investir em mais contratações de empregados e melhorar as condições de trabalho nas suas unidades. Essa foi a avaliação apresentada pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) durante a rodada de negociação da mesa permanente com o banco realizada no dia 26.

No período de março a abril deste ano, foram registradas apenas 48 admissões frente a um total de 1.341 desligamentos relativos ao Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) da empresa. Diante desses números, os representantes dos empregados reivindicaram novas contratações para repor as vagas dos que foram aposentados.

Negociação

com a Caixa

27 de maio

A segunda reunião do Fórum Condições de Trabalho da Caixa deste ano ocorreu na Gerência de Pessoas (Gipes BR), em Brasília. Os temas debatidos foram condições de segurança, estrutura das unidades de trabalho e a urgência de mais contratações de empregados para atuar nas agências. A lotação insuficiente de empregados nas unidades de agências, principalmente as recém-inauguradas, foi um tema amplamente debatido na reunião.

Encontro

COEs

Fórum Condições de

Trabalho da Caixa

Os encontros nacionais dos funcionários

de bancos privados, realizados em São Paulo, definiram importantes temas para as Comissões de Organização dos Empregados (COEs) do Bradesco, Itaú, Santander e HSBC. Diretores do Sindicato dos Bancários de Brasília também participaram

dos encontros e levaram as reivindicações dos trabalhadores da categoria no Distrito Federal para discussão.

(12)

Respeito da diretoria do banco, com valorização do corpo funcional e cumprimento dos acordos com a categoria. Esse foi o recado dado pelos trabalhadores do BRB, no dia 27 que , com o apoio do Sindicato, cruzaram os braços por duas horas (das 11h às 13h) em todo o Distrito Federal. Além das paralisações dos bancários, o Sindicato organizou um ato em frente ao Edifício Brasília, sede do BRB, para reivindicar uma postura diferente da direção da empresa. Durante a atividade, diretores do Sindicato também denunciaram a postura de assédio moral disseminada em diversos setores da instituição. Bancários estão sendo pressionados a retirar ações trabalhistas sob ameaças de descomissionamento.

Paralisação

no BRB

Delegados sindicais

do BRB se reuniram, na sede do Sindicato, para definir estratégia de mobilização. Uma das decisões foi a paralisação de duas horas no dia 27 de

maio, em todas as unidades do BRB, agências e Direção Geral. Essa paralisação foi o primeiro ato de intensificação das mobilizações, cobrando da atual diretoria do banco respeito para com o conjunto dos trabalhadores e luta pelo pagamento da PLR.

(13)

13

O Sindicato promoveu, por meio da Comissão da Verdade dos Bancários, a apresentação do Sarau ‘Poesias do Cárcere’. O evento lotou o teatro em sua primeira apresentação e foi aplaudido de pé pelo público ao final. Devido ao grande sucesso, haverá nova apresentação do Sarau ‘Poesias do Cárcere’ no dia 9 de julho.

O espetáculo é baseado nas obras de presos e perseguidos políticos do regime militar e tem trilha sonora da música brasileira. As experiências traumáticas daqueles que ousaram desafiar a ditadura em nome da democracia são contadas na peça.

29 de maio

Sarau ‘Poesias do Cárcere’

faz sucesso

A história de um povo deve ser divulgada até as últimas consequências. Os brasileiros merecem conhecer a sua história e saber o que aconteceu no período sombrio e

antidemocrático iniciado com o Golpe Militar de 1964, quando cidadãos desapareceram e famílias foram dilaceradas. Esta é a síntese do Relatório Simplificado sobre os bancários e familiares do DF vítimas da ditadura militar (1964-1985), elaborado pela Comissão da Verdade dos Bancários de Brasília, entregue à diretoria do Sindicato no dia 29.

Relatório da

Comissão da Verdade

(14)

22 de junho

29 de junho

L

14

O VENENO ESTÁ NA MESA

VENDO OU ALUGO

Dir.: Silvio Tendler / Documentário / Brasil 2011 / Duração: 50 min

Dir.: Betse de Paula / Comédia Brasil 2013 / Duração: 88 min

(15)

15

CENTRAL DE

ATENDIMENTO

Sindicato dos Bancários de Brasília

Conte com a gente!

Com a intenção de aproximar ainda mais o Sindicato do trabalhador do ramo financeiro do DF, a diretoria da entidade reestruturou a Central de Atendimento Sindical que, além de ser um canal de comunicação que facilita o acesso às informações de interesse dos bancários, também é um espaço de denúncias. Assim, ao contratar a Central e registrar seu acionamento, o usuário receberá o protocolo do atendimento e será informado do prazo para a obtenção da resposta.

Pela Central de Atendimento poderão ser feitas denúncias de assédio (moral, sexual e discriminações de qualquer espécie), reclamações de assuntos administrativos, pedidos de informações, consultas, homologações, agendamentos com advogados e abertura de CAT. Além disso, pode ser solicitada a intervenção do Sindicato em situações de emergências. O registro na Central de Atendimento também possibilita diagnosticar os problemas que, a cada conjuntura, estão na ordem do dia e, institucionalmente, construir e providenciar soluções coletivas.

Assista todas as segundas-feiras, às 19h30,

em bancariosdf.com.br

Não perca a nossa programação. Ouça em

bancariosdf.com.br

(16)

Referências

Documentos relacionados

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Esse trabalho teve como objetivo determinar as contagens mesófilos aeróbios, fungos filamentosos e leveduras, psicrotróficos e Staphylococcuscoagulase positivo em

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as