• Nenhum resultado encontrado

AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS DA COMUNIDADE CRUZEIRO DOS MARTÍRIOS MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS DA COMUNIDADE CRUZEIRO DOS MARTÍRIOS MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E ESTRATÉGIAS DA COMUNIDADE CRUZEIRO DOS MARTÍRIOS – MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO) FAMILIAR AGRICULTURE IN BRAZIL: CHARACTERISTICS AND STRATEGIES OF

THE CRUZEIRO DOS MARTÍRIOS COMMUNITY – CITY OF CATALÃO (GO) Juniele MARTINS SILVA Graduanda do Curso de Geografia, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio-Ambientais (NEPSA/CNPq) Bolsista PIBIC/CNPq/UFG junielemartins@yahoo.com.br Estevane de Paula Pontes MENDES Profa. Dra. do Curso de Geografia, Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio-Ambientais (NEPSA/CNPq) iemendes@ibest.com.br Resumo: Este texto busca apresentar as principais discussões sobre a agricultura familiar no Brasil, dando ênfase às características econômicas e socioculturais, bem como às dificuldades enfrentadas pelos produtores da comunidade Cruzeiro dos Martírios no município de Catalão, Estado de Goiás. Para a execução deste trabalho foi realizada uma revisão teórico-conceitual da literatura pertinente à temática e, ainda, levantamento, sistematização, análise de informações de fontes primária e secundária. A pesquisa de campo foi realizada nos anos de 2007 e 2008, sendo aplicados um total de 38 roteiros de entrevista. Acredita-se no importante papel desempenhado por esses produtores tanto para agricultura quanto para sociedade no sentido de amenizar os problemas sociais e econômicos.

Palavras-chave: Agricultura familiar. Características socioeconômicas. Modernização conservadora. Catalão (GO).

Abstract: This text search shows the main discussions about the familiar agriculture in Brazil, giving emphasis to the economics and socio-cultural, as well as the difficulties faced for the producers of the Cruzeiros dos Martírios community in the city of Catalão, state of Goiás. For the execution of this work we accomplished a theoretical conception revision of the literature and, also, survey, systematization and information´s analyse in

(2)

primary and secondary fonts. The research field was accomplished in the years of 2007 and 2008, been applied a total of 38 itinerary of interview. Believing in the important paper performed for these producers both for the agriculture and the society in the meaning of soften the socials and economics problems.

Key-words: Familiar Agriculture. Socioeconomics characteristics. Preserved modernization. Catalão (GO).

1 Introdução

Com a expansão do sistema capitalista na agricultura brasileira a partir, principalmente, de 1960 e, conseqüentemente, com o processo de modernização, a situação dos pequenos produtores se agravou, pois esse processo foi seletivo e excludente. O estado de Goiás também sofreu modificações em seu espaço agrário devido aos vários incentivos, do Estado, na agricultura.

O aumento das discussões acerca da agricultura familiar, no decorrer da década de 1990, é atribuída a uma série de fatores, entre eles destacam-se os problemas relacionados à grande concentração fundiária e à diversidade de situações apresentadas pelas regiões brasileiras, ao modelo de organização sociopolítico e econômico, reforçados por segmentos governamentais comprometidos com os interesses dos grandes proprietários, com os interesses internacionais e com o fortalecimento do movimento dos trabalhadores que lutam pelo direito de reconquistar a terra.

Assim, as discussões sobre a importância social, econômica e cultural da agricultura familiar na sociedade contemporânea ganharam novo fôlego, propiciando um ambiente favorável para o debate da importância dessas unidades produtivas para a agricultura e para a sociedade. Nesse sentido é retomada a necessidade de redistribuição da propriedade fundiária e da renda, promovendo, também, a necessidade de compreender suas estratégias de reprodução, suas resistências e suas potencialidades.

Essas unidades produtivas têm sua origem histórica ligada à grande propriedade rural e desenvolveram-se aliadas a uma estrutura de concentração de terras e principalmente de mercados. Diante desse contexto, os pequenos produtores sempre

(3)

estiveram à margem das políticas agrárias e agrícolas adotadas, contribuindo gradativamente para a sua expulsão do campo e favorecendo à criação de uma estrutura fundiária concentrada e dependente das políticas globais.

Nesse sentido, propõe-se analisar as estratégias de reprodução e potencialidades da agricultura familiar no Brasil, dando ênfase às características econômicas e socioculturais, bem como às dificuldades enfrentadas pelos produtores da comunidade Cruzeiro dos Martírios no município de Catalão (GO), decorrentes do processo de modernização a partir, principalmente, do período de 1980. Assim, o trabalho empírico procurou compreender as condições históricas, socioeconômicas e culturais da agricultura familiar da comunidade Cruzeiro dos Martírios, localizada na parte noroeste do município de Catalão (GO), distando aproximadamente 90km da sede municipal e 20km do Distrito de Santo Antônio do Rio Verde. O acesso à área se dá pela BR-050, no sentido Catalão (GO) – Brasília (DF).

A escolha da comunidade rural se deu, principalmente, pelo uso da mão-de-obra predominantemente familiar na unidade produtiva, o tamanho das propriedades, os rendimentos e uma multiplicidade de mecanismos e diversidade de competências, resultando em estratégias de reprodução. O interesse de compreender as estratégias econômicas e socioculturais da comunidade Cruzeiro dos Martírios deve-se ao fato de ter feito parte da mesma, como sujeito atuante e participante da realidade local (morei de 1985 a 2002 na comunidade, cerca de 17 anos). Constitui minha identidade na comunidade e ainda possuo um sentimento de pertencimento com o lugar, além dos laços de amizade e de parentesco.

2 Material e métodos

Para a realização da pesquisa foi feita uma revisão da literatura sobre a agricultura familiar nacional, regional e local. Os dados de fontes secundárias foram obtidos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - Posto Catalão), na Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás (SEPLAN), na Secretária Municipal de Saúde de Catalão e na Agência Rural Goiana (AGR).

A leitura e interpretação dos textos foram realizadas a partir de uma atitude filosófica radical, crítica e totalizante. Radical no sentido de buscar a origem do problema, crítica colocar o objeto do conhecimento em um ponto de crise, e total inserir o objeto da nossa reflexão no contexto do qual é conteúdo (SPOSITO, 2004).

(4)

A partir da revisão literária foi realizado o trabalho de campo, dando ênfase à história das famílias da região, às tradições e, principalmente, à organização e às estratégias de reprodução, destacando elementos como tamanho da propriedade e da família, produção, comercialização, força de trabalho, tecnologia, assistência técnica, financiamento e organização dos produtores.

A pesquisa empírica foi realizada no período de 2007 e 2008, na comunidade Cruzeiro dos Martírios município de Catalão (GO), que possui 77 sedes/residências. Foram aplicados roteiros de entrevistas: a) com um dos moradores mais antigos da comunidade (Sebastião Martins Pereira, 83 anos), b) com a agente de saúde e 37 com os produtores rurais da comunidade, o que representou 48% do total das sedes/residências.

O trabalho de campo tem papel fundamental, pois somente através dele é que conhecemos a realidade pesquisada. Para Santos (1999), o trabalho de campo não deve limitar-se em apenas ouvir as pessoas, quanto ao sentido que elas dão as coisas, ao terminado, nem tampouco ao real como fato realizado e acabado. Portanto o empírico deve promover contato, ou seja, a análise voltada para as tendências de interpretações que os pesquisadores promovem do mundo em movimento dinâmico orientado pelas determinações sociais do seu lugar. De acordo com o autor, o procedimento implica na compreensão do vivido, o qual deriva dos atos práticos que as pessoas, a partir de suas organizações sociais, vão construindo no tempo e no espaço.

As informações obtidas podem ser classificadas em factuais (sexo, idade, estado civil, série que cursa, empresa que trabalha, renda, religião, entre outras) e opinativas (crenças, suposições, valores, entre outras) (LUNA, 2000). Após ter realizado a coleta de dados, esses foram elaborados, analisados, interpretados e representados de forma gráfica.

Para realização de estudos de natureza socioeconômica foram utilizados os seguintes procedimentos (SEABRA, 1997; LUNA, 2004): a) compilação: levantamento de referências (livros, artigos de periódicos, revistas especializadas, documentos, monografias, leis, sites). Elaboração de fichamentos para criação de um banco de informações sobre a temática da pesquisa; b) correlativo: refere-se à correlação entre dados de mesma natureza (procedimento técnico-metodológico) que permite conhecer a evolução de um dado conceito, destacando as principais divergências; c) semântico: refere-se ao ato de conhecer. Elaboração do referencial teórico básico da pesquisa que permite a interpretação e a elaboração dos resultados conclusivos. A discussão teórico-metodológica sobre a realidade permite aprender à representar para poder,

(5)

num segundo momento, analisar: momento de descobrir leis; comprovar ou refutar hipóteses; conhecer os mecanismos de funcionamento de um determinado fenômeno; avaliar o grau de generalidade possível dos resultados obtidos e d) normativo: transformação do produto da pesquisa em modelos representados através de gráficos e tabelas que possam traduzir de forma simples e visual os produtos obtidos com a pesquisa.

3 Caracterização e localização do município de Catalão (GO)

A área escolhida para a realização da pesquisa foi o município de Catalão, Estado de Goiás. A Microrregião de Catalão integra-se à Mesorregião do Sul Goiano (IBGE, 1990). Está compreendido entre os meridianos de 47º17 e 48º 12’ Long. W Grt e os paralelos 17º28’ e 18º Lat. S, abrangendo uma área de 3.778,6km² (IBGE – Censo, 2007), correspondendo a 1,11% do território goiano. Em seu contexto socioespacial, o município de Catalão possui três povoados: Olhos D’água, Pedra Branca e Cisterna, e dois distritos: Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. O município conta com um total de 75.623 habitantes, sendo que 70.212 dos habitantes residem na zona urbana, o que corresponde a 92,84% da população total, enquanto apenas 5.411 habitantes residem na zona rural, corresponde a 7,16%.

A sede do município está localizada em um eixo dinâmico, devido à ampla estrutura de transportes, com destaque para a rodovia BR-050 (acesso a Brasília e São Paulo), as rodovias estaduais e a ferrovia Centro-Atlântica (FCA), utilizadas para fazer escoamento de minérios e fertilizantes para a fronteira agrícola (Bahia, Mato Grosso e Goiás).

A sede do município conta com um aeroporto para aviões de pequeno e médio porte. Possui um Distrito Mínero-Industrial de Catalão (DIMIC), com empresas mineradoras de beneficiamento e processamento de nióbio (Fosfertil e Copebrás S.A) e fosfato (Mineração Catalão - grupo Anglo American). Com duas montadoras, John Deere (Cameco do Brasil), montadora de colheitadeiras de algodão e cana, e a Mitsubishi Motores Corporation, montadora de veículos automotores. Para Venâncio (2008, p. 32), essas empresas contribuíram para a “dinamização das atividades sócio-econômicas e aumento do arrecadamento municipal.”

Há duas instituições de ensino superior, o Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, que oferece 15 cursos: Geografia, Letras, Educação Física, História,

(6)

Química, Física, Matemática, Ciências da computação, Pedagogia, Administração, Psicologia, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia de Produção e o Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC), que oferece os cursos de Direito, Administração, Fisioterapia, Pedagogia e Ciências Contábeis. O município conta também com duas escolas profissionalizantes: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

A partir da década de 1980 foram modificadas as formas organizacionais e produtivas na agropecuária catalana, resultantes da expansão da soja nas áreas de chapada (relevo plano) deste município. Essa transformação no espaço agrário de Catalão (GO) foi um dos fatores que contribuiu para a diminuição da população rural do município e, em contrapartida, para a expansão da população urbana. As famílias vêm sendo expulsas gradativamente do meio rural em virtude da baixa renda do trabalhador rural. A maioria dos jovens migram para a cidade em busca de trabalho e estudo. A tabela 1 procura mostrar a mobilidade socioespacial nos períodos entre 1970 e 2007, decorrentes desse processo.

Tabela 1 - Município de Catalão: Evolução da população urbana e rural – 1960, 1970, 1980, 1991, 1996,

2000 e 2007.

Anos População Evolução da população urbana, em % População Evolução da população rural, em %

urbana Período Evolução rural Período Evolução

1960 11.634 - - 14.464 - -1970 13.355 1960 a 1970 14,8 13.983 1960 a 1970 -9,5 1980 30.695 1970 a 1980 129,8 8.473 1970 a 1980 -65,0 1991 47.123 1980 a 1991 53,5 7.363 1980 a 1991 -15,0 1996 51.925 1991 a 1996 10,2 6.582 1991 a 1996 -11,1 2000 57.606 1996 a 2000 10,9 6.741 1996 a 2000 1,0 2007 70.212 2000 a 2007 21,9 5.411 2000 a 2007 -24,6

Fonte: Secretária do Planejamento e Desenvolvimento (SEPLAN-GO) - FIBGE - 1960, 1970, 1980, 1991, 1996, 2000 e 2007. Org. Martins Silva (2008).

Quanto à estrutura fundiária, o município de Catalão (GO) apresentou consideráveis modificações em um curto espaço de tempo. Segundo dados dos Censos Agropecuários (1980, 1990 e 1996), houve uma diminuição do número de pequenas propriedades rurais até 100ha (21%) e entre 100ha e 1000ha (13%) e um aumento de cerca de 12% no número de estabelecimentos com área superior a 1000ha, que já correspondiam pela maior parte das áreas rurais até o final da década de 1970 (MENDES, 2005).

(7)

4 A agricultura familiar e a modernização tecnológica: as transformações no espaço agrário goiano

A agricultura familiar caracteriza-se pela relação entre terra, trabalho e família, e apresenta uma série de especificidades e diferenciação regional/local que assegura sua inserção e reprodução na sociedade contemporânea. A partir da década de 1970, com a modernização da agricultura, esse segmento passou a enfrentar problemas econômicos, sociais e territoriais.

A agricultura familiar apresenta uma relação íntima entre terra, trabalho e família, onde a gerência, o trabalho são realizados pela família e os meios de produção lhes pertencem. Essas unidades produtivas apresentam diversidades e diferenciações econômicas e socioculturais que favorecem suas adaptações na sociedade moderna.

A agricultura familiar caracteriza-se pelo controle da família sobre os meios de produção e ao mesmo tempo é a principal responsável pela efetivação do trabalho. Nessas unidades produtivas o trabalho e a propriedade estão ligados à família. A esse respeito Lamarche (1993), descreve que a exploração familiar corresponde

[...] a uma unidade de produção agrícola onde propriedade e trabalho

estão intimamente ligados à família. A interdependência desses três

fatores no funcionamento da exploração engendra necessariamente noções mais abstratas e complexas, tais como a transmissão do patrimônio e a reprodução da exploração. (LAMARCHE, 1993, p. 15, grifos do autor).

Nesse contexto, a propriedade familiar é considerada como um imóvel rural, que diretamente e pessoalmente é explorado pelo agricultor e sua família, em que absorve toda a sua força de trabalho, garantindo a subsistência e o progresso social e econômico, com área máxima fixada para cada região, e que, quando é necessário conta com ajuda de terceiros (BLUM, 2001).

De acordo, com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a agricultura familiar se define com base em três características: a gerência da propriedade rural é feita pela família; os fatores de produção pertencem à família (exceção, às vezes, à terra) e são passíveis de sucessão em caso de falecimento ou aposentadoria dos gerentes.

Para Wanderley (2001), a agricultura familiar é um conceito genérico que incorpora uma diversidade de situações específicas e particulares. Para a autora, a

(8)

agricultura familiar que se reproduz nas sociedades modernas deve adaptar-se a um contexto socioeconômico próprio dessas sociedades. Essas adaptações fazem que o agricultor passe a ser chamado de “agricultor familiar moderno”, porém não produzem uma ruptura total e definitiva com as formas anteriores, pois é a tradição que ele possui que permite sua adaptação às novas exigências da sociedade.

Corroborando com a autora Lamarche (1993), em estudo sobre a agricultura familiar que estabelece uma comparação internacional, entre cinco países: França, Canadá, Brasil, Tunísia e Polônia, ressalta que a exploração familiar está presente em toda parte do mundo, apesar das numerosas tormentas econômicas e políticas que ela teve de enfrentar, sem dúvida graças à sua excepcional capacidade de adaptação. Para Lamarche (1993):

[...] As explorações que se mantiveram em seus lugares são as que souberam – ou puderam – adaptar-se às exigências impostas por situações novas e diversas às instabilidades climáticas, à coletivização das terras ou à mutação sociocultural determinada pela economia de mercado [...]. (LAMARCHE, 1993, p. 21).

Quanto aos produtores que se encontram em dificuldades atualmente, deve-se ao fato destes não serem capazes de pensar de outra maneira seu modo de produzir e de viver, geralmente se encontram desprovidos de praticamente todo seu patrimônio sociocultural, seja porque regeneraram a maior parte do que os constituíam, seja porque os pais, por diversos motivos, não julgaram importante transmitir-lhes tais valores. Para Lamarche (1993, p. 21) “[...] Ao perder esse patrimônio, eles perderam também um capital de conhecimentos através dos quais poderiam encontrar soluções alternativas [...].”

No entanto, essas unidades produtivas rurais, baseadas no trabalho familiar, enfrentam graves problemas por estarem subordinadas a uma estrutura concentrada da propriedade da terra e aos mercados no Brasil. Mendes (2005), em seu estudo sobre algumas comunidades rurais do município de Catalão (GO), com o intuito de conhecer as possibilidades de reprodução dos pequenos produtores rurais frente à nova conjuntura imposta pelo sistema econômico capitalista, enfatiza o agravamento das condições de vida das famílias rurais frente às transformações dos processos produtivos, a partir dos anos de 1960, como resultado da expansão do capitalismo no campo.

Com a implantação do sistema econômico capitalista, estabelecem-se novas formas de apropriação dos meios de produção e do trabalho. A expansão do capitalismo impõe condições de desigualdade, uma vez que a tendência da agricultura

(9)

capitalista é o estabelecimento de uma aliança entre a ciência e os negócios, em que a agricultura passa a necessitar constantemente de capital.

Desse modo, a modernização da agricultura brasileira, propiciada pela implantação do sistema econômico capitalista, modificou as relações dos pequenos produtores baseadas essencialmente na família, na terra e no trabalho, agravando suas condições de inserção no mercado, pois com a expansão do setor mercantil de alimentos não seria viável investir em pequenas propriedades. Assim os incentivos em créditos e pesquisas foram direcionados, em grande parte, para a agricultura empresarial moderna.

Nessa perspectiva, as grandes explorações, capazes de absorver os recursos tecnológicos e demais insumos agrícolas e, fundamentadas no trabalho assalariado, seriam o modelo de propriedade adequada para atender ao crescimento da atividade industrial e da população urbana, conjugando uma oferta regular e em larga escala de matérias-primas e alimentos. (MENDES, 2005, p. 36).

Com isso, a modernização favoreceu às grandes propriedades, que são capazes de produzir matéria-prima e produtos para o mercado interno e externo. Sobre esse assunto, Moreira (1999) afirma que, na agricultura contemporânea, essa modernização parcial, estimula o uso de técnicas mais intensivas em capital nos produtos de exportação e na matéria-prima industrial.

Com a expansão da modernização em todo território nacional, o Cerrado goiano passa a ser alvo de investimentos, a partir da década de 1980, sendo incorporado pelo processo de modernização nacional em curso. As políticas e os programas governamentais de ação direta sobre a região foram os Programas de Desenvolvimento dos Cerrados (POLOCENTRO) e os Programas de Cooperação Nipo-brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (PRODECER). Nesse sentido, o financiamento rural foi um poderoso instrumento de modernização da agricultura, ao possibilitar a incorporação de maquinaria e insumos ao processo produtivo. Para Estevam (2004):

o crédito rural foi um dos instrumentos básicos da modernização agrícola e fortaleceu, de maneira acelerada, o processo de capitalização no campo. Para concessão de financiamento exigia-se certo padrão tecnológico, elevada densidade de capital, monetarização, além de farta aquisição de fertilizantes e outros insumos. A diversidade de linhas de créditos, bem como as taxas de juros subsidiadas, estimularam grande número de interessados a se instalar nos Cerrados. (ESTEVAM, 2004, p. 738).

(10)

Esse sistema de crédito contribuiu para impulsionar a modernização da agricultura e, conseqüentemente, o aumento das desigualdades no campo, dificultando a vida dos pequenos produtores. Esse processo exigiu aparatos tecnológicos, densidade de capital e aquisição de insumos. Diante dessa realidade os pequenos produtores ficaram impossibilitados de usufruírem de financiamentos que pudessem contribuir para a melhoria de suas condições de sobrevivência e permanência nas áreas rurais. Mendes (2005) diz que se soma a essas questões os aspectos culturais, a formação educacional, as questões climáticas, e manifestações de descontrole biológicos, tais como infestações de pragas e doenças que tornam a agricultura, para os produtores pouco capitalizados, um negócio de alto risco.

Diante desse contexto, os agricultores familiares encontram-se sujeitos à modernização da agricultura, passaram a ter necessidade da garantia de um território familiar. Como afirma Wanderley (2001), a agricultura familiar frente a essas transformações passa a ter necessidade da garantia da construção de um território familiar, que seja seu lugar de vida e de trabalho, assegurando para as gerações futuras a memória da família.

Fernandes (2006), a partir de suas reflexões sobre os territórios camponeses, afirma que o campo pode ser pensado como um território ou como um setor da economia. Mas para esse autor, o significado territorial é mais amplo que o significado setorial que entende o campo simplesmente como espaço de produção de mercadorias.

[...] Pensar o campo como território significa compreendê-lo como espaço de vida, ou como um tipo de espaço geográfico onde se realizam todas as dimensões da existência humana. O conceito de campo como espaço de vida é multidimensional e nos possibilita leituras de políticas mais amplas do que o conceito de campo ou de rural somente como espaço de produção de mercadorias. A economia não é uma totalidade, ela é uma dimensão do território. (FERNANDES, 2006, p. 28-29).

É nas dimensões territoriais que acontecem todas as relações sociais como educação, cultura, produção, infra-estrutura, organização política, mercado etc., que ocorrem sempre de forma interativa e completiva. Neste contexto, o território dos produtores rurais não deve ser percebido apenas como um local onde a sociedade habita, e sim compreendido como território cultural, com uma parcela de identidade, fonte de uma relação afetiva com o espaço. Haesbaert (2006), ao trabalhar as concepções de território para compreender o processo de desterritorialização e reterritorialização, ressalta que além do território ser um espaço político e econômico,

(11)

deve ser valorizado em sua dimensão cultural, identitária, vinculado à diferenciação e à diversidade cultural.

Almeida (2008), em estudo que discute as paisagens culturais e as identidades territoriais, ou seja, a etnoterritorialidade do sertanejo brasileiro, tendo como referências os biomas Caatinga e Cerrado, afirma que o território responde em primeira instância pelas necessidades econômicas, sociais e politicas da sociedade. Mas para a autora o território é, também, um objeto de operações simbólicas, sendo nele que os sujeitos projetam suas concepções de mundo. Assim.

O território é, antes de tudo, uma convivialidade, uma espécie de relação social, política e simbólica que liga o homem a sua terra e, simultaneamente, estabelece sua identidade cultural. Nestas condições, compreende-se de que maneira o significado político do território traduz um modo de recorte e de controle do espaço, garantindo sua especificidade e se serve como instrumento ou argumento para a permanência e a reprodução dos grupos humanos que a ocupam [...]. (ALMEIDA, 2008, p. 58-59).

O território deve ser considerado, como um espaço constituído por cultura, símbolos/signos, história, religião, e com fortes laços de identidade e de pertencimento que se manifestam na convivência. Sobre o assunto Almeida (2008) ressalta que o território é para os indivíduos que têm uma identidade territorial, o resultado de apropriação simbólico do espaço, sendo carregado de significados e relações simbólicas.

Para Castells (2006, p. 22) identidade é entendida como “[...] a fonte de significados e experiência de um povo [...]”. A identidade é o processo de construção de significado com base num atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos inter-relacionados, que prevalece sobre outras fontes de significado. As identidades constituem fontes de significado para os próprios atores, por eles originadas, e construídas por meio de um processo de individuação.

A cultura por ser uma dimensão territorial, possui grande importância para os produtores rurais. A cultura pode ser considerada como sendo o conjunto de saberes, técnicas, crenças e valores, fazendo parte do cotidiano dos produtores rurais no território. Sobre o assunto Wagner e Mikesell (2003, p. 28) em estudo sobre os principais temas da geografia cultural, afirma que a noção de cultura não considera indivíduos isolados, ou características pessoais que possuem, mas “[...] comunidades de pessoas ocupando um espaço determinado, amplo e geralmente contínuo, além das

(12)

numerosas características de crença e comportamento comuns aos membros de tais comunidades.”

Pode-se afirmar que cultura para os agricultores familiares é a capacidade de comunicarem entre si por meio de símbolos. Para Wagner e Mikesell (2003) quando as pessoas conseguem agir e pensar de modo semelhante, é porque vivem, trabalham e conversam juntas, aprendem com os mesmos companheiros e mestres, tagarelam sobre os mesmos acontecimentos, ainda, observam ao seu redor, atribuem o mesmo significado aos objetos feitos pelo homem, participam dos mesmos rituais e recordam o mesmo passado. Nesse sentido, constituem uma identidade cultural, baseados em saberes, crenças, comportamentos e valores.

Diante do exposto, verifica-se que a agricultura familiar, frente às transformações promovidas no espaço agrário, pela modernização da agricultura, teve suas condições de inserção no mercado e de reprodução agravadas. O modelo de modernização implantado no Brasil foi um modelo conservador e excludente, favorecendo a agricultura empresarial moderna. Nesse contexto, emerge um sentimento de reação para a preservação de um território, em que os agricultores familiares se reproduzam e consigam assegurar e manter sua cultura e seu modo de vida.

5 Características socioculturais e socioeconômicas da comunidade Cruzeiro dos Martírios

A agricultura familiar no Brasil apresenta diversidades e diferenciações regionais, o que torna importante os estudos e as análises de áreas específicas, para a compreensão da organização, reprodução e dificuldade desse segmento. Nesse sentido, foi escolhida a comunidade Cruzeiro dos Martírios, município de Catalão (GO), com o intuito de especificar essas diferenciações e especificidades locais dentro de quadro teórico mais amplo. Essa comunidade possui um patrimônio cultural caracterizado pela religiosidade, fortes laços de parentesco, amizade e vizinhança.

O Sr. S. M. Pereira (informação verbal, Catalão (GO), mar., 2007) não soube dizer com exatidão quando surgiu a comunidade, o que faz acreditar que surgiu antes de 1900. Mesmo período em que ocorreu o aparecimento de outras comunidades no município de Catalão (GO), coincidindo-se com a chegada das primeiras famílias pioneiras no fim do século XIX, cuja migração foi favorecida pela construção da rede ferroviária.

(13)

A origem do nome do lugar, inicialmente Martírios, foi devido ao Ribeirão e o acréscimo “Cruzeiro”, deve-se aos Cruzeiros que foram erguidos próximos ao centro comunitário e ao cemitério da comunidade, expressando a fé e devoção das famílias com predomínio da religião católica. Para Andrade (2008, p. 168) “a manifestação desses aspectos cria sentimentos de pertencimento, fundamentados pelos valores morais ligados à religiosidade católica, construídos ao longo do processo de ocupação do espaço.” O autor, em seu estudo sobre as práticas socioculturais e religiosas, na comunidade Tenda do Moreno, município de Uberlândia (MG), afirma que os cruzeiros podem ser entendidos como símbolos criados a partir das práticas religiosas.

Naquela época o trabalho na propriedade era dividido da seguinte forma: os pais cuidavam do gado, do plantio e do cultivo, as mães eram responsáveis pelas atividades domésticas e outros serviços, como fabricação da farinha e do polvilho, moagem da cana e manutenção da hortaliça. Os filhos começavam cedo no trabalho, desde os oito anos acompanhavam os pais, já as filhas auxiliavam as mães, ajudando na busca de água nos regos e córregos e de lenha. Sobre o trabalho infantil, Andrade (2008) e Mendes (2008) afirmam que a dedicação das crianças servia como ferramenta na construção de costumes ligados aos significados do trabalho no modo de vida rural, ou seja, como pressuposto da formação cultural de pessoas honestas, dignas e de boa índole.

Havia também os agregados que moravam nas propriedades, trabalhavam por conta própria, cuidavam do gado e cultivavam gêneros alimentícios. A renda da terra era paga com aproximadamente 20% a 30% da produção para o proprietário. Sua jornada de trabalho era elevada, iniciavam as 6h e encerravam as 17h. Para Andrade (2008) os agregados, além das relações que mantinham com os proprietários das terras em que moravam, podiam conseguir rendimentos monetários em outras propriedades, quando suas cotas de trabalho, instituídas pelos fazendeiros com os quais mantinham vínculos sociais de dependência e subordinação fossem alcançadas.

Existia também o costume da realização dos mutirões que eram geralmente aos sábados. Reuniam cerca de 20 a 30 pessoas da região para a realização de alguns serviços, como bater palha, capinar roças e plantios. Havia também o mutirão de mulheres que cuidavam, principalmente, do algodão. Candido (1998, p. 69) afirma que “o mutirão não é propriamente um socorro, um ato de salvação ou um movimento piedoso; é antes um gesto de amizade, um motivo para folgança, uma forma sedutora de cooperação para executar rapidamente um trabalho agrícola.” Candido (1998)

(14)

realizou um estudo sobre os meios de vida de um agrupamento de caipiras no município de Bofete (SP) entre os anos de 1948 e 1954, procurando compreender os aspectos da cultura, a partir da realidade econômica dessa população.

A traição era outra prática de trabalho solidário muito utilizada na comunidade. Quando percebiam que algum morador precisava de ajuda, os parentes, amigos e vizinhos faziam a surpresa do mutirão e no final realizavam a tradicional festa. Para Candido (1998, p. 69) “traição é uma terminologia regional utilizada para significar o caráter de surpresa da demão/mutirão.”

Na comunidade Cruzeiro dos Martírios, dentre os aspectos culturais mais significativos, destaca-se a religiosidade. A maioria dos moradores eram católicos, o que explica a organização das tradicionais festas religiosas no decorrer do ano. As famílias organizavam as festas em homenagem aos Santos Reis, São Sebastião, Santo Antônio, São João e Nossa Senhora da Abadia. Essas festividades permitiam aos moradores a oportunidade de reunir e rezar o terço para os santos e se divertirem juntamente com parentes e amigos da região. As festas ocorriam, geralmente, de janeiro a setembro. Na região, o santo mais festejado era São Sebastião, por ser o santo padroeiro da comunidade.

Nota-se que hoje as festas vêm acontecendo com menos expressão, tendo como um dos fatores responsáveis a expansão de igrejas evangélicas de várias denominações na comunidade. A partir da década de 1990, verifica-se que cerca de 37% dos moradores da região já são evangélicos (Gráfico 1).

63%

37%

Evangélicos Católicos

Gráfico 1 - Comunidade Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO):

produtores evangélicos.

Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Martins Silva (2008).

Atualmente na comunidade acontece a festa de Santos Reis (Figura 1) e, desde 2007, a festa dos produtores rurais, que acontece no mês de junho após a colheita,

(15)

essa festa tem por objetivo arrecadar dinheiro, sua característica marcante são as cavalgadas. Venâncio (2008) em seu estudo sobre a importância política, econômica e cultural da agricultura familiar na comunidade rural São Domingos, município de Catalão (GO), a partir da leitura do território, ressalta que apesar das transformações ocorridas nas festas, estas ainda representam um elemento cultural de grande importância nos laços comunitários, pois na sua realização, as manifestações como a religiosidade, o lazer e a união dos moradores são mantidas vivas.

Figura 1 - Comunidade Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO): Festa em louvor a Santos Reis.

Autora: Martins Silva (2008).

Nota-se que nas comunidades rurais do município de Catalão (GO) é muito comum a devoção aos santos, explicando o fato das festas e os terços em suas homenagens. Para Tedesco (1999), os santos fazem parte do cotidiano não só religioso, estão ligado também à morte, às plantações, às curas, aos castigos, às benesses, à vida afetiva e social, à solução de dificuldades. Assim, marcam presença na vida dos produtores, bem como na coesão social e na normatividade familiar.

Práticas como o mutirão e a traição já foram extintas da comunidade, o que ocasionou mudanças no modo de vida, na cultura e nas relações de trabalho do lugar. Neste contexto, acredita que uma das causas mais significativas para que esse fato tenha ocorrido seja a expansão da agricultura moderna na região. Observa-se que o processo de construção das identidades é temporal, espacial e mutável na

(16)

comunidade, pois como afirma Andrade (2008) as identidades e pertencimentos vêm sendo (re) construídos ao longo do tempo histórico, pois os modos de vida presentes no lugar se inserem num contexto dinâmico de transformações que interferem nas práticas socioculturais, religiosas e econômicas.

Na comunidade Cruzeiro dos Martírios, município de Catalão (GO) são visíveis as relações de parentesco, vizinhança, amizade e compadrio. Para Tedesco (1999), a relação parentesco possui mais um caráter simbólico de sangue, essa idéia ganha significados simbólicos e práticos, pois o critério de bom ou ruim é algo identificado com o sangue, tendo uma transmissão de identidade, e assim as identidades morais e sociais tendem a ser ligadas ao sangue. No entanto, quanto mais forte e viva é essa relação, mais intensos serão os sentimentos de proximidade na atividade comunitária.

Os vizinhos têm um caráter de vida em comum, e se distinguem dos parentes, pelo fato de possuírem solidariedade em contrapartida da obrigação. Os principais gestos de solidariedade são: a auto-ajuda, a prestação de serviços, a troca de dias, a troca de bens/mercadorias, o empréstimo de produtos, entre outros. Mas para Tedesco (1999) essa solidariedade não é algo gratuito e natural, a solidariedade deve ser recíproca. Sobre o assunto Mendes (2005) ressalta que as famílias quando estabelecem uma organização de vizinhança, cria um sentimento de localidade e identificação.

O compadrio é muito comum na comunidade rural Cruzeiro dos Martírios, município de Catalão (GO), sendo que os padrinhos de batismo são os parentes e os vizinhos. Para Tedesco (1999), a relação de compadrio entre vizinhos é uma forma de aperfeiçoar a solidariedade e a obrigação. Já a amizade dos produtores rurais da comunidade caracteriza-se pelas semelhanças, a partir das condições de trabalho ou modo de pensar, ou seja, aqueles que compartilham uma mesma condição, que participam da mesma fé, reconhecem-se entre si e tendem a ficar amigos, pois estão ligados pelos mesmos laços e trabalhando em uma mesma obra.

A comunidade Cruzeiro dos Martírios possui uma diversidade quanto a culinária. Essa diversidade da culinária da comunidade Cruzeiro dos Martírios é um reflexo do estado de Goiás. Para Barbosa (2008) em estudo que faz uma análise sobre a gastronomia regional do Estado de Goiás, com o intuito de mostra a diversidade da mesma, afirma que “[...] a cultura gastronômica goiana se manifesta por meio da diversidade de cardápios que compõem seus pratos típicos, dos festivais tendo como foco a degustação de comida local, demostrando a importância cultural que o Estado adquiriu com o ato de comer [...].” (BARBOSA, 2008, p. 217).

(17)

A mesa básica dos produtores da comunidade são: o arroz, o feijão, as verduras produzidas nas hortas das propriedades, muita carne e geralmente farinha de mandioca. No período de outubro a janeiro o pequi, fruto típico do Cerrado faz parte das refeições dos produtores. Em algumas épocas do ano são preparados vários pratos a base de milho verde, o angu que é degustado com frango e quiabo, o mingau (curau), e as pamonhas, para a preparação das pamonhas são convocadas outras pessoas (vizinhos, parentes e amigos), sendo uma oportunidade de encontros e diversão. Na comunidade é muito comum os doces de leite, mamão, figo, laranja, limão, cidra, manga entre outros. Os bolos na grande maioria são à base de queijos e polvilho como o pão de queijo e o biscoito de queijo.

Nota-se que na comunidade existe um exagero em relação a diversidade e quantidade de alimentos nas refeições. Para Tedesco (1999) isso se explica, porque a presença de comida farta na mesa significa uma afirmação social, uma apresentação de trabalho. “O comer bem não é sinônimo de não estar com fome; é se abastecer o suficiente; é mostrar que há alimento. Se há alimento, é porque há trabalho [...].” (TEDESCO, 1999, p. 254, grifo do autor).

Uma das mudanças mais significativas na comunidade Cruzeiro dos Martírios deu-se sobre a renda da terra através da expressiva prática do arrendamento. Aproximadamente 29,7% dos produtores arrendam parte de suas terras para os produtores que vieram, principalmente, do Sudeste (São Paulo), no período de 1980. Os produtos mais cultivados por esses produtores são a soja (cerca de 81,8%), o milho e o arroz.

A média de idade dos produtores rurais do município de Catalão (GO) é considerada alta, sendo de 50 anos para homens e 48 anos mulheres. Nas comunidades Morro Agudo/Cisterna e Custódia a faixa etária dos homens é de 51 e das mulheres é de 49 anos, na comunidade Ribeirão os homens possuem a média de 46 anos e as mulheres 43 anos, a comunidade Mata Preta a faixa etária dos homens é de 56 anos e 53 para as mulheres, já a comunidade Cruzeiro dos Martírios a faixa etária é de 49 anos para homens e 45 anos para as mulheres (Tabela 2). A composição média das famílias nessas comunidades é de 3,3 pessoas por família/propriedade, o que demonstra um fator limitante no que diz respeito à disponibilidade de mão-de-obra na unidade produtiva, sendo um dos motivos pelos quais os produtores recorrem ao trabalho temporário em períodos, principalmente, de plantio e colheita.

(18)

Tabela 2 - Comunidades rurais Morro Agudo/Cisterna, Custódia, Ribeirão, Mata Preta e Cruzeiro dos

Martírios em Catalão (GO): idade dos produtores rurais e composição média das famílias na comunidade pesquisadas – 2007.

Comunidades Idade pai Idade mãe N.filhos Filhos < 12 anos Filhos ≥ anos M. A./Cisterna

Custódia Ribeirão Mata Preta

Cruzeiro dos Martírios

51 51 46 56 46 49 49 43 53 45 1,4 1,6 1,4 1,1 1,8 0,5 0,4 0,4 0,2 0,6 0,9 1,2 0,8 0,9 1,2 Média 50 48 1,5 0,5 1,0

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Catalão. Org. Lambert (2007).

Na comunidade Cruzeiro dos Martírios nota-se o envelhecimento dos produtores rurais, a faixa etária dos chefes de família encontra-se entre 31 a 60 anos e para as mulheres a faixa etária é entre 21 e 60 anos. Esse fato é observado pela média de idade, sendo a média para os homens de 49 e as mulheres com uma média de 45 anos. O gráfico 2 mostra a distribuição da idade dos homens e mulheres da comunidade. 22,85 22,85 28,12 6,25 21,87 25 6,25 12,5 25,71 17,14 5,71 5,71 0 5 10 15 20 25 30 21 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 61 a 64 Acima de 65 Hom ens Mulheres

Gráfico 2 - Comunidade Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO): idade média dos produtores em %.

Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Org.: Martins Silva. (2008)

O grau de escolaridade na comunidade Cruzeiro dos Martírios é considerado baixo. Na comunidade não havia escolas da rede pública de ensino no campo, os proprietários com melhores condições financeiras contratavam professores particulares da cidade que passavam a morar na propriedade temporariamente até que os filhos fossem alfabetizados. Segundo o Sr. S. M. Pereira (informação verbal, Catalão (GO), mar., 2007) somente a partir da década de 1930 é que foi criada a escola primária

(19)

multisseriada (da alfabetização à 4ª série do Ensino Fundamental – antigo primário), explicando o elevado percentual de produtores com apenas o “Ensino Primário”. Na década de 1990 foi estendido tanto para a comunidade Cruzeiro dos Martírios para a Escola Municipal Santa Inês o ensino correspondente à Segunda Fase do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série). O Ensino Médio é feito no Colégio Estadual Gilberto Arruda Falcão, no distrito de Santo Antônio do Rio Verde, localizado a 20km da comunidade, mas apenas 6% das mulheres fizeram o ensino médio.

12,5 0 0 11 14 6 3 62,5 25 66 0 10 20 30 40 50 60 70

Analfabetos Pré - 4ª s érie 5ª - 8ª s érie Ens ino Médio Ens ino Superior Hom ens Mulheres

Gráfico 3 - Comunidade Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO): escolaridade dos produtores em %.

Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Org.: Martins Silva (2008)

Quanto as condições de transporte, de energia elétrica e de saneamento da comunidade, 30% dos produtores possuem automóvel, 94% das propriedades já possuem energia elétrica, 91% tem água encanada, os banheiros nas residências representam 89%. Entre os eletrodomésticos com maior destaque aparece a geladeira com 94%, a televisão com um percentual de 89%, em seguida estão a máquina de lavar com 45%, o forno elétrico 35%, a batedeira e o freezer com 27%. O telefone é outro fator importante para as pessoas, tendo grande contribuição na comunicação com outras localidades. Atualmente há um telefone público na comunidade e cerca de 13% dos moradores já possuem em suas residências (Gráfico 4).

(20)

13 27 27 35 45 89 94 89 91 30 94 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 Autó mov el Ener gia e létric a Água enc anad a Banh eiro s Gela deira Telev isão Máq uina de la var Forn o elé trico Bate deira Refrig erad or Telef one

Gráfico 4 - Comunidade rural Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO): condições de

transporte, de energia elétrica e de saneamento dos produtores em %. Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Org.: Martins Silva (2008).

O trabalho predominante nas propriedades da comunidade Cruzeiro dos Martírios é o trabalho familiar, no qual cada membro da família cumpre com seus deveres. Blum (2001), em seu estudo sobre as diferentes classificações de propriedade rural, enfatiza os principais problemas enfrentados por essa agricultura. Para esse autor, o agricultor familiar

[...] é aquele que tem na agricultura sua principal fonte de renda (+80%) e cuja força de trabalho utilizada no estabelecimento venha fundamentalmente de membros da família. É permitido o emprego de terceiros temporariamente, quando a atividade agrícola assim necessitar. Em caso de contratação de força de trabalho permanente externo a família, a mão-de-obra familiar deve ser igual ou superior a 75% do total utilizado no estabelecimento. (BLUM, 2001, p. 62).

A diversidade da produção de gêneros alimentícios é outra característica marcante na comunidade Cruzeiro dos Martírios, para Mendes (2005) essa prática é uma forma de assegurar a reprodução familiar. Os produtos mais comuns para a comercialização são o leite e o queijo.

Dentre os produtores pesquisados na comunidade Cruzeiro dos Martírios, 75,6% dedicam-se à pecuária extensiva e o leite é ordenhado manualmente. Apenas um dos produtores possui ordenha mecânica. Para Caume (1997), a predominância da produção leiteira entre os produtores familiares é uma estratégia produtiva, devido a um conjunto de fatores tanto estruturais quanto conjunturais, como dificuldade de ingresso competitivo no mercado de lavoura tecnificada de milho e soja; disponibilidade

(21)

de terras de má qualidade e expansão de agroindústrias processadoras de leite na região.

A pesquisa empírica considerou que 78% dos produtores são proprietários das terras em que produzem, o acesso à propriedade dá-se por meio de herança conciliada com a compra de outra parcela (31%), um percentual maior, de 38%, possui propriedade adquirida por compra. Já as propriedades adquiridas por concessão de uso verbal dos pais representam 31% (Gráfico 5).

31%

38% 31%

Herança e compra Compra Concessão de uso

Gráfico 5 - Comunidade rural Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO):

formas de acesso à terra.

Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Org. Martins Silva (2008).

A média de terras na comunidade Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO) é de 81,81 hectares. Em Catalão o módulo fiscal do INCRA é de 40 há, equivalente a 120 hectares. A estrutura fundiária da comunidade está organizada da seguinte forma: oito (22%) dos proprietários possuem menos de 10 hectares, dois (6%) possuem entre 11 e 20 hectares, um (3%) possui propriedade entre 21 e 30 hectares, quatro produtores, que representa 10% da amostra, possuem de 31 a 40 hectares, cinco (13% dos produtores) têm de 41 a 50 hectares, um (3%) possui propriedade entre 51 e 60 hectares, um (3%) possui também propriedade entre 61 e 70, 5% (dois produtores) possuem propriedades entre 71 e 80, nenhum proprietário tem de 81 a 90 hectares, dois (5%) dos produtores têm propriedade entre 91 e 100, nove (24%) produtores possuem propriedades acima de 100 hectares e dois (6%) dos entrevistados não souberam responder (Gráfico 6).

(22)

22% 6% 3% 10% 13% 3% 3% 5% 0% 5% 24% 6%

até 10 hectares 11-20 hectares

21-30 hectares 31-40 hectares

41-50 hectares 51-60 hectares

61-70 hectares 71-80 hectares

81-90 hectares 91-100 hectares

acima de 100 hectares não souberam responder

Gráfico 6 - Comunidade Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO): distribuição das

propriedades por área (ha).

Fonte: Pesquisa de campo, 2006 e 2007. Org.: Martins Silva (2008).

Dos produtores pesquisados na comunidade Cruzeiro dos Martírios 70%, afirmam que sobrevivem exclusivamente dos rendimentos gerados na propriedade (possui apenas renda agrícola), e 30% contam com outro tipo de rendimento (possui renda não agrícola), conforme gráfico 7.

70% 30%

Possui apenas renda agrícola Possui renda não agrícola Gráfico 7 - Comunidade rural Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO):

renda agrícola e não agrícola.

Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Org. Martins Silva (2008).

Quanto à renda não agrícola destaca-se a aposentadoria (46%) e serviços temporários remunerados (36%), já os trabalhadores assalariados representam (18%) (Gráfico 8). A aposentadoria representa para os produtores rurais a oportunidade de uma renda extra que complementa os recursos gerados pela propriedade. Para Tedesco (1999), a aposentadoria é esperada e comemorada, ela remunera fatores de produção na agricultura, melhora a infra-estrutura do lar e possibilita o atendimento dos desejos de consumo. Mas a aposentadoria para os

(23)

produtores rurais não representam o abandono da terra e do trabalho, pois mesmo após se aposentarem continuam na propriedade. Muitos sobrevivem exclusivamente da aposentadoria, assim, sem ela muitos estariam completamente descapitalizados.

46%

36% 18%

Aposentadoria Serviços tempórarios Assalariados

Gráfico 8 - Comunidade Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO): renda

não agrícola.

Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Org.: Martins Silva (2008)

Na comunidade Cruzeiro dos Martírios, a renda mensal de 12 produtores fica em torno de 1 a 2 salários mínimos, e de 2 a 3 salários representou nove dos produtores rurais, sete dos produtores afirmaram ter uma renda mensal acima de 5 salários mínimos, são os produtores de soja, alguns criadores de gado e que possuem propriedade acima de 100ha, já quatro dos produtores afirmaram sobreviver com menos de 1 salário mínimo e sete produtores não quiseram ou não souberam responder. Vale ressaltar que os dados não são confiáveis, pois os produtores pareciam ter dúvidas dos ganhos ou não queriam responder com exatidão. Deve-se ainda considerar a grande variação de renda, pois não possuem uma renda fixa, como mostra a tabela 3.

Tabela 3 - Comunidade rural Cruzeiro dos Martírios, Catalão (GO): renda

aproximada dos agricultores.

Renda aproximada mensal Quantidade

Menos de 1 salário 4 1-2 salários 12 2-3 salários 9 3-4 salários 0 4-5 salários 0 Acima de 5 salários 5

Não souberam responder 7

Total de produtores 37

Fonte: Pesquisa de campo, 2007 e 2008. Org.: Martins Silva (2008).

(24)

Quanto à moradia, verifica-se certa diferenciação, muitos produtores da comunidade Cruzeiros dos Martírios não têm condições ou não preocupam com o conforto de uma construção habitacional mais moderna. Várias residências encontram-se em estado precário de conencontram-servação considerando os encontram-seguintes quesitos: paredes de adobe com reboco solto e sem pintura, telhados danificados, pisos rústicos (piso batido ou cimentado grosso) (Figura 2). Outras representam construções mais modernas (casas forradas, piso de cerâmica, banheiro no interior das residências), representando o menor percentual de habitações no meio rural, essas são geralmente dos produtores de soja ou dos criadores de gado que possuem acima de 100 hectares.

Figura 2 - Comunidade rural Cruzeiro dos Martírios: habitação rural.

Autor: Martins Silva (2008).

A maioria desses produtores (cerca de 89%) não conta com uma assistência técnica adequada e 81% dos produtores afirmaram não recorrer a nenhum financiamento e nem crédito rural, cuidam de suas terras com as potencialidades e instrumentos dentro de suas condições econômicas e técnicas. Geralmente, as orientações restringem-se aos profissionais das casas agropecuárias onde adquirem os produtos necessários às suas atividades, apenas uma minoria dos produtores (10%), com uma maior extensão de terras, que produzem soja ou que produzem mais gado, possuem financiamentos.

(25)

Tedesco (2001), em sua análise da Encosta Superior do Rio Grande do Sul, que é caracterizada pela presença de agroindústrias, afirma que o agricultor familiar frente aos impactos das transformações globalizantes do mercado, adota estratégias e aciona formas de racionalidades possíveis e, assim, enfrenta os desafios com as condições objetivas e os instrumentos que lhe são acessíveis. Wanderley (2001, p. 35, grifos da autora) respalda os argumentos desse autor ao afirmar que “[...] os agricultores familiares modernos enfrentam os novos desafios com as armas que possuem e que aprenderam a usar a partir de sua experiência.”

A luta desses produtores não assenta apenas na busca de melhores rendimentos, mas na reprodução do patrimônio sociocultural em seu território. Nota-se que, com a implantação do processo de modernização da agricultura na comunidade, a partir de 1980, houve transformações na organização social, econômica e cultural da comunidade. Práticas como o mutirão, traição já foram extintas, em contrapartida houve um expressivo aumento da prática do arrendamento. Outro fato a ser considerado é a imposição de novos valores e costumes como é o exemplo da festa dos produtores rurais.

6 Considerações finais

A agricultura familiar no Brasil apresenta diversidades e diferenciações regionais, o que tornam importantes os estudos e análises de áreas específicas, para a compreensão da organização e reprodução desse segmento. A modernização da agricultura brasileira deu-se de forma conservadora e excludente, uma vez que legitimou a agricultura empresarial moderna, favorecendo o aumento dos problemas sociais, econômicos e territoriais dos agricultores familiares.

Na comunidade Cruzeiro dos Martírios no município de Catalão, Estado de Goiás, percebe-se que os agricultores que permaneceram na comunidade, em maior ou menor grau, estão assentados sob técnicas tradicionais de produção, principalmente da pecuária leiteira. Sua integração cada vez mais intensa ao mercado promove alterações em seu modo de vida e inserção de novas relações de trabalho, como o arrendamento de parte de sua propriedade para os produtores de soja que vieram Sudeste. Essa prática tem sido utilizada como meio de complementar os rendimentos do produtor rural na região. Em contrapartida, práticas tradicionais como o mutirão e traição foram sendo gradativamente extintas da comunidade.

(26)

Nesse contexto, percebe-se que a mudança tecnológica ocorrida na comunidade Cruzeiro dos Martírios assumiu tanto uma faceta econômica quanto uma faceta cultural. Essa dinâmica favoreceu a valorização de novas técnicas e de determinados conhecimentos e ao mesmo tempo contribui para a desvalorização de outras técnicas e tradições e dos saberes a elas associadas.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, M. G. de. Diversidades paisagísticas e identidades territoriais e culturais no Brasil sertanejo. In: ALMEIDA, M. G.; CHAVEIRO, E. F.; BRAGA, H. C. (Org.). Geografia e cultura: a vida dos lugares e os lugares da vida. Goiânia: Vieira, 2008. p. 47-74.

ANDRADE, R. B. de. Práticas sócio-culturais e religiosas: elementos constituintes do lugar. In: ALMEIDA, M. G.; CHAVEIRO, E. F.; BRAGA, H. C. (Org.). Geografia e cultura: a vida dos lugares e os lugares da vida. Goiânia: Vieira, 2008. p. 166-203.

BARBOSA, R. R. Saberes, sabores e sentidos: a gastronomia no contexto da geografia cultural. In: ALMEIDA, M. G.; CHAVEIRO, E. F.; BRAGA, H. C. (Org.). Geografia e cultura: a vida dos lugares e os lugares da vida. Goiânia: Vieira, 2008. p. 204-221.

BLUM, R. Agricultura familiar: um estudo preliminar da definição, classificação e problemática. In: TEDESCO, J. C. (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2001. p. 57-104.

CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. 8. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1998. 284 p.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. Tradução Klauss Brandini Gerhardt. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. 530p. (A Era da Informação: economia, sociedade e cultura; v.2).

CAUME, D. J. A agricultura familiar no estado de Goiás. Goiânia: UFG, 1997. 71 p. (Quiron).

(27)

ESTEVAM, L. A. A Agricultura tradicional em Goiás. In: PEREIRA, A. A. (Org.). Agricultura de Goiás: análise e dinâmica. Goiânia: UCG, 2004. p. 737-746. FERNANDES, B. M. Os campos da pesquisa em educação do campo: espaço e

território como categorias essenciais. In: MOLINA, M. C. (Org.). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 27-39.

HAESBAERT, R. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, M.; BECKER, B. K. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. p. 43-70.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 400 p.

LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2005. 108 p. (Série Trilhas).

LAMARCHE, H. (Coord.). Agricultura familiar: comparação internacional. Tradução de Ângela M. N. Tijiwa. Campinas: Unicamp, 1993. v. 1. (Coleção Repertórios). LAMBERT, D.; MENDES, E. de P. P. Aspectos socioeconômicos e socioculturais

dos pequenos produtores rurais do município de Catalão (GO). 2007. 26 f. Trabalho de Conclusão do PIBIC (Graduação em Geografia) – Campus Catalão, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2007.

MARTINS SILVA, J.; MENDES, E. de P. P. A agricultura familiar no Cerrado: a comunidade Cruzeiro dos Martírios no município de Catalão (GO). 2008. 17 f. Trabalho de Conclusão do PIBIC (Graduação em Geografia) – Campus Catalão, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2008.

MENDES, E. de P. P. A produção rural familiar em Goiás: as comunidades rurais no município de Catalão. 2005. 294 f. Tese (Doutorado em Geografia – Desenvolvimento Regional e Planejamento Ambiental) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2005.

MENDES, E. de P. P. Identidades sociais e suas representações territoriais: as comunidades rurais no Município de Catalão (GO). In: ALMEIDA, M. G.;

(28)

CHAVEIRO, E. F.; BRAGA, H. C. (Org.). Geografia e cultura: a vida dos lugares e os lugares da vida. Goiânia: Vieira, 2008. p. 137-165.

MOREIRA, R. J. Agricultura familiar: processos sociais e competitividade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. 204 p.

SANTOS, R. J. Pesquisa empírica e trabalho de campo: algumas questões acerca do conhecimento geográfico. Sociedade e Natureza, Uberlândia, n.21 e 22, p. 111-125, jan./dez. 1999.

SANTOS, R. J. (Re) Ocupação do Cerrado: novas gentes, outras identidades. In: ALMEIDA, M. G.; CHAVEIRO, E. F.; BRAGA, H. C. (Org.). Geografia e cultura: a vida dos lugares e os lugares da vida. Goiânia: Vieira, 2008. p. 98-136.

SEABRA, G. F. Fundamentos e perspectivas da geografia. João Pessoa: UFPB, 1997. 106 p.

SPOSITO, E. S. A questão do método e a crítica do conhecimento. In: ___. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Editora Unesp, 2004. p. 23-72.

TEDESCO, J. C. (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2001. 405 p.

TEDESCO, J. C. Terra, trabalho e família: racionalidade produtiva e ethos camponês. Passo Fundo: EDIUPF, 1999. 331 p.

VENÂNCIO, M. Território de esperança: tramas territoriais da agricultura familiar na comunidade rural São Domingos em Catalão (GO). 2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.

WAGNER, P. L.; MIKESELL, M. W. Os temas da geografia Cultural. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 27-61.

WANDERLEY, M. N. B. Raízes históricas do campensinato brasileiro. In; TEDESCO, J. C. (Org.). Agricultura familiar: realidades e perspectivas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2001. p. 21-55.

Referências

Documentos relacionados

Os dados dinamométricos adquiridos foram filtrados com o filtro FFT Butterworth passa baixa com freqüência de corte 15 e ordem 3, normalizados pelo peso corporal de cada criança,

Milton Cedraz, como Presidente da Mesa da Plenária, conforme documento anexo a esta ATA; por Maria Gravina Ogata e Maria Jose Sobrinha, ambas membros da Comissão

Analisando-se os resultados, observou-se que, logo na primeira avaliação aos 8 dias de armazenamento, em ambiente refrigerado, o tratamento testemunha já

O artigo apresenta os resultados de uma investigação qualitativa, realizada em currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas de ensino

São também descritos os procedimentos metodológicos utilizados para calcular o custo da Cesta Básica de Alimentos e do Salário Mínimo Necessário, ambos

Uma vez que o tumor localizava-se perto do reto, foi explicado ao paciente que o melhor tratamento seria a retirada em bloco da lesão, permitindo margens de

Conclusão: Em busca do tratamento oncológico ideal para cordomas de sacro, a abordagem multidisciplinar é fundamental para obtenção de cirurgia R0, sempre, porém, julgando

Crianças mais novas (de até 2 anos) tiveram maior relação com quei- madura por escaldadura, enquanto pacientes com maior idade (6 ou mais anos) queimaram-se com fogo (explosão