• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROJETO DE PESQUISA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PROJETO DE PESQUISA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE PESQUISA

I. IDENTIFICAÇÃO

Departamento: Programa de Pós-graduação em Direito Agrário Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito

Curso: Direito

Pesquisa: OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS E RURAIS EM JUÍZO NO ESTADO DE GOIÁS: uma análise sobre o papel do Poder Judiciário na tentativa de soluções de conflitos fundiários no cerrado brasileiro.

Professor (a): André Felipe Soares de Arruda Período do Plano: 01/08/2018 à 31/07/2021

Local de Trabalho: Pós-graduação em Direito Agrário da Faculdade de Direito II. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

O presente Projeto de Pesquisa se propõe a apresentar inicialmente a ação de pesquisa a ser desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da UFG.

O projeto de pesquisa “OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS E RURAIS EM JUÍZO NO ESTADO DE GOIÁS: uma análise sobre o papel do Poder Judiciário na tentativa de soluções de conflitos fundiários no cerrado brasileiro.”, se propõe inicialmente a pesquisar, no âmbito da 2ª instância, o papel do direito urbanístico, agrário e ambiental, aprofundando os mecanismos da utilização de seus institutos, princípios, fontes, instrumentos e suas normas pelo Poder Judiciário, e mantendo um diálogo multidisciplinar agrário-ambiental-constitucional.

Vinculado à linha de pesquisa “Fundamentos e Institutos Jurídicos da Propriedade e da Posse” a pesquisa se propõe a analisar a produção jurisprudencial e propor convênios de cooperação com órgãos da administração pública sobre conflitos urbanos, rurais e socioambientais conexos com a agrariedade.

A investigação visa a conhecer e sistematizar a produção jurisprudencial, de 2ª instância, no Estado de Goiás sobre conflitos urbanos, agrários e ambientais; Elaborar metodologia e instrumental de pesquisa jurisprudencial sobre estes conflitos; Consolidar/organizar banco de acórdãos; Analisar a incidência da política urbana (art. 182, CF e Lei 10.257/01), da política agrícola e fundiária (art. 184, CF e Lei 8.117/91) e da tutela ambiental (art. 225, CF e Lei 6.938/81) nestas decisões.

Para exercer este papel, o projeto de ensino estabelecerá pontes com o projeto de pesquisa “OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS E RURAIS EM JUÍZO NO ESTADO DE GOIÁS: uma análise sobre o papel do Poder Judiciário na tentativa de soluções de conflitos fundiários no cerrado brasileiro.”, que tem o objetivo de realizar um grande mapeamento de conflitos socioambientais na região. Um dos resultados esperados dessa pesquisa é a consolidação e a construção de novas parcerias da UFG com organizações e movimentos sociais.

O projeto abordará de forma transdisciplinar os conflitos envolvendo direitos humanos, primando pela participação de estudantes, técnicos e professores do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário da UFG, e buscará estabelecer parcerias com instituições públicas e com organizações da sociedade civil, com o objetivo de promover o empoderamento dos atores sociais que promovem a proteção dos direitos humanos na região. O acompanhamento dessas comunidades envolverá atividades de pesquisa participante, educação popular em direitos humanos, formação em temas

(2)

Programa de Pós- graduação em Direito Agrário

sensíveis para a concretização das demandas identificadas, considerando as especificidades das reivindicações e das características próprias destes sujeitos coletivos de direitos.

Para os estudantes da UFG, este projeto pode representa uma oportunidade não apenas de melhor conhecer a realidade social local e regional, mas significa, sobretudo, a possibilidade de conceber o fenômeno jurídico e as reivindicações por direitos a partir de uma concepção crítica e alargada do Direito, além de possibilitar aos estudantes vislumbrarem novas formas de atuação profissional que vão além da atuação tradicional, ensinando-os sobretudo a atuarem “com” os oprimidos, e não simplesmente “para” eles, ao devolver-lhes a condição de sujeitos e não objetos, auxiliando a construção da autonomia das cidadãs e dos cidadãos organizados em movimentos sociais e comunitários em prol da efetivação de seus direitos.

A presente investigação se destina a estudar a justiça brasileira, especificamente, na região Centro-Oeste brasileira, analisando os institutos e instrumentos do direito ambiental e agrário pelo Poder Judiciário, se debruçando sobre a produção de decisões jurídicas nesta região, na tentativa de se propor convênios de cooperação entre o Poder Judiciário e a Universidade.

O projeto de pesquisa empírica que utilizará marcos, ferramentas e base de dados pré-definidos, sistematizará as decisões sobre conflitos fundiários urbanos e rurais, organizando um banco de sentenças envolvendo a política urbana, ambiental e agrícola, e pretende diagnosticar as demandas, seus interessados e resultados apontando possíveis políticas públicas que assegurem direitos e garantias fundamentais.

Trata-se de uma pesquisa, inicialmente, no âmbito da região Centro-Oeste brasileira, sobre o papel do direito agroambiental, aprofundando os mecanismos da utilização de seus institutos, princípios, fontes, instrumentos e suas normas pelo Poder Judiciário, e mantendo um diálogo multidisciplinar agroambiental-constitucional.

O projeto de pesquisa se propõe a analisar a produção jurisprudencial, desenvolvendo através do processo de ensino-aprendizagem a técnica de pesquisa de decisões jurídicas e propor convênios de cooperação com órgãos da administração pública com Universidade Federal de Goiás.

A pesquisa tem como objetivos conhecer e sistematizar a produção de decisões judiciais na região do Cerrado brasileiro sobre conflitos fundiários, elaborando metodologia e instrumental de pesquisa jurisprudencial sobre tais conflitos, consolidando e organizando um banco de julgados, ao se analisar a incidência da política urbana, ambiental e agrária (art. 182 à 191 e 225, CF) nestas decisões judiciais.

O procedimento desta investigação se dará por uma metodologia empírica que utilizará marcos normativos, ferramentas de pesquisas e um banco por busca específica pré-definidas.

Esta análise pretende estabelecer um histórico de instrumentos institucionais do Poder Judiciário na Região Centro-Oeste brasileira, diagnosticar os marcos legais, as ações judiciais e os consequentes conflitos ambientais individuais e coletivos submetidos à análise desta corte, apontando possíveis políticas públicas que visem ao estabelecimento de programas, ações e atividades para se assegurar direitos e garantias fundamentais.

O projeto de pesquisa “OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS FUNDIÁRIOS URBANOS E RURAIS EM JUÍZO NO ESTADO DE GOIÁS: uma análise sobre o papel do Poder Judiciário na tentativa de soluções de conflitos fundiários no cerrado brasileiro.”, investigará as relações entre o Direito Ambiental, Agrário e Urbanístico contemporâneos, de maneira inter/multi/transdisciplinar. A investigação é fundada na dignidade humana e na proteção de todos os demais seres, e busca a concretização da sadia qualidade de vida de todas e todos, nos meios naturais e artificiais vinculadas

(3)

às atividades agrárias, nelas incluídas a manipulação, conservação, transformação, comercialização e valorização de seus produtos, frutos das forças e recursos naturais.

III. LINHAS TEMÁTICAS

Dentre as possíveis pesquisas aludem-se alguns possíveis objetos de investigação, dentre os quais destacam-se os seguintes:

1. Direito Ambiental (alguns temas) 1.1 Direito Ambiental Constitucional; 1.2 Estado Socioambiental de Direito; 1.3 Direito Ambiental Tributário; 1.4 Licenciamento Ambiental; 1.5 Economia Ecológica;

1.6 Antropocentrismo, biocentrismo e ecocentrismo.

2. Direito Ambiental Natural e Sustentabilidade (alguns temas) 2.1 Direito Ambiental e Sustentabilidade;

2.2 Política Nacional do Meio Ambiente; 2.3 Resíduos Sólidos;

2.4 Logística Reversa. 3. Direito Ambiental Artificial

3.1 Função Social da Propriedade;

3.2 Política de Desenvolvimento Urbano; 3.3 Planejamento Urbanístico;

3.4 Funções Sociais das Cidades. 4. Bioética e Biodireito (alguns temas)

4.1 Bioética e Biodireito contemporâneo; 4.2 Vida e liberdade;

4.3 Ciência e Razão;

4.4 Trans e Pós-humanismo; 4.5 Pesquisas com seres humanos; 4.6 Pesquisa com animais;

4.7 OGM´s;

4.8 Vida embrionária; 4.9 Reprodução assistida.

O projeto será coordenado pelo Professor André Felipe Soares de Arruda, e contará com uma conjunto de pesquisadores orientandos selecionados mediante processo seletivo específico.

IV. REFERÊNCIAS

AGUIAR, Roberto A. R. de. Direito, poder e opressão. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980.

ANDRADE, Lédio Rosa de. Introdução ao direito alternativo brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1996.

(4)

Programa de Pós- graduação em Direito Agrário

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1985. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 6ª reimp. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BOFF, Clodovis. Como trabalhar com o povo: metodologia do trabalho popular. Petrópolis: Vozes, 1984.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 12ª ed. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante 8. ed. - São Paulo: Brasiliense, 1990.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante 3. ed. - São Paulo : Brasiliense, 1987.

CAMPILONGO, Celso; PRESSBURGER, Thomaz Miguel. Discutindo a assessoria popular. Rio de Janeiro: apoio jurídico popular: FASE,1991.

COSTA, Ana Carolina Silva da; ARGUELHES, Delmo de Oliveira. (2008). A higienização social através do planejamento urbano de Belo Horizonte nos primeiros anos do século XX. Disponível em: http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/universitashumanas/article/view/878/612. Acesso em: 07 de janeiro de 2016.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. Tradução de Ephraim F. Alves, Jaime A. Clasen e Lúcia M. E. Orth. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 2002.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da libertação. Tradução de Luiz João Gaio. São Paulo: Loyola, 1977. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 39ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GAJARDO, Maria. Pesquisa participante na América Latina. São Paulo, Brasiliense, 1986. GOODSON, Ivor. F. Curriculo: teoria e história. 6ª. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 272p.

ENGELS, Friedrich. Sobre a questão da moradia. São Paulo, Boitempo, 2015. HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo Editora Annablume, 2005.

KONDER COMPARATO, Fábio. A afirmação histórica dos direitos humanos. 4ª ed., São Paulo: Saraiva, 2005.

FACHIN, Luiz Edson.A função social da posse e da propriedade contemporânea(uma perspectiva

da usucapião imobiliária rural) Porto Alegre. Fabris, 1988.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo, Editora Centauro, 2009.

LARANJEIRA, Raimundo. Direito Agrário Brasileiro. São Paulo. LTR LEME, Maria Cristina da Silva (org.). Urbanismo no Brasil. 1895-1965. São Paulo, Editora Studio Nobel, 1999.

LEME MACHADO, Paulo Affonso. Direito ambiental brasileiro. São Paulo, Malheiros, 2005. LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na Sociologia do conhecimento. 7ª ed., São Paulo: Cortez, 2000.

LUZ, Vladimir de Carvalho. Assessoria jurídica popular no Brasil: paradigmas, formação histórica e perspectivas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

LYRA FILHO, Roberto. O que é Direito. 17ª ed., São Paulo: Brasiliense, 1999.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Tradução de Nélio Schneider e Wanda Caldeira Brant. 1 reimp. São Paulo: Boitempo, 2013.

MIAILLE, Michel. Introdução crítica ao direito. Tradução de Ana Prata. 2ª ed., Lisboa: Estampa, 1989

(5)

MILARÉ, Édis. Direito do meio ambiente: A gestão ambiental em foco. São Paulo, Revista dos Tribunais, 2009.

MOREIRA, Ruy. O que é geografia. São Paulo, Brasiliense, 1994.

NUSDEO, Fábio. Curso de economia: introdução ao direito econômico. 6ª ed. São Paulo: RT, 2011. PRESSBURGER, Thomaz Miguel et alii. Direito insurgente: o direito dos oprimidos. Rio de Janeiro: IAJUP; FASE, 1990, p. 6-12.

ROLNIK, Raquel. O que é cidade. São Paulo, Editora Brasiliense, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução democrática da justiça. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 2ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SAULE JUNIOR, Nelson. Direito à cidade: trilhas legais para o direito às cidade sustentáveis. São Paulo: Max Limonad, 1999.

SAULE JUNIOR, Nelson (org.). Direito urbanístico: vias jurídicas das políticas urbanas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2007.

SILVA, José Afonso. Direito urbanístico brasileiro. 6ª ed. São Paulo: Malheiros, 2012.

SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Sociologia jurídica: condições sociais e possibilidades teóricas. Porto Alegre: Sérgo Fabris, 2002.

THIOLLENT, Michel J. M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, Cortez, 1998.

WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 6. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008. WOLKMER, Antônio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de um São Paulo: Alfa Omega, 2001.

Observação importante: O projeto de pesquisa consiste em uma proposta elaborada pelo professor. De acordo com a necessidade, o mesmo poderá sofrer alterações visando sempre o aprimoramento de suas atividades e o melhor andamento do programa.

Goiânia, 20 de agosto de 2018.

______________________________ Prof. André Felipe Soares de Arruda

Referências

Documentos relacionados

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Apesar da melhora de desempenho nas compras dos setores pesquisados, os instrumentos de pesquisa utilizados permitiram verificar que na Universidade Federal de

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da