• Nenhum resultado encontrado

QUANDO DEUS LEVANTA UM PROFETA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUANDO DEUS LEVANTA UM PROFETA"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

QUANDO DEUS LEVANTA UM PROFETA

Ezequiel foi escolhido como o profeta de Deus para os israelitas que, como resultado do julgamento de Deus, foram levados para a Babilônia. Não foi uma tarefa fácil. Ele nasceu e cresceu na terra de Judá e estava se preparando para tornar-se um sacerdote no templo de Deus quando os babilônios atacaram em 597 aC e o levaram junto com outros 10 mil prisioneiros (2 Reis 24:10-14).

Cinco anos depois, vivendo como cativo na Babilônia, Ezequiel veria uma das revelações mais gloriosas e impressionantes da presença e do poder de Deus (Ezequiel 1:4). Através desta visão, Deus chamou Ezequiel para ser o Seu profeta.

Os israelitas no exílio perderam a perspectiva do propósito e da presença de Deus em suas vidas. Eles continuaram a ignorar as tentativas de Deus de chamá-los para o

arrependimento e preferiram escutar os “falsos profetas” que falavam mentiras

reconfortantes. Embora Ezequiel soubesse que ele enfrentava um povo rebelde e que ele tinha certeza de sofrer dificuldades por causa de sua mensagem, ele foi fiel; escolhendo responder ao chamado de Deus e pregar a pessoas rebeldes por 22 anos.

O Senhor se dirige a Ezequiel ao chamá-lo de “filho do homem” e o escolhe para ser Seu mensageiro.

Deus encorajou Ezequiel a não ter medo, pois ele teria que realizar um ministério muito difícil, declarando a Palavra de Deus para um povo teimoso e rebelde contra Deus. Ao invés de reconhecer e arrepender-se dos pecados que haviam trazido o julgamento de Deus sobre eles, os exilados judeus escolheram viver seu tempo na Babilônia como um retrocesso temporário que acabaria em breve, e Ezequiel, enfrentando a verdade com a Palavra de Deus, não seria bem-vindo. A resposta do povo seria cheia de ódio e o amor de Ezequiel por Deus seria verdadeiramente testado.

Ezequiel 2:1, “Ele me disse: “Filho do homem, fique em pé, pois eu vou falar com você”. Deus muitas vezes fala com a humanidade através da boca dos profetas. Jesus se chamou, Filho do homem em várias ocasiões, e representou Deus o Pai para a humanidade e Deus chama Ezequiel, filho do homem, aqui, porque Ele falará à humanidade através de

Ezequiel.

Ezequiel 2:2: “Enquanto ele falava, o Espírito entrou em mim e me pôs em pé, e ouvi aquele que me falava.”

Aqui vemos onde o Espírito habilita Ezequiel a realizar Seu ministério, quando Ele fala com ele. Encontramos várias outras ocasiões no Antigo Testamento, onde o Espírito veio sobre os servos fiéis do Senhor como em: Números 24:2; Juízes 3:10; 1 Samuel 10:10, 16:13-14, 19:20; 2 Crônicas 15:1. Antes da primeira vinda de Cristo, o Espírito não habitou todos os

(2)

crentes como agora, mas Ele “se moveu” e “veio sobre eles” como lemos em 2 Pedro 1:20-21.

Deus não espera que entendamos tudo sobre Ele, mas que desejamos ser servos obedientes e fieis ao que sabemos que é verdade e correto. Deus deu, e continua dando aos Seus servos o poder do Espírito Santo para cumprir os Seus mandamentos.

Ezequiel 2:3, Ele disse: “Filho do homem, vou enviá-lo aos israelitas, nação rebelde que se revoltou contra mim; até hoje eles e os seus antepassados têm se revoltado contra mim.“ Aqui Deus está falando com Ezequiel sobre Israel, mas esta mensagem não é apenas para Judá, esta mensagem é para todos aqueles que se rebelam contra Deus.

Ezequiel 2:4: “E os filhos são de semblante duro e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Jeová.”

“Obstinados”, neste caso significa desdenhoso, insolente e vemos que seus corações foram endurecidos. Conseqüentemente, por causa de seus corações obstinados, Deus diz a Ezequiel que lhes diga: “Assim diz o Senhor Jeová “. Deus queria que Ezequiel e as pessoas soubessem que era Ele quem os estava advertindo.

Deus está falando com os líderes religiosos cativos de Israel; eles tinham o templo, as vestes sofisticadas, o dinheiro e os rituais e serviços religiosos. Seus corações eram maus e Deus rejeitou seus rituais e sacrifícios. E eles perderam tudo por causa de sua rebelião e hipocrisia.

Deus não nos julgará por quão bem os outros respondem ao nosso testemunho, mas por quão fiéis nós fomos; e Ele sempre nos dá força para realizar o que Ele nos pede para fazer.

Ezequiel 2:5, “E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta.”

Essas pessoas são tão duras de coração; que eles talvez escutem e talvez não. Quando as palavras ditas no entanto, tornam-se realidade, saberão, além de qualquer dúvida, que foram advertidos por um profeta de Deus. Em qualquer caso o povo não poderia alegar ignorância assim como eles não podem fazê-lo hoje.

Assim como Ezequiel foi enviado com uma mensagem aos filhos de Israel, há muitos mensageiros piedosos hoje em dia que são tratados da mesma forma que Ezequiel foi. Ezequiel 2:6: “Mas você, filho do homem, não precisa ficar com medo deles, nem do que eles disserem. Eles o desafiarão e desprezarão; viver no meio deles será como viver no meio de sarças, espinhos e escorpiões. Mesmo assim, não tenha medo daqueles rebeldes, nem de qualquer coisa que eles disserem.”

(3)

Não tenha medo foi dito três vezes para Ezequiel para encorajá-lo a cumprir a missão de Deus. Sarças, espinhos e escorpiões foi dito figuradamente para descrever o povo de Judá por Deus, cuja obstinada rejeição de Sua Palavra seria como sarças, espinhos e escorpiões para Ezequiel.

O Senhor estava preparando Ezequiel para a sua missão dando-lhe a garantia de que Ele estaria com ele. Os servos de Deus não devem temer os homens; portanto, não devemos temer, e ser um exemplo verdadeiro à gente rude.

Ezequiel 2:7, “Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.”

Ezequiel deveria ser fiel a Deus. Mesmo que estas foram pessoas rebeldes, que ouviriam ou se recusariam a ouvir, ele não deveria parar de lhes trazer a profecia que Deus lhe deu. Ezequiel teve que ser fiel para tentar resgatar as almas daqueles a quem foi enviado. Isso é aplicável a todos aqueles que tentam ensinar a Palavra de Deus aos outros.

Devemos obedecer a Sua voz que o Espírito que habita em nos dá, assim como Ele deu a Ezequiel. A força de Deus é poderosa o suficiente para nos ajudar a viver para Ele, mesmo baixo de muita crítica.

A rebelião na Bíblia é comparada à bruxaria aos olhos de Deus. Ministros e missionários de hoje podem trazer a verdade às pessoas, e ainda assim ser rejeitada. No entanto, só porque as pessoas não ouvem, não tira o nosso fardo de ensinar. Assim como foi dito para Ezequiel, é nossa obrigação trazer a mensagem de Deus às pessoas, e o Espírito Santo fará o resto. Paulo instruiu Timóteo dizendo: “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.” (2 Timóteo 4:2). Ezequiel 2:8: “Mas você, filho do homem, preste atenção no que eu estou dizendo. Não seja teimoso como eles. Abra a boca e coma o que vou dar a você.”

Deus está dizendo a Ezequiel para receber esta mensagem em seu ser mais íntimo. Ele não deve ser como esses filhos rebeldes de Israel, que não aceitarão a mensagem de Deus. Devemos também ler a Palavra de Deus todos os dias e guardar-las em nossos corações e mentes e fazer o que Deus nos ordenou.

Ezequiel devia obedecer ao comando, não literalmente comendo um pergaminho, mas em um sentido espiritual recebendo a mensagem de Deus para que se tornasse em uma paixão interna para ele.

Hoje em dia os Seus servos como Ezequiel devem ser fortes na Palavra de Deus em um mundo onde as pessoas vão contra a verdade. No entanto, mesmo que as pessoas sejam rebeldes, elas não estão sem esperança. Deus espera que as pessoas ouçam, respondam e tenham um coração alterado, já que a esperança está sempre presente até que tomemos nosso último suspiro, e então pela nossa própria escolha, o nosso destino será selado para sempre.

(4)

Por favor, pergunte-se: Deus está revelando algum pecado em sua vida? Não seja teimoso, confesse seu pecado e comece a viver para Deus. Ao obede-Lo agora, você desfrutará a vida muito mais e estará pronto para estar um dia diante Dele sem vergonha. Quando aquele dia chegar, você estará cara a cara perante Aquele cujos olhos são como um fogo ardente, e que vê profundamente dentro do nosso coração.

Assim sendo, lembre-se de que: Feliz é aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade! (Salmo 128:1). E, procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá (Hebreus 12:14).

Referências

Documentos relacionados

eles se portaram aleivosamente contra mim. O irmão Tarcisio, no café dos homens, trouxe uma palavra, baseada em 2 Timóteo 2:15, e há uma parte na qual fala:.. Ele disse que fez

considerações acerca do sujeito na obesidade mórbida / Lívia Janine Leda Fonseca Rocha ; orientadora: Junia de Vilhena.. Vilhena, Junia

avanço o sinal; estaciono na vaga destinada ao deficiente físico; levo para casa canetas que são do meu local de trabalho, etc., etc., fica claro que faria muito pior do que

Mas a Moisés, Deus disse “Porque não confiaste em Mim o suficiente para Me honrares como santo diante dos Israelitas, não irás levar este povo na terra que eu lhes dei”

Então Deus disse todas estas palavras:+ 2 “Eu sou Jeová, seu Deus, que o tirou da terra do Egito, a terra da escravidão.*+ 3 Não tenha outros deuses além de mim.*+ 4 “Não faça

• Esta seqüência de operações, medir a variável; comparar com o valor pré determinado e atuar no sistema de modo a minimizar a diferença entre a medida e o set point,nós

Em Ezequiel 18:20, aludido anteriormente, o profeta continuou dizendo: “A alma que pecar, essa morrerá: o filho não levará o pecado do pai, nem o pai levará o pecado do filho;

Aí quando foi um dia eu disse para mim mesma: “eu ainda vou fazer um poço para mim para acabar com esse sofrimento” (D. Na sua última entrevista, fez questão de mostrar