• Nenhum resultado encontrado

Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 19 MMXVI Fase 2 Grupo A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, Londrina, Nome: Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 19 MMXVI Fase 2 Grupo A"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Tempo Início: Término: Total:

Edição 19 MMXVI

Fase 2

Grupo A

COP 22

Questão 1

Water resilience in Africa at forefront of COP22 agenda

by Cop22 Marrakech

Several African ministers in charge of water took part in a side event organized in the Moroccan pavilion during which they stressed the pertinence of putting water issues at the top of the COP22 agenda in light of the drastic impact of climate change on water resources.

Speaking on this occasion, Morocco’s Minister Delegate in Charge of Water, Charafat Afilal, said that climate change takes a toll on the water cycle impacting the ecosystems of societies and hindering the achievement of sustainable development goals in Africa.

She highlighted Morocco’s international advocacy for global action to counter the devastating impacts of climate change on the water sector, saying that the momentum witnessed in terms of enhancing water resilience has been strengthened at COP21 and further consolidated during the International Conference on Water and Climate, which adopted the Rabat Call: “Water for Africa.”

Os ministros africanos colocam as questões da água no topo da agenda da COP22 à luz do impacto drástico das alterações climáticas nos recursos hídricos. Quais outros dois fatores os levam à essa ação?

Questão 2

A onda ambientalista que vem crescendo desde os anos 1960 não se limita a mudar hábitos, consciências e modos de fazer negócios. Também recicla a linguagem, alterando o sentido de velhas palavras e criando novas expressões. Das mais científicas às mais marqueteiras, eis um glossário básico para acompanhar as conversas em clima de COP 22.

Texto 1 - Ciclo de vida

A análise do chamado ciclo de vida de um produto é uma metodologia complexa que procura determinar seu impacto ambiental total “do berço à cova”, isto é, da matéria-prima ao descarte (ou reciclagem, quando houver), passando por manufatura, distribuição, uso e manutenção. Ela está para os métodos tradicionais dos relatórios de impacto ambiental como a física quântica está para a física de Newton.

Texto 2 - Desenvolvimento sustentável

O adjetivo sustentável existe há séculos, mas, como termo corrente do vocabulário econômico e ecológico, a data que aparece em sua certidão de nascimento é 1987. É daquele ano o chamado “relatório Brundtland”, o texto em que uma comissão formada pela ONU — e presidida pela então primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland — lançou as bases de um

(2)

programa internacional para conciliar o desenvolvimento econômico e social com a conservação dos recursos naturais da Terra, de modo a não espetar a conta da atual produção de riquezas nas futuras gerações. O desenvolvimento sustentável foi o signo sob o qual transcorreu a Rio 92. Seu principal problema é, ainda hoje, ser uma daquelas belas ideias com as quais todos concordam, mas que se tornam um vespeiro na hora do desdobramento em medidas práticas. A atual pegada ecológica da humanidade aponta para um longo caminho à frente.

Texto 3 - Ecologia

A palavra estreou num dicionário de português em 1928, segundo o Houaiss. Cerca de meio século, portanto, depois de ser criada pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel como Ökologie (a partir do grego oikos, “casa, habitação”), para designar o nascente estudo das relações entre seres vivos e meio ambiente. A princípio um termo científico de uso restrito, caiu na linguagem comum nos anos 1960, com os primeiros movimentos da voga ambientalista. Em inglês, data de 1969 o primeiro registro do elemento “eco” como formador de novos vocábulos dotados de uma aura ambientalmente correta, como em ecoturismo, ecodesign, ecoeficiência etc.

a) Na comparação dos textos 1, 2 e 3 pode-se afirmar que:

(A) Os três textos tratam do mesmo assunto – o vocabulário sobre o meio ambiente. (B) O clima do Marrocos influencia nas tomadas de decisões sobre o futuro do planeta. (C) O Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo.

(D) A reciclagem da linguagem é um fator essencial para preservar o meio ambiente. b) Escreva argumentos que justifiquem a sua escolha.

Questão 3

a) O que a expressão “ciclo da vida” significa para seres animados? Escreva seu significado. b) Qual é o significado da expressão “ciclo da vida” na linguagem “verde”? Reflita e escreva-o.

Questão 4

O consumo de água também deve ser feito com muita responsabilidade. Cerca de 2,5% da água disponível no planeta é potável (o restante está nos oceanos). No entanto, a maior parte está nas calotas polares e geleiras e no subsolo. O percentual acessível, ou seja, nos rios e lagos do planeta, é de apenas 0,3%, que devem ser distribuídos entre todos os seres vivos, incluindo os seres humanos (atualmente 7 bilhões).

(3)

a) A “tirinha” tem a intenção de provocar risos, é uma historinha humorística. O que a torna engraçada? (A) Um pato fecha a torneira do chuveiro.

(B) Um garoto toma banho e esquece a torneira do chuveiro aberta. (C) O desperdício de água durante o banho.

(D) Os objetos boiam na água. b) Justifique sua resposta.

c) Por que o pato e o peixe mostram uma expressão zangada? Explique seu pensamento.

Questão 5

Ciclistas como parte do espaço urbano

O projeto DowntownFromBehind é uma série de fotografia que captura pessoas andando de bicicleta em Nova Iorque. O mais inusitado é que as fotos são tiradas mostrando as pessoas de costas.

A ideia é produzir um retrato onde o ciclista faz parte do conjunto apresentado, contribuindo com o espaço urbano.

Já foram fotografadas mais de 200 ruas e avenidas com designers, arquitetos, diretores de criação, chefes de cozinha, empresários, estudantes e diversos outros ciclistas que mostram a disposição de pedalar

(4)

em uma das maiores metrópoles do mundo.

De acordo com o texto anterior, pode-se inferir que:

(A) Andar de bicicleta é uma das maneiras de contribuir para a melhora ambiental. (B) O objetivo do projeto é despertar o gosto pelas caminhadas de bicicleta.

(C) Os arquitetos resolveram construir ruas e avenidas para melhor circulação de bicicletas. (D) As pessoas são fotografadas de costas para não serem reconhecidas.

(E) As fotografias devem incentivar as pessoas a usarem mais a bicicleta, contribuindo com o meio ambiente.

Explique o seu pensamento.

Questão 6

Relação entre consumismo infantil, publicidade e sustentabilidade

O Instituto Alana, organização sem fins lucrativos (ONG) que atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, vai promover, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), um debate sobre a relação entre o consumismo infantil, a publicidade e a sustentabilidade.

“Se a gente anuncia para crianças e adolescentes diretamente o tempo todo, estimula-se o consumo em um público que ainda não tem condições de avaliar se aquilo é bom ou não para ele ou para o meio ambiente. E trabalhar com os jovens é a garantia de que essa reflexão vai ser levada adiante por muito mais tempo”, acrescentou a coordenadora de Mobilização do Instituto Alana.

Faça um quadro que apresente produtos (no mínimo 2 de cada) que se enquadram em cada um dos itens pesquisados acima.

(5)

Questão 7

MENOS POBREZA É FUNDAMENTAL

É fundamental reduzir a pobreza no mundo, para dar condições aos povos menos desenvolvidos de também encontrar caminhos para se adaptar e sobreviver.

Pensando nisso, em 2000 a ONU estabeleceu as 8 Maneiras de Mudar o Mundo, que deveriam ser atingidas até 2016.

Referências

Documentos relacionados

Dans les 3 minutes qui suivent, appuyez sur le bouton situé sur le côté de votre adaptateur devolo Magic LAN qui est connecté au routeur. Ensuite, appuyez sur le bouton de votre

A preparação das demonstrações financeiras requer o uso, pela Administração da Entidade, de estimativas e premissas que afetam os saldos ativos e passivos e outras transações. Sendo

Com Coma Berenices Norte Cabeleira de Berenice CrA Corona Australis Sul Coroa do Sul CrB Corona Borealis Norte Coroa do Norte.. Crv Corvus

acidental da ferramenta elétrica. d) Mantenha ferramentas elétricas energizadas longe do alcance de crianças e não deixe que pessoas não familiarizadas com a ferramenta elétrica,

Tabela 6: Situação dos estudantes do curso de Pedagogia Diurno após o término do período letivo 2019/2 Taxa de Eficiência Conclusão (acima do tempo padrão) Conclusão (Total)

16- Promover um verdadeiro mutirão nacional, debatendo junto à sociedade, um projeto de desenvolvimento nacional, que garanta soberania nacional, defina como prioridade a garantia

na tabela acima, o mesmo pode sugerir no formulário de inscrição a abertura da vaga e estará automaticamente inscrito na seleção para o caso da vaga ser

Equipas Orientação DE – Paula Serra Campos e Vera Cruz Alunos inscritos nas equipas de Orientação - DE Autocarro; Não 2º 13 e 14 jan todo o dia Norte Alentejano