• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 01/2015, de 06 de janeiro de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 01/2015, de 06 de janeiro de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

EDITAL Nº 01/2015, de 06 de janeiro de 2015.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES À DISTÂNCIA

O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Juiz de Fora, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Portaria Nº 502, de 17 de maio de 2013, publicada no DOU de 21 de maio de 2013, observadas as disposições da Resolução FNDE/CD N.º 36 de 13 de julho de 2009, Resolução CD/FNDE N.º 54 de 29 de outubro de 2009 e Resolução CD/FNDE N.º 18, de 16 de junho de 2010, regerá as disposições que integram o presente Edital, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 14* (quatorze) vagas de TUTORES À DISTÂNCIA, para Cursos Técnicos, ofertados na modalidade à distância, em Administração, Eventos, Finanças, Reciclagem, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Transações Imobiliárias.

1. DAS VAGAS DISPONÍVEIS

1.1. As vagas disponíveis para tutores à distancia e os respectivos cursos de atuação estão listados no Quadro 1 deste edital.

Quadro 1: Vagas disponíveis. Cursos/áreas Vagas Administração 2* Eventos 1* Finanças 3* Reciclagem 2* Segurança do Trabalho 3* Serviços Públicos 1* Transações Imobiliárias 2*

(2)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

2 * O NÚMERO DE VAGAS É CONDICIONADO À FORMAÇÃO DE TURMAS COM, NO MÍNIMO 25 ALUNOS, CONFORME EDITAL Nº 14/2013, DE 20 DE OUTUBRO DE 2014 (SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA NO 1° SEMESTRE DE 2015).

2. DO REGIME DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES

2.1. O regime de trabalho do tutor à distância será de 20 (vinte) horas semanais, sendo, no mínimo, 10 (dez) horas presenciais cumpridas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Juiz de Fora, a critério e conforme necessidades da coordenação do Núcleo de Educação à Distância - NEAD.

2.2. As principais atribuições do tutor à distância são:

I - Cumprir tarefas previamente estabelecidas pelos professores das disciplinas e pelas coordenações de curso e tutoria, constituídas basicamente de atendimento/suporte ao desenvolvimento de atividades propostas aos alunos do curso.

II - Participar de reuniões periódicas e eventuais, presenciais (no Câmpus de atuação) e/ou à distância (AVA), com a coordenação de curso, coordenação de tutoria ou professores;

III - Participar de cursos de capacitação oferecidos pelo Núcleo de Educação à distância do Campus de atuação;

IV – Auxiliar o professor no preparo de aulas e outras atividades didáticas;

V – Responsabilizar-se pela correção/pontuação das atividades propostas pelo professor no AVA;

VI - Responsabilizar-se pelo lançamento das notas das atividades dos alunos no sistema de registro acadêmico da plataforma Moodle.

VII - Elaborar relatórios diversos de acompanhamento dos alunos no AVA;

VIII – Ter disponibilidade para atendimento aos alunos/professores e demais membros da equipe do NEAD durante a semana e, inclusive aos sábados e domingos;

IX – Ter disponibilidade para viagens aos polos, geralmente finais de semana e feriados, para realização de aulas e/ou outras atividades presenciais;

(3)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

X – Ter familiaridade na utilização de computadores e de recursos básicos de Internet, como WEB, E-mail, Fóruns, Chats, e outras interfaces da comunicação On Line.

XI - Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e responder às solicitações dos alunos no prazo máximo de 36 horas.

2.3 As despesas decorrentes de viagens ao Câmpus Juiz de Fora para realização de cursos, participação em reuniões, cumprimento da jornada de trabalho presencial (conforme item 2.1 deste edital), dentre outras, serão de inteira responsabilidade do tutor selecionado.

3. DO BENEFÍCIO

3.1 O tutor à distância fará jus a uma bolsa de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) por mês, paga pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), conforme Resolução CD/FNDE n.º 18 de 16 de junho de 2010, sendo que este valor poderá sofrer alterações, conforme determinações do referido órgão.

3.1.2 Nos períodos de férias, previstos no calendário do NEaD-JF, não haverá o pagamento do benefício supracitado.

3.2 O desenvolvimento das atividades, por parte do tutor à distância selecionado, e o recebimento da bolsa não implicarão em vínculo empregatício de qualquer natureza com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Juiz de Fora ou com o FNDE.

4. DOS REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS

4.1 Poderão inscrever-se no processo de seleção de tutores à distância os candidatos que preencham os seguintes requisitos:

a) Ter concluído o ensino médio e;

b) Ter experiência de, no mínimo, um ano de magistério em qualquer nível, comprovada por meio de documentos emitidos pela Instituição de Ensino na qual exerceu a atividade. Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho ou certificados.

(4)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

4 5.1 A inscrição deverá ser efetuada somente via Internet, conforme procedimentos a seguir especificados:

5.1.1 A inscrição deverá ser realizada no endereço eletrônico www.jf.ifsudestemg.edu.br, no período entre 18 horas do dia 14 de janeiro de 2015 e 23 horas e 59 minutos do dia 29 de janeiro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/DF.

5.1.2 A comissão de seleção não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

5.2. Após efetuar sua inscrição conforme o item 5.1.1, o candidato deverá protocolar a documentação comprobatória, devidamente autenticada, em envelope lacrado, no endereço abaixo descrito, de 09h às 12h e de 14h às 17h, no período de 15 de janeiro a 29 de janeiro de 2015 (somente dias úteis).

5.2.1. A documentação comprobatória citada no item 5.2 também poderá ser encaminhada via sedex, para o endereço citado no quadro acima, no período de 15 de janeiro a 30 de janeiro de 2015, sendo esta última, a data final para postagem do envelope com a referida documentação.

5.2.1.1 Para a documentação encaminhada conforme item 5.2.1 deste edital, somente será validada aquela postada via sedex, caso contrário, a mesma não será analisada e o candidato desclassificado.

5.3. A documentação comprobatória de que trata o item 5.2 será composta por cópias dos seguintes documentos:

I - Requerimento de inscrição, gerado no momento da inscrição online; Endereço: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Juiz de Fora Setor Administrativo – Secretaria Geral

Assunto: Processo de seleção de tutores

R: Bernardo Mascarenhas, 1283 – Bairro Fábrica – Juiz de Fora/MG. CEP: 36.080-001

(5)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

II - Documento de identidade (serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997);

III - Comprovante de experiência de, no mínimo, um ano de magistério, por meio de declaração emitida pela Instituição de Ensino na qual exerceu a atividade. Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

IV - Comprovantes das titulações apresentadas, conforme descrito no Quadro 3 deste edital, a saber:

a) Comprovação de formação básica:

- Histórico de conclusão do ensino médio;

- Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso acompanhada do respectivo histórico escolar, emitidos por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

- Certificado de conclusão de curso técnico emitido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

b) Comprovação de formação complementar:

- Certificado ou declaração de conclusão de curso, acompanhada do respectivo histórico escolar, emitidos por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC/CAPES do maior título a ser apresentado.

c) Experiência em magistério:

- Comprovada por meio de documentos emitidos pela Instituição de Ensino na qual exerceu a atividade (o documento deve, obrigatoriamente, conter o dia, mês e ano de início e término da atividade). Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

(6)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

6 d) Experiência profissional:

- Comprovada por meio de documentos emitidos pela Instituição na qual exerceu as atividades profissionais (o documento deve, obrigatoriamente, conter o dia, mês e ano de início e término da atividade). Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

5.4. Com exceção ao requerimento de inscrição, todas as cópias comprobatórias apresentadas deverão ser autenticadas.

5.4.1 Em nenhuma hipótese serão consideradas cópias de documentos que não atendam o item 5.4, a saber:

- Apresentação de documentos comprobatórios dos requisitos mínimos (item 4.1) sem a devida autenticação: o candidato será automaticamente eliminado do processo, e/ou;

- Apresentação de documentos comprobatórios de titulação (item 6.2.1 – Quadro 3) sem a devida autenticação: a pontuação atribuída aos mesmos será 0 (zero) ponto.

5.5. O cronograma do processo seletivo é o constante no Quadro 2, cujas datas deverão ser rigorosamente respeitadas, podendo ser alteradas de acordo com o interesse e/ou necessidade da Administração.

Quadro 2: Cronograma

Eventos Datas

Período de inscrição. 14/01/2015 a 29/01/2015

Resultado provisório da análise de títulos. 10/02/2015 Recurso contra o resultado provisório da análise de títulos. 11 a 12/02/2015

Divulgação do resultado final. 13/02/2015

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. O processo seletivo para tutores à distância obedecerá às disposições deste edital e será composto, unicamente, pela seguinte etapa:

(7)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

6.2 – ANÁLISE DE TÍTULOS

6.2.1 A análise de títulos, de caráter classificatório, será realizada pela comissão de seleção. Os critérios de pontuação estão descritos no Quadro 3.

6.2.1.1 O candidato que não preencher os requisitos mínimos exigidos no item 4 deste edital ou não realizar sua inscrição conforme item 5 deste edital, será, automaticamente, desclassificado do processo de seleção.

Quadro 3 – Critérios de pontuação para análise de títulos

Item Pontuação Ponderações Pontuação

máxima Formação básica Graduação, conforme descrito no Quadro 3.1. 10 cumulativos 15

Formação técnica, conforme

descrito no Quadro 3.1. 5 Formação

complementar Doutorado ou mestrado 15

Não cumulativos – prevalecendo a maior titulação 15 Experiência em Ensino à Distância

Prática docente e/ou tutoria em EAD: 3 (pontos) pontos

por ano ou período completo de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias), até 30 (trinta) pontos. 30 (Não serão pontuadas atividades paralelas*) 30 Experiência profissional Atuação profissional especifica na área

pretendida: 5 (cinco) pontos

por ano ou período completo de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias), até 40

(quarenta) pontos. 40 (Não serão pontuadas atividades paralelas*) 40 Pontuação total 100

*Por atividades paralelas, entenda-se aquelas desenvolvidas simultaneamente. Neste caso, prevalecerá somente a maior pontuação.

(8)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

8 Quadro 3.1 – Áreas de formação básica

Curso pretendido Formação técnica em: Graduação em: Técnico em Administração Administração. Administração.

Técnico em Serviços Públicos

Serviços Públicos ou Gestão Pública. Administração, Economia, Direito ou Ciências Contábeis.

Técnico em Segurança Segurança do Trabalho. Engenharias. Técnico em Eventos Eventos ou Turismo. Turismo. Técnico em Finanças Finanças, Contabilidade ou

Administração. Ciências Contábeis, Economia ou Administração Técnico em Transações Imobiliárias Transações Imobiliárias, Finanças, Contabilidade ou Administração Direito, Ciências Contábeis, Economia ou Administração Técnico em Reciclagem Reciclagem ou Meio

Ambiente.

Engenharia Sanitária Ambiental ou Meio

Ambiente

6.3.2. O resultado provisório da análise de títulos, conforme informações e documentações apresentadas em envelope lacrado pelo candidato no ato da inscrição, será divulgado no endereço eletrônico www.jf.ifsudestemg.edu.br, após às 18 horas do dia 10/02/2015.

6.3.3 Os recursos quanto ao resultado da análise de títulos deverão ser entregues, pessoalmente ou por procurador (procuração simples), nos dias 11 a 12 de fevereiro de 2015, de 09h às 12h e de 14h às 17h, no seguinte endereço:

Endereço: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Juiz de Fora Setor Administrativo – Secretaria Geral

Assunto: Processo de seleção de tutores

R: Bernardo Mascarenhas, 1283 – Bairro Fábrica – Juiz de Fora/MG. CEP: 36.080-001

(9)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

6.3.4. Para o recurso, deve-se, obrigatoriamente, usar o modelo de recurso disponível no ANEXO 1 deste Edital.

6.3.5. Para recursos contra a análise de títulos não serão analisados documentos enviados junto com o recurso que não tenham sido apresentados anteriormente no momento da inscrição.

6.3.6 NÃO SERÃO ANALISADOS RECURSOS ENVIADOS FORA DOS PADRÕES descritos nos itens 6.3.3; 6.3.4 e 6.3.5.

6.3.7 Caberá à comissão de seleção decidir pelo deferimento ou não dos recursos apresentados pelos candidatos. Dessa decisão não caberá recurso.

7. DA CLASSIFICAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1. A nota final do candidato variará de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e será obtida após análise da documentação comprobatória protocolada pelo candidato conforme item 5.2 deste edital.

7.2 De acordo com a nota obtida, conforme critérios de pontuação estabelecidos no Quadro 3 deste edital, os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos.

7.3. Critérios de desempate

1º) Maior pontuação no critério “EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL” expresso nos critérios de pontuação (Quadro 3);

2º) Mais idoso, em conformidade com a Lei 10.741/2003;

7.4 No impedimento de qualquer um dos candidatos classificados convocados, os demais classificados serão convocados, seguindo a ordem de classificação expressa no item 7.2.

7.4.1 Na situação de quaisquer das vagas ofertadas por este edital não serem preenchidas, em razão da ausência de candidatos inscritos ou não classificados, conforme interesse do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Juiz de Fora, poderá haver remanejamento de candidatos classificados em outros cursos para preenchimento das mesmas.

(10)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

10 8. DA PUBLICAÇÂO DO RESULTADO FINAL

8.1 O resultado final será divulgado no endereço eletrônico www.jf.ifsudestemg.edu.br, após às 18 horas do dia 13/02/2015.

9. DO ENCERRAMENTO DA ATIVIDADE DE TUTORIA

9.1 O candidato selecionado para exercer a função de tutor à distância poderá, a qualquer momento, solicitar o desligamento do programa de tutoria. Para isso, basta manifestar seu interesse através de declaração simples entregue no NEaD – Câmpus Juiz de Fora.

9.2 Por força da legislação competente ou por encerramento das atividades do curso/polo de atuação ou evasão discente acentuada no curso/polo de atuação ou pelo baixo desempenho técnico e não-adaptabilidade do tutor na prática da tutoria ou pelo não cumprimento integral da jornada semanal de trabalho presencial (item 2.1 deste edital) ou pela ausência do tutor a 3 (três) reuniões ou demais atividades presenciais realizadas pela coordenação do NEaD-JF durante o ano letivo, o tutor poderá, a qualquer momento, ser desligado do programa de tutoria.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Não serão aceitas inscrições fora do prazo e condições previstas neste Edital.

10.2 É de total responsabilidade do candidato a veracidade de todas as informações apresentadas durante o processo.

10.3 A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão sua contratação ou, se já contratado, em imediato desligamento do programa e devolução dos valores indevidamente recebidos. E, ainda, implicarão nas devidas sanções legais.

10.3.1 A comissão de seleção poderá, a qualquer momento, analisar a veracidade das documentações apresentadas no ato da inscrição.

(11)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

10.4. Serão eliminados da seleção os candidatos que tenham sido desligados, nos últimos 12 (doze) meses, da função de tutoria (presencial ou à

distância) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, por problemas no cumprimento de suas funções/atribuições, por insuficiência técnica, pedagógica e/ou disciplinar.

10.5. Serão divulgados, sempre que necessário, editais, retificações, normas complementares e avisos oficiais sobre este Processo Seletivo no endereço eletrônico www.jf.ifsudestemg.edu.br, cabendo ao candidato acompanhá-los.

10.6. Os candidatos aprovados deverão participar de treinamento com carga horária mínima de 10 (dez) horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Juiz de Fora, de caráter obrigatório. A data do treinamento será posteriormente definida pela coordenação do NEaD-JF.

10.6.1 Não haverá pagamento do benefício ( item 3 deste edital) durante o período de capacitação descrita no item acima.

10.7. Será vetado o pagamento de bolsas pelo Programa E-Tec Brasil ao participante com vinculação em outro programa de bolsa de estudo cujo pagamento tenha por base as Leis 11.273/2006 e 11.502/2007.

10.8. Não haverá devolução de nenhum documento comprobatório utilizado para fins de inscrição neste processo seletivo.

10.9. É vedado ao candidato a tutor ser, simultaneamente, aluno e tutor do mesmo curso.

10.10. O candidato a tutor à distância deverá, no ato da inscrição online, escolher somente um curso para atuação (conforme vagas disponíveis no Quadro 1 deste edital).

10.11. O prazo de validade deste certame será de 12 (doze) meses e poderá ser prorrogado, conforme necessidade e interesse do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Juiz de Fora, por igual período.

(12)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

12 10.13. Quaisquer dúvidas sobre este edital, bem como sobre o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a comissão de seleção pelo seguinte e-mail: selecao.eadjf@ifsudestemg.edu.br

Juiz de Fora, 06 de janeiro de 2015.

_________________________________ Sebastião Sérgio de Oliveira

Diretor Geral

(13)

RECONHECIDO PELA LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008 SUCESSOR DO COLÉGIO TÉCNICO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE

FORA

ANEXO 1 - Modelo de Recurso 1. Dados Pessoais:

Nome: ________________________________________________________________ RG: __________________________________________________________________ E-mail: ________________________________________________________________ 2. Dados do Processo Seletivo:

Edital n°: ____________________________________ Tutoria à distância Curso: ________________________________________________________________ 3. Justificativa: ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

[r]

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

versity; Dewajtis 5, 01-815 Warszawa, Poland; a.syryt@uksw.edu.pl Abstract: The terms “university”, “teaching” and “research” are closely related. The reason for the