• Nenhum resultado encontrado

A Construção do Livro Tipo & Color La Letra Basic Typograhy A Maravilhosa Historia das Línguas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Construção do Livro Tipo & Color La Letra Basic Typograhy A Maravilhosa Historia das Línguas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Esta é uma bibliografia básica. Não é a melhor, mas tem me ajudado muito. Não cito aqui os livros de designers e autores que são clássicos como Tchichold, Goudy, Bodoni, McLean, Craig e muitos outros que escreveram e escrevem ainda ótimos livros, a maioria deles é em inglês.

(2)

ARAUJO, Emanuel

A Construção do Livro; princípios da técnica de editoração: Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira SA, 1986, 676 p.

Sinopse: Como o próprio nome diz, trata sobre os livros, mas fala também de tipografia. Excelente trabalho de técnicas de editoração. Tem bom conteúdo histórico.

É desenvolvido em nove capítulos, sendo que o quinto e o sétimo dedicam boa parte a tipografia e suas aplicações no projeto gráfico de livros. É um livro importante. BEAUMONT, Michel

Tipo & Color; Manual sobre el uso de la tipografia en el diseno grafico: 1.ed. Madrid: Hermann Blume, 1988. 144 p.

Sinopse: Bom livro a exemplo do 'How to create and use Decorative Type'.

Apresentam de forma simples e didática vários usos da tipografia; apresenta na primeira parte um bom estudo dos tipos, e um capitulo onde aborda a cor do texto (cinza da pagina) nas pecas gráficas. Na segunda parte enfatiza a cor e tipografia. Fartamente ilustrado. Em espanhol.

BLANCHARD, Gerard La Letra

1. ed. Barcelona: Ediciones ceac, sa, 1988. 296 p.

Sinopse: Livro bastante didático, ilustrado, com boa pesquisa histórica sobre a escrita e tipografia, caligrafia, psicologia, famílias tipográficas, paginação, sistemas de impressão, texto sobre a criação de caracteres e um exemplo de construção de uma fonte para

computador. Em espanhol. CRAIG, James

Basic Typograhy; A Design Manual for designers, non-designers, and desktop publishers: 1. ed. New York: Watson-Guptill Publications, 1990. 190 p.

Sinopse: Livro também básico que mostra toda linguagem e terminologia tipográfica de composição, alem de mostrar bons exemplos de textos compostos em varias fontes; também fala sobre espaçamento, entrelinhamento, alinhamentos, escolha de tipos que ajudam a enriquecer o conhecimento da pagina impressa. Apresenta um bom glossário ao final. Em ingles

DOBLHOFER, Ernst

A Maravilhosa Historia das Línguas; Decifração dos Símbolos e das Línguas Extintas São Paulo: Instituto Brasileiro de Difusão Cultural-Ibrasa, 1962. 354 p.

Sinopse: Trabalho bastante interessante sobre as antigas línguas e escritas. Aborda com detalhes a decifração da escrita hieroglífica, o cuneiforme persa, o cuneiforme

mesopotamico, hieróglifos hititas, escrita hugaritica, linear B, o rúnico, o etrusco e a escrita da ilha de Páscoa. É um bom livro que ajuda a criar uma memória geral sobre a escrita antiga.

(3)

FARIAS, Priscila L.

Tipografia Digital; O impacto das novas tecnologias 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora Ltda, 1998, 112 p.

Sinopse: Tipografia Digital analisa o papel das novas tecnologias no campo da tipografia contemporânea, colocando em foco o processo de criação de novas fontes. Considerando aspectos estéticos, tecnológicos e cognitivos da tensão entre experimentalismo e tradição, o livro parte de uma contextualização histórica para chegar ao estudo das principais

tendências da tipografia digital. FONTANA, Ruben (editor)

TIPOGRAFICA (periódico) Fontana Diseno: Buenos Aires, Viamonte 454, 6º 12 Buenos Aires Argentina

Tel: (0541) 311-1568 Fax: (0541) 311-6797

e-mail: info@tipografica.com - Assinatura: 4 edições/ano

Sinopse: Revista Argentina de Tipografia que trata de diferentes temas dentro do design gráfico. Com bons assuntos sobre tipografia, caligrafia, agenda de eventos e artigos sobre os mais variados temas com os mais importantes profissionais da atualidade. GORDON, Maggie - DOOD, Eugenie

How to create and use Decorative Type:

1. ed. Cincinnati: North Lights Books,1990. 144 p.

Sinopse: É um livro onde prevalece muita informação visual, com belos exemplos do uso correto da tipografia. Estimulante para novas idéias, valorizando o uso expressivo de trabalhos manuais incluindo uma serie de trabalhos caligráficos. Mostra também exemplos de trabalhos em computador. Em inglês.

HOOKER, J.T. (introdução), vários autores

Lendo o Passado; Do cuneiforme ao alfabeto. A historia da escrita antiga.

São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1996. 474 p.

Sinopse: Excelente livro. Apresenta uma abordagem profunda sobre as escritas de civilizações antigas como o cuneiforme, os hieróglifos egípcios, a Linear B, o fenício, a escrita grega e etrusca. Muito bom para ampliar a cultura do designer e situa-lo melhor no plano histórico. Para aprender bem tipografia e caligrafia é necessário conhecer a evolução da escrita, suas matérias, suportes etc, e a influencia que estes desenhos, os caracteres, ainda provocam na expressão e na comunicação humana.

(4)

JACQUES, João Pedro Tipografia pos-moderna

1. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora Ltda., 1998. 42 p.

Sinopse: Morte da tipografia, end of press, novas tecnologias, pos-modernismo, deconstrução, new wave, retro, punk, new tribalism, malha gráfica orgânica. O design gráfico parece ter perdido o rumo, tal a radicalidade dos questionamentos que sua pratica tem sofrido desde os anos 80. A tipografia vem desempenhando papel fundamental neste processo, e ela mesma tem sofrido ataques que escandalizam os mais puristas. Em

Tipografia pos-moderna, João Pedro Jacques faz um mapeamento das principais iniciativas de renovação do design gráfico mundial nos últimos anos, especialmente com relação aa tipografia. Oferece ao leitor nomes, datas, referencias e conceitos de cada uma destas escolas, relacionando-as entre si, num panorama objetivo e conciso que poe fim a confusões e permite ao designer acompanhar com maior segurança os novos caminhos de sua atividade.

JESSEN, Peter

Masterpieces of Calligraphy; 261 examples, 1500-1800 1.ed.New York: Dover Publications, Inc, 1981, 200 p.

Sinopse: Livro para ver, olhar e aprender com os olhos. Dezenas de exemplos caligráficos de artistas europeus - alemães, holandeses, ingleses, italianos, franceses, espanhóis e portugueses. São trabalhos de grande beleza e qualidade e que podem servir de estimulo e referencia para novas criações tipográficas.

LUIDL, Philipp

Typografie; Basis Wissen Deutscher Drucker Edition, 1996

Sinopse: Livro do designer-tipografo alemao Philipp Luidl e se assemelha ao Basic

Typography. Apresenta um estudo minucioso dos tipos, relações psicológicas, seu desenho, terminologia e o texto na pagina impressa. Muitos exemplos. Tem um único problema: é em alemão.

MARTIN, Judy - STRIBLEY, Miriam (Coordenadora) Guia Completa de Caligrafia; Tecnicas y Materiales 1. ed. Madrid: Hermann Blume, 1985. 160 p.

Sinopse: Livro muito bom. Pratico. Apresenta bom conteúdo da evolução histórica da escrita, da caligrafia, penas, pinceis, suportes e muitos exemplos. Apresenta a caligrafia de forma bastante correta, valorizando sua função ainda nos dias atuais. Quem quiser caminhar na trilha da tipografia com sucesso é aconselhável conhecer a caligrafia e suas enormes possibilidades de expressão.

(5)

McLEAN, Ruari Manual de Tipografía

1. ed. Madrid: Hermann Blume, 1987. 216 p.

Sinopse: Ótimo livro, de bom conteúdo. Aborda com profundidade a legibilidade, os espaçamentos, entrelinhamento etc. Fala sobre historia da tipografia no século XX,

classificação dos tipos, estilos, caligrafia, projeto gráfico de livros, revistas, etc. É um livro que transmite uma base sólida de conhecimentos. Ilustrado. Em espanhol.

PARRAMON, Jose Maria

Asi se dibujan letras rotulos, logotipos:

7. ed. Barcelona: Instituto Parramon Ediciones, 1981. 144 p.

Sinopse: Livro super facil e basico. De bom conteudo da historia da escrita, construcao da romana classica, o estudo e desenho de logotipos, classificacao dos tipos e um

pequeno mostruario de alfabetos basicos e logotipos. P&B. Espanhol. PHIL'S PHOTO Inc.

Homage to the Alphabet; A Typeface Sourcebook 2.ed. Washington: Rockport Publishers, Inc,1985. 566 p.

Sinopse: É um catalogo de tipos. Mais de 1400. Tem de tudo (quase). Dos mais comuns aos que não se vê mais por ai. Muito bom para referencia, para aprender a ver os tipos fora da tela do computador. Esta ordenado por categorias: sem ceifas, ceifas lineares, arredondadas, grossas, finas, manuscritas etc. Em ingles.

SASSOON, Rosemary

The Practical Guide to LETTERING & Applied Calligraphy 1.ed. London: Thames and Hudson Ltd., 1985. 112 p.

Sinopse: Publicação de caligrafia onde apresenta os vários estilos de caligrafia, o uso de penas e exercícios que podem ser praticados. Apresenta o trabalho de vários artistas tipógrafos. Boa referencia.

SEMERARO, Claudia Marino - AYROSA, Christiane (Coordenação geral) Historia da Tipografia no Brasil

São Paulo: Museu de Arte de São Paulo - MASP/Secretaria de Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1979. 278 p.

Sinopse: Livro que apresenta um pequeno histórico da tipografia do Brasil colônia até os anos 70. O texto é curto, mas rico em detalhes que podem ser explorados por um

estudante/pesquisador atento por novidades. É fartamente ilustrado com frontispícios, diplomas, capas de livros, volantes, partituras musicais, rótulos, anúncios, selos, indo do século 19 ao do século 20, com belos exemplos de composição tipográfica executados nos vários estados brasileiros.

(6)

TABORDA, Felipe - HORCADES, Carlos - MARTINS, Nelson A Tipografia na arquitetura do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: Editora Index Promoções Culturais Ltda, 1986. 100 p.

Sinopse: A Tipografia na Arquitetura do Rio de Janeiro, é um bonito livro escrito a três mãos e tendo como consultor de arquitetura, Sergio Lordello. Faz uma pequena, porem segura incursão no uso da tipografia na arquitetura da cidade do Rio de Janeiro, iniciando com um pequeno histórico, ilustrando com belas fotos os pórticos, placas, fachadas, portões, construções residenciais, nao-residenciais, monogramas, números etc. É um bonito exemplo de carinho e preservação da imagem arquitetônica e ao mesmo tempo gráfica, de uma cidade. Exemplo a ser seguido.

WESCHER, Herta

La historia del collage. Del Cubismo a la actualidad Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 1976. 278p.

Sinopse: Apesar de não ser um livro especifico de tipografia é uma publicação muito

importante. Apresenta com grande riqueza toda a trajetória da técnica da colagem, passando pelos principais estilos tais como o cubismo, futurismo, dadaísmo, construtivismo,

surrealismo, etc. Mostra todo o trabalho dos dadaístas alemães Kurt Schwitters e Raoul Hausmann entre outros, no uso da tipografia nas mais diversas expressões; mista também o trabalho dos artistas russos como El Lissitzky e Aleksandr

Rodtschenko, os italianos como Carlo Carra e Giacomo Balla e muitos outros

artistas que enriqueceram o inicio do seculo com seus trabalhos e pesquisas, na maioria das vezes com o uso da tipografia ou caligrafia. Excelente iconografia. Não deve faltar na sua biblioteca.

WILLIAMS, Robin

Design para quem não é designer; Noções básicas de planejamento visual 1. ed. São Paulo: Callis,1995. 144p.

Sinopse: Livro muito basico, simples até. Bem interessante pois apresenta

princípios basicos de composição com o uso de textos e criação com tipografia, e rico em exemplos (mesmo não sendo os melhores exemplos). Não é um livro para iniciados e serve apenas como leitura introdutória para assuntos mais complexos, porem é de grande valia para alunos dos primeiros períodos de design gráfico.

Referências

Documentos relacionados

Reproductive modes (sensu Haddad & Prado 2005) presented by the anuran species recorded in the northwestern region of São Paulo state. A) Mode 30, presented by species of

Antonio Alberto Brunetta solicitou a inclusão da apreciação do Formulário para abertura de 25.. Concurso Público Professor Efetivo, Departamento de Metodologia de Ensino,

Descrição Capacidade Dimensões Cor Embalagem 1817144 Dispensador Rubbermaid TCELL KEY preto Recarga de 48 ml 7,29 x 7,39 x 15,01 cm 12 1817146 Dispensador Rubbermaid TCELL KEY

Analisou-se os acompanhamentos das refeições servidas, que no caso são arroz branco polido (n=16), arroz integral (n=16) e feijão (n=15) das Unidades a partir da realização de

RESUMO: O objetivo deste estudo foi analisar o perfil e o risco de óbito intra-hospitalar, e após 30 dias de alta, de idosos que ingressaram por fratura de fêmur de setembro de 2015 a

“Redes culturais são organizações horizontais (formais ou informais), compostas por uma malha policentrada de atores sociais (individuais e/ou coletivos, privados e/ou públicos)

Eu sou uma mulher com olhos de gato siamês que por detrás das palavras mais sérias sorri sempre troçando da minha própria intensidade.. Sorrio porque presto atenção ao OUTR e

Nesse contexto, O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre produção de soja e desigualdade fundiária dos municípios e de renda dos estabelecimentos agropecuários