• Nenhum resultado encontrado

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Luis Pavão Limitada

Rua Rafael Andrade, 29 - 1150-274 Lisboa Telefone e Fax 21 812 68 45

Site: www.lupa.com.pt

Correio eletrónico para inscrições: mariamm@lupa.com.pt

Plano de Ações de Formação para o ano de 2013

Todas as ações de formação terão lugar na sede da empresa.

Luis Pavão Limitada

Rua Rafael de Andrade, 29 - 1150-274 Lisboa

Metropolitano: Intendente Autocarros: 30; 723; 767; 790

Telefone: 21 812 6845; Fax: 21 812 6845. Horário: 9:30 às 13:00 e 14:30 a 17:00

Nota: Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição. Serão propostas segundas datas

para as ações de formação com mais inscritos do que o número de vagas. O número mínimo de participantes é de 6 alunos; caso esse número não seja atingido, a ação de formação poderá será cancelada e o valor já pago devolvido na íntegra aos inscritos. Será emitido um certificado de participação para cada formando. No decorrer do ano 2013, um aluno que se inscreva num segundo curso terá um desconto de 15% sobre o preço do segundo curso.

(2)

1. Preservação de coleções de fotografia

Ação de formação destinada a técnicos profissionais, estudantes e outros interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia e ainda colecionadores de fotografia e fotógrafos.

Objetivos:

Identificação e caracterização genérica das várias tipologias de fotografia, reconhecimento das alterações e deteriorações inerentes a diferentes processos fotográficos, medidas a tomar para evitar a deterioração, respetivos tratamentos conservativos adequados e acondicionamentos recomendados. Serão ainda discutidas normas de manuseamento de espécies fotográficas e planos ideais para preservação e organização de coleções fotográficas.

A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos.

Datas:

- 10 e 11 de outubro (quinta e sexta-feira).

Formadores: Carina Fonseca e Joana Silva Duração: 2 dias, total de 12 horas de

formação.

Número de formandos por ação de formação: 6 a 8.

Preço: 120, 00 Euros + IVA. Inclui manual do

curso e luvas de algodão.

Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

(3)

2. Identificação de processos fotográficos

Acção destinada a técnicos profissionais, estudantes ou interessados nas áreas de arquivo, conservação, restauro, museologia, fotografia, coleccionadores e fotógrafos.

Objectivos:

Apresentação dos processos e métodos usados na identificação das espécies fotográficas, tanto de provas fotográficas, fotomecânicas e digitais, como de negativos e diapositivos em vidro e película, a cores e a preto e branco. Reconhecimento das formas de deterioração mais vulgares, que são auxiliares na identificação das espécies fotográficas. Apresentação de testes químicos para identificação de suportes plásticos.

Abrange os processos mais usados, ao longo da história da fotografia, desde os processos iniciais até às provas de impressora, da fotografia digital, referindo as suas características e o seu enquadramento histórico.

A acção de formação é composta por seis módulos teóricos e seis módulos práticos.

Data: 26, 27 e 28 de setembro (quinta, sexta-feira e sábado)

Formador: Carina Fonseca e Luís Pavão Duração: 3 dias, total de 18 horas de

formação.

Número de formandos por acção de formação: 6 a 8.

Preço: 160, 00 Euros + IVA – inclui pasta

com manual do curso e luvas de algodão. Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

(4)

3. Descrição de coleções de fotografia

Ação destinada a técnicos profissionais que trabalhem com documentação fotográfica em arquivos, museus, bibliotecas ou estudantes interessados na área.

Requisitos de admissão:

Frequência do Curso de Preservação de Coleções de Fotografia (da Luis Pavão Limitada) ou curriculum nesta área que justifique a admissão no curso.

Objectivos:

Definição de conceitos e apresentação de noções sobre a descrição de fotografia, incluindo a descrição individual e por conjuntos, tendo em conta as normas ISAD-G e Sepiades. Serão apresentados vários tipos de base de dados.

A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos.

Data: 7 e 8 de novembro (quinta e sexta-feira).

Formador: Sónia Casquiço. Duração: 2 dias, total de 12 horas

de formação.

Número de formandos por ação de formação: 6 a 8.

Preço: 140, 00 Euros + IVA –

inclui manual do curso.

Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

(5)

4. Introdução à conservação de documentos gráficos

Curso destinado a técnicos de conservação, estudantes de conservação e restauro, museologia, colecionadores, entre outros.

Objetivos:

A acção de formação tem como objectivos a introdução à conservação de documentos gráficos, identificação dos diferentes tipos de papel, reconhecimento de alterações e deteriorações inerentes, definição de condições ambientais de arquivo adequadas ao papel, tratamentos adequados e acondicionamentos específicos. São ainda discutidas normas de manuseamento e exposição, planos ideais para preservação de documentos gráficos.

A ação de formação é composta por quatro módulos teóricos e quatro módulos práticos.

Data: 28 e 29 de novembro (quinta e sexta-feira).

Formador: Lúcia Alberto

Duração: 2 dias, total de 12 horas de

formação.

Número de formandos por acção de formação: 8 a 10.

Preço: 120, 00 Euros + IVA - Inclui

manual do curso.

Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

(6)

Série workshop em conservação e fotografia

Estes workshops são essencialmente práticos, mãos ao trabalho, acompanhados de introdução e explicação teórica. A sua frequência pressupõe que os alunos tenham recebido alguma formação anterior, nomeadamente a nossa ação de formação básica em conservação de fotografia. As ações de formação cruzam especialistas de várias áreas, (conservação de fotografia, conservação de papel, restauro de madeiras, acondicionamento, digitalização), podem arrastar-se ao longo de várias sessões, conforme as exigências dos materiais e compassos de espera (colagens, secagens). Todos os materiais didáticos e de intervenção serão fornecidos pela empresa, os alunos são estimulados para trazer os seus próprios materiais e problemas para resolver e intervir neles durante as aulas.

(7)

1. Workshop - Produção de um ambrótipo e negativo de colódio húmido

Venha gozar a experiência de produzir um ambrótipo na LUPA. O ambrótipo foi um dos primeiros processos fotográficos, uma fotografia em vidro, muito em voga na segunda metade do século XIX, que se tornou obsoleto pela fotografia de produção industrial. Este processo é hoje reconstituído num workshop da LUPA, que permite aos alunos realizar todo o processo desde o início, tal como foi produzido em 1860: cortar e polir o vidro, acertar a luz no estúdio, escolher o fundo adequado ao seu gosto, sensibilizar a chapa com colódio e nitrato de prata, expor alguns segundos levantando a tampa da câmara, revelar, fixar, secar e envernizar a chapa, seguindo o método dos grandes mestres do passado. Leve para casa o seu retrato, produzido por si, numa embalagem também construída no workshop, uma experiência única de fotografia do século XIX.

Data: 21 e 22 de junho (sexta-feira e sábado).

Formadores: Joana Silva e Luis Pavão Duração: 2 dias, total de 14 horas. Número de formandos por acção de formação: 6 a 8.

Preço: 120, 00 Euros + IVA - inclui as

fotografias realizadas durante o workshop Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

(8)

2. Workshop - Emulsão de gelatina e prata

Neste workshop os alunos aprendem a preparar uma emulsão de gelatina e prata de escurecimento direto, tal como era fabricada e usada nos últimos anos do século XIX.

Os papéis fotográficos de gelatina e prata para escurecimento direto (sem revelação), foram produzidos a partir de 1880 e muito usados nos últimos anos do século XIX e primeiros anos do século XX. Os estúdios de retrato imprimiam os seus trabalhos nestes papéis, sendo depois colados em cartão (formatos carte-de-visite, cabinet e outros) e bem decorados com letra e arabescos dourados, conseguindo uma óptima apresentação. Os retratos, nas suas cores castanho avermelhado ou castanho púrpura, resultante da viragem a ouro, distinguiam-se pela qualidade. Neste workshop vamos fabricar precisamente esta emulsão, seguindo a metodologia do início da industrialização da fotografia.

No primeiro dia, vamos fabricar a emulsão a partir dos materiais elementares: gelatina, cloreto de sódio, nitrato de prata, ácido cítrico, água destilada e mais alguns químicos. Preparada no escuro, a emulsão é aplicada de imediato sobre papel, que se deixa secar durante a noite, para impressão no dia seguinte. Os alunos vão produzir, também no primeiro dia, alguns negativos em película, realizando retratos em estúdio, para imprimir as imagens nesta emulsão.

No segundo dia de workshop, os alunos vão imprimir no papel fotográfico produzido no workshop, por exposição ao sol, em contacto com o negativo, imagens por escurecimento direto: a emulsão preparada vai reagir à luz, com formação gradual de uma imagem, que será depois processada, lavada e fixada, obtendo-se fotografias estáveis. Vamos praticar a viragem a ouro de algumas provas, criando assim imagens excelentes e estáveis, de cor castanha púrpura, seguindo a metodologia em uso nos últimos anos do século XIX. Os alunos levam para a casa as suas provas montadas em cartões de estúdio LUPA.

Formador: Luis Pavão

Duração: 2 dias, total de 14 horas de

formação.

Número de formandos por acção de formação: 6 a 8.

Preço: 120, 00 Euros + IVA - Todos os

(9)

3. Workshop - Conservação e restauro de álbuns de fotografia

Tratamento de restauro de um álbum de fotografia. Com a participação de formadores das áreas de restauro de fotografia, papel, encadernação e imagem digital.

Serão realizadas intervenções de conservação e restauro em álbuns de fotografia do século XIX e XX, de vários tipos e com opções diferentes de intervenção, para permitir aos alunos uma visão abrangente das múltiplas opções de intervenção: desmanchar, remover fotografias de páginas de cartão, retirar colas e restos de cartão, seleção de materiais para as novas páginas, escolher e executar método de encadernação, (argolas, parafusos, carcelas), respeitando ou não o processo inicial, tratamento da capa (limpeza e hidratação), nova montagem das provas (papel ou poliéster ou barras de fixação), folhas de proteção (poliéster, tecido fino e ou papel japonês). Serão também abordados aspetos como o respeito pelas legendas e inscrições originais, a digitalização (individual e páginas), tratamento de imagem, forma de numeração, execução da montagem de páginas, acabamento (arredondar cantos, máscaras).

Data: 24 e 25 de outubro (quinta e sexta-feira).

Formadores: Lúcia Alberto

Duração: 2 dias, total de 12 horas de

formação.

Número de formandos por acção de formação: 8 a 10.

Preço: 140, 00 Euros + IVA – Inclui

manual. Todos os materiais necessários estão incluidos.

Os formandos serão admitidos por ordem de inscrição.

(10)

Ações de Formação – Ficha de Inscrição

Luis Pavão Limitada. Rua Rafael de Andrade nº 29, 1150-274 Lisboa. Email: mariamm@lupa.com.pt Ação de formação ______________________________________________________________ Nome:________________________________________________________________________ Morada: ______________________________________________________________________ Email:_______________________ Telemóvel___________ Telefone fixo __________________ Instituição: ____________________________________________________________________

Dados para a fatura: Entidade pagadora ____________________________________________

Morada _______________________________________________________________________ Cód. Postal ___________________________ Número Contribuinte: ______________________ Cheque nº ______________________ Banco ________________ Valor ___________________ Transferência bancária – NIB: 0033 0000 0006 3109850 05 BCP. Data ____________________

A todos os preços mencionados acresce o IVA, à taxa em vigor. O pagamento dever ser realizado no momento da inscrição e a confirmação da inscrição é feita após o pagamento. Caso a ação de formação seja cancelada, o valor pago será devolvido na íntegra.

(11)

Quadro resumo das ações de formação LUPA

Ação de formação Data Preço sem o

IVA Formadores

1 Preservação de coleções de fotografia 10 e 11 de outubro

(quinta e sexta-feira) 120, 00 Euros CF + JS

2 Identificação de processos fotográficos 26, 27 e 28 de setembro (quinta, sexta-feira e sábado)

160, 00 Euros CF + LP

3 Descrição de coleções de fotografia 7 e 8 de novembro

(quinta e sexta-feira) 140, 00 Euros SC

4 Introdução à conservação de

documentos gráficos 28 e 29 de novembro (quinta e sexta-feira) 120, 00 Euros LA

Workshop Data Preço sem o

IVA Formadores

1 Produção de um ambrótipo e negativo de

colódio húmido (sexta-feira e sábado) 21 e 22 de junho 120, 00 Euros JS + LP

2 Emulsão de gelatina e prata 5 e 6 de julho

(sexta-feira e sábado) 120, 00 Euros LP

3 Conservação e restauro de álbuns de

fotografia (quinta e sexta-feira) 24 e 25 de outubro 140, 00 Euros LA

Formadores: CF – Carina Fonseca JS – Joana Silva LA - Lúcia Alberto LP - Luis Pavão SC - Sónia Casquiço

Referências

Documentos relacionados

f) Croqui de acesso à propriedade a partir da sede do município até a área solicitada para desmate; g) Croqui da propriedade com área total de até 50 (cinquenta) hectares e

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Para tanto alguns objetivos específicos foram traçados, sendo eles: 1 padronizar um protocolo de preparação de biblioteca reduzida ddRADSeq para espécies do gênero Cereus; 2 obter

Serão realizadas intervenções de conservação e restauro em álbuns de fotografia do século XIX e XX, de vários tipos e com opções diferentes de intervenção, para

◯ b) Outras empresas, que os utilizam em seus próprios processos produtivos SOC 41.1 Se SIM para a PERGUNTA 41 alternativa (a) , em relação aos processos judiciais ou

Tal como se observa na tabela 7, existe uma percentagem importante dos trabalhos que não apresentam a metodologia de pesquisa utilizada, ou que não se sabe como ela se encaixa

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão