• Nenhum resultado encontrado

PARTE I SUMÁRIO DO PROSPECTO VISTO DA AMF NÚMERO COM DATA DE 23 DE JUNHO DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARTE I SUMÁRIO DO PROSPECTO VISTO DA AMF NÚMERO COM DATA DE 23 DE JUNHO DE 2016"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PARTE I — SUMÁRIO DO PROSPECTO

VISTO DA AMF NÚMERO 16-271 COM DATA DE 23 DE JUNHO DE 2016

Os sumários são constituídos por requisitos de divulgação designados "Elementos". Os Elementos encontram-se ordenados nas Secções A – E (A.1 – E.7).

Este sumário contém todos os Elementos que são exigidos num resumo para este tipo de títulos mobiliários e de Emitente. Uma vez que não é necessário abordar alguns Elementos, podem verificar-se intervalos na sequência de numeração dos Elementos.

Ainda que, devido ao tipo de títulos mobiliários e de Emitente, possa ser necessário inserir um Elemento no sumário, é possível que possa não ser divulgada qualquer informação relevante relativa a esse Elemento. Neste caso, é incluída no sumário uma breve descrição do Elemento, com a menção "não aplicável".

SECÇÃO A — INTRODUÇÃO E AVISOS

A.1 Aviso ao leitor O presente sumário deve ser lido como uma introdução ao prospecto. Qualquer decisão de investimento nos títulos mobiliários deve ser fundamentada numa análise global do prospecto pelo investidor. Caso seja apresentada em tribunal uma reclamação relacionada com a informação constante num prospecto, o investidor demandante pode, nos termos da legislação nacional dos Estados Membros da União Europeia, ou dos Estados signatários do Acordo de Espaço Económico Europeu ("EEE"), ter de suportar os custos de tradução do prospecto antes de se iniciarem os procedimentos legais. Os responsáveis pela apresentação do sumário, incluindo qualquer tradução do mesmo, incorrem em responsabilidade civil, mas apenas se o sumário for enganoso, impreciso ou inconsistente quando lido conjuntamente com as restantes partes do prospecto ou se este não fornecer, quando lido conjuntamente com as outras partes do prospecto, informação importante para ajudar os investidores nas suas decisões de investimento em tais títulos mobiliários. A.2 Consentimento à

utilização do prospecto

Não aplicável. Não existe qualquer revenda subsequente ou colocação final dos títulos mobiliários por intermediários financeiros.

SECÇÃO B — EMITENTE B.1 Designação legal e

comercial do emitente

(2)

B.2 Endereço e razão social da Microsoft, a legislação ao abrigo da qual opera e o respectivo país de constituição

A sede da Microsoft situa-se em One Microsoft Way, Redmond, Washington 98052-6399, E.U.A. Considera-se que Sociedade foi constituída ao abrigo das leis do Estado de Washington, E.U.A.

B.3 Descrição da natureza das actuais operações da Microsoft e das suas principais actividades

A Microsoft é uma empresa líder no sector da tecnologia, orientada para a construção de plataformas líder da classe e serviços de produtividade para produtos concebidos originalmente para dispositivos móveis e para serviços prestados na Cloud. A Microsoft cria tecnologia que permite a cada pessoa e cada organização do planeta ir mais além. A empresa desenvolve e comercializa software, serviços e dispositivos que possibilitam novas oportunidades, uma maior comodidade e acrescentam valor à vida das pessoas.

A Microsoft gera receita através do desenvolvimento, licenciamento e suporte a uma vasta gama de produtos de software, com a oferta de múltiplos serviços, incluindo serviços com base na nuvem quer aos consumidores, quer às empresas, com a concepção, fabrico e venda de dispositivos que integram nos respectivos serviços prestados na Cloud, entregando publicidade online relevante para um público global. As despesas mais significativas da Microsoft estão relacionadas com a remuneração dos seus trabalhadores, com a concepção, fabrico, comercialização e venda dos seus produtos e serviços, custos do centro de dados para suporte dos serviços prestados na Cloud, e com a tributação dos seus rendimentos.

Em Junho de 2015, a Microsoft anunciou uma alteração na sua estrutura organizacional, introduzida no âmbito da sua transformação num mundo orientada para dispositivos móveis e serviços prestados na Cloud. Assim, a partir do início do exercício de 2016, a Microsoft reporta o seu desempenho financeiro com base nos seus novos segmentos; Produtividade e Processos de Negócio, Intelligent Cloud, e More Personal Computing. A Microsoft reexpressou certos montantes do exercício anterior para respeitar a forma como a Empresa gere e monitoriza internamente o desempenho dos segmentos.

O quadro seguinte apresenta as receitas por segmentos para os exercícios fiscais findos em 30 de Junho de 2015, 2014 e 2013:

(Em milhões)

Exercício Findo em 30 de Junho de, 2015

2014

2013

Receitas

Produtividade e Processos de Negócio $ 26.431 $ 26.972 $ 25.776

Intelligent Cloud 23.715 21.732 19.747

More Personal Computing 42.953 38.407 31.951

Corporate e Outros 481 (278 ) 375

Total das Receitas $ 93.580 $ 86.833 $ 77.849

(3)

B.4a Tendências recentes

No dia 21 de Abril de 2016, a Microsoft anunciou os seguintes resultados referentes ao trimestre findo em 31 de Março de 2016:

• As receitas ascenderam aos $20,5 mil milhões, numa base de princípios gerais de contabilidade aceites nos Estados Unidos da América (“U.S. GAAP”),

• As receitas operacionais foram de $5,3 mil milhões U.S. GAAP, • As receitas líquidas foram de $3,8 mil milhões U.S. GAAP, • Os ganhos por acção foram de $0,47 U.S. GAAP.

No dia 25 de Maio de 2016, a Microsoft divulgou os seus planos para aperfeicoar o negócio de Smartphones da Empresa. Esta mudança implicará uma redução de até 1850 postos de trabalho, dos quais 1350 ocorrerão na Microsoft Mobile Oy, na Finlândia. No trimestre findo no dia 30 de Junho de 2016, a Microsoft registará imparidades e um encargo de reestruturação de aproximadamente $950 milhões, dos quais cerca de $200 milhões dizem respeito ao pagamento das indemnizações por despedimento. As acções associadas à medida anunciada deverão estar substancialmente concluídas no final do ano civil, e totalmente concluídas até Junho de 2017, ou seja, no termo do próximo exercício da Empresa.

No dia 13 de Junho de 2016, a Microsoft e a LinkedIn Corporation ("LinkedIn") anunciaram a assinatura de um acordo definitivo, nos termos do qual a Microsoft adquirirá a LinkedIn por um valor de $196 por acção, através de uma transacção em dinheiro no valor de $26,2 mil milhões, que inclui os fundos líquidos da LinkedIn ("Transacção LinkedIn "). A Microsoft financiará a Transacção LinkedIn principalmente através da emissão de novo endividamento. Logo que a transacção fique cumprida, a Microsoft espera que as demonstrações financeiras da LinkedIn passem a ser reportadas como parte integrante do segmento de Produtividade e Processos de Negócios da empresa.

A LinkedIn manterá a sua própria marca, cultura e independência. Jeff Weiner permanecerá como Chief Executive Officer ("CEO") da LinkedIn, reportando a Satya Nadella, CEO da Microsoft. Quer Reid Hoffman, presidente do conselho, co-fundador e accionista maioritário da LinkedIn, quer Jeff Weiner, apoiam integralmente esta transacção, que foi aprovada por unanimidade pelos conselhos de administração de ambas as empresas. Prevê-se que o negócio fique concluído no final do ano civil em curso, estado sujeito à aprovação dos accionistas da LinkedIn, ao cumprimento de certas aprovações regulamentares e a outras condições habituais de cumprimento. O cumprimento da transacção não está sujeito a qualquer condição de financiamento ou votação dos accionistas da Microsoft.

Nos termos do acordo de fusão, a LinkedIn não pode solicitar propostas concorrentes nem, salvo as excepções que permitam que o respectivo conselho de administração tome as medidas necessárias exigidas pelos respectivos deveres fiduciários, participar em quaisquer discussões ou negociações relativas a transacções de combinação de negócios. O

(4)

acordo de fusão inclui determinados direitos de rescisão para a Microsoft e para a LinkedIn. Em caso de rescisão do acordo de fusão em circunstâncias específicas, a LinkedIn será obrigada a pagar à Microsoft uma fee de rescisão de $725 milhões.

B.5 Estrutura organizacional

A Microsoft é a sociedade-mãe do grupo Microsoft. A Microsoft detém, directa ou indirectamente, o capital e os direitos de voto de cada uma das suas subsidiárias. Na data de encerramento do exercício findo em 30 de Junho de 2015, a Sociedade contava com 12 subsidiárias, omitindo-se as subsidiárias que, consideradas de forma agregada, não constituiriam uma subsidiária significativa.

B.6 Participações no capital ou nos direitos de voto da Microsoft

Não aplicável. De acordo com o respectivo documento de Perguntas Frequentes (Perguntas Frequentes, Prospectos: posições comuns acordadas pelos Membros da ESMA, 24ª versão actualizada, Abril de 2016 (6 de Abril de 2016 | ESMA/2016/576)), a ESMA (a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados) considera que o Item 18 do Anexo I do Regulamento sobre Prospectos (CE) da Comissão n.º 809/2004 de 29 de Abril de 2004, alterado pelos Regulamentos Delegados (UE) da Comissão n.º 486/2012, de 30 de Março de 2012, n.º 862/2012, de 4 de Junho de 2012 e n.º 759/2013, de 30 de Abril de 2013 (na versão alterada, o “Regulamento sobre Prospectos”) não é geralmente pertinente para ofertas de acções a trabalhadores e, por isso pode ser omitido do prospecto em conformidade com o Artigo 23.4 do Regulamento sobre Prospectos.

B.7 Informação financeira relativa à Microsoft para os exercícios findos em 30 de Junho de 2015, 2014 e 2013, e para os períodos trimestrais findos em 31 de Março de 2016 e 2015 Os dados financeiros da Microsoft seleccionados e apresentados neste prospecto foram preparados de acordo com os “U.S. GAAP” (isto é, os princípios gerais de contabilidade aceites nos Estados Unidos da América). Os mesmos foram obtidos a partir das demonstrações financeiras consolidadas auditadas da Microsoft, referentes aos exercícios findos em 30 de Junho de 2015, 2014 e 2013, e das demonstrações financeiras consolidadas não auditadas da Microsoft, referentes aos períodos trimestrais findos em 31 de Março de 2016 e 2015.

DADOS FINANCEIROS SELECCIONADOS DE TRÊS EXERCÍCIOS

(Em milhões, excepto os valores por acção)

Exercício Findo em 30 de Junho de, 2015

2014(b)

2013

Receitas $ 93.580

$ 86.833

$ 77.849

Margem bruta $ 60.542

$ 59.755

$ 57.464

Resultados operacionais $ 18.161 (a) $ 27.759 $ 26.764(c)

Resultado líquido $ 12.193 (a) $ 22.074 $ 21.863(c)

Resultado diluído por acção $ 1,48 (a) $ 2,63 $ 2,58(c)

Dividendos pagos e declarados por acção $ 1,24 $ 1,12

$ 0,92

Caixa, equivalentes de caixa e investimentos de

curto prazo $ 96.526 $ 85.709

$ 77.022

Total do activo $ 176.223 $ 172.384

$ 142.431

Obrigações de longo prazo $ 46.282 $ 36.975

$ 26.070

(5)

(a) Inclui $7,5 mil milhões em reforços de perdas por imparidade e de goodwill e activos relacionados com Hardware - Telefones, e $2,5 mil milhões em despesas de reestruturação e integração, custos essencialmente ligados aos planos de reestruturação da Microsoft, que reduziram o resultado operacional e o resultado líquido do exercício de 2015 em $10 mil milhões e os resultados diluídos por acção em $1,15.

(b) No dia 25 de Abril de 2014 a Microsoft adquiriu substancialmente a totalidade do Negócio de Dispositivos e Serviços (NDS) da Nokia Corporation. Os NDS foram incluídos nos resultados consolidados com início na data de aquisição.

(c) Inclui um encargo relacionado com uma multa aplicada pela Comissão Europeia em Março de 2013 que reduziu o resultado operacional e o resultado líquido em $733 milhões (€561 milhões) e os resultados diluídos por acção em $0,09. Inclui igualmente um reforço com perdas por imparidade de inventários do produto Surface RT, registado no quarto trimestre do exercício de 2013, que reduziu o resultado operacional em $900 milhões, o resultado líquido em $596 milhões e os resultados diluídos por acção em $0,07.

DADOS FINANCEIROS TRIMESTRAIS SELECCIONADOS Dados sobre a Demonstração dos resultados

(Em milhões, excepto os valores por acção) (Não auditado)

Três Meses findos em 31 Março

Nove Meses findos em 31 Março 2016

2015

2016

2015 Receitas $ 20.531 $ 21.729 $ 64.706 $ 71.400 Margem bruta $ 12.809 $ 14.568 $ 39.905 $ 45.830 Resultados operacionais $ 5.283 $ 6.594 $ 17.102 $ 20.214 Resultado líquido $ 3.756 $ 4.985 $ 13.676 $ 15.388

Ganhos por acção:

Básico $ 0,48 $ 0,61 $ 1,72 $ 1,87

Diluído $ 0,47 $ 0,61 $ 1,70 $ 1,86

Dividendos em dinheiro declarados por acção

ordinária $ 0,36 $ 0,31 $ 1,08 $ 0,93

Dados do Balanço

(Em milhões) (não auditado)

31 de Março de 2016

30 de Junho de 2015

Caixa e seus equivalentes $ 7.170 $ 5.595

Investimentos de curto prazo (incluindo aplicações em títulos de

$241 e $75) $ 98.382 $ 90.931

Total do activo $ 181.869 $ 176.223

Obrigações de longo prazo $ 62.709 $ 46.282

Total capital próprio $ 74.806 $ 80.083

B.8 Informação financeira

pro-forma

Não aplicável. De acordo com o respectivo documento de Perguntas Frequentes, a ESMA considera que o Item 20.2 do Anexo I do Regulamento sobre Prospectos não é geralmente pertinente para ofertas de acções a trabalhadores e por isso pode ser omitido do prospecto em conformidade com o Artigo 23.4 do Regulamento sobre Prospectos. B.9 Estimativa ou

previsão do lucro

Não aplicável. Este prospecto não inclui qualquer previsão ou estimativa de lucros.

(6)

B.10 Reservas no relatório de auditoria sobre a informação

financeira histórica

Não aplicável. Não constam quaisquer reservas desta natureza, no relatório de auditoria.

B.11 Demonstração de capital circulante

Não aplicável. O capital circulante da Microsoft é suficiente para as suas necessidades actuais.

SECÇÃO C — TÍTULOS MOBILIÁRIOS C.1 Tipo e classe de títulos mobiliários oferecidos, incluindo o código de identificação do título mobiliário

As acções ordinárias da Microsoft, com um valor nominal de $0,0 0000625 (“Acções Microsoft ”) oferecidas nos termos do presente prospecto serão acções recém emitidas.

Após a emissão, as Acções Microsoft são ou serão cotadas no Mercado Seleccionado Global da Nasdaq (o “NASDAQ”) sob o símbolo “MSFT.” O número CUSIP para as Acções Microsoft é 594918104.

C.2 Divisa dos títulos mobiliários emitidos

O Dólar Americano é a divisa dos títulos mobiliários emitidos.

C.3 Número de acções

emitidas

Em 31 de Março de 2016 a Microsoft foi autorizada a emitir 24.000.000.000 de Acções Microsoft com o valor de $0,00000625 por acção. Em 15 de Abril de 2016 existiam 7.860.466.856 de Acções Microsoft emitidas e em circulação. Não houve alteração material no número de Acções Microsoft emitidas e em circulação desde aquela data. C.4 Direitos

associados aos títulos mobiliários

Nenhum Trabalhador Participante (conforme definido no Elemento E.3 infra) terá qualquer direito de voto, dividendo ou outro direito de accionista relativamente a qualquer oferta nos termos do ESPP (o Plano de Aquisição de Acções pelos Trabalhadores) até que as Acções Microsoft tenham sido adquiridas e entregues ao Trabalhador Participante. Após a aquisição e entrega, o Trabalhador Participante gozará dos direitos inerentes às Acções Microsoft, conforme descrito abaixo:

Direitos a Dividendos. Nos termos da Lei das Sociedades Comerciais do

Estado de Washington (“WBCA”), o Conselho de Administração da Sociedade (o “Conselho”) poderá autorizar, e a Microsoft poderá realizar distribuições aos seus accionistas, sujeito às restrições impostas pelos estatutos e à limitação definida no Capítulo 23B.06 da WBCA, conforme resumido abaixo.

Não serão permitidas distribuições se, depois de as mesmas terem sido declaradas, (i) a sociedade não for capaz de liquidar as suas dívidas à medida que estas são devidas no decurso normal da sua actividade; ou (ii) os activos totais da sociedade forem inferiores à soma dos seus passivos totais acrescidos (excepto se previsto em contrário nos

(7)

estatutos) do montante que seria necessário para satisfazer, em caso de dissolução no momento da distribuição, os direitos preferenciais dos accionistas cujos direitos sejam superiores aos dos accionistas que receberiam na distribuição.

Direitos de Voto. Excepto se previsto em contrário nos Estatutos

Actualizados e Alterados da Microsoft (os "Estatutos Actualizados"), cada accionista terá direito a um voto por cada Acção Microsoft detida por cada um daqueles accionistas. Actualmente não existem quaisquer disposições contrárias nos Estatutos Actualizados.

Direito a Receber Distribuições de uma Liquidação. Excepto se

previsto em contrário nos termos dos Estatutos Actualizados da Microsoft, cada Acção Microsoft terá direito a receber uma participação na situação líquida da Microsoft no momento da dissolução, por cada Acção Microsoft participante, na respectiva proporção.

Inexistência de Disposições de Conversão, Resgate ou Preferência.

Os Accionistas da Microsoft não dispõem de qualquer direito de preferência para adquirir Acções Microsoft adicionais ou títulos convertíveis em Acções Microsoft.

C.5 Restrições de transferência

Não aplicável. As Acções Microsoft objecto da presente oferta estão registadas no Formulário S-8 junto da SEC (a Comissão Norte-americana dos Valores Mobiliários e da Bolsa) e podem, de um modo geral, ser transferidas livremente.

C.6 Admissão à

negociação num mercado regulado

Não aplicável. Conforme salientado anteriormente no Elemento C.1, as Acções Microsoft encontram-se cotadas no NASDAQ.

C.7 Política de dividendos

O quadro abaixo define os dividendos pagos em dinheiro para os exercícios de 2016 (até à presente data) (não auditado), 2015 e 2014:

Data da declaração

Dividendo

por acção Data de registo Montante total Data de pagamento

(em milhões)

Exercício de 2016

15 de Setembro de 2015 $ 0,36 19 de Novembro de 2015 $ 2.868 10 de Dezembro de 2015

2 de Dezembro de 2015 $ 0,36 18 de Fevereiro de 2016 $ 2.842 10 de Março de 2016

15 de Março de 2016 $ 0,36 19 de Maio de 2016 $ 2.833 9 de Junho de 2016

14 de Junho de 2016 $ 0,36 18 de Agosto de 2016 $ 2.830 8 de Setembro de 2016

Exercício de 2015

16 de Setembro de 2014 $ 0,31 20 de Novembro de 2014 $ 2.547 11 de Dezembro de 2014

3 de Dezembro de 2014 $ 0,31 19 de Fevereiro de 2015 $ 2.532 12 de Março de 2015

10 de Março de 2015 $ 0,31 21 de Maio de 2015 $ 2.496 11 de Junho de 2015

9 de Junho de 2015 $ 0,31 20 de Agosto de 2015 $ 2.488 10 de Setembro de 2015

Exercício de 2014

16 de Setembro de 2013 $ 0,28 21 de Novembro de 2013 $ 2.332 12 de Dezembro de 2013

19 de Novembro de 2013 $ 0,28 20 de Fevereiro de 2014 $ 2.322 13 de Março de 2014

11 de Março de 2014 $ 0,28 15 de Maio de 2013 $ 2.309 12 de Junho de 2014

(8)

SECÇÃO D — RISCOS D.1 Principais riscos

relacionados com a Microsoft ou a sua indústria

Apresentam-se abaixo sínteses dos principais riscos, incertezas e outros factores que podem afectar os resultados futuros da Microsoft. A Microsoft enfrenta outros riscos e incertezas para além dos descritos abaixo.

• A Microsoft enfrenta uma concorrência intensa de forma transversal a todos os mercados onde comercializa os seus produtos e serviços, que pode implicar uma redução das receitas ou das margens operacionais.

• O crescente enfoque dado pela Microsoft ao mercado dos serviços comporta riscos de execução e de concorrência.

• A Microsoft faz investimentos significativos em novos produtos e serviços que podem não gerar os retornos previstos.

• O negócio da Microsoft pode ser afectado negativamente por aquisições, joint ventures e alianças estratégicas. Os investidores devem consultar a informação sobre a Transacção LinkedIn, avaliada em §26,2 mil milhões, que será financiada principalmente através da emissão de novo endividamento, que aumentará o valor do actual endividamento da Microsoft. Na data de publicação do prospecto, ainda não foi possível determinar as condições relacionadas com este endividamento.

• A Microsoft poderá não ganhar as receitas expectáveis sobre os seus direitos de propriedade intelectual.

• Os ciber-ataques e as vulnerabilidades de segurança podem implicar uma redução das receitas, um aumento dos custos, reclamações por responsabilidade, ou prejudicar a posição da Microsoft perante os seus concorrentes.

• A divulgação de dados pessoais pode resultar em responsabilidades e prejudicar a reputação da Microsoft.

• Os litígios com a administração central e actividade reguladora podem limitar a forma como a Microsoft concebe e comercializa os seus produtos.

• A Microsoft é parte em reclamações e litígios que a expõem a riscos adicionais.

• O negócio global da Microsoft implica uma exposição a riscos operacionais e económicos.

• Acontecimentos catastróficos ou condições geopolíticas podem afectar negativamente o negócio da Microsoft.

(9)

D.3 Principais riscos relacionados com as Acções

Os Trabalhadores Participantes assumem o risco de qualquer flutuação cambial no momento da (i) sua contribuição para o ESPP através da retenção na folha de pagamentos e (ii) venda das suas Acções Microsoft.

SECÇÃO E — OFERTA

E.1 Receitas Líquidas Assumindo que cada um dos 16.629 trabalhadores elegíveis1 na Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Reino Unido adquiriria o montante máximo de Acções Microsoft no âmbito do ESPP, oferecidas em conformidade com o presente prospecto, ou seja, um total de US$44.994,78 cada um, então a receita bruta da Microsoft relacionada com a oferta no âmbito do ESPP, de acordo com este prospecto seria US$748.218.196,62. Depois de deduzir as despesas legais e contabilísticas relacionadas com a oferta, as receitas líquidas seriam US$748.043.196,62.

E.2a Razões da oferta e utilização das receitas

O ESPP tem como finalidade proporcionar aos trabalhadores elegíveis da Sociedade e das suas subsidiárias participantes (“Subsidiárias Participantes”) que desejam tornar-se accionistas da Sociedade uma forma conveniente de o fazerem.

As receitas líquidas serão utilizadas para efeitos societários gerais. E.3 Descrição dos

termos e condições da oferta

A Microsoft oferece aos trabalhadores elegíveis da Microsoft e das suas Subsidiárias Participantes o direito de adquirir Acções Microsoft nos termos do ESPP.

A oferta do ESPP pode ser considerada uma oferta pública de valores mobiliários ao público em conformidade com a Directiva dos Prospectos2 nos seguintes países do EEE: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia e Reino Unido (os “Países da Directiva dos Prospectos”). A oferta do ESPP pode também ser feita nos seguintes países do EEE: Bulgária, Croácia, Chipre, Grécia, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Eslováquia, Eslovénia e Espanha. Contudo, esta oferta não é considerada uma oferta pública de valores mobiliários e/ou a obrigação de publicar um prospecto não se aplica à oferta ao abrigo da legislação que implementou a Directiva dos Prospectos nos referidos países. O montante global da oferta do ESPP no EEE é superior a € 5 milhões por um período de 12 meses.

Este prospecto em formato impresso ficará à disposição dos trabalhadores das subsidiárias da Microsoft estabelecidas nos países

1

No dia 6 de Maio de 2016, existiam 302 trabalhadores elegíveis na Áustria, 357 trabalhadores elegíveis na Bélgica, 411 trabalhadores elegíveis na República Checa, 734 trabalhadores elegíveis na Dinamarca, 1.813 trabalhadores elegíveis na Finlândia, 1.791 trabalhadores elegíveis em França, 2.544 trabalhadores elegíveis na Alemanha, 1.182 trabalhadores elegíveis na Irlanda, 850 trabalhadores elegíveis em Itália, 842 trabalhadores elegíveis na Holanda, 530 trabalhadores elegíveis na Noruega, 381 trabalhadores elegíveis na Polónia, 354 trabalhadores elegíveis em Portugal, 471 trabalhadores elegíveis na Roménia, 738 trabalhadores elegíveis na Suécia e 3.299 trabalhadores elegíveis no Reino Unido.

2

Directiva nº 2003/71/EC do Parlamento Europeu e do Conselho de 4 de Novembro de 2003, conforme alterada pela Directiva nº 2010/73/EU e pela Directiva 2014/51/EU (“Directiva dos Prospectos”).

(10)

acima mencionados onde a oferta do ESPP pode ser considerada uma oferta pública de valores mobiliários nas respectivas sedes dos seus empregadores.

O ESPP é gerido pelo Conselho de Administração ou por uma comissão nomeada pelo Conselho (a “Comissão”). O ESPP é oferecido a trabalhadores elegíveis das empresas que são directa ou indirectamente subsidiárias da Microsoft, algumas das quais estão estabelecidas no EEE (“Subsidiárias EEE Designadas”). Os trabalhadores que estejam ao serviço de qualquer Subsidiária Participante (incluindo as Subsidiárias EEE Designadas) no último dia útil anterior à Data de Oferta (como definido abaixo) e por um período superior a cinco meses em qualquer ano civil estarão elegíveis para participar na oferta ao abrigo do ESPP, desde que o trabalhador não detenha, no inicio de cada mês, 5% ou mais dos direitos de voto ou do capital social, de qualquer classe de acções da Microsoft ou de uma subsidiária da Microsoft. A participação é limitada a (i) $25.000 do Valor de Mercado das Acções da Microsoft (no momento da Data de Oferta) por cada ano civil a que os direitos do ESPP respeitam e (ii) 5% dos direitos de voto da Microsoft ou participações de capital.

Aos trabalhadores elegíveis é oferecida a possibilidade de participarem no ESPP e de poderem inscrever-se no ESPP (“Trabalhadores Participantes”). Uma vez inscritos, os Trabalhadores Participantes podem comprar as Acções da Microsoft com desconto, durante sucessivos períodos de compra. O ESPP funciona em quatro ofertas de três meses por cada ano civil (“Períodos de Compra”), que começam em 1 de Janeiro, 1 de Abril, 1 de Julho e 1 de Outubro (“Data de Oferta”) e expiram em 31 de Março, 30 de Junho, 30 de Setembro e 31 de Dezembro. As Acções da Microsoft são compradas no último dia útil de cada Período de Compra. A participação no ESPP é válida durante o corrente Período de Compra e durante os Períodos de compra subsequentes. Nenhum trabalhador Participante pode comprar mais do que 2.000 Acções da Microsoft durante um único Período de Compra. Durante cada Período de Compra de três meses, os Trabalhadores Participantes contribuem para o ESPP através de retenções nas folhas de pagamentos até 15% do seu salário (i.e., o empregador deduz automaticamente este valor do salário do trabalhador). As retenções acumuladas são utilizadas para comprar as Acções Microsoft no último dia útil de cada Período de Compra (“Data do Exercício”). O preço de compra por Acção Microsoft é de 90% do Valor de Mercado duma Acção Microsoft na Data do Exercício (“Preço de compra”). “Valor de Mercado” significa o preço oferecido conforme informação do NASDAQ.

Os trabalhadores elegíveis que pretendem participar no ESPP preenchem um protocolo de acordo (o “Formulário”) fornecido pela Microsoft e submetem-no à Microsoft, ou a qualquer outra entidade designada pela Microsoft para este fim, antes do início do Período de Compra a que respeita, para a contribuição para o ESPP. Para participar no Período de Compra a começar em 1 de Julho de 2016, os trabalhadores elegíveis devem inscrever-se até 30 de Junho, e para participar no Período de Compra a começar em 1 de Outubro de 2016, os trabalhadores elegíveis devem inscrever-se até 30 de Setembro. Os trabalhadores podem autorizar retenções num montante entre 1% e 15% da sua remuneração para a participação no ESPP. O Trabalhador

(11)

Participante especifica no Formulário a percentagem (em percentagem total) que ele/ela autoriza a reter da sua remuneração para o ESPP. O Trabalhador Participante pode em qualquer momento durante o Período de Compra alterar a percentagem de retenções autorizadas, mas apenas no que respeita ao próximo Período de Compra. Não há encargos para os Trabalhadores Participantes no que respeita à aquisição ou posse de Acções Microsoft ao abrigo do ESPP.

Os direitos ao abrigo do ESPP não podem ser transferidos pelos Trabalhadores Participantes de nenhuma forma excepto por testamento ou pela aplicação do direito de sucessão.

A última alteração e actualização do ESPP ocorreu em 2012. As alterações destinavam-se fundamentalmente a prorrogar o período de vigência do ESPP até ao dia 31 de Dezembro de 2022. Na prática, não foram introduzidas alterações significativas que afectassem directamente os Trabalhadores Participantes no EEE.

Em 1 de Junho de 2016 existiam 146.044.618 Acções Microsoft que permaneciam disponíveis para emissão ao abrigo do ESPP a nível mundial (de um máximo de 200.000.000 Acções Microsoft autorizadas para o tempo de duração do ESPP)

E.4 Descrição de interesse relevante para a oferta, incluindo conflito de interesses

Não aplicável. Não existem interesses desta natureza.

E.5 Nome da entidade que propõe a venda dos títulos mobiliários

Microsoft Corporation.

E.6 Diluição Máxima As participações de um accionista da Microsoft que actualmente detenha 1% da totalidade do capital social da Microsoft em circulação em 15 de Abril de 2016, i.e., 78.604.669 Acções Microsoft, e que não seja um trabalhador elegível que participe na oferta, serão diluídas conforme indicado na tabela a seguir:

Percentagem do total de Acções Microsoft em circulação Número total de Acções Microsoft em circulação Antes da emissão das

Acções Microsoft no âmbito do ESPP (em 15 de Abril de 2016)

1,00% 7.860.466.856

Após a emissão de 15.052.570,8 Acções

Microsoft ao abrigo do ESPP

(12)

E.7 Estimativa das despesas cobradas ao investidor

Referências

Documentos relacionados

A promulgação do texto constitucional de 1988 foi um marco não só no direito constitucional brasileiro como também histórico, pois rompeu com o regime autoritário da

4°) O Código de Menores de 1979, nele o menor era visto como o principal protagonista da violência, a humilhação, estigmas e rótulos, reduzindo-os a objetos, os quais se tornavam

A questão agrária teve um enorme avanço em termos legais com a promulgação da Constituição Federal Brasileira de 1988, visto acima que esta se importou de

A responsabilidade civil constitui um dos temas mais relevantes no Direito Civil brasileiro dado a sua amplitude aplicada na vida de muitos indivíduos no meio social na qual estão

A distinção entre obrigação e responsabilidade começou a ser feita na Alemanha, discriminando-se na relação obrigacional, dois momentos distintos: o do débito

Assim, não existe razão para uma criança ou um adolescente serem privados da possibilidade de ter uma família única e exclusivamente pela orientação sexual de

Mediante ao estudo realizado podemos verificar a importância da licitação no Brasil, sendo assim, entende-se licitação como sendo o procedimento através do qual

bullying, que é mais amplo que o termo mobbing, pois refere-se mais às ofensas individuais do que à violência organizacional, enquanto que o assédio moral diz