• Nenhum resultado encontrado

R E L A T Ó R I O D E A T I V I D A D E S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "R E L A T Ó R I O D E A T I V I D A D E S"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

R E L A T Ó R I O D E A T I V I D A D E S

Convergências e contributos da Ciência da Informação e das

Ciências Jurídicas para uma adequada procura de informação

pelos utilizadores do Direito: estratégias para obter e extrair

argumentos contidos em Jurisprudência

Investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (UP) na área "Informação e Comunicação em Plataformas

Digitais", do Departamento de Jornalismo e Ciências da

Comunicação, Grupo de Estudo em Ciência da Informação.

L

UCIVALDO

V

ASCONCELOS

B

ARROS

Investigador Externo da Universidade do Porto Pós-doutorando na Faculdade de Letras

P

ROF

.

D

R

.

A

RMANDO

M

ANUEL

B

ARREIROS

M

ALHEIRO DA

S

ILVA

Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Orientador da Investigação

Universidade do Porto - Faculdade de Letras Porto, Portugal, outubro/2015

(2)

APRESENTAÇÃO

Este documento enumera as principais atividades desenvolvidas durante a realização da investigação intitulada “Convergências e contributos da Ciência da

Informação e das Ciências Jurídicas para uma adequada procura de informação pelos utilizadores do Direito: estratégias para obter e extrair argumentos contidos em Jurisprudência”, como requisito obrigatório de Investigador Externo, no Programa de

Pós-Doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área "Informação e Comunicação em Plataformas Digitais", do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação, Grupo de Estudo em Ciência da Informação.

Ressalte-se, ainda, que a participação deste Investigador na ação acadêmica resulta de Acordo de Cooperação firmado entre a Universidade do Porto (UP), por meio da Faculdade de Letras e a Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Faculdade de Biblioteconomia.

O presente Relatório está dividido em quatro partes, assim constituídas:

PARTE I: Introdução;

PARTE II: Atividades desenvolvidas no Pós-Doutoramento; PARTE III: Produtos gerados pela Investigação;

(3)

PARTE I

1 INTRODUÇÃO

O primeiro Acordo de Cooperação entre a Universidade do Porto (UP) e a Universidade Federal do Pará teve vigência a partir de 11/11/2005, com sucessivas renovações, com validade até 28/03/2016.

Como resultado desse Intercâmbio protocolar, o Instrumento possibilitou o ingresso de 3 docentes da Faculdade de Biblioteconomia da UFPA, com 4 ações nos programas de formação stricto sensu da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a saber: 2 professores no Doutorado e 2 no Programa de Pós-Doutoramento.

Nesse sentido, ao longo desse período de cooperação, destaca-se o esforço conjunto dos docentes e Diretores da FABIB/UFPA e da FLUP para a consecução e consolidação do Programa em curso.

Destaque-se, também, a iniciativa da Bibliotecária paraense Vilma Lobato Reis (lobatoreis@hotmail.com), graduada em Biblioteconomia pela FABIB/UFPA e Analista do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA), hoje aposentada, ao ter cursado, no período de 1997 a 1999, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Curso de Especialização em Ciências Documentais – opção Arquivo, fato este, que, provavelmente representa o embrião da futura parceria institucional entre a UP e UFPA. Posteriormente, a referida profissional, ainda na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no ano de 1999, obteve aceitação à sua candidatura ao doutoramento em Gestão da Informação no Poder judiciário Brasileiro, sob a orientação do professor doutor Armando Malheiro, sem, no entanto, ter continuado o curso.

Por derradeiro, fruto dessa aproximação inicial e com os desdobramentos do Acordo firmado, cita-se, a participação do professor doutor Armando Malheiro em eventos científicos e acadêmicos na UFPA e no TJ-PA em Belém, na condição de convidado e visitante, prestando significativa contribuição ao avanço da Ciência da Informação no Estado.

Sobre o ingresso deste Relator no Pós-Doutoramento, os contatos iniciais com o professor doutor Armando Malheiro e o planejamento para uma possível candidatura ao Programa, na condição de Investigador Externo na Universidade do Porto ocorreram por meio de correio eletrônico e iniciaram em janeiro de 2014, com o apoio e a intermediação dos professores Izabel Arruda e Hamilton Oliveira.

Como temas iniciais para a pesquisa de Pós-Doutoramento foram sugeridos os assuntos "Direito à informação na sociedade do conhecimento"; "Pesquisa de informação jurídica" e "Direito à informação ambiental".

Logo em seguida o professor doutor Armando Malheiro respondeu informando que a Faculdade de Letras da UP possui uma ação conjunta com a Universidade de Aveiro no âmbito do Programa doutoral intitulado "Informação e Comunicação em Plataformas

(4)

Digitais", onde o Grupo de Ciência da Informação, integrado ao Departamento de Jornalismo e Ciências da Informação, possui trabalho na área, inclusive em nível de Pós-Doutoramento, encaminhando na oportunidade toda a documentação regulamentar e acadêmica do Programa.

O professor também informou que a UP tem Convênio com outras universidades públicas brasileiras, com diversos resultados, a exemplo da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, RJ), com a qual já realizaram três Colóquios sobre “Direito e Ciência da Informação”. Os eventos abrangem cientistas e profissionais das áreas jurídicas e da informação e têm como editores os professores Ricardo Perlingeiro, Luisa Neto e Fernanda Ribeiro. As Atas do último Colóquio estão disponível on line.

Considerando as discussões iniciais em relação ao tema e objeto do futuro projeto, bem como o destaque da parceria em curso, entre UP e a UFPA, e demais universidades brasileiras, foi apresentada a proposta inicialmente intitulada "Convergências e contributos das Ciências Documentais e das Ciências Jurídicas para um adequado processo de busca da informação pelos utilizadores do Direito: um estudo sobre a pesquisa jurisprudencial no Ministério Público brasileiro e português".

Por sua vez, o professor Armando Malheiro sugeriu adequar o título do trabalho para "Convergências e contributos da Ciência da Informação e das Ciências Jurídicas para um adequado processo de busca da informação pelos utilizadores do Direito: um estudo sobre a pesquisa jurisprudencial no Ministério Público brasileiro e português", esclarecendo a este Relator, além dos aspectos ressaltados, outros pontos importantes acerca do Pós-Doutoramento na UP e do projeto em análise.

Em março de 2014 este Relator trocou informações com a Biblioteca da Procuradoria-Geral da República (PGR) de Portugal, solicitando apoio para uso do acervo, registrando-se que desde novembro de 2013 tem mantido contato com essa Biblioteca, onde conseguiu obras digitalizadas relativas às discussões nas áreas Direito e Ciência da Informação, em particular sobre Colóquios realizados pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Durante o período de discussão do pré-projeto houve compartilhamento de material on line sobre informação jurídica resultante de outros eventos realizados no Brasil e em Portugal, em especial os realizados pela Universidade de Lisboa (Faculdade de Direito) e grupos de discussões brasileiros (Infolegis: Pesquisa Jurídica no Brasil - www.infolegis.com.br, LexML etc.).

Nessa mesma linha, houve a publicação de um artigo no Cadernos de Informação Jurídica (Cajur), assim referenciado: BARROS, Lucivaldo Vasconcelos. O uso de elementos argumentativos na pesquisa de informação jurisprudencial. Cadernos de

Informação Jurídica (CAJUR), Brasília, v. 1, n. 1, p. 4-13, 2014. Disponível em:

<http://www.cajur.com.br/index.php/cajur/article/view/2/12>. Acesso em: 6 jul. 2015.

O pré-projeto apresentado por este Relator recebeu Parecer favorável do professor Armando Malheiro no dia 12/05/2014.

(5)

Institucionalmente, a Portaria PGR/SG n. 1.096, de 05/09/2014, publicada no Diário Oficial da União do dia 09/09/2015, Seção 2, p. 53, autorizou o afastamento deste Relator, na condição de Analista do Ministério Público da União (MPU) – área Biblioteconomia, para participar do Programa de Pós-Doutorado, no período de 02/03 a 02/11/2015, com ônus limitado ao Ministério Público Federal (MPF), ficando as despesas decorrentes de hospedagem e passagens no evento a cargo do servidor.

No dia 17/11/2014 foi encaminhado Requerimento, com toda a documentação (com 17 anexos), à Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, professora doutora Fernanda Antunes Ribeiro, solicitando autorização e respectiva inscrição para atuar como Investigador Externo no Programa de Pós-Doutoramento do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto no período de março a novembro de 2015. O pedido foi devidamente autorizado pela Direção da FLUP, conforme Declaração de Aceite datada de 4 de dezembro de 2014.

Como docente da UFPA, foi autorizado pela Portaria n. 621, de 09/02/2015, publicada no Diário Oficial da União do dia 09/02/2015, Seção 2, p. 33, o afastamento deste Relator, para participar do Programa de Pós-Doutorado, no período de 02/03 a 02/11/2015, com ônus limitado à UFPA, ficando as despesas decorrentes de hospedagem e passagens no evento a cargo do professor.

No dia 02/03/2015 este Relator apresentou-se à Secretaria da FLUP para providenciar as tratativas em relação a sua condição de pós-doutorando na Faculdade (carteira de Investigador, Biblioteca, acesso a base de dados, impressão, Wi Fi etc.).

PARTE II

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PÓS-DOUTORAMENTO

A seguir destacam-se as principais atividades resultantes de encontros ou contatos relativos à orientação com o professor Malheiro, supervisor da pesquisa.

Orientação acadêmica presencial e on line: durante todos os meses, em

média 2 vezes na semana.

● Doação: de vários exemplares do livro de autoria deste Relator em conjunto com Edilenice Passos intitulado "Fontes de informação para pesquisa em Direito", que foram distribuídos para profissionais da área da Informação e da área do Direito, além da doação para várias Bibliotecas no Porto, Gaia, Coimbra e Lisboa (FLUP,FDUL, PGR, Biblioteca de Gaia, FLUC etc.).

● Acordo de Cooperação: encaminhamento dos esboços atualizados e revisados

à FABIB do novo Acordo de Cooperação entre UFPA e UP, bem como do Termo Aditivo FABIB-UFPA e FLUP, com a devida revisão pelo professor Armando Malheiro. O Diretor da

(6)

FABIB recebeu e em 11 de abril informou que providenciaria o encaminhado ao ICSA e demais setores competentes.

● Estudo e pesquisa em Bibliotecas: durante todos os meses, em média 3 vezes

na semana na Biblioteca da FLUP e na Biblioteca Municipal de Gaia.

● Viagens: à Lisboa e à Coimbra para encontro com grupos de discussão em

Ciência da Informação e para estabelecimento de futuras parcerias institucionais

● Colóquios FLUP: encaminhamento das à Biblioteca da FDUL das Atas dos

Colóquios realizados pelo Grupo de discussão Ciência da Informação e Direito (U. Porto - FLUP e FD e UFF), bem como deixou consignado que faria articulação com a Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará para estreitar os laços e consolidar essa parceria e intercâmbio de publicações com a FD da Universidade de Lisboa, para fins de permuta dos Cadernos da Pós-Graduação em Direito da UFPA.

● Atas Colóquios FDUL: recebimento e distribuição de Atas doadas pela

professora Ana Martinho e pela Biblioteca da FDUL dos Colóquios realizados pela Faculdade de Direito envolvendo Direito e Ciência da Informação (2004, 2006 e 2008).

● Contatos: troca de informações e contatos com pessoal acadêmico e

profissional, sobre publicações e discussões nas áreas CI e Direito, no Brasil e Portugal.

● Doação de material: envio e divulgação dos Colóquios realizados pela FLUP e

UFF, para a Faculdade de Direito de Lisboa, para profissionais da área e o Infolegis.

● Título do Trabalho: mudança do título da pesquisa para "Convergências e contributos da Ciência da Informação e das Ciências Jurídicas para uma adequada procura de informação pelos utilizadores do direito: estratégias para obter e extrair argumentos contidos em jurisprudência".

● Consulta: consulta on line aos utilizadores do Direito, sobre organização, tratamento, indexação e busca da informação jurisprudencial, por meio do Infolegis.

● Visitas: visitas às Faculdades de Direito da Universidade de Lisboa (Biblioteca),

à Universidade de Coimbra (Arquivo, Faculdade de Letras, Faculdade de Direito e Biblioteca Joanina) e encontro com professores da área.

● Encontros: encontros com a Diretora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Luisa Neto e com a Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a intermediação do professor orientador.

● Colóquio 2016: lançamento da Plataforma do IV Colóquio Direito e Informação 2016, com atribuição de senha a este Relator, como integrante da Comissão Científica (direitoeinformacao2016@gmail.com - professora Fernanda Ribeiro).

● Divulgação: divulgação do IV Colóquio Direito e Informação 2016, em Portugal, no Brasil e em países de língua portuguesa, por meio do Infolegis.

● Relatório: discussão final sobre o texto da pesquisa e entrega da versão final

(7)

PARTE III

3 PRODUTOS GERADOS PELA INVESTIGAÇÃO

PRODUTO 1: RELATÓRIO DE ATIVIDADES  Representado pelo teor deste documento. PRODUTO 2: EVENTO CIENTÍFICO

 Participação deste Relator na Comissão Científica do IV Colóquio Luso-brasileiro “Direito e Informação”, tema “Direito e informação na sociedade em rede”, cujo evento já se encontra aberto para submissões de trabalhos, a ser realizado em Portugal, na FLUP, no período de 17 a 18 de março de 2016.

RESUMO: No âmbito do acordo de cooperação assinado entre a Universidade do Porto e Universidade Federal Fluminense, vai a Universidade do Porto realizar, nos dias 17 e 18 de março de 2016, mais um encontro científico que congrega especialistas portugueses e brasileiros das áreas do Direito e da Ciência da Informação, e que procura estreitar as relações académicas científicas e profissionais entre as duas áreas, discutindo problemáticas de interesse mútuo e que possam ser vistas numa perspetiva interdisciplinar. A organização do IV Colóquio Luso-Brasileiro Direito e Informação, desta vez subordinado ao tema “Direito e Informação na sociedade em rede”, está a cargo das Faculdades de Direito e de Letras da UP e do centro de investigação CETAC.MEDIA e conta também com a colaboração do Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa (PPGJA-UFF) e do Núcleo de Ciências do Poder Judiciário (Nupej), da Universidade Federal Fluminense.

 Participação deste Relator na Conferência: uma das conferências principais, a palestra intitulada “Mudança de paradigma na organização e pesquisa de informação”, será proferida por este Relator.

PRODUTO 3: ACORDO DE COOPERAÇÃO

 Com a Universidade do Porto: participação junto com o professor orientador na elaboração de texto para prorrogar por mais 5 anos o Acordo de Cooperação entre a UFPA e a UPA. O texto foi encaminhado às instâncias competentes e segue tramitando em ambas Instituições de Ensino.

(8)

PRODUTO 4: TEXTO PARA PUBLICAÇÃO DE LIVRO

 Material a ser enviado para análise de publicação para uma Editora no Brasil, com o seguinte Plano de Trabalho:

Teoria e prática da Pesquisa em Jurisprudência

Da procura e uso da informação para sustentar teses e estudos jurídicos

PREFÁCIO INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1

TÓPICOS DE DIREITO APLICADOS À PROCURA DE INFORMAÇÃO JURISPRUDENCIAL 1.1 FONTES QUE DÃO ORIGEM AO DIREITO

1.2 COMO NASCE O DIREITO A PARTIR DA JURISPRUDÊNCIA

1.2.1 A Jurisprudência como dimensão criadora do Direito e sua interface com outras fontes 1.2.2 Consolidação de entendimentos doutrinários a partir e com base na Jurisprudência 1.3 DAS DECISÕES À FORMAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA: CONCEITUAÇÃO E TIPOLOGIA 1.3.1 Instrução judicial e processo de cognição

1.3.2 Hermenêutica, interpretação e aplicação da Lei e de outras fontes do Direito 1.4 ARGUMENTO COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTAÇÃO DE TESES JURÍDICAS 1.4.1 Contribuição da Teoria na fundamentação da Jurisprudência

1.4.2 Judicialização, ativismo judicial e seu influxo na afirmação dos Direitos Humanos 1.4.3 Contendas judiciais e seus pleitos como objeto de estudos acadêmicos

CAPÍTULO 2

A CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E O PROCESSO DE PROCURA E USO DA JURISPRUDÊNCIA 2.1 A INFORMAÇÃO JURISPRUDENCIAL COMO VETOR DE (RE)CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO JURÍDICO 2.1.1 Sobre alguns aspectos que antecedem a procura: organização e representação temática 2.2 ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE O PROCESSO DE PROCURA E USO

2.2.1 Necessidade informacional do usuário e estilos individuais de decisão 2.3 BARREIRAS QUE IMPACTAM NA PROCURA DE INFORMAÇÃO JURISPRUDENCIAL 2.3.1 Dinamismo do Direito, proliferação legislativa e revogação

2.3.2 Indexação do texto jurisprudencial e ementismo jurídico 2.3.3 Linguagem jurídica, ambiguidade, vagueza e lacuna da Lei 2.3.4 Causas judiciais semelhantes e decisões repetitivas

2.3.5 Subsunção do Direito, stare decisis, súmula vinculante e repercussão geral 2.4 ÉTICA NA PROCURA E NO USO DE INFORMAÇÃO JURISPRUDENCIAL

2.4.1 Transparência processual e direito à informação 2.4.2 Direito autoral e acesso à informação

CAPÍTULO 3

MODELO DE PROCURA DE INFORMAÇÃO JURISPRUDENCIAL 3.1 UMA PROPOSTA BASEADA NO MODELO DE DENIS GROGAN

3.2 MEIOS INFORMÁTICOS A SERVIÇO DA PROCURA DE INFORMAÇÃO JURISPRUDENCIAL 3.2.1 Processo de procura de Jurisprudência em ambiente eletrônico

3.3 DICAS E ESTRATÉGIAS DE PROCURA DE JURISPRUDÊNCIA NA WEB 3.3.1 Bases on line de Jurisprudência, Doutrina e Legislação 3.4 CASOS: PROCURA DE INFORMAÇÃO JURISPRUDENCIAL CONCLUSÕES

POSFÁCIO REFERÊNCIAS

(9)

PARTE IV

4 OUTRAS EXPECTATIVAS RESULTANTES DO DESDOBRAMENTO DO ESTUDO

OFICINAS SOBRE PESQUISA DE JURISPRUDÊNCIA

 Realização de oficinas abrangendo as áreas Informação e Direito. ARTIGOS CIENTÍFICOS E ACADÊMICOS

 Envio de artigos para revistas da área da Ciência da Informação. MESTRADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO FABIB - GRUPO DE TRABLHO

 Colaboração e participação deste Relator no Grupo de Trabalho para criação do Mestrado em Ciência da Informação pela Faculdade de Biblioteconomia da UFPA.

GRUPOS DE PESQUISA E DISCUSSÃO EM INFORMAÇÃO E DIREITO

 Participação deste Relator em grupos de discussão ou na criação de grupos de pesquisa na área objeto do pós-doutoramento, no Brasil e em Portugal.

CONSIDERAÇÕES

O estudo concluído e a parceria com a Universidade do Porto, por meio da Faculdade de Letras, ressalte-se como de maior importância para a UFPA, em especial para a Faculdade de Biblioteconomia, com vistas a ampliar as relações institucionais e aprofundar temas como o que debatido nesse estudo.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto técnico: guia de pesquisa e redação conforme normas atuais da ABNT (...) seminário, relatório (...). Brasília: ABC BSB, 2003.

Em síntese, esses são os principais relatos do estudo desenvolvido.

À consideração do Professor Doutor Armando Malheiro para emissão de Parecer, com posterior encaminhamento à Direção da Faculdade de Letras da Universidade do Porto para análise e demais providências cabíveis.

Porto, Portugal, 22 de outubro de 2015.

Lucivaldo Vasconcelos Barros

Referências

Documentos relacionados

O extrato do meio de cultura sem crescimento fúngico, e 10 µL da solução água:metanol (9:1) foram utilizados como controles negativos. Todos os extratos brutos

O contrato eletrônico não só se opera entre o titular de estabelecimento virtual e o internauta, pois um contrato eletrônico pode ser efetivado entre duas

As conclusões dos autores revelam que os consumidores confundem os produtos de origem orgânica com aqueles que são produzidos pela agricultura convencional e indicam que

La entrada de aire para la combustión en el lugar de instalación no debe estar cerrada durante el funcionamiento de la estufa.. Es absolutamente necesario introducir en los

Foram observados, nitidamente, anéis de crescimento bem definidos e mais estreitos, com uma transição brusca do lenho inicial para o lenho final, nos espécimes provenientes de

Não se pode mais duvidar da decadência do mundo contemporâneo que foi apontada pelo mesmo Campbell já no livro citado que saiu pela primeira vez em 1949.. Porém, ainda segundo ele,

¥ Opcionalmente, também é possível incorporar um kit rápido de montagem/desmontagem do secador (kit “Plug-in” código KTP009) que permite instalar e desinstalar o secador de mãos

2- Discutir e debater a pauta da campanha salarial 2019 adequando-a a nova realidade bem como estabelecer um calendário de luta em defesa dos servidores e dos