• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ESTÁGIO INTERNO OBRIGATÓRIO SUPERVISIONADO

Mamanguape - PB 2017

(2)

CLAUDIO VINÍCIUS LUCENA DE MEDEIROS

Trabalho produzido como parte do Relatório do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório Interno, apresentado à Coordenação de Estágio do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), referente ao período de 14/02/2017 a 31/05/2017, realizado no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), em Mamanguape - PB.

Mamanguape - PB Junho de 2017

(3)

SUMÁRIO

1. SIGAA ... 1 1.1. Novas funcionalidades ... 1 1.2. Trabalho desenvolvido ... 2 2. ACESSO AO SIGAA ... 2 2.1. Controle de Acesso ... 2

3. MENU TURMA VIRTUAL ... 4

3.1. Turma ... 5 3.2. Tópicos de Aula ... 5 3.3. Plano de Curso ... 7 3.4. Conteúdo Programado ... 8 3.5. Participantes ... 8 3.6. Fóruns ... 9 3.7. Notícias ... 10

3.8. Registrar Aula Extra ... 10

3.9. Visualizar como Aluno ... 11

4. MENU ALUNOS ... 11

4.1. Alunos Trancados ... 11

4.2. Gerenciar Grupos ... 11

4.3. Lançar Frequência ... 14

4.4. Lançar Frequência em Planilha ... 15

4.5. Lançar Notas ... 15

5. MENU DIÁRIO ELETRÔNICO ... 17

5.1. Conteúdo Programado ... 17

5.2. Diário de Turma, Lista de Presença e Mapa de Frequência ... 17

5.3. Total de faltas por unidade ... 17

6. MENU MATERIAIS ... 17

6.1. Conteúdo/Página web ... 17

6.2. Porta-Arquivos ... 17

6.3. Inserir Arquivo na Turma ... 17

6.4. Referências ... 18

6.5. Vídeos ... 20

(4)

7.1. Avaliações ... 20

7.2. Enquetes ... 21

7.3. Tarefas ... 22

7.4. Questionários ... 22

7.5. Banco de questões ... 25

7.6. Criar novo questionário ... 26

8. MENU CONFIGURAÇÕES ... 26

8.1. Configurar Turma ... 26

8.2. Importação de Dados ... 27

8.3. Permissões ... 27

8.4. Publicar Turma Virtual ... 28

9. MENU ESTATÍSTICA ... 28

9.1. Situação dos Discentes ... 28

9.2. Estatísticas de Notas ... 29

9.3. Relatório de Acesso ... 29

9.4. Relatório de ações ... 30

9.5. Gráfico de Acesso ... 30

(5)

1

1. SIGAA

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um sistema Web que foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), operando desde 2006. A UFRN, em cooperação com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFPB, está auxiliando no processo de implantação do SIGAA nesta universidade. No final de 2015 a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) substituiu o Sistema de Controle Acadêmico (SCA), que usava desde 1998, pelo SIGAA, adotando este aos poucos (por camadas).

Nas informações técnicas, Filho et al. (2013) diz que no desenvolvimento do sistema foi utilizado “Java, Hibernate, JavaServer Faces, Richfaces, Struts, EJB e Spring. Utiliza PostgreSQL como SGBD e disponibilizado através do servidor de aplicação JBoss”. Como se trata de um sistema Web, para sua utilização é necessário possuir acesso à Internet para conseguir acesso ao sistema.

1.1. Novas funcionalidades

Recentemente foi possibilitado ao professor, através do SIGAA, enviar documentos que sejam de interesse da turma de acordo com a disciplina lecionada, enviar atividades para os alunos, entrar em contato diretamente com algum aluno enviando uma mensagem, dentre outras funcionalidades.

Este sistema abarca uma grande quantidade de funcionalidades. Alguns professores, porém, utilizam poucas funções do sistema, ficando restrita muita das vezes as funções de disponibilizar o plano de curso e implantação de notas e frequência, ou seja, um campo bem limitado dado à quantidade de recursos disponíveis.

Com esse leque de novas atividades, algumas dessas funções acabam não sendo exploradas em sua totalidade, seja por desconhecimento do professor, por falta de interesse dos professores, pois estes já estão habituados a realizar atividades por outro meio (de forma manual, por exemplo) ou também por não haver treinamento para as novas aplicações implementadas, gerando subutilização do sistema. Nem todo professor conhece as funcionalidades disponíveis em sua camada.

(6)

2

1.2. Trabalho desenvolvido

Este documento é parte das atividades desenvolvidas durante o período de estágio, que foi realizado no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), localizado no Campus IV da UFPB, unidade de Mamanguape, no período de 14 de fevereiro a 31 de maio de 2017, totalizando uma carga horária de 300 horas.

Este tutorial tem por finalidade apresentar de maneira detalhada as funções que um professor pode desenvolver dentro do SIGAA no gerenciamento de suas disciplinas.

2. ACESSO AO SIGAA

O endereço eletrônico para acesso ao SIGAA da UFPB é: https://sigaa.ufpb.br. A tela abaixo será exibida.

Figura 1: Tela inicial do SIGAA da UFPB

2.1. Controle de Acesso

Ao clicar em “ENTRAR NO SISTEMA” (Figura 1), o usuário será direcionado para a tela de login (Figura 2).

Atualmente, o SIGAA da UFPB trabalha em seis âmbitos: Acadêmico, através do próprio SIGAA; Administrativo, através do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC); Recursos Humanos, através do Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (SIGRH); Controle de Processos

Eleitorais, através do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleicão), Gestão de Eventos, através do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos); e

(7)

3

Administração e Comunicação, através do Sistema de Administração de Sistemas

(Técnica e Gestão) (SIGAdmin).

Para ter acesso aos sistemas do SIGAA é necessário possuir um nome de usuário e uma senha. Nem todos os usuários têm acesso a todos os sistemas. Para cada camada do sistema há um nível de restrição, de acordo com a função do usuário dentro da instituição.

Figura 2: Tela de login do SIGAA da UFPB

Figura 3: Tela após login do Professor no SIGAA da UFPB

Após o login, o professor é direcionado para a tela de menu principal, para decidir o que deseja fazer no sistema. Para o caso desse trabalho, será escolhida a opção “Portal do Docente” (Figura 4).

(8)

4 Figura 4: Tela do menu principal do SIGAA da UFPB

Na Figura 4, o professor escolhe uma das disciplinas que ele está ministrando atualmente para poder gerenciar. A quantidade de disciplinas que o professor estiver lecionando no semestre irá ser exibida. Cada turma possui uma página específica para ser gerenciada. Ele será direcionado a tela de escolha de turma (Figura 5).

Figura 5: Tela de escolha de turma no SIGAA da UFPB

3. MENU TURMA VIRTUAL

A seguir serão apresentados os nove tópicos que compõem este menu: Principal, Tópicos de Aula, Plano de Curso, Conteúdo Programado, Participantes, Fóruns, Notícias, Registrar Aula Extra e Visualizar como Aluno.

(9)

5

3.1. Turma

Após a escolha da turma, o professor terá a seguinte tela:

Figura 6: Tela após escolha de turma no SIGAA da UFPB

No lado direito da tela, é possível ver notícias que foram cadastradas previamente, enquetes realizadas com a turma, atividades elaboradas e as datas das avaliações. No menu “Turma”, na parte superior esquerda da Figura 6, no item “Principal”, é exibido primeiramente as aulas com suas respectivas datas.

3.2. Tópicos de Aula

Esse tópico redireciona para o primeiro tópico (Conteúdo Programado) do menu

Diário Eletrônico.

(10)

6 É possível nesta tela visualizar a atividade programada, ocultá-la, alterar alguma informação ou removê-la. Nesta tela é possível criar um novo evento (CRIAR TÓPICO DE AULA), conforme a Figura 8; gerenciar o que está programado (GERENCIAR TODOS), conforme a Figura 9. Por exemplo: um assunto que demanda mais de uma aula. Basta vincular uma aula a outra, indicando que o assunto começa em uma aula e só termina na data do campo que foi marcado como vinculado; e ver cronograma de aulas (CRONOG. GRÁFICO DE AULAS), conforme a Figura 10. É gerado um gráfico dos dias de aula de acordo com os meses do semestre atual.

Figura 8: Tela de criar novo tópico de aula no SIGAA da UFPB

(11)

7 Figura 10: Tela do gráfico do cronograma de aula no SIGAA da UFPB

3.3. Plano de Curso

Este tópico diz respeito às atividades que serão desenvolvidas pelo professor durante o semestre em uma disciplina qualquer. Por força da Resolução nº 16/2015, todo professor deve preencher esse tópico no início de cada semestre relativo às suas turmas. Neste tópico o professor terá que disponibilizar a ementa da disciplina: Objetivos, Conteúdo, Habilidades e Competências, Metodologia, Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem, Horário de Atendimento (Opcional), data das aulas e os conteúdos de cada aula, as datas das avaliações e as referências de base de estudo para a disciplina.

(12)

8

3.4. Conteúdo Programado

Faz parte do tópico “3.2. Tópicos de Aula” (mais acima), no trecho de gerenciar o que está programado (GERENCIAR TODOS).

3.5. Participantes

Figura 12: Tela dos participantes de uma turma no SIGAA da UFPB Este tópico mostra todos os participantes do grupo.

É possível também enviar mensagem para um participante do grupo de forma individual. Ao lado do nome de cada participante do grupo tem o símbolo de uma carta, como na figura a seguir: . Ao ser clicado, a seguinte caixa de texto irá abrir:

Figura 13: Tela de envio de mensagem quando se está dentro de uma turma no SIGAA da UFPB O campo destinatário vai estar preenchido com o nome da pessoa a receber a mensagem. É possível enviar mensagem para qualquer usuário que possua conta ativa no SIGAA. Abaixo do botão de fechar, tem o desenho em miniatura de duas pessoas:

(13)

9 . Pode-se clicar nessa imagem para buscar pessoas para se enviar a mensagem. Caso queira enviar a mensagem para mais de uma pessoa, deve-se colocar uma vírgula após o nome de cada pessoa. Ao digitar a mensagem, é só clicar em “Enviar”. Nesse modelo não é possível anexar arquivo.

Para visualizar mensagens recebidas ou enviadas, basta ir à tela inicial do seu perfil e clicar em e clicar em “Minhas Mensagens”, ao lado da foto do perfil. Lá estarão as mensagens recebias e enviadas (Figura 14). Por lá também é possível enviar mensagem. Nesse modelo é possível anexar arquivos.

Figura 14: Tela de envio de mensagem padrão do SIGAA da UFPB

3.6. Fóruns

(14)

10 Os fóruns são úteis para a discussão de atividades e de troca de conhecimento entre os participantes da turma. Cada participante pode abrir apenas um tópico de discussão. Mas todos podem discutir em todos os tópicos; não há restrição quanto aos comentários. A imagem abaixo mostra o processo para criar um novo fórum.

3.7. Notícias

Serviço utilizado para repassar alguma informação às turmas. É possível, inclusive, mandar uma mensagem apenas para todas as turmas alocadas aquele professor. Exemplo: caso um professor ministre aula para duas disciplinas e precise ausentar-se por motivos de força maior, basta ele escrever a mensagem apenas uma vez e selecionar as duas turmas.

Figura 16: Tela de cadastro de uma notícia no SIGAA da UFPB

3.8. Registrar Aula Extra

(15)

11 Caso seja necessário marcar alguma aula extra, também é possível fazer o agendamento desta através do SIGAA.

3.9. Visualizar como Aluno

Possibilita ao professor de visualizar a turma na maneira que é apresentada aos alunos.

Figura 18: Tela de visualizar como aluno no SIGAA da UFPB

4. MENU ALUNOS

A seguir, serão apresentados os cinco tópicos que compõem este menu: Alunos Trancados, Gerenciar Grupos, Lançar Frequência, Lançar Frequência em Planilha e Lançar Notas.

4.1. Alunos Trancados

Neste tópico são apresentados os alunos que trancaram a disciplina que determinado professor esteja ministrando.

Figura 19: Tela exibida a um professor de alunos que trancaram uma disciplina no SIGAA da UFPB

4.2. Gerenciar Grupos

Permite ao professor ter o controle sobre os grupos de alunos para realizar atividades.

(16)

12 Figura 20: Tela de alunos que serão subdivididos em grupos no SIGAA da UFPB

As imagens abaixo mostram como configurar os grupos.

Figura 21: Tela de configurar grupos de alunos de uma disciplina no SIGAA da UFPB

Figura 22: Tela com quantidade de grupos estabelecida na turma, e configurada pelo professor, no SIGAA da UFPB

Pela Figura 23, é necessário alocar manualmente (arrastando o nome do aluno a um grupo) os alunos aos grupos criados (Figuras 21 e 22). Para o exemplo, foram usadas três turmas e os alunos foram alocados para esses grupos criados. Ao clicar em “ATUALIZAR”, os grupos são criados, vazios (Figura 23). A partir daí é possível alocar alunos para os grupos montados (Figura 24).

(17)

13 Figura 23: Tela com quantidade de grupos estabelecida na turma, e configurada pelo professor, no

SIGAA da UFPB

Figura 24: Tela com quantidade de grupos estabelecida na turma, e configurada pelo professor, no SIGAA da UFPB

Para o exemplo das Figuras 25 e 26 foi utilizada a simulação de oito grupos na turma. Ao marcar o checkbox que permite a aleatoriedade na formação dos grupos e clicando em “ATUALIZAR” (Figura 25), os grupos serão gerados automaticamente, de forma aleatória.

(18)

14 Conforme demonstrado na Figura 23, nesse modelo o professor escolhe a quantidade de grupos necessários na turma, mas agora ele não tem poder de decidir quem fica em cada grupo. O próprio sistema organiza os alunos da turma nos grupos.

Figura 25: Tela com quantidade de grupos estabelecida na turma, mas gerada aleatoriamente, no SIGAA da UFPB

Figura 26: Tela com quantidade de grupos estabelecida na turma, mas gerada aleatoriamente, no SIGAA da UFPB

(19)

15 Figura 27: Tela de lançar frequência da turma no sistema do SIGAA da UFPB

É possibilitado aos professores o lançamento da frequência das turmas nas aulas.

Figura 28: Tela de lançar frequência da turma no sistema do SIGAA da UFPB

4.4. Lançar Frequência em Planilha

Proporcionar aos professores uma visualização mais completa das aulas e presença/ausência dos alunos.

Figura 29: Tela de lançar frequência da turma no sistema do SIGAA da UFPB

4.5. Lançar Notas

(20)

16 Nesse tópico os professores irão publicar as notas dos alunos. Dependendo de quantas unidades ocorrerem será o número de notas a serem calculadas. Deverão ser publicadas as notas das unidades do período, o resultado, as faltas do aluno no semestre naquela disciplina e a situação do aluno. Caso o aluno necessite de realizar exame final, deverá constar essa nota também nesse espaço.

(21)

17 Figura 31: Tela de incluir notas no sistema do SIGAA da UFPB

5. MENU DIÁRIO ELETRÔNICO

A seguir serão apresentados os cinco tópicos que compõem este menu: Conteúdo Programado, Diário de Turma, Lista de Presença, Mapa de Frequência e Total de faltas por unidade.

5.1. Conteúdo Programado

Este tópico já foi abordado no ponto 3.4. Conteúdo Programado.

5.2. Diário de Turma, Lista de Presença e Mapa de Frequência

Estes três tópicos são disponibilizados, separadamente, via PDF ao serem acessados.

5.3. Total de faltas por unidade

Por esse meio é feito o controle de falta às aulas dos alunos.

6. MENU MATERIAIS

A seguir serão apresentados os cinco tópicos que compõem este menu: Conteúdo/Página web, Porta-Arquivos, Inserir Arquivo na Turma, Referências e Vídeos.

6.1. Conteúdo/Página web

Local onde é possível gerar conteúdo para uma aula, fornecendo o título da aula, seu tópico e o conteúdo a ser visto.

6.2. Porta-Arquivos

Espaço que proporciona ao professor um lugar para guardar os arquivos vistos em sala de aula ou que façam parte da ementa da disciplina (Figura 32).

6.3. Inserir Arquivo na Turma

Este espaço permite aos professores a inserção de arquivos (Figura 34). Estes arquivos serão armazenados no Porta-Arquivos (Figura 33).

(22)

18

6.4. Referências

Neste espaço é possível visualizar, alterar ou remover alguma referência bibliográfica (Figura 35), como também é permitido adicionar uma nova referência de estudo (Figura 36).

Figura 32: Tela de incluir um novo conteúdo de disciplina no SIGAA da UFPB

(23)

19 Figura 34: Tela de inserir arquivos na disciplina no SIGAA da UFPB

Figura 35: Tela de visualizar, alterar ou remover alguma referência no SIGAA da UFPB

(24)

20

6.5. Vídeos

Ambiente destinado para adicionar vídeos que contribuam com os conteúdos da disciplina. Deverá ser inserido um título para o vídeo, o link deste, bem como associá-lo a um tópico de aula.

Figura 37: Tela para adicionar um novo vídeo em uma disciplina no SIGAA da UFPB

7. MENU ATIVIDADES

A seguir serão apresentados os quatro tópicos que compõem este menu: Avaliações, Enquetes, Tarefas e Questionários. Ao ser acionado o menu Atividades um novo menu se abre: Questionários. Dentro deste existem dois tópicos: Banco de Questões e Criar novo questionário.

7.1. Avaliações

(25)

21 Figura 39: Tela para adicionar uma nova avaliação de uma disciplina no SIGAA da UFPB

Na Figura 38, são apresentadas as datas de avaliações agendadas, podendo ser visualizadas, alteradas ou removidas. Na Figura 39, está a tela em que é possível agendar uma nova data de avaliação.

7.2. Enquetes

Figura 40: Tela para criar uma enquete em uma disciplina no SIGAA da UFPB

O professor dispõe também de um espaço para realizar enquetes entre a turma, sendo obrigatório um título para enquete, se a enquete estará disponível para votação logo após a divulgação da mesma, prazo de votação, associar a enquete a um tópico de aula e as respostas possíveis da enquete (no mínimo duas).

(26)

22

7.3. Tarefas

Figura 41: Tela onde são apresentadas as tarefas já criadas no SIGAA da UFPB

É possível observar as tarefas que já foram previamente criadas, podendo ser visualizadas, alteradas ou removidas (Figura 41). E é possível cadastrar uma nova tarefa, sendo necessário informar no ato do cadastro um título para a tarefa, um texto sobre ela, se é em grupo, tipo da tarefa (online ou offline), associar a tarefa a um tópico de aula, data e hora de abertura da tarefa e de fechamento dela, se a tarefa possui algum peso de nota e escolher a turma para qual a tarefa está sendo elaborada (Figura 42).

Figura 42: Tela de criação de uma nova tarefa em uma disciplina no SIGAA da UFPB

7.4. Questionários

Esta seção dá direito a criar questionários para serem aplicados à turma. São duas etapas para se criar um questionário. Na primeira etapa (Figura 43), é necessário informar os dados sobre o questionário: título, descrição (optativo), associar o

(27)

23 questionário a um tópico de aula, data e hora de início e fim período em que o questionário estará acessível (tanto para respostas quanto para visualização), misturar a ordem das perguntas e alternativas das respostas (estão opções são optativas), quantidade máxima de tentativas de resposta ao questionário, tempo de duração de tentativa para resolver o questionário e questões relacionadas ao feedback fornecido aos alunos em relação ao questionário.

Figura 43: Tela de criação de um novo questionário em uma disciplina (dados gerais) no SIGAA da UFPB

A segunda etapa (Figura 44) será para informar as perguntas que estarão contidas no questionário.

Figura 44: Tela de criação de um novo questionário em uma disciplina (perguntas do questionário) no SIGAA da UFPB

A opção “Finalizar Questionário” só poderá ser acionada quando o professor inserir uma “Nova Pergunta” (Figura 44) ou “Adicionar perguntas do banco”. É preciso informar a categoria da pergunta (previamente criada), o tipo (única escolha, múltipla

(28)

24 escolha, dissertativa, numérica, ou verdadeiro ou falso), a pergunta e a descrição dela (opcional). Caso escolha a opção “Adicionar perguntas do banco”, você terá que ter cadastrado perguntas no banco anteriormente (Figuras 48 e 49).

Figura 45: Tela de criação de um novo questionário em uma disciplina: adicionar uma nova pergunta, no SIGAA da UFPB

O professor deverá incluir as alternativas para a pergunta realizada e marcar qual a alternativa correta, assim o sistema detectará a entrada da resposta do aluno com a resposta do gabarito do professor (Figura 46).

Figura 46: Tela de criação de um novo questionário em uma disciplina: adicionando as alternativas de uma nova pergunta, com gabarito, no SIGAA da UFPB

Depois de finalizado, o questionário estará no tópico Questionários (Figura 47).

(29)

25 No menu Questionários (que está dentro do menu Atividades), existem dois tópicos: Banco de questões e Criar novo questionário.

7.5. Banco de questões

Figura 48: Tela do banco de questões no SIGAA da UFPB

Primeiramente será necessário criar uma categoria (“Nova Categoria” na Figura

48) caso ainda não exista. A tela abaixo será exibida (Figura 49). Caso já haja alguma

criada, outras poderão ser adicionadas. O banco de questões exibirá uma lista com as categorias de questões criadas.

Figura 49: Tela do banco de questões: criação de uma nova categoria no SIGAA da UFPB

(30)

26 Para criar uma nova pergunta num banco de questões é necessário que se tenha uma categoria previamente criada (Figuras 48 e 49). Ao clicar em “Nova Pergunta” (Figura 50), os mesmos passos da Figura 44 deverão ser seguidos. Será necessário informar os dados solicitados.

7.6. Criar novo questionário

Seguirá o mesmo modelo das Figuras 43, 44, 45 e 47.

8. MENU CONFIGURAÇÕES

A seguir serão apresentados os quatro tópicos que compõem este menu: Configurar Turma, Importação de Dados, Permissões e Publicar Turma Virtual.

8.1. Configurar Turma

Diz respeito a como os alunos irão interagir com a plataforma digital da turma. O professor pode definir se os alunos poderão criar alguma enquete, fóruns, a forma de como os alunos poderão visualizar as notas, dentre outros. O professor, por este espaço, poderá informar a forma que as notas da disciplina serão divididas: se por média ponderada, média aritmética ou soma das notas. Poderá ainda dizer como será o peso das avaliações na nota, entre outras configurações.

(31)

27

8.2. Importação de Dados

Permite ao professor importar dados da disciplina que ele está ministrando de semestres passados. Exemplo: se no semestre atual ele está ministrando Matemática Financeira e em algum momento ele já lecionou nessa disciplina e possui algum material que possa adequar-se ao contexto da turma atual, esse é um artifício importante para ele.

8.3. Permissões

Permite ao professor autorizar que outra pessoa também tenha acesso aos dados da turma, tendo poder de manipular, enquetes, correção de tarefas, dentre outros (Figuras 52 e 53). O professor pode optar por dar permissão de apenas algumas funcionalidades.

Figura 52: Tela do professor para conceder permissão a um perfil (busca do perfil) do SIGAA da UFPB

Figura 53: Tela do professor para conceder permissão a um perfil (permissões possíveis) do SIGAA da UFPB

(32)

28

8.4. Publicar Turma Virtual

Dá permissão para que a turma seja publicada livremente na Internet, onde pessoa pode visualizar apenas os tópicos de aula e materiais relacionados.

Figura 54: Tela que possibilita ao professor a publicação da turma virtual do SIGAA da UFPB

9. MENU ESTATÍSTICA

A seguir serão apresentados os cinco tópicos que compõem este menu: Situação dos Discentes, Estatísticas de Notas, Relatório de Acesso, Relatório de ações e Gráfico de Acesso.

9.1. Situação dos Discentes

(33)

29

9.2. Estatísticas de Notas

Figura 56: Tela de estatísticas das notas dos alunos matriculados em uma disciplina do SIGAA da UFPB

Estatísticas sobre as notas dos alunos (por unidade), com média e desvio padrão de cada unidade.

9.3. Relatório de Acesso

Dados estatísticos sobre a quantidade de vezes que cada acessou a turma virtual.

(34)

30

9.4. Relatório de ações

Diz respeito às ações que um usuário realizou dentro do sistema. É possível ao professor ver quais ações um aluno realizou dentro da turma virtual.

Figura 58: Tela de relatório de ações realizadas por um usuário dentro de uma turma virtual do SIGAA da UFPB

9.5. Gráfico de Acesso

Através desse gráfico é possível ver informações sobre os acessos a turma virtual, bem como os picos de acesso ao sistema.

Figura 59: Tela do gráfico sobre o acesso dos estudantes a uma disciplina na turma virtual do SIGAA da UFPB

10. REFERÊNCIAS

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Resolução Nº 16, de 11 de maio.

(35)

31

Aprova o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: CONSEPE/UFPB, 2015.

FILHO et al. SIGAA Mobile – O caso de sucesso da ferramenta de gestão

acadêmica na era da computação móvel. Artigo publicado no XXIV Simpósio

Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE). Campinas: UNICAMP, 2013.

Referências

Documentos relacionados

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra qualificada,

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...