• Nenhum resultado encontrado

A FUNÇÃO DA ALOE VERA NA HIDRATAÇÃO CUTÂNEA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A FUNÇÃO DA ALOE VERA NA HIDRATAÇÃO CUTÂNEA."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

A FUNÇÃO DA ALOE VERA NA HIDRATAÇÃO CUTÂNEA. Giovana S. Rico Conradi1,Neiva Lubi2 3

1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2 Farmacêutica, Prof. Msc. Universidade Tuiuti do Paraná

Endereço para correspondência: Giovana Conradi giovana.conradi@hotmail.com

RESUMO: A desidratação da pele pode ocorrer quando há descamação, rachaduras,

prurido, vermelhidão e repuxamento. Para prevenir e tratar a pele desidratada se utiliza os cosméticos com função de hidratação, pois estes possuem inúmeras formas de mecanismo de ação. Um hidratante muito utilizado é a Aloe vera L, conhecida popularmente como Babosa, denominada a “planta da saúde e beleza”. Possui inúmeras propriedades no tratamento de pele. Tem função regeneradora e protetora, irritações cutâneas, xeroses e também funções umectantes, lubrificantes, nutritivas e hidratantes. A hidratação é muito importante para o corpo pois, com a pele saudável, o corpo corresponde de forma correta as agressividades e alterações do meio externo. O objetivo deste trabalho é verificar através de literaturas a importância dos cuidados com a pele e descrever as propriedades ativas da Aloe vera L.

Palavras-chave: Desidratação, Aloe vera L., hidratante

_________________________________________________________________________

ABSTRACT: Dehydration can occur when there is peeling, cracking, itching, redness and tightness. To prevent and treat dehydrated skin using cosmetics because they have numerous forms of mechanism action. A widely used moisturizer is Aloe vera L., popularly known as Babosa, called the plant of "health and beauty" has numerous properties in the treatment of skin. It has regenerative and protective functions, skin irritations, xerosis and also humectants, lubricants, moisturizers and nourishing functions. Hydration is very important for the body because with healthy skin the body correctly matches to the aggressiveness and the external environment changes. The objective of this work is to describe through literature the importance of skin care and check the active properties of Aloe vera L.

Keywords: Dehydrate, Aloe vera L., hydrate

(2)

1.INTRODUÇÃO

A pele é o primeiro órgão de defesa do corpo humano, a qual tem a função de proteger o corpo de alterações e agressividades do meio externo. Possui papéis importantes que contribuem para a proteção do organismo. O tecido cutâneo reagirá bem às alterações externas se estiver em condições normais e favoráveis. Portanto é necessário manter a pele sempre bem cuidada e hidratada (COSTA, 2001).

A planta Aloe vera L. popularmente conhecida como Babosa é da família das liláceas e possui várias propriedades regeneradoras, curativas, umectantes, lubrificantes e nutritivas. Conhecida como a “planta da saúde e beleza” é utilizada desde a época do antigo Egito. Sua composição consiste em 96% de água, 4% de carboidratos e princípios ativos em grande quantidade. A água nela presente é a responsável pela sua permeação nos tecidos cutâneos. Todas as propriedades terapêuticas são encontradas na geleia que se encontra dentro da folha da planta (VIANA, 1997).

A Aloe vera L. tem uma ótima função hidratante sobre a pele, a qual consiste em formar um filme sobre o tecido epitelial, retardando a perda de água para o meio externo, e mantendo a pele bem hidratada (FALCONI, 2012; ADAMS, 2014).

O objetivo deste trabalho é verificar, através de revisões bibliográficas, como artigos, teses e livros, a importância dos cuidados com a pele, verificar as propriedades da Aloe vera L., descrever suas funções restauradoras e protetoras no tecido cutâneo.

HIDRATAÇÃO CUTÂNEA

Os hidratantes são considerados produtos cosméticos que devem possuir uma grande eficácia em relação aos resultados esperados. Não devem conter altos graus de toxinas, pois o produto deve permanecer somente na pele e não pode ser absorvido e alcançar a corrente sanguínea. A associação e combinação de componentes em um hidratante devem ser bem conhecidas e estudadas a fim de que se possa adquirir formulações estáveis e com eficácia sobre a pele (LEITE E SILVA, 2009).

(3)

A classificação dos hidratantes é realizada de acordo com o mecanismo de ação dos componentes presentes no produto. Os hidratantes podem ser: oclusivos, umectantes, emolientes e reparadores proteicos. Na maioria das vezes os produtos comercializados contêm componentes de cada uma destas classes em suas formulações. O segredo da eficácia de um produto hidratante é o que está presente em sua composição. A eficiência na hidratação, seus atributos secundários e principalmente seu perfil de segurança estão diretamente relacionados às matérias primas e formulações nele utilizados (COSTA, 2001).

XEROSE

A Xerose ou desidratação é caracterizada pela diminuição de água presente no extrato córneo. Não altera a quantidade total de lipídeos do estrato córneo, porem há uma diminuição na proporção de lipídeos neutros e aumento na quantidade de ácidos graxos livres os quais são associados a desidratação severa. Pode ser identificada quando há descamação, prurido, pele opaca, vermelhidão, rachaduras e repuxamento da pele, estes são sintomas conhecidos por pele seca ou xerose. Tais modificações cutâneas podem ser observadas visualmente ou pelo toque na região afetada (LEITE E SILVA, 2009).

A xerose cutânea é uma alteração verificada pela influência de vários fatores, como baixa umidade relativa do ar, radiação solar, idade avançada, estresse emocional, hormônios e processos inflamatórios da pele. Clinicamente é caracterizada por aspereza cutânea e desidratação epidérmica. Pode ser classificada em pele seca ou ictiose. Causa lesão no extrato córneo, e ocorre o aumento da permeabilidade para alérgenos e irritantes e perda transepidérmica de água. Normalmente esta alteração cutânea causa desconforto físico e visual, alterando a estética do corpo, fazendo com que o paciente afetado necessite de um tratamento adequado (COSTA, 2001; SCHMIDT, 2012).

A primeira terapia a ser escolhida no tratamento de xerose cutânea é o uso frequente de produtos hidratantes. O principal objetivo do uso destes produtos é o alivio da desidratação, da irritação cutânea e da prevenção de uma possível piora de tais alterações. É indicado também evitar banhos muito

(4)

quentes, ambientes com temperatura elevada e secos (COSTA, 2001; SCHMIDT, 2012).

ALOE VERA L.

Aloe vera L. planta popularmente conhecida como Babosa se apresenta em vários produtos cosméticos no mercado. Sua composição é de 96% de água e de 4% de complexas moléculas de carboidratos. A água nela presente auxilia a permeação no tecido cutâneo, e assim poderá realizar seus efeitos terapêuticos e estéticos (FALCONI, 2012).

Considerada pela comunidade científica como antibiótico, adstringente, coagulante, inibidora da dor, estimulante da regeneração dos tecidos e da proliferação das células, essa planta milenar vem conseguindo o respeito de todo o planeta. Devido a sua função hidratante a indústria cosmética e de higiene pessoal vem aumentando o uso do gel de Aloe vera L. em vários tipos de formulações, como cremes, xampus e sabonetes. Em alguns países o gel é adicionado a cremes de barbear, com o objetivo de auxiliar na cicatrização de possíveis cortes (VIANA, 1997; FREITAS; et al, 2014).

O interior de suas folhas é constituído de um tecido parenquimático o qual possui grande quantidade de polissacarídeos conhecido pela mucilagem, que lhe confere a consistência viscosa (PAULA; CRUZ SILVA, 2010).

Em sua composição foram identificadas várias substâncias, entre elas, grande quantidade de princípios ativos e vitaminas. Entre as substâncias se encontram, glicose, galactose, xilose, tanino, esteroides, ácidos orgânicos, substâncias antibióticas, enzima de vários tipos, resíduos de açúcar, proteínas com 18 aminoácidos, vitaminas minerais, sulfato, ferro, cálcio, cobre, sódio, potássio vitamina A, C e E, manganês entre outras (FALCONI, 2012; DR. LINDENA).

A junção de todos os compostos ativos na babosa, que é obtida através da geleia que se encontra dentro da folha, é responsável pela sua grande função de cura. A parte utilizada da planta é o suco do gel das folhas ou suco da folha inteira (GOMES, 2011; FALCONI, 2012).

Utilizada há cerca de 3500 anos. Desenhos da planta em paredes dos antigos templos mostram que a sua polpa foi usada externamente no caso de queimaduras e infecções da pele. Desta forma a planta é considerada

(5)

medicinal há muito tempo. Foi utilizada pela rainha Nefertite como forma de cuidado diário. Esta planta era chamada de “Sangue dos Deuses”. A rainha Cleópatra também utilizava em banhos associados com leite de Burra, como fonte eterna da juventude (LINDENA; HEALTH, 2011).

As propriedades mais conhecidas são as cosméticas. A Aloe vera L. atua como bactericida, cicatrizante e como um hidratante de alta qualidade que tem a capacidade de rejuvenescer tecidos cutâneos lesionados, também é aplicado no tratamento de acne, equizema ou herpes. Ela age criando um filme protetor sobre a pele, retardando a perda de água para o meio externo, mantendo o tecido bem hidratado. Os preparados de Aloe vera L. refrescam, tratam e acalmam zonas irritadas, estimulam o manto ácido protetor natural da pele e ativam a circulação cutânea. A maioria dos produtos compostos de Aloe vera L. possuem uma porcentagem elevada de gel puro da planta (ADAMS, 2014; LINDENA).

As substâncias presentes na planta tem uma grande eficácia pois atua substituindo o tecido morto com ação das enzimas nela presentes, ocasionando a intensificação da proliferação das células da pele (VIANA, 1997).

O modo de cultivo pode afetar a composição do gel. Os níveis de polissacarídeos, por exemplo, são menores nas plantas bem irrigadas. O processamento das folhas devem ser feito logo após a colheita, pois o gel oxida rapidamente quando entra em contato com o ar. O gel é bastante utilizado como matéria prima para a produção de cosméticos, fármacos e alimentos , onde várias técnicas de conservação são empregados (FREITAS; RODRIGUES; et al, 2014).

PROPRIEDADES DA ALOE VERA L.

A planta é conhecida por inúmeras propriedades como analgésica, por seus componentes ativos que possuem função anti-inflamatória, coagulante pela alta concentração de potássio e cálcio, os quais provocam a formação de uma rede de fibras que auxilia na coagulação e cicatrização necessária, queratolitica a qual faz com que a pele danificada se desprenda e ocorra uma renovação do tecido cutâneo, regeneradora celular por possuir componentes que aceleram a regeneração e crescimento de células novas e faz com que

(6)

ocorra a renovação cutânea, hidratante pois pode penetrar profundamente na pele, transportadora por ser um ótimo veículo combinado utilizado para absorção cutânea de ativos e possui amplo espectro antimicrobiano atuando em fungos, vírus e em bactérias Gram positivas e Gram negativas (GOMES, 2011; FREITAS; et al, 2014 ).

(7)

2.METODOLOGIA

Foram realizadas pesquisas bibliográficas com publicações de artigos, revisões, teses e livros, entre os anos 1997 a 2014, por meio de sites Google acadêmico, Lilacs, Scielo e livros na biblioteca Universidade Tuiuti do Paraná para consulta de seus dados.

(8)

3.DISCUSSÃO

Para prevenir e tratar a pele desidratada, pode - se utilizar cosméticos hidratantes, os quais possuem inúmeras formas de mecanismo de ação. A desidratação pode ser reconhecida por prurido, descamação, vermelhidão, rachaduras e repuxamento da pele (LEITE E SILVA, 2009).

Existem mecanismos de ação que atuam formando um filme sobre o tecido e retardam a perda de água da pele para o meio externo. Um umectante muito utilizado é a Aloe vera L., conhecida popularmente por Babosa (FALCONI, 2012; ADAMS,2014).

Em seus componentes, podem ser encontradas várias substâncias, como numerosas quantidades de vitaminas e princípios ativos. Entre eles são encontrados os polissacarídeos, glicose, esteroides, ácidos orgânicos, substancias antibióticas, enzimas, proteínas, vitaminas, sulfato, ferro, cálcio, cobre, sódio entre outras. (FALCONI, 2012; LINDENA)

A água nela presente é responsável pela sua capacidade de penetrar no tecido cutâneo, onde substitui o tecido morto com ação das enzimas presentes, a qual ocasiona a intensificação da proliferação das células da pele (VIANA, 1997).

A Aloe Vera L. atua como bactericida, umectante, cicatrizante e como um hidratante de alta qualidade que tem a capacidade de rejuvenescer tecidos lesionados. A planta é utilizada também em tratamento de acne, equizema ou herpes. Como hidratante ela atua de formando um filme protetor sobre a pele, retardando a perda de água da pele para o meio externo. Os produtos compostos de Aloe vera L. possuem uma grande quantidade de gel puro da planta (ADAMS, 2014; PROF. LINDENA).

Em estudos clínicos, a planta tem apresentado atividade anti-inflamatória local e cicatrizante. Segundo Botsaris(1995), nos estudos clínicos realizados em coelhos, onde foram artificialmente induzidos a úlcera de conjuntiva, o qual realizou-se administração local de solução a 10% de Aloe vera L., comparado teve o tempo de cicatrização menor que os demais. Em queimaduras, apresentou-se maior velocidade de cicatrização após a aplicação local do produto (BOTSARIS, 1995).

(9)

Por possuir inúmeras atividades comprovadas e poucos relatos de sua contra indicação, a planta possui uma grande utilização popular (GOMES, 2011; FREITAS; et al, 2014).

(10)

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

A hidratação cutânea é muito importante para o corpo. Com a pele saudável, o corpo corresponde de forma correta às alterações e agressividades do meio externo, contribuindo assim para a defesa do organismo.

A Aloe vera L., muito conhecida por seus benefícios terapêuticos e estéticos, está presente em vários cosméticos encontrados no mercado, e tem um grande poder de hidratação cutânea. Atua sobre a pele formando um filme protetor, o qual mantem a água na pele por mais tempo mantendo a pele mais hidratada. A planta possui propriedades regeneradoras, anti inflamatórias, umectantes e hidratantes. Auxilia também na cicatrização, com sua propriedade regeneradora, a qual acelera o processo de regeneração e renovação das células cutâneas.

Na área de Tecnólogo em Estética, uma pele bem hidratada é fundamental para boas respostas em tratamentos corporais e faciais. Uma pele desidratada causa desconforto físico e visual, fazendo com que a estética do corpo seja alterada, e o paciente necessite de um tratamento adequado.

(11)

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARDEN DA SILVA, Paula K; SILVA, Cruz; ARAUJO, Claudia Tatiana, Formas de uso medicinal da babosa e camomila pela população urbana de Cascavel, Estado do Paraná, 2010

BRAZ, J Health. Ação da Babosa no reparo tecidual e cicatrização P.40-48, São Paulo, 2011 Disponível em:

http://inseer.ibict.br/bjh/index.php/bjh/article/viewFile/73/84 COSTA, Adilson. REVISÃO HIDRATAÇÃO CUTÂ

NEA Especialista em Dermatologia pela SBD/AMB. Mestre em Dermatologia pela EPM/Unifesp, 2001

BOTSARIS, Alexandros S. Livro Fitoterapia chinesa e plantas brasileiras P. 282, São Paulo, 1995

HENDERSON. Médico Quiroprático e Membro do Conselho de Saúde Mental, Aloe Vera e suas qualidades, 2001 Disponível em:

http://www.nossosaopaulo.com.br/AloeVeraForever/FLP_AloeHenderso n.htm

LINDENA, Joachim; NEUENDORFF, Christiane. ALOÉ VERA CURAR, CUIDAR, ANTI-ENVELHECIMENTO. P. 7-21

SCHMIDT, Adriana V. IV JORNADA MULTIDISCIPLINAR DE DOENÇAS DE INVERNO, HIDRATAÇÃO CUTÂNEA, 2012 Disponível em:

http://www.adrianaschmidt.com/Hidratacao.cutanea.Maio.2012.pdf FOLCONI, Armando. Brasil Aloe Vera, 2012 Disponível em:

http://www.acessa.com/saude/arquivo/ser_holistico/2012/06/08-conheca-as-propriedades-da-aloe-vera--babosa/

FREITAS, V.S.I; RODRIGUES, R.A.F.; GASPI, F.O.G. PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS DA ALOE VERA L. ,Rev. Bras. plantas med. vol.16 no.2 Botucatu, 2014

GOMES, Claudio. ALOE VERA (BABOSA) - Planta Milenar. 2011 Disponível em:

http://harmonianatureza.com.br/wp-content/uploads/2011/05/Aloe-Vera-Babosa.pdf

(12)

LEITE E SILVA, Vania R. Tese: Desenvolvimento de formulações cosméticas hidratantes e avaliação de eficácia por métodos biofísicos, São Paulo, 2009

VIANA, Paulo. Editora Globo. Brasil Aloe Vera, 1997 Disponível em: http://www.nossosaopaulo.com.br/AloeVeraForever/FLP_AloeVera.htm #AloeVera

Referências

Documentos relacionados

Remoção de turbidez em função da concentração de AlPO 4 , usando sulfato de alumínio como coagulante, com pH=6... Remoção de turbidez em função da concentração de AlPO 4

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

facto impeditivo do direito da Autora. Defende-se ainda a Ré por impugnação concluindo pela improcedência da acção. Em resposta à contestação, a Autora reafirma o vertido

A crítica literária utiliza-se da teoria literária para afirmar se a proposta da interpretação da obra literária é válida como expressão artística.. A abordagem da

Produto não perigoso segundo os critérios da regulamentação de transporte. Air transport

Este trabalho trata dos benefícios obtidos com a utilização da planta Aloe vera, conhecida como babosa. É uma planta muito utilizada em cosmetologia, devido seu poder

Requereram a concessão de medida liminar para que, até o restabelecimento da capacidade de atendimento das redes pública e privada de saúde, seja  determinado ao