• Nenhum resultado encontrado

PROJETO VOCÊ ANIVERSARIA E A ALEGRIA É NOSSA : RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO VOCÊ ANIVERSARIA E A ALEGRIA É NOSSA : RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Pesquisas e Práticas Educativas

PROJETO VOCÊ ANIVERSARIA E A ALEGRIA É NOSSA : RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Mirtes Gonçalves Honório de Carvalho Teresa Christina Torres Silva Honório

Universidade Federal do Piauí

O presente trabalho relata nossa experiência com o projeto “Você Aniversaria e a Alegria é Nossa”, desenvolvido no Módulo XVIII apresentando sua história, seu objetivo e estratégias, bem como diretrizes que fundamentam nossa proposta de trabalho.

Este projeto resultou de trocas de experiências, diálogos e conversas informais com coordenadores setoriais, coordenadores municipais, monitores, alfabetizadores e alfabetizandos, dos municípios de Joca Marques – PI e Regeneração –PI. E tem como objetivo resgatar a auto-estima dos alfabetizandos, através do seu reconhecimento como sujeito participante de uma realidade concreta.

(2)

Pesquisas e Práticas Educativas

PROJETO VOCÊ ANIVERSARIA E A ALEGRIA É NOSSA : RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Mirtes Gonçalves Honório de Carvalho Teresa Christina Torres Silva Honório

Universidade Federal do Piauí

Antes de relatar nossa experiência com o projeto “Você Aniversaria e a Alegria é Nossa” faz-se necessário situar um pouco a construção de nosso trabalho nos municípios de Joca Marques e Regeneração, a fim de mostrarmos nossas convicções e utopias.

Desde que iniciamos nosso trabalho como Coordenadoras Setoriais no Programa de Alfabetização Solidária (PAS), tem nos mobilizado a convicção de que para alfabetizar jovens e adultos deve existir um projeto intencionado, inspirando e direcionando sua prática educativa, como temos na UFPI. Por outro lado, esse projeto não pode vir pronto e acabado deve ser gestado no contexto onde estiver situada cada sala de aula e construído no processo, cotidianamente, pois é a existência de um projeto que vai dando consistência ao processo de ensino e de aprendizagem, mostrando transparência a comunidade e seu compromisso com o processo de leitura e produção de texto.

Com isso, queremos ressaltar que foi a partir desta convicção e da reflexão sobre a prática pedagógica, feita em nossos encontros mensais, bem como na avaliação final de vários módulos, onde a problemática era a evasão ocasionada pela falta de interesse e este por sua vez motivado pela baixa auto-estima justificada pelos alfabetizandos com o dito popular “papagaio velho não aprende a falar”.

(3)

Para nós não bastava avaliarmos o nosso trabalho, precisávamos propor algo que anunciasse uma nova realidade dentro das salas de aulas do PAS nos municípios que coordenávamos. Foi assim, que a partir de discussão com alfabetizadores e alfabetizandos, fizemos opção de trabalhar com a pedagogia de projeto e um dos temas escolhido foi “Aniversário”. Tema este que se justifica pelo desejo de todos os alfabetizandos em ter uma festa de aniversário.

Tendo como base esta justificativa e o nosso objetivo de transformar o espaço da sala de aula em um ambiente em que os alfabetizandos possam, através da reflexão e análise de situações do cotidiano, construir e dar novos significados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, como enfatiza nossa proposta da UFPI, incorporando-os no exercício cotidiano da cidadania dentro e fora da escola, além disso estamos acrescentando uma nova opção que é trabalhar com a pedagogia de projetos. Pois desenvolvendo uma prática pedagógica nesta perspectiva, acreditamos na possibilidade de desenvolver habilidades e atitudes necessárias para a formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes dos seus direitos e deveres.

Portanto, em decorrência do exposto e neste momento do processo que vem se desencadeando desde 2003, foi necessário explicitar estas questões, problematizá-las e transformá-las em objeto do trabalho pedagógico. Ao lado de outras ações que desenvolvemos coletivamente, apresentamos como sugestão de trabalho desde 2004, o projeto “ Você Aniversaria e a Alegria é Nossa”, apoiado nos seguint es argumentos:

3 Existe um desejo do PAS na UFPI explicitado na proposta para se trabalhar com valores e atitudes tais como a solidariedade, colaboração, respeito, tolerância, valorização, justiça, amizade, sinceridade, lealdade, ajuda e resgate da auto-estima. Assim, a questão do aniversário apresenta-se oportuna e fértil como um tema de projeto que envolve todas as pessoas que estudam em sala de aula do PAS;

3 A realização de festas organizadas pelos alfabetizadores e alfabetizando, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação dos Municípios envolvidos com o projeto, para comemorar os aniversários dos alfabetizandos, transforma-se em um momento de muita alegria para eles, já que a maioria nunca teve a oportunidade de comemorar seu próprio aniversário com amigos, inclusive temos depoimento de alguns que até já esqueceram a data em que fazem aniversário. Portanto, consideramos esse momento como oportuno para a conquista das atitudes acima descritas;

(4)

3 Reconhecimento de si mesmo e do outro como sujeito em permanente processo de construção de suas identidades e o PAS como instituição colaboradora neste resgate de cidadania.

MOMENTOS DE UMA CAMINHADA

Acreditamos que a educação só é legitima quando se torna mediadora da construção da cidadania, ou seja, quando contribui efetivamente para a emancipação dos sujeitos que ela envolve. Assim, para ser eficaz nesse processo emancipatório, a educação precisa ser exercida mediante prática dialógica, pois segundo SEVERINO(2000: 92) “ a educação só liberta na medida em que ela envolve todos os sujeitos numa prática democrática, respeitando a dignidade pessoal de todos”.

Partindo desta convicção e após análise e reflexão da prática pedagógica dos alfabetizadores, incluímos em nossa proposta de trabalho a pedagogia de projetos com temas significativos, acordados nos planejamentos. Estes temas contemplam valores e princípios, através dos quais fundamentamos nosso trabalho na capacitação continuada, como:

3 a pergunta como modo de abrir, problematizar e construir saberes;

3 a investigação crítica como modo de pensar nossa realidade individual e social; 3 o debate participativo, aberto e fundamentado como prática de conhecimento; 3 a democracia como forma de respeitar e valorizar nossas diferenças;

3 o trabalho solidário e colaborativo como forma de agir em educação; 3 a resistência crítica frente a toda forma de imposição

O projeto “Você Aniversaria e a Alegria é Nossa”, foi uma das temáticas que mais fez sucesso, principalmente pelo valor de cunho pessoal e social que ele impõe. Pensamos neste projeto como uma experiência piloto a ser multiplicado dependendo dos resultados. Iniciamos de forma sistemática este projeto nos municípios de Joca Marques e Regeneração no Módulo XVII. É relevante frisar que esta proposta de trabalho resultou de trocas de experiências, diálogos e conversas informais com coordenadores setoriais, coordenadores municipais, alfabetizadores e alfabetizandos, onde o ponto de convergência foi sempre o processo de alfabetização. A técnica e a metodologia nunca foi o ponto nevrálgico de nossas discussões. A

(5)

problemática era sem dúvida a evasão. Esta sim, polemizou e permeou nossas conversas e a partir daí, nossa investigação para melhor conhecer a realidade dos alfabetizandos, como vivem e porque buscam a escola e depois se evadem. Não que os métodos e técnicas não nos incomodassem; pelo contrário, convergíamos sempre para análises críticas dos aspectos metodológicos que favoreciam ou desfavoreciam o processo da alfabetização e sua necessária interdisciplinaridade.

Para o desenvolvimento do projeto “ Você Aniversaria e a Alegria é Nossa” organizamos o trabalho pedagógico partindo do levantamento dos aniversariantes de cada sala de aula, mês a mês, procurando relacionar aos aniversários temas ou assuntos referentes a datas comemorativas, possibilitando a exploração e compreensão da leitura e escrita presentes nesses temas, buscando o desenvolvimento e a apropriação de atitudes e valores de cidadania. Vale ressaltar que nesta proposta procuramos utilizar múltiplas linguagens com o objetivo de desenvolver trabalhos interdisciplinares para serem socializados e expostos na sala de aula, a fim de possibilitar maior integração entre os alfabetizandos.

O projeto aconteceu de acordo com a realidade de cada sala de aula. A turma é dividida em equipes e cada equipe fica responsável por uma atividade, como por exemplo:

confeccionar cartão de aniversário, com uma mensagem para ser entregue a(os) homenageados;

3 convite aos familiares e amigos dos aniversariantes; 3 decoração e preparação dos comes e bebes;

3 entrevista com o(s) aniversariantes; 3 discursos;

3 painel de fotos e ou pertences que identifiquem os aniversariantes; 3 biografia dos aniversariantes

3 surpresa;

3 registro da festa fotografado 3 encerramento da festa.

No dia da festa, alfabetizadores e alfabetizandos se organizam para dar conta deste grande acontecimento, onde a prioridade é o alfabetizando e o seu aprendizado. Aprendizado este que não se reduz a simples transmissão de conhecimento, nem o fortalecimento de valores

(6)

voltado para a sociedade de consumo, mas para o desenvolvimento de habilidades tais como: de cooperar, solidarizar-se, reconhecer a si mesmo e o outro como sujeito capaz de agir de forma crítica e participativa. Constituindo-se em um momento significativo na vida dos alfabetizadores e alfabetizandos.

Vejamos o que diz uma alfabetizadora:

“ Os alfabetizandos se sentem muito felizes e valorizados por serem lembrados no dia do seu aniversário”.

A manifestação dos alfabetizandos foi singular e significativa.

“ Hoje é o dia mais feliz de minha vida, já tinha esquecido a dia do meu aniversário.

“ Tinha muita vontade de comememorarr o meu aniversário com meus colega.” “ Eu nunca comemorei meu aniversário, mas pretendo fazer. E nesse dia serei muito feliz.”

A avaliação do projeto é feita oralmente por todos os participantes: alfabetizandos e alfabetizadores . Cada um tece um comentário crítico a respeito dos diferentes itens e aspectos da festa. Tendo como referência a avaliação, textos com esta temática serão produzidos e trabalhados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste breve texto apresentamos os pontos de destaque do projeto “Você Aniversaria e a Alegria é Nossa!”, sua história, seu objetivo , suas estratégias, bem como as diretrizes que fundamentam nossa proposta de trabalho.

O projeto reafirma a pessoa como um ser social que se constitui a partir das relações que estabelece com outras pessoas e sua rede de relações interpessoais. Neste sentido, procura privilegiar relações onde os alfabetizandos dialoguem entre eles com atenção; sejam abertos a considerar seriamente outras posturas; sejam empáticas; estejam preocupadas com o coletivo, cuidando do crescimento dos outros membros do grupo, demonstrando assim seu crescimento pessoal e social.

(7)
(8)

BIBLIOGRAFIA

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: o projeto de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

KOHAN, W. Filosofia na escola: algo mais do que um projeto. In: Caderno Linhas Críticas. Universidade de Brasília, Faculdade de Educação nº 5 e 6 jul 1998 – Brasília: UNB.

SEVERINO, A . J. O diálogo como estratégia de reconhecimento superando a dominação na relação pedagógica. In: Revista de educação AEC . v. 29 nº 114, jan/mar. 2000. Brasília.

Referências

Documentos relacionados

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,