• Nenhum resultado encontrado

São Bernardo do Campo Professor de Educação Básica I - Fundamental (Anos Iniciais) e Professor de Educação Básica I - Infantil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "São Bernardo do Campo Professor de Educação Básica I - Fundamental (Anos Iniciais) e Professor de Educação Básica I - Infantil"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Didatismo e Conhecimento

Índice

Prefeitura Municipal de

São Bernardo do Campo

Professor de Educação Básica I - Fundamental

(Anos Iniciais) e Professor de Educação

Básica I - Infantil

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO - N°03/2012

ARTIGO DO WILLIAM DOUGLAS

LÍNGUA PORTUGUESA

Questões que possibilitam avaliar a capacidade de Interpretação de texto, conhecimento da norma culta na modalidade

escrita do idioma e aplicação da Ortografia oficial; ...01

Acentuação gráfica; ...21

Pontuação; ...23

Classes gramaticais; ...26

Concordância verbal e nominal; ...47

Pronomes: emprego e colocação ...59

Regência nominal e verbal...63

RACIOCÍNIO LÓGICO Conjuntos numéricos e operações...01

Razões e proporções; porcentagem, juros e taxas. ...12

Grandezas e medidas. ...22

Sequências numéricas e progressões. ...26

Funções (propriedades e aplicações), equações e inequações. ...34

Análise combinatória e probabilidade. ...55

Gráficos, tabelas e raciocínio lógico. ...68

Geometria plana e espacial. ...84

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - PROF. DE ED. BÁSICA I - FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS) Concepções de Educação e Escola. ...01

Função social da escola e compromisso social do educador ...03

Ética no trabalho docente. ...03

Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. ...04

A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. ...07

(2)

Índice

Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao

desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. ...37

Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. ...40

Avaliação. ...41

Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. ...51

Educação inclusiva. ...56

Gestão participativa na escola...60

O papel da escola como promotora de aproximações sucessivas dos alunos aos conhecimentos relevantes e significativos para as aprendizagens e desenvolvimento das crianças, jovens e adultos. ...70

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - PROF. DE ED. BÁSICA I - INFANTIL Concepções de Educação e Escola. ...01

Função social da escola e compromisso social do educador ...03

Ética no trabalho docente. ...03

Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. ...04

A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. ...07

Visão interdisciplinar e transversal do conhecimento. ...25

Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, planejamento e implementação de ações voltadas ao desenvolvimento humano pleno, tomando como foco o processo ensino-aprendizagem. ...37

Currículo em ação: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. ...40

Avaliação. ...41

Organização da escola centrada no processo de desenvolvimento do educando. ...51

Educação inclusiva. ...56

(3)

Didatismo e Conhecimento

SAC

Atenção

SAC

Dúvidas de Matéria

A NOVA APOSTILA oferece aos candidatos um serviço diferenciado - SAC (Serviço de Apoio ao Candidato).

O SAC possui o objetivo de auxiliar os candidatos que possuem dúvidas relacionadas ao conteúdo do edital.

O candidato que desejar fazer uso do serviço deverá enviar sua dúvida somente através do e-mail: professores@ novaapostila.com.br.

Todas as dúvidas serão respondidas pela equipe de professores da Editora Nova, conforme a especialidade da matéria em questão.

Para melhor funcionamento do serviço, solicitamos a especificação da apostila (apostila/concurso/cargo/ Estado/matéria/página). Por exemplo: Apostila do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Cargo Escrevente.

Português - paginas 82,86,90.

Havendo dúvidas em diversas matérias, deverá ser encaminhado um e-mail para cada especialidade, podendo demorar em média 05 (cinco) dias para retornar. Não retornando nesse prazo, solicitamos o re-envio do mesmo.

Erros de Impressão

Alguns erros de edição ou impressão podem ocorrer durante o processo de fabricação deste volume, caso

encontre algo, por favor, entre em contato conosco, pelo nosso e-mail, nova@novaapostila.com.br.

Alertamos aos candidatos que para ingressar na carreira pública é necessário dedicação, portanto a NOVA APOSTILA auxilia no estudo, mas não garante a sua aprovação. Como também não temos vínculos com a organizadora dos concursos, de forma que inscrições, data de provas, lista de aprovados entre outros independe de nossa equipe.

Havendo a retificação no edital, por favor, entre em contato pelo nosso e-mail, pois a apostila é elaborada com base no primeiro edital do concurso, teremos o COMPROMISSO de enviar gratuitamente a retificação APENAS por e-mail e também disponibilizaremos em nosso site, www.novaapostila.com.br, na opção ERRATAS.

Lembramos que nosso maior objetivo é auxiliá-los, portanto nossa equipe está igualmente à disposição para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos.

CONTATO COM A EDITORA:

2242-7998 / 2242-7743 nova@novaapostila.com /NOVAConcursosOficial NovaApostila nova_apostila@hotmail.com @novaconcurso Atenciosamente, NOVA CONCURSOS

Grupo Nova Concursos

(4)
(5)

Didatismo e Conhecimento

Artigo

O conteúdo do artigo abaixo é de responsabilidade do autor William Douglas, autorizado gentilmente e sem cláusula de exclusividade, para uso do Grupo Nova.

O conteúdo das demais informações desta apostila é de total responsabilidade da equipe do Grupo Nova.

ÁGUIA OU GALINHA: QUE TIPO DE CONCURSEIRO É VOCÊ?

Por William Douglas*

Dois grandes teólogos escreveram livros com o tema a águia e a galinha, cada qual com lições distintas e muito interessantes: Frei Leonardo Boff (Ed. Vozes) e o pastor Jorge Linhares (Ed. Getsêmani). Vou me valer de textos do segundo (LINHARES, Jorge. Águia

ou Galinha? 27ª Ed. Belo Horizonte: Editora Getsêmani, 2005. p. 38-52), e em seguida, comparar suas lições com o concurso público,

convidando o leitor a descobrir-se “águia” ou “galinha”.

“Galinha é caça. Águia é caçadora.” Você olha a matéria, os livros, as provas como alguém que vai lhe destruir ou como algo que você vai caçar e vencer?

“Galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais.” Animais que caçam (ao invés de serem caçados) olham para frente, para focar o que desejam. Concursandos que ficam olhando demais para os lados, para os prazeres excessivos, para os problemas não focam. Águias e galinhas nascem com os olhos “prontos”, mas você pode escolher para que lado vai olhar: para o objetivo ou para os problemas, para o que traz resultados ou para o que atrapalha os resultados pretendidos.

“Galinha só enxerga de dia. Quando o sol se põe, vai para o galinheiro ou poleiro, condenada a virar canja de raposa, cachorro ou gambá. A águia enxerga tanto de dia quanto de noite.” E você, estuda de noite? Vira madrugadas?

“Águia é vigorosa; galinha, frágil.“ Para cuidar da vida atual, para se organizar e AINDA CONSEGUIR estudar, fazer cursos, simulados etc. é preciso vigor e disposição.

“Galinha é medrosa. Águia é destemida, corajosa.” Estamos voltando à questão de ser caça ou caçador, mas também ao fato de que um bom concursando não deve temer a quantidade de matéria, nem a relação candidato-vaga, nem coisa alguma que esteja entre sua situação atual e a situação pretendida.

“Quando adoece, a galinha fica de asas caídas, jururu, dependente de socorro. Ninguém jamais viu uma águia doente. Quando debilitada, reúne todas as forças que tem para refugiar-se no alto. Não fica por aí à espera de piedade. Autocomiseração não combina com a águia.” E você, amigo, está esperando piedade alheia ou prefere reunir suas forçar para ir em busca do sonho?

“Galinha se alimenta de milho e restos. A águia, do alto, seleciona a presa, e desce como uma flecha sobre ela.” Aqui vale o cuidado com a qualidade dos cursos que faz e dos livros ou apostilas que lê. Não se “alimente” de coisa ruim, pois faz mal! Isto também vale para suas conversas e companhias, para os programas de TV que assiste e tudo o mais que influencie sua mente e sua preparação. O lazer é essencial, mas um bom lazer.

Se você se negar a ter uma visão e um comportamento limitados como os de uma galinha, pode ter certeza que terá o melhor desta terra. Mas ainda há mais: “O ninho de galinha é feito de pena e capim. Da águia também. Mas sob o capim e as penas, retiradas do próprio peito, a águia coloca uma camada de espinhos.”

Às vezes é preciso ter, ou ao menos se lembrar, dos “espinhos” para que não nos acomodemos e para que levantemos vôo. São os espinhos da vida, as necessidades, as contas, que algumas vezes nos impulsionam para a vitória. Não é raro ver pessoas com tudo a favor não passarem... Talvez por falta de espinhos no ninho, e pessoas com “espinhos” conseguirem passar nos concursos. Não sei se os espinhos são as contas, doença, separação ou o que for, mas espinhos não são limitadores para as águias.

A galinha aceita ficar presa, a águia não. Algumas pessoas aceitam uma situação de “prisão”, limitadora, enquanto outras ousam melhorar de vida. A galinha faz seu ninho ao nível do chão, sem pensar alto, coisa que uma águia não imagina. Ela voa, pensa e aninha-se no alto, que é para onde se dirige sempre.

Enquanto há várias espécies de galinha, temos na águia uma espécie rara. Concursandos organizados, estudiosos e que fazem o que é o certo são raros... e são os que passam, mais cedo ou mais tarde!

A diferença não é o que acontece com a águia ou com a galinha, mas como essas duas aves reagem ao que acontece com elas, como elas encaram sua existência e como lidam com ninhos, espinhos, alimentação, desafios etc. Por isso elas são tão diferentes.

O livro de Obadias, na Bíblia, diz “Se te remontares como a águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas...” (1.4). Este é o desafio: não importa como você foi até hoje, mas sim que se “remonte” como águia, que é o que você já é ou pode vir a ser. Para ser um concurseiro-águia, basta pensar e agir como um, pois “somos o que pensamos e fazemos”.

Ponha seu “ninho” entre as estrelas: você merece.

*William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 30 obras, dentre elas o best-seller “Como passar em provas e concursos” . Passou em 9 concursos, sendo 5 em 1º Lugar

www.williamdouglas.com.br

(6)
(7)
(8)

Referências

Documentos relacionados

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

ensino superior como um todo e para o curso específico; desenho do projeto: a identidade da educação a distância; equipe profissional multidisciplinar;comunicação/interatividade

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24

As informações foram coletadas por meio de um check- list, o qual avaliou se havia legibilidades e abreviaturas em todas as prescrições analisadas, bem como a presença e ausência

Sem embargos do acima, encaminhe cópia do expediente à Seção de Recursos Humanos para que diligencie junto ao Banco do Brasil no sentido de constatar se a servidora