• Nenhum resultado encontrado

Ecafo CM. Goiânia realiza Retiro/Formação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ecafo CM. Goiânia realiza Retiro/Formação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24 http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br CM. GOIÂNIA

Ecafo CM. Goiânia

realiza Retiro/Formação

Página 4 Página 7 Página 6 Página 8 Página 9 Página 10 Página 2 Página 3

120 Cheques Reforma são

entregues a assistidos

da Sociedade de São Vicente

de Paulo

O Valor

da Família

Artigos

Palavra do Presidente

Transformar o mundo em uma grande

rede de caridade

Tesouraria nas

Unidades Vicentinas

Conselho Central N. Sra. de Fátima,

recebe doações

Notícias do Conselho Central

Sagrado Coração de Jesus

(2)

http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br CM. GOIÂNIA

Palavra do Presidente

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

Caríssimos confrades e consócias é muito importante reconhecer e entender o significado e a importância da vida em família. Diz-se um ditado popular que a estrutura do homem é baseado na família. O exemplo e o ensinamento da família de Nazaré jamais poderá ser esquecido, a reunião, os terços e as confraternizações são maneiras de fortalecer nossa fé e partilhar as dificuldades, comemorar as vitórias e as alegrias.

Ao conviver com nossas famílias assistidas podemos observar que famílias unidas são as que se superam ou que pelo menos nos motiva a continuar mudando as próprias estruturas.

Que São Vicente continue nos protegendo e abençoando as famílias de todo Brasil, nossas famílias assistidas e toda nossa família vicentina. Que nossa Senhora Aparecida abençoe a todos.

O valor da família

confrade Vicente França Ferreira

Membro da Conferência São Sebastião Setor Perim / Goiânia - GO.

presidencia@ssvpcmg.org.br Presidente CM. Goiânia

#geraçãoozanam

Juventude

Vicentina

da SSVP

2

(3)

http://www.ssvpcmg.org.br

decom@ssvpcmg.org.br CM. GOIÂNIA

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Caríssimos Confrades e Consócias:

Nosso querido confrade Antônio Frederico Ozanam sonhou "

". Esta máxima nos faz perceber qual fundamental seria investir em uma “Comunicação” eficiente e atuante na construção desse sonho. Passaram-se 182 anos desde a fundação da SSVP, com satisfação vemos os DECOM’s cada vez mais inseridos na melhoria da comunicação vicentina no Brasil. Sabemos que muitas fronteiras foram ultrapassadas, muito foi feito, porém, temos certeza que muito ainda há por fazer. A evolução tecnológica mundial nos remete a pensar com criatividade a novas alternativas que nos leve a fazer uma comunicação organizada e eficiente. Aqui no âmbito do Conselho Metropolitano de Goiânia, não só o Decom, mas também todas as Unidades Vicentinas são convocadas a dedicar-se e esforçar-se ao máximo para que a comunicação clara e objetiva aconteça e que os resultados alcancem até a mais longínqua Conferência Vicentina. Contamos com o auxilio e a colaboração de todos. A comunicação não depende só do Decom, mas sim do esforço de todos Confrades e Consócias.

Em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações em 2014, o Papa Francisco nos apontou caminhos para a comunicação da Igreja: Silêncio, diálogo, proximidade. E acentuou que “o testemunho cristão não se faz com o bombardeio de mensagens religiosas, mas com a vontade de se doar aos outros através da disponibilidade para se deixar envolver, pacientemente e com respeito, nas suas questões e nas suas dúvidas, no caminho de busca da verdade e do sentido da existência humana”.

Seguindo o apontamento do Papa Francisco, façamos uma oração para que o Espírito Santo de Deus ilumine o Decom do CM Goiânia e abençoe esta difícil, mas sublime tarefa de comunicar e informar através dos nossos programas radiofônicos, sites, jornais, boletins, revistas ou qualquer outro meio disponível sempre com o objetivo principal de sintonizar cada Confrade e cada Consócia a toda informação oriunda de qualquer Unidade da Sociedade de São Vicente de Paulo existente no mundo. Paz e Bem!

Transformar o mundo em uma grande rede de caridade

Decom CM. Goiânia

confrade Donizetti Luiz

Membro da Conferência Sagrada Família Bairro 14 Bis / Goiânia - GO.

decom@ssvpcmg.org.br

(4)

Foi realizado nos dias 31/07, 01 a 02/08/2015 na Chácara da Pedra Grande em Guapó-GO, o Retiro/Formação anual do Conselho Metropolitano de Goiânia, sob a coordenação do Confrade JEOVÁ ALCÂNTARA, Coordenador da ECAFO do CMG e Região V/CNB, auxiliado pelo Coordenador do DECOM do CMG Confrade Donizetti Luiz.

Foram três dias de momentos especiais, com orações e contemplações intensas, que trouxe muita reflexão em todos os participantes, principalmente, quando se foca no sentimento da necessidade de Perdão e da Valorização das

pessoas que nos cercam no nosso dia a dia em nossas unidades Vicentinas.

Iniciamos na Sexta-feira a noite, com uma Adoração do Santíssimo Sacramento, que foi algo muito emocionante, onde pudemos refletir sobre nossa Missão Vicentina, buscando imitar Jesus Cristo, como tão bem o fizeram São Vicente de Paulo e o nosso Beato Fundador, Antonio Frederico Ozanam.

No Sábado, dia 01/08 - Iniciamos com uma dinâmica do Perdão, onde todos foram conduzidos a lavar as mãos uns dos outros, num gesto de humildade e compromisso com a missão Vicentina.

Ainda no sábado, foi repassado a todos os presentes, diversos temas discutidos nos Encontros: Nacional da ECAFO realizado em março/2015 em São Paulo, Encontro Nacional das Coordenações da ECAFO realizado no Rio de Janeiro em julho/2015 e encerrando com o repasse do VIII Encontro Latino Americano da Família Vicentina realizado na cidade da Guatemala, na América Central em março de 2015.

No Domingo cedo, um grupo de Jovens Vicentinos fez uma encenação muito emocionante, onde focou as tentações do nossos dias atuais, como as drogas, descaso, exclusão, chamando-nos a nos deixarmos ser transformados, de uma pessoa suja e impura, numa outra pura e transparente.

Encerramos nosso Retiro/Formação coma belissima Celebração da Palavra conduzida pelon Cfd Donizete Luiz e animação ao violão de todo o Encontro pelo nosso convidado Tarcisio da Comunidade Católica da Região Sudoeste.

Vieram participantes de todo o nosso CMG do Estado de Goiás e Mato Grosso, bem como um casal da cidade de Lagoa Formosa em MInas Gerais. Todos eles além de participar ativamente do Retiro/Formação, levaram consigo todo o material gravado em DVD para multiplicação em suas bases.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

Ecafo CM. Goiânia

realiza Retiro/Formação

Ecafo CM. Goiânia

confrade Jeová Alcântara Lopes

Membro da Conferência São João Batista Setor Universitário / Goiânia - GO.

ecafo@ssvpcmg.org.br

(5)

Baixe, Música e Letra do Hino Oficial Internacional da S.S.V.P traduzido para o Português. Lançamos um Desafio: Vamos divulgá-lo em todas as redes sociais disponíveis, pedindo para quem receber que faça o mesmo e assim fazermos uma grande rede de divulgação dessa belíssima Música.

Segundo Desafio: Que em todas as nossas Conferências e

Conselhos, Obras Unidas, antes de qualquer reunião, ouçamos e

cantemos esse hino para que dentro de pouco tempo, todas as nossas unidades vicentinas saibam de cor a música. Disponível para download em nosso site http://www.ssvpcmg.org.br

http://www.ssvpcmg.org.br

decom@ssvpcmg.org.br

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

Módulo Espiritualidade Vicentina ganha versão para palestrantes

A Escola Nacional de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) tem expandido o projeto que contribuí com palestrantes que vão aplicar os Módulos de formação. A perspectiva é de que todos os Módulos tenham versões em Power Point, usadas nas apresentações. Já foram lançados neste modelo o material de "Formação Básica" e "Formação para Diretorias". Hoje, está sendo lançado o "Espiritualidade Vicentina".

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

De seis em seis meses, a Escola Nacional de Capacitação Antonio Frederico Ozanam (Ecafo) vai sugerir dois módulos de formação para que sejam trabalhados por todas as Unidades Vicentinas brasileiras. Os escolhidos deste segundo semestre são: Família Vicentina e Capacitação para Presidentes.

Os módulos selecionados devem ser aplicados juntamente com os habituais de Formação Básica (para quem vai ser proclamado), Capacitação para novas diretorias (aos que serão empossados) e Espiritualidade Vicentina. “O objetivo deste pedido é para que todos os módulos sejam aplicados nas Unidades Vicentinas, não restringindo somente à aplicação de alguns. Desta forma, a cada semestre, indicaremos mais dois para somarem aos módulos que costumeiramente vêm sendo ministrados”, explica a consócia Vera Santos, coordenadora nacional da Ecafo.

A coordenação ainda sugere que cada vicentino receba um exemplar dos módulos para que possam estudar em casa. O material pode ser solicitado ao CNB, pelo e-mail: pedidos@ssvpbrasil.org.br. O valor unitário é de R$3 (mais a taxa de postagem).

Ecafo sugere que os módulos Família Vicentina e Capacitação para Presidentes sejam aplicados neste segundo semestre

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

Ecafo CM. Goiânia

confrade Jeová Alcântara Lopes

Membro da Conferência São João Batista Setor Universitário / Goiânia - GO.

ecafo@ssvpcmg.org.br

(6)

Tesoureiro CM. Goiânia

Fonte: Regra SSVP http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

confrade Antônio Carlos A. dos Santos

Membro da Conferência Nossa Senhora Aparecida - Vila Nova / Goiânia.

A Tesouraria nas Unidades VICENTINAS, especialmente as portadoras de CNPJ, tais como Conselhos Centrais, Conselhos Metropolitanos, Obras Unidas, por vezes com certificados de utilidades públicas, registros no CNAS, etc., possui um leque de compromissos, por conseqüência de sua inscrição no CNPJ.

CM. GOIÂNIA tesouraria@ssvpcmg.org.br

Tesouraria nas

Unidades Vicentinas

Programa Voz

Vicentina no Centro Oeste

Todo domingo pela Rádio

Difusora Goiânia AM 640

9 da manhã

prestigie

Conselhos e Obras Unidas – Artigo 111 da Regra i) Controlar e providenciar, em tempo hábil,

da SSVP. Compete aos Tesoureiros de Conselhos e recebimentos de rendimentos de juros, dividendos,

de Obras Unidas: aluguéis e outros rendimentos;

a) Arrecadar e escriturar em Livro Caixa rendas de j) Conservar sob sua guarda e responsabilidade, o qualquer tipo, auxílios e donativos, mantendo em dia numerário e documentos relativos à tesouraria, a escrituração com os devidos comprovantes; inclusive contas bancárias e os livros contábeis, que devem ser conferidos e analisados pelo Conselho b) Pagar as contas autorizadas, depois de as despesas Fiscal, ou por 3 (três) pessoas qualificadas, nomeadas estarem devidamente comprovadas e tenham pelo Conselho, quando se tratar de Conselho sem recebido o visto do presidente, guardando nas personalidade jurídica;

dependências do Conselho os comprovantes e

documentos contábeis; k) Providenciar em até 30 (trinta) dias antes do término do mandato, quando for o caso, Certidões c) Movimentar as contas bancárias, sempre em Negativas de Débitos (CND), quanto ao INSS, FGTS conjunto com o Presidente (Art. 108, Inciso IV); e Tributos geridos pela Receita Federal, Estadual e Municipal; Alvará de Licença de funcionamento da d) Depositar em Bancos, em nome do Conselho, Secretaria de Saúde e Certidão de Entidade todas as importâncias recebidas; Beneficente de Assistência Social, Certidões de

Imunidade ou Isenção, se aplicadas; e) Para as despesas de pequeno valor o Tesoureiro

poderá ter um “Caixa Rotativo” no valor equivalente l) Enviar ao Conselho a que estiver vinculado o Mapa a um salário mínimo ou valor fixado em Regimento Mensal, o Mapa Estatístico Anual e o Relatório anual Interno, do qual prestará contas mensalmente; de Atividades;

f) Apresentar em todas as reuniões da Diretoria um m) Recolher, mensalmente, a contribuição financeira Relatório Financeiro, ou sempre que solicitado; regulamentar a que o Conselho estiver sujeito juntamente com as parcelas oriundas das Obras g) Em caso de Unidade Vicentina com personalidade Unidas e repassar, anualmente, a Coleta de Ozanam Jurídica, apresentar semestralmente ao Conselho (Artigo 69) e a Contribuição da Solidariedade (Artigo Fiscal o balancete, devidamente assinado por 18, Inciso VIII);

profissional habilitado;

h) Publicar o Balanço Patrimonial Anual e o

Demonstrativo do Superávit ou Déficit do período e pareceres dos Conselhos Fiscais, quando for o caso;

(7)

http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

Denor CM. Goiânia

Coordenador: confrade Gaspar Luiz Martins

Membro da Conferência Jesus de Misericórdia - Vila Americano do Brasil / Goiânia-GO.

Aconteceu 01 de agosto de 2015 no Centro de Formação Vicentina em Campinas, Goiânia - GO, a entrega de 120 cheques reforma para os assistidos da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) de Goiânia, Senador Canedo e Anápolis em Goiás.

Com esta etapa entregue completamos 564 cheques entregues, totalizando R$ 1.692.000,00, do total do convênio de 3488 cheques reforma no valor de R$ 3.000,00 cada cheque, total do convênio 10.464.000,00 reais.

Fizeram presentes a Senadora por Goiás Lúcia Vânia, presidente da Agehab Luís Stival e colaboradores, diretores da Anamp, diretores do Conselho Metropolitano de Goiânia, cfd. Gaspar Luiz Martins Denor CMG que é o coordenador do projeto do cheque reforma, estava representando o presidente do Conselho Metropolitano de Goiânia, cfd. Vicente França, que está em reunião nacional da SSVP em Brasília - DF, cfd. Antônio Carlos Araújo Tesoureiro do CMG, padre Sebastião Romário Diretor Espiritual do CMG, presidentes e representantes dos Conselhos Centrais, de Goiânia, Campinas e Padre Pelágio, presidentes de Conselhos Particulares e Conferências. O evento contou com mais de 250 pessoas, foi um sucesso!!

120 Cheques Reforma são entregues a assistidos

da Sociedade de São Vicente de Paulo

denor@ssvpcmg.org.br

CM. GOIÂNIA

Fotos acesse:

http://www.ssvpcmg.org.br

(8)

http://www.ssvpcmg.org.br

decom@ssvpcmg.org.br CM. GOIÂNIA

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

No dia 25 de julho o Conselho Particular Divino Pai Eterno recebeu várias doações de alimentos e roupas do movimento Mãos que Ajudam (www.maosqueajudam.org.br), da Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias. Estas doações irão ajudar os trabalhos vicentinos na cidade de Trindade - GO.

Agradecemos aos líderes do movimento e da igreja e ao confrade Jeová que intermediou o contato para que fosse possível as doações.

Recebimento de doações

Fotos acesse:

http://www.ssvpcmg.org.br/ccnsfatima

Decom CC. N. Sra. de Fátima

Expediente Informativo Voz Vicentina do CM. Goiânia da SSVP

Vice Presidente: cfd. João Batista Rocha 1º Secretário: cfd. Hélio Pinto da Silva

1º Tesoureiro: cfd. Antônio Carlos Araújo Pereira Coord. Jovens: csc. Ana Paula do Nascimento Pereira Coord. Ecafo: cfd. Jeová de Alcântara Lopes

Coord. Denor: cfd. Gaspar Luiz Martins

Coord. Cca: csc. Érika Simone Rocha de Almeida Coord. Decom: cfd. Donizetti Luiz

Ass. Espiritual: Pe. Sebastião Romário Ass. Jurídica: Dra. Giuliana Baiocchi

Campinas: csc. Maria Cecília Cuiabá: cfd. Miguel Gonçalves Neves Goiatuba: cfd. Abadio Rabelo Goiânia: cfd. José Ary

Goiânia Sudoeste: cfd. Marcelino Assis N. Sra. de Fátima: cfd. Sandro Ferreira Padre Pelágio: cfd. Enzio Henrique Duarte Sag. Cor. de Jesus: cfd. Wolman Rabelo São Joaquim: csc. Beraldina Correa

São Luis de Montes Belos: cfd. Sebastião Portílio São Sebastião: cfd. Vicente de Paulo

Várzea Grande: csc. Elza Paes de Proença Cassim Conselhos Centrais

ANO IV - EDIÇÃO 24 - AGO - 2015

CM. Goiânia

Presidente

cfd. Vicente França Ferreira

Departamento de Comunicação Coordenador responsável cfd. Donizetti Luiz Diagramação Lincoln Aurélio Fale Conosco Email: Tel.: (62)3233-7971 decom@ssvpcmg.org.br

cfd. Alair Pereira dos Santos cfd. Pedro Evangelista cfd. Dorival Souza Gonçalves

Conselho Fiscal Titulares

Notícias do Conselho

Central Nossa Senhora de Fátima

(9)

http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br CM. GOIÂNIA

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

Notícias do Conselho

Central Sagrado Coração de Jesus

Nos dias 15,16 e 17 de Julho, a Sociedade São Vicente de Paulo em Catalão realizou três dias de festa junina no Centro Social e Formação. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, moradores da cidade. O evento teve divulgação na Televisão e na Rádio local.

Durante os três dias de festa rezaram-se o terço, havia comidas típicas e música ao vivo. O dinheiro arrecadado esta sendo investido em cesta básica para pessoas carentes da cidade.

Festa Junina das Conferências

No dia 12 de Julho ocorreu o almoço beneficente da Conferência Santa Terezinha. Teve aquela feijoada de primeira e sobremesa deliciosa, houve muitos colaboradores que gostaram muito do ambiente e principalmente da comida.

Almoço Beneficente da Conferência Santa Terezinha de Catalão

9

Programa Ecafo On Line

Toda quinta-feira, às 17h Apresentação confrade Magno Rabelo

(10)

A c o o r d e n a ç ã o n a c i o n a l d a E s c o l a d e C a p a c i t a ç ã o A n t o n i o Frederico Ozanam (Ecafo) divulgou o desenho vencedor do concurso da capa do livro do ano temático da SSVP para 2016 – Um Olhar de Caridade.

O autor da arte é o jovem confrade Micael Márcio da Silva, de 23 anos. Ele é

vicentino há aproximadamente um ano e frequenta a Conferência São José, na cidade de Angelim, em Pernambuco. A unidade está vinculada ao Conselho Particular e ao Conselho Central de Garanhuns, da área do Conselho Metropolitano de Olinda e Recife.

Foram cerca de 70 desenhos inscritos no concurso e a coordenadora da Ecafo, csc. Vera Santos, agradece a participação de todos.

Acesso aos livros

Os livros ainda vão ser impressos. Neste m o m e n t o , s o l i c i t a - s e q u e o s C o n s e l h o s Metropolitanos colaborem com o autor, o padre Mizael Poggioli, enviando-lhe a quantidade de exemplares que pretendem adquirir. A informação p o d e s e r e n v i a d a p a r a o e - m a i l mizaelpoggioli@uol.com.br. Ainda não há preço definido, mas estima-se que deva ser um valor próximo ao do livro de 2015, ou seja, R$ 12 mais a taxa de remessa. DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

É notícia na SSVP Brasil

Aumenta o limite máximo de idade para assumir cargos na SSVP Os participantes da Plenária Nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo decidiram, no início da noite deste sábado, aumentar para 81 anos, completados até o dia da eleição ou do ato de nomeação, a idade limite para que membros da SSVP possam assumir a presidência ou vice-presidência de unidades vicentinas e de Obras Unidas.

Até então, o artigo 35 da Regra da SSVP estabelecia como limite de idade 70 anos para presidentes de Conselhos Centrais, Metropolitanos, Nacional e Obras Unidas, e 75 anos para Conferências e Conselhos Particulares.

A alteração na Regra, aprovada com 46 votos favoráveis de 55 votantes presentes, atende ao apelo de muitos vicentinos de várias partes do Brasil, segundo a presidente do Conselho Nacional do Brasil da SSVP, csc. Emília Figueiró Jerônimo. A mudança será registrada nos próximos dias em cartório e passa a valer imediatamente após esse registro.

Também foram feitas correções de redação no regulamento e inseridas informações para explicitar alguns conceitos, como maioria simples ou maioria absoluta.

Novos exemplares da regra serão impressos, já com as modificações, e disponibilizados, em breve, pelo Conselho Nacional do Brasil. Para as pessoas que já possuem a regra, uma página com as atualizações será disponibilizada no site do CNB para impressão e também será encartada na edição setembro/outubro da revista Boletim Brasileiro.

Ano temático

Os participantes também decidiram aumentar de um para dois anos o período para trabalhar os temas de reflexão propostos pelo Conselho Nacional do Brasil. A medida, porém, passa a valer a partir de 2017.

Da REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

Escolhida a capa do livro temático 2016

Arte: csc. Márcia Torquato

(11)

http://www.ssvpcmg.org.br decom@ssvpcmg.org.br

Agosto

2015

ANO IV - Edição 24

É notícia na SSVP Brasil

Em menos de um ano, confrade funda sete Conferências de Crianças e Adolescentes

CM. GOIÂNIA

Lições de preocupação com a renovação da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) não faltam Brasil a fora. Hoje, o caso de sucesso contado no site SSVPBRASIL vem de Paracatu (MG). Quando assumiu a coordenação de Conferências de Crianças e Adolescentes (CCA’s) do Conselho Central, o confrade Renê Pereira dos Santos, de 37 anos, tinha um importante desafio: o Central possuía apenas uma CCA. Ele traçou como meta que todos os cinco Particulares da área deveriam ter uma Conferência voltada para o público infantojuvenil. E assim aconteceu. O mais surpreendente nesta história é que ele conseguiu fundar sete CCA’s em menos de um ano.

O confrade René assumiu a coordenação em setembro do ano passado. Até o mês passado, todas as Unidades fundadas por ele estavam em plena atividade.

Questionado sobre qual seria o segredo do sucesso, o vicentino respondeu: “Empenho”. Ele visitou todos os Particulares, além de ter participado de divulgações sobre a SSVP após as Missas.

E quem pensa que o confrade René está satisfeito com os resultados alcançados engana-se. Até o final do mandato dele, em 2016, a proposta é de que 15 CCA’s sejam fundadas. “O trabalho é difícil, mas quando começar a surgir os resultados, fica mais fácil. Sinto muita emoção, entusiasmo. Trabalhar com crianças e adolescentes é um ato sem explicação. A gente fica alegre de ver aquelas carinhas. Quando não tem reunião, parece que a vida fica vazia”, conclui o vicentino.

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

I ENCONJUVI

29 e 30 de agosto de 2015

Encontro da Juventude Vicentina - CM. Goiânia

Luto

Morreu dia 03 de agosto o confrade Messias José Ferreira, membro da Conferência Santa Luzia da cidade de Aragoiânia, vinculada ao Conselho Particular Garavelo, Conselho Central Goiânia Sudoeste.

No dia 06 de Agosto, tivemos a triste notícia de falecimento do confrade Antônio Aires. Com muito pesar os vicentinos de catalão fizeram uma linda celebração para o confrade na casa de velório da cidade. Nossos sentimentos para toda família.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

DEMONSTRAÇÃO: Como as órbitas principais de G são variedades homogêneas e têm dimensão 2, segue-se que elas devem ter curvatura seccional constante. Por- tanto, a

Os gerentes precisam decidir se atribuirão apenas os custos privados, ou se todos os custos sejam atribuídos (custo total). Depois, precisam decidir usar uma abordagem por função

Neste sentido, é evidente calcular o grau de sensibilidade atribuída ao indivíduo no que diz respeito à condição de ser racional operante às práticas de seu cotidiano e, no que