• Nenhum resultado encontrado

Diário de bordo. Curso estruturado. Happy Schools: Positive education for well-being and life skills development. EUROPASS- Teacher academy

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diário de bordo. Curso estruturado. Happy Schools: Positive education for well-being and life skills development. EUROPASS- Teacher academy"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Diário de bordo

Curso estruturado

“Happy Schools: Positive education for well-being and life skills

development”

EUROPASS- Teacher academy

Florença, de 16 a 21 de julho de 2018

Agrupamento de Escolas de Odemira

Maria Filomena Gonçalves

Marina Beato

Agrupamento de Escolas de São Teotónio

Patrícia Silveira

(2)

9:00 horas - Acolhimento e receção aos participantes.

Fazem parte deste grupo 12 formandas de diferentes nacionalidades (Finlândia, Suécia, Espanha/Catalunha, Ilha da Reunião e Portugal).

Foi realizado um jogo de apresentação “Quebra-gelo” de modo a nos conhecermos. Foi esclarecida a calendarização e respetivo horário das atividades da semana.

(3)

Apresentação da Europass e seus cursos

A formadora apresentou-se e também fez uma breve apresentação dos cursos ministrados pela instituição de formação.

(4)

17 de Julho

A formadora fez algumas alterações na calendarização da semana, visto que no dia anterior, devido às apresentações das diversas formandas terem levado mais tempo do que o previsto, não foi possível integrar o tema Mindfulness.

Início - Mindfulness – Jogo de meditação

Trabalhámos sobre a importância e os objetivos da Mindfulness (meditação).

Foi disponibilizado e demonstrado a plataforma “Edmodo” para partilha de materiais entre docentes, alunos e encarregados de educação e respetivo grupo de trabalho.

Foi realizado um exercício de brainstorming com a questão – Quando é que os nossos alunos estão felizes?

Deste exercício surgiu a palavra motivação, conceito a ser trabalhado de diversas formas durante a manhã, tal como previsto no horário/calendarização do curso.

De seguida, apresentou-nos uma plataforma de criação de quizzes, denominada “Kahoot” onde participámos em grupo. Houve uma reflexão sobre como os alunos se poderão sentir numa atividade deste género (vencedores e perdedores). Neste tipo de jogo estão presentes vários valores motivacionais e sentimentos.

Tendo em consideração que o currículo, por normas da Comunidade Europeia, está direcionado para as competências, foi-nos apresentado uma definição de Hoskins e Crick.

“Competência é uma complexa combinação de conhecimentos, valores, atitudes e desejos que levam a uma autêntica ação humana, num mundo num determinado domínio.”

Debruçamo-nos durante uma boa parte da manhã sobre o tema das competências, fazendo a distinção entre as oito competências base e as transversais.

Terminámos o dia com uma visita guiada pelos principais monumentos de Florença, articulando sempre com a história da cidade.

(5)

18 de Julho

Iniciámos o dia com mais um momento de Mindfulness.

Abordámos a Pedagogia de Projeto através de um estudo de caso dos EUA, com a visualização de um filme denominado “Students get involved in current events through project-based learning”.

Neste seguimento, apresentou-nos a pirâmide da aprendizagem de Maslow.

Após a visualização do filme “Most likely to succed”, partilhámos algumas estratégias trabalho/ avaliação das competências base e exemplos de reforço positivo a dar aos alunos.

(6)

No intervalo fizemos um pequeno lanche com produtos tradicionais do país de duas das participantes da Ilha da Reunião.

Visualizámos outro filme que constava do exemplo de um trabalho de projeto baseado na

aprendizagem, realizado em Atlanta, no qual tínhamos de ser capazes de identificar o

tema/problema do projeto.

A formadora entregou-nos um documento para procedermos à nossa auto-avaliação como professoras baseado nas 8 competências base.

(7)

Iniciámos o dia com outra visita, desta vez à outra margem do rio Arno.

Da parte da tarde, a reflexão (mindfulness) foi ligeiramente diferente, tendo a formadora colocado à nossa disposição diferentes materiais (giz, canetas de feltro, canetas fluorescentes, plasticinas e papel).

(8)

Passámos ao tema da avaliação recordando o vídeo visualizado no dia anterior “Anatomy of a Project kinetic conundrum”, onde os alunos tinham que construir uma escultura cinética e colocá-la em locais públicos.

O mais importante nesta sessão foi definirmos como avaliar todo o processo da metodologia de projeto.

Foi-nos dado a conhecer várias ferramentas de avaliação e suas vantagens, entre elas: rubrics, checklists e diagramas.

De seguida foi abordado o tema do bullying nas escolas, como identificar situações de bullying e como agir. Através da visualização de um vídeo - “Facing bullying: Griftis” - gravado numa escola espanhola. Este projeto surgiu de um outro curso ministrado pela Europass, em que foi pedido aos professores presentes que identificassem um denominador comum nas suas escolas, tendo sido reconhecido o tema do bullying. Esta problemática foi depois trabalhada em diferentes escolas de diferentes países.

Organizadas em grupos, por países participantes, iniciámos a elaboração de um exemplo de

projeto baseado na aprendizagem passível de ser aplicado nas nossas escolas.

(9)

Começámos a sessão recordando a pirâmide de Maslow e passámos ao tema da Psicologia

Positiva na Educação, desenvolvendo o conceito, definição e objetivos.

Por fim, concluímos este curso com a apresentação dos diversos projetos bem como uma avaliação por parte de cada grupo a cada projeto.

(10)

21 de Julho

Visita guiada à Toscânia, passando por San Gimignano, Chianti (incluindo uma refeição típica italiana e uma prova de vinhos) e Siena.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

[r]

Neo Decapeptyl pode ser usado como tratamento alternativo quando a orquiectomia (retirada dos testículos) ou a administração de estrógenos não são indicados ou não são aceitos

9 – Caso necessite de condições especiais para se submeter às provas previstas neste edital o candidato deverá solicitá-las por escrito, no prazo de até 05 dias antes da data

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

[r]

Para alcançar as finalidades do curso, o profissional formado em Engenharia Eletrônica no IFSP deverá apresentar uma bagagem de conhecimentos multidisciplinar baseada