• Nenhum resultado encontrado

Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no ensino médio / An infographic with didactic games for high school physics teachers"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761

Um infográfico com jogos didáticos para os professores de física que atuam no

ensino médio

An infographic with didactic games for high school physics teachers

DOI:10.34117/bjdv6n10-475

Recebimento dos originais: 15/09/2020 Aceitação para publicação: 21/10/2020

Tatiane de Andrade Resende

Mestranda em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano)

Rod. Geraldo Silva Nascimento, Km- 2,5 - Zona Rural, Urutaí – GO E-mail: tateresende@hotmail.com

Peterson Trindade dos Santos

Mestrando em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano)

Rod. Geraldo Silva Nascimento, Km- 2,5 - Zona Rural, Urutaí – GO E-mail: peterson.trindade@estudante.ifgoiano.edu.br

RESUMO

Este artigo apresenta um infográfico para professores de Física que atuam no Ensino Médio. O objetivo desse estudo foi oferecer para aos professores, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Nota-se que um infográfico pode ser considerado uma ferramenta que transmite informações por meio do uso de imagens, gráficos e diferentes elementos visuais. Comumente, os infográficos são acompanhados de textos como método de ensino e uma síntese do conteúdo escrito. Este artigo foi construído numa disciplina do Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica (PPG ENEB), vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), campus Urutaí. A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e também fez-se necessária uma busca por jogos disponíveis em sítios com conteúdo relacionados à Física. Para a construção do infográfico utilizou-se a plataforma de design gráfico Canva que permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. Assim, este trabalho apresenta um estudo descritivo de cinco jogos para auxiliar nas aulas e, com isso, facilitar a procura por metodologias ativas pelos professores de Física.

Palavras-chave: Infográfico, Jogos didáticos, Professores de Física. ABSTRACT

This article presents an infographic for physics teachers who work in high school. The purpose of this study was to offer teachers, in a simplified way, five didactic games to be used in the teaching and learning process. Note that an infographic can be considered a tool that transmits information through the use of images, graphics and different visual elements. Infographics are commonly accompanied by texts as a teaching method and a synthesis of the written content. This article was built in a discipline of the Professional Master in Teaching for Basic Education (PPG ENEB), linked to the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFGoiano), Urutaí campus. The methodology used was based on bibliographic research and it was also necessary to search for games available on sites

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 with content related to Physics. For the construction of the infographic, the Canva graphic design platform was used, which allows users to create social media graphics, presentations, posters and various visual content. Thus, this work presents a descriptive study of five games to assist in classes and, with this, facilitate the search for active methodologies by physics teachers.

Keywords: Infographic, Didactic Games, Physics Teachers.

1 INTRODUÇÃO

Hoje a busca pela inclusão das tecnologias no contexto escolar tem despertado a atenção de muitos profissionais da educação em várias áreas do conhecimento. O recurso do infográfico é um exemplo de metodologia diversificada que pode ser utilizado na sala de aula para o processo de ensino e aprendizagem, bem como, ser utilizado para expor um assunto de modo mais dinâmico. Conforme Cairo (2013) explana é por meio dos infográficos interativos que é possível proporcionar opções para que o leitor mergulhe nas informações, cultivando recursos de interação exclusivamente possíveis no meio digital.

A motivação pelo desenvolvimento deste trabalho teve como inquietação algumas reflexões das práticas docente na sala de aula. Por meio dessas práticas e observando alguns professores nota-se que muitos desses profissionais reclamam da falta de tempo para procurar por metodologia diversificada e atrativa na rede de internet. Ainda, salientam como um dos motivos de maior dificuldade, a carga horária excessiva em sala de aula, ou seja, não há tempo disponível para a pesquisa de materiais de suporte pedagógico/jogos em Física na internet. Nesse sentindo, o presente trabalho apresenta um infográfico com cinco jogos educativos para facilitar essa procura e priorizar o tempo do professor.

A escolha da disciplina ocorreu com a da atuação na sala de aula e por meio de observações com os alunos do Ensino Médio (EM), nas quais foram possíveis identificar as dificuldades e a falta de compreensão dos alunos com os conceitos da teoria e prática relacionados à Física. Segundo D’Ambrósio (2009) aponta essa falta de interesse pelas aulas:

Não é de se estrenhar que o rendimento esteja cada vez mais baixo, em todos os níveis. Os alunos não podem aguentar coisas obsoletas e inúteis, além de desinteressantes para muitos. Não se pode fazer todo aluno vibrar com a beleza da demonstração do Teorema de Pitágoras e outros fatos matemáticos importantes (D’Ambrósio, 2009, p. 59).

A disciplina de Física é muitas vezes considerada por muitos alunos como abstrata e difícil e, em alguns casos, causa insatisfações e notas inferiores a 6,0 nas avaliações. Conforme complementa

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 Libâneo (2013, p. 48) sobre as práticas dos professores na sala de aula: “a característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre aluno e a sociedade”.

As práticas pedagógicas empregadas pelos professores de Física atualmente seguem o sistema tradicional, baseadas em aulas expositivas de conceitos, definições, exemplos e exercícios e, ao final do conteúdo, comumente entregam uma lista com vários exercícios ou determinam as páginas dos livros didáticos o que, segundo Saviani (2013), faz com que as disciplinas curriculares se tornem desinteressantes.

Destaca-se que algumas vezes os professores resolvem os primeiros na sala de aula e, outras vezes, propõe como tarefa de casa o restante, o que resultam com pouco retorno por parte dos alunos. Diante do exposto, é preciso uma reflexão expressiva sobre as metodologias aplicadas na sala de aula, de modo que o conteúdo seja aplicado e exposto de modo significativo para o aluno.

Assim, Libâneo (2013) aponta que

A prática educativa não é apenas uma exigência da vida em sociedade, mas também o processo de prover os indivíduos dos conhecimentos e experiências culturais que os tornam aptos a atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade (Libâneo, 2013, p. 15).

Para Ausubel (1968, apud Moreira, 2001, p. 12) “aprender significativamente amplia e reconfigura as ideias pré-existentes na estrutura mental e com isso o aluno é capaz de relacionar e acessar novos conteúdos”.

Segundo Libâneo (2013, p. 45) corrobora “o ensino deve ser como um processo no qual a transmissão pelo professor se combina com a assimilação ativa pelos alunos, pois os conhecimentos são a base material em torno dos quais se desenvolvem as capacidades e habilidades cognitivas”. Ainda, o autor D’Ambrósio (2009) esclarece:

O grande desafio para a educação é pôr em prática hoje o que vai servir para o amanhã. Pôr em prática significa levar pressupostos teóricos, isto é, um saber/fazer acumulado ao longo de tempos passados, ao presente. Os efeitos da prática de hoje vão se manifestar no futuro. Se essa prática foi correta ou equivocada só será notado após o processo e servirá como subsídio para uma reflexão sobre os pressupostos teóricos que ajudarão a rever, reformular, aprimorar o saber/fazer que orienta nossa prática (D’Ambrósio, 2009, pg. 80).

Esta pesquisa apresenta de cunho descritiva com abordagem qualitativa. Portanto, neste trabalho objetiva-se apresentar um infográfico para os professores, de modo sucinto, com cinco jogos

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 educativos para serem utilizados nas aulas de Física e, com isso, facilitar e otimizar o tempo e a busca por metodologias ativas.

2 ABORDAGEM METODOLÓGICA

Os Mestrados Profissionais trazem como objetivo aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na área de atuação, com isso, deve ser apresentado como trabalho final do curso um produto educacional que contemple e apresente contribuições para a prática profissional dos professores. Com isso, as disciplinas ofertadas são baseadas em produtos educacionais para serem aplicados na sala de aula para uma aprendizagem significativa. Cursando o final de uma disciplina do PPG ENEB foi solicitado pelas professoras a construção de um produto educacional que contemplasse as esferas de ensino, e, nesse sentindo escolhemos o infográfico para serem utilizados para os professores de Física. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado a plataforma de design gráfico Canva que aceita aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, pôsteres e vários conteúdos visuais. A plataforma está disponível online e em dispositivos móveis e agrega milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações.

Os jogos selecionados foram revisados e apronfudados para serem aplicados na sala de aula objetivando aplicações do cotidiano dos alunos. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do EM (2017) explana:

[…] é preciso levar em conta as vivências cotidianas dos estudantes do Ensino Médio – impactados de diferentes maneiras pelos avanços tecnológicos, pelas exigências do mercado de trabalho, pelos projetos de bem viver dos seus povos, pela potencialidade das mídias sociais, entre outros (BNCC, 2017, p. 528).

Nesse contexto, destaca-se a importância dos recursos tecnológicos tanto para a investigação das ciências como para dar continuidade ao desenvolvimento do pensamento computacional.

3 RESULTADOS

A seguir, apresenta-se o infográfico construído para os professores de Física com os respectivos jogos educativos. Na Figura 1 apresenta os cinco jogos didáticos que podem ser aplicados nas aulas de Física, compondo da 1ª série, 2ª série e a 3ª série do EM.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 1. Página inicial com os jogos didáticos de Física

Fonte: Próprios autores

A Figura 1 é a primeira página do infográfico que apresenta os cinco jogos que serem abordados e detalhados nas páginas seguintes. Para a escolha dos jogos foi necessário a aplicação com alunos do EM durante as aulas de Física. Com os resultados positivos obtidos pelos alunos foi possível

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 dar continuidade para a sugestão desses jogos. As figuras a seguir detalham o infográfico que contem explicações dos jogos para serem aplicados na sala de aula. Para mais informações do infográfico se

encontra disponível na página

https://www.canva.com/design/DAEDYd51uvY/ETPLzN3f4zfBfF7awfyAjw/view?utm_content=DA EDYd51uvY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton.

Figura 2. Apresentação do Jogo Espiões

Fonte: Próprios autores

A Figura 2 apresenta o Jogo dos Espiões para serem aplicados nas turmas do EM, especificamente com alunos da 1ª série, 2ª série e da 3ª série. No infográfico pode-se identificar alguns comandos para o primeiro acesso, a página inicial do jogo e também instruções de como jogar. O jogo

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 de forma bem atrativa apresenta uma abordagem simples, na qual o professor pode revisar alguns conceitos relacionados a Física.

Figura 3. Apresentação do Jogo Empuxo

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 A Figura 3 apresenta o Jogo do Empuxo que pode ser aplicado na 1ª série do EM. O infográfico da Figura 3 apresenta a página do jogo e também os objetivos do jogo. O jogo apresenta interface simples e dinâmica, onde o aluno pode modificar o tipo de material, as massas, os volumes, colocar um ou dois blocos e outras modificações interessantes para saber se um corpo flutua ou afunda.

Figura 4. Apresentação do Jogo Calorimetria

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 A Figura 4 apresenta o Jogo da Calorimetria como sugestão pode ser aplicado para a 2ª série do EM. O jogo é bem dinâmico e contém perguntas que devem ser respondidas para que o termômetro aumente e a água entre em ebulição. Uma opção simples e atrativo para fazer com a turma dividida em forma de competição.

Figura 5. Apresentação do Jogo Circuito Oscilante Eletromagnético

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 A Figura 5 apresenta o Jogo do Circuito Oscilante Eletromagnético que pode ser aplicado na 3ª série do EM. O jogo apresenta uma simulação que lida com um circuito composto por um capacitor e indutor que torna a visualização mais atraente.

Figura 6. Apresentação do Jogo Mario Gravity

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761 A Figura 6 apresenta o Jogo do Mario Gravity de forma envolvente e fascinante. Esse jogo pode ser aplicado na 1ª série devido ao conteúdo de gravidade. O infográfico 6 apresenta o nível e instruções de como jogar. Os jogos selecionados podem ser aplicados em outras séries até mesmo como revisão do conteúdo. Neste trabalho estão algumas sugestões para os professores torna-las as aulas de Física mais atrativa e dinâmica. Os jogos escolhidos se encontram na internet de forma gratuita e os links para o acesso se encontram no infográfico.

4 CONCLUSÃO

Atualmente a busca pela inclusão das tecnologias no contexto escolar tem despertado a atenção de muitos profissionais da educação em várias áreas do conhecimento. O recurso do infográfico é um exemplo de metodologia diversificada que pode ser utilizado na sala de aula para o processo de ensino e aprendizagem e apresenta facilidade no compartilhamento. Pode ser enviado através das redes sociais, e-mails e outros meios de comunicação.

A metodologia do infográfico visa facilitar a compreensão de conteúdos de modo visualmente mais atrativo. Um infográfico é um instrumento que transmite conhecimento por meio do uso de imagens, gráficos e outros elementos visuais. Nesse sentindo, este artigo apresenta um infográfico para auxiliar os professores de Física, de forma simplificada, cinco jogos didáticos para serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, objetiva-se apresentar um infográfico para os professores, de modo sucinto, com cinco jogos educativos para serem utilizados nas aulas de Física e, com isso, facilitar e otimizar o tempo e a busca por metodologias ativas.

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 80692-80703, oct. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso: 17 jul. 2020.

CAIRO, A. The Functional Art: An introduction to information graphics and visualization. Berkeley: New Riders, 2013.

Canva. Disponível em:<

https://www.canva.com/design/DAEDYd51uvY/ETPLzN3f4zfBfF7awfyAjw/view?utm_content=DA EDYd51uvY&utm_campaign=designshare&utm_medium=link&utm_source=sharebutton>. Acesso: 22 jun. 2020.

D’AMBRÓSIO, U. Transdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Palas Athena, 2009.

FENDT, Walter. Jogo Circuito oscilante eletromagnético. Disponível em: https:<//www.walter-fendt.de/html5/phen/oscillatingcircuit_en.htm>. Acesso: 18 jun. 2020.

FÍSICA GAMES. Jogo empuxo. Disponível em: <http://fisicagames.com.br/index.php/2017/10/19/empuxo/ >. Acesso: 02 abr. 2020.

GIRARDI BLUMENAU. Jogo Espiões. Disponível em: <https://girardi.blumenau.ufsc.br/spy_pictures/>. Acesso: 10 jun. 2020.

JOGOS 360. Jogo Mario Gravity. Disponível em: https:<//www.jogos360.com.br/mario_gravity.html>. Acesso: 10 jun. 2020.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MOREIRA, M. A., MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. 2ª Ed. 2001.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações. 11ª Ed. Revisada. Campinas, SP. Autores Associados, 2013.

SÓ FÍSICA. Jogo Calorimetria. Disponível em: https:<//www.sofisica.com.br/jogos/popupJogo.php?jogo=calorimetria>. Acesso: 05 abr. 2020.

Imagem

Figura 1. Página inicial com os jogos didáticos de Física
Figura 2. Apresentação do Jogo Espiões
Figura 3. Apresentação do Jogo Empuxo
Figura 4. Apresentação do Jogo Calorimetria
+3

Referências

Documentos relacionados

Estudos da neurociência sustentam que a música e a linguagem são duas formas de comunicação humana que estão próximas em se tratando de processamento mental e

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Controlador de alto nível (por ex.: PLC) Cabo da válvula Tubo de alimentação do ar de 4 mm Pr essão do fluido Regulador de pressão de precisão Regulador de pressão de

Na Figura 2, ele fotografa a si mesmo desfrutando de uma de suas principais características, a onipresença, que o torna capaz de estar em mais de um lugar (ou

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Assim como, a escola Humberto se destaca por ser a única da região que tem entre seus alunos, alguns estudantes com domínio avançado, número esse que representa, inclusive, mais que

A aplicação de jogos com os conteúdos de química se mostrou uma alternativa didática atuando como instrumento facilitador no processo ensino- aprendizagem, de grande