• Nenhum resultado encontrado

Desenvolvimento de solução de amido oxidado com alto teor de sólidos por meio do uso de peróxido de hidrogênio / Development of oxidized starch solution with high solid content through the use of hydrogen peroxide

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Desenvolvimento de solução de amido oxidado com alto teor de sólidos por meio do uso de peróxido de hidrogênio / Development of oxidized starch solution with high solid content through the use of hydrogen peroxide"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9894 - 9899 mar.. 2020. ISSN 2525-8761

Desenvolvimento de solução de amido oxidado com alto teor de sólidos por

meio do uso de peróxido de hidrogênio

Development of oxidized starch solution with high solid content through

the use of hydrogen peroxide

DOI:10.34117/bjdv6n3-025

Recebimento dos originais: 29/02/2020 Aceitação para publicação: 03/03/2020

Régis Eduardo Moreira

Acadêmico da Universidade Estadual do Paraná campus de Campo Mourão – PR. E-mail: regiseduardo98@hotmail.com

Tânia Maria Coelho

Orientadora, Doutora, Departamento de Engenharia de Produção, UNESPAR. Líder do Grupo de Pesquisa GMPAgro (Grupo Multidisciplinar de Pesquisas Agroindustriais).

E-mail: coelho_tania@yahoo.com Nabi Assad Filho

Orientador, Mestre, Departamento de Engenharia de Produção, UNESPAR. Professor pesquisador do GMPAgro

E-mail: nabiassadfilho@hotmail.com

RESUMO

O desenvolvimento de novas formulações de produtos industriais é um fator de grande utilidade nas indústrias, tanto para a facilitação das operações de produção, quanto para a redução dos custos. Visto a isso, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver, para fins industriais, uma solução de amido de mandioca oxidado, por meio do uso de peróxido de hidrogênio com alto teor de sólidos. Os ensaios da viscosidade cinemática das soluções foram realizados pelo método Copo Ford. Através da análise e comparação de soluções a 10% e 40% de amido, identificou-se as melhores características químicas e mecânicas das soluções segundo seu grau de viscosidade.

Palavras-chave: Indústria; solução; química; operações

ABSTRACT

The development of new formulations of industrial products is a factor of great utility in industries, both for the facilitation of production operations and for the reduction of costs. In view of this, the present work aims to develop, for industrial purposes, a solution of oxidized

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9894 - 9899 mar.. 2020. ISSN 2525-8761 cassava starch, through the use of hydrogen peroxide with a high content of solids. The kinematic viscosity tests of the solutions were performed using the Ford Cup method. Through the analysis and comparison of 10% and 40% starch solutions, the best chemical and mechanical characteristics of the solutions were identified according to their viscosity degree.

Keywords: Industry; solution; chemistry; operations. 1. INTRODUÇÃO

Segundo Germacom (2013), modifica-se o amido para realçar ou inibir propriedades inerentes, apropriadas para aplicações específicas, conseguindo alterar consistência, poder aglutinante, incrementar estabilidade, dispersar e turvar.

Para Moortly (1994 apud CEREDA, 1994) a oxidação do amido é um método disponível que pode dar origem a diversos produtos, dependendo do agente utilizado. Este processo gera uma pasta clara, fluida e adesiva, que ao resfriar não forma um gel rígido, mas mantém suas características mecânicas adesivas e fluidas.

Os amidos oxidados possuem grande utilização nas indústrias, em específico as de papel e papelão, os quais auxiliam no acabamento dos produtos, formando filmes uniformes, selando poros e proporcionando melhor impressão. Na indústria têxtil utiliza-se na engomagem de fios sintéticos e, na construção civil, são empregados como material acústico.

Além disso, os amidos oxidados possuem grande diferenciação de seus amidos nativos pelas seguintes características (GERMACOM, 2013):

• Maior claridade da pasta.

• Mais baixas tensões de estiramento de filmes secos.

• Baixas temperaturas de pasta, taxas de gelificação mais rápidas e picos mais baixos de viscosidade.

Para esse trabalho foi realizado a oxidação do amido com a utilização de peróxido de hidrogênio H₂O₂, que é um dos oxidantes mais versáteis existentes, superior ao cloro, dióxido de cloro e permanganato de potássio; através de catálise, H₂O₂ pode ser convertido em radical hidroxila OH com reatividade inferior apenas ao flúor. Apesar do poder de reação, o peróxido de hidrogênio é um metabólito natural em muitos organismos o qual, quando decomposto, resulta em oxigênio molecular e água. Além disso, os fatores que influem na estabilidade das soluções de peróxido de hidrogênio são, principalmente, a temperatura, o valor do pH. Para isso

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9894 - 9899 mar.. 2020. ISSN 2525-8761 o ácido clorídrico HCL é uma substância ácida que pode ser utilizada para diminuição do mesmo (MATTOS et al, 2003).

O amido de mandioca oxidado é um elemento de grande utilidade para diversos fins industriais, devido as suas características de modificação. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma solução de amido através da oxidação de amido modificado, visando à obtenção de um material com um grau de sólidos elevado, que facilite a aplicação industrial, visto a sua fluidez e baixo teor de água.

Conforme o conteúdo apresentado, o presente trabalho tem sua relevância pautada no estudo da viabilidade de uso industrial. Acredita-se que uma solução de amido oxidado com alto teor de sólidos possa trazer benefícios industriais, como a facilitação das operações de produção quanto para a redução doscustos.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho tem relação à Pesquisa Científica, com a utilização de uma abordagem qualitativa, uma vez que o procedimento fora realizado nas definições e métodos de modificação de amido. Com relação aos objetivos é classificada como exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o assunto, com o problema, para melhor conhecimento ou para a construção de hipóteses.

O procedimento do presente trabalho quanto ao preparo das soluções e a metodologia utilizada foram elaborados pelos próprios autores. E os ensaios para a verificação da viscosidade cinemática das soluções foram feitos através da medição do tempo de escoamento usando o método Copo Ford conforme NBR 16477:2016 (ABNT, 2016), conforme mostra a figura 1.

Figura 1 - Copo Ford, medidor de viscosidade cinemática

O desenvolvimento deu-se inicialmente com a pesagem do amido de mandioca e a separação do mesmo em cinco amostras. Posteriormente foram adicionadas as amostras à água,

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9894 - 9899 mar.. 2020. ISSN 2525-8761 peróxido de hidrogênio H₂O₂, ácido clorídrico HCL. As substâncias adicionadas, juntamente com suas respectivas proporções, se encontram na tabela I.

Tabela I: Quantidade de substâncias adicionadas em cada amostra

Amostras 1 2 3 4 5

Amido (gr) 500 500 500 500 500

H₂O (mm) 100 100 100 100 100

HCL (mm) 10 10 10 10 10

H₂O₂ (mm) 5 7,5 10 12,5 15

Após adicionar as demais substâncias ao amido, realizou-se a mistura por agitação, até que toda a amostra ficasse completamente homogênea. Esta foi depositada em recipiente fechado e reservado para agir por 24 horas. Após esse processo, foram acondicionadas as amostras na estufa por 24 horas a 120 ºC para que ocorresse a secagem.

Posteriormente, foram realizadas as soluções com as amostras citadas acima, com duas diferentes porcentagens de amido oxidado: 10% e 40%, adicionado água H₂O e dissolvidas com calor, até que a solução se dissolvesse totalmente. Os valores das proporções das soluções se encontram nas tabelas II e III.

Tabela II: Proporção de amido oxidado e água na solução

Solução 1 2 3 4 5 %

Amido (gr) 10 10 10 10 10 10

H₂O(mm) 90 90 90 90 90 90

Tabela III: Proporção de amido oxidado e água na solução

Solução 1 2 3 4 5 %

Amido (gr) 40 40 40 40 40 40

H₂O(mm) 60 60 60 60 60 60

Após esse procedimento, as soluções ficaram repousando até atingirem a temperatura ambiente, para assim realizar a verificação da viscosidade cinemática das soluções através da medição do tempo de escoamento usando o método Copo Ford. Os dados dos tempos de escoamento das soluções encontram-se na tabela IV.

Tabela IV: Medição do tempo de escoamento das soluções. Soluções Tempo de escoamento (s)

Viscosidade 10% Tempo de escoamento (s) Viscosidade 40% 1 6,11 10,81 2 6,20 10,30 3 5,38 10,10 4 5,88 10,00 5 5,78 10,10

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9894 - 9899 mar.. 2020. ISSN 2525-8761 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Com a realização do presente experimento científico constatou-se que é possível realizar uma solução de amido oxidado com um alto teor de sólidos, como apresentado na solução de 40%. Apesar dos erros acidentais e experimentais, a determinante para a aprovação da solução é o grau de viscosidade deste. Foi possível perceber, conforme apresentado na tabela IV, que a maior porcentagem de amido na solução causa um maior tempo de escoamento, porém a ação do peróxido de hidrogênio provoca uma maior dissolução do mesmo. Assim, pela sua fluidez, obtém-se uma solução mais eficaz para a utilização industrial, uma vez que a proporção de sólidos permite um menor tempo de secagem.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desenvolvimento do presente trabalho possibilitou analisar a viabilidade de uma solução à base de amido oxidado com um alto de teor de sólido e perceber que a solução de 40% proporciona uma boa fluidez. Essa composição, apesar da utilização de substâncias químicas, não é nociva ao ser humano ou ao meio ambiente. Além disso, é um poderoso potencial na indústria, visto que essa composição proporciona, aos diversos fins industriais, características adesivas e uma redução do tempo de secagem. Vale salientar ainda sua eficácia na adição de outros componentes e no resultado esperado.

REFERÊNCIAS

ABNT - norma ABNT NBR 16477:2016 - Líquidos usados em fundição - Determinação do tempo de escoamento pelo uso do copo Ford - Método de ensaio, elaborada pelo Comitê Brasileiro da Fundição (ABNT/CB-059). 2016.

CEREDA, M. P. AMIDOS MODIFICADOS . 1994. ed. . Simpósio: Carboidratos Em Alimentos: Recentes Avanaços: Bol. SBCTA, 1994. P. 255 p.

GERMACOM, IMPORTÂNCIA DOS AMIDOS MODIFICADOS NOS ALIMENTOS PROCESSADOS: INGREDIENTE EM PERSPECTIVA. 2013. Disponível em:

<http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201603/2016030590511001459279481. pdf>. Acesso em: 02 ago. 2017.

MATTOS, I. L. et al. PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO: IMPORTÂNCIA E DETERMINAÇÃO . 2003. ed. Departamento de Química, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista: Quim. Nova,, 2002. p. 1 p. v. 26.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9894 - 9899 mar.. 2020. ISSN 2525-8761 MOORTHY, S.N in CEREDA, M. P, 1994 AMIDOS MODIFICADOS, 1994. ed. . Simpósio: Carboidratos Em Alimentos: Recentes Avanaços: Bol. SBCTA, 1994. P. 255 p.

Imagem

Figura 1 - Copo Ford, medidor de viscosidade cinemática
Tabela IV: Medição do tempo de escoamento das soluções.

Referências

Documentos relacionados

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

The fatigue study presented in this work was a first approach to the mixed-mode crack propagation behaviour using a mixed-mode apparatus that analyses the mode I and

For additional support to design options the structural analysis of the Vila Fria bridge was carried out using a 3D structural numerical model using the finite element method by

Haveria ainda para tratar outras interfaces produtivas que a autora refere, aliás, logo no primeiro capítulo do livro: entre Pragmática e Sintaxe, por exemplo, dado que a

 Random storage - refere-se à alocação de um espaço de stock de forma aleatória, segundo o espaço disponível no momento de chegada dos produtos (Petersen e Aase,

Os autores em [30] consideram duas medidas de similaridade para determinar semelhança entre perfis: similaridade da rede – informações do grafo dos perfis

Um dos FH permanece na sala de trabalho, onde realiza várias tarefas: a validação das prescrições médicas informatizadas e manuais; a impressão dos mapas de

Os açúcares adicionados estão presentes nos alimentos sob a forma de: açúcar (que pode ser branco ou amarelo), xarope de milho, frutose, maltose, mel, melaço, entre outros