• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental / School library and encouraging reading in the early years of fundamental education

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino fundamental / School library and encouraging reading in the early years of fundamental education"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

Biblioteca escolar e o incentivo à leitura nos anos iniciais do ensino

fundamental

School library and encouraging reading in the early years of fundamental

education

DOI:10.34117/bjdv6n1-130

Recebimento dos originais: 30/11/2019 Aceitação para publicação: 14/01/2020

Maria Solange Domingues de Souza

Mestranda em Ciências da Educação Faculdade alpha

Email: m.solangesouza66@gmail.com

Diogenes José Gusmão Coutinho

Doutor em biologia Faculdade alpha

Email: alphadiogenes@gmail.com

RESUMO

O referido artigo tem como tema Biblioteca Escolar e o Incentivo à Leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal, analisar o processo de incentivo à leitura na biblioteca escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, para compreender como é realizado o estímulo a leitura através da prática pedagógica e os métodos utilizados para a realização de um estudo mais profundo, no qual relata as necessidades e dificuldades dos alunos na prática de leitura na biblioteca escolar. Os objetivos específicos; verificar as estratégias utilizadas para incentivar á leitura na biblioteca escolar e avaliar o papel do bibliotecário no contexto escolar. Para chegar a um resultado em pesquisa. A metodologia utilizada qualitativa e documental como pesquisa bibliográfica em livros, revistas, sites eletrônicos e em outras fontes de pesquisa com o objetivo de abordar as necessidades do aluno com relação á leitura como forma de aproximar o estudante dos livros na biblioteca escolar como fonte de aprendizagem no processo de desenvolvimento da criança formando leitores. O referencial teórico sobre o incentivo á leitura com relação a prática de leitura. Aluno/ leitor. Aproximar a criança a ter contato e interesse pelos livros didáticos, reflexões sobre o hábito de leitura e biblioteca escolar para facilitar o gosto e o prazer pela leitura para a formação do aluno na biblioteca escolar. Podemos identificar a importância do estímulo á leitura na formação dos alunos leitores no ambiente escolar para estimular o incentivo á leitura são as atividades realizadas na biblioteca escolar nos anos iniciais. Autores como: Paulo Freire, Isabel Solé, Maria Helena Martins entre outros que analisam na área pedagógica com relação á leitura desde os primeiros anos escolares.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

ABSTRACT

This article has the theme School library: and the incentive to reading in the early years, has as main objective: to analyze the process of encouraging reading in the school library in the initial years of elementary school, to understand how the Encouraging reading through pedagogical practice and the methods used to perform a deeper study in which the students ' needs and difficulties in reading practice in the school library are reported. The specific objectives; To verify the strategies used to encourage reading in the school library and to evaluate the role of librarian in the school context. To reach a search result. The methodology used is qualitative and documental as bibliographic research in books, magazines, electronic sites and other sources of research with the aim of addressing the student's needs in relation to reading as a way to approximate the student of Books in the school library as a source of learning in the child development process by forming readers. The theoretical framework on the incentive to read with respect to reading practice. Student/reader. Approaching the child to have contact and interest in textbooks, reflections on the habit of reading and school library to facilitate the taste and pleasure of reading for the training of the student in the school library. We can identify the importance of the stimulus to reading in the training of readers in the school environment to stimulate the incentive to reading are the activities performed in the school library in the initial years. Authors such as: Paulo Freire, Isabel Solé, Maria Helena Martins among others who analyze in the pedagogical area with regard to reading from the first school years

Keywords: Reading practice, student, school library. 1. INTRODUÇÃO

O presente artigo investiga as necessidades de incentivo à leitura na biblioteca escolar como forma de motivar o aluno no hábito de ler. A leitura deve ser incentivada na infância como forma de aproximar o aluno do livro uma vez que corresponde a um processo de incentivo a leitura na biblioteca escolar, através de práticas atrativas nos anos iniciais do ensino fundamental para a efetivação do gosto pela leitura.

O papel do professor vai além da mediação. Assim como em todas as outras disciplinas, nas quais, o professor busca estratégias, planeja e organiza seus conhecimentos para promover a aproximação dos alunos a um determinado campo. Com a leitura não é diferente. É preciso planejar, buscar novas e diferentes estratégias para aproximar o leitor do texto e, dessa forma, auxiliar os alunos no desenvolvimento de competências e habilidades de leitura. Desde os primeiros contatos com a leitura, é preciso descobrir caminhos que levem á apropriação do texto, para que o leitor possa dar sentido, forma, consistência aquele conteúdo. As sugestões de atividades para a formação de leitores, desenvolvimento da escrita e da linguagem, tem seu apoio básico no manuseio de livros de literatura infantil.

À medida que alunos passam a buscar livros, independentemente, da orientação do professor, o gosto pela leitura, já foi apropriado pelo leitor. É necessário que sejam garantidas

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

atividades recreativas e culturais que envolvam leitura e uso de livros, para que haja maior interesse dos alunos pela leitura. Além do estímulo à leitura, o uso diversificado de livros serve para aumentar a bagagem de informação dos alunos, e para atrair a atenção de leitores potenciais. Os que dominam a técnica da leitura, mas não lêem com freqüência fazendo disso um hábito, é preciso que se dê maior atenção e haja mais incentivo no âmbito escolar e nas bibliotecas escolares, através de projetos, principalmente nas fases posteriores a infância. Isto possibilita descobrir alguns deslizes das práticas de atividade leitora na biblioteca escolar e propor novas práticas inovadoras, que resultam em ampliar o acesso a informação e ao conhecimento que Martins ( 1982, p. 29 ) complementa:

[...] Temos então mais um motivo para ampliar a noção de leitura. Vista num sentido amplo independentemente do contexto escolar, e para além do texto escrito, permite compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado das coisas, da experiência.

A biblioteca escolar é um espaço pedagógico importante para o incentivo á leitura, onde são utilizadas estratégias diversificadas de aprendizagem para estimular a prática de leitura com o objetivo de proporcionar a construção do conhecimento. Esta pesquisa surgiu através de um processo de investigação sobre o incentivo á leitura na biblioteca para aproximar o aluno do livro.

2. METODOLOGIA

A pesquisa realizada através de uma revisão bibliográfica em alguns livros, revistas, sites eletrônicos sobre o tema da pesquisa sobre a ótica dos autores SOLÉ 2008.., MARTINS1984...,FREIRE.1993... entre outros autores em destaque na área pedagógica, que discutem o referido tema relacionado a leitura.

a leitura como uma necessidade de aprendizagem que está ligada a biblioteca escolar relacionada á prática pedagógica e suas técnicas para motivar a dos alunos criança no hábito de ler nos anos iniciais do ensino fundamental como forma de incentivar á leitura como também indicações de livros de leitura como as práticas desenvolvidas para a realização de atividades de estímulo á leitura na biblioteca escolar e suas atribuições com as didáticas inovadoras aproximando o aluno de diversos tipos de livros, aumentando o interesse da criança a ter contato com a leitura para desenvolver o espírito crítico e investigador do aluno em fase de desenvolvimento do elo da imaginação onde ela possa fazer suas próprias escolhas de livros

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

que chame a sua atenção para leitura feita em casa. através de empréstimos fornecidos pela biblioteca escolar. O trabalho investigado e a questão problema é a ausência no incentivo á leitura na biblioteca escolar. O tema principal: necessidade de incentivo á leitura na biblioteca escolar. Para analisar técnicas de melhoramentos no hábito de leitura.

O que se lê na biblioteca escolar? Como formar leitores na biblioteca? Problemas referentes ao incentivo da leitura nos primeiros anos escolares. Coleta de dados leitura de livros e outras fontes da internet como: artigos publicados. A escola funciona apenas o ensino fundamental I e II, horário da manhã, primeiro ao quinto ano, horário da tarde do sexto ao nono ano. A biblioteca escolar funciona durante os dois turnos manhã e tarde para atender os alunos no desenvolvimento e estímulo á leitura nos primeiros anos escolares.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

O Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) – principal política pública para a constituição de acervos de literatura para as bibliotecas escolares de escolas públicas do país – foi instituído em 1997 e tem como objetivo principal democratizar o acesso a obras de literatura infanto – juvenis brasileiras e estrangeiras e a materiais e pesquisas de referência para professores e alunos das escolas públicas brasileiras. Esse Programa é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC(. .1997...) Segundo a etimologia da palavra, biblioteca seria o mesmo que um depósito de livros.

Mas nós sabemos que este espaço é muito mais que isso, é um centro cultural, onde se podem fazer ótimas descobertas. Para que a biblioteca seja, de fato, um lugar dinâmico e de uso constante da comunidade escolar e para que as práticas de leitura de alunos e professores a partir do acervo das bibliotecas sejam significativas, é preciso, em primeiro lugar, que a biblioteca seja freqüentada por essa comunidade. E se as experiências de leituras suscitadas por ela forem prazerosas, tanto melhor. O incentivo á leitura,

á busca de livros e á freqüência a bibliotecas pode ocorrer tão logo as crianças comecem a tomar contato com a escola, fazendo com que compreendam e valorizem a cultura escrita. A grande questão hoje é: como atrair os leitores para as bibliotecas? Uma forma de atrair e envolver os leitores, tornando-os participativos e aliando a leitura á escrita, seria por meio de um trabalho de exposição de resenhas simples, do tipo Pode ler, eu já li e gostei. (AUGUSTO, 2009), produzidas pelos próprios leitores a respeito de sua leitura.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761 História da Biblioteca Paulo Freire

Nome da biblioteca

Biblioteca Municipal Paulo Freire-Orobó-PE Data da fundação da biblioteca Paulo Freire? Ano – 2004.

Quantos livros há na biblioteca escolar? 500 livros

Horário de atendimento.

7:20 h ás 11:20h e 12:20h ás 16:20h Práticas de atividades da biblioteca

Oficina de leitura, pesquisa, hora do conto entre outras atividades realizadas na biblioteca escolar.

3.2 MEDIADORES, ACERVO E LEITORES

Mediadores

Este artigo objetiva explorar algumas possibilidades de trabalho com o acervo da biblioteca escolar, lembrando a importância de seu espaço físico, que deve ser acolhedor para estimular o leitor a fazer suas descobertas, ora com mediação de um adulto (professor ou bibliotecário), ora sozinho. Segundo Martins (1984, p. 34 ):

A função do educador não seria precisamente ensinar e ler, mas a de criar condições para o educando realizar sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasias, segundo as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta.

Acervo

O trabalho com o acervo mostram alguns dos principais gêneros literários distribuídos pelo PNBE, além de apontar caminhos para a mediação do adulto, que na maioria das vezes é o professor. A eles podem também se juntar os materiais produzidos pelos próprios alunos sobre estes livros ou a partir deles. Estes materiais podem ser expostos na biblioteca, chamando a atenção de outros leitores em potencial. O importante é que ocorra a

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

familiarização do leitor e do mediador com o acervo. Como divulgava Monteiro Lobato em Reinações de Narizinho ( 1931), é preciso que se abram os livros, para que as personagens e também os poemas fujam de dentro deles e façam parte do cotidiano escolar, por meio do ludismo, que é um objetivo da arte em geral da literatura em particular.O que significa Biblioteca,Segundo o dicionário Aurélio (2001, p. 97):

¨Biblioteca é a coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, para estudo, leitura e consulta. Edifício ou recinto onde ela se instala essa coleção.Estante ou outro móvel onde se guardam e/ ou ordenam os livros livros.¨

A biblioteca escolar é um setor da escola cuidado por um profissional que, além de administrá-lo e de organizar e conservar atualizada sua coleção, desempenha papel de mediador, orientando os estudantes na escolha dos materiais, dando apoio ao trabalho dos professores e mantendo ambiências de leitura, enfim, criando um espaço acolhedor para que os usuários explorem com segurança o conhecimento disponibilizado nas fontes de informação.

Divisão do Acervo da Biblioteca ( quantidade e tipos de livros)

500 livros didáticos. São eles: poesia, contos, infanto juvenil, histórias em quadrinhos, histórias infantil, pesquisa e entre outros nos anos iniciais do ensino fundamental.

Leitores na biblioteca Segundo Solé (2008,p.94): Ler para:

a) Obter uma informação precisa; b) Seguir instruções;

c) Obter uma informação de caráter geral; d) Aprender;

e) Para revisar um escrito próprio; f) Por prazer;

g) Comunicar um texto a um auditório; h) Praticar a leitura em voz alta;

i) Verificar o que se compreendeu.

A leitura é uma atividade mental e sensorial bastante complexa que exige exercícios gradativos de acordo com o nível de desenvolvimento global do educando.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761 O que é a leitura.

Tradicionalmente vista como a decifração de um código, hoje em dia sabe-se que o processo de leitura é muito mais que isso. Ler envolve uma série de capacidades, que vão muito além da pura decodificação. Aliás, quem aprende a ler apenas decodificando não atribui significado ao texto e não compreende o que lê. Esse é um dos grandes problemas da alfabetização no Brasil: o analfabetismo funcional. E que outras capacidades de leitura são essas? São as capacidades relacionadas á compreensão, á interação e á interpretação.

Leitor Proficiente, segundo Solé ( 1998, p. 13 ), é importante que o aluno aprenda a utilizar estratégias usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autonômo.

Primeiro ele escolhe o que vai ler, levando em consideração algum motivo: necessidade, vontade, prazer. Como é um leitor experiente, ele muitas vezes sabe alguma coisa sobre o autor, sabe a que gênero pertence o texto escolhido, assim como suas principais características. Dessa maneira, por meio dos seus conhecimentos prévios, consegue realizar algumas antecipações sobre o que vai ler, além de produzir inferências ao longo da leitura. Durante a leitura, esse leitor também conseguirá relacionar o texto que está lendo com outros que já foram lidos, perceber como o texto escrito se relaciona com as imagens (no caso de um jornal, por exemplo), apreciar a leitura e elaborar sua opinião a respeito do assunto tratado no texto. O PCN (1998) afirma que: A leitura, como prática social, é sempre um meio, nunca um fim. Ler é resposta a um objetivo, a uma necessidade pessoal. (p. 57).

É importante que o aluno aprenda desde pequeno para que serve a leitura, nas mais diversas instâncias e, ao mesmo tempo, aprofunde e aprimore esse conhecimento na escola. A leitura precisa fazer parte da vida. É preciso mostrar desde cedo a essas crianças como desenvolver e utilizar as capacidades de leitura que um leitor proficiente possui.

Consultas e retiradas de livros

Através de atividades inovadoras para aproximar o aluno/ leitor para desenvolver a prática de leitura e o hábito em ler, a criança deve escolher o livro na biblioteca da escola que mais chame a sua atenção de acordo com o gosto de cada um e levá-lo para ler em casa despertando desde os primeiros anos escolares o interesse e o gosto pela leitura para formar cidadãos críticos, reflexivos e autônomos no ambiente escolar para que possa atender as suas necessidades e atingir o seu potencial de conhecimento. Aproximando o aluno da biblioteca escolar. Segundo Martins (1988,p.43):

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

Esses primeiros contatos propiciam á criança a descoberta do livro como um objeto especial, diferente dos outros brinquedos, mas também fonte de prazer. Motivam-se para a concretização maior do ato de ler o texto escrito, a partir do processo de alfabetização, gerando a promessa de autonomia para saciar a curiosidade pelo desconhecido e para renovar emoções vividas.

Durante a retirada, o aluno tem acesso a diversos tipos de livros como: histórias em quadrinho, poesia, contos, infanto –juvenil entre outros selecionados nos anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com Ferreiro (1997):

Quanto mais variado é esse material, mais adequado para realizar diversas atividades de exploração, classificação, busca de semelhanças ou diferenças e para que o professor, ao lê-los em voz alta, dê informações sobre ¨O que se pode esperar de um texto¨em função da categorização do objeto que o veicula. Insisto: a veracidade de materiais não só é recomendável (melhor dizendo, indispensável) no meio rural, mas em qualquer lugar onde se realize uma ação alfabetizadora. FERREIRO (1997; p. 33).

É papel da escola fornecer aos alunos, através da leitura, os instrumentos necessários para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual. Dessa forma, é que se trabalha com uma infinidade de gêneros textuais, entre eles: revistas, jornais, histórias em quadrinho, livros infanto juvenil e histórias infantis. Uma atividade de estímulo á leitura na biblioteca escolar é o empréstimo de livros onde as crianças podem fazer suas próprias escolhas desenvolvendo o seu interesse do aluno pelos livros que mais atraem em fase escolar que se encontram.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir deste trabalho foi possível verificar que a leitura na biblioteca escolar é importante para o processo de desenvolvimento do aluno sendo fonte de conhecimentos e hábitos de leitura. A pesquisa da biblioteca escolar é uma necessidade do hábito de leitura. O desenvolvimento de uma metodologia inovadora com aulas atrativas que estimule o aluno enquanto leitor e mediador nos anos iniciais do ensino fundamental. Técnicas motivadoras de aprendizagem para que possa atender as dificuldades dos alunos no estímulo á leitura.

Paulo Freire afirma que ¨a leitura do mundo precede sempre á leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele¨(FREIRE,2003, p. 40).

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

ANTUNES, Walda de Andrade; Lendo e Formando Leitores: Orientações para o trabalho com a literatura infantil. Vol. 2, São Paulo. Global Editora, 2009.

BORGES, J. L. O livro. In: Borges, J. L. Cinco Visões Pessoais. 2. Ed. Brasília, UNB,1987, pp. 05-11.

BRASIL. MEC, Parâmetros Curriculares Nacionais- Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental-Brasília. MEC- SEF, 1998.

CARDOSO,Bruna Puglisi de Assumpção. Práticas de linguagem oral e escrita na educação infantil/ Bruna Puglisi de Assumpção Cardoso – São Paulo: Editora Anzol, 2012.

FERREIRO, Emília. A Representação da linguagem e processo de alfabetização. Caderno de pesquisa n 52. São Paulo. 1985.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Nova Fronteira, 1998.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988.

Morais, José. A Arte de Ler. UESP, São Paulo, 1996.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984. MARTINS, M. H. O que é leitura. 8. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. 93 p. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6 – Ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 194 p. SOUZA, João Fernandes de A. Artigo: A importância da leitura: UCG, 1981.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In. EVANGELISTA, ARACY; BRINA, Heliana; MACHADO, Maria Zélia (orgs). A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. P. 17 – 47.

TEBEROSKY, Ana; GALLART, Marta S. (orgs). Contextos de alfabetização inicial. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VIDAL, Diana Gonçalves. Uma biblioteca escolar; práticas de formação docente no Rio de Janeiro, 1927-1935. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs). Biblioteca e formação docente percursos de leitura (1902-1935). Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 1,p. 1851-1860 jan. 2020. ISSN 2525-8761

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto. Solange Castro Afeche. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Referências

Documentos relacionados

Foy, Long-term corrosion behaviour of low-carbon steel in anoxic environment: characterisation of archaeological artefacts, Journal of Nuclear Materials 379 (1–3) (2008) 118– 123.

A cor deve-se a quantidade de pigmentos no revestimento externo da semente e por fatores genéticos e ambientais (COSKUNER; KARABABA, 2007 apud BARROSO et al., 2014,

personal experience (on the interactional level, see further below). In fact, these functions are quite specific and directly relate to the nature of the genre stand-up comedy.

O grande impacto das lectinas de plantas na pesquisa biológica e biomédica se deu por duas razões: as lectinas de plantas são fontes facilmente acessíveis de proteínas ligantes

As recomendações para o desenvolvimento são baseadas nas diretrizes da WCAG 2.0, descrevendo como deve ser organizado o código fonte HTML das páginas como, por

Estacionamento comercial de uso exclusivo (Imagens 5 a 8): são os estacionamentos comerciais propriamente ditos, pelo qual não há outro uso, senão o comércio de vagas de

disso, a Casa da Glória apresenta significativa importância para a história de Minas Gerais por ter sido residência dos intendentes dos diamantes da Coroa Portuguesa, por ter sido

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco