• Nenhum resultado encontrado

Capacitação docente para execução dos primeiros socorros em escolares / Teacher training for first aid meeting in schools

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Capacitação docente para execução dos primeiros socorros em escolares / Teacher training for first aid meeting in schools"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Capacitação docente para execução dos primeiros socorros em escolares

Teacher training for first aid meeting in schools

DOI:10.34117/bjdv6n6-497

Recebimento dos originais:08/05/2020 Aceitação para publicação:22/06/2020

Meyssa Quezado de Figueiredo Cavalcante Casadevall

Doutora em Ciências Médico-Cirúrgicas - Universidade Federal do Ceará Instituição: Universidade Federal do Ceará

Endereço: Rua Prof. Costa Mendes, 1608 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE, Brasil. E-mail: mequezado@gmail.com

Vanísia Rodrigues Araújo De Sousa

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Estácio do Ceará Instituição: Centro Universitário Estácio do Ceará.

Endereço: Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 - Patriolino Ribeiro, Fortaleza-CE, Brasil. E-mail: vanisiaraujo@gmail.com

Ellen Dos Santos Miranda

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Estácio do Ceará Instituição: Centro Universitário Estácio do Ceará.

Endereço: Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 - Patriolino Ribeiro, Fortaleza-CE, Brasil. E-mail: ellensmiranda@yahoo.com

Maycon Vitoriano De Paula

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Estácio do Ceará Instituição: Centro Universitário Estácio do Ceará.

Endereço: Rua Eliseu Uchôa Beco, 600 - Patriolino Ribeiro, Fortaleza-CE, Brasil. E-mail: mayconvitoriano14@hotmail.com

Maria Helane Rocha Batista Gonçalves

Doutora em Ciências Médico-Cirúrgicas - Universidade Federal do Ceará Instituição: Universidade Estadual do Ceará

Endereço: Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza-CE, Brasil. E-mail: helanerocha@hotmail.com

Eysler Gonçalves Maia Brasil

Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde - UECE

Instituição: Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Brasileira (UNILAB) Endereço: Rua José Franco de Oliveira, s/n, Redenção-CE, Brasil.

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761

RESUMO

O presente estudo objetivou analisar o conhecimento dos professores do ensino infantil a respeito dos primeiros socorros. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa, seguindo os seis passos descritos por Mendes e Galvão. O levantamento dos dados se deu durante os meses de setembro e outubro pela busca on-line nas bases de dados: BIREME, LILACS e BDENF, totalizando 10 artigos que compuseram a pesquisa. Através da análise dos dados coletados foram extraídas três categorias: A importância do treinamento e capacitação sobre primeiros socorros para os professores; Grau de conhecimento dos professores sobre primeiros socorros e Acidentes escolares mais frequentes relacionados a infraestrutura. É certo que há um déficit no grau de conhecimento dos profissionais de ensino infantil em relação aos primeiros socorros. Nota-se o despreparo deste profissional na ocorrência de acidentes, sua prestação de socorro se dar de forma impulsiva e por muitas vezes irracional.

Palavras-chave: Primeiros socorros, Educação em enfermagem, Capacitação de professores.

ABSTRACT

This study aimed to analyze the knowledge of teachers in early childhood education about first aid. This is an integrative review study, following the six steps described by Mendes and Galvão. The survey of data took place during the months of September and October through the online search in the databases: BIREME, LILACS and BEDENF, totaling 10 articles that comprised the research. Through the analysis of the collected data, three categories were extracted: The importance of training and capacity building on first aid for teachers; Degree of knowledge of teachers about first aid and most frequent school accidents related to infrastructure. It is true that there is a deficit in the level of knowledge of early childhood education professionals in relation to first aid. It is possible to notice the unpreparedness of this professional in the occurrence of accidents, his provision of assistance is given in an impulsive and often irrational way.

Keywords: First aid, Nursing education, Teacher training.

1 INTRODUÇÃO

Em algum momento da vida, qualquer indivíduo pode ser acometido por situações de urgência e emergência fora do ambiente hospitalar, necessitando de intervenções rápidas e adequadas realizadas em um curto espaço de tempo. Estas itervenções permitem que a vítima recupere suas funções vitais e reduza os possíveis agravos decorrentes do mesmo. Tais cuidados são denominados de primeiros socorros e podem ser prestados pelas pessoas presentes no local até que o atendimento especializado ofereça assistência a vítima(1).

É importante ressaltar que, embora qualquer pessoa possa realizar o atendimento, deve-se conhecer as técnicas de quando e como agir. Quando o atendimento é realizado de forma imediata, minimiza-se os riscos de sequelas e aumenta-se as chances de vida. São poucas as pessoas que, dentro do ambiente de trabalho, possuem esse tipo de conhecimento sobre primeiros socorros, algo negativo, já que situações de urgência podem surgir e pôr em risco a

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 vida da vítima pela falta de um atendimento imediato(2). Quando se trata de crianças, estes cuidados devem ser realizados de uma maneira ainda mais rápida.

As crianças possuem características que as colocam em risco e as predispõe ao acontecimento de acidentes que envolvem traumas e lesões. Estas são: os variados níveis de desenvolvimento cognitivo e motor, a curiosidade de explorar situações desconhecidas para as quais não possui preparo físico, a agressividade e intensidade das atividades recreativas, a exposição a comportamentos de risco e as atitudes de desafios às regras institucionais(1).

O atendimento precoce e de boa qualidade a vítima é fundamental, principalmente quando é realizado por ações padronizadas onde observa-se uma maior probabilidade de eficácia da intervenção, diminuindo ou até mesmo evitando o óbito, as lesões cerebrais e outras sequelas que podem surgir em decorrência do acidente(3).

Os estabelecimentos de ensino são espaços onde se localizam um grande quantitativo de crianças em constante interação, desenvolvendo atividades variadas que estimulam sua capacidade motora e práticas esportivas(4). Desta forma, compreende-se que a escola é um ambiente destinado a formação de cidadãos, onde há a troca constante de experiências e por isso torna-se um local que favorece a aplicação de ações que aumentam o aprendizado e a prevenção dos agravos de acidentes (5).

Afim de encurtar a distância entre escola e os serviços de atenção à saúde, foi elaborado em 2007 o Programa Saúde na Escola (PSE) visando a integração e articulação contínua da educação e da saúde, conferindo à população uma significativa melhoria na qualidade de vida. A principal finalidade desse programa é cooperar para a formação dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção de acidentes, promoção e atenção à saúde(6,7).

Dentro deste universo a educação em primeiros socorros para docentes devem ter sua parcela reservada, devido a elevada incidência de acidentes entre escolares. Segundo a Rede Nacional Primeira Infância (2014), o trauma é a principal causa de morte em crianças e adultos jovens, sendo considerado um dos problemas de saúde pública mundial(8).

De acordo com pesquisa realizada nas cinco maiores escolas da cidade de Umuarama – Paraná, sobre os acidentes mais comuns que ocorrem na escola, os 05 mais citados em porcentagem foram: quedas 37%; fraturas 30%; escoriações 15%; cortes com vidros 10%; choque elétrico 5%; outras respostas 3%(9).

A enfermagem tem um papel importante e estratégica na educação em saúde e, portanto, na educação em primeiros socorros na escola, pois está totalmente inserida nos

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 serviços de urgência e emergência. Apesar de não ter sua atuação voltada diretamente a este tipo de ambiente, o desenvolvimento de tecnologias educativas sobre primeiros socorros é relevante para a enfermagem pois contribuem para uma maior atuação desta categoria no ambiente escolar por meio de intervenções educativas(10).

Com essas informações sobre o conhecimento dos educadores infantis, percebe-se a importância de um estudo a respeito da capacitação e orientação destes professores com o objetivo de prestar o atendimento inicial, afim de diminuir os efeitos do incidente até que a vítima seja levada a uma Unidade de Pronto Atendimento, caso seja necessário.

O presente estudo justifica-se pelo fato de que a curiosidade natural das crianças e o ambiente escolar a qual estão inseridas, as expõe tanto a situações de risco quanto a ocorrência de acidentes e que os profissionais inseridos nesse contexto, no caso os professores, na maioria das vezes não possuem um conhecimento acerca da temática de primeiros socorros ou não foram orientados e treinados para agir em situações de emergência com os seus alunos.

Diante desta justificativa surge o seguinte questionamento: Os professores do ensino infantil estão capacitados a prestarem atendimento em primeiros socorros aos escolares?

O presente estudo objetivou analisar a capacidade dos professores do ensino infantil a respeito dos primeiros socorros.

2 METODOLOGIA OU DESCRIÇÃO DA EXPERINÊNCIA

Trata-se de uma revisão integrativa que abrange a análise de estudos ou pesquisas com mais relevância que atuam como base nas decisões cruciais na prática clínica, proporcionando um elevado grau de conhecimento de um determinado assunto, além de apontar dados do conhecimento que precisam ser melhorados ou modificados com a ajuda de novas realizações de pesquisas (11).

Este método permitiu que a pesquisa tivesse uma alta relevância para as profissões que envolvem a saúde, especificamente a enfermagem pois é arduamente incentivada e desafiada a buscar novos conhecimentos científicos com o objetivo de ofertar cuidados eficazes em todas as áreas da saúde. Além de gerar resultados de pesquisas mais fáceis de compreender, uma vez que com um único estudo o leitor adquire vários acessos a diversas pesquisas realizadas, o que torna rápida a divulgação do conhecimento adquirido (11).

Para realização desse tipo de estudo foi necessário o uso rigorosamente metodológico, visão clara e ampla na explanação dos resultados, de forma que o leitor apontasse as características fundamentais dos estudos incluídos na revisão.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Contudo, para a formação desse trabalho foi sugerida a utilização do modelo de Revisão Integrativa dirigida por Mendes e Galvão, que abrangesse as seguintes etapas no processo de construção metodológico: A elaboração da questão norteadora é a primeira etapa da construção do estudo, mostrando a investigação de um problema relevante. O assunto foi mínimo facilitando a compreensão da construção da questão norteadora, da escolha dos descritores e da busca dos estudos. O êxito da elaboração da pesquisa, para alguns estudiosos, está na primeira etapa bem executada (11).

O guia do planejamento e a execução da pesquisa é a questão norteadora. Atingir o problema desse estudo exigiu, portanto, a busca da seguinte questão norteadora: Os professores do ensino infantil estão capacitados a prestarem atendimento em primeiros socorros aos escolares?

Tal problemática foi respondida por meio da construção de categorias, facilitando a compreensão da temática primeiros socorros na escola.

Já a segunda etapa está diretamente interligada com a fase anterior, pois o assunto abordado no estudo demonstrou a amostragem ou busca de literatura utilizados. Compreende-se que, quanto mais extenso for o objetivo mais calculista e detalhista terá que Compreende-ser o pesquisador ao selecionar tais literaturas para serem incluídas na pesquisa. Nesta etapa o pesquisador abordou de forma bem clara e objetiva quais foram os critérios identificados para o processo de inclusão e exclusão das literaturas (11).

Os critérios de inclusão foram: textos completos e publicados entre 2014 e 2018, disponíveis nos idiomas português, inglês e aqueles que contribuíram para a discussão da temática. Os critérios de exclusão foram: artigos cujo tema não responderam à questão norteadora.

Diante disso, para o levantamento dos dados, foram utilizadas as bases de dados seguintes: LILACS (Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), BDENF (Base de Dados de Enfermagem). Os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) utilizados foram compostos das seguintes palavras no idioma português: Primeiros socorros; Saúde escolar; Emergência, Educação em saúde e Docentes.

Realizou-se o cruzamento dos descritores “saúde escolar” e “emergência”; seguindo com os descritores “primeiros socorros” e “educação em saúde”; logo depois os descritores “primeiros socorros” e “docentes”. Em seguida foram selecionados os artigos que respondessem à questão norteadora. Através dos cruzamentos destes descritores selecionados

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 para ampliar o problema foram pré-selecionados 10.419 artigos da base de dados BIREME. Dentre estes, 1.696 estudos tinham ano de publicação anterior a 2014, 1.492 apresentavam-se como resumo, 7.221 não respondiam à pergunta norteadora, restando 10 artigos para o estudo.

Na terceira etapa que consiste na leitura dos artigos a fim de extrair dos estudos as principais informações a serem analisadas (11). Para coletar e sintetizar os dados obtidos dos

estudos selecionados foi utilizado um quadro sinóptico como instrumento de coleta de dados, com base nos seguintes critérios: Título, autores, objetivo, ano de publicação, qualis e periódico.

A quarta etapa corresponde à análise detalhada dos dados em uma pesquisa convencional. Tal análise é realizada de forma crítica afim de encontrar explicações e mudanças nas recomendações para a prática. Pode ser usada como forma de estratégia, a seleção e divisão dos estudos de acordo com os objetivos da pesquisa e do pesquisador tendo como alvo desvendar as vantagens e desvantagens de cada estudo. De tal forma obteremos uma listagem de artigos correspondentes à pesquisa evidenciando e relacionando os resultados encontrados com diferentes autores (11). A partir da análise dos dados obtidos, estes analisados pelos três pesquisadores, pode-se extrair as seguintes categorias: A importância do treinamento e capacitação sobre primeiros socorros para os professores, Grau de conhecimento dos professores sobre primeiros socorros e Acidentes escolares mais frequentes relacionado a infraestrutura.

A quinta etapa equivale a fase de discussão dos principais resultados da pesquisa que diz respeito à análise dos dados de uma pesquisa inicial. Torna-se importante nesta fase a comparação dos estudos inclusos de acordo com o conhecimento teórico para identificar os resultados de conclusões e implicações da revisão integrativa. Para melhoria de estudos futuros, tendo em vista a relevância da temática abordada nesta pesquisa, pode-se apontar lacunas como forma de direcionamento à estudos futuros que tenham como objetivo realizar pesquisas aprofundadas a respeito deste assunto (11). Os estudos foram analisados criteriosamente dentro das questões norteadores, em seguida interpretados e divididos de acordo com as categorias estabelecidas.

A sexta e última etapa consiste na elaboração da evidência que deve considerar a relação das etapas percorridas e os principais resultados explicitados da pesquisa dos artigos abrangidos. Esta fase produz impacto devido a carga do conhecimento presente de acordo com o conteúdo desenvolvido (11). Após análise e detalhamento dos principais resultados

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 encontrados nos estudos incluídos por meio do processo de revisão, destacou-se as principais temáticas sendo discutidas de acordo com as categorias definidas.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao final, foram incluídos no estudo 10 artigos, seus resultados foram devidamente analisados e discutidos na íntegra. Os mesmos foram publicados em 10 periódicos, em diversas bases nacionais e internacionais, além de estarem classificados no Qualis Capes B2 (Revista de Enfermagem Foco) 01 artigo, A2 (Acta Paulista de Enfermagem) 01 artigo, B2 (Revista de Enfermagem UFPE on line) 02 artigos, B3 (Revista de Enfermagem do Centro-oeste Mineiro) 01, B2 (Enfermería Universitaria) 01 artigo, B4 (Revista Enfermagem UFPI) 01 artigo, B1 (BMJ Pediatrics) 01 artigo, B1 (BMJ Open) 01 artigo, B4 (Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste) 01 artigo.

A seguir, apresenta-se o quadro 1 com os seguintes artigos selecionados conforme o título, autores, objetivo, ano de publicação e periódico. Em seguida, seus conteúdos serão discutidos em categorias temáticas.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Quadro 1 – Descrição dos artigos selecionados

TÍTULO DO

ARTIGO AUTORES OBJETIVO ANO/QUALIS PERIÓDICO

E01(13) Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino Silva LGS, Costa JB, Furtado LGS, Tavares JB, Costa JLD.

Descrever uma ação educativa com professores do ensino primário e identificar possíveis situações de risco para acidentes. 2017/B2 Rev. Enferm. Foco. E02(21) Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Neto NMG, Caetano JA, Barros LM, Silva TM, Vasconcelos EMR. Construir e validar uma cartilha educativa para professores da educação infantil e ensino fundamental I sobre primeiros socorros na escola.

2017/A2 Acta paul. enferm. E03(17) Atividades de educação em saúde junto ao ensino infantil: relato de experiência. Silva CB, Kantorski KJC, Motta MGC, Pedro ENR. Descrever a experiência de planejamento e desenvolvimento de atividades de educação em saúde junto ao ensino infantil. 2017/B2 Rev enferm UFPE on line. E04(15) Atitudes dos docentes de educação infantil em situação de acidente escolar. Carmo HO, Souza RCA, Araújo CLO, Francisco AG. Investigar as atitudes dos docentes de uma escola de educação infantil perante um acidente escolar. 2017/B3 Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. E05(18) Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. Avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros. 2017/B4 Rev Rene. E06(16) Prevenção de acidentes em uma creche: experiência com pais, professores e pré-escolares. Araújo AR, Gubert FA, Tomé MABG, Martins MC, Fontenele NL, Barros ÊC. Promover atividades educativas para a prevenção de acidentes com pré-escolares; verificar com os pais e professores o conhecimento acerca da prevenção de acidentes. 2017/B2 Rev enferm UFPE on line.

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 E07(20) Educación para la salud en primeros auxilios dirigida al personal docente del ámbito escolar

Martín RA.

Avaliar o aumento do nível de conhecimento sobre

primeiros socorros dos professores, após

uma intervenção educativa. 2015/B2 Enfermería Universitaria E08(14) A experiência de discentes de enfermagem na capacitação de educadores infantis em primeiros socorros. Vieira AK, Torres SL, Franca AFO, Silva RMM. Descrever a experiência de discentes do Curso de Enfermagem durante a capacitação sobre primeiros socorros com educadores dos

Centros Municipais de Educação Infantil em Santa Terezinha de Itaipu. 2014/B4 Rev Enferm UFPI E09(22) Effects of pediatric first aid

training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. Li F, Sheng X, Zhang J, Jiang F, Shen X. Avaliar os efeitos do treinamento pediátrico de primeiros socorros entre os professores. 2014/B1 BMC Pediatrics E10(19) Are schoolteachers able to teach first

aid to children younger than 6 years? A comparative study Ammirati C, Gagnayre R, Amsallem C, Némitz B, Gignon M. Avaliar o conhecimento adquirido por crianças muito jovens (<6 anos) treinadas por seus próprios professores

na creche.

2014/B1 BMJ Open

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 3.1 ACIDENTES ESCOLARES MAIS FREQUENTES RELACIONADO A INFRAESTRUTURA

Esta categoria refere-se aos dados encontrados nos artigos que tratam dos acidentes escolares mais frequentes relacionados à infraestrutura.

Os acidentes escolares são cada vez mais frequentes. Além dos envolvidos encontrarem-se na fase de descobertas e de desenvolvimento locomotor, existem as condições da infraestrutura do ambiente que pode favorecer as situações de risco.

Os acidentes na infância, sejam no ambiente escolar ou não, apresentam crescente número de mortalidade e invalidez chegando a 70% dos casos entre crianças desde seu primeiro ano de vida até os 14 anos. Essas ocorrências se dão através de motivos como acidentes e violência, por exemplo (12).

Surge, então, a discussão desses riscos já que no ambiente escolar estão presentes crianças de diferentes idades. É neste ambiente que muitas vezes passam a maior parte do dia, desenvolvendo diversas atividades em constante contato com outras crianças e tendo que lidar com os desafios do ambiente. Por se tratar de crianças, a escola torna mais propícia a ocorrência de acidentes, ocasionados pelas diversas atividades realizadas e também pela curiosidade própria da sua faixa etária para explorar novos lugares da escola e realizar atividades por conta própria. Além dos possíveis acidentes relacionados às atividades, existem as ocorrências de acidentes que envolvem a estrutura da escola. Embora seja um espaço privilegiado e potencializador do desenvolvimento infantil, pode-se também se tornar um ambiente propício à ocorrência de acidentes (13).

Neste ambiente, as crianças estão mais suscetíveis aos acidentes, pois a mudança de ambiente pode lhes induzir um elevado nível de tensão e de liberdade de locomoção. Estes fatores associados à desatenção ou ausência da capacidade de identificação dos perigos que o ambiente representa e à vulnerabilidade ocasionada pela própria idade é o que faz do ambiente escolar mais propenso à ocorrência de acidentes (14).

Logo, os acidentes dentro do ambiente escolar, podem acontecer a qualquer momento, principalmente quando se trata de crianças. Muitos acidentes ocorrem com maior frequência nas atividades esportivas e recreativas e nos intervalos do lanche em que as crianças realizam brincadeiras próprias de sua faixa etária (15).

Mediante o estudo das pesquisas relacionadas ao assunto, pode-se listar as principais ocorrências notadas no ambiente escolar. Dentre as mais frequentes estão o sangramento nasal,

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 o desmaio, as contusões, as distensões, as entorses, as luxações, as fraturas, os cortes e as escoriações (12,13).

O tipo de acidente com mais frequente é a queda que, dependendo do grau do acometimento, pode levar a criança à óbito. Os escolares, por gostarem de correr e subir em lugares elevados, se expondo a esses riscos (16).

Associada aos acidentes, a sala de aula, por não possuir uma estrutura desejável para crianças, pode ser propícia a condições acidentais. Por isso, é importante a existência de uma estrutura física adequada para que se evite acidentes e se previna a ocorrência de sequelas irreversíveis (15). Dentre as principais estruturas e fatores que podem ocasionar eventualidades, podemos citar os móveis pontiagudos como, carteira e cadeira, os materiais próprios dos alunos e a proximidade das cadeiras às janelas (12).

Quando se trata de estrutura escolar, deve-se observar os diferentes aspectos das condições de funcionamento, analisando os pontos que são mais suscetíveis a acidentes entre os escolares. Um dos pontos que podemos observar nas escolas é o risco de quedas, pois os traumas podem se apresentar como situação de elevado índice de morbimortalidade infantil na fase pré-escolar. Uma forma de prevenção adequada é a utilização de grades em portas e janelas, a utilização de telas de proteção e corrimão nas escadas e rampas (13).

Além da infraestrutura, que pode ser uma das grandes responsáveis pela incidência de acidentes na infância, os momentos de recreação também são mais propensos à ocorrência de acidentes com danos à saúde da criança. O espaço escolar possui parquinho, palco e quadra. Estes lugares chamam a atenção das crianças, que são ávidas em explorar o ambiente. Portanto, devem estar sempre acompanhadas de um responsável para que se evite quedas e demais ocorrências (15).

As escolas precisam ser vistoriadas pelo órgão responsável de fiscalização de escolas e prédios a respeito da infraestrutura e, quando necessário, realizadas manutenções e adequações com o intuito de prevenir acidentes escolares. A escola, mesmo sendo considerada um local seguro, ainda assim possui ambientes e instalações a serem readequadas (13).

Cabe ressaltar que os docentes são peças importantes para o cuidado das crianças. Eles conhecem cada espaço do ambiente e sabem quais os locais mais propícios às situações de acidentes. Por isso é importante identificar os pontos críticos da infraestrutura escolar, corrigindo-os e contribuindo para redução dos acidentes em escolares (15).

Acerca do assunto, a segurança do ambiente escolar envolve a estrutura física adequada e a capacitação dos profissionais que atuam naquele local. É necessário o conhecimento sobre

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 primeiros socorros em diferentes faixas etárias e a habilitação dos profissionais com a finalidade de promover o cuidado e reduzir agravos relacionados aos acidentes na escola (13).

Percebe-se que a assistência de enfermagem é de suma importância na promoção de saúde através da capacitação teórico-prática em primeiros socorros dos docentes, afim de minimizar os índices de acidentes entre escolares. Apesar das falhas na infraestrutura, um corpo docente preparado e conhecedor das principais ações de primeiros socorros, reduzirá a incidência de agravos e complicações que coloquem em risco a saúde da criança (17).

3.2 GRAU DE CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE PRIMEIROS SOCORROS.

Nesta categoria tratou-se dos dados encontrados nos artigos a respeito do grau de conhecimento dos professores sobre primeiros socorros.

De acordo com a pesquisa realizada através da leitura dos artigos, percebe-se que há uma grande necessidade em nosso país em abordar os cuidados de saúde na formação acadêmica dos professores e em sua vivência profissional.

A amplitude desse conteúdo de primeiros socorros deve ser disponibilizada a qualquer pessoa que deseje ter acesso ao conhecimento, para que aprenda de forma correta, com qualidade e eficácia. É de extrema importância a capacitação dos educadores de ensino infantil para que, em momentos de urgência, possam salvar vidas dos seus alunos e até mesmo prevenir ou reduzir sequelas.

Sabe-se que a capacitação dos professores em primeiros socorros é fundamental na vida profissional desses educadores, pois proporciona medidas de segurança minimizando até mesmo complicações e possíveis sequelas nas vítimas (18).

Pesquisas demonstram que os profissionais de ensino infantil não possuem conhecimento adequado sobre primeiros socorros durante a formação acadêmica ou em seu ambiente de trabalho. Sabendo que, no seu cotidiano, muitas das vezes surgirão situações que necessitarão de agilidade no atendimento com o propósito de salvar a vida de uma criança. A capacitação deve-se ser ofertada para qualquer pessoa com o intuito de prestar socorro adequado à vítima até ela receber atendimento especializado. O Ministério da Saúde juntamente com o Ministério da Educação elaborou o Programa Saúde na Escola que tem como objetivo capacitar os profissionais de educação para atuar como socorristas, quando necessário na escola, com ações preventivas que são de responsabilidade da Estratégia Saúde da Família na área da localização da escola (15).

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Muitos educadores relatam nunca ter passado por qualquer tipo de capacitação ou treinamento sobre primeiros socorros, mas que já vivenciaram grandes momentos de tensão em acidentes escolares e que não souberam intervir de forma correta (14).

Segundo o Ministério da Saúde, uma das grandes abordagens a ser usada como programas educacionais para os professores são as atividades e ações preventivas de acidentes no ambiente escolar. Porém, quando a prevenção falhar será necessário a atuação dos professores em prestar os primeiros atendimentos ao acidentado (15).

Sabe-se que a prevenção é o caminho mais eficaz para a redução de acidentes na infância ou no ambiente escolar. Portanto, é necessário e fundamental para os educadores a implantação de programas educativos que proporcionem conhecimentos sobre tal assunto, dando-lhes a autonomia de agirem em momentos de emergência oferecendo atendimento prévio enquanto aguardam o serviço de atendimento pré-hospitalar especializado, como o SAMU, por exemplo (14).

Com o despreparo dos docentes em relação aos acidentes na infância, observa-se que, de acordo com os estudos, o ambiente escolar é o local aonde ocorre grande parte das situações que colocam em risco a saúde da criança. Por tal motivo, é fundamental que os professores sanem as suas dúvidas sobre como atuar em casos de urgência e emergência com seus alunos. Conforme pesquisas, são muitos os relatos dos educadores que não sabem agir de forma correta e que se sentem inseguros em prestar atendimento imediato, pois temem causar sequelas nas crianças por não saber agir em determinada situação e que sempre prestaram atendimento aos alunos por impulso, pela experiência vivenciada no trabalho ou pelos conselhos dados por amigos e parentes (15,19).

Portanto, percebe-se que os educadores não se sentem capacitados para agir em situações de emergência e urgência na escola porque não receberam treinamento neste determinado assunto. É observado que o despreparo e a insegurança são sentimentos comuns entre os docentes, tornando-os assim incapazes de atender uma vítima de acidentes escolares

(15,20).

Tal despreparo é evidenciando quando questionado aos profissionais sobre como agir em situações de urgência e emergência, pois afirmam nunca terem recebido algum tipo de instrução na época da formação acadêmica, que somente receberam instruções de como educar a criança para a vida adulta (21).

Os docentes relatam que existem acidentes leves e graves na escola, sendo que o atendimento sempre é prestado por eles mesmos sem saber ao certo o que estão fazendo e se

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 estão fazendo de forma correta. Percebe-se o despreparo dos profissionais e a insegurança quando surge o atendimento de urgência no ambiente escolar, pois realizam o socorro de forma errônea. Muitas são as dúvidas e incertezas que rodeiam esses profissionais, que de acordo com eles seriam sanadas se tivessem o treinamento adequado para prestarem (14).

É certo que, ainda falta preparo na atuação dos docentes em relação aos primeiros socorros na escola, mas se houvesse capacitação e informações para esses educadores seriam menores os índices de acidentes no ambiente escolar. Além disso, o quantitativo de sequelas seria reduzido, pois o atendimento imediato prestado pelo professor reduziria os agravos no estado clínico da criança, sendo possível transmitir esses conhecimentos aos seus alunos, tornando-os capazes de prestarem atendimento adequado em situações de emergência (19).

Pelo despreparo dos professores é que se dá a importância das inserções de ações de cuidados e prevenção de acidentes na escola, favorecendo um espaço adequado para segurança e o desenvolvimento da criança e contribuindo assim para o melhor funcionamento da instituição (17).

A maioria dos professores relata que nunca entraram em contato com este tipo de capacitação e informação, embora já tenham passado por situações de acidentes no qual não souberam como agir (14). A desinformação gera sentimentos de angústia e sensação de incapacidade. Com a participação dos educadores em estratégias e programas desenvolvidos para treiná-los em primeiros socorros, se tornarão mais aptos a lidar em situações de emergência (19). Contudo, percebe-se a ausência de diretrizes na educação brasileira e no PSE, pois focam a capacitação ou treinamentos para esses professores sobre este determinado assunto de grande importância.

3.3 A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA OS PROFESSORES

Durante a formação acadêmica, os professores não recebem informações a respeito dos primeiros socorros, mostrando-se leigos em relação ao atendimento inicial dos acidentes escolares. Apesar de não vivenciarem essa experiência, a maioria deles sabe a definição de primeiros socorros e carregam em si a vontade de aprender a respeito da temática (15,20).

Os principais acidentes vivenciados pelos professores dentro do ambiente escolar são: convulsões, cortes profundos, fraturas de membros superiores e inferiores expostas ou não, entorses, cortes extensos com muito sangramento, quedas e engasgamentos (15). Muitos se sentem inseguros em prestar socorro, o que gera o sentimento de insegurança e medo em

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 intervirem de maneira ineficaz, sob o risco de aumentarem a gravidade do quadro e de expor de forma desnecessária a criança (13).

O treinamento realizado junto aos professores envolve questões relacionadas às situações de emergência mais comuns que ocorrem nas escolas e os capacita a agir de maneira eficiente diante das diversas possibilidades de acidentes escolares (15,19).

No programa de treinamento realizado em um estudo, foram abordados os seguintes conteúdos: Dificuldade em Respirar; Controle da Infecção, Sangramento e Edema; Lesões Ósseas, Articulares e Musculares; Perda de capacidade de resposta e desmaio; Convulsões e traumatismos cranianos; Reações alérgicas, mordidas e picadas; Envenenamento, Queimaduras, Lesões Oculares e Bucais. Os resultados demonstram que há uma boa retenção do conhecimento por parte dos professores a respeito dos temas ministrados (22).

Apesar de alguns educadores já apresentarem um conhecimento prévio a respeito dos primeiros socorros, algumas destas noções são errôneas e incompletas, como, por exemplo, a utilização de álcool para tratar feridas e o desconhecimento por parte deles da utilização do desfibrilador externo (20).

As atividades de capacitação docente sobre primeiros socorros podem ser realizadas pelo Enfermeiro da Atenção Primária em Saúde junto a sua equipe que devem estar aptos ao primeiro atendimento à vítima, sabendo, pois, que a correta resolução do protocolo pode salvar a vida da vítima caso a unidade disponha do material necessário(23).

Antes de iniciar as atividades de capacitação dos professores, faz-se necessária a aplicação de pré-teste como instrumento de coleta de dados, composto por questões subjetivas e objetivas, com a finalidade de identificar os principais déficits no conhecimento de primeiros socorros e as características demográficas do grupo que demonstra interesse em capacitar-se

(22).

As atividades educativas de capacitação costumam ser teórico-práticas divididas em alguns momentos e vivências. Na primeira etapa, utiliza-se meios didáticos, como tecnologias e materiais de multimídia, para a explanação do conteúdo teórico elaborado segundo dados obtidos no pré-teste, seguido de atividades práticas relacionadas à temática (14). Estes

treinamentos devem permanecer por longos períodos, conciliando aulas visuais, treinamentos práticos e aplicação de casos com situações reais, permitindo a aquisição de habilidades por parte desse profissional (18).

A capacitação se mostrou uma estratégia com resultados positivos para qualificação docente. Antes de serem submetidos ao treinamento, os professores apresentavam um baixo

(16)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 nível e déficits de conhecimento sobre os primeiros socorros (14,20,22), evidenciado em um estudo que demonstrou que no pré-teste 3,7% alcançaram a nota de aprovação de 80%. Na segunda etapa, quando o treinamento foi realizado, 82,8% dos participantes atingiram uma nota de 80% ou mais (22).

As estratégias de capacitação e orientação ao público de educadores do ensino infantil, fazem parte da metodologia para diminuir os níveis de acidentes na infância, mais precisamente na escola (15).O professor é o profissional que dedica e passa a maior parte do

seu tempo com as crianças e vivencia as mais diversas situações de acidentes entre os escolares

(13). Quando adequadamente treinados e orientados, são capazes de agir perante estas situações,

minimizando os riscos e a morbimortalidade por acidentes entre escolares.

O conhecimento a respeito dos primeiros socorros não se limita apenas ao professor. Com uma formação voltada para a disseminação do conhecimento, o educador pode, através das informações adquiridas, ser a conexão entre os profissionais da saúde responsáveis pela elaboração das aulas teóricas e atividades práticas, seus alunos e demais profissionais que compõe o quadro de funcionários da escola. A escola não se trata apenas de um espaço de educação social, envolve também a busca pela promoção da saúde visto que os acidentes na infância resultam em impacto social e na saúde pública, sendo necessárias ações de prevenção e atuação nas situações de emergência (15,19).

4 CONCLUSÃO

O estudo nos possibilitou o aprofundamento de conhecimentos sobre a temática da capacitação docente em primeiros socorros afim de que possam agir adequadamente em situações de emergência no ambiente escolar, além de se identificar os principais tipos de acidentes que acontecem com os escolares.

Em concordância com os dados obtidos nos resultados e discursões, percebe-se que os docentes não possuem um conhecimento adequado para se prestar atendimento aos seus alunos, pois referem que nunca tiveram nenhum tipo de treinamento ou capacitação para ensinar de forma correta o atendimento imediato à criança acidentada.

É percebível o despreparo dos profissionais de ensino infantil quando se refere ao atendimento de primeiros socorros, pois suas prestações de socorros se dão de forma impulsiva e por muitas vezes irracional, pois é relatado pelos mesmos que não sabem ao certo o que estão fazendo.

(17)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Evidencia-se que no nosso país ainda não há uma capacitação adequada sobre primeiros socorros para estes profissionais, pois este assunto é deixado de lado ou até mesmo esquecido por ser considerado irrelevante na grade curricular docente.

Cabe à gestão da escola buscar meios de capacitar seus funcionários juntamente com os serviços de saúde e com os profissionais especializados no atendimento de urgência e emergência. Contudo, mais pesquisas sobre essa temática seriam relevantes, visto que se nota uma grande carência de estudos e pesquisas que tratem desse assunto, pois encontrou-se grandes dificuldades durante a coleta de dados, visto que a quantidade de artigos a este respeito é escassa.

Todavia, esta pesquisa tem grandes contribuições para os estudos acadêmicos, pois traz consigo a importância da capacitação do professores como algo essencial na vida profissional, demonstrando para os novos pesquisadores que ainda requer mais aprofundamento sobre este assunto que é tão amplo para fim de mais dados e informações como forma de contribuir positivamente para o enriquecimento desta temática.

REFERÊNCIAS

1. Neto NMG. Tecnologia educativa para professores sobre primeiros socorros: construção e validação [dissertação]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 2015.

2. Filho AR, Pereira NA, Leal I, Anjos QS, Loose JTT. A Importância do Treinamento de Primeiros Socorros no Trabalho. Rev. Saberes [Internet]. 2015 [citado 2018 nov 20]; vol. 3, n. 2, jul./dez., p. 114-125. Disponível em: https://facsaopaulo.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2018/05/ed3/10.pdf.

3. Chaves AFL, Muniz PHS, Lima LC, Morais HCC, Holanda RE, Lopes BB. Reanimação cardiopulmonar nas escolas: avaliação de estratégia educativa. Revista Expressão Católica Saúde [Internet]. 2017 [citado 2018 mai 14]; v. 2, n. 1; Jan – Jun;. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324963102_REANIMACAO_CARDIOPULMON AR_NAS_ESCOLAS_AVALIACAO_DE_ESTRATEGIA_EDUCATIVA.

4. Sena SP, Ricas J, Viana MRA. A percepção dos acidentes escolares por educadores do ensino fundamental, Belo Horizonte. Rev Med [Internet]. 2008 [citado 2018 nov 20]; 18(4 Supl 1): S47-S54. Disponível em: http://rmmg.org/exportar-pdf/1400/v18n4s1a08.pdf.

5. Coelho JPSL. Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia. Revista Científica do ITPAC [internet]. 2015 [citado 2018 nov 03]; v.8, n.1, Pub.7. Disponível em: https://assets.itpac.br/arquivos/coppex/revista%20volume%208/artigo7.pdf.

(18)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 6. Ministério da Educação [Internet]. Programa Saúde na Escola. Brasília: Ministério da Educação [citado 2018 nov 14]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-

federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas.

7. Ministério da Educação (BR). Decreto N° 6.286, de 5 de dezembro de 2007: institui o Programa Saúde na Escola-PSE e dá outras providências. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. 2007 dez 5; (Seção 1): 2. http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2007/decreto-6286-5-dezembro-2007-565691-norma-pe.html.

8. Plano Nacional da Primeira Infância. Projeto Observatório Nacional da Primeira Infância. Mapeamento da Ação Finalística Evitando Acidentes na Primeira Infância. Fortaleza (CE); 2014.

9. Conti KLM, Zanatta SC. Acidentes no ambiente escolar – uma discussão necessária. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE [Internet]. 2014 [citado 2018 mai 14]. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2 014_unespar-paranavai_cien_artigo_kesia_liriam_meneguel.pdf.

10. Machado MSG, Zanzi N, Faveri F. Construção de uma cartilha de primeiros socorros na infância: um relato de experiência. In: Anais do V Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG; 2017 out 02-04; Caxias do Sul, RS. Caxias do Sul: Centro Universitário da Serra Gaúcha; 2017. p. 69-70.

11. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2008 [citado 2018 jul 04]; 17(4): 758-64. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf.

12. Silva RF, Barbosa ES, Costa CA. O domínio dos procedimentos em primeiros socorros de professores de educação física na rede pública de ensino fundamental I na cidade de Palmeira-PR [monografia]. Paraná: Faculdade Sant’ana; 2017.

13. Silva LGS, Costa JB, Furtado LGS, Tavares JB, Costa JLD. Primeiros socorros e prevenção de acidentes no ambiente escolar: intervenção em unidade de ensino. Enferm. Foco [Internet]. 2017 [citado 2018 set 26]; 8 (3): 25-29. Disponível em:

(19)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 14. Vieira AK, Torres SL, Franca AFO, Silva RMM. A experiência de discentes de enfermagem na capacitação de educadores infantis em primeiros socorros. Rev Enferm UFPI. [Internet]. 2014 [citado 2018 set 26]; Oct-Dec;3(4):106-11. Disponível em: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2148/pdf.

15. Carmo HO, Souza RCA, Araújo CLO, Francisco AG. Atitudes dos Docentes de Educação Infantil em Situação de Acidente Escolar. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. [Internet]. 2017 [citado 2018 set 25];7:e1457. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1457/1573.

16. Araújo AR, Gubert FA, Tomé MABG, Martins MC, Fontenele NL, Barros ÊC. Prevenção de acidentes em uma creche: experiência com pais, professores e pré-escolares. Rev enferm UFPE on line. [Internet]. 2017 [citado 2018 out 25]; 11(Supl. 4):1671-8. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/download/15264/18063.

17. Silva CB, Kantorski KJC, Motta MGC, Pedro ENR. Atividades de educação em saúde junto ao ensino infantil: relato de experiência. Rev enferm UFPE [Internet]. 2017 [citado 2018 out 25]; 11(Supl. 12):5455-63. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174055.

18. Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene. [Internet]. 2017 [citado 2018 out 25]; 18(3):292-9. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044.

19. Ammirati C, Gagnayre R, Amsallem C, Némitz B, Gignon M. Are schoolteachers able to teach first aid to children younger than 6 years? A comparative study. BMJ Open [Internet]. 2014 [cited 2018 out 25];4:e005848. Available from: https://bmjopen.bmj.com/content/bmjopen/4/9/e005848.full.pdf.

20. Martín RA. Educación para la salud en primeros auxilios dirigida al personal docente del ámbito escolar. Enfermería Universitaria. [Internet]. 2015 [citado 2018 out 25]; 12(2):88---92. Disponible en: https://ac.els-cdn.com/S1665706315000056/1-s2.0-S1665706315000056-

main.pdf?_tid=d9111d6f-7c2a-4d39-8cff-9f6655e10633&acdnat=1542750976_b4d118d11e4a77323310c774c0b6333c.

21. Neto NMG, Caetano JA, Barros LM, Silva TM, Vasconcelos EMR. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2017 [citado 2018 out 25]; 30(1):87-93. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v30n1/1982-0194-ape-30-01-0087.pdf.

22. LI, F.; SHENG, X.; ZHANG, J.; Jiang F, Shen X. Effects of pediatric first aid training on preschool teachers: a longitudinal cohort study in China. BMC Pediatrics [Internet]. 2014

(20)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.6, p.39751-39770 jun. 2020. ISSN 2525-8761 [cited 2018 out 25]; 14:209. Available from: https://bmcpediatr.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/1471-2431-14-209.

23. CAVALCANTE, M.R.R.L.; OLIVEIRA, A.D.S.; AMORIM, F.C.M.; ALMEIDA, C.A.P.L.; MORAIS, E.J.S.; LIRA, T.B.; SILVA, R.K.; SOARES, A.R.G. Cardiopulmonary resuscitation and cardiopulmonary resuscitation: theoretical knowledge of primary care nurses. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 18682-18694 oct. 2019 ISSN 2525-8761.

Referências

Documentos relacionados

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem