• Nenhum resultado encontrado

ENCCEJA NÍVEL DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "ENCCEJA NÍVEL DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES - MRE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS

ANÍSIO TEIXEIRA - INEP

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ - SEED

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – DEJA

ENCCEJA

NÍVEL DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias

81ª ETAPA/2006

INSTRUÇÕES

1. Leia atentamente cada questão antes de decidir qual opção assinalar. Lembre-se de que cada questão comporta uma

única opção correta.

2. Após concluir a etapa anterior, solicite ao professor-aplicador o cartão-resposta-personalizado e transporte a letra

referente à opção escolhida.

3. De posse do seu cartão, verifique se o nome, número de inscrição e sala estão corretos. Se houver dúvidas, consulte o

professor-aplicador. Só então, assine-o.

4. Assinale, no cartão-resposta-personalizado, as opções do quadro ao pé da página, preenchendo todo o espaço

destinado, com caneta azul.

5. O cartão-resposta-personalizado não poderá conter erros ou rasuras.

A T E N Ç Ã O

A NÃO OBSERVÂNCIA DAS INSTRUÇÕES ACIMA PODERÁ CAUSAR A ANULAÇÃO DO CARTÃO-RESPOSTA-PERSONALIZADO.

(2)

A noção de monumento histórico compreende, além da obra arquitetônica em si, os sítios urbanos e rurais, testemunhos de uma civilização determinada de uma evolução significativa, e de fato histórico. Compreende as grandes criações e, também, as obras modestas, que, através do tempo, adquiriram valor cultural significativo.

Carta de Veneza, Art. 1.o. Internet: <portal.iphan.gov.br>.

A Carta de Veneza, de 1964, é um documento internacional sobre a conservação e o restauro de monumentos e localidades, que serve de parâmetro para a formulação de políticas de preservação do patrimônio histórico no Brasil e no mundo. Com base no artigo sobre monumentos históricos, é correto afirmar que

A o monumento histórico se restringe ao patrimônio

arquitetônico.

B as criações modestas são monumentos de menor valor social

e econômico.

C as produções culturais significativas são consideradas

monumentos.

D monumentos históricos são testemunhos do passado que

perderam seu significado cultural.

37'56“1

Carlos Eugênio Marcondes de Moura. A travessia da Calunga Grande. São Paulo: Edusp, 2000, p. 596.

Em 7 de setembro comemora-se a independência do Brasil, considerado um dos mais importantes marcos da história brasileira. É comum a organização de desfiles para relembrar esse grande feito.

Na charge acima, produzida por Ângelo Agostini, no século XIX, para uma das comemorações da Independência do Brasil, o autor

A fortalece o sentido de libertação dos brasileiros. B comemora o fim da escravidão dos índios e africanos. C despreza os índios e africanos na formação da nação. D refere-se aos limites dessa libertação para escravos e índios.

A festa do Divino foi instituída em Portugal nos primeiros anos do século XIV pela rainha Isabel, mulher de D. Diniz, quando construiu a igreja do Espírito Santo em Alenquer. No Brasil, popularizou-se no século XVI e é celebrada ainda no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Amazonas, Espírito Santo e Goiás, com missa cantada, procissão, leilão de prendas e as manifestações folclóricas peculiares de cada região. Na preparação da festa realiza-se uma folia, com a bandeira do Divino, para arrecadar fundos e são armados coretos, palanques e um trono para o imperador do Divino. Trata-se de uma criança ou adulto que, durante a festa, exerce poderes majestáticos, chegando até a libertar presos comuns em algumas regiões de Portugal e do Brasil.

Internet: <www.terrabrasileira.net/folclore/ regioes/6ritos/divino.html>.

De acordo com o texto, sobre a festa do Divino, conclui-se que

A foi criada no Brasil em homenagem à rainha Isabel de

Portugal.

B é herança da cultura européia cristã trazida pelos

colonizadores.

C descaracterizou-se ao incorporar manifestações folclóricas. D servia para arrecadar fundos ao imperador em Portugal.

37'56“1

Em 23 de outubro de 1906, Santos-Dumont realizara a proeza de alçar-se ao ar a bordo do 14-Bis, em Paris, no primeiro vôo documentado da história da aviação.

Isabel Lustosa. Esses bravos heróis dos ares. Revista Nossa História. ano 1, n.o 2, dez./2003, p. 34.

No dia 17 de dezembro de 1903, na cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte (EUA), os irmãos Wright conseguiram voar 36,5 metros durante 12 segundos com sua aeronave Flyer 1 — fato considerado em parte do mundo, especialmente nos Estados Unidos, como o primeiro vôo motorizado da história.

Chris Bueno. Tentativa de vôo dos irmãos Wright completa cem anos. Polêmica continua. 360 graus Multimídia, 17/12/2003. Internet: <http://360graus.terra.com.br>.

Com base nas informações dos textos acima, sobre quem seria o Pai da Aviação, é correto afirmar que

(3)

Atlas da Exclusão Social, vol 2. São Paulo: Cortez, 2004, p. 154.

Vistas do Mosteiro do Caraça, no século XIX e na a t u a l i d a d e . R e v i s t a M u s e u. I n t e r n e t : <www.revistamuseu.com.br/naestrada>. Acesso em 13/4/2006.

O Parque Nacional do Caraça, localizado na Serra do Espinhaço, no município de Catas Altas, que já foi colégio e seminário (...), além de manter todo seu entorno natural, transformado em Reserva Particular de Patrimônio Natural em 1990, foi garantido que esse santuário ecológico não venha a sofrer futuros danos. A história do mosteiro se originou em 1774, quando o jesuíta Carlos Mendonça Távora fugiu de Portugal para o Brasil. Sendo Portugal, no século XVIII, um estado absolutista, Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal, acreditava que os jesuítas representavam uma séria ameaça à nobreza dominante da época, passando, então, a persegui-los impiedosamente. No ano de 1758, quando o Rei D. José foi vítima de um atentado, a suspeita recaiu sobre os Távoras, levando o Marquês de Pombal a castigar a família, queimando onze de seus membros em praça pública. Um deles, queimado em efígie, seria o jovem Carlos Mendonça Távora, que conseguiu fugir em um navio para o Brasil, escondendo sua origem sob um hábito religioso franciscano e utilizando o nome de Irmão Lourenço. Ao chegar a Minas Gerais, encontrou uma região isolada e protegida por montanhas. Numa dessas montanhas era possível enxergar os contornos do rosto de um gigante, batizado de Serra do Caraça.

Revista Museu. Intenet: <www.revistamuseu.com.br/naestrada>. A c e s s o e m 1 3 / 4 / 2 0 0 6 ( c o m a d a p t a ç õ e s ) .

O Parque Nacional do Caraça pode ser considerado um patrimônio que

A guarda a memória das heresias católicas no Brasil. B tem o aspecto natural sobreposto ao cultural. C possui valor arquitetônico, cultural e natural. D perdeu sua função social e mostra-se decadente.

O índice de desigualdade social quantifica a disparidade de renda entre os mais ricos e os mais pobres na sociedade brasileira. Quanto maior o índice, melhor é a situação social dos habitantes da região em estudo.

Considerando o gráfico acima, assinale a opção correta.

A Entre 1960 e 2000 houve diminuição da desigualdade nas

regiões Norte e Sul.

B A desigualdade social aumentou na região Centro-Oeste entre

1960 e 1980.

C Nas regiões Sudeste e Nordeste aumentou a desigualdade

social entre 1980 e 2000.

D A região Sudeste, comparada à região Sul, teve maior índice

de desigualdade social em 2000.

37'56“1

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos (EUA) emergiram como superpotência. Acumularam reservas em dólar, que passou a ser a moeda mais usada no comércio internacional. Durante a guerra, suas cidades, indústrias e propriedades se mantiveram intactas, enquanto países vitoriosos, como o Reino Unido e a França, ficaram enfraquecidos por terem sido arrasados durante o conflito mundial. Os EUA empenharam-se, então, na tarefa de reorganizar o mundo capitalista.

Podemos apontar como fatores determinantes para essa liderança:

A a troca de conhecimentos científicos com o Japão e os países

chamados Tigres Asiáticos.

B a implantação e a expansão do capitalismo nas antigas

repúblicas socialistas da Europa oriental.

C o Plano Marshall, o desenvolvimento da indústria americana

e os ganhos com a reconstrução dos países europeus.

D as despesas com a corrida armamentista, que enfraqueceu a

(4)

Em Nancy manifestantes atiraram pedras na polícia e vandalizaram automóveis. Em Marselha e Grenoble, outras grandes cidades do interior, as manifestações ocorreram sem maiores incidentes. Toulouse foi palco de um conflito insólito para os padrões franceses. O reitor precisou fechar a universidade depois de confrontos entre partidários e adversários de uma greve contra a nova lei do governo.

Folha de S. Paulo, 18/3/2006.

Em 2006, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas na França para protestar contra a lei do governo que estimula a contratação de recém-formados, mas, ao mesmo tempo, reduz os direitos trabalhistas nos primeiros 24 meses de contrato. A onda de protestos desgasta a imagem do primeiro-ministro francês, que poderá concorrer ao cargo de presidente nas eleições de 2007.

No caso francês, a população

A mostrou-se capaz de se organizar e interferir nas decisões

políticas nacionais.

B cometeu atos de vandalismo que mostram a falência dos

movimentos sociais.

C pretendia criticar o primeiro-ministro, sendo a lei dos

recém-formados um pretexto.

D realizou atos isolados, representando os interesses de grupos

minoritários.

37'56“1

Com a Nova Ordem Mundial, uma nova forma de atuação internacional tem se destacado e expandido no espaço mundial. Calcula-se que, hoje, existam cerca de 10 milhões desse tipo de instituições denominadas ONG não apenas no Brasil como em todo mundo, das quais 50 mil têm, pelo menos, uma ação internacional. O dinamismo e a atuação na sociedade dessas organizações têm sido, em alguns casos, mais eficiente que o Estado.

O sucesso das organizações acima mencionadas, quando comparado à atuação do Estado, deve-se

A a um grupo de pessoas com poder de decisão sobre as regras

e leis de um território.

B a atuação sempre associada ao governo, que simpatiza com

causas comunitárias.

C a sua organização sem fins lucrativos, que conta com o

trabalho voluntário de seus militantes.

D aos altos investimentos em pesquisa científica para se

evitarem catástrofes naturais e suas implicações.

Considere as seguintes leis.

Lei n.o 4.151, de 4 de setembro de 2003 — institui nova

disciplina sobre sistemas de cotas para ingresso nas universidades públicas estaduais e dá outras providências.

Lei n.o 4.528 — institui nos currículos do ensino fundamental e

médio o ensino de História e Cultura Afro-brasileira.

Lei n.o 2.589, de 26 de dezembro de 2002 — dispõe sobre a

reserva de vagas aos vestibulandos índios na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Muitas vezes o Brasil é visto, tanto aqui como no exterior, como um país com uma convivência harmoniosa entre as etnias, sobretudo quando as imagens divulgadas mostram o carnaval e jogos de futebol. As leis mencionadas acima e promulgadas nos últimos anos indicam que

A a idéia de convivência harmoniosa é verdadeira e essas leis

acabam suscitando preconceito contra minorias.

B há uma tendência para se inibir o racismo legalizado no

Brasil.

C os movimentos contra discriminações e preconceitos têm

avançado bastante no Brasil e as leis reforçam essa tendência.

D o Brasil está entre os países do mundo com os menores

índices de violação de direitos humanos, por isso essas leis tornam-se desnecessárias.

37'56“1

Com o advento dos séculos XIII e XIV o panorama do comércio europeu modificou-se profundamente. A evolução das técnicas mercantes resultante da intensificação das transações e de uma maior necessidade de capitais e de crédito originou a substituição do pequeno mercador itinerante pelo grande mercador sedentarizado. Graças à utilização das letras de pagamento e de câmbio, à organização de seguros e à formação de associações comerciais ou companhias, foi possível aos homens de negócios comerciar a distância, no tempo e no espaço, sem abandonar a cidade natal. Surgiram os primeiros banqueiros ou capitalistas dispondo de toda uma rede de sócios e empregados.

Fernanda Espinosa. Antologia de textos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1972, p. 223 (com adaptações).

Considerado as informações acima, assinale a opção correta.

A A partir dos séculos XIII e XIV houve uma retração do

comércio na Europa.

B O grande mercador tornou-se agricultor, cedendo espaço para

atuação dos mercadores itinerantes.

C O incentivo ao crédito e o estabelecimento das letras de

pagamento e de câmbio ampliaram as fronteiras comerciais.

D Os banqueiros ou capitalistas abandonaram suas cidades de

(5)

O filósofo grego Aristóteles ao afirmar que “os desiguais devem ser tratados desigualmente”, conceituou a idéia de uma justiça distributiva.

Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron. Estado e Direito. Ciências Humanas e suas tecnologias: livro do estudante – Ensino Médio. Brasília: MEC, INEP, 2002. p. 89.

Partindo dessa afirmação, indique qual política governamental atenderia aos princípios de uma distribuição mais eqüitativa, visando restabelecer uma maior igualdade entre os cidadãos.

A Propor leis que estimulem a iniciativa privada a realizar

o papel do Estado.

B Implantar projetos que acabem com a fome e ampliem

o acesso à saúde e à educação.

C Financiar grandes empresas para aumentar o produto

interno bruto.

D Criar taxas e impostos com valor único para todos os

cidadãos brasileiros.

37'56“1

A fronteira entre os Estados Unidos e o México é um dos mais movimentados corredores de imigração do mundo. Atualmente, quase 10% da população americana é constituída por imigrantes e os mexicanos representam 27% desse contingente. A fronteira entre os dois países, em alguns pontos, chega a ser protegida por arame farpado.

O fluxo migratório entre os dois países citados no texto é atribuído a muitos fatores, entre os quais podemos apontar

A o descompasso ou desigualdade econômica e

demográfica entre os dois países.

B as ações do governo americano de incentivo à entrada de

empregados para as fazendas agrícolas do sul do país.

C a atração exercida pelas terras abertas a novas áreas de

colonização no oeste americano.

D a política do governo americano de oferecer aos

mexicanos o green card, conhecido documento para

permanência nos Estados Unidos.

Em 1917 ocorreu a primeira revolução socialista operária da história: a Revolução Russa. No entanto, existiam discordâncias claras entre alguns dirigentes revolucionários sobre os rumos que a revolução deveria tomar. Entre esses, estavam, Joseph Stálin e Leon Trotski. O primeiro governou a União Soviética entre 1924 e 1953. Leia o texto abaixo, de Leon Trotski, a respeito do governo de Stálin.

“A Revolução de Outubro anulara os privilégios, declarara guerra às discriminações sociais, substituíra a democracia pelo autogoverno dos trabalhadores (...); esforçara-se para dar a mais completa transparência a todas as relações sociais. O stalinismo restaurou as formas mais ofensivas de privilégio, conferiu à desigualdade um caráter provocativo, sufocou com absolutismo policial a atividade espontânea das massas, fez da administração um monopólio da oligarquia do governo (...)”.

Leon Trotski. Moral e Revolução. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 32.

Considerando o texto acima, é correto afirmar que

A Trotsky criticava a posição de Stálin quanto aos rumos da política

econômica.

B Trotsky e Stálin defendiam a democratização do Estado para

defender o ideal revolucionário.

C Stálin defendia a participação das massas no governo e Trotsky a

condenava.

D o governo de Stálin foi condenado por Trotsky por seu caráter

autoritário.

37'56“1

Em 1986, ano com o maior número de contratados na indústria automobilística, havia 157 mil trabalhadores para produzir 1 milhão de veículos. Em 2004, 101 mil trabalhadores, produziram 2,2 milhões de automóveis de qualidade muito superior. Fenômeno semelhante ocorreu em outros setores da atividade produtiva porque a humanidade vive os impactos do uso cada vez mais penetrante da tecnologia na produção industrial.

Época, n.º 411, 13/4/2006 (com adaptações).

Considerando o texto acima, é correto afirmar que

A a indústria automobilística representa um setor econômico alheio

aos avanços tecnológicos.

B a qualificação da mão-de-obra inibe o impacto das novas

tecnologias no emprego.

C o avanço da tecnologia na produção favoreceu a contratação de

trabalhadores.

D a introdução das novas tecnologias aumentou a quantidade e a

(6)

A intensa urbanização que vem ocorrendo no Brasil, desde a década de 1950, tem sido acompanhada por um processo de metropolização, isto é, grandes contingentes populacionais que formam as regiões metropolitanas. Isso significa que as grandes cidades, sobretudo as metrópoles, têm crescido em ritmo superior ao das pequenas cidades.

Podemos atribuir esse processo a fatores como

A a industrialização, a mudança das relações de trabalho

no campo e a concentração de terras.

B o difícil acesso às terras e os transtornos causados pelos

fenômenos climáticos típicos da região tropical.

C a escolarização do trabalhador rural que ficou excluído

do processo de mecanização rural.

D a atração que as áreas metropolitanas exercem sobre a

população rural, por existir, nas metrópoles, trabalho bem remunerado e garantido.

37'56“1

1850 – Aprovação da Lei de Terras, que impediu agricultores de origem italiana se tornarem proprietários. 1988 – A reforma agrária foi incluída na nova Constituição. Artigo 184 – Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização (...).

De 1990 a 1999, foram assentadas, em terras desapropriadas pelo Estado, 500 mil famílias, em várias regiões do país. Esse número tem aumentado nos últimos anos.

Analisando os trechos acima, é correto afirmar que

A a estrutura fundiária brasileira sofreu profundas

modificações e o trabalhador rural passou a ter direito de posse sobre o solo cultivado.

B o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais

Sem-Terra) perde a razão quando reivindica terras porque a Constituição já garante a posse de terras a esses trabalhadores.

C houve conquistas recentes na luta da sociedade pela

reforma agrária, que busca um melhor crescimento econômico e justiça social.

D o trabalhador rural foi excluído de seus direitos

constitucionais no decorrer de nossa história.

O processo de urbanização ocorre quando, em um determinado

momento histórico, a população residente nas cidades cresce em ritmo mais acelerado do que a população total do país. A velocidade no

crescimento das cidades resultou em um caos social e no processo de

expansão para além dos limites territoriais da cidade.

Neste sentido, é correto afirmar que

A as favelas e os loteamentos clandestinos são expressões máximas

da urbanização e da configuração desse processo.

B há, no espaço urbano, uma harmoniosa convivência entre a favela

e bairros residenciais.

C a cidade, antes um espaço de confraternização, conserva essa

característica na periferia, onde há pouco conflito.

D a organização e o desejo de melhoria no local onde se vive depende

da ação das grandes imobiliárias.

37'56“1

Em virtude da mecanização do campo e da urbanização — processos iniciados desde o advento da Revolução Industrial —, a porcentagem da população ocupada no setor primário (atividades rurais) tende a diminuir no mundo inteiro. Também o setor secundário (indústria), que foi talvez o grande empregador de mão-de-obra durante a maior parte do século XX, encontra-se atualmente num ritmo de diminuição até mesmo mais acelerado que o setor primário.

J. W. Vesentini. Geografia-série Brasil. Editora Ática (com adaptações).

O argumento que justifica as idéias do texto é

A a expansão do setor terciário com prestação de serviços muito

variados e boa remuneração tem atraído o trabalhador.

B o desemprego no mundo atual é causado, sobretudo, pela

mecanização e automação.

C a diminuição do emprego é causada pela emigração da mão-de-obra

qualificada para outros países.

D atualmente, os trabalhadores migram do setor secundário da

(7)

O coronelismo representou uma variante de uma relação sociopolítica mais geral — o clientelismo —, existente tanto no campo como nas cidades. Essa relação resultava da desigualdade social, da impossibilidade de os cidadãos efetivarem seus direitos, da precariedade ou inexistência de serviços assistenciais do Estado, da inexistência de uma carreira no serviço público. Do ponto de vista eleitoral, o “coronel” controlava os votantes em sua área de influência. Trocava votos em candidatos por ele indicados por favores tão variados como um par de sapatos, uma vaga no hospital ou um emprego de professora.

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998, p. 263.

A partir do texto, é correto afirmar que o “voto de cabresto”

A mantinha o resultado justo das eleições e não interferia

na eleição dos candidatos ao final da apuração.

B foi a forma encontrada pelos coronéis para auxiliar os

mais necessitados a votar, o que fortaleciar o processo democrático.

C foi uma prática que contribuiu para a diminuição das

desigualdades sociais e fortaleceu a cidadania do brasileiro.

D esteve ligado a um contexto social de desigualdades e

levava os eleitores a trocarem votos por benefícios a curto prazo.

37'56“1

Em 1937, houve o golpe que implantou o Estado Novo, cuidadosamente preparado, pois Vargas fazia aprovar, previamente, inúmeras medidas repressivas no Congresso Nacional. A ditadura, de fortes colorações fascistas, inspirava-se nas doutrinações direitistas que grassavam pelo mundo, como em Portugal, Espanha, Itália e Polônia. Partidos fechados, nova Constituição de moldes fascistas, censura, repressão policial violenta, tortura e os demais ingredientes típicos das ditaduras.

Carlos Fico. O Brasil no contexto da Guerra Fria: democracia, subdesenvolvimento e ideologia do planejamento. (1946-1964). In: C a r l o s G u i l h e r m e M o t a , o p . c i t. , p . 1 6 7 .

A partir do texto, é correto afirmar que o Estado Novo foi um período

A democrático, no qual os brasileiros puderam exercer

plenamente sua cidadania.

B de autoritarismo e de fortalecimento da cidadania e

ampliação das liberdades.

C de governo autoritário, no qual as liberdades individuais

foram restringidas.

D de liberdade, garantida pelo governo, para os partidos

políticos e para a imprensa.

A despeito dos esforços crescentes desenvolvidos ao longo dos últimos 20 anos, a perda da diversidade biológica no mundo — decorrente, sobretudo da destruição de habitats, da colheita excessiva,

da poluição e da introdução inadequada de plantas e animais exóticos [de fora] — prosseguiu.

Agenda 21 Global. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano (ECO-92, Rio de Janeiro), cap. 15, p. 175-6.

Sobre a perda da diversidade biológica no mundo, é correto afirmar que

A a ciência já estocou as espécies naturais e as está estudando, razão

pela qual não são necessários tantos investimentos para sua preservação na natureza.

B as florestas foram removidas e espécies foram destruídas, porque

isso era sinônimo de progresso, mentalidade esta que já não existe mais.

C a agricultura moderna (o agronegócio) no Brasil não constitui mais

uma ameaça à diversidade biológica.

D a remoção das florestas tropicais é o que mais preocupa nessa

questão da perda da diversidade de espécies animais e vegetais.

37'56“1

Ninguém acredita que os alimentos que comíamos (antes da descoberta da transgênese) eram todos encontrados em estado de graça natural. Batata, milho, feijão e outros cereais foram sofrendo processos de melhoramento ou aperfeiçoamento genético que permitiram torná-los não só mais agradáveis ao paladar, como também mais nutritivos. Mas com os transgênicos o assunto é um pouco mais complicado porque a tendência é para uma uniformização das variedades e, dentro dela, em alguns casos, do controle do próprio princípio de fertilidade das sementes, uniformizando, pelo monopólio da tecnologia, o controle econômico das lavouras.

O Alarde dos Transgênicos. In: Carlos Vogt. Com Ciência – Revista Eletrônica de Jornalismo C i e n t í f ico. Inte r n e t : < w w w . c o m c i e n c i a . b r > 1 5 / 4 / 2 0 0 6 ( c o m a d a p t a ç õ e s ) .

Os transgênicos despertam, ao mesmo tempo, muito entusiasmo pelos ganhos produtivos e muito temor pelo risco dos seus impactos. Sobre eles é correto dizer que, no Brasil,

A os transgênicos beneficiarão os pequenos agricultores na

competição com os grandes produtores.

B com os transgênicos a produção se elevará, o acesso à tecnologia

aumentará e os alimentos ficarão mais baratos.

C um dos riscos dos transgênicos é que os agricultores venham a

depender excessivamente das empresas donas da tecnologia.

D já está claro que o uso dos transgênicos não implica qualquer

(8)

No fim do século XIII, as terras de boa qualidade haviam se tornado raras na Europa Ocidental e a ocupação dos solos menos férteis teve como resultado a queda da produtividade. Além disso, muitos nobres feudais resistiam à derrubada das florestas para fins agrícolas. Para eles, a floresta era o ambiente natural à caça (esporte favorito da nobreza) e a obtenção de produtos, como madeira, mel e cera.

Gilberto Cotrim. História global. São Paulo: Saraiva (com adaptações).

A partir das informações acima, é correto afirmar que no Período Medieval

A havia dependência do homem em relação à natureza. B a produtividade das terras era bastante elevada. C a nobreza, defensora da ecologia, resistia à derrubada de

florestas.

D existiam muitas terras férteis, o que incentivava a prática

da caça.

De acordo com o relatório da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), se até 2050 não reduzirmos em 50% a atual emissão de gases de efeito estufa, correremos o risco de causar alterações na biosfera, que poderão afetar profundamente a vida humana e a organização social.

Rogério C. Cerqueira Leite. Energia renovável: Sonho ou realidade?

Revista Scientific American Brasil, n.º 12, Duetto - Edição especial, p. 87.

A energia com base no petróleo, no carvão mineral e no gás natural (combustíveis fósseis) é responsável pelo lançamento na atmosfera dos gases estufas, prováveis ocasionadores de um aquecimento global. Daí a importância de formas alternativas de energia. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que

A o ideal seria a troca do petróleo pela energia nuclear, que não

apresenta riscos ambientais.

B o Brasil tem potencial natural para formas alternativas de energia

aos combustíveis fósseis.

C o uso do petróleo vem diminuindo no Brasil por causa da redução

do uso do automóvel.

D o bio-combustível é uma forma de energia renovável e mais

Referências

Documentos relacionados

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar