• Nenhum resultado encontrado

HOMEOPATIA: A FORÇA DA MARCA ALMEIDA PRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "HOMEOPATIA: A FORÇA DA MARCA ALMEIDA PRADO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.9 Número 21 JANEIRO-ABRIL de 2016

HOMEOPATIA: A FORÇA DA MARCA ALMEIDA PRADO

Simone Maria da Silva Rodrigues1

Mário Jorge Campos dos Santos2

RESUMO: A homeopatia, sistema médico complexo de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes foi enunciada por Hipócrates no século IV a.C. Foi desenvolvida por Samuel Hahnemann no século XVIII. Após estudos e reflexões baseados na observação clínica e em experimentos realizados na época, Hahnemann sistematizou os princípios filosóficos e doutrinários da homeopatia. Em 1959 foi inaugurada a Farmácia e Laboratório Homeopático Almeida Prado, no centro de São Paulo. Nesta farmácia, Rubens Gimenes, sócio do Dr. Estevam de Almeida Prado, fazia de tudo: manipulava remédios, gerenciava o estabelecimento, atendia ao público e ainda encontrava tempo para desenvolver estratégias de divulgação do produto. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi mapear a evolução da marca Almeida Prado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Para realização deste estudo utilizou-se da base de dados de marcas do (INPI), inserindo na aba marca a palavra-chave: Almeida Prado. Como resultado, detectou-se que a marca possui 9 depósitos de registro de marca no (INPI), sendo que 89% se encontram na situação registro e a maioria apresenta-se na forma de apresentação nominativa, ou seja, é composta exclusivamente por letras e/ou números do nosso alfabeto e sinais gráficos e de pontuação. Palavras-chave: Medicina Alternativa; Manipulação; Mapeamento

ABSTRACT: Homeopathy, holistic medical system complex character, based on the vitalistic principle and use of the law of similars was enunciated by Hippocrates in the fourth century BC. It was developed by Samuel Hahnemann in the eighteenth century. After studies and reflections based on clinical observation and experiments carried out at the time, Hahnemann systematized the philosophical principles and doctrinaire of homeopathy. In 1959, it was inaugurated the Pharmacy and Laboratory Homeopathic Almeida Prado, in São Paulo downtown. This pharmacy, Rubens Gimenes, partner of Dr Esteban de Almeida Prado, did everything: medicines manipulated, managed the establishment catered to the public, and still found time to develop the product disclosure strategies. In this sense, the objective of this study was to map the evolution of Almeida Prado mark in the National Institute of Industrial Property (INPI). For this study, we used the brand of database (INPI) by inserting in the tab mark the keyword: Almeida Prado. As a result, it was found that the mark has 9 trademark registration of deposits (INPI), and 89% in the situation record, and most feature in the form of word presentation, that is, is composed entirely of letters and/or numbers of our alphabet and graphic signs and score.

Key-words: Alternative Medicine; Manipulation; Mapping

1 Mestranda do programa de Pós-graduação em ciência da propriedade intelectual da Universidade

Federal de Sergipe – UFS.

(2)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.9 Número 21 JANEIRO-ABRIL de 2016

1 INTRODUÇÃO

A homeopatia, sistema médico complexo de caráter holístico, baseada no princípio vitalista e no uso da lei dos semelhantes foi enunciada por Hipócrates no século IV a.C. Foi desenvolvida por Samuel Hahnemann no século XVIII. Após estudos e reflexões baseados na observação clínica e em experimentos realizados na época, Hahnemann sistematizou os princípios filosóficos e doutrinários da homeopatia em suas obras Organon da Arte de Curar e Doenças Crônicas. A partir daí, essa racionalidade médica experimentou grande expansão por várias regiões do mundo, estando hoje firmemente implantada em diversos países da Europa, das Américas e da Ásia (PORTARIA M/S Nº971/2006, p. 4).

Segundo (GALHARD 2008, p. 248), a homeopatia foi introduzida no Brasil pelo médico homeopata francês Benoit Mure, em 1840, e sua difusão oscilou com influência direta dos fatores históricos, sociais, econômicos e culturais, com períodos de reconhecimento, ascensão e decadência.

Conforme a Portaria nº 971/2006 do Ministério da Saúde, que aprovou a Política Nacional de Práticas Interativas e Complementares no SUS, em 1979, foi fundada a Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB); já no ano seguinte, em 1980, a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina através da Resolução nº 1000 do CFM.

Após dez anos, em 1990, foi criada a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), em 1992, a homeopatia é reconhecida como especialidade farmacêutica pelo Conselho Federal de Farmácia, através da Resolução nº 232 do CFF (PORTARIA M/S Nº 971/2006).

No próximo ano, em 1993, é criada a Associação Médico-Veterinária Homeopática Brasileira (AMVHB); e em 2000, a homeopatia é reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, através da Resolução nº 622 do CFMV (PORTARIA M/S Nº 971/2006).

Em 1959, foi inaugurada a Farmácia e Laboratório Homeopático Almeida Prado, no centro de São Paulo. Nesta farmácia, Rubens Gimenes, sócio do Dr. Estevam de Almeida Prado, fazia de tudo: manipulava os remédios, gerenciava o estabelecimento, atendia ao público e ainda encontrava tempo para desenvolver estratégias de divulgação do produto. Rubens preparava folhetos explicativos com o

(3)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.9 Número 21 JANEIRO-ABRIL de 2016

slogan “Deixe a Homeopatia tratar de você” e os distribuía no centro (HOMEOPATIA

ALMEIDA PRADO, 2015, p. 1).

Nesta época, o médico homeopata Dr. Estevam de Almeida Prado e Rubens Gimenes transformaram em complexos numerados, os mais procurados remédios homeopáticos receitados por ele em seu consultório. Do número 1 ao 50, sendo guiados pela experiência clínica, pelos sintomas dos males mais frequentes, percorrendo o corpo humano, a partir da cabeça, seguindo os modelos da escola homeopática complexista francesa (HOMEOPATIA ALMEIDA PRADO, 2015, p. 1).

Com os complexos, acreditavam Estevam e Rubens, o público poderia recorrer à Homeopatia com mais facilidade; e, agora, a antiga Farmácia se tranformara num Laboratório Industrial Homeopático que poderia ver distribuídos, por todo o País, medicamentos produzidos com os melhores insumos homeopáticos e da mais criteriosa maneira, popularizando, então, esta opção terapêutica que é a homeopatia (HOMEOPATIA ALMEIDA PRADO, 2015, p. 1).

Nas décadas de 80/90, movido novamente pelo espírito pioneiro, Rubens Gimenes decide levar ao público de forma ainda mais incisiva, o conceito de Homeopatia e começa a veicular nos jornais, revistas, rádios, e até na televisão, comerciais com a marca Homeopatia Almeida Prado (HOMEOPATIA ALMEIDA PRADO, 2015, p. 1).

Atualmente a marca Almeida Prado é uma das mais respeitadas e conhecidas no ramo farmacêutico no Brasil, por este motivo, justifica-se a realização desse estudo que teve como objetivo mapear a evolução de sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial- INPI.

2 MARCA

De acordo com a Lei de direitos e obrigações à propriedade industrial, Lei nº 9.279/96, art. 122, são suscetíveis de registro como marca os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais.

Conforme art. 123, inciso I, II e III, elas de classificam em: I - marca de produto ou serviço: aquela usada para distinguir produto ou serviço de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa; II - marca de certificação: aquela usada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou

(4)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.9 Número 21 JANEIRO-ABRIL de 2016

especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada; e III - marca coletiva: aquela usada para identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade (Lei 9279/96).

Em relação às formas de apresentação, elas se classificam da seguinte forma: marca nominativa, ou verbal, é o sinal constituído por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano[...]; marca figurativa, ou emblemática, é o sinal constituído por: desenho, imagem, figura e/ou símbolo, qualquer forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo isoladamente, ou acompanhado por desenho[...]; marca mista, ou composta, é o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada; marca tridimensional é o sinal constituído pela forma plástica distintiva em si, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica. Para ser registrável, a forma tridimensional distintiva de produto ou serviço deverá estar dissociada de efeito técnico (INPI, 2015).

3 METODOLOGIA

O estudo prospectivo foi realizado tendo como base os registros de Marca no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Brasil. O INPI é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria (INPI, 2015, p. 1).

O foco da pesquisa foi mapear a marca Almeida Prado registrada no INPI. A palavra-chave utilizada foi: Almeida Prado. Como campo de pesquisa foi utilizado “tipo de pesquisa”: exata, em seguida no campo “Marca”: foi inserida a palavra: Almeida

Prado.O levantamento foi realizado em novembro de 2015.

Os documentos encontrados foram computados individualmente, e organizados em planilha para elaboração dos gráficos, por meio do Microsoft Office

Excel, a fim de caracterizar a evolução da marca Almeida Prado, considerando o ano

(5)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.9 Número 21 JANEIRO-ABRIL de 2016

4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Com a finalidade de investigar a evolução dos depósitos de registro da marca Almeida Prado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, foi realizada a busca na base de dados do (INPI) através da palavra-chave “Almeida Prado”. A partir dessa investigação, foram encontrados 9 depósitos da marca. Na Figura 1, pode ser visualizada a evolução.

Figura 1: Evolução de depósitos de registro marca almeida prado

Fonte: (INPI, 2015)

Conforme exibido na Figura 1, o primeiro depósito de registro da marca Almeida Prado no (INPI), foi no ano de 1963, depois em 1971, 1974, 1979, 1986 e 1987. Porém observou-se que em 1979 houve solicitação de 4 depósitos da respectiva marca.

No tocante à situação dos pedidos de registros da marca Almeida Prado, dos 9 pedidos encontrados no total, percebe-se que 89% se encontram na situação de registro e 11% extintos, conforme pode ser observado na Figura 2.

(6)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.9 Número 21 JANEIRO-ABRIL de 2016 Figura 2: Taxa de situação de pedidos de registros da marca

Fonte: (INPI, 2015)

Em relação à forma de apresentação da marca Almeida Prado, conforme Figura 3, verificou-se que a maioria (6) tem a forma nominativa e apenas (3) tem a forma mista. Sabe-se que a forma nominativa é a marca composta exclusivamente por letras e/ou números do nosso alfabeto e sinais gráficos e de pontuação; e mista é composta por uma mistura de elementos nominativos e figurativos.

Figura 3: Forma de apresentação da marca

Fonte: (INPI, 2015)

Portanto, conclui que 76% da marca Almeida Prado registrada no INPI tem a forma de apresentação nominativa, e apenas 33%, mista.

1 2 3 4 5 6 7 NOMINATIVA MISTA Qu an tidad e Apresentação

(7)

Revista UNIABEU Belford Roxo V.9 Número 21 JANEIRO-ABRIL de 2016

5 CONCLUSÃO

Diante dos resultados apresentados, percebe-se que a homeopatia sempre foi

uma forma alternativa no tratamento de doenças em que seus estudiosos e defensores lutaram cotidianamente pela efetivação e regulamentação da mesma.

Entre esses estudiosos e precursores da homeopatia observou-se que o proprietário da marca Almeida Prado se preocupou em consolidar a marca no mercado consumidor tornando-se referência no ramo homeopático, e sempre esteve ciente da importância em proteger legalmente sua marca, registrando-a no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) desde 1963.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei Nº 9.279 de 14 de maio de 1996. Lei que regula direitos e obrigações à

propriedade industrial. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 971 de 3 de maio de 2006. Aprova a Política

Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde.

Disponível em:

http://www.ins.gob.pe/repositorioaps/0/7/jer/censi_med_norm/BRA-Portaria%20971-2006.pdf.

BRASIL. Conselho Federal De Farmácia. Resolução Nº 232, de maio de 1992. Dispõe sobre

a assunção da Responsabilidade Técnica nas Farmácias Homeopáticas. Disponível em:

http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/232.pdf

BRASIL. Conselho Federal de Medicina. Resolução Nº 1000, de 21 de julho de 1980.

Acrescentar na relação de especialidades reconhecidas pelo CFM, para efeito de registro de qualificação de especialistas a hansenologia e a homeopatia. Disponível em:

http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/1989/1000_1989.htm

GALHARDI, W. M. P.; BARROS, N. F. The teaching of homeopathy and practices within Brazilian Public Health System (SUS). Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 12, n.

25, pp. 247-66, abr./jun. 2008.

HOMEOPATIA ALMEIDA PRADO. Farmácia online. Sobre a Homeopatia.

Disponível em http://www.homeopatiaalmeidaprado.com.br/. Acesso em: 05 nov. 2015. INPI. Guia Básico de Marcas e Manual. 2014. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/portal/artigo/guia_basico_de_marcas>. Acesso em: 05 nov. 2015.

Recebido em: 15 de julho de 2015. Aceito em: 20 de abril de 2016.

Imagem

Figura 1: Evolução de depósitos de registro marca almeida prado
Figura 3: Forma de apresentação da marca

Referências

Documentos relacionados

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

E por direito humano? O Imperador nem herdou o domí- nio universal, nem o adquiriu, por permuta, compra e eleição. A autoridade Universal do Imperador é um título ilegítimo de

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários