• Nenhum resultado encontrado

Diretrizes para elaboração do trabalho final (EIA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Diretrizes para elaboração do trabalho final (EIA)"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

APRESENTAÇÃO DO

ESTUDO DE IMPACTO

AMBIENTAL

(2)

APRESENTAÇÃO

Este gabarito tem por objetivo guiar os discentes do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande, na elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental a ser entregue como requisito parcial para a terceira nota da disciplina de Projeto de Impactos Ambientais.

(3)

SUMÁRIO

1.Orientações Gerais ... 1

2.Parte Preliminar - Estrutura ... 1

2.1.Apresentação Gráfica ... 1

2.2.Página de rosto ... 1

2.3.Apresentação ... 1

2.4.Lista de Tabelas, Quadros e Figuras ... 1

2.5.Lista de Siglas e Abreviações ... 1

2.6.Equipe Técnica ... 1

2.7.Sumário ... 1

3.Conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental ... 2

3.1.Objetivo do trabalho ... 2

3.2.Forma de organização ... 2

4.Diretrizes para Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental ... 2

4.1.Informações Gerais... 2

4.2.Caracterização do Empreendimento ... 2

4.3.Área de Influência ... 5

4.4.Diagnóstico Ambiental ... 5

4.5.Análise dos impactos ambientais ... 6

4.6.Medidas Mitigadoras e Compensatórias ... 7

4.7.Programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos ... 8

4.8.Conclusões ... 8

5.Considerações Finais ... 8

ANEXO I ... 9

ANEXO II ... 11

(4)

1. Orientações Gerais

O trabalho deve ser entregue, impreterivelmente, na data pré-determinada. A não entrega do trabalho implica automaticamente em nota zero. Também será necessário entregar os arquivos digitais da parte escrita e da apresentação oral em CD ou DVD.

2. Parte Preliminar - Estrutura

2.1. Apresentação Gráfica

O trabalho deverá ser entregue em folhas A4 com margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de 3,0 cm.

Os parágrafos deverão ser de 1,25 cm e o espaçamento deverá ser de 1,5 entre linhas. O texto deverá ser em fonte Times New Roman ou Arial com tamanho igual a 12pt.

2.2. Página de rosto

A página de rosto deverá conter o título do projeto e a data no formato “mês / ano” de acordo com o Anexo I.

2.3. Apresentação

Trata-se de uma apresentação breve do conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental, que destaca os aspectos de maior importância Deverá prover uma breve descrição do projeto e do Estudo de Impacto Ambiental elaborado.

2.4. Lista de Tabelas, Quadros e Figuras

A lista de tabelas, a lista de quadros e a lista de figuras são opcionais. Se adotadas, devem seguir o formato sugerido para o SUMÁRIO, com todas as legendas exatamente iguais ao texto do Estudo de Impacto Ambiental. As listas devem ser colocadas antes do SUMÁRIO, sem numeração de página ou com numeração em romano.

2.5. Lista de Siglas e Abreviações

Esta lista é opcional, ficando a critério do autor decidir a necessidade ou não da sua apresentação. Quando presente deve ser colocada antes do SUMÁRIO, não recebendo paginação ou com numeração em romano.

2.6. Equipe Técnica

Relacionar a equipe técnica (membros do grupo) responsável pelo estudo indicando no EIA o nome, a especialidade de cada profissional e os respectivos números de matrícula com assinatura, no documento original, de todos os integrantes. Em todas as páginas do EIA deverá constar a rubrica do coordenador da equipe.

2.7. Sumário

O sumário indica a ordem dos itens dentro do corpo principal do Estudo de Impacto Ambiental, e contém a página inicial de cada item ou subitem.

A página contendo o sumário deverá ter o título “SUMÁRIO” centralizado, em letras maiúsculas e em negrito, de tamanho 12, localizando-se imediatamente após as folhas com a(s) lista(s) de tabelas, figuras ou abreviações as quais não constam do sumário.

A página do sumário não deve ser numerada e os itens não devem apresentar recuos em função da subdivisão de seções do texto, primeira, segunda e terceira ordem. Evitar divisões em demasia (quarta ordem em diante).

(5)

3. Conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental

3.1. Objetivo do trabalho

Elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) de um projeto fictício ou real em formato semelhante aos submetidos à apreciação dos Órgãos Ambientais para fins de licenciamento de projetos potencialmente causadores de impactos ambientais significativos.

3.2. Forma de organização

Os itens podem ser numerados conforme indicado abaixo: 1. Informações gerais

2. Caracterização do empreendimento 3. Área de Influência

4. Diagnóstico Ambiental

5. Análise dos Impactos Ambientais 6. Medidas mitigadoras

7. Programas de monitoramento 8. Conclusões

*Para mais opções consulte o Anexo II.

4. Diretrizes para Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental

4.1. Informações Gerais

a) Identificação do empreendimento

b) Identificação e qualificação do empreendedor: nome, razão social, endereços, etc. c) Identificação da empresa consultora (Universidade Federal de Campina Grande) e dos responsáveis técnicos

4.2. Caracterização do Empreendimento

Deverá ser feito um relato sumário do projeto durante as fases de planejamento, implantação e operação. A localização proposta para o empreendimento deverá ser exposta assim como a justificativa para a sua escolha. O detalhamento das tecnologias de implementação do empreendimento, e infraestrutura necessária para a implantação e operação também deverá fazer parte da caracterização do empreendimento.

a) Descrição do empreendimento:

Para projetos de criação animal – definir a atividade (bovinocultura, bubalinocultura, ovinocultura, caprinocultura, avicultura, suinocultura, etc.) e detalhar sua finalidade (corte, engorda, produção de leite, venda de reprodutores, produção de pintos de um dia, produção de ovos, etc.).

Para projetos de atividades agroindustriais – definir a atividade (beneficiamento de leite tipo C, produção de queijo de coalho, beneficiamento de palmito, produção de aguardente, etc) e definir o regime de operação do estabelecimento industrial (horas/dia e dias/semana), mencionando jornada de trabalho e o provável número de empregados total e por turno de trabalho (empregados temporários e permanentes das atividades industriais).

(6)

b) Descrição da área da propriedade** (ha): i. Área total da propriedade

- Área total do terreno ou propriedade agrícola

- Área de reserva legal e área de preservação permanente (quando aplicável) - Área de uso alternativo do solo (Área cultivada, área a ser cultivada, unidade

industrial, área das instalações anexas, área total das instalações, etc) ii. Coordenadas geográficas da propriedade

**Apresentar mapas georreferenciados e carta imagem (meio digital e impresso), preferencialmente em escala 1:20.000.

c) Descrição da atividade técnica

i. Processo industrial (quando aplicável)

- Fluxograma do processo de produção (entrada da matéria-prima até produto acabado), destacando os pontos ou etapas em que há emissão de ruídos, emissão de efluentes líquidos, gasosos, emissão de material particulado e geração de resíduos sólidos (além dos subprodutos ou resíduos diversos).

- Listar os equipamentos utilizados diretamente no processo de produção, bem como aqueles pertencentes às unidades auxiliares, tais como compressores, geradores de energia, caldeiras.

- Descrever as matérias-primas e demais produtos utilizados no processo de produção, destacando a origem, o tipo e as quantidades médias mensais consumidas, especificando formas de armazenamento da matéria-prima e produto acabado.

- Descrever a produção média mensal da empresa, com base na capacidade produtiva dos equipamentos a serem instalados e mão-de-obra empregada diretamente na atividade.

- Descrever a existência de sistema de prevenção e combate a incêndio e dispositivos para controle de vazamentos, transbordamentos ou de outros tipos de acidentes com potencial para causar danos ambientais.

ii. Formação de pastagens (quando aplicável)

- Informar a(s) espécie(s) forrageira(s) utilizada(s), com justificativas; indicar o nome comum e científico da(s) espécie(s), índices fitotécnicos e exigências edafoclimáticas, confrontando-as com os indicadores locais.

- Escolha da área – considerar a topografia do terreno, limitações ao uso, profundidade média dos solos, textura, drenagem natural, fertilidade e etc.

- Preparo do terreno – supressão de vegetação (se utilizada, apresentar a devida licença desta secretaria), limpeza, broca, destoca, enleiramento, queimada (se utilizada, apresentar a devida autorização desta secretaria), terraceamento, subsolagem, gradagem, calagem, adubação e outras operações que se fizerem necessárias.

- Informações sobre as sementes – procedência, valor cultural, preparo de sementes e etc.

- Informações sobre a semeadura – época, tipo de semeadura, se manual ou mecanizada, taxa de semeadura e etc.

- Informações sobre o plantio – época, tipo de plantio, se manual ou mecanizado, densidade de plantio e etc.

- Sistema de cultivo – especificar (monocultivo, consórcio).

(7)

- Capacidade de suporte das pastagens – expressar o número de animais que a pastagem suporta, para que a mesma não sofra degradação.

iii. Tratos culturais (quando aplicável)

- Manejo de plantas espontâneas – detalhar os métodos de manejo das plantas não cultivadas (manual, mecanizado ou químico, priorizando as práticas relacionadas ao manejo integrado);

- Renovação de pastagem – a utilização do fogo deve ser restrita a casos excepcionais e com a devida autorização desta secretaria;

- Programa de adubação e correção do pH – indicar os tipos de insumos utilizados, a quantidade em kg/ha e a periodicidade das aplicações;

- Manejo fitossanitário – mencionar as principais pragas e doenças que atingem a cultura em questão, detalhando as formas convencionais e alternativas de manejo. Priorizar, sempre que possível, as práticas de Manejo Integrado de Pragas (MIP);

- Informações sobre irrigação – método de irrigação utilizado (aspersão, localizada, superficial), fontes de captação com respectivas vazões, volume utilizado, frequência de aplicação e etc.

iv. Informações sobre os animais (quando aplicável)

- Espécie(s) e raças animais a ser(em) manejada(s), com justificativas; indicar o nome comum e científico, a composição do rebanho e a quantidade de animais; - Sistema de criação – especificar (extensivo, semi-intensivo ou intensivo);

- Procedência dos animais – própria ou de terceiros, local de origem, produtor e grau de melhoramento;

- Índices zootécnicos – apresentar os principais indicadores de produção de acordo com a atividade de criação, indicando estimativas de perda e produção final. v. Manejo da criação (quando aplicável)

- Descrição do programa de melhoramento – descrever o método de melhoramento do plantel. É importante ressaltar que a utilização de animais exóticos deverá seguir normativa do órgão competente;

- Descrição do manejo sanitário – seguir calendário de vacinação e realizar manejo profilático dos animais em conformidade com órgão competente;

- Informações sobre alimentação e nutrição – tipos de alimentos, suplementação fornecida e outros;

- Taxa de lotação – informar a variação da taxa de acordo com o período do ano. vi. Emissões atmosféricas (quando aplicável)

- Descrever a origem e o (s) equipamento (s) de controle. vii. Infraestrutura

Descrever os tipos de instalações existentes e a serem construídas (localização, orientação geográfica, coletores de resíduos e etc); indicar os cursos de água mais próximos, fontes de abastecimento e suas respectivas distâncias dos centros urbanos e de ocupações vizinhas; citar vias de acesso a serem construídas e as existentes, indicando pontos de referência e condições de acesso; propor conservação de estradas internas, caminhos, aceiros e outros que se fizerem necessários.

(8)

e) Justificativas: fornecer informações acerca dos fatores determinantes para a escolha da atividade, da localidade e das opções tecnológicas escolhidas (manejo, espécies, etc), confrontando-as com alternativas locacionais e tecnológicas. Explicitar as pretensões sociais do empreendimento quanto à geração de empregos, abastecimento local, promoção de saúde e outros.

f) Produção e destinação de resíduos

- Previsão média geral da quantidade de resíduos a ser gerada, especificando os tipos de resíduos (sólidos, líquidos) e fontes geradoras (industriais, domésticas, etc.);

- Tratamentos (separação das fases, decantação, peneiramento, etc.);

- Formas de armazenamento temporário (esterqueiras; lagoas de estabilização, etc.); - Destinação final de resíduos;

- Proposta para destinação de animais mortos, de forma a evitar contaminação de solo, água e ar;

- Destinação final das embalagens.

4.3. Área de Influência

Apresentar os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto.

a) Área de influência direta: área sujeita aos impactos diretos da implantação e operação do empreendimento. Deve abranger, no mínimo, a área física destinada à implantação do projeto.

b) Área de influência indireta: é aquela real ou potencialmente ameaçada pelos impactos indiretos da implantação e operação do empreendimento, abrangendo os ecossistemas e o sistema socioeconômico que podem ser impactados por alterações ocorridas na área de influência direta. Para os meios físico e biótico, será considerada parte da bacia hidrográfica de localização, a qual o empreendimento se insere.

4.4. Diagnóstico Ambiental

Caracterização atual do ambiente natural, ou seja, antes da implantação do projeto, considerando:

- as variáveis susceptíveis de sofrer direta ou indiretamente efeitos em todas as fases do projeto;

- os fatores ambientais físicos, biológicos e antrópicos de acordo com o tipo e porte do empreendimento;

- informações cartográficas com as áreas de influência em escalas compatíveis com o nível de detalhamento dos fatores ambientais considerados.

i. Meio físico

- Clima – apresentar os índices regionais de precipitação média anual, temperaturas, fotoperíodo, direção predominante de ventos e etc.

- Solos – caracterizar tipos, uso e a ocupação atual. Demonstrar o Mapa de Uso Atual da Terra.

- Hidrografia – descrever a bacia hidrográfica, sub-bacias e rios de influência na região, especificando a existência de nascentes e olhos d’água na área do imóvel, seu estado de conservação e as características como perenidade e potencial de irrigação. As restrições ao uso quanto à necessidade de proteção de nascentes, as peculiaridades do uso de solos hidromórficos e a outorga de uso da água devem ser consideradas. Especificar os tipos de

(9)

uso da água existentes à montante e à jusante do imóvel e, quando possível, os previstos; indicar as principais formas de abastecimento de água, verificando a existência de matadouros, frigoríficos e/ou indústrias poluidoras nas proximidades do imóvel.

- Topografia – descrever as formas de relevo predominantes (colinas, morros, platôs e outros). Cartas planialtimétricas, imagens de satélites e outros recursos disponíveis poderão ser utilizados para ilustração. A classificação do relevo deverá ser apresentada discriminando-se a classe (tabela 1).

Tabela 1 - Classes de relevo e de declividade existentes no imóvel.

Classes de Relevo Classes de Declividade Percentagem da Área do Imóvel Descrição Em percentual Em graus Plano 0 – 5 0 - 2,9 Suave Ondulado 5 – 10 2,9 - 5,7 Ondulado 10 – 15 5,7 – 8,5 Muito Ondulado 15 – 25 8,5 – 14 Forte Ondulado 25 – 47 14 – 25

Áreas de Uso Restrito 47 – 100 25 – 45 Áreas de Preservação Permanente > 100 > 45

ii. Meio Biológico

- Vegetação – descrever as características da vegetação existente na área do imóvel, destacando as espécies de potencial valor econômico, bem como as protegidas pela legislação vigente. Deverá ser descrito o estado atual de conservação da vegetação nativa e se está ocorrendo regeneração das áreas alteradas.

- Fauna – enumerar as espécies animais predominantes, o potencial de utilização e principais problemas de sobrevivência da fauna, com respectivas causas; ressaltar espécies endêmicas, espécies predadoras e as que estão em risco de extinção.

iii. Meio socioeconômico/antrópico

Descrever a estrutura local de serviços de saúde, educação, transporte, comercialização e armazenamento, eletrificação, saneamento básico, abastecimento da água, habitação e atividades econômicas existentes.

4.5. Análise dos impactos ambientais

Identificação, valoração e interpretação dos prováveis impactos em todas as fases do projeto e para cada um dos fatores ambientais pertinentes.

De acordo com a área de influência e com os fatores ambientais considerados, os impactos ambientais identificados podem ser:

- Diretos ou indiretos; - Benéficos ou adversos;

- Temporários, permanentes ou cíclicos; - Imediatos, a médio ou longo prazo; - Reversíveis ou irreversíveis; - Locais, regionais ou estratégicos.

(10)

A análise dos impactos será realizada pelo método da Matriz de Leopold, atribuindo valores aos impactos de acordo com a seguinte tabela:

Valorização do Impacto

Caráter (Ca) Positivo (1) Neutro (0) Negativo (-1)

Importância (I) Alta (3) Média (2) Baixa (1)

Cobertura (Co) Regional (3) Local (2) Pontual (1)

Duração (D) Permanente (3) Média (2) Curta (1)

Reversibilidade (R) Irreversível (3) Parcial (2) Reversível (1)

Impacto Total (IT): IT = Ca x (I + Co + D + R)

A apresentação final da análise de impactos deverá abranger:

- Uma síntese conclusiva da relevância dos impactos em cada fase do projeto (gráficos de impactos em cada fase); e

- A descrição detalhada para cada fator ambiental dos impactos sobre os meios físico, biológico e antrópico.

*A Matriz de Leopold preenchida com os valores de “Impacto Total” deverá ser apresentada na forma de Anexo no Estudo de Impacto Ambiental.

Algumas questões a serem consideradas na identificação de aspectos ambientais e avaliação dos impactos ambientais:

1. Com que frequência uma situação que leve a um impacto ambiental pode ocorrer? 2. Os demais elos da cadeia produtiva (compradores, geradores de insumos) geram impactos adversos significativos? Em caso positivo, existem procedimentos para sua minimização?

3. A localização do empreendimento exige considerações ambientais especiais, por exemplo, biomas sensíveis?

4. Existe outros empreendimentos semelhantes na área? Deve se considerada a possibilidade de ocorrência de impactos cumulativos ou sinérgicos?

5. De que modo modificações ou expansões nas atividades ou serviços afetarão os aspectos ambientais e os impactos associados?

6. Quais os aspectos ambientais significativos, levando-se em consideração os impactos, a probabilidade, a severidade e a frequência de ocorrência?

4.6. Medidas Mitigadoras e Compensatórias

Proposição de medidas a serem tomadas para minimização e prevenção dos impactos negativos causados pela implantação do projeto que foram identificados na etapa anterior. Pode abranger a proposição de medidas para incrementar os impactos ambientais positivos.

Deverão ser apresentadas e classificadas quanto a: - sua natureza: preventivas ou corretivas;

- fase do empreendimento em que deverão ser implementadas; - fator ambiental a que se destinam;

- prazo de permanência de sua aplicação; - responsabilidade por sua implementação.

(11)

4.7. Programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos

Indicar e justificar:

- os parâmetros selecionados para a avaliação; - a rede de amostragem proposta;

- os métodos de coleta e análise das amostragens;

- periodicidade das amostragens para cada parâmetro, de acordo com os fatores ambientais;

- os métodos a serem empregados para o armazenamento e tratamento dos dados. Algumas questões a serem consideradas em medição e monitoramento:

1. De que forma o desempenho ambiental é monitorado regularmente?

2. De que forma foram estabelecidos os indicadores ambientais específicos relacionados com os objetivos e metas do programa e quais são eles?

3. Que processos de controle estão implementados para, de forma regular, calibrar e amostrar os equipamentos e sistemas de medição e monitoramento?

4. Qual o processo para avaliar periodicamente o cumprimento das disposições legais e outras exigências aplicáveis?

Recomenda-se a leitura atenta do item 4.5 e subitens da ISO 14001 e do item 4.4 e subitens da ISO 14004.

4.8. Conclusões

- Caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência; - Descrição dos efeitos esperados das medidas mitigadoras;

- Considerações pessoais quanto aos efeitos do projeto embasadas nos resultados obtidos no EIA.

5. Considerações Finais

- A análise dos impactos deverá ser realizada por meio do método da Matriz de Leopold. Para o diagnóstico ambiental poderá ser utilizado a metodologia de sua preferência, especificando-se o método utilizado e o motivo de sua escolha.

- A correção/análise do trabalho será fundamentada na lista de verificação para análise técnica de estudos ambientais do Anexo III, antes de entregar o seu EIA verifique se todos os itens da lista foram atendidos.

- A apresentação do trabalho deverá abordar os assuntos presentes no EIA entregue dando maior ênfase aos componentes básicos: diagnóstico ambiental; análise dos impactos; proposição de medidas mitigadoras e plano de monitoramento.

(12)

ANEXO I

EXEMPLO DE FOLHA DE ROSTO

DE UM ESTUDO DE IMPACTO

(13)

ATERRO SANITÁRIO

METROPOLITANO

DE JOÃO PESSOA

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL

EIA

VOLUME I

(TEXTO - CAP. 1 a 7)

(14)

ANEXO II

ESTRUTURA TÍPICA DE UM ESTUDO

DE IMPACTO AMBIENTAL

(15)

Estrutura típica de um estudo de impacto ambiental

SUMÁRIO

LISTAS DE QUADROS, FIGURAS, FOTOS E ANEXOS

LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS RESUMO

INTRODUÇÃO

Apresentação básica do empreendimento e resumo de suas características principais Informação sobre termos de referência ou diretrizes seguidas

Apresentação do estudo, estrutura e conteúdo dos capítulos INFORMAÇÕES GERAIS

Localização e acessos

Apresentação da empresa proponente

Objetivos e justificativas do empreendimento

Histórico do empreendimento e das etapas de licenciamento

Análise da compatibilidade do empreendimento com a legislação incidente

Análise da compatibilidade do empreendimento com planos e programas governamentais Alternativas consideradas

Critérios de seleção e justificativa de escolha

Atividades e componentes do empreendimento nas etapas de implantação, operação e desativação

Cronograma do projeto DIAGNÓSTICO AMBIENTAL Descrição da área de estudo Diagnóstico do meio físico Diagnóstico do meio biótico Diagnóstico do meio antrópico ANÁLISE DOS IMPACTOS

Metodologia empregada

Identificação, previsão e avaliação dos impactos ambientais Síntese do prognóstico ambiental

PLANO DE GESTÃO AMBIENTAL

Medidas mitigadoras, compensatórias e de valorização Plano de recuperação de áreas degradadas

Programa de monitoramento e acompanhamento Cronograma de implantação

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EQUIPE TÉCNICA (INCLUINDO UM PARÁGRAFO SOBRE A QUALIFICAÇÃO DE CADA PROFISSIONAL)

GLOSSÁRIO ANEXOS:

Termos de referência do estudo Mapas, plantas, figuras, fotos Estudos específicos detalhados Leis ou trechos de leis citados Laudos de ensaios e análises Listas de espécies

Memórias de cálculo e anteprojetos de medidas mitigadoras

Cópias de documentos (como certidões municipais, memorandos de entendimento, atas de reuniões, registros de audiências ou reuniões públicas etc.)

(16)

ANEXO III

LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA A

ANÁLISE TÉCNICA DOS ESTUDOS

(17)

CHECK LIST PARA ANÁLISE DO EIA

ITEM QUESTÕES A SEREM CONSIDERADAS AVALIAÇÃO 1. Métodos e técnicas utilizados para a

realização dos estudos ambientais

1.1. O método e as técnicas escolhidas para a realização do Diagnóstico Ambiental são adequados:

- ao objeto de estudo?

- à região onde se insere o empreendimento?

- às características e quantidades de dados disponíveis e/ou possíveis de serem levantados no tempo de realização do estudo?

1.2. Foram definidos os passos metodológicos que levem:

- à caracterização da situação existente?

- ao prognóstico dos efeitos ambientais potenciais do empreendimento proposto e de suas alternativas tecnológicas e locacionais?

- à identificação dos recursos tecnológicos e

financeiros para a mitigação dos efeitos negativos e de potencialização dos efeitos positivos?

- às medidas de controle e monitoramento dos impactos?

2. Área de influência do empreendimento

2.1. Foram definidos com clareza os critérios ecológicos e socioeconômicos para a delimitação da área de influência do empreendimento?

2.2. Foi feita a delimitação da área de influência do empreendimento para cada fator natural (solos, águas superficiais, águas subterrâneas, atmosfera, vegetação/flora)?

2.3. Foi feita a delimitação da área de influência do empreendimento para os componentes culturais, econômicos e sócio-políticos da intervenção proposta? 3. Espacialização da análise e da

apresentação dos resultados.

3.1. Foi definida a base cartográfica geograficamente referenciada para o registro dos resultados do estudo? 3.2. Foi definida a escala adequada à interpretação dos dados disponíveis e pesquisados e ao registro das conclusões/recomendações?

4. Identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância dos prováveis impactos relevantes.

4.1. Foram indicados com clareza os métodos, técnicas e critérios adotados para a identificação, quantificação e interpretação dos prováveis impactos ambientais da implantação e operação das atividades do empreendimento?

4.2. Foram mostrados com transparência os prováveis efeitos da implantação e operação das atividades do empreendimento sobre: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais?

4.3. Foi feita a caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência do empreendimento

(18)

4.4. Foi feita a análise dos impactos ambientais significativos do projeto, plano ou programa, com a discriminação dos efeitos ambientais potenciais:

- positivos e negativos (benéficos e adversos)? - diretos e indiretos (cadeia de efeitos)? - imediatos e a médio e longo prazo? - temporários e permanentes? 4.5. Foram analisados:

- o grau de reversibilidade dos impactos?

- as propriedades cumulativas e sinérgicas dos impactos? - a distribuição dos custos e dos benefícios sociais do empreendimento?

5. Medidas Mitigadoras dos Impactos Ambientais

5.1. Foi feita a definição das medidas de mitigação dos impactos negativos, dentre elas os equipamentos de controle e sistema de tratamento de despejos, e a avaliação da eficiência de cada uma delas?

5.2. Foram indicadas as alternativas econômicas e tecnológicas do empreendimento para a mitigação dos danos potenciais sobre os fatores naturais e sobre os ambientes econômicos, culturais e sócio-políticos? 5.3. Foram identificados:

- os procedimentos de projeto que contribuem para a mitigação dos impactos negativos?

- os procedimentos de projeto que contribuem para a potencialização dos impactos positivos?

6. Plano de monitoramento dos impactos prováveis impactos previstos

6.1. Foi elaborado o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos indicando os fatores e parâmetros a serem considerados? 6.2 Foram descritos os indicadores ambientais a ser adotados para o monitoramento dos impactos nas fases do projeto e o motivo de sua escolha?

Imagem

Tabela 1 - Classes de relevo e de declividade existentes no imóvel.

Referências

Documentos relacionados

A metodologia de Educação Patrimonial proposta por Horta [1] , tem como princípio básico a experiência direta de contato com os bens e fenômenos culturais,

Dissertação apresentada à Banca Examinadora da Escola Paulista de Direito (EPD), como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Direito, na área de

O pagamento do prêmio, integral ou parcelado, deve ser realizado, impreterivelmente, na(s) data(s) indicada(s) no respectivo instrumento de cobrança. A falta de pagamento

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

Índices como os de riqueza de espécies e de diversidade tradicional, que são medidas de diversidade alfa, não são suficientes se o propósito for selecionar sítios

O presente artigo identifica e caracteriza, por meio da revisão bibliográfica, os principais impactos negativos do espeleoturismo no patrimônio espeleológico, concentrando a

Third, the projection does not consider the construction of Ferrogrão to possibly increase the population of municipalities that experiment reductions in transportation costs,

‐  Identificação  dos  Aspectos  e  Impactos  Ambientais”,  nos  quais  definimos  as  diretrizes  e  critérios  para  identificação  contínua  de  perigos,