• Nenhum resultado encontrado

3º SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA PROGRAMAÇÃO 3ºSNGPP AUDITÓRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ PRÉ SIMPÓSIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "3º SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA PROGRAMAÇÃO 3ºSNGPP AUDITÓRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ PRÉ SIMPÓSIO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROGRAMAÇÃO 3ºSNGPP

AUDITÓRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

PRÉ – SIMPÓSIO

MINICURSOS DIA 27/07/2022

SALA 01:

13h as 15h:

MINICURSO 1: A NOVA GERAÇÃO DA EXPERIÊNCIA EM SAÚDE ESTÁ NA GESTÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE

Síntese:

Cuidado centrado no paciente. Integração dos determinantes sociais da saúde e dos valores do paciente no cuidado. Tecnologia e as ferramentas para melhorar a colaboração bilateral entre a equipe de cuidado e o paciente e sua família. O cuidado continuado como estratégia para o empoderamento do paciente e sua família. Adaptação ao acesso dos cuidados em saúde para se alinhar às necessidades do paciente.

Consumo em saúde. Pandemia da informação. A empatia e o engajamento do cuidado. O consumo na saúde. A dicotomia saúde x doença. O ecossistema da escuta na saúde. A neurociência aplicada ao consumo da saúde. O novo paciente como consumidor da saúde. A próxima geração de experiência do paciente.

Convidado1: CHRISTIANO QUINAN - Mestre em Administração, com ênfase em Saúde. É Sócio Fundador e CEO do Grupo The1, grupo empresarial inovador que atua na indústria da saúde em diversos segmentos no Brasil e nos EUA (www.grupothe1.com.br) .

Ocupa ainda a Presidência do Chapter Goiás do CBEX’s – Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde.

Graduado em Direito. Pós Graduado em Direito Público, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Extensão Internacional pela University of California Irvine EUA. É certificado Disney’s Approach to Building a Culture of Healthcare Excellence e Disney’s Approach to Creativity & Innovation. Fellow do American College of Healthcare Executives (ACHE). Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs).

Convidado 2 : GISELI CARVALHO - Gerente Assistencial no Hospital Vila Nova Star – Rede D’Or.

• Experiência de 19 anos em enfermagem, sendo destes 12 na área de oncologia e 7 anos dedicados para gestão funcional de equipes, com base no gerenciamento de riscos assistenciais, qualidade e experiência percebida pelo paciente.

• Vivência internacional para apresentação do "Case de sucesso - The importance of a multidisciplinary commission to venous Thromboembolism prevention in cancer patients” no GAP (Global Academic Programs) em abril de 2015 no Texas Houston, no MD Anderson Cancer Center em 2015.

SALA 01:

15h15 as 17h:00

MINICURSO 2: - IMPACTO DOS PROCESSOS DE CERTIFICAÇÕES NA ENTREGA DE VALOR AO PACIENTE E OS CUSTOS GERADOS.

Síntese: A busca pela melhoria da qualidade dos serviços prestados na área da saúde tem sido o caminho para as instituições permanecerem no mercado que está cada vez mais competitivo. Diante

(2)

dos fatos as organizações buscam novos modelos assistenciais e de gestão. O programa de acreditação hospitalar possibilita a promoção de mudanças deste cenário provocando melhores entregas de valor aos pacientes e impacto nos resultados econômico financeiros.

Convidado 1: VIVIAN GIUDICE - Bióloga pela Universidade São Judas Tadeu, Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela FGV, Pós-Graduação em Microbiologia pela Faculdades Oswaldo Cruz. Foi coordenadora da qualidade na Irmandade da Santa Casa de São Paulo. É avaliadora de Sistemas de Saúde, por meio da metodologia ONA e ACSA. Atuou no processo de revisão do Manual do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, versões 2014, 2018 e 2022. Fellow ISQua e Membro da American Society of Professionals in Patient Safety. Fundadora, Palestrante e Diretora de Negócios e Mercado do Grupo IBES.

Convidado 2: MÁRCIA RANGEL - Presidente Cbexs Chapter Paraná, Desenvolvimento de planejamento estratégico focado em resultados a médio/longo prazo e gestão de riscos e cultura de segurança, são sob meu ponto de vista, os norteadores de um trabalho centrado na sustentabilidade organizacional e na perenidade do negocio.

Atuo também em Associações e Federações do segmento da Saúde, engajada ainda na participação em grupos de trabalhos na Agência Nacional de Saúde, como forma de promover mudanças e melhorias para o setor, bem como para que possa estar constantemente atualizada nos temas legais/regulatórios que impactam a prestação de serviços assistenciais.

SALA 02:

11h30 as 12h45:

MINICURSO 3:

Convidado 1: Dr. UNIVALDO ETSUO SAGAE - Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Pós- graduação em pesquisas e práticas em clínicas médicas pela Universidade de Harvard – Boston – USA, Diretor geral e Fundador da Gastroclínica Cascavel, Diretor Técnico do Hospital Gênesis, Preceptor da Residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital São Lucas, Professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, Várias Publicações em Revistas Nacionais e Internacionais, Fundador do Núcleo Regional dos Ostomizados do Oeste do Paraná

13h as 15h: MINICURSO 4: REDUÇÃO DE DESPERDÍCIOS HOSPITALARES E GANHOS DE EFICIÊNCIA PROGRAMA:

 Análise de cenário do desperdício hospitalar no Brasil e no Mundo.

 Iniciativas relevantes de redução de desperdício: modelo de remuneração, ganhos de eficiência e produtividade, melhoria de processos e gestão de custos hospitalares.

 O papel da saúde 4.0 na entrega de soluções custos-efetivas.

Sintese:

A pandemia foi um teste de stress para o modelo de estado de direito e do sistema de saúde construído a partir da constituição de 1988. O modelo se revelou resiliente e capaz de enfrentar a maior tragédia sanitária brasileira. Hoje temos quase toda população vacinada com a primeira dose e avançando rapidamente para esquema vacinal completo. Estamos na frente de países ricos que começaram antes, mas precisamos ir além, garantindo acesso qualificado aos 213 milhões de brasileiros, mesmo sabendo que os recursos na saúde não vão aumentar. Temos que fazer mais com o que já temos hoje.

Desta forma, precisamos buscar alternativas para melhorar a eficiência hospitalar, como por exemplo,

(3)

diminuindo a ineficiência no uso do leito hospitalar , o aumento da permanência hospitalar além da esperada pela complexidade clínica é determinada, por exemplo, por falhas no complexo processo assistencial hospitalar, como atraso de exames; pela burocracia nas relações do hospital com o comprador de saúde, como demora para autorizações; por falhas nas relações com a família e o paciente, na demora na tomada de decisão, problemas jurídicos e sociais, pelo modelo de remuneração, entre outros.

Este curso vai evidenciar que um sistema de saúde baseado em valor, com o paciente no centro do cuidado, é melhor para todos e reduz os custos assistenciais.

Além disso, que os desperdícios possam ser reduzidos e o resultado desta redução ser compartilhado entre todas as partes, isto é, a busca por um sistema cada vez mais eficiente frente aos desafios que o setor saúde impõe.

Convidado: MARCELO CARNIELO - Mestre em administração de empresas (UNINOVE), administrador, engenheiro, pos-graduação em gestão de serviços de saúde (USP), pos-graduação em Controladoria e Finanças em Saúde (UEM-PR), graduação em administração de empresas (Mackenzie). Diretor Técnico pela Planisa.

SALA 02:

15h15 as 17h:

MINICURSO 5: HOSPITAL DO FUTURO

SINTESE DO TEMA: O contínuo barateamento do processamento computacional, da captação e do armazenamento de dados gerou uma explosão na aplicação de tecnologias disruptivas em todos os setores. Na saúde, a pandemia da covid-19 foi o gatilho para acelerar a adoção de novas tecnologias, como a telemedicina, a cirurgia robótica, a receita médica digital e a compra online de medicamentos.

Qual será o impacto do avanço da inteligência artificial, do evento da internet 5G e da sensorização do cuidado nos hospitais? Como aplicar essas tecnologias à serviço das pessoas e processos para melhorar a jornada do paciente e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência operacional dos hospitais, tornando-os mais sustentáveis?”

Convidado 1: JOÃO MARCELO ALVES - Engenheiro e Economista com Mestrado em Administração de Empresas pelo ISEG/UTL e Pós-Graduação em Finanças Corporativa pela NYU. Foi Diretor Executivo e membro do Conselho de Administração de Hospitais e Organizações de Saúde e Professor de Pós- Graduação e Mestrado em Gestão. Atualmente é Co-fundador e CEO da med.driven, healthtech que hiperautomatiza a gestão de serviços assistenciais e de apoio em Hospitais, Clínicas de Saúde e Laboratórios.

Convidado 2: JAMIL CADE - Médico clínico e cardiologista intervencionista pela USP / InCOR. Doutor (PhD) em cardiologia pela UNIFESP e professor de medicina na FASM. Cursou o Stanford Ignite da GSB Stanford em 2018, fundando a W3.Care, startup que atua com ciência dos dados e telemedicina para atendimentos eletivos, urgências e emergências. Possui cerca de 80 artigos científicos e 10 capítulos de livros publicados até o momento.

Convidado 3: VITOR GADELHA - Médico pela Universidade Estadual de Ciências de Alagoas. Neurologista pelo Hospital de Clínicas da UFPR, Mestre em Ciências da Computação com área de atuação em Inteligência Computacional pela UFPR, Head de Inovação Médica em Hospitais da DASA, Founder e CEO da MEDXVR – startup de realidade virtual para treinamento em saúde.

Convidado 4: Dr. FÁBIO PEGORARO: Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi (UNIRG) onde também é Professor da cadeira de gestão em saúde dos cursos de medicina e farmácia. Autor de artigos publicado no Brasil e no exterior, Pegoraro tem como áreas de pesquisas a

(4)

mineração de processos, simulação de eventos discretos e métodos multicritérios de apoio à decisão, todas aplicadas à saúde.

SALA 03:

13h00 as 15h:

MINICURSO 6: O DIREITO MÉDICO E JUDICIALIZAÇÃO NA SAÚDE SINTESE DO TEMA:

No Brasil, o direito à saúde possui previsão constitucional e universal, ou seja, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam a redução do risco de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

No entanto, a via judicial tem sido muito utilizada para acesso a bens e serviços de saúde.

Neste minicurso, um dos pontos para discussão é importância da judicialização da saúde, avaliando esse fenômeno como possível limitador do controle jurisdicional. Outro ponto seria o entendimento do conceito de Compliance como medida preventiva de distorções geradas por eventuais excessos dessa judicialização.

Convidado1: SILVIO GUIDI - Advogado na área do direito da saúde, representando e assessorando juridicamente profissionais da saúde, operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, empresas de home care laboratórios e distribuidores de medicamentos e equipamentos médicos; Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP; Especialista em direito administrativo pela SBDP (Sociedade Brasileira de Direito Público); Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito Administrativo da Editora Lex Magister; Coordenador dos cursos de Compliance Planos de Saúde, LGDP na Saúde e Diagnóstico e Gerenciamento de Riscos Jurídicos da Organização Nacional de Acreditação em Serviços de Saúde;

Professor dos cursos de pós graduação em Direito Regulatório da Saúde da Faculdades Oswaldo Cruz (FOC Professor da pós graduação em pesquisa clínica e medical affairs da Santa Casa de São Paulo; Professor em Direito Médico das seguintes instituições Faculdade de Medicina da USP (campus Ribeirão Preto) Escola Paulista de Direito ( da Faculdade de Ciências da Saúde e da PUCPR); Conselheiro de Saúde do Estado de São Paulo 2022 2023; Membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP 2022 2024;

Membro da Comissão de Direito Sanitário da OAB/SP 2019 2021; Membro do Fórum Executivo da Saúde do Conselho Nacional de Justiça 2010 2012; Presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/PR 2010 2012.

Convidado2: ANA LÚCIA AMORIM BOAVENTURA – Advogada especialista na área do Direito Médico, Direito Odontológico e Direito da Saúde pelo IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos na cidade de Ribeirão Preto – SP (ano de 2011-2013);

Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Goiás (ano de 2005-2007);

Professora da Faculdade de Medicina da PUC-GO desde 2012 até os dias atuais;

Professora do Curso de Ética Médica do Conselho Regional de Medicina de Goiás desde 2013 até os dias atuais; Presidente da Comissão de Direito Médico, Sanitário e Defesa da Saúde da OAB-GO (junho/2013 a maio/2015 e janeiro de 2016 a maio de 2017); Diretora da Comissão de Direito Médico da OAB-DF (abril/2022 até os dias atuais).

SALA 03:

15h15 as 17h:

MINICURSO 7: PACIENTE DE ALTO RISCO – MEDICINA PERIOPERATÓRIA Estrutura:

➢ Apresentação de cada aula: 15 minutos

➢ Discussão do tema: 5 minutos Programação

Aula 1 - Por que os Pacientes morrem?

(5)

Aula 2 - O Paciente de Alto risco - Definição e fisiopatologia

Aula 3 – Monitorização - o que é fundamental? E que influencia o desfecho?

Aula 4 - Reposição Volêmica e Transfusão de sangue

Aula 5 - Como reduzir mortalidade com continuidade do cuidado Fechamento: 15 minutos

Convidado: ENIS DONIZETTI SILVA - Presidente do Conselho da Fundação para Segurança do Paciente, Coordenador Médico COVID - Extrema/MG, Idealizador do canal do Paciente de Alto Risco.

SIMPÓSIO

CREDENCIAMENTO: A partir das 15h30

17h:00 as 18h30: MESA REDONDA: GESTÃO ESTRATÉGICA: VISÃO DO PÚBLICO E PRIVADO

Síntese: Nos últimos anos a administração pública vem convivendo com importantes transformações em busca de profissionalização, maior eficiência na gestão e efetividade na sua atuação, com o seu foco no atendimento às necessidades do cidadão e nos resultados esperados da instituição. Da mesma forma a iniciativa privada, no seu envolvimento com múltiplos atores na busca por atingir seus propósitos e resultados, enfrentando vários conflitos internos e externos como: aumento do poder de compras, consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais para ter melhores serviços/tratamentos de saúde, condições demográficas, população crescente de idosos, processos de consolidação que impulsiona movimentos estratégicos, entre outros. A governança, como expressão do sistema de valores das organizações, em conjunto com sua rede de relações internas e externas, visam garantir que o interesse das diferentes partes seja considerado, por meio da definição do papel e da participação de cada agente nas atividades e na busca por seus propósitos.

MODERADOR: ILDEMAR MARINO CANT0 – DIRETOR TÉCNICO Hospital São Lucas/FAG, Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde/FACULDADES PEQUENO PRINCIPE; Residência médica em Cirurgia Geral/Hospital Universitário Evangélico de Curitiba; Especialização em Gastroenterologia/Federação Brasileira de Gastroenterologia; Especialização em Administração Hospitalar/União Educacional de Cascavel; Graduação em Medicina/Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná

Convidado 1: MIROSLAU BAILAK - SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE DE CASCAVEL Graduação em Medicina/Fundação Eduacional Serra dos Órgãos; Especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Gama Filho(1980) e residencia-medicapela Hospital Estadual Carlos Chagas(1983).

Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Períto Médico Previdenciário do Instituto Nacional de Seguridade Social, cargo comissionado da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná do Paraná, Professor da Faculdade Assis Gurgacz, Médico da área de Cirurgia Geral da Hospital Políclinica de Cascavel - PR e Médico da área de Cirurgia Geral da Hospital UNiversitário do Oeste do Paraná

Convidado 2: CARLOS ALBERTO GEBRIM PRETO - EX-SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ, Médico; Especialista em medicina nuclear e medicina do trabalho/ Universidade São Camilo; em Medicina de trânsito/Universidade de São Paulo (USP); Medicina legal e perícias médicas/Santa Casa de São Paulo.

Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems); Vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); Membro do Conselho Nacional de

(6)

Saúde. Diretor Geral da Ouvidoria Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ministério da Saúde, em Brasília; Vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná.

Convidado 3: SANDRO R. R. BATISTA – SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS, Médico, mestre e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás, Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pesquisador em Sistemas e serviços de saúde, atenção primária, doenças crônicas e envelhecimento.

19h00: CONFERÊNCIA DE ABERTURA

Palestra Magna - Mercado da Saúde: Tendencia, desafios e Perspectivas Palestrante: Prof. Dr. GONZALO VECINA NETO

Médico sanitarista, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, ex presidente da Anvisa, ex secretário municipal de saúde de São Paulo e ex CEO do Hospital Sírio Libanês.

20h: MOMENTO CULTURAL

DATA: 28/07/2022

CREDENCIAMENTO: A partir das 07h00

08h00 AS 10h00:

10h00 as 10h15 : ABERTO A PERGUNTAS

MESA REDONDA: VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA DE SAÚDE - ENTREGA DE VALOR ATRAVÉS DO DRG

Síntese: O sistema de saúde no Brasil ainda apresenta diversas dificuldades, que acabam por afetar não apenas pacientes, como também hospitais, operadoras e toda a cadeia produtiva de saúde. Mas há solução: a melhoria dos processos a partir da aplicação do conceito de saúde baseada em valor. O tema trará as experiências vividas em grandes organizações Públicas e Privadas que aplicam os métodos do DRG.

MODERADOR: RENATO GOMES DO ESPIRITO SANTO - Administrador, Mestrando no Mestrado Profissional em Administração com Ênfase na Saúde do Brasil (Cbexs/UNIALFA), Avaliador do Sistema Brasileiro de Acreditação-ONA vinculado a IAC/ IBES, Certificado 1ª Turma HealthCare E-Leadership (Medportal/Cbexs), Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos (Gama Filho), MBA em Gestão pela Qualidade Total (FGV-RJ), MBA PDG SAÚDE - Sênior Health Care (IBMEC/RJ), MBA em Sustentabilidade e Responsabilidade Social (UNIFACS-BA), Formações no Instituto Brasileiro de Coaching; Formação Business Game Training – ETO Institute; Idealizador, Organizador e Presidente do 1º e 2º Simpósio Nacional de Gestão Pública e Privada; Vice Presidente – CBEXS– Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde Chapter Goiás

Convidado 1: JOÃO MARCELO ALVES - Engenheiro e Economista com Mestrado em Administração de Empresas pelo ISEG/UTL e Pós-Graduação em Finanças Corporativa pela NYU. Foi Diretor Executivo e membro do Conselho de Administração de Hospitais e Organizações de Saúde e Professor de Pós- Graduação e Mestrado em Gestão. Atualmente é Co-fundador e CEO da med.driven, healthtech que hiperautomatiza a gestão de serviços assistenciais e de apoio em Hospitais, Clínicas de Saúde e Laboratórios.

(7)

Convidado 2: MARCELO CARNIELO - Mestre em administração de empresas (UNINOVE), administrador, engenheiro, pos-graduação em gestão de serviços de saúde (USP), pos-graduação em Controladoria e Finanças em Saúde (UEM-PR), graduação em administração de empresas (Mackenzie). Diretor Técnico pela Planisa

Convidado 3: BRENO DUARTE - Enfermeiro.Mestre em Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem pela UFMG.Especialista em DRG pela FelumaProfessor de cursos de pós graduação da Faculdade Unimed e FelumaDiretor Executivo e de Novos Negócios do Grupo IAG Saúde | DRG Brasil

Convidado 4: ALESSANDRO MAGALHÃES – Secretário Municipal da Saúde de Aparecida de Goiânia/GO, Médico auditor|Mestre em Saúde Pública|Especialização em análise de situação de saúde e saúde da família| Expertise em gestão em saúde com ênfase em saúde pública; gestão por resultados; auditoria e regulação de serviços de saúde e elaboração de projetos em saúde. (CONFIRMAR PALESTRANTE)

10h15 as 10h30: INTERVALO CAFÉ 10h30 AS 12h30:

MESA REDONDA: EXPERIÊNCIA E SEGURANÇA DO PACIENTE E PESSOAS Síntese:

MODERADOR: CHRISTIANO QUINAN - Mestre em Administração, com ênfase em Saúde; Sócio Fundador e CEO do Grupo The1; Presidente do Chapter Goiás do CBEX’s – Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde.

Graduado em Direito; Pós Graduado em Direito Público; MBA em Gestão Empresarial/FGV; Extensão Internacional pela University of California Irvine EUA; Certificado Disney’s Approach to Building a Culture of Healthcare Excellence e Disney’s Approach to Creativity & Innovation. Fellow do American College of Healthcare Executives (ACHE). Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs).

Convidado 1: GISELI CARVALHO - Gerente Assistencial no Hospital Vila Nova Star – Rede D’Or; Graduada em enfermagem, sendo destes 12 na área de oncologia e 7 anos dedicados para gestão funcional de equipes, com base no gerenciamento de riscos assistenciais, qualidade e experiência percebida pelo paciente.

Apresentou o "Case de sucesso - The importance of a multidisciplinary commission to venous Thromboembolism prevention in cancer patients” no GAP (Global Academic Programs) em abril de 2015 no Texas Houston, no MD Anderson Cancer Center em 2015.

Convidado 2: ANDREA DRUMOND - Administradora Hospitalar pós-graduada e Mestranda em Administração com ênfase na Saúde; Consultora em Saúde, atuando na reestruturação de serviços de saúde para aceleração da performance e eficácia operacional. Gestora Hospitalar do Ministério da Saúde e, em 2012, fundou a Câmara Técnica para a Qualidade e Segurança dos Hospitais Federais no RJ e a presidiu de 2012 a 2015. Foi da equipe que elaborou o Programa Nacional de Segurança do Paciente, RDC 36 e Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. Andréa é membro fundadora da Sociedade Brasileira para Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP).É presidente do Chapter Santa Catarina, do Colégio Brasileiro de Executivo da Saúda.

Convidado3: MÁRCIA RANGEL - Presidente Cbexs Chapter Paraná, Desenvolvimento de planejamento estratégico focado em resultados a médio/longo prazo e gestão de riscos e cultura de segurança, são sob meu ponto de vista, os norteadores de um trabalho centrado na sustentabilidade organizacional e na perenidade do negocio.

Atuo também em Associações e Federações do segmento da Saúde, engajada ainda na participação em grupos de trabalhos na Agência Nacional de Saúde, como forma de promover mudanças e melhorias para o setor, bem como para que possa estar constantemente atualizada nos temas

(8)

legais/regulatórios que impactam a prestação de serviços assistenciais.

12h30 as 12h45 : ABERTO A PERGUNTAS

12h45 as 13h45: ALMOÇO

13h45 as 14h00: AQUECIMENTO

14h00 as 16h00: MESA REDONDA: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Síntese:

MODERADOR: MAURO ASSAD - Médico/Centro Universitário Serra dos Órgãos - Teresópolis/RJ .

Residência Médica em Anestesiologia/Centro de Ensino e Treinamento MEC/SBA no Hospital Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Marília/SP; Título de Especialização em Anestesiologia/Sociedade Brasileira de Anestesiologia e Associação Médica Brasileira; Médico Gestor do Escritório de Eficiência Operacional do Hospital São Lucas/FAG;Coordenador do Serviço de Anestesiologia e Preceptor da Residência Méd ica em Anestesiologia do Hospital São Lucas/FAG em Cascavel/PR; Mestrando em Gestão e Administração com ênfase na Saúde pelo CBEXS (Colégio Brasileiro do Executivos da Saúde); Pós-Graduando em Gestão Estratégica de Cooperativas de Saúde pela UNIMED/PR

Convidado 1: Dr. UNIVALDO ETSUO SAGAE - Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Pós- graduação em pesquisas e práticas em clínicas médicas pela Universidade de Harvard – Boston – USA, Diretor geral e Fundador da Gastroclínica Cascavel, Diretor Técnico do Hospital Gênesis, Preceptor da Residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital São Lucas, Professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Professor do Curso de Medicina do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, Várias Publicações em Revistas Nacionais e Internacionais, Presidente da Sociedade Paranaense de Coloproctologia (Gestão 2018-2019), Fundador do Núcleo Regional dos Ostomizados do Oeste do Paraná

Convidado 2: WALMOLI GERBER Jr. - Diretor Executivo na BrasilRadFísica Médica, Diretor da Vertical Saúde da ACATE, Estrategistas de Negócios da Quanby Computação Quântica, conselheiro de inovação e investidor anjo.

Convidado 3: DIÓGENES DE OLIVEIRA SILVA - CEO e sócio-fundador da Anestech Innovation Rising, Médico Anestesiologista, MBA em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde, sócio-fundador e CEO da Anestech Innovation Rising, uma das 50 startups de saúde mais inovadoras do Brasil e investida pelo Hospital Albert Einstein, pós-incubada na Eretz.bio/Einstein (SP) e MIDITEC/ACATE em Florianópolis, membro do DASA/Cubo Health. Atua com ênfase em anestesia segura, gestão de riscos, acompanhamento de eventos adversos, produtividade e informação com mobilidade; armazenamento de dados em nuvem e data mining, business intelligence com viés cirúrgico, machine learning e Inteligência artificial em anestesiologia e inovação translacional. Autor de diversos apps para anestesiologia, é consultor em projetos de inovação em saúde, soluções mobile-friendly, small e big data, análise e prospecção de riscos.

Convidado 4: VITOR GADELHA - Médico pela Universidade Estadual de Ciências de Alagoas. Neurologista pelo Hospital de Clínicas da UFPR, Mestre em Ciências da Computação com área de atuação em Inteligência Computacional pela UFPR, Head de Inovação Médica em Hospitais da DASA, Founder e CEO da MEDXVR – startup de realidade virtual para treinamento em saúde.

16:00 as 16:15: INTERVALO

(9)

16h15 as 18h00: MESA REDONDA: LIDERANÇA

Tema: FACES DA LIDERANÇA: DO INDIVÍDUO AO CORPORATIVO, DO PLANEJAMENTO À EXECUÇÃO Síntese: O tema Liderança pode ser abordado sob várias perspectivas. A proposta do 3º SNGPP é abordar algumas facetas, que se entrelaçam na discussão que envolve este componente tão importante da gestão. Do indivíduo ao corporativo, do planejamento à execução, da formação à atuação... Facetas que se complementam. Quais as competencias individuais que o mercado atual tem buscado na pessoa do líder? Como desenvolver estas competências? No exercicio da liderança, qual a importancia do planejamento? Quais estratégias que o líder pode utilizar para conseguir alta performance de sua equipe? Qual o papel das instituições que se propõem a discutir modelos de liderança e formar lideres adequados estes modelos? São algumas das questões que serão abordadas neste diálogo, onde o fio que une os componentes da mesa é a vontade de fazer a diferença na busca pela liderança servidora, gestão colaborativa em contexto de alta performance e seguro para todos os atores envolvidos na prestãoção de assistencia à saude

MODERADOR: ANAMARIA DE SOUSA ARRUDA - MÉDICA pela Universidade Federal de Goiás – UFG, MESTRE em PSICOLOGIA pela Universidade de Brasília – UNB, Graduada em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE MÉDICA pela Universidade Católica de Goiás - UCGo, ESPECIALISTA em GESTÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE/ FIOCRUZ, MESTRANDA em ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE NA SAÚDE pela UNIALFA-CBEXS, CERTIFICAÇÃO E-LEADERSHIP, pela Medportal/CBEXS, GESTORA HOSPITALAR E DE SISTEMAS DE SAÚDE; PROFESSORA EFETIVA DO CURSO DE MEDICINA da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Diretora Técnica e Geral do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr Anuar Auad;

Diretora Geral do Hemocentro Estadual de Goiás; Diretora Geral dos Hospitais de Enfrentamento à Covid-19 em Aguas Lindas e Uruaçu, em Goiás; Coordenadora do Laboratório de Genética do CRER/SES- Go.

Convidado 1: MAGDA DE PAULA - Counseling & Leadership

PCC - Professional Certified Coach pela ICF - International Coaching Federation. Master/ Executive Coach Associada ao Instituto Brasileiro de Coaching, certificada internacionalmente: Behavioral Coaching Institute – BCI, Global Coaching Community – GCC, European Coaching Association – ECA- International Association of Coaching – IAC.

Psicóloga, Mestre em Gestão da Qualidade pela Faculdade de Engenharia Mecânica – UNICAMP/SP, com especialização em Gestão da Qualidade Total pela FIEG/CNI/ SEBRAE.

Lead Assessor pela MCG Qualidade para ISO 9000 e ISO 14000 (Associada à PE BATALAS da Inglaterra), atuação como Auditora para certificação ISO 9000 credenciada pelo Bureau Veritas Certification durante 12 anos.

Atua desde 1984 na área de Desenvolvimento de Pessoas, Liderança e Qualidade Total, tendo desenvolvido Palestras, Treinamentos e Workshops em todo o Brasil.

Membro da Banca Examinadora do PNQ- Prêmio Nacional da Qualidade – 2003/2004/ 2005. Membro da Banca Examinadora do PQGF- Prêmio da Qualidade para o Governo Federal – 1998/ 1999/ 2003/ 2004.

Juíza do Prêmio da Qualidade do Estado de Goiás – PQGG – 2002/ 2003/ 2004.

Autora do Livro: Aprendendo a Jogar – Jogos para Seleção, Workshop e Palestras, Editora Kelps.

DIRETORA EXECUTIVA DA EXPLAIN CONSULTORIA ORGANIZACIONAL LTDA

Convidado 2: DANTE GARCIA DE PAULA - Executivo, estrategista e desenvolvedor de talentos em saúde.

Produtor do Canal Podcast DG – Doses de Gestão. É formado em Administração, Mestre em Saúde pela UFG (planejamento), especialista em Administração Hospitalar (São Camilo), Gestão de Sistemas de Saúde (SUS) pela USP, Economia da Saúde e Farmacoeconomia pela Pompeu Fabra de Barcelona.

(10)

Atualmente é Superintendente de Gestão e Planejamento da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde - AGIR

Convidado 3: LEONARDO JUSTIN CARAP - Médico Anestesiologista; Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE- UFRJ; Mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV; Especialista em Gestão de RH pela EBAPE-FGV. Professor da Universidade Federal Fluminense; Médico do Ministério da Saúde e Diretor Técnico da Qualimed / Planejamento & Gestão de Serviços de Saúde; Ex-Diretor Geral do Hospital Universitário Antonio Pedro da UFF e anteriormente Diretor Administrativo e Chefe do Serviço de Centro Cirúrgico da mesma Instituição. Professor Convidado do IDE - FGV Management e Membro da Comissão Especial de Administração de Serviços de Saúde do Conselho Regional de Administração do RJ.

18h30 - COQUETEL DE ENCERRAMENTO

Referências

Documentos relacionados

adicionar produtos químicos à água quando a piscina estiver em uso. Não adicione produtos químicos ou outras substâncias na piscina caso não consiga verificar a quantidade exata ou

A Prefeita Municipal de Poções - Ba, em acordo com a Lei nº 8.666/93 e nº 10.520/02 torna público o Resultado e HOMOLOGA o Pregão Presencial nº 031/2021 realizado no dia

Apesar de cada vez ser mais reconhecida a importância da religiosidade para a saúde, a maior parte dos profissionais da área da saúde não recebeu treinamento para lidar com essa

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Pesquisadora do Projeto Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade da aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola, participa

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de