• Nenhum resultado encontrado

Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito de Família e Sucessões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Núcleo de Pós-Graduação. Pós-Graduação Lato Sensu em. Direito de Família e Sucessões"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

e Sucessões

(2)

1. INTRODUÇÃO

O presente documento compõe um projeto institucional, que é parte de um sistema de educação integrado à sociedade.

Nesse sentido, este Projeto Pedagógico define perfis profissionais, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação, enfim, coordena os esforços em direção a objetivos e compromissos para os cursos de pós-graduação da Escola Paulista de Direito.

2. PERFIL INSTITUCIONAL 2.1 HISTÓRICO

A Faculdade Escola Paulista de Direito, desde seu projeto original, tem como escopo oferecer um ensino superior em Direito diferenciado e interdisciplinar, abrangendo uma formação de conhecimentos que propicie a formação de novos profissionais com senso crítico, espírito científico e consciência social do Direito como importante instrumento de transformação.

A Faculdade Escola Paulista de Direito, constituída em 2004, com limite de atuação, sede e foro no Município de São Paulo, Estado de São Paulo é um estabelecimento particular de ensino superior mantido pela Instituição Escola Paulista de Ensino Superior – IEPES, entidade jurídica de direito privado, de natureza educacional, cultural e social. Em sua história, a Instituição vem desenvolvendo projetos pedagógicos e institucionais voltados para os interesses e necessidades da comunidade local e regional. Sua missão educacional é a de formar profissionais juristas aptos a servir à comunidade, guiados pelos princípios éticos e democráticos que orientam os parâmetros pedagógicos e cultural da Instituição.

Levando em consideração uma linha político-pedagógica que entende a educação como atividade ético-social, conduzida pela obrigação de formar cidadãos profissionalmente capacitados para atuar de forma contextualizada e eticamente comprometida com os valores sociais da liberdade, da igualdade e da dignidade, a Faculdade Escola Paulista de Direito tem como primazia a consolidação de um plano estratégico proposto para oferecer um ensino superior de qualidade, promovendo para a região paulistana um importante centro de conhecimento capaz de levar, de modo eficaz, o alcance de excelência do desenvolvimento socioeconômico e político do Estado de São Paulo, propiciando sempre o bem-estar e a inclusão de toda a sociedade, em equilíbrio com os objetivos constituídos no meio institucional.

Projetada inicialmente no formato de uma Instituição de Pós-Graduação em Direito, em treze anos de funcionamento nos moldes mencionados, a Faculdade Escola Paulista de Direito tornou-se referência nacional e internacional na formação de pós-graduandos.

Na Pós-Graduação Stricto Sensu, a Instituição oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Direito, no seguinte formato: Área de Concentração em “Soluções alternativas de controvérsias empresariais”; Linhas de Pesquisa em 1) Princípios e Mecanismos do Sistema Nacional de Soluções extrajudiciais de controvérsias e 2) Sistemas Internacionais de soluções extrajudiciais de controvérsias.

Posteriormente, despertada pelo padrão de referência alcançado pela Instituição em seu formato de Pós-

(3)

Graduação, a ampla demanda do público externo para a configuração de um programa de Graduação, tornou imprescindível que a Faculdade Escola Paulista de Direito, em sua gestão, tomasse a iniciativa por implementar o novo formato e, no ano de 2013, oficializasse a integração do programa de Graduação em Direito aos serviços disponibilizados pela Instituição.

Com a aprovação do programa realizada no ano anterior, como projeto pedagógico inicial do curso de Graduação em Direito, a Instituição gravitou seus objetivos em torno do intuito de formar profissionais capacitados para atuar nas diversas áreas jurídicas, tendo, porém, como objetivo central o de propiciar ao aluno o entrosamento com experiências de leitura, debate e pesquisa que, reunidas, concentram as habilidades e competências necessárias para uma atuação jurídica norteada pelo desenvolvimento contínuo de um senso de responsabilidade, da ética e da excelência no que sempre esteve proposta a realizar.

2.2 MISSÃO

A proposta educacional da EPD é formar pessoas comprometidas em identificar e resolver os problemas que as cercam e gerar valores para sociedade, enquanto tornam-se protagonistas de seus aprendizados através da plena participação em sala de aula.

Nosso corpo docente é constantemente avaliado a fim de garantir a transmissão efetiva do seu conhecimento e proporcionar o ambiente propício ao despertar do interesse do estudante pelo saber, através de reflexões e aprofundamentos teóricos e práticos, nas diversas áreas do conhecimento jurídico.

A EPD tem por missão produzir e difundir conhecimentos, transformando-os em valores, através da pesquisa, da cultura e das ciências jurídicas, visando à formação humanística de seus alunos. Como centro de excelência em estudos pós-graduados em Direito e áreas correlatas, a EPD segue três conceitos fundamentais:

1. Aliança estratégica entre teoria e prática;

2. Dinamismo didático de um corpo docente de primeiro nível;

3. Linhas de pesquisa marcadas pela qualidade e pela modernidade.

Com esta filosofia de trabalho, a EPD tem formado profissionais que se tornam referências no segmento jurídico e áreas afins.

3. APRESENTAÇÃO DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito de Família e das Sucessões, da Escola Paulista de Direito – EPD, é, certamente, um curso diferenciado de outros, similares, uma vez que tem o perfil bastante arrojado da pós-modernidade, a visão crítica que decorre necessariamente da renovação paradigmática dos institutos familiares e sucessórios, e do amálgama interdisciplinar que estabelece o imprescindível elo entre o Direito de Família e das Sucessões e as demais áreas do Direito, assim como as relações entre O Direito de Família e das Sucessões e outros saberes e ciências que constroem o conhecimento humano como um todo.

Dividido em três Créditos, o Curso perpassa, no Crédito A, toda a visão geral acerca do Direito de Família na atualidade, seus avanços e retrocessos, bem como analisa os aspectos processuais, e tudo mesclado interdisciplinarmente à análise sociológica, psicanalítica e filosófica dos fenômenos que o norteiam e permeiam.

(4)

O Crédito B, por sua vez, cuidará de operar uma análise unitária do fenômeno jurídico, passando pelo esquadro analítico do Direito de Família e Sociedade, do ponto de vista do direito interno e também do direito internacional.

O Crédito C cuidará do Direito das Sucessões, analisando a transmissão de direitos e deveres em decorrência da morte, visitando e revendo as regras da sucessão legítima e da sucessão testamentária, focando sempre as principais e mais significativas alterações contidas no Código Civil de 2002. Este Crédito se estende, também, na revisão do sistema de inventários e partilhas, na análise do chamado planejamento sucessório e na interface do Direito das Sucessões com o Direito Tributário e com o Direito Internacional Privado.

O corpo docente selecionado é altamente especializado e todos os professores são pós-graduados em Direito Civil, mestres, doutores e livre-docentes. A tendência metodológica é a que prefere a diversidade de professores, de modo a que, aos alunos, possam ser repassadas e discutidas visões variadas do fenômeno e da experiência jurídicas.

O resultado final, portanto, propõe conferir competências ao participante, de molde a habilitá-lo para a prática jurídica diária, nestas áreas, com conhecimento e segurança.

4. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO CURSO

Título do Curso

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito de Família e Sucessões

Modalidade

Presencial

Área de Concentração

Ciências Sociais Aplicadas

Coordenadoria/Instituição/Órgão Proponente

Escola Paulista de Direito – EPD

Coordenador (a) do curso

Professor (a) Flavio Tartuce e Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka

Carga Horária Total

360 horas

Público Alvo

Advogados, Procuradores, Membros do Ministério Público e da Magistratura, Professores, Consultores, Servidores Públicos e demais profissionais que atuam em assuntos relacionados ao Direito

Número de Vagas

160

Turno de Funcionamento

Matutino ( ) Vespertino ( ) Noturno ( X ) Integral ( X )

Período de oferecimento

Turmas iniciando em março ou agosto

(5)

4.1 INSCRIÇÃO/SELEÇÃO/MATRÍCULA

4.1.1 Inscrição e matrícula

Site da Faculdade Escola Paulista de Direito ou presencialmente na Avenida da Liberdade, 956, São Paulo/SP.

Período e Horário

De segunda a sexta, das 8h às 21h e sábado das 8h às 13h.

Documentação exigida

Cópia do diploma da graduação;

Cópia do histórico escolar;

Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

Cópia do RG;

Cópia do CPF;

Cópia do comprovante de residência (conta de luz, telefone).

4.2 JUSTIFICATIVA DO CURSO 4.3 OBJETIVOS

4.3.1 Objetivo Geral

O curso visa a proporcionar uma visão moderna e interdisciplinar do Direito de Família e das Sucessões brasileiro, por meio do entrelaçamento do direito material e do direito processual. Os objetivos são alcançados sob duas vertentes que se enquadram no relacionamento dos vários saberes. Assim, de um lado, o Direito se relaciona com a psicologia, a sociologia e a antropologia, além de outras ciências humanas e sociais aplicadas. De outro, o Direito Civil e o Direito processual (e especificamente o Direito de Família e das Sucessões), são estudados correlativamente a outras sub-áreas do próprio Direito (Previdenciário, Tributário, Penal, Societário, Internacional, Direitos Humanos, etc.).

4.3.2 Objetivos Específicos

- Atualização dos alunos quanto às mudanças legislativas e jurisprudenciais.

- Trazer conhecimento técnico a respeito das principais posições doutrinárias dos temas correlatos.

- Propiciar a compreensão do fenômeno jurídico em todas as suas matizes, sejam teóricas ou práticas.

Dias da semana em que serão ministradas as aulas

Sábado E Segunda e Quarta

Duração

18 meses

(6)

- Trazer ao aluno uma plena possibilidade de atuação no mercado jurídico.

- Trazer autonomia e empregabilidade ao aluno, propiciando uma visão crítica dos principais aspectos jurídicos que são analisados no curso.

4.4 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

No Quadro 1 estão relacionadas as disciplinas e suas respectivas cargas horárias.

MATRIZ CURRICULAR 1º MODULO - DIREITO DE FAMÍLIA:

AVANÇOS E RETROCESSOS.

ASPECTOS MATERIAIS, PROCESSUAIS E INTERDISCIPLINARES: RELEITURA

CONTEMPORÂNEA

Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Introdução ao Direito de Família. 10 Flavio Tartuce Doutor

Casamento e União Estável 50 Giselda Maria Fernandes

Novaes Hironaka Doutora Relações de parentesco, filiação e

reconhecimento de filho. 20 Débora Brandão Doutora

Alimentos e Bem de Família 20 Cláudia Stein Vieira Doutora

TOTAL: 4 Disciplinas

2º MÓDULO -DIREITO DE FAMÍLIA E SISTEMA: UMA ANÁLISE UNITÁRIA DO FENÔMENO JURÍDICO. DIREITO

DE FAMÍLIA E SOCIEDADE:

PLANEJAMENTO E ENFRENTAMENTO DAS PATOLOGIAS. A FAMÍLIA NO SISTEMA INTERNACIONAL:

REFLEXOS NO SISTEMA

Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Direito de Família e Direito Processual Civil. 10 Fernanda Tartuce Doutora Direito de Família, Direito Civil e Bioética 30 Flávio Tartuce Doutor Direito de Família e Interdisciplinaridade 30 Giselda Maria Fernandes

Novaes Hironaka Doutora Direito de Família e Direito Internacional 30 Gustavo Ferraz de Campos

Mônaco Doutor

TOTAL: 4 Disciplinas

(7)

MATRIZ CURRICULAR 3º MÓDULO - DIREITO DAS

SUCESSÕES: AVANÇOS E RETROCESSOS. UMA ANÁLISE UNITÁRIA DO FENÔMENO JURÍDICO

Carga Horária

100 Horas PROFESSOR

RESPONSÁVEL TITULAÇÃO

Introdução ao Direito das Sucessões 30 Cesar Calo Peghini Doutor

Sucessão Legítima. 30 Giselda Maria Fernandes

Novaes Hironaka Doutora

Sucessão testamentária. 20 André Borges de Carvalho

Barros Doutor

Inventário e partilha 20 Fernanda Tartuce Doutora

TOTAL: 4 Disciplinas Disciplinas complementares

(modalidade a distância) Carga Horária 60 Horas METODOLOGIA CIENTIFICA DA PESQUISA

JURÍDICA 30

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 30

TOTAL: 2 Disciplinas

(8)

4.5 Programas de Ensino

Os Programas de Ensino do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito de Família e Sucessões são organizados em consonância com a proposta do curso, desta forma, é possível verificar a adequação e atualização de ementas, conteúdos programáticos e bibliografias adotadas.

4.6 Qualificação Docente

No Quadro 2 estão relacionados os docentes do curso e sua respectiva titulação.

Quadro 2 – Docentes e titulação.

DOCENTES TITULAÇÃO

Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka PROFESSORA TITULAR, LIVRE-DOCENTE E DOUTORA PELA USP

Flávio Tartuce DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA USP

Alice Bianchini DOUTORA EM DIREITO PENAL PELA PUCSP.

André Borges de Carvalho Barros DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA FADISP.

Cesar Calo Peghini. DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA PUCSP.

Débora Brandão DOUTORA EM DIREITO CIVIL PELA PUCSP.

Fernanda Tartuce Silva DOUTORA EM PROCESSO CIVIL PELA USP.

Francisco José Cahali DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA PUCSP.

Fernando Carlos de Andrade Sartori MESTRE EM DIREITO CIVIL PELA PUCSP

Gabriele Tusa DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA USP

Giselle Câmara Groeninga DOUTORA PELA USP

Gustavo Ferraz do Campos Mônaco LIVRE-DOCENTE E DOUTOR PELA USP

José Fernando Simão LIVRE-DOCENTE, DOUTOR E MESTRE PELA USP

João Ricardo Brandão Aguirre DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA USP.

Marcelo Cometti DOUTOR EM DIREITO COMERCIAL PELA USP.

Marcelo Truzzi Otero DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA PUCSP.

Mario Luiz Delgado DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA USP

Maurício Andere Von Bruck Lacerda MESTRE PELA UNIVERSIDADE DE LISBOA.

Maurício Bunazar DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA USP

Oswaldo Peregrina Rodrigues DOUTOR PELA PUCSP.

Ricardo Lucas Calderón MESTRE PELA UFPR

Rogério Cury MESTRE EM DIREITO PENAL PELA UNAERP

Rommel Andriotti. MESTRANDO EM DIREITO CIVIL PELA FADISP.

Rui Carvalho Piva. DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA PUCSP.

Rodrigo Toscano de Brito DOUTOR EM DIREITO CIVIL PELA PUCSP

Viviane Masotti DOUTORA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PELA PUCSP.

(9)

4.7 Recursos Didático-Pedagógicos

Aulas expositivas, com uso de tecnologia ou não, com abordagens doutrinárias e jurisprudenciais dos temas correlatos. Aplicação de seminários práticos de avaliação, com análise de casos concretos e de julgados.

4.8 Avaliação

O modelo proposto inclui o acompanhamento da aprendizagem, do comportamento e do impacto, considerando como objetos do processo de avaliação, concomitantemente, o desempenho do aluno e o próprio programa de formação. Para tal, são utilizados recursos tradicionais e instrumentos complementares de acompanhamento, como questionários, provas discursivas e seminários práticos de avaliação.

5. CONTROLE ACADÊMICO

O controle dos resultados das avaliações será realizado pela Secretaria da Pós-Graduação da Instituição, que os arquivará.

6. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

Após o cumprimento de todas as disciplinas e sendo aprovado em todas as etapas, o pós-graduando recebe o título de especialista.

7. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Devido à nova resolução do MEC (N.01/06.04.2018), a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso e realização da defesa presencial deixaram de ser obrigatórios para os cursos de Pós-Graduação lato sensu.

Assim, a EPD, passa a adotar a nova diretriz do Ministério da Educação, deixando a entrega do trabalho e defesa presencial opcionais, a partir dos ingressantes de Março/2017 e para os concluintes a partir de janeiro de 2019.

Contudo, é preciso levar em consideração algumas informações e passo a passo para solicitação da dispensa do TCC. Segue:

A solicitação da dispensa do TCC, deve ser realizada exclusivamente pelo aluno via Requerimento de Dispensa TCC;

A dispensa corresponde apenas ao TCC, as disciplinas de Didática do Ensino Superior e Metodologia do Trabalho Científico continuam sendo avaliadas computadas na carga horária total do curso. A partir de abril de 2019, estas disciplinas passaram a ser ofertadas na modalidade online.

8. EMENTÁRIOS E REFERÊNCIAS

O detalhamento das ementas e das referências básicas e complementares tem por objetivo apresentar as informações relativas a cada disciplina constante do curso de pós-graduação. Porém, vale ressaltar que tanto os ementários como as bibliografias descritas não devem ser consideradas produtos acabados, mas sim, como instrumentos de revisão constantes em relação às transformações sociais, pedagógicas e institucionais.

(10)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

DIREITO DE FAMÍLIA: AVANÇOS E RETROCESSOS. ASPECTOS MATERIAIS, PROCESSUAIS E INTERDISCIPLINARES:

RELEITURA CONTEMPORÂNEA CARGA HORÁRIA: 100H.

EMENTA.

ntrodução ao Direito de Família. Entidades familiares e princípios do Direito de Família Contemporâneo. Casamento.

Conceito, natureza jurídica, constituição e efeitos. Regime de bens e dissolução. União estável: aspectos materiais e processuais. Responsabilidade civil no Direito de Família. Relações de parentesco, filiação e reconhecimento de filho.

Alimentos: aspectos materiais e processuais. Bem de Família e outros temas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Princípios constitucionais e materiais do Novo Direito de Família Brasileiro. Conceito de Família. Concepção constitucional de família.

As novas entidades familiares. Conceito de casamento e sua natureza jurídica. Princípios do casamento. Capacidade matrimonial, impedimentos e causas suspensivas. Efeitos práticos. Celebração, prova e efeitos do casamento. Os deveres do casamento e sua quebra.

A culpa no casamento. Invalidade do casamento. Casamento inexistente, casamento nulo e casamento anulável. Hipóteses, efeitos e procedimentos. Regime de Bens. Conceito, princípios e regras gerais relativas ao regime de bens. A ação para alteração do regime. Pacto Antenupcial. Questões polêmicas. Arts. 1.639 a 1.657 do CC. Regras especiais quanto ao regime de bens: comunhão parcial, comunhão universal, participação final nos aquestos e separação de bens. Arts. 1.658 a 1.688 do CC. Dissolução do casamento. Aspectos processuais.

Análise dos principais aspectos das Ações de Família previstas no CPC/2015. Dissolução do casamento e da sociedade conjugal. Aspectos Materiais. A Emenda do divórcio (EC 66/2010) e suas principais consequências. Fim da separação de direito e da culpa. Questões

teóricas e práticas. Responsabilidade civil e Direito de Família. Responsabilidade civil nas relações de conjugalidade e de parentalidade.

União estável. Aspectos materiais. Conceito, requisitos, efeitos pessoais e patrimoniais. Diferenças entre união estável e concubinato.

A união entre pessoas do mesmo sexo ou união homoafetiva. União estável. Aspectos processuais da ação de reconhecimento e dissolução da união estável. Parentesco e Filiação. Regras gerais e contagem de graus de parentesco. Aspectos materiais. Introdução à parentalidade socioafetiva. Filiação (arts. 1.596 a 1.606 do CC). Reconhecimento de filhos. Aspectos materiais. Reconhecimento voluntário e reconhecimento judicial. Questões controvertidas quanto à ação de investigação de paternidade. A relativização da coisa julgada. A obrigatoriedade do exame de DNA e a Súmula 301 do STJ. A discussão da parentalidade socioafetiva e da multiparentalidade. Adoção.

Adoção nacional. Análise das regras do Código Civil e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Alterações legislativas recentes.. Adoção internacional. Questões de Direito Internacional Privado. Poder Familiar. Regras fundamentais. (arts. 1.638 do Código Civil). guarda e direito de visitas. As formas de guarda. A guarda alternada, a guarda unilateral e a guarda compartilhada. Poder Familiar. Aspectos processuais. Alimentos . Aspectos materiais. Conceito, pressupostos e classificação dos alimentos. Características da obrigação alimentar e suas consequências. Aspectos processuais. Análise da Lei n. 5.478/1968 e dos problemas práticos dela decorrentes. Questões práticas processuais frente ao Novo CPC. Meios de coerção para recebimento das verbas alimentares. Penhora, desconto em folha, prisão civil e outras medidas. Extinção da obrigação alimentar. Questões polêmicas. Modalidades contemporâneas de alimentos. Alimentos gravídicos, alimentos compensatórios, alimentos transitórios, alimentos intuitu familiae ou globais. Alimentos decorrentes de ato ilícito e suas diferenças em relação aos alimentos de Direito de Família. Arbitragem no Direito de Família. Bem de Família. Modalidades e Polêmicas. A polêmica da penhora do imóvel de residência do fiador. Seminários práticos de avaliação. Prova final avaliativa.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Famílias. São Paulo: RT, 12ª Edição, 2017.

MADALENO, Rolf. Curso de Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, 2019. TARTUCE, Flávio. Direito Civil. Volume 5. Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. São Paulo: Método, 2019.

SCHREIBER, Anderson; TARTUCE, Flávio; SIMÃO, José Fernando; DELGADO, Mário Luiz; MELO, Marco Aurélio Bezerra de. Código Civil Comentado. Rio de Janeiro:

Forense, 2019.

Bibliografia Complementar

DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. São Paulo: Saraiva, 2015.

FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil. Direito das Famílias. Salvador: Juspodivm, 2019.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. Direito das Famílias. São Paulo: Saraiva, 2019.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Direito de Família. São Paulo: Saraiva, 2019.

VENOSA, Silvio. Código Civil Interpretado. São Paulo: Atlas, 2019.

(11)

PLANO DE ENSINO DO MÓDULO

NOME DO MÓDULO:

DIREITO DE FAMÍLIA E SISTEMA: UMA ANÁLISE UNITÁRIA DO FENÔMENO JURÍDICO. DIREITO DE FAMÍLIA E SOCIEDADE:

PLANEJAMENTO E ENFRENTAMENTO DAS PATOLOGIAS. A FAMÍLIA NO SISTEMA INTERNACIONAL: REFLEXOS NO SISTEMA

CARGA HORÁRIA: 100H.

EMENTA.

Direito de Família e Direito Processual Civil. Direito de Família e Direito Civil. Direito de Família e Direito Penal. Direito de Família, Direito Empresarial e Tributário. Direito de Família e Bioética. Direito de Família, Direito Internacional, Direito Previdenciário e outros temas interdisciplinares. Direito de Família e Psicanálise. Mediação no Direito de Família. Direito de Empresa e Direito de Família.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Direito de família e interdisciplinaridade: a visão contemporânea, a remodelação de paradigmas e o matiz interdisciplinar. Direito Contratual e Direito de Família. Interações teóricas e práticas entre livros distintos do Código Civil Brasileiro. Separação e divórcio extrajudicial. Análise frente ao Novo CPC. Direito Previdenciário e Direito de Família. Categorias familiares e suas repercussões para os benefícios previdenciárias. Análise de casos concretos e da jurisprudência sobre o tema. Efetividade Processual e o Direito de Família. O Novo CPC e o Direito de Família. Direito Internacional e Direito de Família. A proteção da criança no cenário internacional: teoria geral e Direito em Espécie. Direito Internacional e Direito de Família. Convenções Internacionais de Direito de Família. Relações Conjugais e Relações Parentais. Direito Processual Civil Internacional: Litispendência e Homologação de Sentença Estrangeira em Matéria de Direito de Família. Direito Tributário e Direito de Família. Teoria e Prática. Planejamento tributário e suas repercussões para o Direito de Família. Programas de Combate à Violência Familiar. Visão psicanalítica. Patologias na Família – reflexos no Direito. A Lei Maria da Penha. Teoria e Prática. Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito de Família. A Lei contra a Dignidade Sexual e suas repercussões para o Direito de Família. O nascituro e o Direito de Família. Análise das teorias a respeito do tema. A posição do nascituro frente à Lei dos Alimentos Gravídicos. A situação jurídica do embrião. Direito de Família. Bioética e Direito de Família. O Direito de Família na perspectiva civil-constitucional. Problemas relativos à interação entre o Direito de Família e a Constituição Federal de 1988. A eficácia horizontal dos direitos fundamentais e a técnica de ponderação no Novo CPC.

Problemas envolvendo a filiação, o reconhecimento de filhos, os alimentos e o bem de família. Tutela Constitucional do Direito de Família. O fenômeno da alienação parental e a guarda compartilhada. Visão psicojurídica. Direito Registral e Direito de Família.

A alteração do registro civil da pessoal transexual e suas repercussões. Análise da recente decisão do STF e suas decorrências.

Problemas referentes à filiação e à adoção. O registro do nome do padrasto ou madrasta e suas decorrências para os vínculos familiares. Registro extrajudicial da parentalidade socioafetiva e multiparentalidade. Direito das Coisas e Direito de Família. Posse, propriedade e usucapião e suas aplicações no Direito de Família. Usucapião familiar. A Boa-Fé Objetiva no Direito de Família.

Conceito e funções da boa-fé objetiva. Conceitos parcelares e sua eventual aplicação ao Direito de Família (supressio, surrectio, tu quoque, exceptio doli, venire contra factum proprium e duty to mitigate the loss). Mediação e Conciliação em Direito de Família e Sucessões: momentos e casos práticos. Direito de Empresa e Direito de Família. Tipos societários e entidades familiares. A Reforma Legislativa do Direito de Família. Seminários práticos de avaliação. Prova final avaliativa.

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito das Sucessões. Salvador: Jospodivm, 2019.

MADALENO, Rolf. Sucessão Legítima. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

TARTUCE, Flávio. Direito Civil. Volume 6. Direito de Família. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil. São Paulo: Método, 2019.

SCHREIBER, Anderson; TARTUCE, Flávio; SIMÃO, José Fernando; DELGADO, Mário Luiz; MELO, Marco Aurélio Bezerra de. Código Civil Comentado. Rio de Janeiro:

Forense, 2019.

Bibliografia Complementar

DINIZ, Maria Helena. Código Civil Anotado. São Paulo: Saraiva, 2015.

FARIAS, Cristiano Chaves; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil. Direito das Sucessões. Salvador: Juspodivm, 2019.

GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo Curso de Direito Civil. Direito das Sucessões. São Paulo: Saraiva, 2019.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Direito das Sucessões. São Paulo: Saraiva, 2019.

VENOSA, Silvio. Código Civil Interpretado. São Paulo: Atlas, 2019.

VIEIRA DE CARVALHO, Luís Paulo. Direito das Sucessões. Rio de Janeiro: Forense, 2019.

Referências

Documentos relacionados

Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal – Lato

A partir do ano de 2011, o Centro de Investigação em Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho (CIPsi) organizou-se em torno de dois domínios fundamentais

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário é certificado pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e

A Faculdade de Direito de São Bernardo prorrogou até 11 de março as inscrições, - gratuitas - para a Pós-Graduação Lato Sensu.. São oferecidos cursos nas áreas de direito

Os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado em Direito) da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público inscritos nos

— I Curso de Pós-Graduação em Direito das Crianças, Família e Sucessões, organizado pelo Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito de Lisboa,

PRIMEIRA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO CONTRATUAL CIVIL E DO TRABALHO PROMOVIDO PELA ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHISTA

Pensando nisso, surgiu a Pós-graduação em Direito Administrativo do Gran Cursos Online, para capac- itar, ensinar e especializar advogados, servidores, membros da carreira jurídica