Texto

(1)

GUIA DO PRODUTO

VOLVO FE

(2)

Ideal para entrega de alimentos refrigerados, mas adaptável como betoneira. Ou para transporte de resíduos.

O Volvo FE está mais do que à altura da sua reputação enquanto veículo multifuncional, com excelentes caracterís- ticas de condução combinadas com uma produtividade de topo. Concebido a pensar na distribuição urbana e regio- nal, é fácil de carregar e descarregar e oferece ao motorista um ambiente de trabalho espaçoso e confortável.

Focado na facilidade de manobra, numa maior segurança e na ampla visibilidade, o Volvo FE não sacrifica de modo algum a potência e o desempenho lendários dos camiões Volvo. Além disso, com a Volvo como parceiro de trabalho, pode tirar partido de uma vasta gama de serviços flexíveis, com a certeza de ter escolhido uma solução de trans- porte do mais alto nível.

O seu parceiro

de trabalho flexível.

Eis as razões:

Fácil de possuir, fácil de conduzir.

Um camião que lhe oferece a máxima flexibi- lidade, quando e onde precisar. Com capaci- dades globais e uma facilidade de condução imbatíveis, fica livre para se concentrar nas suas tarefas diárias, deixando o resto do trabalho connosco.

Cabina de entrada baixa.

A cabina de entrada baixa foi concebida para recolha de resíduos, distribuição ou outras operações que requerem que o motorista e o passageiro entrem e saiam da cabina várias vezes por dia. Esta cabina dispõe de um degrau de acesso rebaixado, abertura mais ampla da porta do passageiro e um piso plano. Saiba mais na página 16.

Tranquilidade.

Garantimos que os nossos serviços Volvo o mantêm na estrada, oferecendo o potencial para maximizar a sua produtividade sem correr riscos desnecessários.

Combustíveis alternativos.

Agora pode escolher um motor que funcione com um combustível não fóssil, denominado

“biodiesel”, ou gás natural comprimido, denominado GNC. As opções são:

– HVO EN15940 (óleo vegetal, tratado com hidrogénio) em todos os motores.

– RME (éster metílico de óleo de colza) apenas para 320 cv.

– GNC (gás natural comprimido), motor G9K320.

Todas as opções reduzem drasticamente as emissões de gases de efeito estufa.

Saiba mais na página 9.

Conforto.

Concebido para dias longos no banco do motorista. Quaisquer que sejam os seus compromissos profissionais, o Volvo FE pro- porciona o máximo conforto e ergonomia, o que o tornará na sua segunda casa.

Segurança.

Na Volvo, orgulhamo-nos de estar focados na sua segurança. Os nossos camiões estão equipados com os mais recentes e avançados sistemas para garantir não só a sua saúde e bem-estar, mas também para prevenir acidentes e mitigar as consequências em caso de acidente.

(3)

PRODUTOS DIÁRIOS

Distribuição de primeira classe.

A qualquer temperatura.

Num setor competitivo como a distribuição, é reconfortante saber que dispõe de uma frota de veículos fiável para o apoiar. Particularmente ao transportar e entregar mercadorias delicadas como produtos congelados. Com o seu potente motor D8K de 6 cilindros com uma gama de potências entre 250 e 350 cv, o Volvo FE oferece um desem- penho de topo e é perfeito para o trabalho de distribuição. Os eixos dianteiros e traseiros leves permitem uma capa- cidade de carga ainda maior. E a excelente visibilidade facilita a condução em ambiente urbanos. Estão disponíveis três packs de equipamento da cabina: Distribuição, Distribuição+ e Vocacional.

Parte integrante da família Volvo.

O novo design distintivo, que integra o símbolo da Volvo, é uma marca de qua- lidade na estrada. Acreditamos que o seu negócio pode beneficiar de uma parceria positiva com a Volvo. A nossa herança na conceção de camiões do mais alto calibre é respeitada em todo o mundo. Bem-vindo à família.

Faróis.

Quando está na estrada a fazer entregas, os faróis potentes e ajustáveis e as luzes de nevoeiro do Volvo FE garantem uma boa visibilidade, mesmo em condições difíceis. Além disso, o seu design distintivo garante que todos ficam a saber que está a aproximar-se um Volvo.

I-Shift – descanse o seu pé esquerdo.

Conduzir com a I-Shift significa que pode esquecer o pedal da embraiagem. O avançado sistema automático de mudança de velocidades da Volvo utiliza a sua inteligência incorporada para selecionar sempre a mudança certa em cada situação. A sua precisão automática é imbatível, mesmo para os motoristas mais competentes. Descontraia. Ou, caso se sinta mais confortável “no controlo”, pode intervir e selecionar manualmente as velocidades com a I-Shift.

A escolha é sua. Saiba mais sobre a I-Shift napágina 28.

Com visibilidade global superior.

O Volvo FE permite-lhe apreciar o mundo em redor da sua cabina. O tamanho e o posicionamento estratégico dos espelhos oferecem a melhor visibilidade possível em todas as direções, enquanto as janelas auxiliares oferecem uma visão perfeita da área próxima do seu veículo.

Plataforma elevatória.

A plataforma elevatória torna o trabalho mais fácil e eficiente. Pode encomendar o camião preparado de fábrica para a plataforma ele- vatória com todas as ligações elétricas, um interruptor no painel de instrumentos e um novo ícone no conjunto de instrumentos.

5 4

(4)

FÁCIL DE POSSUIR, FÁCIL DE CONDUZIR

Sem

preocupações.

Na Volvo Trucks, acreditamos que deve ficar livre para se con- centrar naquilo que é importante para si na sua vida profissio- nal. Necessita da disponibilidade valiosa do seu camião – e nós podemos garanti-la. Pode aumentar a produtividade do seu negócio utilizando a nossa gama flexível de serviços. Também trabalhamos para reduzir o custo total de propriedade do seu veículo. Tudo considerado, o Volvo FE representa um empreen- dimento extremamente rentável para si e para o seu negócio.

Manobras simples – onde quer que esteja.

O Volvo FE é fácil de manobrar, mesmo nos espaços mais congestionados. É um veículo que permite um controlo fácil da direção e uma aceleração suave, disponi- bilizando também uma série de instrumen- tos que o ajudam a navegar em todas as situações.

Porque conduzir deve ser um prazer.

Ao construir o painel e o conjunto de ins- trumentos do Volvo FE, sentimos que era importante que nos focássemos na simpli- cidade e no bom senso. O posicionamento dos manómetros e dos instrumentos no painel foi concebido para que pudessem ser operados através de um olhar rápido, oferecendo a melhor ergonomia possível e permitindo-lhe desfrutar de uma viagem descontraída e intuitiva, independente- mente do nível de tráfego na estrada.

O sistema complexo que torna tudo mais simples.

Todas as funções do camião podem ser ativadas de forma simples a partir do banco do motorista. Um moderno sistema elétrico completo permite um controlo e regulação fáceis, enquanto as aplicações podem ser introduzidas na especificação.

Ver para crer.

E vencer.

Num Volvo FE, terá sempre uma boa noção do ambiente circundante. O posicionamento e o tamanho dos espelhos em conjunto com a linha de visão através do para-brisas irão proporcionar-lhe a máxima visibili- dade. Acrescente-se as janelas auxiliares e o resultado são as melhores condições possíveis para enfrentar o movimento dos centros urbanos.

Contratos flexíveis à medida das suas necessidades.

Com uma seleção de Contratos de Assistên- cia Volvo, pode tirar partido da solução de transporte ideal. Os nossos contratos dão-lhe liberdade para decidir sobre a manutenção e reparação do seu veículo, quando necessá- rio. Esta flexibilidade ajuda a maximizar a sua produtividade. Também é possível incluir superestruturas específicas no seu contrato.

O seu camião – exatamente como pretende.

Na Volvo, equipamos os nossos camiões de acordo com os seus requisitos. Ao infor- mar-nos sobre aquilo de que necessita no seu Volvo FE, podemos preparar o camião diretamente de fábrica, com as fixações para superestrutura e as ligações elétricas necessárias para o construtor de superes- truturas. Este processo reduz considera- velmente os tempos de entrega ao montar a superestrutura, o que significa que rece- berá exatamente o camião que pretende para o seu negócio – rapidamente.

O seu veículo está seguro.

O sistema avançado de alarme com controlo remoto faz do Volvo FE o inimigo de qual- quer ladrão. Facilmente ativado caso visi- tantes indesejados tentem abrir as portas ou perturbar o veículo, oferece-lhe tranquili- dade quando está noutros locais.

(5)

TURBO DE GEOMETRIA VARIÁVEL O desempenho melhorado do camião a baixa velocidade é conseguido através da utilização de um turbo de geometria variável. Este permite alterar o rácio efetivo do turbo do motor e contribui para a curva de binário plana e a resposta super rápida.

ECO-STOP

Quando o motor é deixado ao ralenti por um período de tempo definido, o motor desliga-se para poupar com- bustível e reduzir as emissões. Bom para a sua rentabilidade e o ambiente.

PÓS-TRATAMENTO DOS GASES DE ESCAPE As emissões do motor D8K são filtradas utilizando uma combinação dos sistemas Redução Catalítica Seletiva (SCR) e Recirculação de Gases de Escape (EGR). Um injetor extra é instalado no escape para regular a temperatura correta dos gases de escape para tratamento adicional dos mesmos.

O D8K – A POTÊNCIA PERFEITA O motor D8K da Volvo é um motor totalmente novo de 6 cilindros e 8 litros com potências de 250, 280, 320 e 350 cv. É o motor perfeito para o Volvo FE, com uma excelente adaptabilidade e um desempenho de topo.

COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS O diesel é apenas um dos combus- tíveis alternativos para o Volvo FE.

Existe muitas opções se pretende ajudar o ambiente, desfrutando dos incentivos disponíveis no seu mercado.

GNC

Um motor de 9 litros com 320 cv e 1.356 Nm de binário que funciona a gás natural comprimido (GNC).

As emissões de CO2 são reduzidas até 70% em comparação com um camião a diesel. Saiba mais na página 12.

HVO

Todos níveis de potência para motores D8K estão certificados para diesel sintético (óleo vegetal, tratado com hidrogénio – HVO EN15940).

RME

Existe uma variante para o nosso motor D8K320 que funciona a bio- diesel puro (éster metílico de óleo de colza – RME B100) – certificado para Euro 6.

TRAVÃO DE COMPRESSÃO E TRAVÃO DE ESCAPE

O motor D8K está equipado com um potente travão motor, que poupa os travões das rodas e prolonga a duração das pastilhas e dos discos dos travões. O Volvo FE oferece a opção de um travão de escape, ou de um travão de compres- são e de escape, sendo que ambas proporcio- nam uma travagem potente quando necessário.

REGENERAÇÃO DO MOTOR

Quando o motor e o sistema de pós-tratamento dos gases de escape (EATS) estão a funcionar, ocorre a acumulação de fuligem e enxofre no EATS. Isto é controlado por reações químicas naturais ao utilizar o camião. Apenas em condi- ções extremas será necessária intervenção do motorista para controlar a regeneração – normal- mente, não é necessária qualquer ação.

AUXÍLIO AO ARRANQUE

Também denominado “local lamacento”, ajuda-o a manter rotações constantes na velocidade selecionada. Esta opção é particularmente eficaz no arranque em estradas com piso escorregadio.

TOMADA DE FORÇA As tomadas de força no Volvo FE fornecem potência para operar uma aplicação auxiliar ou para o equipamento de manuseamento de carga do veículo.

AS NECESSIDADES AO NÍVEL DE INTERVALOS DE ASSISTÊNCIA E MANUTENÇÃO CONTINUAM IGUAIS Os proprietários do Volvo FE não têm que se preocupar com os intervalos de assistência ou com requisitos de manutenção adicionais para os seus veículos, apesar das maiores exigências para os motores e o pessoal de assistência em resultado da norma Euro 6. Esses requisitos não sofrem alterações.

GAMA DE MOTORES VOLVO

Potência

e desempenho à medida.

Flexibilidade, potência, resposta rápida – e mais amigo do ambiente. Os motores do Volvo FE garantem um desempenho que torna o veículo numa ferramenta profissional essencial para a distribuição urbana e regional.

A gama é agora maior com motores para combustíveis alternativos e um motor de 350 cv com mais potência e elevado binário para operações exigentes. Incorporando a mais recente tecnologia de máquinas, o Volvo FE representa o investimento a longo prazo perfeito quando é necessário garantir a máxima disponibilidade e produtividade para o seu negócio.

SISTEMA DE INJEÇÃO

“COMMON RAIL”

A injeção eletrónica de pressão elevada é fornecida por “common rail” com uma pressão máxima de 2.000 bar.

RESPOSTA RÁPIDA

O motor D8K tem um desempenho de topo em qualquer situação. Quando for necessário realizar manobras apertadas – em situações de tráfego urbano intenso, por exemplo – pode confiar sempre numa resposta ultra rápida.

ADBLUE

A solução de AdBlue é adicionada a partir de um depósito separado, reduzindo as emissões de escape.

O AdBlue representa cerca de 5–6%

do consumo de combustível do motor do Volvo FE.

BINÁRIO

O motor D8K produz uma curva de binário mais ampla e plana e uma resposta melhor a baixas rotações – por exemplo, em curvas. O binário máximo é agora de 1.400 Nm, o que reduz a necessidade de mudança de velocidades.

EURO 6

As rigorosas normas europeias sobre emissões para motores diesel foram definidas para regular a quantidade de substâncias poluentes. A norma Euro 6, aplicável a partir do início de 2014, exige uma redução drástica em comparação com a norma antecedente, a Euro 5, por vezes até 75%. A solução da Volvo Trucks para esse desafio é o aperfeiçoamento da tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR) acrescen- tando um sistema de Recirculação de Gases de Escape (EGR) com refrigeração a água ao motor.

Os motores disponíveis para a gama do Volvo FE foram meticulosamente construídos e conce- bidos para cumprir a norma Euro 6, sem perder potência ou binário e sem aumentar o consumo de combustível. É uma situação em que todos saem beneficiados. Os motoristas e o ambiente.

9 8

(6)

O CHASSIS FLEXÍVEL

Uma estrutura para o sucesso.

EIXOS MORTOS

Existem dois tipos de eixo morto no chassis do FE. O eixo TA-FIXED é um eixo morto fixo com rodado simples ou duplo. O eixo TA-HYDRS é um eixo morto com direção hidráu- lica apenas com rodado simples.

CAIXAS DE FERRAMENTAS O Volvo FE vem equipado com duas caixas de ferramentas distintas – uma versão mais pequena com volume de 55 litros e um modelo maior com 125 litros. São perfeitas para guardar correias para fixação de carga ou outro equipamento.

ALTURA DA ESTRUTURA DO CHASSIS

Existem duas variantes de altura da estrutura do chassis (FRAME266 e FRAME300), com uma espes- sura da estrutura de 7 mm e 8 mm, respetivamente.

REFORÇO INTERIOR DO CHASSIS

Em veículos com três eixos existe, de série, um reforço das longarinas para reforçar a área em redor da instalação dos eixos traseiros.

EIXOS TRASEIROS Estão disponíveis quatro eixos traseiros diferentes em diversas combinações. A capacidade de carga varia entre 13 e 23 toneladas.

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS Estão disponíveis várias opções de distâncias entre eixos no Volvo FE, entre 3200 e 6800 mm, dependendo do modelo de veículo e da configura- ção de eixos.

DEPÓSITOS DE COMBUSTÍVEL É possível especificar depósitos de combustível em plástico, aço ou alumínio com várias capacidades entre 160 e 630 litros, de acordo com as especificações do camião e os requisitos específicos.

EIXOS DIANTEIROS Estão disponíveis eixos diantei- ros isentos de manutenção no chassis do Volvo FE, com uma capacidade de carga máxima de 7,1 a 9,0 toneladas.

SUSPENSÃO PNEUMÁTICA O Sistema de Controlo Eletrónico (ECS) pode ser utilizado para con- trolar o nivelamento da suspensão pneumática, através de interruptores no painel de instrumentos ou de uma caixa de controlo. O resultado é um carregamento mais fácil e rápido, independentemente da altura da rampa de carregamento.

NOVÍSSIMA CONFIGURAÇÃO DE CHASSIS

A configuração de chassis melhorada para Euro 6 significa que o Volvo FE continua tão flexível como antes, sem ser afetado pelos requisitos de emissões mais rigorosos.

APLICAÇÕES ESPECIAIS Para aplicações especiais, como transporte de resíduos, cisternas e gruas, o chassis pode ser espe- cialmente adaptado. Os depósitos de combustível e/ou AdBlue são reposicionados para acomodar a aplicação em questão.

SUSPENSÃO

Existem opções de suspensão no Volvo FE para eixos dianteiros e traseiros. Estas dependem da carga nos eixos. A suspensão pneumática e a suspensão de molas estão disponí- veis numa variedade de combinações.

PROTEÇÃO INFERIOR LATERAL A proteção inferior lateral (SUP) retrátil e reforçada é uma opção instalada de fábrica. Concebida pela Volvo, combina proteção segura com facilidade de serviço.

PERSONALIZADO, PREPARADO OU DE SÉRIE O chassis do Volvo FE pode ser encomendado com uma configuração de série. Mas se quiser simplificar realmente a tarefa do construtor de superestruturas, pode encomendá-lo com o kit de preparação ou até com- pletamente adaptado às suas necessi- dades específicas. Graças ao sistema de Instruções Volvo para construtores de superestruturas (VBI), os tempos de entrega para o construtor de superestruturas são encurtados e irá receber o seu camião perfeito, com a superestrutura perfeita, adaptado às suas operações específicas, no mais curto tempo possível.

Ao adaptar o chassis do Volvo FE, os nossos engenheiros colocaram a sua imaginação a funcionar. A visão coletiva era a de um modelo flexível que pudesse ser adaptado para qualquer serviço realizado por um camião.

Em seguida, desenvolveram um chassis robusto e durável com proteção inferior lateral retrátil que, apesar de leve,

conseguisse transportar cargas pesadas e ser facilmente personalizado. A escolha de um eixo dianteiro com carga

até 9 toneladas tornou o camião ainda mais ágil. Agora, pode colocar o resultado dos seus esforços à prova.

(7)

VOLVO FE CNG

Potente,

produtivo e limpo.

Trabalha num ambiente urbano e procura uma alternativa ao diesel com emissões baixas? Este parece um Volvo FE normal visto de fora, mas debaixo do capot está um novo motor Euro 6 – alimentado exclusivamente a gás natural comprimido (GNC), ou preferivelmente biogás comprimido.

Transmissão automática.

A transmissão automática significa que pode esperar a mesma produtividade e caracterís- ticas de condução de um Volvo FE normal.

Foi desenvolvida para proporcionar transpor- tes urbanos eficientes.

Autonomia.

Escolha entre 2×4 ou 2×3 depósitos de gás instalados no chassis. Isso permite uma autonomia até 400 km para serviços de distribuição leves e até 250 quilómetros para serviços pesados de recolha de resíduos.

Potência e binário.

O motor G9K tem uma potência de 320 cv e 1.356 Nm de binário, sendo desenvolvido sobretudo para operações que envolvem ciclos de condução curtos com paragens e arranques frequentes.

Emissões reduzidas.

O motor a gás emite nível de partículas tão baixos que não é necessário qualquer filtro de partículas. De AdBlue também não.

Quando funciona a biogás, as emissões de CO2 são reduzidas até 70% em comparação com um camião a diesel.

Uma solução fiável.

O motor de 6 cilindros e 9 litros da Volvo utiliza tecnologia de vela de ignição, tem depósitos de gás comprimido montados de ambos os lados do chassis e um catalisa- dor de três vias. Eficiente e fiável. Silencia- dor horizontal ou vertical disponível.

Ganhe os contratos.

Os combustíveis renováveis são normalmente um requisito para ganhar contratos de trans- porte de resíduos. O Volvo FE GNC permite trabalhar em ambientes urbanos com um impacto ambiental significativamente mais baixo.

400 km

12 13

(8)

I-Shift e transmissão automática.

Conduzir um camião com I-Shift significa que pode simplesmente concentrar-se em conduzir o veículo de um ponto de paragem até ao seguinte – otimizando a eficiência de combustível.

Com a transmissão automática, paragens e arranques frequentes com o veículo de recolha de resíduos são operações muito suaves.

Eixo traseiro.

Transportar uma carga pesada na parte traseira implica confiar na suspensão do seu camião. O eixo traseiro leve do Volvo FE suporta pesos de 13 toneladas e a suspen- são pneumática garante a viagem mais suave possível.

Degrau de acesso.

Ideal para paragens frequentes, ao entrar e sair do veículo. Os degraus antiderrapantes e as pegas para as mãos acessíveis tornam a sua tarefa mais fácil, mesmo em condi- ções meteorológicas adversas. A iluminação opcional nas portas é ideal ao trabalhar em manhãs escuras ou ao anoitecer.

RESÍDUOS E RECICLAGEM

Ao escolher o camião certo para as suas necessidades de negócio, existe sempre a tentação de dar prioridade a, ou comprometer, certos detalhes. Com o Volvo FE, isso não é necessário.

Instalamos a superestrutura adaptada aos seus requisitos exatos. O FE rígido 6×2 com baixo nível de ruído, emissões excecionalmente reduzidas, visibilidade global incomparável e excelente capacidade de manobra tornam-no na escolha perfeita para operações de transporte de resíduos. Os arranques e paragens frequentes são auxiliados por um generoso motor D8K de 8 litros e 6 cilindros, com uma potência até 350 cv, combinado com transmissão automática ou I-Shift – também pode escolher a linha motriz GNC com emissões super baixas.

A cabina baixa proporciona uma entrada prática com degraus antiderrapantes. Contudo, com um interior tão confortável, não irá querer sair da cabina muitas vezes.

O camião cujo

trabalho é uma

limpeza.

(9)

CABINA DE ENTRADA BAIXA

Entra e sai

simplificado.

Bem-vindo a um dia de trabalho mais fácil. A cabina de entrada baixa do Volvo FE foi concebida para operações que requerem paragens frequentes. Seja recolha de resíduos ou entrega de mercadorias, sentirá menos tensão e fadiga, focando-se simplesmente em fazer o seu trabalho.

Seguro – como todos os camiões Volvo.

A opção de vidros colocados em posição baixa nas portas aumenta imenso a visibili- dade lateral do motorista.

A cabina está equipada de série com o sistema FUP (Proteção inferior dianteira).

Isso evita que veículos de menores dimen- sões em situações de colisão frontal fiquem presos debaixo do camião, enquanto os materiais com características de absorção de energia da cabina protegem com eficácia o motorista e os passageiros.

Os níveis de segurança da cabina do Volvo FE correspondem aos requisitos suecos. Isso significa que é proporcionada uma proteção sem igual em todos os aci- dentes, por exemplo no caso improvável de capotamento do camião.

Criado para o conforto.

A cabina de entrada baixa proporciona um conforto excelente com uma posição de condução ergonómica, bancos de desenho ergonómico, baixo nível de ruído e elevados níveis de segurança.

E também tem um ótimo aspeto. Um inte- rior elegante e espaçoso inclui cintos de segurança vermelhos. A cabina pode ser equipada com dois ou três bancos para passageiros.

Fácil de entrar.

Com um degrau de entrada confortavelmente baixo e uma abertura da porta a 90 graus, pode entrar e sair sem esforço. A cabina pode até ser encomendada com função de ajoelhamento, baixando a entrada mais 90 mm.

Tenha a imagem completa.

Um vidro frontal de grandes dimensões permite uma excelente visibilidade, comple- mentado por espelhos retrovisores com um design ergonómico. O para-brisas da cabina está disponível em duas variantes, com vidro apenas fumado ou com vidro fumado e com capacidade de reflexão de calor.

A cabina de entrada baixa também pode ser especificada com aquecimento elétrico, estando igualmente disponível com aqueci- mento de parque opcional.

A escolha perfeita.

Combine a cabina de entrada baixa com a linha motriz GNC que disponibiliza potên- cia e binário com baixas emissões. Saiba mais na página 12.

16 17

(10)

INTERIOR DA CABINA

Entre num

dia de trabalho mais confortável.

Quando a sua rotina diária exige a entrada e saída frequente do seu veículo, um degrau de acesso ergonómico e conveniente é obrigatório. No interior espaçoso, as características bem equipadas tornam o seu camião num espaço descontraído no qual é um prazer trabalhar. Observe o interior do Volvo FE – adaptado a pensar no seu conforto.

Novos bancos.

Os novos bancos ergonómicos são uma característica chave do mais recente interior do Volvo FE, com fixação melhorada ao chão e encosto de cabeça e cinto de segurança integrados. O novo material dos estofos oferece maior resistência à sujidade. O banco do motorista e do passageiro podem ser ajustados de acordo com as necessidades.

Opções de áudio.

Escolha entre vários packs de áudio. Podem incluir rádio RDS, ligação USB, Bluetooth para streaming de música, ligação de dois telefones e dispositivo de mãos livres, bem como preparação para DAB.

Opções de controlo de climatização.

A unidade de climatização mantém a tem- peratura na cabina no nível certo – com ou sem a utilização do ar condicionado.

Ruído interior reduzido.

O máximo isolamento sonoro significa que o Volvo FE pode ser conduzido num ambiente calmo com um ruído do motor e dos pneus minimizado.

Cabinas com dimensões espaçosas.

Existem quatro diferentes opções de cabina espaçosas para o Volvo FE. A cabina curta é a mais compacta das três, enquanto a cabina conforto pode ser equipada com ou sem cama. A cabina de entrada baixa proporciona uma entrada confortável sem igual. A cabina longa de maiores dimensões inclui sempre uma cama, oferecendo espaço amplo para descanso e descontração. Saiba mais na página 32.

Espaço para arrumos ainda mais generoso.

Observe a cabina e irá encontrar uma série de espaços para arrumos para guardar os seus objetos. Compartimentos para arrumos no painel de instrumentos. Nas portas. Por cima da sua cabeça. Entre os bancos. Além disso, tem a opção de acrescentar ainda mais unidades para arrumos, se pretender.

Pensamento ergonómico.

Ao planear a disposição da cabina, pensa- mos naquilo que é mais importante para o motorista. A isso chama-se pensamento ergonómico. Posicionar estrategicamente os instrumentos e a mudança de velocida- des, para que possa alcançar e controlar tudo sem esforço. Os comandos utilizados com mais frequência são colocados mais próximo do volante, facilitando imenso o seu trabalho.

Disposição do painel de instrumentos e da consola central.

A disposição do painel e do conjunto de instrumentos permite aceder facilmente às informações vitais de que necessita. Infor- mações como a velocidade, as rotações, o nível do combustível e do óleo são instan- taneamente visíveis, ajudando-o a planear a sua viagem com facilidade.

Volante.

O volante pode ser ajustado para a sua posição favorita e tem 460 ou 500 mm de diâmetro.

Degrau de acesso.

Está disponível iluminação opcional dos degraus sob a forma de uma luz na secção inferior da porta. As pegas para as mãos acessíveis e os dois degraus antiderrapantes facilitam a entrada e saída frequente do veículo.

Compartimentos DIN.

Acima do para-brisas, existem duas uni- dades para arrumos, bem como quatro compartimentos DIN. Os compartimentos DIN destinam-se à montagem de equipa- mentos como rádio CB, arrumos adicionais e tacógrafo.

Suspensão da cabina.

A condução suave é garantida pela avançada suspensão da cabina do Volvo FE. Existe uma suspensão mecânica da cabina, com molas helicoidais e amortecedores à frente e atrás, enquanto a suspensão pneumática integral da cabina inclui foles de ar à frente e atrás.

(11)

Grelha frontal.

A grelha dianteira tem um padrão alveolar que permite um fluxo de ar mais eficiente, facilitando um melhor arrefecimento do motor e do processo de pós-tratamento.

Teto de abrir opcional.

Está disponível um teto de abrir – em vidro ou metal, com controlo manual ou elétrico.

Uma solução abrangente.

Com máxima adaptabilidade e excelentes características de condução, o Volvo FE constitui a escolha perfeita se procura otimi- zar a produtividade do seu negócio. Garan- timos que recebe exatamente o veículo de que necessita. Quer o seu negócio seja a construção, a distribuição ou a recolha de resíduos, o Volvo FE estará lá para fazer o trabalho.

Parte da nossa gama superior.

O Volvo FE faz parte da gama superior de camiões da Volvo – do poderoso Volvo FH16 ao Volvo FMX, um veículo de construção com uma robustez imbatível. Qualquer que seja o serviço, temos o camião perfeito.

Defletores de ar.

Os defletores de ar ajudam a reduzir a resistência e os painéis defletores de vento adicionais reduzem ainda mais o consumo de combustível.

Sinta orgulho em conduzir um Volvo.

O prestigiante símbolo da Volvo no Volvo FE está agora numa posição mais elevada na parte frontal do veículo, mais próximo de si, o motorista.

EXTERIOR DA CABINA

Pegámos em algo bom

e tornámo-lo ainda melhor.

Ao conceber e construir a nossa gama de camiões, acreditamos que cada membro da família Volvo tem a sua personalidade distinta. O Volvo FE destaca-se a esse respeito. É um veículo que irradia uma confiança especial, e o exterior equilibrado e elegante marca o seu território como veículo da máxima qualidade no seu campo específico. O novo design mais recente baseia-se na sua personalidade única, resultando numa aparência extremamente moderna.

As típicas luzes LED em forma de V são uma das suas características mais reconhecíveis ao aproximar-se. O Volvo FE – globalmente, uma marca de distinção.

21 20

(12)

SEGURANÇA ATIVA

Desenvolvido a pensar na sua segurança.

Na Volvo, orgulhamo-nos de levar a sua segurança muito a sério. É algo que faz parte da nossa herança e está enraizado nos nossos valores fundamentais. Naturalmente, é uma das principais razões na base dos constantes melhoramentos técnicos que introduzimos nos nossos veículos. O Volvo FE apresenta uma excelente visibilidade e uma segurança melhorada na cabina, bem como um sistema de proteção inovador. Isto não só aumenta a sua segurança, mas também a dos outros utilizadores da estrada.

JANELAS ADICIONAIS Estão também disponíveis janelas adicionais nas portas e painéis laterais.

Estas são especialmente úteis ao conduzir em espaços exíguos, enquanto o vidro traseiro permite manter a sua preciosa carga debaixo de olho.

CONCEITO DE PARA-CHOQUES DE TRÊS PEÇAS O inovador conceito de para-choques

do Volvo FE incorpora cantos em aço que oferecem uma excelente resistência a impactos. Também permite substituir facilmente uma peça individual caso sofra danos, o que proporciona custos de reparação mais baixos.

VISIBILIDADE GLOBAL MELHORADA Ao conduzir em ambientes urbanos, é essencial ter, a todo o momento, uma imagem global clara do ambiente circun- dante. Com os espelhos exteriores elétri- cos com aquecimento opcional, terá um controlo total sobre tudo o que vê. Também está disponível uma opção manual.

Está disponível a opção de vidro escurecido com gestão solar. Este reduz o aquecimento da cabina devido ao sol.

EXCELENTE VISIBILIDADE PARA A FRENTE O para-brisa é grande e tem uma extremidade inferior baixa. Isso significa uma excelente visão mesmo à frente do camião. Com a cabina de entrada baixa, a visão para frente é ainda melhor.

Controlo Eletrónico da Estabilidade.

O Volvo FE inclui ESC, Controlo Eletrónico da Estabilidade, de série. Esta característica melhora a segurança e a estabilidade dire- cional em condições de condução difíceis e ajuda a evitar situações de capotamento.

Monitorização da Faixa de Rodagem.

As saídas da faixa são uma causa comum de acidentes graves. Na nossa opinião, demasiado comum. A Monitorização da Faixa de Rodagem controla as marcações da estrada com uma câmara e alerta-o se as pisar inadvertidamente.

Cruise Control Adaptativo, aviso de colisão e travagem emergência.

Acompanhe o ritmo do tráfego sem esforço.

O Cruise Control Adaptativo (ACC) baseado em radar mantém uma distância de segu- rança em relação ao veículo da frente, controlando o acelerador e todos os travões disponíveis. Se existir risco de colisão, serão projetadas luzes de aviso no para-brisas – e se estiver iminente um impacto, o travão de emergência automático rapidamente o ajudará.

(13)

Cabina reforçada.

Toda a cabina foi reforçada para propor- cionar um espaço de segurança resistente em caso de acidente. As portas, o painel traseiro, o teto e o piso, todas as partes da cabina foram reforçadas. Isso torna a cabina mais segura em caso de mudança de carga, colisão ou até incêndio. Claro está, a cabina passou em todos os testes de colisão e de impacto da Volvo, significativamente mais exigentes do que o imposto por lei.

SEGURANÇA PASSIVA

Desenvolvido a pensar na sua segurança.

Na Volvo, orgulhamo-nos de levar a sua segurança muito a sério. É algo que faz parte da nossa herança e está enraizado nos nossos valores fundamentais. Naturalmente, é uma das principais razões na base dos constantes melhoramentos técnicos que introduzimos nos nossos veículos. O Volvo FE apresenta uma excelente visibilidade e uma segurança melhorada na cabina, bem como um sistema de proteção inovador. Isto não só aumenta a sua segurança, mas também a dos outros utilizadores da estrada.

Bancos e fixação dos bancos reforçada.

Obviamente, os bancos são fixos de forma segura ao chão e a fixação foi especialmente reforçada para proporcionar a máxima segu- rança. Com efeito, toda a cabina do Volvo FE foi reforçada para o proteger em caso de aci- dente. E, como é evidente, a cabina passou em todos os testes de colisão, de barreira e de impacto da Volvo.

Sistemas de Proteção Inferior Dianteira e Traseira.

Os outros utilizadores da estrada são prote- gidos pela Proteção Inferior Dianteira (FUP), bem como pela Proteção Inferior Traseira (RUP) e a Proteção Inferior Lateral. Impedem que veículos de menores dimensões fiquem presos debaixo do camião em situações de colisão. As proteções inferiores podem ser especificadas de fábrica.

Cintos de segurança integrados.

Os cintos de segurança foram integrados nos bancos standard e conforto e têm uma excelente resistência a impactos. Os cintos de segurança também estão disponíveis em vermelho, o que permite confirmar rapidamente a respetiva utilização.

Equipamento extra.

Pode sempre especificar qualquer equipa- mento de segurança adicional que pretenda na sua cabina. Estão disponíveis coletes refletores, extintores e kits de primeiros socorros.

Sistema Proteção Lateral Inferior.

A Proteção Lateral Inferior (SUP) con- cebida pela Volvo impede que veículos mais pequenos fiquem presos debaixo do camião em caso de colisão. Pode ser equipada de fábrica e proporciona uma proteção segura. Como é retrátil e facilmente amovível, não tem efeitos negativos em termos de assistência.

25 24

(14)

CONSTRUÇÃO

Construir um futuro melhor.

Quando o seu negócio é a construção, precisa de manter uma frota de veículos flexível. O Volvo FE é perfeito para essa finalidade. Funciona igualmente bem como camião basculante ou como betoneira. Quando equipado com um pequeno elevador com gancho, funciona muito bem como grua. Robusto mas ágil, o Volvo FE é o camião versátil ideal, perfeitamente adequado para remover obstáculos, transportar materiais ou ajudar a construir novos desenvolvimentos urbanísticos. Com a sua excelente capacidade de manobra, está à vontade em qualquer situação.

I-Shift.

O sistema automático de mudança de velocidades da Volvo está equipado com tecnologia de software que garante que o Volvo FE mantém a mudança ideal, independentemente das condições de condução. O software básico do sistema pode ser facilmente adaptado para requisitos específicos através de dois packs adicionais – Distribuição e Cons- trução ou Economia de Combustível.

Ergonomia.

O painel e o conjunto de instrumentos do Volvo FE foram planeados de forma intui- tiva para oferecer ao motorista a melhor ergonomia possível durante a sua utilização.

Os manómetros do painel de instrumentos estão posicionados para oferecer uma pers- petiva perfeita das operações através de um rápido olhar. Os controlos mais fundamen- tais são os mais acessíveis – simples.

Novos bancos.

O Volvo FE está equipado com novos bancos ergonómicos que oferecem o máximo con- forto ao passar dias longos ao volante. Os bancos podem ser inclinados e regulados de acordo com as suas necessidades e os estofos em tecido são resistentes à suji- dade – ideais para conduzir em ambientes poeirentos.

Instruções Volvo para

construtores de superestruturas.

Ao encomendar o seu novo Volvo FE, o cons- trutor de superestruturas inicia sessão nas Instruções para Superestruturas da Volvo e pode ver as especificações exatas do seu camião. Utilizando desenhos criados no sistema, é iniciado o trabalho de construir o seu camião. Esta tecnologia intuitiva tem o efeito positivo de reduzir drasticamente os tempos de entrega.

Sempre limpo.

Protege os estofos originais do veículo.

E torna a limpeza mais fácil. As capas para os bancos (opcional) são especialmente concebidas para a Volvo em duas cores, com design e adaptação perfeitos. Cumpre os rigorosos requisitos da Volvo em termos de resistência ao fogo e ao desgaste.

Cabina longa.

O Volvo FE tem três opções de cabina – a cabina curta, a cabina conforto e a cabina longa. A cabina longa é o modelo mais espa- çoso, perfeita para serviços mais longos em que é necessário descansar durante o dia de trabalho. Saiba mais sobre os espaçosos interiores das cabinas nas páginas 18.

(15)

Escolha a melhor transmissão

para o seu ambiente.

Tomadas de força.

A tomada de força é uma característica de todas as transmissões, que oferece a possibilidade de fornecer potência para equipamento específico ou maquinaria.

O Volvo FE dispõe de uma variedade de tomadas de força.

Travões de disco.

O Volvo FE dispõe de travões pneumáticos com discos leves à frente e atrás para contribuir para uma travagem mais suave.

Embraiagens.

As embraiagens de pressão funcionais no Volvo FE têm uma dimensão que varia entre 395 mm e 430 mm e incluem um prato único.

EBS.

O Sistema de Travagem Controlada Eletroni- camente incorpora um sistema anti-bloqueio e proporciona uma resposta de travagem rápida e um desgaste dos travões reduzido.

Deixe a I-Shift fazer o esforço.

Esqueça o pedal da embraiagem e deixe a I-Shift escolher a mudança correta, permitindo-lhe descontrair e concentrar-se no tráfego. A I-Shift é o sistema automático de mudança de velo- cidades da Volvo que inclui uma unidade de controlo eletrónica. Esta recebe informações rela- tivas à velocidade do veículo, aceleração, peso, inclinação da estrada e exigência de binário e, empregando tecnologia de precisão, efetua as mudanças de velocidade corretas. O sistema I-Shift comunica com o motor, o qual ajusta o regime de rotações e o efeito de travagem do motor para proporcionar uma mudança automática de velocidades rápida e confortável.

Para obter uma descrição geral completa, consulte a página 33.

Automático.

Para aplicações em que os serviços exigem paragens e arranques frequentes sem interrupção da potência, existe uma transmissão automática. Proporciona o máximo conforto ao motorista.

I-Shift.

Conduzir com a I-Shift é um verdadeiro prazer. Sem o pedal da embraiagem, pode recostar-se em segurança e concentrar-se nos outros dois. A I-Shift com utiliza a sua inteligência incorporada para escolher sempre a mudança certa, de forma rápida e automática.

Escolher a transmissão correta pode ser difícil. É necessário tomar em consideração várias circunstâncias – a capacidade de carga do veículo, o ambiente atual, o serviço de transporte que está a realizar. Na Volvo Trucks, fornecemos soluções que lhe permitem encontrar sempre a melhor alternativa.

TRANSMISSÃO E TRAVÕES

Manual.

Ao optar por uma transmissão manual, pode optar por seis ou nove velocidades. A trans- missão de seis velocidades é adequada para a condução no centro da cidade, enquanto a de nove velocidades é apropriada para apli- cações com exigências elevadas em termos de capacidade de arranque e desempenho.

29

(16)

OFERTA TOTAL DA VOLVO

A solução de

transporte completa.

Comprar um veículo para a empresa é um investimento a longo prazo importante. Deve ser uma escolha cuidada e ponderada, baseada em diversos fatores. Depois de tomar essa decisão, deve ficar livre para se concentrar no seu negócio. Ao comprar um Volvo FE, damos-lhe liberdade para fazer precisamente isso.

Fazer parte da família Volvo significa poder tirar partido da nossa gama completa de soluções. Quaisquer que sejam os seus requisitos, pode ter a certeza de que existe um pacote perfeitamente adaptado para si.

Fuel Advice.

Para reduzir o consumo de combustível e para lhe fornecer ferramentas eficazes para minimizar os custos com combustível, a Volvo oferece o serviço Fuel Advice, que inclui orientação pessoal sobre combustível, uma caixa de ferramentas fácil de utilizar e suporte. Graças ao Fuel Advice, o seu potencial de poupança pode ascender a 5%, produzindo um impacto positivo real sobre a economia de combustível global e a sua pegada ambiental.

Dynafleet.

O Dynafleet é um sistema de gestão de frota que o ajuda a controlar os seus veí- culos, motoristas e transportes. O sistema fornece-lhe as informações necessárias, permitindo-lhe ter um controlo total sobre a localização e o estado dos seus veículos, oferecendo também conselhos sobre as áreas que podem ser melhoradas. O sistema permite monitorizar facilmente a eficiência de combustível, as horas de condução, a localização e a hora de chegada de cada motorista. O sistema Dynafleet também está disponível como aplicação conveniente para smartphone e tablet.

Cada gota conta.

A filosofia da Volvo Trucks relativamente à poupança de combustível faz parte da abordagem holística da Volvo em relação à utilização de energia e à redução do impacto ambiental. Com medidas relativa- mente pequenas, o consumo de combustível pode ser reduzido de forma significativa, poupando o ambiente e a carteira do cliente.

A campanha inclui formação de motoristas e inovações técnicas, bem como acessórios e serviços como a escolha de equipamento, manutenção do veículo, sistemas de planea- mento de tráfego e análise. Pequenos deta- lhes, como o alinhamento correto das rodas e a escolha adequada de pneus, podem proporcionar uma poupança de combustível significativa.

Leia mais sobre “Todas as gotas contam”

em www.volvotrucks.com/everydropcounts

cada gota conta

Formação de motoristas.

Ao participar na formação de motoristas da Volvo, pode aperfeiçoar as competências e aumentar os conhecimentos relativos à utilização do seu Volvo FE. Uma condu- ção eficiente resulta em riscos reduzidos de acidentes, melhor segurança global, consumo de combustível mais baixo e maior produtividade. Ao inscrever-se na formação de motoristas, pode cumprir as exigências do Certificado de Competência Profissional (CPC). E poderá sempre tirar o máximo proveito do seu investimento, alcançando grandes poupanças através de pequenas mudanças.

(17)

Motores

Caixas de velocidades

Configurações de eixos de trator

Configuração de eixos de rígidos ESPECIFICAÇÕES

4×2Médio

4×2*Baixo Médio Alto

6×2*Baixo Médio Alto

6×2*Baixo Médio Alto

6×4Alto

= Eixo motriz.

= Eixo morto (morto, pusher ou eixo dianteiro).

Esta é apenas uma amostra das escolhas à sua disposição quando personalizar o seu Volvo FE de acordo com as suas necessidades. Pode encontrar as especificações completas e todas as opções possíveis em www.volvotrucks.com.pt ou no seu concessionário Volvo.

Personalize o seu Volvo FE.

Cabinas

Cabina longa

* Configurações disponíveis com cabina de entrada baixa.

Cabina de entrada baixa*

Cabina curta Cabina conforto

Segue-se uma pequena seleção de especificações – mas existem mais para escolher.

Contacte o seu concessionário Volvo ou visite www.volvotrucks.com.pt para obter mais informações.

DIESEL E HVO Potência máxima Binário máximo

D8K250 (184 kW) 250 cv às 2.100 r/min 950 Nm às 900–1.700 r/min

D8K280 (206 kW) 280 cv às 2.100 r/min 1.050 Nm às 950–1.700 r/min

D8K320 (235 kW) também biodiesel 320 cv às 2.100 r/min 1.200 Nm às 1.050–1.600 r/min

D8K350 (258 kW) 350 cv às 2.100 r/min 1.400 Nm às 1.200–1.600 r/min

CNG Potência máxima Binário máximo

G9K320 (235 kW) 320 cv às 2.200 r/min 1.356 Nm às 1.300–1.400 r/min

I-SHIFT

Caixa de velocidades split/range de 12 velocidades com sistema automático de mudança de velocidades. A I-Shift pode ser instalada com uma tomada de força e um radiador de óleo.

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)

AT2412F Direct Drive (1:1) 2.400 44

CAIXAS DE VELOCIDADES MANUAIS

As caixas de velocidades manuais são acionadas com assistência servo. A alavanca das mudanças curta, integrada no painel de instrumentos, é isenta de vibrações e o movimento da alavanca das mudanças é curto e preciso. As caixas de velocidades podem ser especificadas com uma tomada de força.

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)

ZTO1006 6 1.050 32

ZTO1109 9 1.200 44

CAIXA DE VELOCIDADES AUTOMÁTICA

A transmissão automática dispõe de excelentes propriedades de arranque e mudanças de velocidade suaves em todo o regime de velocidades.

A caixa de velocidades é controlada através de botões no painel de instrumentos. Pode ser especificada com uma tomada de força.

Designação Mudança mais alta Binário do motor (Nm) Peso bruto de conjunto (toneladas)

AL306 6 1.500 32

33 32

(18)

O seu camião.

ACESSÓRIOS

O Volvo FE é um dos camiões com melhor equipamento do mundo. Mas para o personalizar de acordo com os seus serviços de transporte específicos e as suas necessidades pessoais, está disponível uma vasta gama de acessórios. É tudo uma questão de tornar o camião mais eficiente para o trabalho realizado. E não se esqueça que foram todos desenvolvidos e testados pela Volvo Trucks para camiões Volvo para garantir que todos têm o que se espera de um produto Volvo. Até a máquina de café foi testada contra colisões!

Seque-se uma pequena seleção de acessórios – mas existem muitos mais para escolher. Contacte o seu concessionário Volvo ou visite www.volvotrucks.com.pt para obter mais informações sobre acessórios.

Tapete de borracha

Tampões das rodas em plástico Pack de áudio

Carregador de baterias

Cinto de segurança vermelho

Luz de aviso e de trabalho portátil com pilhas

Extintor Software Eco-Stop

Recondicionador de baterias Capas para os bancos

O equipamento apresentado ou mencionado pode estar disponível apenas como opção ou acessório, e pode variar de país para país, consoante a legislação local. O concessionário Volvo encontra-se ao seu dispor para lhe fornecer informações mais detalhadas. As cores podem apresentar alterações devido às limitações do processo de impressão. Reservamos o direito de alterar as especificações do produto sem aviso prévio.

(19)

Publication ID: 60026

Imagem

Referências

temas relacionados :