Na África Os Rios dos Orisa e locais aquáticos! Nigéria

Texto

(1)

Orisa Brasil -Por Renata Barcelos

05/07/2017

Na África Os Rios dos Orisa e locais aquáticos! Nigéria

orisabrasil.com.br/Loja/agua_orixa/

Passamos muito tempo lendo a mitologia, ouvindo dos mais velhos as historias dos Orisa e quase nunca vemos imagens dos cenários onde os Orisa protagonizaram as historias, claro que muitos delas não se passaram no aye, mas algumas sim .. afinal esses locais existem mesmo? Será que Osun tem um rio?onde ele fica?

Vamos só retomar – todas as vezes que falamos de culto de Orisa na ÁFRICA , estamos falando da região do país Nigéria e Benin.

Hoje vamos nos focar na relação Orisa x água

Inúmeras deidades do panteão usam água em seu culto, mas para algumas a água é simplesmente sua morada e tem mais ligação com sua fonte seja rios, lagos, córregos ou mar.

(2)

Rio Ogun – Abeokuta – Santuario de Yemoja em Ibara – Foto de Jay Drosin

Yemo̩ja – Iyemo̩ja

RIO Ògùn (principal e outros)

O rio nasce no estado de Oyo perto de Shaki nas coordenadas 8 ° 41’0 “N 3 ° 28’0” E e atravessa o estado de Ogun no estado de Lagos. O rio é atravessado pela Barragem do Ikere Gorge na área do governo local de Iseyin, no estado de Oyo. A capacidade do reservatório é de 690 milhões de metros cúbicos (560 000 acres). O reservatório abrange o Parque Nacional Old Oyo, proporcionando instalações recreativas para turistas e o rio atravessa o parque.

História

Na religião yoruba, Yemoja é a divindade do rio Ogun. O catequista Charles Phillips, pai dos Charles Phillips, que mais tarde se tornou Bispo de Ondo, escreveu em 1857 que o rio Ogun era geralmente adorado pelas pessoas que vivem ao longo das margens da sua ascensão até onde se esvazia na lagoa. O rio percorria o coração do antigo Império Oyo. Metropolitano Oyo foi dividido em seis províncias com três no lado oeste do rio Ogun e três para o leste do rio. Ao mesmo tempo, o rio formou uma rota importante para os

comerciantes que transportam mercadorias em canoa entre Abeokuta e a Colônia de Lagos.

2/20

(3)
(4)

4/20

(5)

Iyalorisa de Yemoja Omitonade no Rio Ogun – Abeokuta

(6)

6/20

(7)

Iyalorisa de Yemoja Omitonade no Rio Ogun – Abeokuta

Reservatório do Rio Erinle – por Terra Firma

Erinlè̩

RIO Erinlè̩

O rio Erinle é um rio no estado de Osun, Nigéria, um afluente direito do rio Osun, que entra do norte perto de Ede logo abaixo da barragem de Ede. Outro

reservatório, a nova barragem Erinle, está mais alto no rio. A água dos dois servos fornece Osogbo, a capital do estado.

Sògidi = RIO (adorado na cidade de Awe, Oyo)

(8)

Entrada do rio Sogidi Foto de laspapi

Rio Sogidi Foto de laspapi

Funminiyi Akorede Samson – Rio Ofiki

Abdul Ganiyu Aminat Olabusy – Rio Ofiki

Òfìkì = RIO

Yemo̩jì = RIO

8/20

(9)

Naij – Rio Yemoji – Nigeria

Awò

RIO Awò em Ogbaga Nigéria

(10)

10/20

(11)

Foto de Fatah Toromade

Descrição: Aworele Osuntoke ao lado do rio Awò

Rio Osun unesco

Ò̩s̩un e Lóógunè̩de̩

RIO Ò̩s̩un e outros

O rio Oṣun é um rio que flui para o sul através da Yorubaland central no sudoeste da Nigéria para a Lagoa de Lagos e o Golfo Atlântico da Guiné. É um dos vários rios atribuídos na mitologia local para terem sido mulheres que se transformaram em águas fluidas depois de algum evento traumático assustado ou irritado.

O culto tradicional anual no Santuário Ọṣun perto do rio Ọṣun em Osogbo tornou-se uma peregrinação popular e importante atração turística, atraindo pessoas de toda a Nigéria e no exterior para o festival anual em agosto.

Baba Nathan Lugo, complementa que

Lóógunè̩de̩ é caçador e que para alguns é um aspecto masculino de Osun ( Culto tradicional Yoruba)

(12)

Èrèlú = RIO (em Oyo)

Otonporo = RIO (da cidade de Ìjàbé̩) Odò Olúwe̩ri = RIO (de ìlú Ìmóòkan) Esimirin = RIO (em Ile Ife)

Olumirin = RIO (Ekiti) O̩lájomi = RIO (de Inís̩à)

Abiye Aremo = RIO (Iju Ota Awori Land) O̩bà

RIO O̩bà

O rio Oba é o principal afluente do rio Osun. Ele sobe cerca de 15 quilômetros (9 mi) ao norte de Ogbomosho, no estado de Oyo. O rio passa por Ogbomosho, onde é represado. O reservatório de Ogbomoso no rio Oba foi concluído em 1964, abrange uma área de 137,6 hectares (340 acres) e tem uma capacidade de

armazenamento de 3.520 megalitros (124 × 106 metros quadrados). A barragem é alimentada pelos fluxos Idekun, Eeguno, Akanbi Kemolowo, Omoogun e Yakun, e tem uma área de captação de 321 quilômetros quadrados (124 milhas quadradas).

O Oba continua a sul da barragem até se juntar ao rio Osun logo acima do assentamento de Odo Oba. Os assentamentos ao longo do seu curso de norte a sul incluem Apo, Iluju, Obada, Mosunmade, Otuokun, Bale, Olori e Olumoye. O rio recebe um afluente esquerdo logo a jusante de Obada e outro afluente esquerdo ao sul de Olori. O segundo afluente passa após Ife Odan. O rio Ọba junta-se ao rio Ọsun em uma série de

corredeiras. Os dois rios se encontram no extremo norte do Reservatório Asejire.

12/20

(13)
(14)

Rio Oba – Oyo – Asa Orisa Alaafin Oyo

Inisaoyemojo

Ò̩tìn RIO Ò̩tìn

O rio Otin tem 36 quilômetros (22 mi) de comprimento, com alta de 76,01 metros cúbicos (2,684 pés quadrados) por segundo. A bacia de drenagem cobre 475 quilômetros quadrados (183 milhas quadradas). É um afluente do rio Erinle. A barragem Eko-Ende no Irepodun LGA no rio Otin foi confiscada em 1973 para formar um reservatório com uma capacidade de 5.5 MCM. O headworks foi projetado para fornecer água potável para as comunidades de Inisa, Oba, Eko- Ende, Eko-Ajala, Ikirun, Iragbiji e Okuku. [Citação necessária] Quando a

barragem foi construída, inundou as terras das pessoas de Oba. O reservatório por trás da barragem de Ede-Ernle se estende por cerca de 12 quilômetros ao norte ao longo do rio Ernle e cobre o Menor parte do rio Otin.

O̩ya

RIO Niger – antigamente chamado de Rio Oya

O Níger leva uma das rotas mais incomuns de qualquer rio importante, uma forma de boomerang que confundiu geógrafos por dois séculos. Sua fonte fica a apenas 240 km (150 mi) do oceano Atlântico, mas o rio corre diretamente do mar para o deserto do Saara, depois leva uma curva direita à beira da antiga cidade de Tombouctou (Tombouctou) e dirige-se para o sudeste até a Golfo da Guiné.

Esta estranha geografia aparentemente surgiu porque o rio Níger é dois rios antigos unidos. O Nigéria superior, da fonte oeste de Timbuktu até a curva do rio atual perto de Timbuktu, uma vez esvaziado em um lago agora seco ao leste nordeste de Tombouctu, enquanto o Niger mais baixo começou ao sul de Tombutútus e fluía para o sul no Golfo Da Guiné. Ao longo do tempo, a erosão a montante do Níger mais baixo resultou na captura de fluxo do Nigéria superior pelo Níger inferior.

A parte norte do rio, conhecida como dobra do Níger, é uma área importante porque é o principal rio e fonte de água naquela parte do deserto do Saara. Isso tornou o ponto focal do comércio em todo o Sahara ocidental, e o centro dos reinos sahelianos de Mali e Gao.

A bacia circundante do rio do Níger é uma das seções fisiográficas distintas da província do Sudão, que por sua vez faz parte da divisão fisiográfica maciça maior africana.

14/20

(15)

Olori de Oya de Oya em visita ao Rio Noger o Rio Oya

(16)

Mohammed Bello

Kaduna, Nigeria – Rio Niger – Rio Oya

Yewa = Rio Yewa

O rio Yewa é um rio transfronteiriço entre a República de Benin e a Nigéria, que corre ao longo do Bight de Benin, em um ponto que atravessa a fronteira entre os dois países. Outras variantes do nome são Yeoua, Yewa, Yéoua e Yéwa. Sua elevação é o nível do mar. O rio está situado dentro de uma zona de clima tropical da África Ocidental e é uma importante fonte de pesca para os habitantes locais. Um aspecto importante da pesca local é o caranguejo azul (Callinectes amnicola). Além de pescar, o rio é um fator importante nas operações de exploração madeireira e de mineração de areia. As principais fontes de Yewa são os rios Atan e Ilaro. Algumas das plantas que habitam o rio e seus bancos são: sedimentos como Cyperus articulatus, Cyperus papyrus e Paspalum vaginatum; E palmeiras como Pandanus candelabro, Raphia hookeri e Phoenix reclinata.

O Yewa esvazia-se em Badagry Creek, que se esvazia por sua vez no Porto de Lagos.

16/20

(17)
(18)

Rio Yewa – Adebisi Adeyemi

Rio Yewa – Adebisi Adeyemi

OLÓKUN – MAR

A Nigéria e o Benin são banhados pelos Oceano Atlantico, nas regiões de Lagos e Porto Novo onde vemos devotos da(o) Orisa Olokun fazerem sua devoção. Baba Nathan Lugo esclarece que também adorado(A) em RIOs e córregos na maioria das comunidades de culto de Olókun no interior destes países.

18/20

(19)

sacerdotisa de Olokun no mar em Lagos Nigeria

(20)

Nigeria- Por Lorna Robson

Nigeria: The Land –Por Anne Rosenberg

20/20

Imagem

temas relacionados :