• Nenhum resultado encontrado

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PACIENTES COM SÍNDROMES CORONARIANAS AGUDAS: REVISÃO NARRATIVA DA

LITERATURA

Lucas Jardel do Nascimento Carvalho Discente do Curso de Enfermagem

UNAERP - Campus Guarujá enflucasjardel@outlook.com

Profa. Ms. Gabriel Rodrigues Santana Docente do Curso de Enfermagem

UNAERP – Campus Guarujá enfermeiro.gabriel@gmail.com

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee.

Apresentação: Oral

Resumo

A Síndrome coronariana aguda refere-se a uma diversidade de sintomas clínicos que são compatíveis com isquemia aguda do miocárdio, englobando, por isso, angina instável e infarto agudo do miocárdio. Este trabalho objetiva identificar a produção científica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem em pacientes com Síndromes Coronarianas Agudas . Foram encontrados um total de 655 artigos, indexados no, LILACS e BDENF, usando os descritores enfermeiro and sistematização da assistência de enfermagem, síndrome coronariana aguda and emergências, emergências and sistematização da assistência de enfermagem.

Foram incluídos no estudo 17 artigos, sendo 15 publicado em periódico brasileiro e 2 em periódicos estrangeiros, disponibilizado apenas o resumo em inglês. Os resultados mostraram as inúmeras dificuldades dos enfermeiros para implementação da SAE, a saber: a falta de tempo do enfermeiro, o excesso de atividades a serem desenvolvido, número de recursos humanos insuficiente nos serviços de saúde, deficiências na formação profissional do enfermeiro e dificuldades de correlacionar o conhecimento científico à prática. Poucos estudos têm sido publicados para demonstrar a importância da sistematização dos cuidados de enfermagem ao paciente com Síndrome Coronariana Aguda. Conclui-se que a implementação da SAE é fundamental por contribuir para a melhora na qualidade da assistência de enfermagem, para caracterização do corpo de conhecimentos da profissão e por trazer implicações positivas para o paciente e para a equipe de enfermagem que atua nas urgências e emergências.

(2)

2 Palavras-chave: Enfermeiro; Síndrome coronariana aguda; Emergências; Doenças Cardiovasculares; Sistematização da Assistência de Enfermagem.

SYSTEMATIZATION OF NURSING ASSISTANCE IN PATIENTS WITH ACUTE CORONARY SYNDROMES: NARRATIVE REVIEW OF LITERATURE

Abstract

Acute coronary syndrome refers to a variety of clinical symptoms that are consistent with acute myocardial ischemia, including unstable angina and acute myocardial infarction. This work aims to identify the scientific production in the Nursing Care Systematization in patients with acute corneal syndromes. We found a total of 655 articles, indexed in LILACS and BDENF, using the descriptors nurses and systematization of nursing care, acute coronary syndrome and emergencies, emergencies and systematization of nursing care. The study included 17 articles, 15 of which were published in a Brazilian journal and 2 in foreign journals, and only the abstract was available in English. The results showed the numerous difficulties of nurses to implement the SAE, namely: lack of time of the nurse, excess of activities to be developed, insufficient number of human resources in the health services, deficiencies in the professional formation of the nurse and difficulties in correlating the scientific knowledge with practice. Few studies have been published to demonstrate the importance of the systematization of nursing care to patients with acute coronary syndrome. It is concluded that the SAE implementation is fundamental to contribute to the improvement of the quality of nursing care, to characterize the body of knowledge of the profession and to bring positive implications for the patient and for the nursing team that acts in emergencies and emergencies.

Key-words: Nurse; Acute coronary syndrome; Emergencies; Cardiovascular diseases; Systematization of nursing care.

1. Introdução

A síndrome coronária aguda (SCA) se caracteriza por um conjunto de sinais e sintomas clínicos, associados a alterações de exames complementares decorrentes de isquemia do miocárdio e compreende um espectro de apresentações clínicas que podem ser classificadas em angina instável, infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento de ST e infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento de ST. (HAJJAR et al, 2016)

Nos Estados Unidos, do total de mais de 650.000 hospitalizações/ano por SCA, cerca de 62 a 71% são SCA SEM elevação de segmento ST e 29 a 38% COM elevação de ST. Nos últimos 15 anos houve uma redução de mais de 60% na incidência da SCA com elevação de ST, embora a mortalidade em 30 dias tenha permanecido inalterada. Por sua vez, um fenômeno inverso foi observado na SCA sem elevação de ST, ou seja, houve redução de quase 20% na mortalidade em 30 dias (de 10% para 7,6%), mas o número de casos permaneceu inalterado.

(MARTINS, 2016).

Atualmente as doenças cardiovasculares no Brasil, correspondem por 30% dos óbitos na faixa etária entre 20 aos 59 anos. Sabe-se que o IAM foi a segunda principal causa e responsável pela incidência de 48 mortes por 100 mil habitantes no ano de 2009, o que representou cerca de 96.386 óbitos. Contudo sabemos que não

(3)

3 devemos levar em conta apenas a perda de vidas mas quando olhamos por outro ângulo os custos assistenciais é um fator relevante (WANG et al, 2013).

Ao realizar o diagnóstico de SCASS-ST, inicia-se o tratamento, que deve abranger alguns aspectos fundamentais: redução e estabilização da dor, classificação de risco precoce, análise hemodinâmica, medicação antitrombótica e anticoagulante, manejo invasivo ou conservador, reconhecimento e intervenção precoce de arritmias. É recomendado para todos os pacientes o repouso absoluto e a monitorização hemodinâmica, durante as primeiras horas após a admissão.

(SILVA, et al, 2015).

Nesse cenário, o enfermeiro atua de forma decisiva na agilidade do atendimento e nos cuidados prestados a esse paciente em todas as etapas do processo. A SAE é uma ferramenta importante, fundamentando-se no conhecimento científico, no direcionamento das ações executadas e na avaliação dos desfechos.

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da Resolução 358/2009, tem preconizado que a assistência de enfermagem deve ser sistematizada implantando-se o processo de enfermagem (PE) (COFEN, 2009).

O paciente que recebe uma assistência sistematizada é assegurado de uma assistência responsável; A SAE, para ser aplicada, tem como requisito que o enfermeiro possua uma raciocínio clínico. A SAE é um instrumento que viabiliza a melhora da operacionalização do processo de enfermagem, tomadas de decisões, e promove as intervenções a serem instituídas, por meio da avaliação dos dados coletados do indivíduo (ROZA 2005, apud TANNURE, 2014).

O interesse sobre o tema surgiu através da minha experiência de trabalho em um serviço de urgência e emergência na cidade do Guarujá/SP, além de leituras envolvendo o assunto. Constata-se na minha prática de trabalho que o processo de enfermagem ao paciente com SCA é intuitivo e assistemático. Com base nessa experiência e apoiado na literatura específica do assunto, procurarei identificar a produção científica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao paciente com Síndrome Coronariana Aguda.

Diante do exposto o pesquisador questiona: a SAE pode conferir maior segurança e melhorar a qualidade da assistência de enfermagem ao paciente com SCA?

2. Objetivos

Este trabalho objetiva identificar a produção científica sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em pacientes com Síndromes Coronarianas Agudas (SCA).

3. Metodologia

Trata-se de uma revisão narrativa da literatura que busca analisar as produções científicas sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ao paciente com SCA, publicadas em periódicos da área da saúde. Optou-se por este tipo de metodologia, uma vez que contribui para o aprofundamento da temática em estudo, pois o problema representa uma temática aberta, não partindo de uma questão específica bem definida. (CORDEIRO et al., 2007).

Foram realizadas buscas bibliográficas no período de agosto a outubro de 2017, a partir da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), considerando-se as bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e na Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e as seguintes combinações entre descritores:

(4)

4

“síndrome coronariana aguda and enfermeiro”, “Emergências and Doenças cardiovasculares”, “Processo de enfermagem and sistematização da assistência de enfermagem”.

Definiram-se como critérios de inclusão: publicações nacionais e internacionais relacionadas ao tema do estudo, publicados no período entre 2007 a 2017 e disponibilizadas online em forma de artigo completo ou apenas em forma de resumos. Excluíram-se publicações que não contemplavam a temática em questão ou que não estavam disponíveis online. Optou-se por esse período de referência, pois foi quando os estudos acerca dessa temática ganharam maior ênfase, tanto no cenário nacional quanto internacional, nesta última década.

A análise dos resultados seguiu a modalidade de análise temática proposta por Minayo (2004) que apresenta as seguintes etapas: pré-análise, que consiste na escolha dos artigos a serem utilizados, retomada de hipóteses e objetivos do estudo;

exploração do material, que consiste na operação classificatória que visa alcançar o núcleo de compreensão do texto (nessa etapa serão definidas categorias teóricas); e tratamento dos resultados obtidos e interpretação.

4. Resultados

Encontrou-se um total de 655 artigos, indexados nas bases de dados LILACS e BDENF. Para a primeira combinação de descritores foram encontrados 21 artigos, sendo 16 textos completos. Destes 21 apenas 3 se enquadraram nos critérios de inclusão.

Foi utilizado o descritor enfermeiro and emergência surgiram 4033 artigos sendo 263 textos completos e destes apenas 5 tratavam da temática síndrome coronariana aguda. Com os descritores enfermeiro and sistematização da assistência de enfermagem foram encontrados 304 artigos sendo 154 textos completos, e destes apenas 2 foram selecionados pelo pesquisador, com os descritores síndrome coronariana aguda and emergências, foram encontrados 1029 artigos sendo 42 textos completos e destes apenas 4 foram selecionados; Com os descritores emergências and sistematização da assistência de enfermagem foram encontrados 52 artigos, sendo 30 textos completos e apenas 2 foram selecionados, sendo encontrado nas duas bases de dados. Após leitura dos títulos e resumos, identificou-se um total de produções, as quais adequavam-se ao objetivo proposto pelo estudo.

Após a coleta dos dados, realizou-se a leitura na íntegra de cada estudo pré- selecionado, visando minimizar os vieses de seleção. Em seguida, procedeu-se a uma leitura, a fim de identificar os elementos explícitos e implícitos acerca da sistematização da assistência de enfermagem frente a síndrome coronariana aguda.

Com a finalidade de extrair os dados principais de cada publicação, foi elaborada uma tabela que apresentava informações acerca do título, da autoria, do ano de publicação, do periódico de publicação, dos objetivos e resultados do estudo.

No Quadro 1 são apresentadas as publicações acerca da temática de acordo com o ano de publicação, periódico, autores, título, objetivo e resultados do estudo.

Quadro 1 – Distribuição dos estudos localizados na base de dados BVS, sobre a temática Síndrome Coronariana Aguda em Guarujá, 2017.

(5)

5

ANO PUBLI CAÇÃ O

PERIÓDICO AUTORES TÍTULO OBJETIVO RESULTADOS DO ESTUDO

2012 Rev. bras.

enferm. vol.65 no.2 Brasília M ar./Apr. 2012

Maria MA;

Quadros FAA;

Grassi MFO.

Sistematização da assistência de enfermagem em serviços de urgência e emergência:

viabilidade de implantação.

Analisar a viabilidade de implantação da SAE em um serviço de urgência e emergência hospitalar.

As dificuldades referidas para a implantação da SAE são: complexidade nas

suas etapas;

desinteresse da instituição; despreparo teórico da enfermagem;

sua desvalorização por outros profissionais;

dimensionamento

inadequado de

funcionários e desajuste da estrutura física.

2012 R. pesq.: cuid.

fundam. online 2010. out/dez.

2(Ed.

Supl.):974-977

Iglesias CMF;

Santiago LC;

Jesus JA;

Santoro LC.

A importância da sistematização da assistência de enfermagem no Cuidado ao cliente portador de infarto agudo do miocárdio.

Levantar informações atualizadas referentes ao cuidado com o cliente portador de Infarto Agudo do Miocárdio e;

Discutí-las com para estimular e apontar novas possibilidades de atuação

profissional e pesquisa/investig ação.

A Sistematização da assistência realizando o

processo de

enfermagem permite identificar as necessidades do cliente e, a partir disso, estabelecer prioridades nas intervenções, assim como realizar avaliação periódica da evolução do cliente.

2013 Rev enferm UFPE on line., Recife,

7(1):176-83, jan., 2013

Alves TE;

Silva MG;

Oliveira LC;

Arrais AC;

Junior JEM.

Atuação do

enfermeiro no atendimento

emergencial aos usuários acometidos de infarto agudo do miocárdio

Analisar a assistência emergencial do enfermeiro frente ao usuário acometido por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Muitas vezes, a indisponibilidade de leitos, de materiais de suporte ventilatório e monitorização e a incipiência da educação permanente dificultam a execução de cuidados

de enfermagem

qualificados.

2015 Revista UFG, v. 17, n. 4

Santos FG;

Campanharo CRV;

Lopes MCBT;

Okuno MFP;

Batista REA.

Avaliação da qualidade do atendimento ao paciente com síndrome

coronariana aguda no serviço de emergência.

Avaliar os indicadores de qualidade no atendimento aos pacientes com suspeita de síndrome

coronariana aguda e associá- los a alta, ao óbito e tempo de internação hospitalar.

O tempo de internação foi significativamente menor para pacientes com IAMSSST quando o intervalo entre a admissão do paciente no SE e o tratamento definitivo foi menor.

Para pacientes com IAMCSST o tempo de internação foi significativamente menor quando o intervalo entre a classificação de risco e a realização do

(6)

6

tratamento definitivo foi menor.

2016 Rev Bras Enferm [Internet].

69(3):710-7.

Maier GSO;

Martins EAP.

Assistência ao paciente com síndrome

coronariana aguda segundo indicadores de qualidade

Avaliar a

assistência intra- hospitalar ao paciente com Síndrome Coronariana Aguda segundo indicadores de qualidade.

São necessários protocolos assistenciais para uniformização da prática e melhora destes indicadores.

2017 Rev Bras

Enferm [Internet].70(2):

436-41

Gutiérrez MGR;

Morais SCRV

Sistematização da Assistência de Enfermagem e a

formação da

identidade profissional

Explorar os argumentos que

ampliem a

compreensão dos possíveis nexos

entre a

sistematização da assistência de enfermagem e a formação da identidade profissional.

Enfatizar a necessidade de estimular o debate a respeito do assunto entre os profi ssionais

de enfermagem

envolvidos na formação de recursos humanos e na prestação da assistência, bem como das entidades de classe, de modo a

aprofundar a

compreensão desses conceitos como elementos signifi cativos para o fortalecimento de nossa identidade profi ssional.

Fonte: Os Autores Fim do quadro.

Constatou-se que os artigos incluídos na revisão foram publicados em periódicos nacionais, e apenas dois em periódicos internacionais. Quanto aos anos de publicações, é possível observar que as mesmas foram realizadas nos anos de 2007 a 2017. É perceptível o pequeno aumento das publicações nos últimos anos, pois há uma necessidade de adequar à enfermagem a produção científica, garantindo uma assistência atualizada e baseada em evidências.

Em relação aos periódicos nota-se que as publicações estão distribuídas em sete periódicos da área de Enfermagem e Cardiologia, sendo um na Revista Latino- Americana de Enfermagem, um na Revista Pesquisa Cuidado Fundamental Online, um na Revista de Enfermagem UFBE Online, um na Revista UFG, dois na Revista de Enfermagem UFSM, dois na Revista Brasileira de Enfermagem e dois em Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Percebe-se que há poucas publicações sobre a sistematização de enfermagem relacionada a síndrome coronariana aguda,

(7)

7 principalmente no Brasil, onde foram encontrados poucos para estas bases de dados.

5. Discussão

IMPLEMENTAÇÃO DA SAE AO PACIENTE COM SCA

A Resolução nº 358, de 2009, do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), recomenda que a enfermagem preze por uma assistência sistematizada por meio da aplicação do método SAE em todos os ambientes de saúde em que haja um profissional de enfermagem atuando e um cuidado de enfermagem sendo desenvolvido. (BARROS; LEMOS, 2017)

Tannure e Pinheiro (2014), afirmam que a (SAE) é uma metodologia científica que vem sendo cada vez mais aplicada na prática assistencial, promovendo segurança aos pacientes, elevação da qualidade dos cuidados e maior identidade e autonomia aos profissionais de enfermagem.

Dentre as dificuldades da implementação da SAE alguns aspectos são pontuados: à falta de tempo do enfermeiro, o excesso de atividades a serem desenvolvidas e ao número de recursos humanos insuficiente nos serviços de saúde. Em um estudo realizado por Chaves e Solai (2013) 85 alunos foram questionados sobre a possibilidade da aplicação da SAE em todas as suas etapas, o estudo demonstrou que 13% dos alunos referiram que o pouco tempo disponível e o despreparo dos profissionais estabelecem empecilhos para sua implementação (CHAVES, SOLAI apud TANURE, PINHEIRO 2013)

Entretanto outros problemas têm sido presentes na implantação e implementação da SAE nos serviço de saúde como as políticas institucionais, os objetivos do serviço que podem estar direcionados ao alcance exclusivo de metas e não para os processos de trabalho da enfermagem, deficiências na formação profissional do enfermeiro e dificuldades de correlacionar o conhecimento científico à prática (CHAVES, SOLAI apud TANURE, PINHEIRO 2013).

Maria et al. (2012) em um estudo de campo, realizaram uma pesquisa e analisaram a viabilidade de implantação da SAE em um serviço de urgência e emergência hospitalar. Os resultados do estudo mostraram as dificuldades referidas para a implantação da SAE , a saber: complexidade nas suas etapas; desinteresse da instituição; despreparo teórico da enfermagem; sua desvalorização por outros

(8)

8 profissionais; dimensionamento inadequado de funcionários e desajuste da estrutura física.

Alves et al. (2013) realizaram um estudo com o proposito de analisar a assistência emergencial do enfermeiro frente ao usuário acometido por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). No trabalho desenvolvido pelos autores, constatou-se que muitas vezes, a indisponibilidade de leitos, de materiais de suporte ventilatório e monitorização e a incipiência da educação permanente dificultam a execução de cuidados de enfermagem qualificados.

Maria et al, (2012) afirmam que o atendimento do enfermeiro ao paciente com SCA deve ser diferenciado, logo que o mesmo e sua equipe permanecem todo tempo ao lado do cliente, devem ser capazes de investigar, observar, ser capcioso e identificar fatores, sinais e sintomas que interroguem a alteração do quadro clínico do doente, isso somente é possível quando o enfermeiro faz o uso adequado de suas atribuições, utilizando a sistematização da assistência de enfermagem.

Saffi et al. (2013), descrevem os cuidados de enfermagem para segurança do paciente na unidade coronariana, a saber:

 Checar nome, prontuário e pulseira de identificação.

 Realizar anamnese e exame físico.

 Checar local da punção arterial, avaliando pulso, hematoma ou sangramento.

 Realizar monitoração de sinais vitais e ECG.

 Proporcionar ambiente calmo e seguro.

 Oferecer higiene e conforto ao paciente.

 Atentar para queixas de dor.

 Atentar para complicações clínicas

 Manter o controle intensivo, com registro de infusões, balanço hídrico parcial e total.

 Realizar curativo no local da artéria puncionada.

(9)

9

 Orientar quanto os fatores de risco cardiovascular e intensificar a importância da adesão às medidas farmacológicas e não farmacológicas.

 Abordar com o paciente sobre mudanças no estilo de vida.

6. Considerações Finais

Pode-se afirmar que a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma metodologia científica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora da qualidade da assistência e maior autonomia aos profissionais de enfermagem.

Os resultados mostraram as inúmeras dificuldades dos enfermeiros para implementação da SAE, a saber: a falta de tempo do enfermeiro, o excesso de atividades a serem desenvolvido, número de recursos humanos insuficiente nos serviços de saúde, deficiências na formação profissional do enfermeiro e dificuldades de correlacionar o conhecimento científico à prática. Poucos estudos têm sido publicados para demonstrar a importância da sistematização dos cuidados de enfermagem ao paciente com Síndrome Coronariana Aguda.

Conclui-se que a implementação da SAE é fundamental por contribuir para a melhora na qualidade da assistência de enfermagem, para caracterização do corpo de conhecimentos da profissão e por trazer implicações positivas para o paciente e para a equipe de enfermagem que atua nas urgências e emergências.

7. Referências

ALVES, T., SILVA, M., OLIVEIRA, L., ARRAIS, A., MENEZES JúNIOR, J.. Atuação do enfermeiro no atendimento emergencial aos usuários acometidos de infarto agudo do miocárdio. Revista de enfermagem UFPE on line, Recife (PE), 7, dez.

2012. Disponível em:

http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/3464.

Acesso em: 06 Out. 2017.

BARROS, Katiucia Martins; LEMOS, Isamara Corrêa. Processo de Enfermagem:

Fundamentos e Discussão de Casos Clínicos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017. 278 f.

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução COFEN nº358/2009, de 15 e outubro de 2009. Dispõe sobre a sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem, e dá outras providências. In: Conselho Federal de Enfermagem [legislação na internet]. Brasília; 2009. [citado 2009 out 2015]. Disponível em:

<http://portalcofen.gov>. Acesso em: 26 de set, 2017.

(10)

10 CORDEIRO, Alexander Magno et al . Revisão sistemática: uma revisão narrativa.

Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro , v. 34, n. 6, p. 428-431, Dec. 2007 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 69912007000600012&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Oct. 2017.

http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012.

FERNANDES IGLESIAS, Cristina Maria et al. A IMPORTÂNCIA DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO CLIENTE PORTADOR DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO.. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, [S.l.], jan. 2011. ISSN 2175-5361.

Disponível em:

<http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1205>. Acesso em: 01 oct. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%p.

GUTIERREZ, Maria Gaby Rivero de; MORAIS, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos. Sistematização da Assistência de Enfermagem e a formação da identidade profissional. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 70, n. 2, p. 436-441, Apr.

2017 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-

71672017000200436&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Oct. 2017.

http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0515.

LEMOS, Dayanna Machado et al. Gatilho da dor em pacientes com síndrome coronariana aguda. Revista de Enfermagem da UFSM, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 480 -

486, dez. 2012. ISSN 2179-7692. Disponível em:

<https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/5106>. Acesso em: 01 out. 2017.

doi:http://dx.doi.org/10.5902/217976925106.

LIMA, Sandro Gonçalves de; DINIZ, Lucas Rampazzo; SARAIVA, Lurildo Cleano Ribeiro. Prevalência de manifestações atípicas em portadores de Síndrome Coronariana Aguda. Rev Soc Bras Clin Med, Recife, v. 12, n. 4, p.282-287, out.

2014. Disponível em: <http://bases.bireme.br/cgi- bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p

&nextAction=lnk&exprSearch=730235&indexSearch=ID>. Acesso em: 17 set. 2017.

MAIER, Gláucia de Souza Omori; MARTINS, Eleine Aparecida Penha. Assistência ao paciente com síndrome coronariana aguda segundo indicadores de qualidade. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 69, n. 4, p. 757-764, Aug. 2016 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-

71672016000400757&lng=en&nrm=iso>. access

on 01 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690420i.

(11)

11 MARIA, Monica Antonio; QUADROS, Fátima Alice Aguiar; GRASSI, Maria de Fátima Oliveira. Sistematização da assistência de enfermagem em serviços de urgência e emergência: viabilidade de implantação. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 65, n. 2,

p. 297-303, Apr. 2012 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-

71672012000200015&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Oct. 2017.

http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000200015.

MARTINS, Herlon Saraiva. Medicina de emergências: abordagem prática. 11. ed.

Barueri: Manole, 2016.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec, 2004. 269 p. ((Saúde em debate)) ISBN 8527101815 (broch.).

MINUZZO, Luiz; SANTOS, Elizabete Silva dos; TIMERMAN, Ari. Relação entre Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina e Troponina na Síndrome Coronariana Aguda. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo , v. 103, n. 6, p. 513-520, Dec.

2014 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-

782X2014002400010&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Oct. 2017. Epub Oct 14, 2014. http://dx.doi.org/10.5935/abc.20140155.

SANTOS, Felipe Gonçalves dos et al. Avaliação da qualidade do atendimento ao paciente com síndrome coronariana aguda no serviço de emergência. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 17, n. 4, mar. 2016. ISSN 1518-1944.

Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fen/article/view/32692/20670>. Acesso em: 01 out. 2017. doi:https://doi.org/10.5216/ree.v17i4.32692.

SAFFI, et al. Sistematização da assistência de enfermagem ao paciente com síndrome coronariana aguda com supradesnível do segmento ST. In: Associação Brasileira de Enfermagem; Unikovsky MAR, Fagundes AM, Spezani RS, organizadores PROENF Programa de Atualização em Enfermagem: Urgência e Emergência: Ciclo 1 Porto Alegre. Artmed/Panamericana 2013. Pg. 65-92. (Sistema de Educação em Saúde Continuada a Distância. vol.1). Acesso em: 01 out 2017.

SILVA, Michele de Freitas Neves et al . Protocolo de avaliação e classificação de risco de pacientes em unidade de emergência. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 22, n. 2, p. 218-225, Apr. 2014 . Available from

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

11692014000200218&lng=en&nrm=iso>. access on 01 Oct. 2017.

http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.3172.2405.

(12)

12 SOUZA, Bruna Guimarães et al. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO FRENTE AO ATENDIMENTO DO PACIENTE COM INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. Revista Eletrônica Interdisciplinar, Araguaia, v. 2, n. 12, p.1-5, 2014. Disponível em:

<http://revista.univar.edu.br>. Acesso em: 30 set. 2017.

TANNURE, Meire Chucre; PINHEIRO, Ana Maria. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem Guia prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Na análise conjunta das atividades predominantes da área de estudo, deixou- se de considerar as delimitações das categorias dos produtores, por se constatar que as unidades

No caso das ICE, atribui-se um valor da Figura 2.3 para cada habitação (normalmente apar- tamentos T0, T1, T2, T3, T4 ou T5) e posteriormente aplicam-se os fatores de

o No caso de pagamento de Recesso Remunerado, quando for feito ao fim do estágio, e/ou Renovação de contrato, basta informar a data de desligamento no devido campo que o sistema

[05] Quando a água do arroz estiver fervendo, abra a tampa e encaixe a bandeja para legumes na panela

natureza constitutiva negativa, que se destina a desconstituir a coisa julgada nas hipóteses de rescindibilidade previstas em lei. A respeito dessa ação autônoma de impugnação

Esse Piso é definido pela multiplicação de um valor per capita nacional pela população de cada município (fornecida pelo IBGE), transferido, regular e automaticamente,

 Obras completas, José de Almada Negreiros, Imprensa Nacional da Casa da Moeda  A poesia de Fernando Pessoa, Adolfo Casais Monteiro, Imprensa Nacional Casa da Moeda 

Para que a violência contra professores seja minimizada deve haver um esforço conjunto do estado, sociedade, escola com propostas que garantam a motivação dos professores em dar