• Nenhum resultado encontrado

A escuridão do espaço profundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A escuridão do espaço profundo"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

A escurid˜ ao do espa¸ co profundo

Domingos Soares e Marcos Neves 22 de janeiro de 2016

Resumo

O Telesc´opio Espacial Hubble (HST) foi utilizado para observar algumas regi˜oes do c´eu durante tempos de exposi¸c˜ao extraordinari- amente longos. As imagens obtidas mostram que os campos, escu- ros quando observados da Terra, apresentam milhares de gal´axias em est´agios distintos de evolu¸c˜ao. Tais imagens nos levaram a indagar sobre os resultados das observa¸c˜oes se o tempo de exposi¸c˜ao fosse in- determinadamente aumentado. Apresentamos as observa¸c˜oes do HST e discutimos o que esperar de um hipot´etico tempo de exposi¸c˜ao infi- nito.

1 Introdu¸ c˜ ao

O Telesc´opio Espacial Hubble (HST, deHubble Space Telescope) ´e um projeto das agˆencias espaciais norte-americana (NASA) e europeia (ESA). Em abril de 1990 elas colocaram em ´orbita da Terra um telesc´opio refletor com um espelho de 2,4 m de diˆametro, o HST, que revolucionou a astronomia desde ent˜ao. O seu nome ´e uma homenagem ao pai da astrof´ısica extragal´actica, o astrˆonomo norte-americano Edwin Hubble (1889-1953). Livre dos efeitos de degrada¸c˜ao ´optica da atmosfera terrestre, o HST atinge, em suas observa¸c˜oes, uma resolu¸c˜ao 10 vezes melhor do que os telesc´opios baseados no solo.

O HST foi empregado para in´umeras pesquisas astronˆomicas desde o seu lan¸camento, mas um objetivo extraordin´ario sempre esteve nas mentes dos astrˆonomos: o que obter´ıamos se deix´assemos o HST observar uma regi˜ao qualquer do c´eu, totalmente escura quando observada do solo, durante um tempo de exposi¸c˜ao muito longo? Ela permaneceria escura ou nos revelaria segredos inimagin´aveis?

(2)

Esta aventura cient´ıfica come¸cou em dezembro de 1995, quando o cha- mado “Campo Profundo do Hubble Norte” (“Hubble Deep Field North”, HDF-N) tornou-se o pioneiro das observa¸c˜oes profundas do HST; a profundi- dade aqui refere-se `a distˆancia observada no campo. O HDF-N foi o pioneiro das observa¸c˜oes profundas do HST. O campo escolhido situa-se na cons- tela¸c˜ao boreal, circumpolar, da Ursa Maior. O campo do HDF-N apresenta cerca de 3.000 gal´axias, em variados est´agios de evolu¸c˜ao.

Poucos anos depois, o mesmo tipo de observa¸c˜ao foi realizado nos c´eus do hemisf´erio Sul. Trata-se do “Campo Profundo do Hubble Sul” (“Hubble Deep Field South”, HDF-S). O HDF-S foi observado em outubro de 1998, e ´e o equivalente ao HDF-N para a regi˜ao do c´eu pr´oxima ao polo celeste Sul. O campo localiza-se na constela¸c˜ao do Tucano. Assim como no HDF-N, as gal´axias mais distantes vistas est˜ao `a distˆancia de aproximadamente 12 bilh˜oes de anos-luz.

(3)

Figura 1: A esquerda, Campo Profundo do Hubble Norte, em inglˆ` es, “The Hubble Deep Field North” (HDF-N), imagem obtida pelo Telesc´opio Espacial Hubble em 1995. Nesta imagem aparecem aproximadamente 3.000 gal´axias numa ´area do c´eu equivalente a um cent´esimo da ´area aparente da Lua cheia, e est´a localizada na constela¸c˜ao boreal da Ursa Maior, pr´oxima ao polo celeste Norte. Como no HUDF, a maioria das 3.000 gal´axias que aparecem aqui s˜ao vistas como pequenas manchas deformadas contra o fundo do c´eu. `A direita, Campo Profundo do Hubble Sul, em inglˆes, “The Hubble Deep Field South” (HDF-S), imagem obtida pelo Telesc´opio Espacial Hubble em 1998. A ´area do c´eu ´e a mesma do HDF-N mas est´a localizada pr´oxima ao polo celeste Sul, na constela¸c˜ao do Tucano.

Em setembro de 2003 a janeiro de 2004 O HST observou o chamado

“Campo Ultra Profundo do Hubble”, ou, em inglˆes,“Hubble Ultra Deep Fi- eld”, HUDF. A regi˜ao do c´eu que foi observada, ou seja, o campo, localiza-se na constela¸c˜ao da Fornalha, bastante pr´oxima da nossa familiar constela¸c˜ao do Ca¸cador ( ´Orion), onde est˜ao as famosas estrelas “Trˆes Marias”. Este campo ´e bastante pequeno, a sua ´area no c´eu corresponde, para efeitos de compara¸c˜ao, a cerca de um cent´esimo da ´area da Lua quando em sua fase cheia. Quando observada atrav´es de telesc´opios no solo, esta ´area ´e absolu-

(4)

tamente escura! N˜ao se vˆe nada nela, nem mesmo qualquer estrela de nossa pr´opria gal´axia, a Via L´actea. Mas o que o HST “viu” foi simplesmente assustador! Nada mais, nada menos que aproximadamente 10.000 gal´axias, nas formas mais esquisitas.

Figura 2: Campo Ultra Profundo do Hubble, em inglˆes, “The Hubble Ultra Deep Field” (HUDF), imagem obtida pelo Telesc´opio Espacial Hubble em 2003 e 2004.

A ´area do c´eu que aparece na imagem ´e equivalente a 1% da ´area aparente da Lua cheia, e est´a localizada na constela¸c˜ao da Fornalha, pr´oxima da conhecida constela¸c˜ao de ´Orion. Estima-se que HUDF contenha mais de 10.000 gal´axias. As gal´axias maiores s˜ao as mais pr´oximas. A maioria das gal´axias aparecem como pequenas manchas disformes.

(5)

A Tabela I apresenta as caracter´ısticas dos Campos Profundos do Hubble.

Todos eles apresentam uma ´area do c´eu equivalente a aproximadamente 1%

da ´area que a Lua Cheia nos apresenta no c´eu. O tempo de exposi¸c˜ao do Campo Ultra Profundo do Hubble foi o dobro dos tempos de exposi¸c˜ao dos Campos Profundos do Hubble Norte e Sul.

Tabela I – Campos Profundos do Telesc´opio Espacial Hubble Campo Area´ Exposi¸c˜ao gal´axias

(arcmin2) (hora)

HDF-N 6,6 >100 ∼3.000

HDF-S 5,3 >100 ∼3.000

HUDF 5,8 >200 ∼10.000

Os Campos Profundos Norte e Sul apresentam, aproximadamente, o mes- mo n´umero de gal´axias. Isto ´e razo´avel j´a que o universo deve ser homogˆeneo, i.e., deve apresentar, aproximadamente, a mesma distribui¸c˜ao de gal´axias em grande escala em todas as regi˜oes do c´eu. Esta constata¸c˜ao ´e tamb´em uma confirma¸c˜ao do chamado Princ´ıpio Cosmol´ogico (PC), sempre invocado na constru¸c˜ao de teorias cosmol´ogicas (e.g., [1]). O PC afirma que o universo ´e, em grande escala, homogˆeneo e isotr´opico.

Podemos adotar o PC para estimar o n´umero de gal´axias que seriam ob- servadas caso o HST fizesse um mapeamento de toda a esfera celeste com o mesmo tempo de exposi¸c˜ao adotado para o Campo Ultra Profundo (HUDF).

A esfera celeste possui uma ´area de 4π rad2, ou 148.510.661 arcmin2. Pode- mos inferir, a partir dos dados da Tabela I, que o Hubble observaria cerca de 250 bilh˜oes de gal´axiasem toda a esfera celeste, se a observasse continua- mente por 200 horas. Este ´e, portanto, o limite observ´avel atual: o universo possui pelo menos 250 bilh˜oes de gal´axias.

E se aument´assemos este tempo de exposi¸c˜ao de forma indiscriminada, sem limites? O que esperar neste caso daquilo que poder´ıamos chamar de Campo InfinitamenteProfundo do Hubble (HIDF)? Esta ´e quest˜ao que pre- tendemos discutir. Na pr´oxima se¸c˜ao apresentamos o problema da escurid˜ao

(6)

do c´eu noturno, muitas vezes referido na literatura como “paradoxo de Ol- bers”, problema intimamente relacionado `a quest˜ao que pretendemos abor- dar. Na se¸c˜ao 3, respondemos `a quest˜ao acima dentro das limita¸c˜oes do conhecimento cient´ıfico atual. Conclu´ımos, na se¸c˜ao 4, com algumas pon- dera¸c˜oes adicionais.

2 A escurid˜ ao do c´ eu noturno

Por que o c´eu ´e escuro `a noite? O que este simples fato nos ensina sobre o universo em que vivemos?

“— Ora, o c´eu ´e escuro `a noite porque o Sol est´a iluminando o outro lado da Terra! O que isto tem a ver com a totalidade do universo em que vivemos?”, algu´em poderia muito apropriadamente argumentar.

Mas, se o universo ´e infinito e possui infinitas estrelas e gal´axias, haver´a certamente uma estrela em qualquer dire¸c˜ao para a qual olharmos. A ´area que o Sol ocupa no c´eu ´e 180.000 vezes menor que a ´area de todo o c´eu.

Desta forma dever´ıamos esperar que o c´eu brilhasse com a intensidade de 180.000 s´ois, mesmo `a noite! Seria imposs´ıvel a nossa vida no interior de t˜ao extraordin´aria fornalha!

Sendo assim torna-se perfeitamente razo´avel a quest˜ao: “— Por que o c´eu, num universo infinito em extens˜ao e com infinitas estrelas, ´e escuro `a noite?”.

A escurid˜ao do c´eu noturno, nos termos do par´agrafo anterior, ´e conhecida na literatura cient´ıfica como o “paradoxo de Olbers”. Este nome deve-se ao m´edico e astrˆonomo alem˜ao Heinrich Olbers (1758-1840), que em 1823 chamou a aten¸c˜ao para a quest˜ao, e apresentou uma poss´ıvel solu¸c˜ao — que logo se revelou falha.

Olbers argumentou que a luz das estrelas distantes era absorvida pela mat´eria interestelar e que, portanto, o c´eu noturno n˜ao deveria brilhar t˜ao intensamente como o disco solar. Esta interpreta¸c˜ao ´e falha porque o meio interestelar, com o passar do tempo, tornar-se-ia t˜ao quente que passaria a brilhar t˜ao intensamente quanto um disco estelar! Toda a radia¸c˜ao que sobre o meio interestelar incidisse seria reemitida.

O problema ´e mais antigo, no entanto. N˜ao foi Olbers o primeiro a levantar a quest˜ao. Merece men¸c˜ao o grande astrˆonomo Johannes Kepler (1571-1630), provavelmente o primeiro a propor este problema. Galileu Ga- lilei (1564-1642), o grande astrˆonomo italiano, apontou, pela primeira vez, a

(7)

rec´em-inventada luneta para o c´eu, em 1609. Entre outras grandes descober- tas, ele logo verificou que a Via L´actea era na verdade constitu´ıda por um grande n´umero de estrelas. Kepler, que acreditava num universo finito, argu- mentou, ent˜ao, que a escurid˜ao do c´eu noturno era uma evidˆencia de que ele estava com a raz˜ao, isto ´e, o universo era de fato finito. O n´umero de estrelas vis´ıveis na Via L´actea n˜ao era suficiente para tornar o c´eu noturno brilhante como a superf´ıcie do Sol. Veremos a seguir que tamb´em Kepler estava enga- nado. A solu¸c˜ao do “paradoxo de Olbers” n˜ao exclui a possibilidade de um universo infinito.

Figura 3: Imagem obtida pelo Telesc´opio Espacial Hubble de uma regi˜ao do aglomerado globular Messier 4. O c´eu n˜ao ´e totalmente recoberto por estrelas, mesmo nesta regi˜ao t˜ao densamente povoada. (NASA e H. Richer/Universidade da Col´umbia Britˆanica, Canad´a)

Neste ponto da discuss˜ao ´e bastante ´util a utiliza¸c˜ao de uma analogia.

Suponhamos um observador no meio de uma extensa floresta [2]. Existem muitas ´arvores, distribu´ıdas mais ou menos uniformemente, por todo o lado.

Suponhamos ainda que cada ´arvore possui um diˆametro m´edio igual a “d” — 20 cm por exemplo. E que as ´arvores estejam separadas umas das outras por

(8)

uma distˆancia m´edia “L” — 2 metros, por exemplo. Cada ´arvore ocupar´a, portanto, uma ´area m´edia total “A”, igual a L vezes L, o que no nosso exemplo corresponder´a a 4 metros quadrados. ´e relativamente f´acil mostrar, teoricamente, que o observador n˜ao conseguir´a enxergar nada al´em de uma distˆancia “D” igual a A/d. A sua linha de vis˜ao sempre encontrar´a um tronco de ´arvore, se a floresta possuir uma extens˜ao maior do que D.

Teremos, portanto, em nosso exemplo acima, que, al´em de uma distˆancia de 4/0,20=20 metros, a nossa vis˜ao ser´a obstru´ıda pelo que poderemos cha- mar de um “muro” de troncos de ´arvores. Esta distˆancia ´e chamada de

“distˆancia de recobrimento”, ou, “limite de fundo”. A previs˜ao te´orica pode facilmente ser verificada numa floresta de verdade! E funciona!

O resultado D=A/d ´e fisicamente bastante razo´avel: se a ´area m´edia ocu- pada por uma ´arvore ´e pequena, intuitivamente, percebemos que a distˆancia de recobrimento deve ser pequena tamb´em — a floresta ´e muito densa; intui- tivamente, tamb´em, percebemos que, se os troncos das ´arvores forem muito grossos, ser´a menor a distˆancia de recobrimento. Em linguagem matem´atica, dizemos que a distˆancia D ´e diretamente proporcional `a ´area ocupada por uma ´arvore e inversamente proporcional ao diˆametro da ´arvore.

(9)

Figura 4: Esta floresta n˜ao ´e grande o suficiente para que vejamos um “muro” de troncos ao fundo. Podemos discernir claramente faixas do c´eu. Se a floresta fosse mais densamente povoada de ´arvores e se os troncos fossem mais largos, a vis˜ao do c´eu de fundo poderia, eventualmente, ficar completamente bloqueada.

O que isto tem a ver com a solu¸c˜ao de nosso problema? Vamos ver.

No caso do cosmos, temos ao inv´es de uma ´area “A”, um volume “V”

m´edio, ocupada por uma estrela — ou, uma gal´axia, o que n˜ao faz diferen¸ca para o argumento. Cada estrela apresenta para o observador um disco de

´

area m´edia “s”. Podemos ent˜ao calcular a “distˆancia de recobrimento” para este caso tamb´em. E que representar´a a distˆancia na qual ver´ıamos um c´eu recoberto, com a intensidade luminosa do disco solar. Esta distˆancia vale, de forma an´aloga ao exemplo da floresta, V/s. Em n´umeros, o que significa isto?

Podemos fazer um c´alculo tentativo utilizando a Via L´actea como repre- sentante de todo o universo. Uma estrela, na vizinhan¸ca do Sol, ocupa um vo- lume m´edio de 100 anos-luz c´ubicos, que ´e a grandeza “V” em nossa equa¸c˜ao.

Consideremos o disco solar, para o qual conhecemos “s”, como representante de todos os discos estelares, e obteremos, ent˜ao, para a distˆancia de recobri- mento, a imensa distˆancia de 6.000 trilh˜oes de anos-luz! A Via L´actea possui um diˆametro de 100.000 anos-luz. Isto significa que, considerando apenas a

(10)

Via L´actea, n˜ao existem estrelas suficientes para o recobrimento do c´eu com radia¸c˜ao estelar.

E se considerarmos todo o universo? A distˆancia de recobrimento ser´a muito maior pois as gal´axias — o “lar” das estrelas — est˜ao separadas por distˆancias imensas.

O inglˆes Edward Harrison (1919-2007), que foi professor em´erito de F´ısica e Astronomia da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, foi o respons´avel pela apresenta¸c˜ao da solu¸c˜ao definitiva do enigma da escurid˜ao do c´eu noturno.

Em um not´avel livro, intitulado “A escurid˜ao da noite: um enigma do universo” [3], ele apresenta todos os detalhes hist´oricos do problema, e discute as solu¸c˜oes propostas — um total de 15! A d´ecima quinta ´e a solu¸c˜ao que ele apresenta, e, a definitiva. A sua solu¸c˜ao representa uma s´ıntese do que h´a de correto em algumas das solu¸c˜oes apresentadas.

Harrison fez o c´alculo do limite de fundo, para todo o universo, utilizando dados astronˆomicos atualizados, e encontrou, ao inv´es dos 6.000 trilh˜oes men- cionados acima, uma distˆancia de 100 bilh˜oes de trilh˜oes de anos-luz! Mesmo sendo esta distˆancia t˜ao grande, o universo pode ser maior, e poder´ıamos ter um c´eu “infernalmente” recoberto de luz. Por que, afinal de contas, isto n˜ao acontece? Como a idade m´edia das estrelas ´e da ordem de 10 bilh˜oes de anos — que, incidentemente, ´e a dura¸c˜ao de “vida” prevista para o Sol

— conclui-se que antes da sua luz nos atingir, ou seja, ap´os percorrerem 10 bilh˜oes de anos-luz, elas simplesmente deixam de emitir luz, por chegarem ao final de seu ciclo evolutivo. Outras estrelas s˜ao formadas mas a energia total dispon´ıvel em cada instante n˜ao ´e suficiente para que o c´eu seja t˜ao brilhante como o disco solar.

A conclus˜ao final de Harrison ´e de que n˜ao h´a energia suficiente no uni- verso para que o c´eu se apresente excessivamente brilhante, como afirma o paradoxo de Olbers. O universo pode n˜ao ser infinitamente grande, mas ´e grande o suficiente para n˜ao ser totalmente preenchido por uma radia¸c˜ao t˜ao intensa quanto aquela que observamos diretamente no Sol.

Quer dizer, o universo ´e realmente muito grande mas a disponibilidade de energia n˜ao ´e suficientemente grande para que o c´eu noturno brilhe com a intensidade do disco solar.

A escurid˜ao do c´eu deve ser bem contextualizada, para evitarmos erros.

Se considerarmos outros comprimentos de onda da luz, fora da faixa vis´ıvel, o c´eu poder´a n˜ao ser escuro. Por exemplo, na faixa de micro-ondas h´a um brilho uniforme em todo o c´eu, conhecido como “Radia¸c˜ao de Fundo de

(11)

Micro-ondas” (RFM). Os cientistas partid´arios da teoria cosmol´ogica padr˜ao consideram-na como um ind´ıcio atual de um est´agio anterior do universo, muito quente; uma explica¸c˜ao alternativa ´e dada pelo f´ısico canadense P.

Marmet (1932-2005), que a atribui ao brilho t´ermico do meio interestelar [4].

Este brilho uniforme de micro-ondas pode ser trivialmente observado: de acordo com um dos descobridores da RFM, o f´ısico Robert Wilson 10% do

“chiado” que aparece numa tela de TV, ligada a uma antena, fora de sinto- nia, ´e devido `a RFM; ver seu depoimento no document´ario “The Cosmology Quest” [5].

3 Espa¸ co profundo

Pelo que vimos na se¸c˜ao anterior, a solu¸c˜ao do paradoxo de Olbers implica em que o HIDF, oCampo Infinitamente Profundo do Hubble, n˜ao ser´a recoberto de gal´axias, pelo menos na faixa de comprimentos de onda do vis´ıvel. Mas e em outros comprimentos de onda? Haver´a o recobrimento?

Discutiremos dois modelos de universo, o primeiro, considerando o para- digma cosmol´ogico atual, o Modelo Padr˜ao da Cosmologia (MPC), que afirma que o universo teve uma origem num evento singular no passado, muitas ve- zes referido como Big Bang, e que aqui denominaremos de Estrond˜ao (cf.

[6]); este modelo ser´a chamado de “Universo do MPC” (UMPC). O segundo, considerando um modelo de universo infinito no tempo e no espa¸co, que ser´a chamado de “Universo Infinito no Tempo e no Espa¸co” (UITE).

3.1 Universo do MPC

As observa¸c˜oes do HUDF est˜ao esquematizadas na figura 5, preparada pela NASA. Notamos que as gal´axias mais distantes, e que fazem parte da imagem do HUDF, s˜ao aquelas que acabaram de “nascer”. Ent˜ao, o aumento do tempo de exposi¸c˜ao n˜ao modificar´a substancialmente a vis˜ao do HST, pois n˜ao haver´a mais gal´axias para serem vistas.

(12)

Figura 5: HIDF no UMPC coincide com a vis˜ao do HUDF, pois neste as pri- meiras gal´axias j´a apareceram; n˜ao h´a mais gal´axias a serem observadas mesmo aumentando-se o tempo de exposi¸c˜ao (NASA).

A figura 5 mostra o Estrond˜ao h´a 13,7 bilh˜oes de anos, a regi˜ao espa¸co- temporal vista pelos HDFs norte e sul e a regi˜ao correspondente do HUDF.

O c´eu noturno do HUDF (figura 2) confirma a falta de energia no vis´ıvel para o preenchimento com luz vis´ıvel de toda a ab´obada celeste.

Um detalhe importante relativo `a figura da NASA: ela representa o uni- verso que um observador perceberia se ele possu´ısse ferramentas observaci- onais adequadas, porque al´em da faixa do HUDF n˜ao se consegue observar.

No presente est´agio de nosso desenvolvimento tecnol´ogico conseguimos obter a imagem das primeiras gal´axias, que surgiram entre 400 e 700 milh˜oes de anos ap´os o Estrond˜ao, i.e., a imagem do HUDF. Isto ´e o mais antigo que conseguimos observar em termos de luz vis´ıvel. A radia¸c˜ao de fundo obser- vada hoje na faixa de micro-ondas, a RFM, ´e um retrato “envelhecido” da radia¸c˜ao que come¸cou a se propagar pelo universo cerca de 300.000 anos ap´os o Estrond˜ao, no final da era da radia¸c˜ao, que est´a mostrada na figura 5.

A seguir, veremos a situa¸c˜ao segundo a perspectiva do modelo do UITE, sob o ponto de vista de um te´orico, ou seja, como se o observador estivesse do lado de fora do universo.

(13)

3.2 Universo Infinito no Tempo e no Espa¸ co

A figura 6 apresenta um esquema do UITE. As gal´axias se formam e de- saparecem, mas o universo nos apresenta sempre a mesma aparˆencia. O observador est´a fora do universo, e neste sentido, a imagem ´e, de fato, a vis˜ao que um te´orico tem do universo. A quest˜ao importante ent˜ao ´e saber como um observador na Terra perceberia o HIDF e o universo como um todo neste modelo, em outras palavras, queremos saber qual ´e para o UITE o equivalente `a figura 5, que mostra a vis˜ao do observador na Terra para o UMPC.

Figura 6: Representa¸c˜ao te´orica do UITE. O HIDF n˜ao est´a representado pois

´

e a vis˜ao observacional do UITE. Esta vis˜ao ser´a limitada pelo avermelhamento da luz das gal´axias por causa do efeito Hubble e o c´eu n˜ao ser´a recoberto de luz vis´ıvel.

Ser´a o c´eu encoberto de luz para o HIDF no UITE? Mesmo se a quanti- dade de energia no vis´ıvel for suficientemente grande teremos uma limita¸c˜ao intranspon´ıvel, a saber, o avermelhamento da luz das gal´axias distantes, o efeito Hubble[7]. Este efeito manifesta-se na regi˜ao local do universo como a lei de Hubble. Rigorosamente a lei de Hubble estabelece a rela¸c˜ao linear entre o desvio para o vermelho observado na luz de uma gal´axia e a sua distˆancia at´e o observador. Para regi˜oes remotas do universo, como as que necessa- riamente teremos no universo infinito, a rela¸c˜ao n˜ao ser´a linear mas ainda assim h´a um aumento do avermelhamento da luz das gal´axias. Ent˜ao o c´eu n˜ao ser´a recoberto de luz vis´ıvel, mas sim de luz de maiores comprimentos

(14)

de onda, micro-ondas e at´e ondas de r´adio.

E importante salientar que o UITE n˜´ ao est´a em expans˜ao. A lei de Hubble representa um fenˆomeno f´ısico para o qual uma das explica¸c˜oes poss´ıveis ´e a expans˜ao do universo, mas n˜ao ´e a ´unica. O UITE mesmo sem expans˜ao deve obedecer a esta lei, pois ela representa um fenˆomeno f´ısico observado.

A explica¸c˜ao do efeito Hubble no UITE, no entanto, est´a fora do escopo do presente trabalho, mas uma delas foi discutida por Assis [8]. Ele utiliza um modelo de “luz cansada” (e.g. [9]) para explicar o efeito Hubble. O f´oton ´e emitido da gal´axia `a distˆancia r, com energia Eo e chega ao observador com energia E(r)< Eo de acordo com [8, eq. 1]:

E(r) = EeH◦c r, (1)

onde Ho ´e a constante de Hubble e c ´e a velocidade da luz no v´acuo. A luz perde energia em sua trajet´oria da fonte at´e o observador, ou seja, tudo se passa como se a luz se “cansasse” nesta viagem. O mecanismo f´ısico respons´avel pela perda de energia do f´oton ´e ainda desconhecido. O fluxo luminoso ser´a atenuado da mesma forma:

F(r) = L

4πr2

eH◦c r, (2)

onde Lo ´e a luminosidade (dE/dt) da fonte. Se tivermos n gal´axias por unidade de volume, o fluxo total recebido de todo o universo ser´a [8, eq. 3]:

F = Z

0

L

4πr2

eH◦c rn4πr2dr= c

HLn. (3)

A eq. 3 mostra que o brilho do c´eu ser´a finito, mesmo em um universo infinito.

4 Considera¸ c˜ oes finais

O espa¸co profundo, o espa¸co do Campo infinitamente Profundo do Hubble ser´a irremediavelmente escuro, tanto no UMPC quanto no UITE. Poder´a estar preenchido de f´otons mas n˜ao na faixa do vis´ıvel.

Como vimos, o UMPC e o UITE representam vis˜oes distintas do universo.

Desta forma, eles s˜ao prop´ıcios tamb´em para a discuss˜ao de dois interessan- tes conceitos cosmol´ogicos introduzidos pelo f´ısico, matem´atico e cosm´ologo

(15)

inglˆes Edward Milne (1896-1950). Trata-se do “mapa do universo” e da

“imagem do universo”. O mapa do universo ´e percebido por observadores c´osmicos externos ao universo (godlike spectators, cf. [10, p. 279]). Este espectador tipo deus vˆe todo o cosmos como ele ´e em determinado instante de tempo. Em nosso caso, trata-se do UITE. J´a o UMPC mostrado na fi- gura 5, representa segundo Milne, a “imagem do universo”. Este tipo de observador ´e “habitante tipo verme” (wormlike denizens) do universo e vˆe corpos distantes no espa¸co e remotos no tempo; ele ´e incapaz de perceber todo o cosmos como ele ´e em um determinado instante de tempo — i.e., o mapa do universo —, exatamente como n´os no universo em que habitamos.

No universo real, o mapa e a imagem seriam coincidentes se a velocidade da luz fosse infinita. O mapa ´e a percep¸c˜ao instantˆanea do universo e a imagem

´

e a percep¸c˜ao hist´orica. Uma situa¸c˜ao semelhante, onde as duas vis˜oes — o mapa e a imagem do universo — aparecem, ´e discutida em [11].

Referˆ encias

[1] D. Soares, Os fundamentos f´ısico-matem´aticos da cosmologia relativista in T´opicos em cosmologia relativista, https://www.researchgate.net/

publication/338842995, pp. 3-14 (2020).

[2] D. Soares,A floresta encoberta,http://www.fisica.ufmg.br/dsoares/

extn/flrst/flrst.pdf(2016).

[3] E. Harrison, A escurid˜ao da noite: um enigma do universo (Zahar, Rio de Janeiro, 1995).

[4] P. Marmet, The 3 K Microwave Background and the Olbers Paradox, http://www.newtonphysics.on.ca/olbers/index.html (2011).

[5] R. Wilson, The Universe: Cosmology Quest (v´ıdeo 2/2, legendas em portuguˆes), https://www.youtube.com/watch?v=V4BPxQMUaAM&t=33:0s (2004).

[6] D. Soares, A tradu¸c˜ao de Big Bang inT´opicos em cosmologia relativista, https://www.researchgate.net/publication/338842995, pp. 138-139 (2020).

(16)

[7] D. Soares, O efeito Hubble in T´opicos em cosmologia relativista, https:

//www.researchgate.net/publication/338842995, pp. 75-83 (2020).

[8] A.K.T. Assis,On Hubble’s Law of Redshift, Olbers’ Paradox and the Cos- mic Background Radiation, Apeiron 12, 10, http://www.ifi.unicamp.

br/~assis/Apeiron-V12-p10-16(1992).pdf (1992).

[9] D. Soares, O paradigma da luz cansada revisitado in T´opicos em cosmologia relativista, https://www.researchgate.net/publication/

338842995, pp. 130-137 (2020).

[10] E. Harrison, Cosmology – The Science of the Universe, (Cambridge Uni- versity Press, Cambridge, 2000).

[11] D. Soares, UGE, Universo da Gominha Esticada in T´opicos em cosmologia relativista, https://www.researchgate.net/publication/

338842995, pp. 49-57 (2020).

Referências

Documentos relacionados

A avaliação da cinética das lipoproteínas LDL, transferências de lípides para HDL, esterificação do colesterol livre e tamanho da partícula HDL em diabéticos tipo 1

Marcar como resposta correta se o entrevistado acertar o dia da semana, caso a resposta seja incorreta, ou o entrevistado disser que não sabe, marque como resposta incorreta..

• As folhas de texto definitivo são os únicos documentos válidos para avaliação da prova discursiva. • Os espaços para rascunho, contidos no caderno de provas, são de

Os resultados apresentados no presente documento têm significação Endereço..... ...VIDRO SOLAR EXTRA CLEAR LOW IRON TEXTURIZADO Caixa Externa Lateral / Material 2..... Fluido

A solução para este problema não esta em apagar todas as luzes da cidade, consiste sim em direcionar a luz apenas para onde necessitamos dela. A melhor e única forma para

A Toledo do Brasil possui a solução ideal para converter as balanças rodoviárias/ ferroviárias mecânicas, eletromecânicas ou eletrônicas com células de carga analógicas de

a) Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. b) Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar

Não posso deixar de me espantar – e de queixar-me – quando considero, de um lado, a veneração que inspiram as coisas antigas (bastaria lembrar como se compra, a