• Nenhum resultado encontrado

Fábrica de Noobs Investigando Lendas Virtuais Baleia Azul

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Fábrica de Noobs Investigando Lendas Virtuais Baleia Azul"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Fábrica de Noobs – Investigando Lendas Virtuais Baleia Azul

Nessa edição, investigaremos Baleia Azul, um misterioso jogo que teria levado centenas de adolescentes russos à morte e chegado ao Brasil, conforme fontes extremamente confiáveis como a revista Capricho e correntes no WhatsApp.

O texto fica por conta da Capricho:

Blue Whale: o jogo do suicídio que está se tornando um viral

Saiba mais sobre o desafio que já pode ter matado mais de cem jovens na Rússia.

Por Isabella Otto access_time 6 abr 2017, 12h46 - Atualizado em 6 abr 2017, 18h37 chat_bubble_outline more_horiz

Em outubro de 2016, o adolescente Gustavo Detter, de 13 anos, morreu após ser desafiado durante uma partida online de League of Legends. Gustavo foi vítima do que podemos chamar de jogos mortais da internet. Mortes por asfixia e afogamento dos praticantes dos famosos challenges são mais comuns do que deveriam. É assustador. E não para.

Blue Whale: o jogo russo do suicídio que está se tornando um viral (Reprodução/Reprodução)

Na Rússia, uma onda de suicídios de jovens vem chamando a atenção. Motivados por um jogo intitulado Blue Whale, pessoas estão colocando um fim em suas vidas após seguirem uma série de instruções que as deixam mais suscetíveis a isso. Se você não está entendendo nada e nunca tinha ouvido falar no Blue Whale game, explicamos. O jogo é uma espécie de viral que vem se espalhando na internet – e chegando aos pouquinhos no Brasil apenas agora. O curador, que é a pessoa por trás da tela que comanda o desafio, convida o jovem a jogar. Se este aceitar, começa a receber pequenas missões todas as madrugadas. Elas chegam às 4h20, que, segundo especialistas, é o horário em que mais pessoas cometem suicídio. O jogo dura 50 dias e, depois de seguir todas as instruções e publicar nas redes sociais uma espécie de prova de que completou os desafios, vem a missão final: se matar.

As provas podem ser enviadas diretamente para o curador ou postadas na web em forma de mensagens subliminares. Foi o que fez a russa Yulia Konstantinova, de 15 anos, que postou pistas de que estava participando do Blue Whale. As pessoas, infelizmente, só se deram conta do perigo das mensagens após o suicídio da jovem.

Blue Whale: o jogo russo do suicídio que está se tornando um viral

Antes de se jogar de um prédio e vir a óbito, Yulia postou a foto de uma baleia azul no Instagram e escreveu a palavra “fim” na descrição do Facebook. (Reprodução/Reprodução)

Muitas pessoas já estão comparando o viral ao filme Nerve: Um Jogo Sem Regras, protagonizado por Emma Roberts e Dave Franco. O longa conta a história de Vee e Ian, que participam de um jogo online em que você tem duas opções: observar (ser o curador) ou jogar (ser a vítima). A única diferença é que, no trama ficcional, conforme você vai completando os desafios, vai ganhando dinheiro. Na vida real, ao completar o Blue Whale, você pode ganhar uma passagem direto para o além.

Psicólogos afirmam que o viral é, muitas vezes, um caminho sem volta, pois atinge jovens que só estão precisando de um estopim para colocarem fim à própria vida, por estarem passando por

(2)

problemas pessoais gravíssimos. O nome, “Baleia Azul”, é inspirado nessa espécie de animal, o maior que já existiu, que, devido a matança em massa, hoje se encontra em perigo de extinção.

Até o momento em que esta matéria foi publicada, autoridades russas estimavam que cerca de 130 suicídios já haviam acontecido no país em decorrência do jogo. Na Alemanha e na região da Ásia Central, jovens estão sendo alertados sobre os perigos de aceitar jogar o viral. As primeiras missões parecem inofensivas, como acordar em horários específicos durante a noite, assistir a filmes de terror e ouvir sem parar uma música que te deixa triste. Contudo, elas já vão mexendo com o psicológico do jogador, que fica abalado e, consequentemente, pronto para realizar missões mais intensas, como praticar automutilação, se pendurar em lugares altos e até mesmo se matar.

Blue Whale: o jogo russo do suicídio que está se tornando um viral

O jovem Philip Budeikin, que fazia parte de grupos online que estimulam o suicídio de adolescentes.

(Reprodução/Reprodução)

Mas esse jovens não podem desistir e sair do jogo? De acordo com as autoridades russas, os curadores devem ser pessoas mais velhas, pois usam de uma persuasão muito grande para convencer os adolescentes de que não há saída e envolvê-los na trama. Em 2016, o russo Philip Budeikin, de 21 anos, foi detido pela polícia por ter seu nome envolvido em grupos que promovem o suicídio online.

“Nós temos certeza de que são adultos aliciando crianças”, afirmou um representante do FSB Secret Service ao jornal Novaya Gazeta.

Nem todos conseguem completar a última prova. Um garoto russo que estava prestes a se jogar de um prédio foi resgatado a tempo. Depois disso, ou ele se vê livre do jogo ou o curador o faz sentir- se culpado por não ter tido a capacidade de terminá-lo. E aí o Blue Whale nunca tem fim…

Blue Whale: o jogo russo do suicídio que está se tornando um viral (Reprodução/Reprodução)

Ainda não há provas oficiais de que essas mortes na Rússia estejam ligadas ao jogo, apesar das evidências, contudo é impossível negar que grupos e jogos online que estimulam a prática do suicídio existem. Há inclusive projetos experimentais que dizem terem criado o desafio da baleia, mas, de acordo com eles, o intuito não era que as missões evoluíssem para casos extremos, como a morte. A polícia, porém, pede cuidado! Talvez até mesmo essas desculpas sejam uma forma de manipulação.

Se você perceber que algum conhecido está postando mensagens estranhas na rede social, como se fossem pedidos de ajuda, não ignore. Você pode fazer a diferença. E você é mais forte que qualquer jogo. Busque ajuda e lembre-se de que depressão é, sim, uma doença. E muito séria.

Antes de prosseguirmos, será necessário apontar alguns fatos que podem, provavelmente, ter levado às conclusões que temos atualmente.

Em 15 maio de 2016, um jornal online denominado Novaya Gazeta apontou,

em uma reportagem do gênero investigativa

(https://www.novayagazeta.ru/articles/2016/05/16/68604-gruppy-smerti-18), que cerca de 130 crianças e adolescentes russos haviam cometido suicídio entre 2015 e 2016, e que todos estavam relacionados com a rede social.

(3)

Da notícia, podemos apontar os seguintes fatos:

• Há uma enorme quantidade de grupos na rede social russa VKontakte que, de certa forma, expõe os adolescentes ao suicídio.

• Nesses grupos, uma espécie de “idolatria ao suicídio” é criada, através de frases e imagens relacionadas ao tema, e da propagação da ideia de que aqueles que não cometem tal ato são perdedores.

• Isso faz com que os jovens passem a “adotar” a ideologia do suicídio, o que leva à completa mudança do estilo de vida, e age como um catalizador que leva para a consumação do ato.

• Esses grupos realizariam chamadas para o suicídio as 4:20 da manhã, mantendo o processo até perto das 6.

• A reportagem aborda, dos 130 casos ditos inicialmente, apenas oito deles, dando detalhes e nome fictícios.

(4)

• Talvez o mais impactante deles seja exemplo de uma menina chamada Eli é citado, que adquiriu o hábito de desenhar baleias e borboletas, além de escrever poesias sobre elas, dois dias antes de sua morte.

• Vários grupos do gênero apresentam nomes relacionados a baleias, e realizam uma espécie de idolatria ao animal, dado seu suposto hábito suicida de dirigir- se até a praia e encalhar. Por essa razão, é mencionado que algumas crianças desenham baleias, como mostrado abaixo.

• São utilizados os depoimentos de alguns pais que relataram comportamentos estranhos, como acordar as 4:20, levar as facas presentes na cozinha para outros cômodos, e se relacionar em comunidades que idealizam o suicídio.

• Daí, a notícia assume a premissa que esses comportamentos são consequência direta dessas comunidades. É mencionado que estes grupos costumam estabelecer prazos de 50 dias para as crianças decidirem se querer viver ou morrer, além de organizar jogos interativos que conduziriam os jovens à morte.

• Alguns grupos famosos são mencionados, como o f57 e f58, muitos deles possuindo logotipos.

(5)

• Menciona-se o caso de Rina (nome fictício) que se suicidou em novembro de 2015 (jogando-se na linha do trem na Sibéria) e teve seu caso idolatrado pela comunidade, além de fotos de sua morte compartilhadas.

Evidentemente, a notícia acima gerou escândalo, fazendo com que diversos outros blogs, jornais e veículos de mídia no geral – incluindo os sensacionalistas – postagem versões da mesma matéria.

No dia 26 de maio de 2016, o tabloide britânico Daily Mail publicou uma reportagem (http://www.dailymail.co.uk/news/article-3607491/Sinister-Russian- suicide-sites-fat-shame-trick-happy-teenagers-taking-lives-member-date-time-

place-DEATH.html) na qual o mesmo tema é tratado de maneira mais direta, envolvendo manchetes um tanto mais chamativas.

A reportagem também exibe aponta 3 garotas que teriam cometido suicídio através da influência destes fóruns, cujas fotos estão a seguir.

(6)

No entanto, apenas a última é facilmente identificável. Existem diversas postagens sobre o suicídio de Renata, incluindo uma comunidade dedicada à ela no VK, em https://vk.com/rina___palenkova.

As informações na página nos permitem concluir que o ato se consumou em 2015, e que há um verdadeiro agregado de membros que idolatram a garota. Uma rápida busca pelo Google também retorna fotos do acidente.

Essas notícias certamente geraram certa polêmica, e motivaram uma investigação por parte da polícia russa, como mostrado em https://lenta.ru/articles/2016/11/18/dearhgroupsfuture/. Dessa forma, em 14 de novembro de 2016, Filipp Budeikin foi preso na região de Moscou.

(7)

Suas acusações eram de ter administrado ao menos oito grupos na VK que induziram adolescentes ao suicídio entre 2013 e 2016. Isso era feito, segundo o artigo, através da “propaganda suicida”, exibição de imagens e vídeos com conteúdo gráfico violento e auto flagelante e imposição de regimes de privação do sono.

Além disso, Filipp concedeu entrevistas para veículos de mídia russos, nas quais em algumas afirmou ser administrador de grupos como o F57, F58 e Sea Whales, além de ter motivado o suicídio de uma garota. E em outras negou participação nos dois primeiros, utilizando-os apenas como forma de atrair o público.

No entanto, as versões e Filipp parecem confrontar com o apontado pela polícia. Em uma entrevista para o próprio jornal (no qual o artigo foi publicado), ele afirma que suas intenções não eram de promover o suicídio diretamente, mas sim de postar conteúdos psicodélicos, tendo utilizado o suicídio como forma de atrair jovens.

Afirma também que não é criador do F57 original, que se apenas se inspirou nele e criou grupos com nomes semelhantes. Em alguns momentos da entrevista, afirmou liderar um culto maçônico, e que queria ser extraditado para a Ucrânia. Isso levou o jornal a questionar sua sanidade mental.

Em determinado ponto da investigação, o jornal também foi capaz de estabelecer contato com Seth Myron, um usuário anônimo que, através de seu avatar, afirma ter criado diversas outras comunidades com base no F57, além de produzir vídeos e materiais do gênero.

(8)

A reportagem concluí afirmando que apenas a existência de um “culto ao suicídio” foi identificada – tal qual páginas do Facebook brasileiro – e, portanto, não havendo nenhuma seita mais explícita, apenas comunidades guiadas por pessoas de sanidade e gostos questionáveis que não se deram conta de suas ações. Porém, o caso demonstrou como psiquismo adolescente pode ser frágil quando influenciado por pelo excesso de confiança em redes sociais.

No entanto, retornando aos dias atuais, o assunto explodiu mais uma vez após o suicídio de um garoto no Quirguistão, realizado no dia 1 de fevereiro de 2017 e documentado inicialmente por portais de notícias como o Eurasianet (http://www.eurasianet.org/node/82226).

(9)

A matéria afirma que, juntamente com boatos sobre suicídios envolvendo o uso de tags como “mar de baleias”, “acorde-meas4:20” e “baleias azuis” motivaram uma onda de pânico na região.

Também é informado que perfis em redes sociais – leia-se, boatos – contaram detalhes sobre o suposto jogo, que envolveria a atribuição de desafios perigosos aos participantes.

O fato do garoto ter se suicidado as 4 da manhã também é apontado como um dos fatores que dispararam o boato. Apesar disso, a polícia não encontrou evidências que confirmem a ligação do suicídio com jogos em redes sociais.

Porém, isso foi suficiente para causar uma espécie de paranoia pública, que fez com que, inclusive, o grafite de uma baleia fosse apagado por incitar o suicídio, mesmo não havendo relação alguma, além da criação de forças tarefa para procurar por ações suspeitas em crianças e adolescentes.

Por consequência, o assunto dominou a internet, espalhando-se primeiro por portais da região e seguindo depois para outros portais conhecidos

internacionalmente, como o I Heart Intelligence

(http://iheartintelligence.com/2017/02/22/blue-whale-suicide-game-social-media/) que publicou uma matéria combinando fatores das notícias antigas com partes das entrevistas de Filipp Budeikin – e desconsiderando sua evidente condição mental.

Isso fez, inclusive, com que portais como a RadioFreeEurope (http://www.rferl.org/a/russia-teen-suicide-blue-whale-internet-social-media-

game/28322884.html) publicassem artigos menos sensacionalistas. Esse, por exemplo, cita diversos casos de suicídios documentados dos quais, apesar das suposições inicias, nenhuma relação com tais cultos foi confirmada.

• Afirma-se que a Rússia e países da Ásia Central estão em um estado de paranoia quanto à esses jogos, sendo identificados quase 4000 uso de hashtags relacionadas à eles.

(10)

• No entanto, apesar desse fenômeno, nenhuma morte até agora foi confirmada como diretamente relacionada ao Baleia Azul.

• Para sustentar o argumento, o jornal cita alguns casos:

o Um garoto de 19 anos do Cazaquistão que se enforcou e teve sua morte relacionada com jogos on-line. Porém, seu tio negou qualquer relação.

o Dezenas de suicídios nesses países foram relacionados ao jogo, embora não se tenha chegado em nenhuma evidência conclusiva.

• A prisão de Fillip é citada, e menciona-se que, dois suicídios a ele atribuídos, apenas um foi para julgamento. É dito também que outras 10 pessoas presas originalmente como organizadores do jogo foram depois liberadas como meras testemunhas.

• O repórter menciona que procurou se infiltrar na rede social russa e ir atrás desses grupos e encontrou, em sua maioria:

o Curiosos procurando por pessoas que os iniciassem no jogo, mesmo sem intenção alguma se suicídio.

o Supostos curadores apresentando-se como reais, e orientando o repórter a se iniciar no culto.

o Pessoas se passando por curadores, com o intuito de salvar aquelas que realmente pretendem se suicidar.

o Forte bloqueio de hashtags relacionadas ao jogo por parte da VK.

• É inclusive citada uma conversa que o mesmo teve com um dos supostos curadores, reforçando a ideia de que não é possível saber se é um curador real.

• Afirma-se que vários jovens foram ameaçados por supostos curadores, mas que, apesar das ameaças, não existem registros da concretização destas no mundo real.

• Por fim, concluísse que a febre pelo jogo está sendo causada pelo suicídio do garoto no Quirguistão, somada com o artigo sensacionalista de 2016.

Retomaremos essa matéria mais tarde. Avançando mais alguns dias, o jornal Siberian Times (http://siberiantimes.com/other/others/news/n0884-fears-that- siberian-suicides-were-manipulated-by-sinister-social-media-masterminds/)

publicou uma matéria em 27 de fevereiro de 2017 a respeito do suicídio de Yulia Konstantinova e Veronika Volkova, de 15 e 16 anos.

(11)

Segundo a notícia, as duas garotas saltaram de um edifício de 14 andares na Sibéria. É mencionado que os investigadores estão cogitando a possibilidade de um jogo conhecido por “baleia azul” tê-las influenciado.

As provas seriam mensagens como “fim” e “o senso está perdido...fim”

postadas na redes sociais das garotas além de, claro, o fato da primeira ter postado a imagem de uma baleia azul, como mostrado abaixo.

(12)

Também foi relatado que diretores de escolas locais afirmaram que adolescentes estariam sendo influenciados por esses jogos, e que foram colhidos relatos de jovens sendo instruídos a cometer suicídio, envolvendo menções a jogos envolvendo prazos de 50 dias, desafios impostos, ou se quer que a postagem da baleia foi feita como forma de indicar a participação da garota nesses tipos de jogos. Apenas que comunidades.

Sendo assim, essa foi a notícia que originou o boato que hoje circula pela web.

Retornando ao artigo anterior, a RadioFreeEurope enfatiza um fenômeno interessante: após a propagação dos boatos, diversos grupos do jogo surgiram, tanto na rede social russa quanto em outras redes, como o Facebook.

Eles inclusive conversaram com alguns “curadores”, que deveriam ser os chefes das seitas. No entanto, o que se observou foi que a maioria dos grupos criados após o boato são apenas simulacros dos supostos grupos originais.

Para sustentar este argumento, utilizaremos duas frente. A primeira dela é a estatística, na qual apresentarei dados baseados no interesse de pessoas por termos- chave para sustentar que, até a propagação das notícias, esses grupos não existam – ao menos, não da forma como são apresentados.

O primeiro gráfico representa as buscas pelo termo “baleia azul” em português, inglês e russo.

Sua análise nos permite apontar alguns fatores interessantes. O primeiro deles é que o termo russo era, até o começo de fevereiro (morte do primeiro garoto) desconhecido. Isso significa que, seja lá o que os adolescentes russos faziam por volta de 2015 e 2016, provavelmente não envolvia o termo “baleia azul”, ao menos não em massa, como afirmado.

Além disso, notamos que esse termo era praticamente irrelevante para brasileiros e russos até essa mesma data. Quanto ao inglês, por ser uma língua

(13)

internacional, diversos fatores externos (como um protesto envolvendo caça de baleias, por exemplo) podem interferir nos resultados.

Isso nos confirma a sequência da propagação do boato apresentado nas notícias: primeiro os casos na Rússia e nos países da Ásia, para depois sofrer uma queda – indicando que o assunto não é mais tão procurado – e só então ser espalhado para a língua inglesa e para o português.

Iremos agora nos focar na investigação de termos da língua russa, pois seria neste lugar que o suposto jogo começou. O gráfico abaixo mostra o índice de pequisas pelo “Filipp Budeikin”, “f57” e “mar de baleias”.

O primeiro termo, referente ao rapaz acusado de organizar tais grupos aparece apenas no momento da publicação da notícia de sua prisão, sendo um tema recorrente depois.

Já os dois seguintes, correspondem aos nomes dos dois grupos. Observe que, até a propagação do boato, seus picos coincidem um em relação ao outro. O segundo deles coincide com o primeiro artigo – que já mencionava ambos os grupos – logo, não pode ser considerado como tráfego genuíno, mas sim apenas direcionado em função da matéria.

No entanto, há um pico no mínimo estranho para essas duas comunidades, especialmente a f57, datado de dezembro de 2015. Com alguma busca, descobrimos que ele é referente à morte de Renata Kambolina, que teve seu suicídio associado com diversos grupos – e motivou tais matérias.

Dessa forma, conclusões nos apontam que, ao contrário do esperado, esses termos não são tão populares assim na Rússia, local onde deveriam ser. Na realidade, também são termos de pesquisa recorrente após a existência de boatos.

Isso nos aponta que tal jogo, seja como for, provavelmente não existiu, uma vez que, caso existisse, deveria ser muito mais pesquisado e comentado. Por outro

(14)

lado, tais grupos de idolatria ao suicídio realmente existem, como mostrado pelas notícias e estatísticas.

A segunda frente é bem mais prática, e vai envolver a ida direta para supostas comunidades de jogos do Baleia Azul, tanto no Brasil quando na Rússia. Para isso, iremos nos valer de dois avatares: o de Yuna Gavrilova, uma garota russa, e o de Rafaela Correia, uma garota brasileira, residente de Indaiatuba, mas que mora nos Estados Unidos em função do falecimento do pai e do casamento da mãe com um americano.

Na rede social russa, o VKontakte, as comunidades e páginas são geralmente abertas, o que faz com que não seja necessário nenhum tipo de engenharia social para adentrá-las.

Uma rápida pesquisa pelos termos acima especificados nos revela que existem algumas comunidades pequenas com nomes relacionados, mas a maioria delas criadas após as notícias, e outras que sequer são de suicídio.

As maiores, inclusive, estão repletas de pessoas de diversas nacionalidades pedindo detalhes sobre o jogo o que não ocorre. Isso pode ser visto, por exemplo, em https://vk.com/club141531391.

(15)

Buscas pelos grupos f57 e f58 no revelam algo mais interessante. Existem músicas relacionadas, a maioria com letras que fazem apologia ao suicídio.

Existem, inclusive, páginas que se posicionam contra tais grupos suicidas e apresentam textos que indicam para linhas de apoio ao suicídio e relacionados, como em https://vk.com/public143424590.

(16)

Sendo assim, concluímos que a VK já estava, há um tempo considerável, sem a tal “febre” de culto ao suicídio, situação se reverteu quando o boato ganhou força.

Atualmente, a rede está apenas repleta de pessoas curiosas no jogo. Até então, nenhum jogo é realizado.

Iremos agora para grupos brasileiros. Aqui, procuramos pelo nome no Facebook e pedimos indicações de inscritos, que nos levaram até alguns grupos no Whatsapp, nos quais esses jogos seriam organizados. A seguir, você verá meu relato ao me infiltrar em um desses grupos.

Tudo começou quando pedi para um amigo me adicionar em um dos grupos que havia descoberto, utilizando um número falso em uma máquina virtual emulada.

Logo que cheguei, pedi por informações sobre o jogo. Segue o primeiro registro.

[8/4 15:56] 😹😹😹

[8/4 15:56]: Leôncio [8/4 15:56]: KKKKKKKK [8/4 15:56Ah sim 🌚

[8/4 15:58] Vk?

[8/4 15:58] Yep

[8/4 15:58] +: Quem é? 🌚

[8/4 15:58: Social Network Russian [8/4 15:58É linda msm

[8/4 15:58] VK [8/4 15:58] : prima

(17)

[8/4 15:59] Rafaela Correia: gente, isso é de vdd? ;3 [8/4 15:59] : Q linda

[8/4 15:59] Não :v [8/4 15:59]: Sim

[8/4 16:00] +KKKSKSKSK scrr

[8/4 16:00] Rafaela Correia: como faço pra participar?

[8/4 16:00] +: como faço pra participar?

[8/4 16:00] Rafaela Correia: e tem algum curador aqui?

[8/4 16:00] +: mandando nuds [8/4 16:00] 1+ : eu

[8/4 16:01] +Eu😌🙏🏾

[8/4 16:01] +1. Carve com um jogo a navalha "f57" em sua mão, envie uma foto para o curador.

2. Acorde às 4.20 da manhã e assista vídeos psicodélicos e assustadores que o curador lhe envia.

3. Corte seu braço com uma lâmina ao longo de suas veias, mas não muito profundo, apenas 3 cortes, envie uma foto para o curador.

4. Desenhe uma baleia em uma folha de papel, envie uma foto ao curador.

5. Se você está pronto para "tornar-se uma baleia", esculpir "SIM" em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes (castigar-se).

6. Tarefa com uma cifra.

7. Esculpe "f40" em sua mão, envie uma foto ao curador.

8. Escreva "#i_am_whale" no seu estado VKontakte.

9. Você tem que superar seu medo.

10. Acordar às 4:20 da manhã e ir para um telhado (quanto maior, melhor) 11. Carve uma baleia em sua mão com uma navalha, envie uma foto ao curador.

12. Assista vídeos psicodélicos e de horror durante todo o dia.

13. Ouça música que "eles" (curadores) lhe enviam.

14. Corte seu lábio.

15. Pique sua mão com uma agulha muitas vezes 16. Faça algo doloroso para si mesmo, fique doente.

17. Ir para o telhado mais alto que você pode encontrar, ficar na borda por algum tempo.

18. Ir para uma ponte, ficar na borda.

19. Suba um guindaste ou pelo menos tente fazê-lo 20. O curador verifica se você é confiável.

21. Tenha uma palestra "com uma baleia" (com outro jogador como você ou com um curador) no Skype.

22. Ir para um telhado e sentar-se na borda com as pernas penduradas.

23. Outra tarefa com uma cifra.

24. Tarefa secreta.

25. Tenha uma reunião com uma "baleia".

(18)

26. O curador informa a data de sua morte e você tem que aceitá-la.

27. Acorde às 4:20 da manhã e vá para os trilhos (visite qualquer estrada de ferro que você pode encontrar).

28. Não fale com ninguém o dia inteiro.

29. Fazer um voto que "você é uma baleia."

30-49. Todos os dias você acorda às 4:20 am, assistir a vídeos de terror, ouvir música que "eles" lhe enviam, fazer 1 corte em seu c

[8/4 16:01] Kliikkk

[8/4 16:02] Rafaela Correia: afee Alan 😵 [8/4 16:02]:

[8/4 16:02] Me removeram do outro grupo😪 [8/4 16:02]: Eu

[8/4 16:03] Gente alguém coloca esse número aí [8/4 16:03] : Pq?

[8/4 16:03] Oi [8/4 16:03] : 👽🐋

[8/4 16:03] Pq eu mandei um funk

Em suma, notamos que se trata de um grupo repleto de adolescentes, muitos dos quais sequer tinham intenções suicidas, apenas estavam ali por curiosidade.

Alguns minutos após minha apresentação, fui contatado por alguns números.

Dois deles se passaram por curadores apenas com o intuito de conversar comigo (leia-se, com meu avatar) para, ao final, dizer que apenas queriam saber mais sobre mim e até me aconselharam a não cometer o suicídio. Deixo meu pedido de desculpas e gratidão com essas pessoas.

A primeira delas:

[16:04, 8/4/2017] Bem intencionada: Bom, aquele grupo tá mais na zoeira né [16:04, 8/4/2017] Bem intencionada: Porém, existe sim o jogo, é algo mais

que verdadeiro

[16:04, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: E como entro nele?

[16:04, 8/4/2017] Bem intencionada: Você vai passar por uma dúzia de testes [16:04, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: to meio cansada disso, tá cheio de

gente aqui que só tá pela zoeira, eu não 😞

[16:04, 8/4/2017] Bem intencionada: Qual seu nome?

[16:05, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Rafaela [16:05, 8/4/2017] Bem intencionada: Bom Rafaela

[16:05, 8/4/2017] Bem intencionada: Qual seu motivo pra querer participar do jogo?

[16:05, 8/4/2017] Bem intencionada: Apenas cú?

[16:05, 8/4/2017] Bem intencionada: Curiosidade**

[16:05, 8/4/2017] Bem intencionada: Ou você realmente quer morrer?

(19)

[16:06, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Curiosidade? não... eu moro aqui nos eua, a minha família trabalha aqui e vem pro brasil as vezes, e não aguento mais isso de ficar mudando

[16:06, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: terminei um namoro por causa disso ,sabe? e eu não queria 😭

[16:07, 8/4/2017] Bem intencionada: E você acha isso um motivo plausível para entrar no jogo?

[16:07, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: O jogo não é pra quem quer se matar?

eu só quero por um fim nisso, mas não tenho coragem

[16:08, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: se isso influencia alguma coisa, que influencie então

[16:08, 8/4/2017] Bem intencionada: Bom [16:09, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: bom?

[16:09, 8/4/2017] Bem intencionada: Rafaela né?

[16:09, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Isso

[16:09, 8/4/2017] Bem intencionada: Eu preciso conhecer mais a respeito de você

[16:09, 8/4/2017] Bem intencionada: Me fale um pouco sobre você [16:10, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Eu sou de indaiatuba, perto de sp, não sei se conhece

[16:11, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: e minha mãe é casada com um americano, que é meu padrasto

[16:11, 8/4/2017] Bem intencionada: Nome e sobrenome da sua mãe?

[16:11, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: (eles se casaram pq meu pai faleceu há uns 7 anos, mal tenho memória dele, mas enfim, tanto faz)

[16:12, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: É leila pereira fernandes [16:12, 8/4/2017] Bem intencionada: Vc tem q idade Rafaela?

[16:13, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: 21

[16:13, 8/4/2017] Bem intencionada: Vc está sendo sincera?

[16:13, 8/4/2017] Bem intencionada: Vc n aparenta ter 21 anos não [16:13, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Quanto eu aparento?

[16:13, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: se quiser outras fotos bem [16:13, 8/4/2017] Bem intencionada: Uns 15 por aí

[16:14, 8/4/2017] Bem intencionada: Só estou perguntando [16:14, 8/4/2017] Bem intencionada: Bom

[16:14, 8/4/2017] Bem intencionada: Se vc tem 21, pq de não morar sozinha já? Não precisa mais ficar atrás dá sua mãe, já q vc é maior

[16:15, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Eu preciso deles pra me sustentar aqui [16:15, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: não tem como eu estudar, pq não sei

quando vão se mudar outra vez, e meu padrasto é um bosta

[16:16, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: faculdade aqui é caro, então trabalho, mas não tem como morar sozinha

seja alugando algo

(20)

[16:16, 8/4/2017] Bem intencionada: Já pensou em morar no Brasil?

[16:16, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: sei lá, voltar?

[16:16, 8/4/2017] Bem intencionada: Sim oras

[16:16, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: cai na mesma coisa

[16:17, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: até posso tentar, mas sei lá [16:17, 8/4/2017] Bem intencionada: Aqui você com 21 anos [16:17, 8/4/2017] Bem intencionada: Consegue um trabalho e um lugar pra ficar

[16:17, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: eu n quero nem consigo levar isso pra frente

[16:17, 8/4/2017] Bem intencionada: Então você não consegue levar sua vida pra frente?

[16:17, 8/4/2017] Bem intencionada: Mas consegue levar um suicídio?

[16:18, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Eu to achando que sim, só não fiz ainda pq não tenho coragem

[16:18, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: mas esse jogo n influencia? que influencie então, é o que eu quero

[16:18, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: se fosse fácil eu n taria procurando isso agora

[16:18, 8/4/2017] Bem intencionada: Se você não tem psicologico pra se matar, vc acha que teria pra passar pela tortura do jogo?

[16:19, 8/4/2017] Bem intencionada: Quem disse que o jogo influência?

[16:19, 8/4/2017] Bem intencionada: O jogo influência quem já quer isso [16:19, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Depende, que tipo de tortura?

[16:19, 8/4/2017] Bem intencionada: Psicológica

[16:19, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: bem, minha vida já é uma tortura psicológica

[16:19, 8/4/2017] Bem intencionada: Você sabe quais são as consequências de um suicídio pra quem fica aqui?

[16:20, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: "quem fica aqui" seriam meus conhecidos?

[16:21, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: a única que ainda considero é minha mãe, meu padrasto que se foda ele

[16:21, 8/4/2017] Bem intencionada: Exatamente

[16:22, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: eu sinceramente to mais preocupada em por um fim nisso no que nas pessoas

[16:22, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: cuja única pessoa eh minha mãe [16:22, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: e ela também, se ela se importasse

tanto comigo não faria oq faz

[16:23, 8/4/2017] Bem intencionada: Bom

[16:23, 8/4/2017] Bem intencionada: Você já conversou com ela e expôs seu ponto de vista? Demonstrou que isso não é oq você quer pra ti? Que só ela que não vê?

(21)

[16:24, 8/4/2017] Bem intencionada: Ou você ja tentou se colocar no lugar dá sua mãe? As vezes ela acha q tá sendo o melhor a ser feito, q vc tá satisfeita, e por isso não muda nada

[16:24, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Ela tão acha que eu to satisfeita, ela sabe eu sinto, ela só não acha que deve fazer algo, se é que ela pode

[16:25, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: e eu n quero ajuda, eu quero entrar no grupo e dar início nisso logo

[16:25, 8/4/2017] Bem intencionada: Eu disse q vc passaria por testes [16:25, 8/4/2017] Bem intencionada: Acalma

[16:26, 8/4/2017] Bem intencionada: Se ela não pode, pq vc não faz?

[16:26, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: pq eu também não posso [16:26, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: quais os testes?

[16:29, 8/4/2017] Bem intencionada: Você acha q vc com 21 anos de idade (se é isso q vc tem), vc tá na idade de morrer? Que você tem motivos pra isso?

Quantas pessoas temos no mundo lutando pela vida nesse exato momento? Você sabe? Porque eu também não sei, mas eu sei que são milhares, quantas pessoas já perderam alguém que amavam muito e hoje estão vivendo com a dor dá perda? Você acha que vc vai acabar com todo esse sofrimento com um simples jogo? E se existir o "lado de lá"? E se for pior de lá? Você tá nova, tem mt pelo q viver, ainda tem mt o que passar, se fosse pra acabar aqui e agora, não precisaria de suicídio, o Cara lá de cima, já teria feito, isso é aprendizado na sua vida, então, para de pensar tanta abobrinha e começa a correr atrás, pq vc tá se fracassando, pq quem quer, corre

atrás, agora os fracos, desistem ! Só isso q tenho a te dizer, boa sorte Rafaela ! [16:29, 8/4/2017] Bem intencionada: Eles acabaram agora

[16:37, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: olha, eu to achando que vc n é cultista nenhuma

[16:37, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: o grupo que vc me achou já disse algo diferente

[16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: Cultista?

[16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: O nome que vc tá colocando é mais q errado

[16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: Mas relaxa

[16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: Não sou mesmo não [16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: E nem quero ser

[16:38, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: cultista, curadora, sei lá [16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: Essas pessoas são psicopatas que querem o mal dos outros

[16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: Eu não quero isso não

[16:38, 8/4/2017] Bem intencionada: Só queria conversar com você [16:38, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: aah tá, obrigada por tentar ajudar [16:39, 8/4/2017] Bem intencionada: E tentar entender um pouco dos motivos

de mts alí quererem isso

(22)

Segue a próxima conversa, com outra pessoa que procurou obter mais informações a respeito de mim.

[16:02, 8/4/2017] Bem intencionado: quer participar do jogo?

[16:02, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: quero, mas só se for de vdd [16:03, 8/4/2017] Bem intencionado: vou te passar o link

[16:03, 8/4/2017] Bem intencionado: do gp [16:03, 8/4/2017] Bem intencionado: para teste

[16:03, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: sabe, to cansada de grupinhos que vc entra e eh só zoeira

[16:03, 8/4/2017] Bem intencionado: aguarde [16:03, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: tá [16:05, 8/4/2017] Bem intencionado: wi [16:05, 8/4/2017] Bem intencionado: ei

[16:05, 8/4/2017] Bem intencionado: me explique

[16:05, 8/4/2017] Bem intencionado: porq vc quer participar [16:05, 8/4/2017] Bem intencionado: desse jogo?

[16:12, 8/4/2017] Bem intencionado: ?

[16:24, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: me prova que vc é de vdd?

[16:24, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: tem outra me entrevistando igual, eu to cansada disso

[16:24, 8/4/2017] Bem intencionado: eu n sou curador [16:24, 8/4/2017] Bem intencionado: só quero cv [16:24, 8/4/2017] Bem intencionado: cm vc

[16:25, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: eu moro nos eua, e a minha mãe é casada com um americano faz 7 anos

[16:26, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: pq meu pai falaceu, eu sequer lembro dele direito

[16:26, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: e n aguento mais isso [16:26, 8/4/2017] Bem intencionado: ent vc n quer levar a vida pra frente mais ?

[16:26, 8/4/2017] Bem intencionado: quer morrer ? [16:26, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: sim

[16:27, 8/4/2017] Bem intencionado: mais porq vc quer sofrer antes da sua morte ?

[16:27, 8/4/2017] Bem intencionado: porq n se mata de uma vez ? [16:27, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: sofrer? tá td mundo dizendo que esse jogo influencia

[16:27, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: eu quero coragem [16:27, 8/4/2017] Bem intencionado: mano

[16:28, 8/4/2017] Bem intencionado: vc viu os desafios ? [16:28, 8/4/2017] Bem intencionado: vc vai se cortar [16:28, 8/4/2017] Bem intencionado: plmds

(23)

[16:28, 8/4/2017] Bem intencionado: tira isso dá sua cabeça [16:28, 8/4/2017] Bem intencionado: sério msm

[16:28, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: então pq dizem que isso influencia?

[16:29, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: já vi um monte de versão diferente dos desafios

[16:29, 8/4/2017] Bem intencionado: influencia [16:29, 8/4/2017] Bem intencionado: siim

[16:29, 8/4/2017] Bem intencionado: isso te dar coragem [16:29, 8/4/2017] Bem intencionado: de cometer

[16:29, 8/4/2017] Bem intencionado: suicídio

[16:30, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: é o que eu quero [16:32, 8/4/2017] Bem intencionado: qts anos vc tem ? [16:33, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: 21

[16:34, 8/4/2017] Bem intencionado: vlh

[16:34, 8/4/2017] Bem intencionado: tu tá nova dms [16:34, 8/4/2017] Bem intencionado: pra fzr isso

[16:35, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: e as meninas da rússia não estavam?

[16:38, 8/4/2017] Bem intencionado: n se compara cm ngm n Após essa conversa, surgiram aqueles que realmente se passavam por curadores. Em determinado momento, fui informado que deveria procurar algum curador às 23:30 e enviar uma fotografia com o braço cortado e as inscrições “I’m whale” para algum administrador do grupo, Foi o que fiz a seguir.

[16:40, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Ei, vou deixar seu chat salvo aqui pra de noite

[16:45, 8/4/2017] Curador 1: Tudo bem [16:45, 8/4/2017] Curador 1: Fique bem

[16:45, 8/4/2017] Curador 1: E pense bem antes de entrar ...

[16:46, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Eu só te envio a mensagem as 23:30?

[16:46, 8/4/2017] Curador 1: Se tiver dúvida posso tirar [16:46, 8/4/2017] Curador 1: Para passar pelo Grupo oficial teram que mandar para os curandeiros (administrador) uma foto com o nome "I'm whale" escrito na pele com lâmina no PV de todos os ADM. Mandaram as fotos apartir das 23:30 até às 5:00 AM.

[16:46, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Vc é uma curandeira?

[16:46, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: pq vc é administradora lá [16:47, 8/4/2017] Curador 1: Sou

[16:47, 8/4/2017] Curador 1: Já passei por algumas coisas [16:47, 8/4/2017] Curador 1: Das quais vocês vão passar.

[16:47, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Obrigada, te espero ;3 [16:48, 8/4/2017] Curador 1: 🙃

(24)

[16:49, 8/4/2017] Curador 1: Não são só vocês, nós também temos que passar por alguns processos...

[16:50, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: obrigada, mesmo [16:51, 8/4/2017] Curador 1: 😌

Já o próximo curador solicitou que eu o chamasse e, quando feito, simplesmente enviou as regras do jogo, que haviam sido traduzidas diretamente do Google Tradutor.

[16:01, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Oii

[16:01, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Então, como tudo isso funciona?

[16:06, 8/4/2017] Curador 2: Essas são as regras do Blue Whale Game

1. Carve com uma navalha "f57" em sua mão, envie uma foto para o curador.

2. Acorde às 4.20 da manhã e assista vídeos psicodélicos e assustadores que o curador lhe envia.

3. Corte seu braço com uma lâmina ao longo de suas veias, mas não muito profundo, apenas 3 cortes, envie uma foto para o curador.

4. Desenhe uma baleia em uma folha de papel, envie uma foto ao curador.

5. Se você está pronto para "tornar-se uma baleia", esculpir "SIM" em sua perna. Se não, corte-se muitas vezes (castigar-se).

6. Tarefa com uma cifra.

7. Esculpe "f40" em sua mão, envie uma foto ao curador.

8. Escreva "#i_am_whale" no seu estado VKontakte.

9. Você tem que superar seu medo.

10. Acordar às 4:20 da manhã e ir para um telhado (quanto maior, melhor) 11. Carve uma baleia em sua mão com uma navalha, envie uma foto ao curador.

12. Assista vídeos psicodélicos e de horror durante todo o dia.

13. Ouça música que "eles" (curadores) lhe enviam.

14. Corte seu lábio.

15. Pique sua mão com uma agulha muitas vezes 16. Faça algo doloroso para si mesmo, fique doente.

17. Ir para o telhado mais alto que você pode encontrar, ficar na borda por algum tempo.

18. Ir para uma ponte, ficar na borda.

19. Suba um guindaste ou pelo menos tente fazê-lo 20. O curador verifica se você é confiável.

21. Tenha uma palestra "com uma baleia" (com outro jogador como você ou com um curador) no Skype.

22. Ir para um telhado e sentar-se na borda com as pernas penduradas.

23. Outra tarefa com uma cifra.

24. Tarefa secreta.

25. Tenha uma reunião com uma "baleia".

(25)

26. O curador informa a data de sua morte e você tem que aceitá-la.

27. Acorde às 4:20 da manhã e vá para os trilhos (visite qualquer estrada de ferro que você pode encontrar).

28. Não fale com ninguém o dia inteiro.

29. Fazer um voto que "você é uma baleia."

30-49. Todos os dias você acorda às 4:20 am, assistir a vídeos de terror, ouvir música que "eles" lhe enviam, fazer 1 corte em seu corpo por dia, falar "com uma baleia".

50. Saltar de um prédio alto. Tire sua vida.

[16:06, 8/4/2017] Curador 2: Siga as regras

[16:23, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: eu mando isso pra quem?

[17:18, 8/4/2017] Curador 2: Tudo q fizer tem q sesistrar e mandar para um curador

[17:19, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: obrigada, vc não é curador [17:21, 8/4/2017] Curador 2: Regras para entrar no grupo oficial: Para passar pelo Grupo oficial teram que mandar para os curandeiros (administrador) uma foto com o nome "I'm whale" escrito na pele com lâmina no PV de todos os ADM. Mandaram as fotos apartir das 23:30 até às 5:00 AM.

Em seguida, mais um curador me contatou diretamente. Este parecia um tanto confuso com relação ao que fazer, uma vez que não tinha certeza dos horários e não era capaz de explicar simbolismos dentro do jogo (por exemplo, a referência ao grupo f57).

[17:18, 8/4/2017] Curador 3: Oii

[17:19, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Oii [17:20, 8/4/2017] Curador 3: Tudo bem?

[17:22, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Não , e ctg?

[17:22, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Desculpa a pergunta, vc é curador?

[17:22, 8/4/2017] Curador 3: Tbm não [17:23, 8/4/2017] Curador 3: Sou

[17:23, 8/4/2017] Curador 3: Faço parte do grupo dos curado sim

[17:24, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Pra participar, é aquilo mesmo bem?

[17:25, 8/4/2017] Curador 3: Se vc quiser joga, te passo as coisas do jogo [17:26, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Eu quero

[17:26, 8/4/2017] Curador 3: Ok

[17:26, 8/4/2017] Curador 3: Tenho que saber sobre você

[17:27, 8/4/2017] Curador 3: Seu nome, sua idade, e onde você mora [17:27, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: estranho, o outro curador só falo pra

eu mandar im whale no braço as 23:30

[17:28, 8/4/2017] Curador 3: Mais não é pra fazer nada Agora [17:28, 8/4/2017] Curador 3: Você não tá no jogo ainda

[17:28, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Tá

[17:28, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: rafaela cardoso correia

(26)

[17:28, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: 21

[17:29, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Norristown

[17:29, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: eu sou de indaiatuba [17:29, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: mas minha mãe e meu padrasto moram nos EUA agora

[17:29, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: junto com eu [17:30, 8/4/2017] Curador 3: Ok

[17:30, 8/4/2017] Curador 3: E você que entra no jogo mesmo?

[17:31, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: Quero [17:32, 8/4/2017] Curador 3: O jogo começa 4:20

[17:33, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: o outro falou que era 23:30...

[17:33, 8/4/2017] Curador 3: Quando de 00:00 eu te mando o primeiro desafio

[17:34, 8/4/2017] Curador 3: Existe várias pessoas fazendo graça, mais isso é um jogo sério, eu faço parte do grupo de curado

[17:34, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: consegue me provar isso [17:34, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: desculpa, eu não aguento mais ir com gente que não é nada de vdd

[17:35, 8/4/2017] Curador 3: E como você vai me provar que, tá querendo mesmo entrar no jogo?

[17:37, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: só me dizer como, eu faço [17:37, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: vc pode me mandar prints de outros jogos que fez, talvez

[17:37, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: ou esse é seu primeiro?

[17:38, 8/4/2017] Curador 3: Jogos são privados [17:38, 8/4/2017] Curador 3: Dura 50 dias

[17:39, 8/4/2017] Curador 3: Vou te passar o jogo 00:00 vc tem que fazer é me mandar 04:00

[17:39, 8/4/2017] Curador 3: Até chegar no último dia do jogo [17:39, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: não era 4:20? kk

[17:40, 8/4/2017] Curador 3: E isso mesmo [17:40, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: ata

[17:40, 8/4/2017] Curador 3: Posso te passar pra outro curado [17:41, 8/4/2017] Curador 3: Ou vc não que leva a sério?

[17:42, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: eu levo, por isso que to fazendo essas perguntas

[17:45, 8/4/2017] Curador 3: E contra as regras, mais eu posso passar o primeiro desafio pra você

[17:45, 8/4/2017] Curador 3: Assim você me prova que vai participar [17:45, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: como provo

[17:45, 8/4/2017] Curador 3: E ver que eu tô falando sério [17:46, 8/4/2017] Curador 3: Fazendo o primeiro desafio

[17:47, 8/4/2017] Curador 3: Mais tem que me mostra onde você tá Agora

(27)

[17:47, 8/4/2017] Curador 3: E com quem?

[17:51, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: to na minha casa, sozinha [17:51, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: oq vc quer exatamente, foto [17:52, 8/4/2017] Curador 3: Quero ver onde você tá

[17:53, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: na minha casa [17:53, 8/4/2017] Curador 3: Quero ver ao seu redor [17:55, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: ali é minha cama [17:57, 8/4/2017] Curador 3: Ok

[17:58, 8/4/2017] Curador 3: Você vai ter que esculta algumas músicas que eu te manda

[17:58, 8/4/2017] Curador 3: Filmes de terror

[17:59, 8/4/2017] Curador 3: Entre outros desafios que você vai saber ao passar do tempo

[17:59, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: só mandar, obrigada [18:01, 8/4/2017] Curador 3: Carve com uma navalha "f57" em algumas da sua mão

[18:02, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: pq f57

[18:03, 8/4/2017] Curador 3: E uma sigla do começo do jogo [18:03, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: ela tem algum significado, tipo ocultista ou sei la?

[18:04, 8/4/2017] Curador 3: Tem o significado de começo de jogo, onde você prova para o curador que você entrou no jogo

[18:05, 8/4/2017] +1 (610) 528-5006: ata, te mando que horas?

[18:06, 8/4/2017] Curador 3: Era pra eu ter te passado isso somente 00:00, mais passei agora

[18:06, 8/4/2017] Curador 3: Tem que fazer é manda 4:20 da manhã

Sendo assim, nós esperamos até o horário informado pelos dois curadores. No entanto, note alguns detalhes durante as conversas. Eles apenas apresentaram cópias do boato já veiculado, e um deles sequer tinha conhecimento do que exatamente estava fazendo.

Permanecemos observando os grupos por mais algum tempo. Vimos nudes, pessoas alterando os nomes e imagem do grupo, brigas, pessoas curiosas e absolutamente nada relacionado ao jogo propriamente dito, além das clássicas instruções.

Infelizmente, uma participante realizou o desafio e se cortou da forma descrita.

Não compartilharei a foto do ocorrido aqui por razões óbvias. No entanto, cicatrizes de cortes antigos eram visíveis.

Sendo assim, percebemos que os grupos hoje existentes são apenas reproduções inspiradas na história original – veiculada largamente pela mídia – e que não tem relação alguma com o jogo origina, sendo apenas simulacros, nos quais

(28)

pessoas assumem o papel de curadores e instruem os integrantes do grupo à auto flagelação.

No entanto, nota-se tais grupos estão longe do presumido pelas notícias. São apenas adolescentes que se encontram, assumem papéis, e, ao mesmo tempo, fazem do grupo como qualquer outro.

Vale lembrar que, para aqueles que já possuem tendências à comportamentos do tipo, estes grupos podem influenciá-los, como observamos durante nossa estadia.

Porém, não há nenhum jogo que induza pessoas a se suicidarem em escala compulsiva como demonstrado.

Mas o que então causou as elevadas taxas de suicídio na Rússia? Alguns portais russos (https://meduza.io/feature/2016/05/17/pyat-glavnyh-voprosov-k- materialu-novoy-gazety-o-podrostkovyh-suitsidah) procuraram pela resposta, e concluíram que, uma vez que mortes não foram diretamente relacionadas com o jogo, a explicação mais provável é que os suicídios estão relacionados com questões familiares, angústia, conflitos com professores e colegas, conforme apontado por um relatório do Ministério Russo (http://www.narcom.ru/publ/info/400).

A notícia ainda menciona um relatório da UNICEF (https://www.unicef.org/ceecis/Adolescent_deaths_from_suicide_in_Russia_-

_Summary_2011.pdf) que aponta que o número de suicídios na Rússia tende também a estar relacionados com momentos de instabilidade social, como aconteceu ao fim da URSS.

Por fim, é afirmado que o jornalista que escreveu a notícia já tinha escrito outros três artigos relacionando a internet com comportamentos de crianças e adolescentes e, portanto, é uma fonte tendenciosa e com viés anterior. Os artigos estão em https://www.novayagazeta.ru/articles/2007/06/04/33228-zachem-ty-eto-sdelal, https://www.novayagazeta.ru/articles/2009/06/17/42466-vikipediya-mama-yandeks- papa e https://www.novayagazeta.ru/articles/2007/01/29/35038-dobrovolnye- zhertvy-pautiny.

Há ainda um fato que considero prudente mencionar, junto com um alerta. A idealização do suicídio é, sem dúvida, um fato alarmante e preocupante em nossa sociedade, mesmo no Brasil.

Vá até o Facebook, pesquise por algum termo relacionado e veja a quantidade de páginas que apresentam o suicídio de forma idealizada e romântica que existem.

(29)

Essas páginas, assim como as russas, não realizam jogos ou induzem pessoas diretamente ao suicídio, mas transmitem ideias sutis que podem reforçar o desejo de quem já tem tendências suicidas.

Sendo assim, todos devemos ficar atentos a pessoas que apresentem comportamentos suspeitos, pois essas podem precisar de ajuda. Apesar de nenhum jogo ser capaz de transformar uma pessoa normal em um suicida potencial, essa transformação pode ocorrer de forma gradual e ter consequências trágicas.

Conclusão

Dessa forma, podemos apontar:

1. As raízes da notícia remetem à uma matéria de maio de 2016, produzida com teor relativamente parcial e sensacionalista que relacionava alguns casos de suicídio que poderiam ter reações com redes sociais russas com a elevada taxa de suicídio russa e combinava com depoimentos de crianças.

2. A reportagem motivou uma investigação, que culminou com a prisão de um homem acusado de induzir crianças e jovens ao suicídio na VK.

3. Pouco tempo depois, um garoto no Quirguistão se suicidou, e teve sua morte imediatamente relacionada com o tema, o que motivou a explosão de notícias sobre Baleia Azul.

(30)

4. No entanto, diversas fontes afirmam que não existem relações confirmadas até o momento.

5. Com a explosão, diversas redes sociais passaram a reproduzir o jogo. No entanto, não foram encontradas provas – tanto no Brasil como na Rússia – de mortes sendo causadas diretamente pelo jogo.

6. Também não há outras evidências do jogo sendo realizado anteriormente a notícia.

7. Logo, o que vemos atualmente são apenas reproduções e imitações do original.

Referências

Documentos relacionados

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Devido ao reduzido número de estudos sobre fatores de risco para PI, optou-se por utilizar como categorias de referência as de menor risco para o BPN, conforme apontado pela

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Junto às nossas tantas referências compartilhadas, considerávamos, por exemplo, um dos precursores de ações semelhantes a esta o galerista e marchand americano

A vacina não deve ser administrada a imunodeprimidos, grávidas, menores de 1 ano de idade e hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina e terapêutica concomitante