• Nenhum resultado encontrado

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Versão 1.0 Fevereiro/2021

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo

Esta Política estabelece os princípios e diretrizes da Fundação Codesc de Seguridade Social – FUSESC para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo em conformidade com o disposto na legislação vigente.

1. Dos Princípios desta Política

1.1. Objetivo: esta política se destina a orientar a atuação da Fundação Codesc de Seguridade Social – FUSESC em relação à prevenção da utilização do regime para a prática dos crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores e de financiamento do terrorismo.

1.2. Abrangência: esta Política deve ser amplamente divulgada, no mínimo anualmente, aos empregados, parceiros, prestadores de serviços terceirizados, participantes, assistidos, patrocinadoras e instituidores, mediante linguagem clara e acessível, em nível de detalhamento compatível com as funções desempenhadas e com a sensibilidade das informações.

1.3. Periodicidade de revisão: a cada 02 (dois) anos ou, extraordinariamente, a qualquer tempo.

1.4. Responsável perante a Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC pelo Cumprimento das Obrigações Afetas à Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo: Diretor Superintendente.

1.5. Compromisso da Entidade: a FUSESC compromete-se a prevenir e combater as práticas de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo na realização de sua atividade institucional, do nível operacional até sua última alçada decisória, sendo sua alta administração comprometida com a efetividade e melhoria contínua da política, dos procedimentos e dos controles internos relacionados com a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

2. Das Diretrizes para a Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo.

(2)

2.1 A FUSESC não possui serviços de tesouraria ou custódia de valores em espécie.

Portanto a Entidade não realizará recebimentos ou pagamentos com recursos financeiros em espécie em qualquer modalidade de operação financeira.

2.2 A FUSESC compromete-se a adotar parâmetros estabelecidos por lei, para registro de transações e identificação daquelas consideradas indícios de lavagem de dinheiro ou de financiamento do terrorismo, no desenvolvimento de sistemas automatizados de monitoramento de transações realizadas.

2.3. A FUSESC, por intermédio de sua Diretoria Executiva, compromete-se a manter canais específicos para o recebimento de denúncias, inclusive anônimas, com preservação da identidade dos denunciantes.

2.4. A FUSESC, por intermédio de sua Diretoria Executiva, compromete-se a adotar providências para apuração de forma sigilosa de denúncias envolvendo a lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, observados os princípios do contraditório, ampla defesa e presunção de inocência de todos os denunciados.

2.5 Para a implementação das atividades que visam prevenir e combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo devem seguir as seguintes diretrizes:

2.5.1 Análise de planos e novos serviços: a FUSESC, por intermédio da Diretoria Executiva e com o suporte das Gerências e Assessorias, deverá realizar uma análise prévia para instituição e gerenciamento de novos planos de benefícios e implementação de novos serviços de seguridade tendo em vista o risco de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

2.5.2 Avaliação interna de riscos: a FUSESC, por intermédio da Controladoria, deverá realizar a cada 02 (dois) anos uma avaliação interna de riscos a ser aprovada pela Diretoria Executiva e levada ao conhecimento dos Conselhos Deliberativo e Fiscal com o objetivo de identificar e mensurar o risco de utilização de seus produtos e serviços na prática da lavagem do dinheiro e do financiamento do terrorismo, observando os requisitos estabelecidos na legislação.

2.5.3 Verificação do cumprimento da Política: a FUSESC, por intermédio da Controladoria, deverá promover a verificação do cumprimento desta Política, dos procedimentos e dos controles internos afetos ao combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, bem como apresentar à Diretoria Executiva a identificação de deficiências verificadas acompanhada de sugestões de correção.

2.5.4 Promoção da cultura organizacional e capacitação para a prevenção e combate à lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo: a FUSESC, por intermédio de sua Diretoria Executiva com o suporte da Controladoria e Assessoria de Comunicação e Relacionamento, realizará campanhas e cursos de

Clicksign96ea36ad-d9da-4d3e-a498-e89501b43c9f

(3)

capacitação para promoção de cultura organizacional de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo entre seus empregados, os parceiros e os prestadores de serviços terceirizados.

2.5.5 Diretrizes para a orientação de “Conheça seus clientes, funcionários, parceiros e prestadores de serviços”:

2.5.5.1 A FUSESC, por intermédio da Diretoria Executiva com o suporte da Gerência de Seguridade, deverá realizar com a coleta, verificação, validação e atualização de informações cadastrais de seus Participantes, Assistidos e respectivos Dependentes em sintonia com a legislação afeta ao combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

2.5.5.2 A FUSESC, por intermédio Controladoria com suporte da Gerência de Seguridade deverá realizar classificação do perfil de risco de clientes e identificar aqueles descritos como “Politicamente Expostos” e tomar as providências para que o monitoramento de transações respeite os critérios de cada público conforme legislação vigente.

2.5.5.1 FUSESC, por intermédio da Diretoria Executiva com o suporte da Gerência de Tecnologia da Informação e Administrativa, deverá realizar a a coleta, verificação, validação e atualização de informações cadastrais de seus empregados e prestadores de serviços e parceiros em sintonia com a legislação afeta ao combate à lavagem de dinheiro e financiament o do terrorismo.

2.5.5.2 A FUSESC, por intermédio de sua Diretoria Executiva com o suporte da Gerência de Tecnologia da Informação e Administrativa, compromete-se a adotar medidas para a seleção e a contratação de novos empregados com levantamento de informações legalmente disponíveis e por meio de auto declarações, bem como adotar procedimentos de due diligence quando da contratação de prestadores de serviços visando a mitigação dos riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

2.5.6 Da coleta de informações e monitoramento de transações:

2.5.6.1 A FUSESC, por intermédio de sua Controladoria, realizará o monitoramento, seleção e análise de operações e situações suspeitas de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, bem como de realizar a comunicação destas operações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF.

(4)

2.5.6.2 A FUSESC, por intermédio de sua Controladoria, com suporte tecnológico da Gerência de Tecnologia da Informação e Administrativa, deverá implementar controles e realizar o acompanhamento de toda e qualquer operação de aporte avulso em favor de planos de benefícios com o objetivo de avaliar a possibilidade de lavagem de dinheiro.

2.5.7 Dos relatórios de avaliação de efetividade da prevenção e do combate à lavagem de dinheiro e do financiamento ao terrorismo: a FUSESC, por intermédio de sua Controladoria, reportará aos órgãos da alta administração da Entidade o Relatório Anual de Avaliação de Efetividade até o dia 30 de junho do ano subsequente ao da avaliação.

3. Os integrantes dos Órgãos Estatutários da FUSESC deverão tomar conhecimento expresso e comprometerem-se com a efetividade e a melhoria contínua desta Política, dos procedimentos e dos controles internos relacionados com a prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

4. É revogada a Política Específica de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção aprovada pelo Conselho Deliberativo da FUSESC em 13.05.2020.

5. Esta Política foi elaborada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Deliberativo da FUSESC.

6. Controle de Versionamento:

Pedro Bramont

Presidente do Conselho Deliberativo

Vigência 21.02.2023

Aprovação 22.02.2021

Versão 1.0

Histórico de Alterações -

Clicksign96ea36ad-d9da-4d3e-a498-e89501b43c9f

(5)

Política de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro - aprovada 22.02.2021.pdf

Documento número #96ea36ad-d9da-4d3e-a498-e89501b43c9f

Assinaturas

Pedro Bramont Assinou

Log

24 fev 2021, 10:48:39 Operador com email cecille@fusesc.com.br na Conta 2105e017-8a95-407b-b68d-51cf35083c99 criou este documento número 96ea36ad-d9da-4d3e-a498-e89501b43c9f. Data limite para assinatura do documento: 26 de março de 2021 (10:14). Finalização automática após a última assinatura: habilitada. Idioma: Português brasileiro.

24 fev 2021, 10:49:03 Operador com email cecille@fusesc.com.br na Conta 2105e017-8a95-407b-b68d-51cf35083c99 adicionou à Lista de Assinatura:

bramont@bbseg.com.br, para assinar, com os pontos de autenticação: email (via token); Nome Completo; CPF; endereço de IP. Dados informados pelo Operador para validação do signatário:

nome completo Pedro Bramont e CPF 008.472.469-22.

24 fev 2021, 10:49:34 Operador com email cecille@fusesc.com.br na Conta 2105e017-8a95-407b-b68d-51cf35083c99 alterou o processo de assinatura. Data limite para assinatura do documento: 26 de março de 2021 (10:14).

01 mar 2021, 18:14:15 Pedro Bramont assinou. Pontos de autenticação: email bramont@bbseg.com.br (via token). CPF informado: 008.472.469-22. IP: 170.66.110.71. Componente de assinatura versão 1.99.1

disponibilizado em https://app.clicksign.com.

01 mar 2021, 18:14:16 Processo de assinatura finalizado automaticamente. Motivo: finalização automática após a última assinatura habilitada. Processo de assinatura concluído para o documento número 96ea36ad-d9da-4d3e-a498-e89501b43c9f.

Hash do documento original (SHA256): d54fd28640deebfe8e5dd92d43d6263dace48ab27956a4b6557ce9fa7438bda1

Este Log é exclusivo ao, e deve ser considerado parte do, documento número 96ea36ad-d9da-4d3e-a498-e89501b43c9f, com os efeitos prescritos nos Termos de Uso da Clicksign disponível em www.clicksign.com.

Datas e horários em GMT -03:00 Brasilia Última atualização em 24 de fevereiro de 2021, 10:48

Referências

Documentos relacionados

Respondendo às necessidades de nossos clientes, a EY desenvolveu um conjunto de recursos/competências para a prevenção a crimes fi nanceiros, incluindo serviços gerenciados

Esse novo modelo de saúde ampliou o entendimento da sociedade acerca do processo saúde/doença, estimulando nos profissionais de saúde e na população, práticas voltadas

A Sabemi estabelece regras e procedimentos para identificar, analisar, mitigar e mensurar o risco de utilização de seus produtos e serviços na prática da lavagem de dinheiro e

f) Avaliação Interna de Risco – instrumento que tem a finalidade de identificar, mensurar e mitigar o risco de utilização de produtos e serviços na prática de lavagem

Quando o pai novamente pode perceber que ali, onde via a síndrome, havia antes de tudo um bebê, que precisava de seus cuidados e carinho para se fazer cumprir a promessa de “vir

A Fundação deverá publicar em seu site, a Política de Prevenção à Lavagem de dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, para que os empregados, parceiros,

O Compliance deve proporcionar a todos os colaboradores e sócios os treinamentos necessários para reforçar os conceitos contidos nesta Política e incentivar a adoção das

Para o atendimento das exigências de AAs em ruminantes, cita-se o balanceamento com os AAs dos alimentos disponíveis para a absorção intestinal (sem