• Nenhum resultado encontrado

INTENÇÕES DE TRABALHO 2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "INTENÇÕES DE TRABALHO 2022"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO CIRANDA INFANTIL

INTENÇÕES DE TRABALHO 2022

“BRINCANDO EU DESCUBRO O MUNDO!”

As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. Nas interações que estabelecem desde cedo com as pessoas que lhes são próximas e com o meio que as circunda, as crianças revelam seu esforço para compreender o mundo em que vivem, as relações contraditórias que presenciam e, por meio das brincadeiras, explicitam as condições de vida a que estão submetidas e seus anseios e desejos.

P.P.P – Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil – 2014

(2)

2

INTRODUÇÃO

Ter um autorama era fantástico, brincar com a boneca que fala e anda era incrível, mas você se lembra o quanto era possível se divertir com algo simples como uma caixa? Ou um balde de água?

Ou um carrinho de rolimã improvisado?

Apesar dos diferentes cenários e contextos, as crianças são as mesmas em qualquer lugar do mundo. Elas querem brincar, se divertir e conseguem isso com coisas simples – apesar da magia dos joguinhos de computador e brinquedos supermodernos.

No fim das contas, tem coisa melhor do que viver em um mundo em que tudo pode ser diversão e o mais simples dos objetos se transforma no melhor dos brinquedos?

Inspirados pelo post do site “Hypeness” – que nos traz fotos de crianças brincando em diferentes partes do mundo, convidamos nossa comunidade escolar a vivenciar conosco, neste ano de 2022, um projeto que vai nos mostrar como através das brincadeiras as crianças descobrem o mundo que estão à sua volta

As imagens trazidas pelo site “Hypeness”, mostram as brincadeiras de crianças de diversas partes do mundo. As fotos flagram um instante de alegria e envolvimento com essa tarefa, na qual as crianças estruturam muito de seus pensamentos e de seus conflitos e dilemas da vida, além, é claro, de se divertirem e experimentarem novas emoções e sentimentos diversos.

Então, antes de continuarmos, deem uma olhada em algumas fotos para se inspirarem.

(3)

3

(4)

4 Inspirados? Então vamos descrever o projeto.

APRESENTANDO O PROJETO – “BRINCANDO EU DESCUBRO O MUNDO”

“O brincar é o principal modo de expressão da infância. É uma linguagem, por excelência, para a criança aprender, se desenvolver, explorar o mundo, ampliar a percepção sobre ele e sobre si mesma, organizar seu pensamento, trabalhar suas emoções, sua capacidade de iniciativa e de criar e se apropriar da cultura.”

Diante do exposto acima, nós do Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil, assumimos o compromisso de garantir as nossas crianças um espaço de brincar e uma educação numa perspectiva criadora, que respeite os seus modos de estar no mundo.

O educador com sua experiência e conhecimentos sobre como as crianças brincam e por que brincam, assumirá o compromisso de garantir a presença do brincar no cotidiano, possibilitando o aprendizado pelo brincar, criando e renovando as brincadeiras, fortalecendo assim, a cultura lúdica do grupo.

As brincadeiras serão incluídas nas experiências que compõem as aprendizagens das crianças nas diversas dimensões, como: a linguagem oral e escrita, linguagens artísticas, questões relativas à natureza e sociedade, conhecimentos matemáticos, corpo e movimento entre tantas outras.

Projeto Político Pedagógico – Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil – 2014

Tendo como norte o livro: “O Natal do Carteiro” de Janet & Allan Ahlberg, elegemos como guia do nosso projeto o carteiro, principal personagem desse livro. O nosso carteiro receberá o nome de “Carteiro Feliz” e nos guiará através de suas cartas pela aventura do conhecimento durante esse ano.

A história nos conta que, quando chega a época de Natal, o Papai Noel não é o único a arrancar os cabelos abarrotado de tantas tarefas. O Carteiro também trabalha em dobro para entregar todos os bons votos e desejos de felicidade - e alguns presentes também.

Mas a grande tarefa do carteiro nessa época do ano - Como ninguém parou para pensar nisso? - é auxiliar a própria família Noel, fazendo chegar à sua fábrica os milhares de pedidos das crianças. Assim, ele também passa por lá, para deixar as suas cartas, e de quebra ainda ganhar um presente, que carteiro também merece.

(5)

5

Ao vivenciarmos as experiências do projeto guiados pelo “Carteiro Feliz” com seus envelopes recheados de cartas, cartões e presentes - como jogos e livros – ensinaremos nossa comunidade escolar a manter uma tradição milenar que, mesmo com o avanço dos contatos via telefone e principalmente da correspondência eletrônica, nunca perderá a sua função, a troca de correspondência via correio.

AS ETAPAS DO PROJETO

PRIMEIRA ETAPA - ACOLHIMENTO

PROJETO DE TRABALHO: “ENTRE! E DESCUBRA O MUNDO DA FANTASIA”

Período: fevereiro

Acolhimento significa:

Oferecer refúgio, proteção, conforto físico; abrigando e amparando.

O acolhimento na educação infantil é um dos pilares para a construção de uma relação de parceria entre família e escola, além de constituir-se como elemento fundamental na rotina do trabalho pedagógico em diferentes espaços e tempos.

Os primeiros dias de aula são fundamentais para a construção do elo e parceria entre a creche e famílias. Então, receber com afetividade e atenção crianças e seus responsáveis é um fator determinante para a segurança dos envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

A relação família-escola, na educação infantil, envolve desde os pais e suas expectativas em relação a este espaço, as dúvidas em relação ao profissional que irá cuidar educar e interagir com seus filhos, a profissional da educação que tem que lidar com as emoções das famílias e crianças, planejar para a qualidade e sucesso destes primeiros dias que serão fundamentais para o desenvolvimento do ano letivo.

O acolhimento afetuoso e de qualidade, gera segurança para todos os sujeitos envolvidos no processo.

Projeto Político Pedagógico – Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil – 2014

DESENVOLVIMENTO

No primeiro dia, as crianças e suas famílias serão recepcionadas com muita magia e música.

Logo ao chegarem na rua serão recebidas por um malabarista em sua perna de pau. Ao entrar, o

(6)

6

“Carteiro Feliz” estará esperando por elas com uma mensagem de boas-vindas e muita música.

Após todas irão para suas salas conhecer o seu grupo e suas educadoras.

O acolhimento continuará acontecendo com vivencias de experiências significativas, lúdicas durante todo o período. As experiências serão descritas nos planejamentos semanais.

2ª ETAPA - DESCOBRINDO TUDO SOBRE MIM

Período: março e abril

A escola da infância deve ser um espaço que faça diferença na vida da criança: um espaço de atuação sobre as capacidades em formação, um espaço de experiências que possibilitem à criança compreender e compreender-se, perceber e perceber-se, conhecer e fruir.

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social, o qual acontece em primeiro momento no seio da família e logo depois, na escola. A inserção da criança nos espaços de Educação Infantil se faz um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações e ampliando, desta maneira, seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir e marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos.

Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de sua autoimagem.

Desenvolver experiências que trabalhem a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as experiências pedagógicas, pois propiciam às crianças a percepção de que elas têm uma história de vida, fazem parte de uma família e são partes atuantes no mundo em que vivem. Além da significância para os educadores obterem mais informações a respeito de cada criança.

“A identidade na Educação Infantil deve ser trabalhada por meio de experiências que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança, colaborando assim para a formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro.

Projeto Político Pedagógico – Espaço de Desenvolvimento Ciranda Infantil – 2014

(7)

7 DESENVOLVIMENTO

Descobrindo tudo sobre mim

• Brincando com meu corpo;

• Minhas informações pessoais Meu nascimento;

Meus pais;

Minha família;

Meus Colegas

• Conhecendo meus sentimentos;

“Nós somos responsáveis pelas nossas emoções. O problema é que, quando somos crianças, não nos ensinam o que fazer com elas, além de escondê-las ou tentar contê-las.”

Saber identificar, regular e gerenciar as nossas emoções é uma questão pendente na educação.

A importância dessa habilidade é tão grande que dela dependerá não apenas nossa saúde mental, mas também a daqueles que compartilham conosco.

Como desenvolveremos as HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS?

Caixa surpresa dos sentimentos

Mapa dos meus sentimentos

As crianças que irão confeccionar um mapa dos sentimentos.

Como será essa confecção?

Após trabalharmos os nossos sentimentos, cada criança irá escolher os sentimentos que deseja expressar no mapa, diariamente. Após essa escolha, irá confeccionar os Emojis em cartões pequenos e colocá-los no envelope, que será confeccionado pela criança. Esses envelopes serão colocados numa caixa

(8)

8

e estarão em um local acessível, para garantir que a criança tenha a possibilidade de alterar seu emoji no mapa de acordo com o que está sentindo no momento.

Cada criança irá se desenhar e colar no mapa seu autorretrato para representá-la, conforme o modelo da foto.

OBS: Esse quadro será utilizado diariamente, ao longo do ano.

Túnel dos sentimentos

Criação do “Túnel dos sentimentos”

No Espaço do faz de Conta, encantaremos nossas crianças com a criação de um túnel, nele estará retratado os sentimento através de desenhos, palavras, de frases, fotos etc. Cada criança que percorrer esse túnel, terá seus sentimentos ativados.

Em cada parte do percurso haverá uma sacola misteriosa, as crianças serão incentivadas a descobrir o que terá dentro. Colocaremos fichas com os nomes dos sentimentos, previamente trabalhados com as crianças, e elas irão retirá-los de cada sacola fazendo o percurso completo do túnel e ativando todos esses sentimentos dentro de cada um.

No final desse túnel haverá um espaço denominado: “Fábrica dos Sentimentos”, onde cada grupo confeccionará o seu “Boneco das Emoções”.

As fichas com os nomes dos sentimentos recolhidas no túnel serão colocadas dentro do coração do boneco.

O boneco terá uma história e um nome, criada pelo grupo e visitará as famílias. Essas visitas serão documentadas no “Diário das emoções”. Nesse diário as famílias irão registrar os sentimentos vivenciados naquele período em que o boneco das emoções esteve presente em cada visita, através de fotos, desenhos, registros escritos... Com isso, a família poderá observar as emoções que experimentadas nos momentos vividos, reconhecê-las, admitir a existência desse sentimento, mesmo que seja desagradável, e validá-lo com a sua criança.

Queremos proporcionar à família a oportunidade de trabalhar as habilidades socioemocionais, e compreender o que estão sentindo ou o que a outra pessoa pensa, concordando ou não com essa emoção.

3ª ETAPA – A MAGIA DAS CORES NO MUNDO

Período: maio, junho e julho

Imagine se tudo ao seu redor fosse preto e branco?

(9)

9 Se no mundo não existissem as cores?

As cores têm um papel tão importante nas nossas vidas, que nós as usamos para descrever nossos sentimentos e ações. Você já se sentiu azul de fome, verde de inveja, roxo de raiva, ou viu o mundo rosa por estar apaixonado? Já dissipou uma nuvem negra quando finalmente teve uma oportunidade de ouro?

Você também já deve ter reparado que vive cercado de cores: as cores da sua casa, da sua cidade, do seu país, da natureza. Você já parou para pensar que as pessoas também são coloridas?

Vamos descobrir todas essas cores? Então, junte-se a nós numa viagem pela descoberta das cores no mundo.

NESSA ETAPA VAMOS DESCOBRIR AS CORES:

Da natureza;

Dos alimentos;

Das pessoas;

Do meu país;

Da minha cidade

Da minha casa;

Do Espaço Ciranda.

4 ª ETAPA – DESCOBRINDO OS LUGARES DO MUNDO

Período: agosto e setembro

Vamos conhecer alguns países do mundo através das sete maravilhas, que são:

Cristo Redentor – Brasil Machu Picchu – Peru

(10)

10

Chichén – Itzá – Mexico; Coliseu – Itália;

Ruinas de Pedra – Jordânia Taj Mahal – Índia;

Grande Muralha – China; O Homem.

Vamos apresentar estes países transformando os espaços do Ciranda nas 8 maravilhas.

Cada grupo será responsável por montar um espaço e estarão presentes no local apresentando as produções. Nestes espaços, além das maravilhas, serão retratadas as características do país e a sua culinária. Vamos realizar uma “Feira de Degustação”, com as crianças confeccionando as comidas em oficinas de culinária, construindo as barracas e preparando os informativos ( características da culinária confeccionada, descrição da receita, orientação nutricional, característica dos país...). Os visitantes da feira irão degustar as receitas e ouvir as palestras das crianças sobre os alimentos e curiosidades de cada país.

No espaço do homem, vamos retratar cada pessoa da creche e iremos expor painéis e móbiles sobre a influência do homem de forma positiva e negativa no mundo.

(11)

11

5ª ETAPA – DESCOBRINDO AS ARTES DO MUNDO

Período: outubro e novembro

Você sabe qual a importância da arte na sua vida?

Pois bem, arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo: é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos; Nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção. Por isso é tão particular e subjetiva. E por esse motivo é tão importante e nos faz tão bem!

A importância da arte na vida das pessoas é algo nítido, afinal ela está em todo lugar, faz parte da nossa cultura e da nossa história. Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade

O artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não veem, ele cria o que está além do nosso cotidiano, torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema, um filme ou um livro…

Vamos despertar a criatividade das crianças convidando-as a pintarem, esculpirem, comporem músicas, dançarem e criarem uma peça teatral.

A culminância será uma exposição com as produções artísticas das crianças.

Referências

Documentos relacionados

E, em relação à compreensão das professoras sobre a problemática do educar e cuidar em torno da Educação Infantil, foi possível percebermos que algumas

Esta imagem, segundo Costa (1996) tem como caraterísticas: o desenvolvimento de processos participativos nas tomadas de decisões, procurando o consenso da maioria por meio

O cuidar e educar são tarefas que devem ser trabalhadas juntas, pois ao mesmo tempo em que se está cuidando ocorre também a educação da criança, não podendo ser dissociadas,

Essa nova noção valoriza o caráter inclusivo, interativo e identitário das práticas discursivas utilizadas por determinadas comunidades (FIGUEIREDO; BONINI, 2006). Uma

mm. repetindo-se a análise da mesma amostra, desta vez sem a fração de finos <1mm. O tempo de análise da amostra contendo finos foi de 87 minutos, enquanto que a mesma amostra sem

A presente pesquisa se tem a finalidade de expor ao leitor a importância de se conhecer as configurações familiares existentes no ambiente escolar, bem como as

O livro Relação família e escola: pesquisas em Educação Especial reúne capítulos com resultados de pesquisas conduzidas no âmbito de dois grupos de estudo e

Os processamentos de realce aplicados às imagens multiespectrais aliados aos dados de elevação SRTM permitiram a individualização das unidades geomorfológicas da Ilha do