• Nenhum resultado encontrado

GUIA PRÁTICO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: SAIBA IMPLANTAR NA SUA EMPRESA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GUIA PRÁTICO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: SAIBA IMPLANTAR NA SUA EMPRESA"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

GUIA PRÁTICO DO PLANEJAMENTO

TRIBUTÁRIO: SAIBA IMPLANTAR

NA SUA EMPRESA

(2)

Introdução 3

O que é e qual a importância do planejamento tributário 5

Por onde começar o planejamento tributário 8

Como organizar o seu planejamento tributário 15

Finalidades do planejamento tributário 20

Conclusão 26

Sobre a Valid Certificadora Digital 28

(3)
(4)

4

INTRODUÇÃO

A carga tributária brasileira é uma das principais reclamações de boa parte dos empresários brasileiros.

Superior a 30% na maioria dos casos, ela não é apenas um fator desestimulante para quem quer começar seu próprio negócio como também complica a situação de quem já está no mercado.

Além do pagamento, a complexidade de enviar todas as declarações também recebe atenção especial de quem tem o próprio negócio. Afinal, sendo compulsórias, as empresas se veem obrigadas a cumprir com todas as obrigações.

Porém, o que nem todos ainda sabem é que existe um jeito de simplificar e baratear todo o cumprimento fiscal e tributário: o planejamento tributário. Para saber como implantá-lo em sua empresa, continue lendo este e-book.

(5)
(6)

6

O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O planejamento tributário também é conhecido como elisão fiscal e tem como principal função realizar uma análise aprofundada das características do negócio de modo a identificar a melhor forma de tributação para o negócio. Normalmente, o planejamento tributário visa uma das 3 situações a seguir:

(7)

O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

evitar a incidência do tributo;

diminuir o valor do tributo incidente;

ou adiar o pagamento do tributo sem que haja multas.

Uma empresa pode, por exemplo, dividir-se em atividades diferentes e adotar regimes de tributação de acordo com a lucratividade. Para as atividades muito lucrativas, é possível adotar o lucro presumido, enquanto as que dão prejuízo podem optar pelo lucro real.

No geral, isso diminui a base de cálculo e, portanto, o pagamento de impostos. Outras possibilidades incluem o recebimento de créditos fiscais sobre determinadas operações, o que desonera o pagamento de tributos.

Isso garante uma matriz de impostos mais simplificada e menos onerosa para o negócio, mas ainda totalmente dentro da regularidade. Essa ferramenta, portanto, é importante porque permite que o negócio se beneficie de pagar menos impostos sem que isso prejudique a sua situação junto ao Fisco.

(8)

POR ONDE COMEÇAR O

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

(9)

POR ONDE COMEÇAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Para fazer um planejamento tributário de sucesso é preciso partir de alguns pontos que vão estruturá- lo. Diferentemente do que muitos empresários pensam, ele não é tão simples e, por isso, é necessário ter cuidado em sua elaboração.

Na hora de fazer uma elaboração de sucesso, os principais passos incluem:

ENTENDA A ATIVIDADE E A SITUAÇÃO DA EMPRESA

A 1ª tarefa consiste em entender mais sobre a empresa e a atividade por ela desempenhada. Esse tipo de análise será útil para identificar a quais tributos municipais, estaduais e federais o negócio está obrigado e quais são as regras.

Além disso, a situação da empresa também ajuda a orientar qual caminho deve ser seguido pelo planejamento. O motivo é simples: uma empresa em franca expansão e com altos níveis de lucratividade normalmente se dá muito melhor com um regime de lucro presumido do que uma de lucro real. Por outro lado, se o negócio vem amargando prejuízos, o lucro real pode ser a melhor opção.

(10)

10

POR ONDE COMEÇAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Em outros casos, a situação da empresa não permite que seja adotado outro regime de tributação que não o lucro real, por exemplo. Essa identificação preliminar vai servir para orientar todas as demais decisões sem causar prejuízos quanto à regularidade fiscal.

(11)

POR ONDE COMEÇAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

TENHA UM PLANEJAMENTO OPERACIONAL

A partir desse reconhecimento sobre a empresa, o próximo passo deve ser a elaboração de um planejamento operacional. Ele deve ser realístico e condizente com os resultados do negócio de modo a permitir uma análise adequada. Nesse sentido, é preciso estabelecer questões como:

projeções de crescimento e de lucro;

recursos disponíveis, necessários e futuros;

previsão de gastos;

e assim por diante.

A partir dessa análise, dá para se ter uma ideia de qual será a situação da empresa em curto e médio prazo.

(12)

12

POR ONDE COMEÇAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

É importante levar em conta esses pontos porque eles vão indicar qual é a melhor decisão a se tomar pensando no futuro.

Por exemplo: se a sua empresa usa o lucro presumido e o planejamento operacional mostra que haverá prováveis perdas e prejuízos, então pode fazer sentido preparar o negócio para ser obrigado ao lucro real, mesmo que apenas por um período.

Esse planejamento permite uma antecipação de cenários de modo que as decisões sejam menos momentâneas e passem a ter mais robustez ao longo do tempo.

(13)

POR ONDE COMEÇAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

APROFUNDE-SE NAS LEIS TRIBUTÁRIAS

Depois de entender a situação atual da empresa e seu provável futuro, é preciso se aprofundar nas leis tributárias. É muito importante conhecer todas as características de cada obrigação de modo a identificar oportunidades.

As regras quanto ao regime de tributação, por exemplo, mostram que a base de cálculo do lucro presumido pode ser especialmente baixa para certas atividades. Ao mesmo tempo, as regras do lucro real demonstram que é possível aproveitar certos créditos fiscais.

É somente ao entender exatamente quais são as regras que você poderá usá-las a seu favor. Além disso, é importante ficar de olho para novas obrigações acessórias, que podem mudar completamente o resultado do planejamento.

(14)

14

POR ONDE COMEÇAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CONTE COM AJUDA ESPECIALIZADA

Todas essas etapas iniciais ficarão muito mais fáceis e assertivas se você contar com a colaboração de um profissional especializado no assunto. Um contador ou uma empresa de assessoria contábil que seja especializada nessa área vai conseguir fazer cálculos e definições muito mais adequados para o negócio.

Embora ainda seja fundamental que você se envolva em todo o processo, a parte prática desse planejamento é realizada de maneira muito mais simples quando é feita por profissionais especializados.

Tê-lo ao lado do seu negócio desde o começo diminui as chances de retrabalho e também de irregularidade fiscal, permitindo que sua empresa aproveite as possibilidades o quanto antes.

(15)
(16)

16

COMO ORGANIZAR O SEU PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Depois de dar os primeiros passos, é hora de pensar em como organizar o planejamento tributário de modo que ele funcione da melhor maneira possível. Nesse sentido, algumas etapas incluem:

ANALISE DIFERENTES HIPÓTESES

Embora o planejamento tributário sirva para tirar parte da carga de impostos da empresa, não é necessário olhar apenas para a questão financeira. Isso porque, muitas vezes, uma determinada atitude vai, sim, gerar economia, mas também vai trazer consigo outras obrigações acessórias complementares.

Se o custo de cumprimento dessas obrigações, tanto do ponto de vista do pagamento de impostos quanto de controle de informação, for maior do que a economia inicialmente gerada, a atitude não é tão benéfica assim.

Por isso, é fundamental levantar diversas hipóteses e avaliar o impacto de cada uma para o pagamento de tributos da empresa. A configuração mais adequada é aquela que exigir menos mudanças complexas e gerar maior economia de recursos, ao mesmo tempo.

(17)

COMO ORGANIZAR O SEU PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

DEFINA O PRAZO CORRETAMENTE

Na hora da organização, também é preciso definir qual é o prazo pelo qual o planejamento vai ser válido. Essa consideração é necessária porque, dependendo do tipo de ação empreendida e da situação da empresa, o plano pode ter um prazo mais curto.

Caso o planejamento operacional mostre que a empresa vai ser obrigada a mudar de regime tributário nos próximos 2 anos, por exemplo, é possível determinar um planejamento que seja válido, inicialmente, apenas para esse biênio.

Essa definição garante mais reatividade e dinamismo ao planejamento e evita que o negócio se torne irregular sem perceber.

INTEGRE AS MUDANÇAS

Uma vez que as mudanças sejam definidas, elas precisam ser integradas à realidade do negócio.

Tudo começa com a mudança de parâmetros da solução tecnológica usada pelo negócio.

(18)

18

COMO ORGANIZAR O SEU PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Caso o empreendimento tenha um software de gestão, por exemplo, é preciso garantir que haja o monitoramento de todos os dados necessários para o cumprimento do planejamento em questão.

Também é necessário fazer a comunicação para todas as partes envolvidas — incluindo o r e s t a n t e d o s e t o r d e contabilidade e de finanças.

Quanto mais integração e engajamento houver, melhor é o cumprimento do plano.

(19)

COMO ORGANIZAR O SEU PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

FAÇA ACOMPANHAMENTO DO PLANO

Uma vez que ele esteja em prática, o plano ainda precisa ser continuamente organizado de modo a manter a sua eficácia. Sendo assim, é fundamental fazer um acompanhamento do planejamento tributário para conhecer seus resultados.

O acompanhamento pode ser feito por meios de auditorias e/ou análise de relatórios contábeis, e ele vai indicar a real eficiência desse planejamento em diminuir os custos do negócio, caso esse seja o objetivo principal.

A partir dos resultados desse acompanhamento, pode ser necessário reorganizar o planejamento, como ao desfazer mudanças que, na prática, não se mostraram tão benéficas.

Com as mudanças constantes na legislação, esse acompanhamento deve ser contínuo para garantir a regularidade em todos os momentos.

(20)

FINALIDADES DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

(21)

FINALIDADES DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Mas, afinal, por que fazer um planejamento tributário? Muito embora ele não seja obrigatório, em algumas situações ele pode ser especialmente útil. Dentre as finalidades de sua realização estão:

(22)

22

FINALIDADES DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

REDUZIR O PAGAMENTO DE IMPOSTOS

A principal motivação para realizar esse planejamento é sempre a redução do valor de impostos a serem pagos. Com menos dinheiro indo para o Fisco, mais dinheiro pode ser distribuído entre os sócios e acionistas do negócio, por exemplo.

Nesse sentido, o planejamento é muito diferente da evasão fiscal ou da sonegação de impostos.

Enquanto estas últimas atitudes consistem em irregularidades passíveis de punição, o planejamento gera uma economia completamente dentro da lei, sem causar prejuízos para o negócio.

SIMPLIFICAR A CONTABILIDADE FISCAL E TRIBUTÁRIA

Algumas ações do planejamento tributário podem fazer com que a contabilidade do negócio se torne consideravelmente mais simples. Isso acontece, basicamente, porque algumas mudanças podem desfazer a necessidade de cumprir com certas obrigações acessórias, o que leva a uma estrutura mais simplificada. Em outros casos, o planejamento exige um uso maior de tecnologia. Embora seja necessário um período inicial de adaptação, fica mais fácil conseguir uma contabilidade mais simples.

(23)

FINALIDADES DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

FAVORECER A REGULARIDADE FISCAL

Ao entender completamente a situação da empresa e a quais tributos ela está obrigada, a regularidade fiscal do negócio é favorecida em vários níveis. O 1ª é que a empresa passa a ter mais consciência da legislação vigente, e o 2º diz respeito ao fato de que contar com um profissional torna mais fácil seguir à risca tudo o que é obrigatório. Além disso, o acompanhamento do planejamento e de seus resultados também permite que o negócio se mantenha sempre dentro do que exige a legislação, mesmo quando há mudanças.

Eventualmente, isso também gera uma redução de custos, já que a empresa não precisa arcar com as despesas nem com os danos que podem ser causados à imagem do negócio.

(24)

24

FINALIDADES DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

CORRIGIR E EVITAR

IRREGULARIDADES TRIBUTÁRIAS

Embora seja menos comum, o planejamento tributário também pode ser usado para corrigir e evitar as irregularidades tributárias. É o caso de ser identificada uma potencial anormalidade na matriz tributária. A partir dessa identificação, o planejamento tributário pode ser feito de modo a planejar as melhores ações para corrigir esses problemas.

A mesma coisa pode acontecer caso note-se que o negócio vem encarando diversas irregularidades fiscais. Para tentar evitar o problema, o planejamento pode servir para dar mais visibilidade às obrigações, evitando problemas com o Fisco.

(25)

FINALIDADES DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

AUMENTAR A COMPETITIVIDADE

Um efeito secundário do planejamento é o ganho em competitividade. Com menos impostos sendo pagos, aumenta-se a margem de lucro do negócio.

A partir disso, é possível realizar investimentos em melhorias e otimizações de modo a aprimorar a qualidade do serviço e/ou do produto.

Isso também aumenta o valor agregado para o cliente, que percebe se tratar de uma aquisição mais vantajosa. Sendo assim, um negócio com um planejamento tributário eficiente se destaca dos demais concorrentes e pode ser mais robusto dentro do mercado.

(26)

CONCLUSÃO

(27)

CONCLUSÃO

O planejamento tributário é uma ferramenta relevante para qualquer negócio que deseja diminuir legalmente o seu pagamento de impostos e simplificar o cumprimento das obrigações tributárias.

Para que isso seja possível, é preciso ter como primeiros passos pontos como a identificação da situação da empresa, a realização de um planejamento operacional, o aprofundamento nas leis tributárias e o auxílio de profissionais especializados.

Na hora de organizar, analise hipóteses, defina prazos, integre as mudanças e monitore os resultados para conseguir um desempenho cada vez mais favorecid

(28)

A VALID Certificadora é Prestadora de Serviços Biométricos, Prestadora de Serviços de Infraestrutura e Suporte em Certificação Digital, Autoridade de Carimbo do Tempo e Autoridade Certificadora de 1º e 2º nível para a emissão de certificados digitais, atuando como parceiro tecnológico e de negócios para empresas e entidades que desejam atuar no mercado de certificação digital.

Além disso, também oferecemos soluções corporativas para desmaterialização de processos, gerenciamento e assinatura de documentos, entre outros. Nosso foco, é oferecer ao mercado soluções que permitam levar a segurança e autenticidade do mundo físico para o meio digital.

A segurança está no DNA do grupo VALID na qual a VALID Certificadora faz parte, são quase 60 anos de tradição e segurança no meio físico, nas soluções em Meios de Pagamento, Telecomunicações, Sistemas de Identificação.

Se você quiser ser parceiro da VALID Certificadora, clique aqui.

Leia mais posts em nosso blog para estar sempre por dentro das novidades de certificação digital e aproveite para nos acompanhar no Facebook, LinkedIn, Google+, Youtube e Twitter.

Referências

Documentos relacionados

Para este estudo foram feitas algumas análises laboratoriais imprescindíveis para obterem-se alguns dados necessários para a modelagem matemática do driver de uma

Para se poder constatar as diferenças no comportamento dos elementos metálicos estruturais, sujeitos ao carregamento cíclico, foram incorporados níveis de esforço axial constantes

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

A Figura 8 ilustra a relação entre os parâmetros variação da área e da força de desintegração com a quantidade de água absorvida em medidas com comprimidos obtidos

Tendo em vista a representatividade dessa atividade econômica, este estudo tem por objetivo central analisar o processo produtivo dos batedores artesanais de açaí

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •