• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

DECRETO 180/2009, de 16 de Outubro de 2009

INSTITUI O REGULAMENTO GERAL PARA REALIZAÇÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS NO QUADRO DE CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPEU.

O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPEU, ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, regulamenta os procedimentos para realização de concurso público, conforme Art. 37 da Constituição Federal, Lei Orgânica do Município de Morro do Chapéu, Lei de Estrutura Administrativa nº 634/2001 e demais Leis Pertinentes:

RESOLVE:

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - Instituir o Regulamento Geral para realização de concursos públicos para preenchimento de vagas no quadro de cargos da Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu, conforme disposto dos artigos seguintes.

Art. 2º - Os Concursos para provimento de cargos do Serviço Público Municipal, serão autorizados por ato próprio do Prefeito Municipal à vista da existência de vagas e das necessidades da Administração.

Art. 3º - Os concursos serão de provas escritas e de título subsidiariamente, de provas práticas e provas de verificação de qualidade e aptidões, conforme o caso.

Art. 4º - O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

§ 1º - Enquanto houver candidato aprovado e classificado e não convocado para investidura a determinado cargo, não se publicará edital de concurso para provimento do mesmo cargo, salvo quando esgotado o prazo de validade do concurso que habilitou o candidato.

§ 2º - A aprovação em concurso não cria direito a nomeação, mas esta quando se der respeitará a ordem de classificação dos candidatos.

CAPÍTULO II DOS CANDIDATOS

(2)

Rua Cel. Dias Coelho, 188, Centro - Telefax: (74) 3653-1536 Cep. 44.850-000 - Morro do Art. 5º - Poderão candidatar-se aos cargos públicos do quadro de funcionários da Prefeitura todos os cidadãos que preencham os seguintes requisitos:

a) ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a);

b) estar em gozo dos direitos políticos;

c) estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;

d) não ter registro de antecedentes criminais;

e) preencher os pré-requisitos exigidos para ocupação do cargo.

f) ter, na data de assinatura do termo de posse, a idade mínima de 18 anos;

§ 1º - A declaração falsa ou inexata de dados constantes da ficha de inscrição, bem como a apresentação de documentos falsos ou graciosos, determinarão o cancelamento da inscrição e a anulação de todos os atos decorrentes.

§ 2º - Os pedidos de inscrição significarão a aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições deste Regulamento Geral e Editais que forem baixados para cada concurso.

Art. 6º - Os pedidos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Concurso, cabendo a seu Presidente decidir sobre sua aprovação.

Parágrafo Único - Encerrado o prazo das inscrições será publicada a relação dos candidatos inscritos, com indicações dos respectivos números de inscrição.

Art. 7º Fica assegurado à pessoa portadora de necessidades especiais o direito de se inscrever em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

§ 1º - Às pessoas portadoras de necessidades especiais é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência que apresentam, sendo- lhes reservadas até 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas no concurso, desde que a fração obtida deste cálculo seja superior a 0,5 (cinco décimos).

§2º- Fica obrigado ao candidato portador de deficiência a apresentação, no ato da inscrição, de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

§ 3º No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência que necessite de tratamento diferenciado nos dias do concurso deverá requerê-lo, no prazo de até dois dias úteis após o encerramento das inscrições, indicando as condições diferenciadas de que necessita para a realização das provas.

(3)

Art. 8º A pessoa portadora de necessidades especiais, resguardadas as condições especiais previstas neste regulamento, participará de concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que concerne:

I - ao conteúdo das provas;

II - à avaliação e aos critérios de aprovação;

III - ao horário e ao local de aplicação das provas; e

IV - à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

Art. 9º A publicação do resultado final do concurso será feita em listas contendo, a pontuação de todos os candidatos, inclusive a dos portadores de deficiência, e uma exclusiva somente com a pontuação destes últimos.

Art. 10 Quando aprovado e convocado, antes da posse, o Candidato portador de deficiência, será avaliado por uma equipe multiprofissional, designada por ato do Executivo Municipal, composta de três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e um profissional integrantes da carreira almejada pelo candidato.

§ 1o A equipe multiprofissional emitirá parecer observando:

I - as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição;

II - a natureza das atribuições e tarefas essenciais do cargo ou da função a desempenhar;

III - a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas;

IV - a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; e

V - a CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

§ 2o A equipe multiprofissional avaliará a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato durante o estágio probatório.

CAPÍTULO III

DAS COMISSÕES DE CONCURSOS

Art. 11 - O Prefeito Municipal, designará para cada concurso, uma Comissão, composta de 03 (três) ou 05 (cinco) membros dos quais um será o Presidente, escolhido entre as pessoas de reconhecida idoneidade moral.

Art. 12 - A Comissão de Concurso deverá acompanhar a preparação e o julgamento das provas.

Parágrafo único - A juízo do Prefeito Municipal, poderão os concursos ser realizados por órgão público ou privado, estranhos à Prefeitura, mediante Convênio ou Contrato.

CAPÍTULO IV

(4)

Rua Cel. Dias Coelho, 188, Centro - Telefax: (74) 3653-1536 Cep. 44.850-000 - Morro do DAS PROVAS E DOS TÍTULOS

Art. 13 - As provas preparadas segundo o disposto no Art. 11 deverão conter questões objetivas e de aplicação práticas no desempenho do cargo a que se refere o concurso.

Art. 14 - As provas de caráter eliminatório serão determinadas para cada concurso.

Art. 15 - Somente será admitido à prestação de prova, o candidato que exibir no ato, documentos de identificação.

Art. 16 - Não haverá segunda chamada para nenhuma das provas, importando a ausência do candidato, por qualquer motivo, inclusive moléstia ou atraso, na sua eliminação do concurso.

Art. 17 - Durante a realização da prova não será permitido ao candidato sob pena de ser excluído do concurso:

I. Comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso, bem como consultar livros ou apostilas, salvo as fontes informativas que forem declaradas no edital do concurso.

II. Ausentar-se do recinto, a não ser momentaneamente, em casos especiais e na companhia do fiscal.

III. Utilizar-se de calculadoras, agendas eletrônicas, relógios digitais, telefones celulares ou outros equipamentos similares, que não poderão ingressar nos locais de realização das provas.

IV. Utilizar-se de meios ilícitos para execução da prova;

V. Perturbar de qualquer modo, a execução dos trabalhos.

Parágrafo único – Na Ocorrência de qualquer destas hipóteses, o coordenador do local onde estão sendo realizadas as provas e/ou o Presidente da Comissão do Concurso deverão ser imediatamente comunicados, cabendo a qualquer um deles, consumar a exclusão do candidato infrator.

Art. 18 - As salas de prova serão fiscalizadas por elementos especialmente designados por ato da Comissão do Concurso.

Parágrafo único - Será vedado o ingresso no local do concurso de pessoas estranhas a este, durante a realização das provas;

Art. 19 - No concurso poderão ser considerados como título:

a) - freqüência e conclusão de cursos, congressos, seminários, treinamentos;

b) - experiência de trabalho;

c) - habilitação em concursos;

d) – trabalhos publicados;

Parágrafo único - Os títulos deverão guardar direta relação com as atribuições dos cargos em concurso com a devida aprovação.

CAPÍTULO V

(5)

DO JULGAMENTO

Art. 20 – O julgamento das provas será feito segundo a qualidade e perfeição do trabalho apresentado pelo candidato, devendo a comissão, ao fixar o critério de correção, dividir o trabalho proposto aos candidatos em partes e determinar o valor de cada um.

Art. 21 – As provas escritas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 80 (oitenta).

§ 1º - A nota final de cada prova será a média aritmética das notas atribuídas pelo critério de correção;

§ 2º - Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem nota de conjunto igual ou superior a 50 % ( cinqüenta por cento ) das provas escritas.

Art. 22 – Os pontos atribuídos aos títulos serão considerados para efeito de classificação e serão informados no edital de abertura de inscrições.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 23 - Terminada a avaliação das provas e dos títulos serão as notas publicadas no órgão oficial da Prefeitura.

Art. 24 – No prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da publicação referida no artigo anterior, poderá o candidato requerer à comissão do concurso, a revisão das notas atribuídas as provas e aos títulos.

Art. 25 – Quando ocorrer irregularidade insanável ou preterição de formalidade substancial que possa afetar o seu resultado, terá qualquer candidato o direito de interpor recurso, nas fases de homologação das inscrições, publicação dos gabaritos e dos resultados parciais ou globais, homologação do concurso e posteriormente nomeação de candidatos aprovados

§ 1º - O recurso previsto neste artigo poderá ser interposto até o 2º(segundo) dia após a publicação do respectivo ato, na comissão municipal de concursos, sem constituírem efeito suspensivo.

.§ 2º – O recursos hierárquicos poderão ser interpostos até o 2º ( segundo ) dia útil após a publicação do respectivo ato e não terá efeito suspensivo.

Art. 26 – Dos recursos e pedidos de revisão deverão constar a justificativa pormenorizada, sendo liminarmente indeferidos os que não contenham fatos novos ou que se baseiam em razões subjetivas.

Art. 27 – Compete ao Prefeito Municipal a homologação do resultado do concurso, à vista do relatório apresentado pela comissão do concurso, dentro de até 30 ( trinta ) dias, contados da publicação do resultado final.

Art. 28 – Homologado o concurso o candidato habilitado receberá da Prefeitura Municipal, mediante requerimento, um certificado da sua classificação com nota final obtida.

(6)

Rua Cel. Dias Coelho, 188, Centro - Telefax: (74) 3653-1536 Cep. 44.850-000 - Morro do Art. 29 – A nomeação obedecerá a ordem rigorosa de classificação.

§ 1º - Em caso de empate na classificação, terão preferência sucessivamente, os candidatos:

I - Pertencente ao serviço público municipal de MORRO DO CHAPÉU;

II - Maior tempo de serviço público em qualquer esfera;

III - O mais idoso;

IV - O que tiver maior numero de filhos

§ 2º - Os candidatos em igualdade de classificação serão chamados a comprovar as condições de preferência mencionadas neste artigo, no prazo que lhes for fixado, pela Comissão do concurso, sedo facultado á administração, aplicação dos critérios de desempate, quando da convocação dos aprovados.

§ 3º -A data de referência para apuração das preferências é a de inicio das inscrições dos respectivos concursos.

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 30 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão do concurso, “ad referendum” do Prefeito Municipal.

Art. 31 – Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

Gabinete do Prefeito, Morro do Chapéu, Bahia, 16 de outubro de 2009.

Cleová Oliveira Barreto Prefeito Municipal

Referências

Documentos relacionados

O prazo de validade deste Concurso será de 02 (dois) anos, contado da data da homologação de seus resultados, prorrogável por uma única vez e por igual período, a critério

O prazo de validade deste Concurso será de 02 (dois) anos, contado da data da homologação, prorrogável por uma única vez e por igual período, a critério da Administração. As

O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a juízo do

Apesar do medidor placa de orificio concentrico em si possuir geometria simples, podem ser utilizados cinco configurações diferentes para obtenção da diferença de pressão

O comportamento navegacional, de um determinado usuário, dentro de um ambiente multimídia, mais especificamente, dentro de um site apresenta fatores como a seqüência de acesso

Visão de Sustentabilidade - Mantenedora e Mantidas Estratégia Plano Ação Projeto Concorrência Economia Oportunidade Mercado/Inovações Tecnologia Infraestrutura Pessoas Atributos

O Concurso terá validade de 02 (dois) anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 02 (dois) anos, a critério da Prefeitura Municipal de São Miguel

O Concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, por ato do