• Nenhum resultado encontrado

Análise da expansão do serviço de bibliografias em Agricultura (BIPAGRI) um serviço brasileiro de disseminação seletiva da informação :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Análise da expansão do serviço de bibliografias em Agricultura (BIPAGRI) um serviço brasileiro de disseminação seletiva da informação :: Brapci ::"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CDU 002.6: 631(81)

VONE S. CHASTINET MS, Responsável pela operação do SNIDA

217 A rápida expansão do número de usuários do serviço de Bibliografias Personalizadas em Agricultura (BIP. AGRI), um serviço de disseminação seletiva da informação desen-volvido pelo Sistema Nacional de Informação e Documen-tação Agrícola (SNIDAJ, a necessidade de aumentar o ní-vel de especificidade na recuperação e de trabalhar com arquivos contendo quantidades 」セウ」・ョエ・ウ de referências, levaram a uma ampliação do sistema inicial de processa-mento e a incorporação de novos programas especialmen-te desenvo Ivido para esespecialmen-te fim.

Descrevem-se características gerais dos novos programas de processamento e recuperação desenvolvidos, os quais permitem melhorar a qualidade da indexação dos regis-tros bibliográficos e aumentar a especificidade da recupe-ração, mediante o uso combinado do esquema de catego-rização AGRIS, de descritores e de termos significativos não controlados. Os novos programas abrem ao sistema global interessantes possibilidades para a recuperação re-trospectiva da informação.

Analisa-se, neste trabalho, a evolução do serviço de disse-minação seletiva da informação, no decorrer do último ano, no que diz respeito ao número de usuários atendi-dos e arquivos magnéticos utilizaatendi-dos.

JAIME ROBREDO

PhD, Diretor do Projeto PNUD/FAü/BRA/72/020. SNIDA

PAULO R. A. LOBO

Engenheiro Agrônomo, Responsável pelo Serviço BIP/AGRI, SNIDA

ANA FLAvIA M. DA FONSECA

Bilbliotecária. Responsável pelo Setor de Serviços e Saídas. SNIDA

ANALISE DA EXPANSAO DO SERViÇO DE BIBLIOGRAFIAS PERSONALIZADAS EM AGRICULTURA (BIP/AGRI) - UM

SERViÇO BRASILEIRO DE DISSEMINAÇAo SELETIVA DAINFORMAÇAO

(2)

1. INTRODUÇÃO

Para poder contornar esta dificuldade, melhorando a especificidade na recupera-ção das referências enviadas mensalmente a cerca de quarenta por cento dos

usuá-o

serviço foi concebido inicialmente para permitir a máxima difusão, a nível na-cional, dos dados contidos nos arquivos magnéticos gerados mensalmente pelo Sistema Internacional de Informação sobre Ciências e Tecnologia Agrícolas (AGRIS)

C*).

219 A evolução do número de usuários e das áreas setoriais as quais estes pertencem foram analisadas em outra publicação (3), que resume a situação em junho de 1977.

A partir desta data, o número de solicitações de inscrição no serviço não deixou de aumentar até o momento.

2. EVOLUÇÃO DO UNIVERSO DE USUÁRIOS

O serviço de Bibliografias Personalizadas em Agricultura (BIP/AGRI) iniciou sua operação, numa fase experimental, a meados de 1975, atendendo cerca de 150 pesquisadores de 39 instituições, entrando em operação em fase de rotina um ano depois, com utilização de programas e facilidades de processamento eletrônico de dados.

No fim do primeiro trimestre de 1978, os dados mencionados acima foram atua-lizados e estabelecida uma projeção do aumento previsível de. usuários do serviço até o biênio 1978/1979 (4).

A figura I permite ver a evolução do número de usuários do serviço BIP/ AGRI.

(*)A cadeia TEXTPAC, desenvolvida pela IBM, foi implementada por M. Leroux, lnstitut Na-tional de la Recherche Agronomique (INRA), durante sua missão como consultor em informá-tica documentária (nov. dez. 1977), através do projeto PNUD/FAO/BRA/72/020. no Departa-mento de ProcessaDeparta-mento de Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRA-PA), num computador IBM 370. A cadeia TEXTPAC, aplicada inicialmenteà recuperação a partir dos arquivos AGRIS, deverá nos próximos meses, permitir também a exploração dos ar-quivos PASCAL.

No quadro I, apresentam-se os dados relativos a evolução do universo de usuários. Analisa-se, neste trabalho, a evolução do serviço de disseminação seletiva da infor-mação, no decorrer do último ano, no que diz respeito ao universo de usuários atendidos e arquivos magnéticos utilizados, ao mesmo tempo que se descrevem de maneira sucinta as características gerais dos novos programas desenvolvidos, mos-trando as possibilidades atuais do sistema.

Paralelamente, foi expandido o número de bases de dados, visando uma maior co-bertura da literatura agrícola, o que determinou uma nova necessidade de adapta-ção e expansão do "software" geral desenvolvido pelo SNIDA, de maneira a dotar o sistema de máxima flexibilidade.

rios, adaptou-se a cadeia de processamento TEXTPAC(*), que permite a recupera-ção em "batch" a partir das palavras significativas dos registros bibliográficos, o que virá a melhorar consideravelmente as possibilidades do sistema.

I

I .

セ R. Bibliotecon. Brasnia 6 (2) jul./dez. 1978 R. Bibliotecon. Brasnia 6 (2) jul./dez. 1978

o

serviço de disseminação seletiva da informação desenvolvido pelo Sistema Na-cional de Informação e Documentação Agrícola (SNIDA) (*), conhecido como serviço BIP/AGRI (Bibliografias Personalizadas em Agricultura), foi descrito em outros trabalhos anteriores(1) - (3).

(*) O Sistema Nacional de Informação e Documentação Agrícola (SNIDA) é um amplo sistema de informação documentária, operado pela Biblioteca Nacional de Agricultura (BINAGRI), do Brasil, que se constitui na Unidade Central do mesmo. A implantação do SNIDA, iniciada em 1974, conta com o apoio e assistência técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Organização das Nações Unidades para a Ali-mentação e Agricultura (FAO), através do Projeto PNUD/FAO/BRA/72/020.

( . ';') A designação do SNIDA como Centro de Entrada no Sistema AGRIS, foi oficialmente ratificada pelo Governo brasileiro em maio de 1975 e agosto de 1978.

C.;,*)O programa MEDUSA (Mecaniza<;ão da Documentação para os Usuários do Setor

Agrí-cola) foi desenvolvido por B. S. Robarth, analista de sistemas senior, Norsk Senter for Infor-matik (NSI), Oslo, Noruega, durante suas missões como consultor em infi>rmática documentá-ria (dez. 1975セ fev. 1976) através do Projeto PNUD/FAO/BRA/72/020.

Para atender a esta finalidade, foi especialmente desenvolvido um programa de processamento/recuperação que utiliza, como critérios de busca, os códigos do esquema de categorização do Sistema AGRIS ou suas combinações. A descri-ção geral deste programa, denominado programa MEDUSA (* * * ), encontra-se nos documentos citados anteriormente(1) (2).

Ao mesmo tempo que o número de usuários do serviço aumentava com notável rapidez, o que demonstra a necessidade sentida pelos usuários de um mecanismo de informação rápida, foram evidenciadas as limitações do esquema de categoriza-ção AGRIS, para definir determinadas estratégias de busca com o grau de especi-ficidade desejável. Este aspecto já foi analizado anteriormente (1), (2), chegando-se à conclusão de que os códigos AGRIS permitem uma boa definição das neces-.sidades dos usuários, aproximadamente, em sessenta por cento dos casos.

(3)

221

c,fot--セO「L\カカエGᆳ

NZQOセ

,6\

\￵セ|[

MÉS/ANO

,

I I I I I i ,,; ; I

..

;

...

"

; ; ; ;

..

"

/

; I

,.

I·"

,.

USUÁRIOS ATENDIDOS PROJEçÃO

---+-_.-+-_.-DA EXPANSllO PARA1977/79

__ , セ __ TOTAL DE

usuÀRlOS INSCRITOS ./ ", , / ,,' , ,

,

,

,

,

, , ,

,

,

,

,

,

,

.

,,

i

,

, I I I

,,

I

,

,

,

,

,

.

,

,:

"

, .' , ,

,.

..",,""

",,',,

" , , '

!

iii 8 fJ> o ii: -«

...

o

g

<1

::>

J <1

f-o

f-ft. 8ibfiotecon. Brasília 6 (2) jul./dez. 1978 Fig. 1

Como foi mencionado anteriormente, a automatização do セ・イカゥ￧ッ BIP/ AGRI se baseia na utilização de um programa especialmente delineado para permitir a recuperação das referências a partir dos códigos do esquema de categorização AGRIS. Este programa, denominado MEDUSA (v. parágrafo 1), se integra na cadeia geral de processamento/recuperação desenvolvida pelo SNIDA(*).

oJ fMAMJ J ASONOJFMAIIJ" ASONO" FIIAIf.JJASO :IIOJFMAIlJJA SONOJFMAIIJJASONO

セセセセGMMMMNNMMMMj

19n 1976 .,71 1978 1979

(*) O sistema desenvolvido pelo SNIDA opera normalmente em computadores Burroughs B6700. A mioria dos programas podem ser utilizados também cm computadores IBM. Deve destacar-se a especial contribuição de O. Brisner, Head Systems Department Norsk Senter for Informatikk (SNll, Oslo, Noruega, ao delineamento geral do sistema e a preparação de vários importantes programas, durante sua missão como consultor em informática documen-tária (nov _, dez. 1974), através do projeto PNUD!F AO/BRA/7 2/020.

3. EXPANSÃO DO SOFTWARE

300 1000 1500 2000 2500 3000 <:li ... ;;o <:li p t

-=

o

..-c:: 00 :t>l o <:li o ::z .o c:> 3:: c:=

...

;;o :> o c:= o V> c:=

;;o

....

o V> <:li o CD

...

...

>-G> ::u \O ... Q\ V> ... -t ... 3: CD ;;o o \O ... ...

o ;j

...

o o p t

\O ... O> c: V> c:

::u o ...

-:z: V> ;j -t S

o

5i

o

v>

c:::

v>

c:

5i

....

:z: v> -t

::;

S

セR

Iv>

.-t

ゥセ

k=; ''::lI

.

...

i'"

ce

...

ln

-

:z: V> n

'"

....

-t o V>

=i

... :z:

8 V>

=i

... ::z o

-セ

V>

-::z V> n ;;o

::;

o V>

=i

"'

::z

<:li o V> >--t ... ::z o

-

<:li o V>

-:z V> n

-t o V>

....

:z: V> n

E

',.

-t

...

:z:

V>

...

UI

N

o

Q\

W

Q\

w

N o \O c:= -o ::z ... - V> -< .o "' c:: ;;o -V> V>

-

-t:.-,

:.-セ

,.

p t ::z V>

....

I :z: o

...

...

M V> .o c: V> :> N ... ... N o <n o N Q\ o w ... Q\ "..

,.

V>

V>

....

':! n

,.

....

'"'

n :z:

-n :>

...

R. Bibliotecon. Brasília 6 (2) jul./dez. 1978

".. o N UI UI N to>

....

N ...

...

p t >C -t p t :z V> :»l o

" . ,

:z -t

-

<:li :.-<:li p t V> -o

<:li :> V> w CD N N

. ' l

'"

C7\

e

g;

o c:= ...

セN

V>

O>

U '

W

CICI

N UI w o N

..-"

w

"

O>

o

t

-t o ... >-\O W o N W

"

C7\ N

"

... N N ".. N

CICI .... o c ::>

'"'"

<

'"

o ;l

...

,.

-::>

'" ....

rt' o '"

::::

:::>

'"

.... :t rt'

'"

'"

.

o

'"

-. :::>

c

...

:I o

'"

::>

'"'"

-'"

(4)

Érepresentado por:

223

DI

[(17

lOl

1'4

HQセ

(II>

01

".,;1

PJlGF.

(o. HHinセ 1111'II'UI

( I I . f.flNfi'lI"

'1:,

I. l

VICIOU o.nl[K[U (P.C HpNiPMPセzS IrbOO PIANAlll .. A 01'

I[ I ' ou 1ャpiu{[イャ{Bセセ U" OUITlUfIS· II" "'UI" O' (aliBBiiiaBセ O"

PUP/lL OA PUPAL III! ICl'YSo"E 'lk MIHY"'UJ.:" UU 11011Boセh (J'( IIIlU ...·JKH

01: 1'111'('>[(N(I

HIO.(ONlUllll.CO UU lI,O (0.. 111011.00

1111 AIIIO Nl

.-.-

....

_...

-

....

MNMMMMMMMMM⦅N⦅MMMMMMMセM⦅N⦅MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

AGIl 0121(,1

f1{lr.T(lP. T. l . IUD. I'LAltl PROHCTlON. NATloo'Al RE<;f'ICH ct ..UE.

OOkKI. CAIRn nC;YPTII

.-

---_._---_._----

----._---

-

_

....

---_._-

---

_

...---H10

Jl'IJlN'L 01' 'I'ISfC1 rHYSI'JLIIGY lU"l

HIll (191'" V. 101"1 P. U'il-IC.OI 14 IlEf •• 1 Firo.

PRO"I('''Atll r.IIIO'"'' I " wセ "!",lIlllT)E'N Dr [(uno"( T1TPLS ..,10 11fT.\ilOUC FIl( l'r IP;JlCTlf' lARlllL" ElOYS!J"'E II. lL'l"51A Bigセaャヲャpia

AGIl DI} 711"

l-lt'Hl'l4lJ"I. J.A. 'LIIl!CI\:'T:J'''E IJE 1\1I'L(II'11: r,[':.RAlf Dr'

L'UNIVLPSlTl L[lUIS pe\TrllP. 61- STõ<"!-UGlIRG BBセnce II: KCOU4.\ .... J.

...

-_._

..

-

..

-.

-

..

-._-_

..

---

..

---

...

_- --

--

---CO,.,PARATlV( セQAGHBイBGstiZy セエ\o piャysャgャHjセyZ 6 IIIKI

I H741 UNI V. 49111 !t. l';1-IiZ

HaセQiPTBoiャahZ\[ I.' THF t<Afl'UI Y"PH I:!F THf ((ITTI)N lEAF-"'OR". C;POfllll'Tr:qA

liiiャAセセャャセ ャiャAャセョャャj[Gャ lUVAl IUPIIIOl'iER": NOC1IIWÂfl

aセr 1'121Rr

ヲpaエャk{nhuyャヲセN A. VJI.. ipャエBitャャャャQekhiiセャi .. 0ICf O'U/ST. Il"GENI'F;""

INfTWQIH;e<,lI: .!UNC. n.J. dセ ""':>TllUUl v["OI. plセiiitヲnャhiエteZikANinoig OIllOiRIOlK. wセセャャャャャセc[iセ ヲneihHセlaセosji

iHaイrイャャN{セセ itセaticGセaイャN AN intイセestGnセ cセセup DF lEPIOQPTFAA. 3: THE

{.l'(lLPIG 110111 II LLセNiGiypisiiN p!).ml<Hl"\ L.I •

81110ROllイrセ IセャャiZtiャi CャiセョZャN

E."

1"'1<セ IセBNntャ r.POEP 14H:lICI [P I OOPTERA.

セNZ or. nUIl'lOT II/SPIYRES.''' PII"rNLll" L.I

lIVE.I"E "IIITIIIII: HoietャieBlaGioセQ

INLI iOiセ 19741 V. 11131 P. iセoMiNi^ 6 RrF.

Hln

---.---Hln

1 til

"7

(01111 1'110

R. Bibliotecon. Brasma 6 (2) jul./dez. 1978

HャoィoGLセ

PHャaoセR

R. Bibliotecan. BraS{lia 6 (2) jul./dez. 1978

o

programa MEDUSA recupera a informação de acordo com as estratégias de busca representativa do perfil de interesse do usuário. As estratégias de busca são, geralmente, expressões booleanas do tipo and (+) e or (i) de dois ou mais códigos AGRIS. Por exemplo, o perfil:

A Figura 2 reproduz um listagem de referências, correspondentes a um perfil, ex· traída de um arquivo AGRIS, utilizando·se do programa MEDUSA.

*SEARCH LOGIC*

E093 HI0 +1000/HlO +1030/HI0 +1040/HI0 +1050/HIO +1060/HlO +1112/ HI0 +1122/E093 HlO +1126/HIO +1190

"Pragas (nematoides) em citrias em geral (limão, lima, tangerina, laranja) c diversas frutas tropicais (banana, mamão, abacaxi, maracujá)".

Como frisado acima, para melhorar a especificidade das respostas, nos casos em que as categorias AGRIS não permitem construir as estratégias com precisão sufi· ciente, implementou-se a cadeia de processamento TEXTPAC, que permite a recuperação a partir das palavras ou expressões significativas dos registros.

A Figura 3 reproduz uma saída de recuperação, através da cadeia TEXTPAC, a partir de um arquivo AGRIS.

b) a indexação automática a partir das palavras ou expressões significativas dos ti· tulos dos registros.

Paralelamente, uma quantidade crescente de registros nacionais, indexados com os termos extraídos do thesaurus (5), aumentando-se o nível de especificidade da in· dexação realizada a partir das categorias AGRIS, vem se incorporando ao sistema, o que exige também a utilização de programas de processamento/recuperação a partir de códigos numéricos ou alfanuméricos e/ou descritores.

a) a formatação/reformatação no formato de processamento de Sistema,

Considerando a necessidade de incorporar-se a base de dados nacionais, registros de documentos existentes sob diversas formas de suportes físico (fitas magnéticas, cartões perfurados, folhas de entrada, etc.), fez-se necessário o desenvolvimento de novos programas que permitissem:

(5)

Fig. 2

MセMMMMMMMMMMM

- - - - -

- - -

--- _._-._--

- - --

- , -

-225

-- o programa MEDUSA II (ullla versão lllodJlIL"ada do programa MEDUSA refe-ferido anteriormente), que pernlite a recuperação da in fonnação a partir de des-critores (e/ou códigos) de comprimento variável

- inclusão de novos registras,

- modificação ou substituição de registros existentes, - eliminação de registros;

- uma cadeia de programas (entre os quais destacam-se os programas FORTRAB III e ATUAL-MERGE), que pennitem a atualização dos arquivos mediante:

4. EXPANSÃO DAS BASES DE DADOS UTILIZADOS

Os novos programas pennitem uma maior flexibilidade na construção das estraté-gias de busca. A Figura 4 é um exemplo de estratégia de busca montada, utilizan· do simultâneamente códigos AGRIS e descritores.

- o programa AUTOMINDEX, que pennite a indexaçlro automática dos registros a partir das palavras ou expressões significativas dos títulos dos mesmos, após a eliminação das palav ras não significativas pré-identificadas numa tabela. Este pro-grama se aplica atualmente aos registros nacionais tanto de natureza bibliográfica como aqueles referentes aos projetos de pesquisa em andamento. Pode aplicar-se a qualquer tipo de arquivo (por exemplo, sua aplicação para indexação dos arqui-vos AGRIS, requer, unicanlente, a utilização de uma tabela de palavras proibidas, em língua inglesa);

A Figura 5 fornece um exemplo de recuperação, a partir de um arquivo que con· tém registros indexados automaticamente. utilizando-se do programa MEDUSA II. Entre os novos programas desenvolvidos (*), merecem destacar-se os seguintes:

O Sistema Nacional de Informação e Documentação Agrícola (SNIDA), tem au-mentado consideravelmente seus recursos bibliográficos em suporte magnético no período 1975/78. À base de dados AGRIS, única base de dados utilizada inicial-mente, que contém aproximadamente 300.000 referências, com um crescimento mensal de cerca de 15.000 novas referências, foram adicionando-se sucessivamente a base de dados nacional BRAGRlS (Brazilian Agricultural Information System), que reúne atualmente cerca de 25.000 referências, a base de dados IFIS (Interna· tional Food Information System), a partir de dezembro de 1976, com 30.000 re-ferências aproximadamente e crescimento mensal de cerca de 1.500 novas referên-cias, a base de dados PASCAL (programme Appliqué à la Sélection et à la

Compi-('-) Os programas aqui mencionados foram desenvolvidos por A. de P. Ferreira, programador/ analista do SNIDA.

R.

Bibliotecon. Brunia 6 (2) jul./dez. 1978 R. Bibliotecon. Brasllia 6 (2) jul./dez. 1978

224

o • • • • • prdセjle NUMBER - E093 ••••••

NENATA CESAR Y. TENENTE

UNIDADE DE EXECUCAD DE

ーイsッNaセrito ESTADUAL

cセNTPMPUQQ

10000 SRASILJA- Dr

'SEARCH LOGJC·

(09) HIO +IOOO/HIO +IOJO/HIO +1040/HIO +10S0/HI0 +1060/HI0 +1112/HI0 +11221

(09) HIO +1126/H10 +1190

166492

COLLINS. H.L.I HANGUM. C.L.I HENORICKS. D.E.

セセセセセセャャsセ ・セ セRlャエセriセセaセゥtセsセ セセセセセァt セセウセセセ[t nIAPRrPES A

(lN). 9 reセNi SUNHART (EN).

JOURNAL - r.EORGIA ヲNntdセoャogical SnCJETY [USA). jsセn 0016-62)

6. rUCT 1076). v. 11(4) P. 340-)46.

UESCRIPTORS HIO leDo gTセQ

16649)

COHSIGlIO HAZIDHALE OELLE RICERCHE. BARI CITALY). LAS. DI HE

HATOlOGIA AGRARIA APPlICATA AI v[r.[TAlI.

IE DI N[MATDOI. _phtsiologtrセヲLセebセaセセセセセセセセセePQnーセゥセY Zaセセセゥ

?PHTSlOlOGT ANO BIOCHEHISTRT oセ PLAN' paraセiti」 NEHAToOEs_

セisャoャogiG E BlOCHIHISHO DI NEHATODI fITOPARASSI1I E DI PIAH

TE DA ESSI ATTACCATE. (IT). scieセtiセi」 ACTIvIIT CARRIEo OUT

lN IV751 SHORT COHHUNICATION. 'COHSIGl10 HAZIONAlr OELlE RIC

eセcheN RCHE (IT'lT).

HICEkCA scャentiセica (C.H.R.) <ITAlr). ISSH 0035-5011. (JUN I

V16). v • • 6C) P. 504.

OESCRIPTORS HIO l60 1000

16649.

COHSIGLIO NAZIOHALE OElLE RICERCHE. BARI CITAlY). LAS. DI NE

MATOlOGIA AGRARIA APPlICATA AI YEGETAll. . _

REAZIONI UI AGRUMI A tカャenchuャuセ

SEMIPrNETRANS. ?REACTIDN oセ plMntセ TU PLANT PAR_SITIC NEMATO

?RE-CTION Df PlANTS TO PlANT PARASITIC NEM_TODES ATTACKS?

ANALISl DELLE REAZIONI vaセietaャe E ClONALE AGLI ArTACCMl orI

NEHATOOI. CIT). SCILNTlrIC ACTlvTTT cセセセieッ our IH 1975J セh

ORT (OMHUtlICATION.CIT_lT). ·CONSIGlIO NAZIONAlE DELlE RICrRCHE. roセe

RICEkCA ScIEHTIFICA (C.H.R.) (ITALr). JSSH 00)5-5011. CJUN 1

916). V. 06(3) P. 505.

OESCRIPTORS HI0 IODO

188.95

ヲセankelG H.I GROSS. r.1 AUSTERHEIl. H.I NAHTR. Q. (HIHTSTRV

ァセnセセセ_sァセQセrセ￉オセゥセeRセgエセ(ISHAEl). EXTENSICH SERVICE).セセiセエ{セセケ セセrイセセャセセeセ「hセ[sセセセセセaセセ

REo SCAlL COhTROl lN cITRUS HITH A plRIPHERll SMA1L VOLUME s

PR_vER ?EXPEkIHEuTs IH ISRAEL?

(HE). 1 TARLl. 3 diagpaセsG 3 PHOTOS. A REF. suhセarイ CEH).

HASSAOEH (ISRAEL). (OEC 1916). V. 57[) P. 46J-46R.

OESCRIPTORS HI0 IODO G69A

188.9 6

HINOSTROZA PORTILlA. J.L. _

セnャャセgセセケセァ セセ」イァ]セセPセゥZセrセヲウ|R セQセihZセセセセha ?PERu? progrセn

RIULOGIA. hoセfoャョgia T CONTROl nE

LA HOSCA sLANCA OE lOS cITRIcos. al{uォothriセオs f,occosus HA

BIOlOr.IA. HOkFOlOGIA T CONTROl DE LA HOSCA BlANCA DE LOS tI

ャセセセuセpeセィセセpN_セWセセxセセ セセocャセセセセ 21 TABLESI 19 ILlIIS. 5 セefN

ウァ{セセZiーセセセセ ᄋuセセセhᄋiセᅰセaN

166491

"(HuRTRT. J.A. CCALJfORNIA UNIY •• RIYERsIOE (USA). OEPT. DF

[NTOHOLOGT).

セRセセeZセeセセセセァーGセ MJTES ?PHrTOSEII01E? OH CITRUS H THE セeoit{

(EN). 31 REF. SUHHARIES (EH. FR). _

ENTOYOPHAGA (fRANCE). ISSN 0013-6959. (1911). V. 22(1) P. 19

-)0.

OESCRIPTDRS HI0 IODO GG20

186,98

(6)

* INSEMIIIAÇIl.O ARTIfICIAL, ESPECIAUIENTE NO QUE SE REFERE A

COrlGELAI-lENTO E PATOLOGIA DO sEMEN EH: CAVALOS, BOVINOS EM

GERAL. GADO DE CORTE. GADO LEITEIRO, OVINOS, SUINOS

Desta maneira, o SNIDA reuniu em pouco tempo cerca de 400.000 referências, em suporte magnético, cobrindo todas as áreas de interesse do setor agrícola (in-cluindo alimentos, pesca, silvicultura, etc.), assim como dados sobre pesquisas agrí-colas em andamento. Anualmente, cerca de 200.000 novas referências vem incor-porar-seàs já existentes.

227

A Figura 6, reproduz, a título de exemplo, duas saídas de recuperaça:o a partir da base de dados BRACARIS.

- a publicaçã"o de bibliografias nacionais correntes e retrospectivas, por produtos ou áreas de interesse prioritários,

- a publicaçã"o de bibliografias internacionais correntes, por produtos ou áreas de interesses prioritários,

- a publicação de guias e índices sobre pesquisa agrícola em andamento.

Merece destacar-se o desenvolvimento de subsistemas de processamento/recupera-ção que se aplicam de maneira mais específica e determinadas bases de dados, co-mo é o caso do sistema BRACARIS, descrito em outro trabalho (7), que assegura a atualização contínua dos dados referentes à pesquisa agrícola em andamento, no Brasil, e permite a geraçã"o de numerosos produtos e saídas (guias, índices, in-formação sobre projetos novos, terminados ou em andamento, serviços de pergun-ta-resposta, disseminaçã"o seletiva da informaçã"o, etc.).

No momento de redigir este trabalho, encontra-se em fase avançada de desenvolvi-mento um amplo programa que permitirá a busca retrospectiva da informação, em "batch", a partir de todas as bases de dados atualmente disponíveis. Este progra-ma, denominado AGRI-SEARCH, deverá estar operando em fase de rotina antes do fim do presente ano.

- a publicaçã"o da Bibliografia Brasileira de Agricultura (o primeiro volume será publicado ainda este ano), em cooperação com o Instituto Brasileiro de Informa· ção em Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí-fico e Tecnológico (CNPq/IBICT),

o

SNIDA oferece atualmente (6): 5. EXPANSÃO DOS SERViÇOS

A expansão do software e a expansão das bases de dados, comentadas anterior-mente, permitiram o lançamento de novos tipos de serviços e saídas.

- serviços de disseminação seletiva da informaçã"o a partir de várias bases de dados;

Através de entendimentos com outros organismos e sistemas nacionais e estrangei-ros, o SNIDA pode ter acesso, quando requerido, a qualquer outra base de dados de interesse para os usuários do setor agrícola.

The gradual development of the selective dissemination of information during the Summary

R. Bibliotecan. Bras(lja 6 (2) jul./dez. 1978

(caL assunto)

(cad. objeto) Usuário:

JURANDYR OUTRA FAC. VETERIrlI\RIA UfRGS AV. BENTD GOõ/ÇAL VES. 9090

CP. 776

90000 PORTO ALEGRE RS

uo

5120} 5212 5213 5214 5240 5300

(descritores do thesaurus) Fig. 4

MELHORAMENTO aniセal

CAVALOS BOVI NOS GE RAL GADO DE CORTE GADO LE!TE! RO OVINOS SUluos

INSUIINAÇAo ARTI FI CI AL SEI'lEU

OOElIÇA (PATOLOGIA) CONSERVAÇAo

R. Bibliotecan. Bras(lja 6 (2) jul./dez. 1978

a) 110 TS120+INSUlIr;Aç/l.O ARTIFIClAL/LlO +S212+INSGIINAÇJ\O ARTIFICIALI

UO TS213+WSUlIr;ACiIO f,RTIFICIAlILlO TS21<:+H/SGIINAÇAO ARTIFICIALI UO TS240+IrlSUHI;AÇ'>;0 ARTIFICIAL/LlO TS300TINSrl·lINAÇAO ARTIFICIAL

b) LlO TS120+COr/SER'JAÇAQ, SU:ErIlL 1O +S212TCO:-lSERVAÇ,'\Q+SU1ErlI

U O +S213+CO::SERVAÇAD+SE !·:E:JILlO +5214+COr/SE RVAÇAO+SE:.:UU

l10 TS240+COUSERI'AÇAo"SE'lEN/L 10 T5300+CO:-lSERVAÇ-'0+SE:':EN

C) l10 +S120+DOENÇA"SU:C::I/L10 +5212+DOE;;ÇA+SH:LN/

l10 TS213+DOEIlÇA+SEI':E:UL lO Kセセi セKoo\ZZiᅦ[GKsh[eイ[O

LlO +S240+DOENÇA+SEI':U-/flI0 +5300+DOE:IÇ:'+SEl/oElI

Perfil 171

Pedido do usuário:

Construção do perfil:

Estratégia de busca:

lation Automatiques de la Littérature), seção 380 (Agriculture), à partir de 1976, com 30.000 referências aproximadamente e crescimento mensal de cerca de 1.000 novas referências, a base de dados CARIS (Current Agricultural Research Informa-tion System), que contém dados sobre mais de 22.000 projetos de pesquisa em an-damento executados por cerca de 2.000 instituiçOes de 70 países, e a base de da-dos BRACARIS (Brazilian Current Agricultural Research Information System) com dados sobre mais de 6.000 projetos de pesquisa em andamento, mais de 360 instituições de pesquisa e cerca de 5.000 pesquisadores.

(7)

course of the last year is analysed.

The number of users who' were given an ear & the magnetic archives perused is also considered.

229 R. Bibliotecan. Brasnia 6 (2)jul./dez. 1978

7. ROBREDO, J. et alii. Um sistema automatizado de informação sobre pesquisa agrícola em andamento. Comunicaçlfo a ser apresentada ao International Symposium on Animal Health and Disease Data Banks, Beltsville, Mary-land, 4·6 dez, 1978 (projeto PNUDjFAO/BRA/72/020, (SNIDA), DOC/ TEC/78/033),21p.

3. ROBREDO, J. et alii. Uma avaliação do serviço de Bibliografias Personaliza-das em Agricultura (BIP/AGRIl. Comunicaçlfo apresentada ao 9q Con-gresso Brasileiro e Uセ Jornada Sul-Rio·Grandense de Biblioteconornia e Documentação. Porto Alegre, 3 a 8 de julho de 1977. (Projeto PNUDj

FAOjBRAj72j020(SNIDA), DOCjTEC/77j033),20p.

2. ROBREDO, J.; CHASTINET, Y. S.; LOBO, P. R. A. The AGRIS data base as a suport for the selective dissemination of information service BIP/AGRI. Bras11ia, EMBRATERjSNIR, dezembro 1976. (projeto PNUDjFAOj

BRAj72j020(SNIDA), DOCjTEC/76j019 (Rev. 1)), 3Op. (Publicaçlfo

fi-nanciada pelo International Development Research Centre (IDRC), Ot-tawa, Canadá). V. também: IAALD Ouarterly Bulletin, 22(1j2), 1977,

p.3-17.

5. . Thesaurus para indexação/recuperação da literatura agrícola brasileira. Brasl1ia, BINAGRljSNIDA, setembro 1978. (projeto PNUDj

FAOjBRAj72j020(SNIDA), DOCjTEC/76j021 (Rev. 2)). 300p.

4. ROBREOO, J. Modelo modular convergente para identificar el universo de usuãrios potenciales de un sistema de informaci6n. Comunicaçlfo apre-sentada a Uセ Reunilfo lnteramericana de Bibliotecários e Documentalis-tas Agrícolas. San José, Costa Rica, 10 a 14 de abril de 1978. (projeto PNUDjFAOjBRAj72j020(SNIDA). DOCjTEC/78j015), 11 p.

6. CHASTINET, Y. S. BINAGRI: Seus serviços aos usuãt'ios do setor agrícola. Trabalho apresentado ao VII Encontro de Bibliotecários Agrícolas. São Paulo, 14-15 de agosto de 1978. (projeto PNUD/FAO/BRA/72j020 (SNIDA), DOC/TEC/78/030), 17p.

1. ROBREDO, J.; CHASTINET, Y. S.; LOBO, P. R. A. A base de dados AGRIS como suporte para o serviço de disseminação seletiva da informação BIP/ AGRI. Brasl1ia, EMBRATERjSNIR, maio 1976. (Projeto PNUDjFAOj

BRAj72j020.(SNIDA), DOCjTEC/76j019), 37p.

referセncias

*

Fig. 6

R. Bibliotec:on. Brasnia 6(2) jul./dez. 1978

• 'HUCIILDc:IC' 0001[ァ[セZセZオ

O IIUIIIlIlOU

BBiBdᄋoHセcGャtH

• •• 0 . . . .Oll,tua • • •It.Dt.

iiisyQGQiセP "'IOlO'ICO.sal rIOLO.ir.1, •• I ' l ) . • ti'uloODtイ」LGBセイャエャ。 lセ IIhlO'"'IlUイvHセiNイ .. TIlI. ' ( H U ' .

l ' U [ . l hllIIUI. l.I •• lI loJVI110i Di tQj,.HIuセNャセoN」NセIoo。d

..

セ n(St.l'TUI!S tuセGBNPPN

OlH.I'll., BセiケイNャエャ ••••• O[ o [ H ' I , n " I_UITU1'l UOlotlCO

O O(HU-nU セGNIUR

II(SClI·'Il" fH'''orILU O(HII'T;;" BゥャNャBャッセH

• II(HIIII'1t" GNセHBiGB{Ghil

O U U I ' ' ' ' ' ' Ha'lII"

O(s"I"(,.III' I'IHU·Sbl'UI.-_"r'llll

• l'EHI''1L'" llYl.OS·"(-c . . n O(SCJl)""" l u . n o . u s. . . .

O セセセZョセ ....•.0(.

l ..ウiitオセエ '1010"110. UI) '.11\.0.ir.r'".1,2).

O [SlutoGャセ ,lollbO"" •••l ."U.'''lDS(HjGAセiN{セth b セョオャi

osIUr(S"-ウNセitᄋᄋiN GセiᄋNli 10VII.o'PQWZQPGhNセQS •• ),0.t.)'1

101.

O OISUlrTt.S U'.'''lO)· • O(HJI),tC..S olhOIl • • • •It. D[ •

O ZセセセZZZZセZセ セZセZセセuャヲャ HDLDIilCO • •セB •• "ItC

ZセZセZZセセセZZ ZZセセセセセセセセ。ャャ。 OGセセセGHG ' / ( r ..

O ZセZセZZZ[セZZ セ[セセZセZセセィl

BLセZZ

..

"-4[BGセZHHiセBL ""·i" • ,

D[HIt,nCiu oゥヲ{hMsャャッiuセャ。ᄋNBimN O ' ..., Ifts" "oJ.

O ZセZセZ[セZセZZ [セZセセセZZセセセセセZセH [ウイセN '('''. • ...

• O C.O

J£[ゥイセャjャGエN ".

e ..セセ ..[セセゥjMZZZセNウN

o 00 GセセZセセッ

..

Z」セエoャエャイ

ウセセセセZZZコ NTBNセN

セセセセセZZセセZセエセセcH[スセQ

....

ZLセヲセセセセセセゥZセBセャゥセセコセセセエセセZセ[ᄋセNセNL

""

o ッセcウセセセエセZセNZO ヲZセGZセ[セセセ iQdャOPャBイセOッ セセZN

·

ャェセZTゥセセᄋエZᄋ^ᄋ

BBセZBセセNセ

セ⦅セsヲエjセGc '''/''4t _

Fig. 5

••••••セiエoイjャイ ""MBrlt -. on,., - ••••••

• Il Til" COSTAltlr/lYョャ{セ

'OS"ti."to")'16

ASJIS.Ul

JOOQ, - URASIIIl

o セ...r .. trIL(BセNiHiii •ooor •••••• rl.UOOr.tUlllvor'IIllO

O ZセZセセBQQ

...,...."

10000 ".IIlUllll. ' . r •

..

.'[AlltH

lUCIC-0001...0

H[RBICIOA 131"365

'INTLI.r.DI' セNiNL l'NS.IhG.

I.l'OllllNARJnGiセGGGjャヲャjャャャ l,fI/(MHIC 10eS r LIUAlIo DAtOIM""S, l'AIi

"AI.IrJ(lI'OZlllo" JUL QYセVN

o VALOR [LO'IO'IIr:r. nos H"I.."«:J'\"'<;Tn,al!h[14 !.uASllTUICAo !lIO

rRO"Hi!'i.O U!'i.HIlln.ヲpセaッQcBGZBj or vrr,f.'ACAn " ...jセョGN

(PI •• I'tSlITUTO/'l[ fCOL ....,J,!.L{セエGセNiiᄋhiQG .. cAnAr,'lICOIA:r.. IHG

UAI.ltJlUI'lAl1l l. "' ... 'S 0111. sセejBuエャョ t,lItASILIJ,.1I DEHf'<Rle

lO"!".r {rBBセ n....'NH .. S.Rlrl OtoJ"U-I'fO.-r.oHriエBGャィNャセ C,(ItTtiO N

""Clo"'l DE [IUI'tll r l'r.J>I)UISAlIo.1... ..,,..,..217-210.

llB,CllJPlÚR!'i. 'I""

OE!'i.CIlJPTURS Hrfl:HItiuセ

n[SCIt)PTlJIIS ["v ...I'A,,!!....

7l?IUt.7

"[NTfaoo • • • OCS.

I.!;rOlIOflllll'l 'l1l_'tlfIJlOIJrhearエ」ャョBセ f eiャyGセ ョャBjiihaセN lTUõ

UAr.q",(I:'Ullll. .I.JUl QGjBゥVセM

-[SOllf·.... S [lIPfAt""'lTllSf INTlAPolT.l.tlfl1)1:eャiLNHャエエB{Biuセ tO,.II

{iャiャicioBセ [":[CUTUIl't!;Hセ !'Ih''':' C[,ul<;f1111O .. S l l ) .

(PT). hiセtャャオto hl[CnlOI,;,.1. l lll·I-ItI.:"uÚ.CAn"51tICRI'S.セャtBᅦ

VAI.'1.1HbaャャiャセN AliAiSDO1.SEMI"""" _"''''!;Ilflltn (ll "flllllC tOASr fRV''''ョBBGGGェhGGセN 010DrJlIllf'-1.'-'-'.IC"I<"7IL).l[IITflnセ. • ClnualDE CUSI'IOr I'[:50ouU'-:'-.-h'"j,-:'MBNRIセMBLLIᄋL

OE"IIIPTU"" 10160

DE'l,CIlIPTCA'l, r. .. h

OE'l,LII JPTOJfS セセ pUC III"

O[SCIIIP1{III:S IUU!>1l

nESCRlrIUR'S. "'IIUS,G["AIS

228 1IIIn,

1111

I'

II I

illl

illll'

11'1

!I

'I!

11111'11

I!III

II!III

IIIII!

I

Referências

Documentos relacionados

Por fim, a revista Strada aposta fortemente nas relações públicas, definidas por Kotler e Armstrong (2004) como ferramenta para a «criação de um bom rela- cionamento com o

Resultados: da análise emergiram quatro ideias centrais: Visão biopsicossocial com enfoque para a prevenção e promoção da saúde; A importância do cuidado em rede

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

Systematics and molecular characterization of new myxosporean species parasites of Colossoma macropomum and Piaractus brachypomus from the Amazon basin and remarks on

Em 2008, publicou History Lesson: a Race Odissey em que continua a polêmica de seu livro anterior desenvolvendo-a como um confronto com seu colega de Wellesley, o

Como se constroem ou têm sido construídas as comunidades – co- munidades de práticas e comunidades imaginadas – em contextos diver- sos, e a propósito de interesses

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Com um estudo de caso, a pesquisa de natureza qualitativa e descritiva relata as experiências e as ações bibliotecária e docente no âmbito da disciplina Tópicos Especiais