• Nenhum resultado encontrado

Escola Bíblica Dominical

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Escola Bíblica Dominical"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Escola Bíblica Dominical

30 de maio de 2021

As parábolas do Senhor Jesus

As dez virgens (Continuação)

(2)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA 30 MAI. 2021 | BOLETIM ICM •

2

Escola Bíblica Dominical

30 de maio de 2021

Mai. 2021 | Volume 2 | nº 22

As parábolas do Senhor Jesus

Parte II - As dez virgens (Continuação)

A

publicação desta se- mana apresenta os pontos principais tra- tados na Escola Bíbli- ca Dominical de 23 de maio de 2021.

No Brasil tivemos um total de 54.976 participações através de respostas enviadas por igrejas de cidades de todos os 26 esta- dos do Brasil, além do Distrito Federal.

Do Exterior, tivemos 2.270 par- ticipações recebidas dos nos- sos irmãos em 40 países.

Tivemos ainda o recebimento de 461 vídeos, sendo 9 vídeos do exterior e 452 do Brasil.

As principais participações do Brasil (por Estado) e do Exterior (por país) foram registradas, em percentuais, e estão ilustra- das nas tabelas ao lado.

Participações por Continentes Participações por País

América do Sul 832 Estados Unidos 652

América do Norte 667 Bolívia 513

América Central 246 Portugal 301

Europa 382 Venezuela 194

África 41 México 108

Ásia 1 Rep. Dominicana 105

Oceania 1 Itália 55

Argentina 53

Uruguai 47

Peru 39

Fonte: Portal Presbitério - EBD

Parcipações 30 de maio de 2021

Brasil Exterior

Estado Participação País Participação

Espírito Santo 32,88% Estados Unidos 28,72%

Minas Gerais 15,20% Bolívia 22,60%

Rio de Janeiro 12,88% Portugal 13,04%

São Paulo 9,94% Venezuela 8,55%

Bahia 6,84% México 4,76%

Alagoas 4,44% Rep. Dominicana 4,63%

Paraíba 2,77% Itália 2,42%

Rio Grande do Sul 2,22% Argentina 2,33%

Paraná 2,18% Uruguai 1,94%

Pernambuco 2,07% Peru 1,72%

Clique aqui para baixar o apêndice com os nomes e contribuições enviadas para esta EBD.

(3)

As parábolas do Senhor Jesus

Parte II - As dez virgens (Continuação)

Síntese da palavra do presidente

A

Escola Bíblia Domini- cal do dia 30 de maio de 2021 foi realizada ao vivo, com a participa- ção dos pastores Gedelti Guei- ros e Gilson Sousa.

Palavra inicial do Pr. Gilson Sousa:

Saudamos os irmãos com a paz do Senhor!

Vamos dar início ao assunto que estamos abordando na Es- cola Bíblica Dominical: os en- contros do Senhor Jesus com pessoas, grupos e multidões.

Neste domingo, abordaremos alguns aspectos referentes à parábola das dez virgens.

Foi feita uma recapitulação do local onde Jesus proferiu aque- la parábola aos seus discípulos.

Posteriormente, a palavra foi trazida pelo Pr. Gedelti. A fi- nalização foi feita pelo próprio Pr. Gilson, o qual apresentou as respostas provenientes de vários locais do Brasil e do ex- terior.

Palavra do Pr. Gedelti Gueiros:

Eu saúdo a todos com a paz do

Senhor! Agradecemos a pre- sença dos nossos irmãos co- nosco na participação* desta Escola Bíblica Dominical neste domingo.

Hoje, mais do que nunca, a nossa necessidade é de nos apropriar do ensino, pois com esse ensino estamos salvos, al- cançamos o entendimento da doutrina e aprendemos como andar no caminho. Encontrar o caminho é importante, mas muito mais importante é andar nele. Não é alguém me puxan-

* A participação dos estados do Brasil e dos diversos países está registrada no Editorial e nas seções específicas deste Boletim.

do ou carregando, mas cada um de nós andando.

Não podemos viver a vida intei- ra dependendo de alguém que nos ensine. Hoje, o que estamos fazendo é o que o Senhor nos tem mandado fazer: que haja a participação do nosso povo por meio da Palavra. Quando a Palavra entra no coração, os re- sultados vêm. É preciso absor- ver aquilo que a Palavra operou na sua vida. A Palavra é para você. Não é para o seu familiar ou para o seu vizinho. Assim, é fundamental conhecermos a Palavra de Deus.

Vamos passar ao assunto da Es- cola Bíblica Dominical de hoje.

Pergunta

Qual o sentido histórico e pro- fético das vestes oferecidas aos convidados pelo Pai do noivo?

O sentido histórico se refere ao costume da época. O pai do noivo colocava as vestes à dis- posição dos convidados. Essas vestes diferenciavam os convi- dados daqueles que não eram convidados.

O costume era o seguinte. Os convidados iam para a casa do pai. O pai (pode-se inferir) tinha recursos. Naturalmente,

Pr. Gilson Sousa realizando a condução da Escola Bíblica Dominical

(4)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

4

• BOLETIM ICM | 30 MAI. 2021

As parábolas do Senhor Jesus

Parte II - As dez virgens (Continuação)

somente poderia fazer um ca- samento deste nível quem ti- nha recursos. O pai convidava as pessoas e as abrigava na sua casa. Os convidados podiam ficar vários dias na casa, espe- rando o casamento. As distân- cias eram grandes e os convi- dados necessitavam percorrer um longo caminho a partir de suas casas. Era necessário que eles, ao chegarem, vestissem as vestes que o pai do noivo havia dado. O pai era rico e po- dia fazer isso. Quando as pes- soas saíam para a vila ou para a cidade, todos que ali mora- vam as identificavam como os convidados do casamento, por conta das suas próprias vestes.

A aplicação profética é que a Igreja que vai partir nessa hora tem uma vestimenta especial, diferente do mundo. Portan- to, o testemunho da Igreja fiel é fundamental nesta hora. A Igreja, que vai partir, anuncia que haverá um casamento, pois, a vinda do Senhor Jesus está anunciada em todos os lu- gares. Muitos pregam que Je- sus está voltando, porém sem nenhuma base profética. Mas, os convidados, que possuíam as vestes nupciais dadas pelo pai, destacavam-se. A Igreja fiel nesta hora se destaca pelo seu testemunho. A igreja que vai subir é a que tem óleo nas suas candeias. Hoje há um cristia- nismo de facilidades, por isso a Igreja que vai partir é pequena.

São poucos os que se salvam.

Isso não quer dizer que somen- te você vai para o céu, ou não vai. A questão é prática e obje- tiva. O importante é o prepa- ro. Você tem a veste nupcial?

Você é diferente do mundo?

Ninguém vai subir porque tem nas costas uma identificação dizendo que foi salvo por Jesus.

O que importa é Jesus estar no

seu coração, a experiência que você tem com ele. Você sofre, é vilipendiado, mas se você está vestido com as vestes nupciais, sua candeia tem óleo e tem o fogo aceso nesta hora da noite, você vai partir.

O grito está sendo dado: o noi- vo está às portas. Estamos pró- ximos da meia noite. Estamos no limiar de um novo dia.

Pergunta

Na parábola, entende-se que se refere às virgens como a

“noiva”, que é a Igreja que foi convidada para a festa nup- cial. Pergunta-se:

a. Por quer eram virgens?

b. O que significa o nº 10 (dez)?

Ou melhor: a igreja é compos- ta de homens e mulheres, e a parábola, profeticamente, se refere à igreja como “virgem”

(sexo feminino).

Então, vejam só, a resposta está aqui: eram virgens porque só tinham um único amor, um único noivo, uma única espe- rança. Elas não possuíam dois noivos. E agora vamos fazer a diferença entre as designações de “noiva” e “mulher” na Pala- vra de Deus.

Alguns textos serão apresenta- dos para termos um entendi- mento sobre o assunto.

“Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profe- tisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idola- tria.” Apocalipse 2:20

Esta mulher, apresentada em Apocalipse 2:20, é a figura da Igreja infiel. Ela diz que profeti- za, que é de Jesus, mas ensina a prostituição. Essa mulher não

Pr. Gedelti Gueiros realizando a síntese do estudo da Escola Bíblica Dominical

Clique aqui ou aponte a câmera do seu celular para o código abaixo e assista, na íntegra, à Escola Bíblica Dominical, no canal oficial da ICM no YouTube.

(5)

As parábolas do Senhor Jesus

Parte II - As dez virgens (Continução)

é a noiva. Não é a virgem.

“E levou-me em espírito a um de- serto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarla- ta, que estava cheia de nomes de blasfêmia e tinha sete cabeças e dez chifres.” Apocalipse 17:3

Essa mulher não é a Igreja por- que está assentada sobre um poder maligno, o poder da bes- ta (político e religioso). A besta era de cor de escarlata. No en- tanto, “a mulher” se apresenta como “Igreja de Cristo”, cheia de poder. Todos os poderes es- tão na mão desta Igreja infiel que é a mulher. Não é a noiva.

A noiva é a virgem.

“Disse-lhe Jesus: Mulher, que te- nho eu contigo? Ainda não é che- gada a minha hora.” João 2:4 Jesus, no texto citado, está se referindo a Maria. Ele não se re- fere à noiva. Ele estava se refe- rindo a uma igreja infiel. Jesus dizia: “não tenho nada com a Igreja infiel. Para a Igreja fiel eu vou derramar o vinho”.

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos san- tos.” Apocalipse 19:7-8

Agora a noiva que se aprontou é a esposa. E a vestimenta da esposa era especial: linho fino, puro e resplandecente, porque o linho fino é a justiça dos san- tos.

A vestimenta, a qual Jesus se refere, é de linho fino. O linho tem algumas características.

O linho fino deixa passar o ar, não abafa. O linho deixa pas- sar o ar e o sol. Este linho não possui mistura, mas é puro. O linho fino não se mistura com o mundo. É resplandecente

porque os que olham veem a santidade de Deus: a luz que resplandece nas trevas nessa hora.

Portanto, chegamos ao final dessa explicação, observando que há uma diferença entre as virgens da parábola e a mulher.

A mulher é aquela que já se ca- sou com o mundo. Ela é a mãe das prostituições. Todos os que querem imitar essa Igreja infiel é filho dela. A palavra “virgem”

tem o significado de que ela não se prostituiu com outros amores. Ela não ama um líder, um chefe, alguém simpático, mas ama o noivo. Amor sem dizer a verdade não existe.

O amor tem que ser sincero àquele que te chamou, que te

convidou. E aquele que te con- vidou hoje não vai te convidar mais. Agora é a hora do prepa- ro. As vestimentas foram dadas.

Eu pergunto: quantos estão com as suas candeias acesas e com provisão de óleo para o amanhã? Estamos próximos da meia noite. Todos estão avisados e devidamente cien- tificados de que Jesus está às portas. A porta vai se fechar e ninguém vai poder abrir.

“E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e nin- guém abre.” Apocalipse 3:7 Os recursos foram dados: a rou- pa, o linho, a santidade, a can- deia acesa e o fogo do Espírito para iluminar nesta hora. É o que precisamos.

Que o Senhor nos abençoe.

Pr. Gedelti Victalino Teixeira Gueiros Presidente da Igreja Cristã Maranata

O importante é o preparo. Você

tem a veste nupcial? Você é diferente do mundo? Ninguém

vai subir porque tem nas costas uma identificação

dizendo que foi salvo por Jesus.

O que importa é Jesus estar no

seu coração, a experiência que você tem com ele.

Pr. Gedelti Gueiros

(6)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

6

• BOLETIM ICM | 30 MAI. 2021

Perguntas da Semana

31 de maio a 06 de junho de 2021

Pergunta 2 - CIAs

a) Por que cinco virgens não entraram na festa?

b) E por que o Senhor Jesus, quando proferiu a parábola, as cha- mou de “loucas”?

Pergunta 1 - CIAs

a) Todas as virgens deviam trazer as candeias para participar da festa?

b) Por quê?

Pergunta 3 - Adultos

Quanto às virgens loucas:

a) Quais foram os resultados que ficaram evidenciados na falta de vigilância e descaso ao convite do Pai, no caso da parábola das dez virgens?

b) Cite alguns.

Estudos anteriores ficamos informados de que “a parábola das dez virgens”, além de se referir profeticamente ao tempo ou momento do arrebatamento, o Senhor Jesus adverte o crente da necessidade de estar preparado, em vigilância, como igreja.

Depreende-se que o Pai do noivo é Deus Pai:

1. Que preparou a festa;

2. Fez o convite para as bodas do seu Filho Jesus, e 3. Deu aos convidados uma veste nupcial (santificação).

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces- se o endereço https://www.igrejacristama- ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, acesse o en- dereço https://www.igrejacristamaranata.

org.br/ebd/ebd-participacoes-em-video/

Clique aqui para enviar sua contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https://

www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/

category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do- minical/

Clique aqui para acessar

(7)

Perguntas da Semana

31 de maio a 06 de junho de 2021

Pergunta 4 - Adultos

Para um servo o que significa ser convidado, nesse tempo, e não se preparar? O perigo de dormir sem reserva de óleo.

Pergunta 5 - Adultos

Complete as palavras abaixo para fazer uma diferença entre “re- jeição” e “salvação”.

Como envio minha participação para a Escola Bíblica Dominical?

- Para enviar uma participação escrita, aces- se o endereço https://www.igrejacristama- ranata.org.br/ebd/participacoes/

- Para participação em vídeo, acesse o en- dereço https://www.igrejacristamaranata.

org.br/ebd/ebd-participacoes-em-video/

Clique aqui para enviar sua contribuição

Onde acesso o Boletim Informativo para download?

Você pode baixar pelos endereços https://

www.igrejacristamaranata.org.br/noticia/

category/boletim-ebd/ ou https://institu- toicm.org.br/category/escola-biblica-do- minical/

Clique aqui para acessar Pergunta 6 - Adultos

Responda, com um versículo bíblico que está no capítulo do Evangelho de Mateus, à pergunta do item “a”.

a) Todos os chamados serão escolhidos?

b) Haverá segunda chamada depois que a porta se fechar? Sim ou Não? Cite o texto.

c) Haverá uma outra festa programada para a Igreja? Sim ou Não? Por quê?

Pergunta 7 - Obreiros

Quanto à aplicação da parábola:

a) Qual o nome profético que é dado, em nossos dias, referido à luz da candeia?

b) Por que a luz acesa, agora, nesse tempo?

(8)
(9)

Informe Semanal

24 a 30 de maio de 2021

Programa Anunciando o Evangelho Eterno

Ocorreu, no último final de se- mana, o programa “Anuncian- do o Evangelho Eterno”.

O programa desta semana abordou, no quadro “Lições do Maanaim”, o assunto “A pará- bola das dez virgens”.

O programa é exibido na Rede TV todos os sábados, às 8h, e todos os domingos, às 14h.

Veículo de Comunicação Local Dias e Horários*

YouTube Mundo Sexta-feira (21h)

RedeTV Brasil Sábado (08h) | Domingo (14h)

TV Capixaba Espírito Santo Sábado (09h)

Rede Brasil Brasil Domingo (14h)

Band FM (FM 94,9) Grande Vitória (ES) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio SIM (FM 89,7) São Domingo do Norte (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,1) Pedro Canário (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 96,7) São Mateus (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 97,9) Anchieta (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 102,1) Pinheiros (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 105,3) Santa Teresa (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 106,1) Linhares (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,3) Aracruz (ES) Domingo (08h)

Rádio SIM (FM 107,7) Cachoeiro de Itapemirim (ES) Domingo (08h)

Rádio Mania FM (FM 104,9) Região de Manhuaçu (MG) Sexta-feira (17h) | Domingo (08h) Rádio Extremo Sul (AM 830) Itamaraju (BA) Sábado (13h) | Domingo (13h)

Rádio 88 FM Barra Mansa (RJ) Sábado (10h) | Domingo (10h)

Rádio Mais Vida (FM 102,3) Muriaé (MG) Sábado (10h)

Rádio Imparsom (FM 100,1) Governador Valadares (MG) Domingo (08h) Rádio Mais FM (FM 97,9) Porto Alegre (RS) Domingo (15h30) Rádio Luz (FM 97,1) Guiné Bissau - África Sábado (18h)

Rádio SIRT FM (FM 104,5) Tete/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio SIRT FM (FM 90,3) Manica e Sofala/Moçambique - África Sexta (07h) | Domingo (14h) Rádio Braz USA (AM 1360) Massachusetts - EUA Domingo (14h)

*Horário de Brasília

Clique aqui para assistir o programa Anunciando o Evangelho Eterno no canal oficial da ICM no YouTube.

(10)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

10

• BOLETIM ICM | 30 MAI. 2021

Informe Semanal

24 a 30 de maio de 2021

Seminário Internacional - A Palavra

Nesta semana foi dada conti- nuidade ao 1º Seminário Inter- nacional da Igreja Cristã Ma- ranata, transmitido pelo canal oficial no YouTube, que agora passa a ser transmitido somen- te às terças-feiras, a partir das 19h.

Foi disponibilizado o episódio 31 (trinta e um) no dia 25/05, que abordou o tema “Igreja, Corpo de Cristo - Parte 4 - Cris- to o cabeça da igreja”.

Passamento do Pr.

Fernando Soares dos Santos

Comunica- mos, com pesar, o passamen- to do nosso querido Pr.

F e r n a n d o Soares dos Santos, Ser- ra, Espírito Santo. Era natural de Vila Velha, Espírito

Santo. Realizou com dedicação a obra do Senhor.

Deixou a esposa Sônia Passos Santos e os filhos Edson Soares Santos, Flávia Soares Santos e Bruna Passos Santos.

“Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem.” Salmo 116:7

(11)

Informe Semanal

24 a 30 de maio de 2021

Transmissão especial para as igrejas do Exterior

A

transmissão especial para as igrejas do exte- rior ocorreu neste do- mingo, 30 de maio de abril de 2021, às 12h. Durante a reunião, foram transmitidos os testemunhos de vários irmãos, jovens, obreiros, senhoras e pastores sobre a Escola Bíblica Dominical e os seus resultados na vida das igrejas.

Nesta edição foram apresenta- dos os testemunhos de El Sal- vador, na América Central.

A República de El Salvador é dividida em 14 Departamentos.

A igreja Cristã Maranata fica na cidade de Lourdes, no Departa- mento de La Libertad, que fica a cerca de 40 minutos da capi- tal do país, San Salvador.

Este ano, a Obra em El Salvador completa 8 anos de existência.

A Igreja na Capital, possui 120 membros atuantes nos traba- lhos da igreja. 2 diáconos e 20 obreiros.

A responsabilidade do pasto- reio da igreja está com o pastor Juan Alberto Cáceres Salguero, tem sido muito ativo em parti- cipar das contribuições para a Escola Bíblica Dominical e as irmãs professoras estão ativa- mente ensinando as crianças com os vídeos, inclusive apren- dendo os hinos com a flauta, como ensinado nas aulas.

O pastor Juan Alberto Cáceres é irmão do pastor Alfredo Sal- guero, de Puebla, no México, cujo testemunho sobre a Es- cola Bíblica Dominical naquele País foi dado na Transmissão Especial de 05 de maio de 2021.

A Coordenação da Obra Em El

Salvador e Guatemala, está sob a responsabilidade do Pastor Claudio Antônio Goulart Vala- dares, que reside no Sul Flumi- nense, no Rio de Janeiro.

Irmão Nelson Franco

El Salvador

Novo convertido, residente em Houston

Não importa o que acontecer eu vou estar envolvido. Antes tinha o pastor Juan Salguero no serviço de buscar a Palavra, lembra pastor Juan Salguero?

O que também me encantava.

Eu nunca tinha experimenta- do orar e abrir a Bíblia e todos estarem na mesma comunhão com Espírito Santo. Isso é ma- ravilhoso e eu de verdade an- seio estar novamente e assim poderíamos nos ver novamen- te: Pastor Juan Salguero.

Acontece que eu sei que você está ocupado, porém muito obrigado ao pastor Cláudio eu estou anotando eu estou aprendendo, agradeço pela resposta que ele me dá, tem me ajudado muito e muito obrigado que Deus abençoe que a paz do Senhor seja com você e sempre, amém”

Pr. Juan Alberto Cáceres Salguero

El Salvador

Igreja em Lourdes, San Salvador A paz do Senhor! Que Deus os abençoe amados irmãos. Que- ro lhes contar a experiencia daqui em El Salvador, América Central. É uma bênção com- partilhar, amados irmãos, e lembrar que a Igreja Maranata foi fundada em 13 de outubro de 2013, quando nós chegamos aqui para estabelecer a igreja Maranata em El Salvador. Uma experiência muito bonita, me lembro quando o pastor San- dro nos trouxe um púlpito do Brasil e chegou a El Salvador.

Lembro-me quando vinha de avião a trazia o púlpito para aqui, para a Obra. Assim era muita bênção, muitas experi- ências, conhecendo a revela- ção, conhecendo os dons espi- rituais.

O momento também das crianças, da evangelização com as crianças tem sido maravilho- sa. Temos tido muitas crianças.

Temos alcançado muitas crian- ças nos bairros e na comunida- de. Assim também a evange- lização no momento com os

(12)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

12

• BOLETIM ICM | 30 MAI. 2021

Informe Semanal

24 a 30 de maio de 2021

instrumentistas. Temos saído nas colônias e nas casas com os instrumentistas e nas cidades.

Graças a Deus aqui também tem crescido o número de ins- trumentistas. Temos muitos jo- vens tocando flautas transver- sas e com violões.

Tem sido muito maravilhoso o momento de ter essas ex- periências assim também o momento da Escola Bíblica Dominical que tem sido um crescimento para a minha vida primeiramente, bem como para a minha família, como também para toda a igreja.

Temos sido realmente muito abençoados com todas expe- riencias dos encontros e dos personagens bíblicos. Amados irmãos, estamos mesmo muito felizes, realmente entenden- do cada vez mais a revelação, entendendo cada vez mais os dons espirituais. Agradecemos a Deus primeiramente, ao pas- tor Claudio, pastor Jamilson, pastor Hélio, a muitos pastores que realmente têm dado apoio aqui à igreja. E esperamos cor- dialmente que a mão de Deus esteja sempre aqui em nosso País como também aí no Brasil.

Estas são as minhas experien- cias, amados irmãos, estamos felizes. Que Deus vos abençoe grandemente com a paz do Se- nhor.

Diác. Nelson Benjamin Cristales

El Salvador

Igreja em Lourdes, San Salvador A paz do Senhor, irmãos! O momento de relatar as expe- riências com a Escola Bíblica é um momento muito gratifi- cante para nós pois estamos aprendendo muito da Palavra

de Deus. Esta revelação que o Senhor está trazendo sobre a cegueira, sobre os momentos dos encontros do Senhor Jesus é o momento que está passan- do hoje em dia, que Jesus quer um encontro conosco. Jesus quer algo mais de nós, irmãos, que nós o busquemos como diz Sua Palavra, em espírito e em verdade. Um forte abraço!

Irmã Mirna Rodriguez

El Salvador

Igreja em Lourdes, San Salvador Irmãos, A paz do Senhor! Eu também quero contar algu- ma coisa da minha experiencia que tenho tido com a Escola Bíblica. Na verdade, acho mui- to interessante que o Senhor nos tem ensinado muitas coi- sas nos estudos que são pas- sados na Escola Bíblica Domi- nical. Como nos tem falado de Zaqueu, da mulher samaritana, como temos aprendido, escu- tando e entendendo os estu- dos dos encontros do Senhor Jesus. Para mim é muito im- portante conhecer com mais profundidade o significado. As- sim também temos visto como o Senhor curou a cegueira espi- ritual de Bartimeu. Acho muito importante porque lembramos do nosso passado, aquilo, ir- mãos, que fomos anteriormen- te e agora nos tem levado a ter uma melhor visão e o signifi- cado do que é seguir a Cristo como nosso único salvador pessoal. Assim me despeço, ir- mãos, com a paz do Senhor.

Obr. Francisco Eduardo Hernandez

El Salvador

Igreja em Lourdes, San Salvador A paz do Senhor, irmãs a ir-

mãos! Nesta manhã quero compartilhar um pouco da mi- nha experiência sobre o que é a Escola Dominical. Realmente reconhecer que vem de Deus porque é um alimento para a minha vida.

É um momento maravilho- so, porque me tem ajudado e edificar primeiramente minha vida, minha família. É de gran- de valor espiritual porque isso ajuda no crescimento de nos- sas vidas.

É maravilhoso ver como o Se- nhor Jesus, por meio destes estudos bíblicos, vem nos dan- do revelações e entendemos com mais profundidade a Sua Palavra. Nós estamos podendo estar, dia após dia, irmãos, re- cebendo um culto devocional, lendo a Palavra de Deus.

É maravilhoso como por meio destes estudos bíblicos alcan- çarmos maior profundidade e cumprirmos com esse man- dado que o Senhor nos dá de examinar mais Sua Palavra. É maravilhoso como o Senhor re- vela estes últimos estudos que estamos tendo sobre os Encon- tros do Senhor Jesus.

Vemos estes personagens bíbli- cos e também tomamos como exemplo para a nossa vida coti- diana, porque também nos te- mos encontrado em algumas ocasiões com o Senhor Jesus e nós devemos estar atenden- do ao chamado. É maravilhoso poder compartilhar isso com vocês. Que Deus os abençoe. A paz do Senhor!

Pr. Claudio Valadares

El Salvador

Igreja em Lourdes, San Salvador Irmãos, a paz do Senhor! Por orientação do Senhor desde

(13)

Informe Semanal

24 a 30 de maio de 2021

junho de 2020. A igreja come- çou debaixo de uma árvore, há 8 anos, 2013. Hoje 120 pessoas.

O trabalho tem crescido com as crianças, intermediários, adolescentes e jovens, e prin- cipalmente agora com toda a igreja através da Escola Bíbli- ca Dominical. Há um grande crescimento no conhecimen- to da Palavra e das revelações.

Ocorre a reunião semanal às segundas feiras, às 08:30 horá- rio local. Muitas vezes os irmãos ainda voltando do trabalho li- gam seus celulares para par- ticipar e poder ouvir os temas tratados nas reuniões pelo an- seio de crescer mais. Temos visto o empenho dos irmãos no aprendizado como pode ser visto nos vídeos dos testemu- nhos dos próprios irmãos a res- peito da Escola Bíblica Domi- nical. Pedimos que os irmãos estejam orando pela igreja em El Salvador.

Transmissão especial para as Igrejas do Brasil

Às 15h00 (hora de Brasília), no domingo, dia 30 de maio de 2021, ocorreu a transmissão es- pecial para as igrejas do Brasil, com a participação dos pasto- res, obreiros, jovens e senhoras.

A apresentação foi feita pelo Pr.

Valter Babo.

Nesta edição, responderam às perguntas, formuladas pela Escola Bíblia Dominical, os se- guintes irmãos:

Primeira pergunta: Esta per- gunta foi respondida pelos intermediários Jorge Lucas e Jorge Miguel de Arroio Grande, Rio Grande do Sul.

Segunda pergunta: A primeira parte desta pergunta foi res- pondida pela jovem Ana Paula Mendes de São José, Santa Ca- tarina.

A segunda parte desta pergun- ta foi respondida por Rebeca Guimarães de Raiz da Serra, Rio de Janeiro.

Terceira pergunta: A primeira parte da pergunta foi respondi- da por Michele Martins de Curi- tiba, Paraná.

A segunda parte desta pergun- ta foi respondida pelo interme- diário Davi de Porto Real, Rio de Janeiro.

A terceira parte da pergunta foi respondida pela intermediária Isabella Souza Freitas de Embu Guaçu, São Paulo.

Quarta pergunta: A primeira parte desta pergunta foi res- pondida pela intermediária Emanuelle Gomes de Cascavel, Paraná.

A segunda parte foi respondi- da pela criança Kézia Alves de

João Pessoa, Paraíba.

Quinta pergunta: Esta pergun- ta foi respondida pelo obrei- ro Iderli Santos de Eunápolis, Bahia.

Sexta pergunta: Esta pergunta foi respondida pela jovem Lore- na Gomes de Cascavel, Paraná.

Sétima pergunta: A primeira parte desta pergunta foi res- pondida pelo ungido Anderson dos Santos de Anchieta, Rio de Janeiro.

A segunda parte da pergunta foi respondida pelo obreiro Íta- lo Bruno de Samambaia, Distri- to Federal.

As transmissões foram realiza- das por meio dor canal digital oficial do YouTube da Igreja Cristã Maranata.

Pastor Valter Babo

(14)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

14

• BOLETIM ICM | 30 MAI. 2021

Informe Semanal

24 a 30 de maio de 2021

Assistência 0800

Durante este período de pan- demia e de isolamento social, a Igreja Cristã Maranata está realizando os cultos de forma virtual, por meio do seu canal do YouTube. Uma estrutura especial para o atendimento

e assistência aos visitantes e convidados foi disponibilizada por meio do telefone 0800- 7073076.

As tabelas, a seguir ilustradas, demonstram os dados estatís- ticos dos atendimentos reali- zados.

Motivo %

Espiritual 31,68

Enfermidade 29,01

Familiares 13,61

Outros 11,45

Conjugal 4,96

Vida Secular 4,71

Profissional 1,53

Sentimental 1,15

Livramento 0,89

Litígio Justiça 0,76 Inf. Sobre a ICM 0,25

Total Geral 100

Período de apuração: 23/05 a 29/05/2021 Fonte: Relatório de Assistência ICM -

Plantão 24 horas

A pandemia COVID-19

A situação da evolução da pan- demia do Coronavirus (CO- VID-19) tem sido motivo de grande preocupação por parte da Igreja Cristã Maranata.

A Igreja Cristã Maranata, por meio de Comunicado Oficial emitido em 8 de outubro de 2020, renovou aos pastores e membros de forma geral, a ne-

cessidade de seguir as orienta- ções já transmitidas, desde o início da pandemia de Covid-19, quanto aos cuidados indispen- sáveis para o momento. O co- municado advertiu que devem ser evitadas aglomerações em qualquer circunstância, face aos perigos de circulação do vírus.

Ressaltou-se a orientação quanto a não realização de reu-

niões com aglomeração, em observância às orientações da- das pelas autoridades sanitá- rias e de saúde, mantendo as orientações de distanciamento e proteção. A situação do qua- dro COVID-19 dos membros da Igreja Cristã Maranata, no Bra- sil e Exterior, está representada pelas tabelas específicas.

Brasil Infectados Curados Enfermos

Total 5.459 3.780 1.496

Exterior Infectados Curados Enfermos

Total 186 95 85

Apuração: 29/05/2021 Fonte: Portal Presbitério - COVID 19

31,68%

29,01%

13,61%

11,45%

4,96%

4,71%

1,53%

1,15%

0,89%

0,76%

0,25%

Espiritual Enfermidade Familiares Outros Conjugal Vida Secular Profissional Sentimental Livramento Litígio Justiça Inf. Sobre a ICM

(15)

Agenda da Semana

31 de maio a 06 de junho de 2021

Cultos Virtuais Data: Todos os dias Horário: 20h Local: YouTube

Clique aqui para assistir os cultos

Anunciando o Evangelho Eterno Data: 04/06 (Sexta-feira)

Horário: 21h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o programa

Escola Bíblica Dominical Data: 06/06 (Domingo) Horário: 10h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir a EBD

Aulas para CIAs

Data: 03/06 (Quinta-feira) Horário: 16h

Local: YouTube

Clique aqui para assistir as aulas

Transmissão Especial - Exterior Data: 06/06 (Domingo)

Horário: 12h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

Transmissão Especial - Toda Igreja Data: 06/06 (Domingo)

Horário: 15h Local: YouTube

Clique aqui para assistir a transmissão

(16)

INSTITUTO BÍBLICO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA

16

• BOLETIM ICM | 30 MAI. 2021

Agenda da Semana

31 de maio a 06 de junho de 2021

Seminário Internacional - A Palavra Data: 01/06 (Terça-feira)

Horário: 19h Local: YouTube

Clique aqui para assistir o seminário

Seminário Especial Data: 05/06 (Sábado) Horário: 14h às 18h Local: YouTube

Clique aqui para se inscrever

(17)

Referências

Documentos relacionados

Paraguai com a Escola Bíblia Dominical e com os cultos tem sido de grande benção para os irmãos aqui, temos um grupo grande, um grupo importante de irmãos, de famílias que

6º EQUIPE CAPIXABA MASTER DE NATAÇÃO "A" CAPIXABA MASTER BRA 2:30.77 0 JOSE LUIZ PIMENTEL SOUSA (PRAIA TENIS CLUBE).

Há 18 anos no mercado, a Anastassiadis Arquitetos destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comercial, corporativa,

Os membros da diretoria da Escola Dominical são eleitos pela igreja em assembléia, ou por outra comissão revestida de poder para a escolha (isso varia de uma

O estudo afirma ainda que o cristianismo se expandiu para muito longe das fronteiras de suas origens históricas e coloca o Brasil como o segundo país com mais cristãos em

Saudamos todos os irmãos com a paz do Senhor! Neste domingo, abordaremos as per- guntas referentes ao seminário geral ocorrido no dia 5 de junho de 2021. Daremos uma peque- na

de Souza Barbosa, Cássio Martins Lino, Casteliano Eber Elias, Celina Mazzini Campos, Cheno Artur Ferreira, Christian Jose de Matozinhos Rezende, Christopher Nunes

➢➢Recomenda-se a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas , notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações