• Nenhum resultado encontrado

LAÇOS & ENLACES: Coleção de moda com referência na Ginástica Rítmica 1. Palavras-Chave: Hygge. Ginástica Rítmica. Coleção de moda. Leveza. Dança.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LAÇOS & ENLACES: Coleção de moda com referência na Ginástica Rítmica 1. Palavras-Chave: Hygge. Ginástica Rítmica. Coleção de moda. Leveza. Dança."

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

LAÇOS & ENLACES: Coleção de moda com referência na Ginástica Rítmica1

Janaina Cândido Ribeiro Contesini2 Fernanda Maria Trentini Carneiro3

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma coleção de moda de vestidos de festa que dialogue com elementos da prática esportiva da Ginástica Rítmica com o intuito de oferecer conforto, leveza e beleza aliada às peças exclusivas e com design diferenciado. A coleção de moda Laços & Enlaces do Verão 2019 traz como conceito o “Hygge”, estilo de vida e inspiração traduzida em peças que buscam uma conexão com a dança, mais especificamente a Ginástica Rítmica. Através da sua beleza, flexibilidade e harmonia, as peças apresentam elementos de regulagens na sua confecção como as argolas e faixas. Elementos estes usados na prática do esporte pelas ginastas que proporcionam conforto, modelam o corpo e oferecem a leveza com a autenticidade desejada por essas mulheres.

Palavras-Chave: Hygge. Ginástica Rítmica. Coleção de moda. Leveza. Dança.

Abstract

This article aims to present a fashionable collection of party dresses that dialogues with elements of the Rhythmic Gymnastics sport with the purpose of offering comfort, lightness and beauty allied to exclusive pieces and with a differentiated design. The Summer 2019 Ties & Links fashion collection brings the concept of Hygge, lifestyle and inspiration translated into pieces that seek a connection to dance, more specifically Rhythmic Gymnastics. Through its beauty, flexibility and harmony, the

1 Artigo científico elaborado como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Design de Moda, pelo Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Gaspar. Apresentado no dia 26 de novembro de 2018

2 Discente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Gaspar. E-mail: janaina125@yahoo.com.br

3 Orientador. Docente do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Gaspar. E-mail: fernanda.trentini@ifsc.edu.br

(2)

pieces present elements of adjustments in their manufacture as rings and bands.

These elements used in the practice of sport by gymnasts that provide comfort, shape the body and offer lightness with the authenticity desired by these women.

Keywords: Hygge. Rhythmic Gymnastics. Fashionable collection. Lightness.

Dance.

1 INTRODUÇÃO

A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace. (Victor Hugo)

O mercado da moda vem numa constante evolução, cada vez mais aprimorando suas matérias-primas e inovando tecnologicamente. Observa-se a necessidade de peças no mercado que atendam diferentes corpos oferecendo conforto com estilo.

Para acompanhar estes avanços buscou-se reunir informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: De que forma a aplicação de elementos da prática esportiva da Ginástica Rítmica pode contribuir na criação de uma coleção de moda no segmento de vestidos de festa voltada a um público feminino que procura conciliar conforto, leveza e beleza?

A importância da Ginástica Rítmica, esporte que encanta por seu conjunto de características e principalmente por suas coreografias acompanhadas de aparelhos, despertou fascínio através de uma rápida experiência da autora na infância.

Acredita-se que suas atletas elegantes, suas vestes adornadas, seus movimentos precisos causam admiração.

Profissionalmente é um desafio representar um conceito que envolva várias formas de expressão em formato de roupa e que transmita sentido à vida das pessoas.

Na sociedade contemporânea, as pessoas buscam o valor agregado ao consumir seus produtos, algo que chame a sua atenção não apenas pela beleza, mas também pelo seu simbolismo.

(3)

O acréscimo de conhecimentos a fim de ampliar a visão para a diversidade de temas na área da moda e demostrar as possibilidades de construção de peças de forma criativa fugindo do convencional são relevantes e expressados neste trabalho.

Na intenção de provocar nas pessoas a vontade de praticar um esporte ou algum tipo de dança, esta coleção de moda por meio de seus modelos pretende estimular a liberdade corporal e a autoestima. Com peças leves e flexíveis possuem detalhes que ajustam e representam o subtema inspiração dos looks.

Devido à necessidade de criar uma coleção de moda que alie conforto, leveza e beleza em vestidos de festa, essa pesquisa se justifica por meio da aplicação de elementos da prática esportiva da Ginástica Rítmica com a vantagem de proporcionar ao seu público-alvo peças exclusivas e com design diferenciado.

O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma coleção de moda de vestidos de festa que dialogue com elementos da prática esportiva da Ginástica Rítmica oferecendo conforto, leveza e beleza aliada às peças exclusivas e com design diferenciado.

Ainda pretende-se descrever o tema geral Hygge, na intenção de compreender o seu significado e as formas de expressão, bem como promover a Ginástica Rítmica no mercado da moda. Por sua riqueza estética e esportiva analisa-se o público-alvo, tendências de moda, modelagens e matérias-primas que possibilitem a confecção de peças confortáveis, leves e bonitas. Do mesmo modo, verifica-se de que forma a aplicação de elementos da prática esportiva da Ginástica Rítmica podem contribuir na criação de uma coleção de moda.

A coleção está destinada a um público feminino, entre 25 e 35 anos que deseja vestidos de festa exclusivos e com design diferenciado. Serão apresentados, através do desenvolvimento de uma coleção de moda, dez looks e a confecção de dois looks propostos para desfile de conclusão de curso.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Esta sessão apresenta o conceito do tema central que norteia este artigo, bem como o subtema extraído deste conceito para inspiração de coleção de moda e a relação que eles possuem entre si.

(4)

2.1 Apresentação do tema central Hygge

Supõe-se que a maioria das pessoas colocam como meta pessoal para suas vidas alcançar a felicidade. Não é à toa, que atualmente fala-se muito sobre hábitos de vida que proporcionem ao ser humano satisfação, bem-estar, prazer em viver cada momento de sua existência.

O assunto é abrangente e na cultura dinamarquesa recebe o nome de Hygge, palavra esta que assim como saudade não tem tradução no português podendo ser relacionada ao aconchego (VISÃO, 2017). É sinônimo do que pode trazer conforto e sensação de bem-estar. Comum na Escandinávia, onde surgiu, tomou lugar de destaque na Noruega (seguida da Dinamarca e da Islândia), que, como afirma Nogueira (2017, sem paginação) “foi considerado o país mais feliz do mundo de acordo com o relatório anual da ONU (Organização das Nações Unidas)”.

O cotidiano está cada vez mais competitivo, estressante, agitado, em que mal tem-se tempo para comer ou conversar com os próprios familiares e vizinhos. Por outro lado, em nenhum momento esteve-se tão conectado por meio de redes sociais e aplicativos como nos dias de hoje. Momentos eternizados na memória das pessoas permanecem de tal maneira sendo transmitidos ao longo de gerações como valores especiais a fim de promover crescimento espiritual e emocional de seus descendentes.

A adesão do conceito Hygge pode ser feito através da criação de ambientes acolhedores por meio de decoração, recebendo convidados para festas em casa e aproveitando para cozinhar saborosas receitas simples ou mais elaboradas. Cultivar objetos de valor sentimental remetem à lembranças familiares e acarinham o coração, sem esquecer de arrumar um tempo para si próprio relaxar ouvindo uma boa música e bebendo um bom vinho são algumas opções reconfortantes (NOGUEIRA, 2017).

A busca do equilíbrio, relaxamento e a consciência de que é preciso deixar-se respirar traz gratificação e aconchego exprimindo de forma simples a ideologia Hygge. E nesta correria do dia a dia não separa-se um tempo para observar detalhes pequenos que estão presentes nas vidas das pessoas como as estrelas no céu, o canto dos pássaros pela manhã e o cheiro das flores no jardim.

(5)

Esta atmosfera simpática que envolve, geralmente, companhia, silêncio e detalhes sabe-se que tem muito a ver com a forma como vive-se as coisas. Pode-se

“passar uma tarde preguiçosa a aproveitar o bom tempo é hygge mas só se o fizermos sem culpa. Resume-se à ideia de fazer o bem a nós e aos outros, sem cobranças” (VISÃO, 2017).

Escolheu-se Hygge como tema geral da coleção de conclusão de curso de design de moda que serve de inspiração com o intuito de direcionar a um conceito ligado a este estilo de viver. Deseja-se conquistar a paz de espírito, a paz interior, a conexão mais profunda que o ser humano pode ter com ele mesmo, o autoconhecimento.

O desprendimento das coisas materiais e a valorização da espiritualidade, com atitudes simples do dia a dia como por exemplo, tomar uma xícara de chá em frente a lareira, ler um bom livro e relaxar depois de um dia cansativo no trabalho, ou até mesmo um passeio no bosque desfrutando de boa companhia além de uma reunião em família em volta de uma mesa repleta de comidas deliciosas são exemplos simples da prática do Hygge pelos povos mais felizes do mundo, os dinamarqueses.

A partir do Hygge foi pensado como subtema a Ginástica Rítmica, que traz entre seus elementos a dança e os aparelhos.

2.2 Apresentação do subtema/conceito Ginástica Rítmica

Escolheu-se a Ginástica Rítmica o centro de nossa atenção e a inspiração desta coleção como subtema em conexão com o tema geral Hygge que transmite flexibilidade, equilíbrio, leveza e harmonia. Assim como a dança, pois é uma expressão de arte que transcende os mistérios da alma. O público-alvo desta coleção são mulheres entre 25 e 35 anos que procuram conforto e beleza em suas peças.

A Ginástica Rítmica traz flexibilidade, equilíbrio, harmonia, beleza, condições importantes na vida das pessoas. Pode-se observar através de seus movimentos a presença da precisão e da graciosidade. Eles exigem do corpo da ginasta que ela atinja a perfeição, conquistada por meio de muito esforço e ensaios, muitas vezes

(6)

exaustivos. A técnica para a execução destes movimentos também é muito aperfeiçoada pela dedicação das mulheres que praticam este esporte. O aumento da dificuldade consiste na utilização de aparelhos nas séries, que são eles: a corda, a fita, a bola, as maças e o arco. Os aparelhos são como a extensão do corpo da ginasta, colocados em coreografias dançantes sobretudo com elegância, transmitindo encantamento aos seus espectadores (Figura 1).

Figura 1 – Painel Modalidade Ginástica Rítmica e seus aparelhos

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

A Ginástica Rítmica tem como base a modalidade de dança balé presente na sua criação e auxiliadora no desenvolvimento técnico, tático e físico das atletas por meio de posicionamento correto, equilíbrio corporal, postura, flexibilidade e sutileza.

A expressão corporal e facial é evidenciada no lado artístico quando a execução dos movimentos técnicos pela ginasta transmitem harmonia em concordância com ritmo musical, resultado da colaboração da dança, especialmente o balé (PAIXÃO PELA DANÇA, 2016).

A medida em que as ginastas evoluem no âmbito técnico e expressivo, a aproximação da dança é indiscutível. Originalmente da dança, a Ginástica Rítmica surgiu no mesmo período (século XX) e com o mesmo propósito de colocar inovação em suas composições do que a Dança Moderna, que por esta relação também presta sua colaboração quanto a capacidade de fornecer variedade de movimentos e aperfeiçoamento da técnica corporal, tornando as ginastas cada vez mais eficientes e diferenciadas (VELARDI; MIRANDA, 2008).

(7)

A Dança Moderna pode ser utilizada através:

a) dos exercícios de respiração, contrações, releases, high releases e spirals, ondulações, flexões e extensões das articulações; b) da utilização sistemática e dinâmica destes exercícios e da movimentação do quadril, braços, mãos e cabeça, associados aos movimentos técnicos do Balé Clássico; c) dos exercícios preparatórios para quedas e suspensões, que podem favorecer especialmente o aprendizado e execução das passagens de solo e exercícios pré acrobáticos; d) da utilização racional do espaço, tempo e formações espaciais como agentes da expressividade; e) do desenvolvimento da capacidade comunicativa e expressiva dos movimentos corporais a partir das qualidades do movimento da Dança Moderna; f) da criatividade, a partir da possibilidade de superposição de uma extensa gama de movimentos corporais; g) da fluidez na execução de encadeamentos através da aplicação adequada de energia para a ação muscular- alternância entre contração e relaxação, quedas e suspensões (VELARDI;

MIRANDA, 2008, sem paginação).

A contribuição que a dança proporciona é de extrema relevância na questão da valorização da parte artística na modalidade esportiva pela harmonia e leveza dos movimentos auxiliando na preparação das atletas. É uma estreita relação entre o esporte e a arte expressamente emocional. Além do sincronismo do ritmo da música com a gestualidade da ginasta, expressividade, complexidade nos movimentos, é possível notar a manifestação da personalidade e ideias do indivíduo na sua totalidade/subjetividade. Por mais que o seu papel seja fundamentalmente a preparação técnica, é considerável observar a importância do prazer no esporte praticado sobretudo a autoestima, superação, motivação, disciplina e socialização.

A dança e a ginástica possuem a capacidade de desenvolver a comunicação do ser humano através da expressão corporal, aprimorando seu lado artístico na busca de seres conscientes. Assim, o indivíduo saberá receber o contato humano, fator indispensável ao nosso crescimento interior, à sobrevivência dos seres humanos e a nossa civilização. Ajudando aos menos capazes no encontro consigo mesmos e com seus semelhantes, diminuindo solidões de muitos (SALES; SOUZA, [201-?], sem paginação).

Assim como a dança, a Ginástica Rítmica oferece liberdade de expressão por meio de seus movimentos corporais, demonstra força e artisticamente revela a musicalidade e o ritmo que o corpo humano possui cada vez que ele supera um novo desafio.

De acordo com o conceito do tema geral, percebe-se a relação entre os dogmas que o Hygge prega como estilo de vida e o subtema pelas qualidades que

(8)

ambos apresentam.

Portanto, na intenção de transferir estas características para uma coleção de moda, procurando acima de tudo conforto, transparência, modelar o corpo e beleza pois é possível mesclar os elementos da prática esportiva da Ginástica Rítmica às tendências de moda atuais. Observa-se no mercado a necessidade de inovação nesta área e a criatividade disponível de seus profissionais para executar tal tarefa.

2.2.1 Dança

O Hygge, assim como a dança, é a intimidade da alma, o ato de “respeitar o próprio tempo, o corpo e a mente, ao reconectar-se com o ambiente, para acessar sentimentos bons e reconhecer-se como parte de algo prazeroso de ser vivido”

(NASCIMENTO, 2017, sem paginação). Comportamentos estes que possibilitam maior qualidade de vida e alegria às pessoas sendo que a dança promove entre tudo isso, saúde e relacionamento social.

A dança é uma das principais e mais antigas artes cênicas existente, podendo-se dizer uma das mais completas também no que se refere a seus benefícios. Como conceito, a utilização de movimentos corporais na expressão de sentimentos e emoções, além da comunicação não verbal entre homens utilizando uma linguagem própria, diretamente ligada à música permite interação social e entretenimento (QUECONCEITO, [201-?]).

Dançando é possível se desligar das preocupações e do mundo lá fora, aliviar as tensões e estresses decorrentes do estilo de vida atual e aguçar o olhar para o seu interior.

Ela é praticada em várias áreas e considera-se um símbolo cultural, transmite liberdade, sensualidade e força incentivando o corpo ritmicamente. No decorrer da história a sua variedade aumenta significativamente e sua versatilidade chama a atenção tanto quanto sua adaptação a diferentes pessoas, sem importar idade ou condição. Destaca-se por indicar uma determinada época e civilização (CONCEITOS.COM, [201-?]).

O ato de dançar, além de ser uma expressão artística, agrega valores e a aquisição de conhecimento pois desenvolve a criatividade e a comunicação, por

(9)

consequência uma ótima opção de lazer que através dela é possível manifestar o estado de espírito (SIGNIFICADOS, 2016).

Assim como disse Ellis (apud INCRIVEL.CLUB, [201-?], sem paginação), “a dança é a arte mais sublime, comovente e linda de todas, pois não é apenas uma expressão ou distração da vida, é a vida em si mesma”.

A prática da dança, muito mais que um hobbie interessante e útil promove mudanças no organismo das pessoas. O estado psicológico e emocional melhora pela produção da endorfina (hormônio da felicidade), a consciência corporal é adquirida pelos movimentos aumentando a confiança e segurança em si próprio, o estado físico por ser um exercício cardiovascular completo é ideal para o coração, os vasos sanguíneos, músculos e articulações, percebendo os resultados na perda de peso. Com regularidade, o corpo torna-se mais firme, flexível e resistente melhorando a imunidade, a postura, a concentração, a inteligência, as funções cerebrais, etc (INCRIVEL.CLUB, [201-?]).

Vianna (2012, p.9) diz que:

Dançar é um registro de vida, de força, expressão, empenho, vontade e paixão que aprofunda cada vez mais os conhecimentos corporais.

Observando com atenção o andamento e as modificações na estrutura óssea, no equilíbrio, no tônus muscular, nos micro e macromovimentos das articulações, aguçamos a percepção de nós mesmos. A verdade não escapa no nível do gesto.

Por todas essas sensações que a dança proporciona e suas semelhanças com o estilo hygge de ser espera-se que nos acompanhe por muito tempo, enquanto houver música e ritmo na vida.

2.2.2 Aparelhos

Na construção das apresentações, os exercícios devem combinar estética e esporte respeitando as características de cada aparelho pela ginasta como por exemplo a corda, deve adaptar-se ao seu tamanho onde é lançada, pulada e impulsionada acompanhada de movimentos ligeiros e saltos, explosiva e dinâmica exige que esteja em constante movimento. A bola deve ser pega pela ginasta com a palma da mão não podendo segurá-la fazendo rolamentos pelo corpo e pelo chão,

(10)

jogando-a e recuperando-a. A fita exige destreza e graciosidade da ginasta para que tenha o efeito de serpentina pelo seu colorido sendo arremessada e retomada além de espirais e giros na composição da sua série. O arco também é lançado e rodado no corpo da ginasta envolvendo os ombros, o pescoço, os pés, os joelhos e a cintura. As maças demandam coordenação e maior habilidade técnica da atleta requerendo equilíbrio, destreza com as duas mãos para girá-las em forma de moinho e controle visual para seus lançamentos e recuperadas (DUARTE, 2003;

STUBBS, 2012).

As séries apresentadas pelas ginastas têm o acompanhamento musical, embora sua semelhança com o balé e a execução de acrobacias exijam da atleta um corpo forte e flexível, elas também precisam de controle no campo visual para manusear os aparelhos e um talento natural para a música e ritmo. Seus exercícios, assim como os passos de uma dança, possibilitam a autoexpressão através de movimentos livres utilizados neste esporte (STUBBS, 2012).

Como esporte olímpico desde 1984, é regido por regras e julgamentos quanto à coreografia, dificuldade da série, a expressão artística e a execução técnica dimensionada mediante pontuação. A regulamentação envolve o vestuário, tempo e espaço das apresentações e principalmente os aparelhos com exigências físicas e intelectuais específicas para cada um (STUBBS, 2012).

Abarcando uma enorme gama de práticas corporais, o termo Ginástica, pertence ao gênero feminino, de designação feminina, e historicamente se constrói a partir de atributos culturalmente definidos como masculinos: força, agilidade, virilidade, energia/têmpera de caráter, entre outros, passa a compreender diferentes práticas corporais. São exercícios militares de preparação para a guerra, são jogos populares e da nobreza, acrobacias, saltos, corridas, equitação, esgrima, danças e canto (SOARES, 1998, p. 20 apud CAVALCANTI, 2008, p. 19).

Enquanto os movimentos são realizados compreende-se a conexão com a dança mediante a interação musical, o equilíbrio, entrosamento com o ritmo e criatividade na disposição dos passos a medida que o andar, o girar e a flexibilidade aparecem nas coreografias.

Portanto, as características do tema geral Hygge e do subtema Ginástica Rítmica, estão presentes na coleção de moda Laços & Enlaces de maneira que

(11)

incentive o corpo a dançar ou a praticar esporte por intermédio de seus elementos que lembram os aparelhos das ginastas e também pela harmonia e leveza.

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Esta sessão apresenta as metodologias de trabalho utilizadas tanto na pesquisa como também no projeto de produto.

3.1 Metodologia da pesquisa

Para este trabalho de conclusão de curso que iniciou seu desenvolvimento em agosto de 2017 com término previsto para dezembro de 2018, no Instituto Federal de Santa Catarina estabeleceu-se como metodologia da pesquisa, segundo sua finalidade, a pesquisa aplicada, pois devido a obtenção de conhecimentos e sua possível aplicação em determinada situação (GIL, 2010), no caso, uma coleção de moda, a aplicação prática de todo conhecimento adquirido durante o processo de desenvolvimento deste projeto busca a solução do nosso problema.

Compreende uma abordagem qualitativa correspondente ao seu estudo científico e quanto aos seus objetivos, a pesquisa exploratória proporciona proximidade com o problema com intuito de deixá-lo visível ou hipotético durante as pesquisas bibliográficas, estudos de caso e levantamento de campo, exemplos desta pesquisa mediante sua flexibilidade. Quanto aos procedimentos técnicos, foi realizada a pesquisa bibliográfica pois através dela é possível coletar dados de vários autores diferentes de uma forma prática e ampla (GIL, 2010).

Da mesma maneira que é uma ferramenta auxiliadora na investigação do nosso tema, temos que tomar cuidado com suas informações por se tratarem de fontes secundárias (GIL, 2010).

Segundo Gil, a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em materiais já publicados (2010) incluindo impressões, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos, bem como discos, fitas magnéticas, CDs e material disponível na Internet.

Conforme a visão de Marconi e Lakatos, os tipos e fontes bibliográficas

(12)

podem se classificar em: Imprensa escrita; Meios audiovisuais; Material cartográfico e Publicações (2010).

3.2 Metodologia do projeto de produto

Para a realização deste projeto de coleção de Moda, utilizou-se da Metodologia de Produto de Baxter que inclui “identificação de uma oportunidade, pesquisa de marketing, análise dos produtos concorrentes, proposta do novo produto, elaboração da especificação da oportunidade e especificação do projeto”

(BAXTER, 2011, p. 167) adaptadas para o Design de Moda, que tem como produto final uma coleção de peças para o vestuário, seguindo as seguintes etapas:

a) Definição e pesquisa do tema geral;

b) Definição e pesquisa do subtema/conceito;

c) Elaboração de painel e texto subtema/conceito;

d) Elaboração de painel e texto lifestyle do público-alvo;

e) Elaboração de painel e texto parâmetros de moda;

f) Geração de alternativas;

g) Elaboração de cartela e harmonia de cores;

h) Elaboração de cartela de materiais/aviamentos e texto;

i) Desenvolvimento de uma coleção de moda com dez looks;

j) Desenvolvimento de desenhos e fichas técnicas;

k) Desenvolvimento de modelagem;

l) Confecção de testes e protótipos;

m) Confecção de dois looks apresentados em Desfile de conclusão de curso.

Partiu-se do tema geral e pesquisas sobre seu conceito para delimitação do subtema e consequentemente pesquisar sobre o mesmo e caracterizá-lo. Elabora-se painéis e textos procurando situar a essência do produto e servir de guia e inspiração na criação de modelos. Após a geração de alternativas, foram definidas as peças da coleção e posteriormente suas modelagens e protótipos.

Segundo Baxter (2011), é preciso autodisciplina para realizar um bom

(13)

planejamento de produto com estratégias de inovação e especificações do projeto por meio de pesquisas e análise de oportunidades e restrições. Para ele um projeto de produto consiste em sistematizar métodos para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, envolvendo criatividade e a percepção de fatos por meio de diversos aspectos que atendam as necessidades do mercado e dos consumidores.

4 BOOK DE COLEÇÃO

Esta sessão apresenta o desenvolvimento dos modelos da coleção bem como os passos executados para chegar na escolha dos looks que foram materializados.

Mediante o book de coleção é possível visualizar o processo de pesquisa e construção das peças por meio de imagens e textos explicativos.

4.1 Painel de Subtema/conceito

A dança é uma das mais belas formas de expressão corporal e artística, revela através de seus movimentos graciosidade, leveza e alegria. A Ginástica Rítmica com sua flexibilidade, técnica e força demonstra o esforço e aperfeiçoamento constantes de suas praticantes. A junção destas qualidades com equilíbrio e harmonia é conhecida por muitas pessoas como um estilo de vida chamado de Hygge. A união destes fundamentos forma o conceito desta coleção que flutua como penas no céu azul ligado ao colorido e transparência dos balões, condições muito importantes em nossas vidas (Figura 2).

Figura 2 – Painel conceito

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(14)

4.2 Painel Lifestyle

O público-alvo desta coleção de moda é composto de mulheres entre 25 e 35 anos preocupadas com a estética e a qualidade dos produtos que consome, procurando reconhecer o valor agregado neles contido sem dispensar sua utilidade e conforto. Como pode-se ver na Figura 3 as características descritas abaixo.

Feminina, romântica, de bem com a vida, mas nem pense que é uma mulher frágil e sem atitudes. Gosta de estar em contato com a natureza, sendo praticando atividades físicas, lendo bons livros ou curtindo os amigos nos fins de tarde. Adepta de alimentação saudável, adora festas regadas a muita bebida e música boa, principalmente porque um de seus maiores hobbies é dançar.

Divide-se entre as várias tarefas do dia a dia, que procura aproveitar os momentos em casa, em praias, piscinas, passeando pela cidade ou viajando pra conhecer novos lugares. De personalidade forte busca conquistar seu espaço na sociedade priorizando sua liberdade e o desejo de felicidade.

Figura 3 – Painel Lifestyle

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(15)

4.3 Painel de Parâmetros

Nos parâmetros de moda (Figura 4) pode-se perceber tecidos leves, com fluidez, modelagem que proporciona conforto, flexibilidade e valorizam as curvas do corpo feminino trazendo um toque sensual e romântico as peças. Decotes, fendas nos vestidos deixando pernas a mostra, assim como costas e ombros mostram a confiança em si mesma desta mulher. Apresenta em seu diferencial amarrações, faixas e argolas que possibilitam ajustes no vestuário tornando além de um acessório, um detalhe especial. O movimento e a elegância são evidentes, requisitos de um consumidor exigente.

Figura 4 – Painel Parâmetros

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

4.4 Painel de Cores e harmonias

As cores desta coleção de moda Laços & Enlaces foram inspiradas no painel de conceito no colorido dos balões e no azul do céu. Elas transmitem serenidade e elegância por meio da sua sobriedade. O romantismo está presente através de suas harmonias. A “Brisa Serena” demonstra o infinito do céu, a “Flutuante” traz força e fluidez juntamente com a “Enlaçada” que proporciona sensualidade e alegria na coleção, a “Leveza” completa a feminilidade demonstradas pela Figura 5.

(16)

Figura 5 – Painel Cores e Harmonia

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

4.5 Painel de Tecidos e aviamentos

Na escolha dos tecidos para a coleção como mostra a Figura 6, optou-se por aspectos que validassem o conceito de leveza, fluidez e conforto presentes nos modelos. O caimento no corpo ao mesmo tempo que permite sua modelação proporciona flexibilidade e elegância. O brilho também é uma característica presente realçando a beleza das peças.

Figura 6 – Painel Tecidos

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(17)

Os materiais para acabamento seguem sua função específica conforme a necessidade de cada modelo em sua confecção. As entretelas cavalinho e colante foram usadas para estruturar e reforçar partes que compõe a construção das peças.

As barbatanas costuráveis são aplicadas entre as costuras do corselet para a sustentação e os ilhoses para o fechamento do mesmo. Os zíperes invisíveis possibilitam a discrição em locais que é necessário a abertura para a vestibilidade do modelo. As argolas e os botões de pressão costuráveis são os detalhes que remetem ao subtema do artigo viabilizando o ajuste das faixas provocando a ilusão e trazendo à lembrança os aparelhos da Ginástica Rítmica, no caso a fita e o arco (Figura 7).

Figura 7 – Painel Aviamentos

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

4.6 Mapa de Coleção

Na Figura 8 está disposto em sequência de desfile e em harmonia de cores os modelos desenvolvidos nesta coleção entre conceituais e comerciais para melhor visualização e compreensão da proposta do subtema do artigo.

As peças apresentam detalhes de faixas e argolas que representam os aparelhos de Ginástica Rítmica, a fita e o arco. São vestidos de festa que modelam o corpo, leves e confortáveis proporcionando flexibilidade e autoestima para as usuárias.

(18)

Figura 8 – Painel Mapa de Coleção

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Os modelos escolhidos para a materialização são destacados pelas Figuras 9 e 10, sendo o look conceitual e comercial respectivamente a fim de demonstrá-los em desfile de conclusão de curso. Para escolha do modelo conceitual pensou-se na caracterização do subtema inspiração da coleção, as faixas que remetem as fitas (aparelhos da Ginástica Rítmica) presentes em todo o vestido. Na escolha do modelo comercial optou-se por algo mais discreto aliado a inclinação da autora pela forma com que ele foi criado.

Figura 9 – Look Conceitual Figura 10 – Look Comercial

Fonte: Elaborado pela autora (2018). Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(19)

5 MATERIALIZAÇÃO

Esta sessão apresenta detalhes da materialização dos looks conceitual e comercial como a descrição da modelagem, costura e acabamentos. Após a geração de alternativas e a escolha dos looks conceitual e comercial para a materialização e apresentação em desfile de conclusão de curso, a pesquisa da modelagem é iniciada com base nas medidas das modelos e no desenho técnico e artístico de cada um.

5.1 LOOK 1 Conceitual

O look conceitual é construído a partir da estrutura de um corselet, do mesmo tecido do vestido, maleável e leve, que utiliza cadarço ou fita para amarração nas costas por meio de ilhoses e barbatanas costuráveis para a sustentação, podendo ser confundido pela aparência com uma blusa tomara-que-caia, sendo entretelado para reforço entre o tecido principal e o forro, conforme Figura 18 (APÊNDICE A).

O vestido tomou como base a modelagem de um godê inteiro para ter um caimento ondulado e volumoso com irregularidades no seu comprimento começando mais curto na parte da frente e terminando com uma pequena calda traseira.

Envolvido por compridas faixas de tecido com largura aproximada de 2,5 cm cada uma para que caracterize o conceito do subtema inspiração da coleção e ajuste todo tecido do vestido no corpo da modelo.

O tecido escolhido para dar movimento e leveza ao modelo conceitual foi o cetim sem elastano que possui fluidez, brilho suave, liso e macio com aspecto delicado e sofisticado oferecendo elegância a vestidos de festa. O tecido utilizado para as faixas foram o crepe amanda com um pouco de elastano e de tom mais escuro para destaque conforme desenho artístico do mesmo.

O início da modelagem se deu mediante a técnica de Moulage após a marcação da estrutura do corselet no manequim.

A Moulage, conhecida também como draping em inglês, é uma técnica de modelagem tridimensional – em contraste com a modelagem plana tradicional, que trabalha em duas dimensões. O nome vem do francês moule, que significa forma, molde. A expressão fait au moule significa feito

(20)

sob medida.

Na modelagem tridimensional, em vez de fazer os moldes no papel usando medidas e geometria, os moldes são feitos sobre um manequim especial para esta finalidade. O tecido é moldado, alfinetado, riscado e cortado para reproduzir o modelo desenhado previamente. Com esta técnica é possível visualizar o resultado da modelagem enquanto ela está sendo feita (PERITO, 2013, sem paginação).

Em seguida, após as marcações, fez-se a sobreposição do morim (tecido próprio para a técnica) alfinetando-o no manequim para a retirada das linhas com lápis 6B para transformação em moldes. Retirou-se o morim do manequim, passou- se a ferro e transferiu-se as medidas para o papel com devidas indicações de linhas principais, informações e folgas de costura, conforme Figura 13 (APÊNDICE A).

Depois construiu-se o molde do vestido em godê inteiro separando a parte da frente que seria mais curta da parte das costas mais longa juntando-as com a mesma medida pela lateral, conforme Figura 14 (APÊNDICE A).

A fim de testar a modelagem desenvolvida, primeiramente foi costurado o protótipo apenas do corselet para provar na modelo e conferir as medidas.

Constatou-se que não seriam necessárias alterações, continuou-se com a parte externa do vestido godê, conforme Figura 15 (APÊNDICE A).

Para definição de comprimento do protótipo do vestido, foi realizada a prova do mesmo na modelo e alinhavado um dos lados na forma desejada, conforme Figura 16 (APÊNDICE A). Para finalizar o modelo, foram costuradas faixas do mesmo tecido e dispostas conforme proposta conceitual tomando os desenhos como referência e analisando as possibilidades estéticas e estruturais, conforme Figura 17 (APÊNDICE A).

Na peça final usou-se zíper invisível para o fechamento do vestido nas costas, costura francesa (juntar avesso com avesso do tecido costurando pelo direito e depois cortando o excesso dobrar ao contrário e costurar no avesso) para a união das partes do vestido godê como as laterias e o centro costas, conforme Figura 19 (APÊNDICE A) e bainha virando duas vezes por toda extensão na máquina reta, conforme Figura 20 (APÊNDICE A).

Na finalização do look, as faixas de crepe amanda foram costuradas na máquina overlock pelo avesso e desviradas para o direito com acabamento nas extremidades com uma costura de máquina reta. Depois foram dispostas na modelo

(21)

envolvendo o vestido e marcou-se os pontos de conexão entre elas para a aplicação de botões de pressão costuráveis com linha e agulha de mão, conforme Figura 21 (APÊNDICE A).

5.2 LOOK 2 Comercial

O look comercial, tanto quanto o conceitual, também tomou como base a técnica de Moulage na construção da modelagem adaptando-se após transferência das medidas no papel, conforme Figuras 22 e 23 (APÊNDICE B).

O tecido escolhido foi o crepe amanda, tanto para o vestido quanto para as faixas que mais uma vez se fazem presentes evidenciando o subtema da coleção.

Ele é levemente mais encorpado, possui um lado acetinado e outro fosco, podendo ser usado dos dois lados e tem ótimo caimento.

Confeccionou-se o protótipo do vestido para provar na modelo e fazer os ajustes necessários como por exemplo a abertura da fenda na perna e o recorte na lateral do corpo, conforme Figura 24 (APÊNDICE B).

Após talhar a peça final, conforme Figura 25 (APÊNDICE B), iniciou-se o processo de confecção observando que este modelo é todo forrado pelo mesmo tecido do seu exterior. Na parte superior que envolve os ombros, marcou-se um túnel, conforme Figura 26 (APÊNDICE B) e foi costurado na máquina reta para a colocação de elástico interno e do detalhe da cordinha para amarração, feita do mesmo tecido do vestido, conforme Figura 27 (APÊNDICE B).

Utilizou-se zíper invisível no fechamento do vestido pela lateral e para finalizar o look, as faixas foram confeccionadas da mesma forma que no look conceitual e presas na parte interna do vestido com linha e agulha de mão apenas no forro de acordo com os desenhos de referência. Para proporcionar o transpasse das faixas confeccionou-se passantes do mesmo tecido do vestido que foram presos internamente com linha e agulha de mão apenas no forro permitindo a regulagem das mesmas. As argolas de metal douradas foram posicionadas próximas ao laço dado no final das faixas, conforme Figura 28 (APÊNDICE B).

(22)

6 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Diante de todo processo de desenvolvimento de coleção, apresenta-se os resultados obtidos a partir da materialização do Look Conceitual e do Look Comercial respectivamente, após serem exibidos em desfile de conclusão de curso conforme Figuras 11 e 12.

Observa-se a concretização da proposta inicial idealizada a partir de esboços de desenhos que após o seu refinamento tornou-se possível a confecção. Por trás dos looks finais existe embasamento teórico e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante todo o curso assim como a organização de todo o evento.

Figura 11 – Look Conceitual Figura 12 – Look Comercial

Fonte: Elaborado pela autora (2018). Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(23)

7 CONCLUSÃO

Conclui-se que o desenvolvimento do presente artigo possibilitou a compreensão de como é imaginável transformar elementos esportivos utilizados na prática da Ginástica Rítmica em detalhes e acessórios especiais numa coleção de moda, refletir sobre sua funcionalidade e as dificuldades encontradas durante a execução de forma criativa e prática. Além disso, possibilitou a expansão de conhecimentos na criação de oportunidades de agregar sentido às peças de vestuário.

De um modo geral, a coleção de moda Laços & Enlaces procurou expressar em suas peças o conceito tema central deste artigo denominado Hygge, mais do que uma filosofia de vida, sustenta a definição de felicidade que de forma prática por intermédio da dança e sua junção com o esporte torna-se um presente aos olhos e a alma das pessoas.

Diante da materialização de dois looks (conceitual e comercial) para desfile de conclusão de curso, observa-se que o objetivo geral do trabalho foi alcançado na confecção de dois vestidos de festa com elementos esportivos da Ginástica Rítmica e que oferecem conforto, leveza e beleza em seu design.

Por meio da metodologia do projeto de produto foi possível estabelecer uma sequência lógica que auxiliou no desenvolvimento de todo estudo desde as pesquisas sobre o tema geral Hygge, a definição do subtema para alinhar a coleção de moda à características específicas e todos os passos necessários para elaboração do book de coleção culminando em dois modelos apresentados num desfile de moda.

Dada à importância do tema, é de grande contribuição para o mundo da moda que mais projetos busquem inovar em seus conceitos e inspirações trazendo competências e habilidades de adequação a variedade de necessidades do público em geral.

Nesse sentido, conseguiu-se demonstrar diálogo e a contribuição dos elementos da prática esportiva da Ginástica Rítmica no desenvolvimento de uma coleção de moda de vestidos de festa aliados a conforto, leveza e beleza.

(24)

REFERÊNCIAS

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos.

3. ed. São Paulo: Blücher, 2011.

CAVALCANTI, Loreta Melo Bezerra. Beleza e poder na ginástica rítmica: reflexões para a educação física. 2008. 134 p. Dissertação (Mestrado em Educação) –

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais

Aplicadas, Programa de Pós-graduação em Educação, Natal, RN, 2008. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/14255/1/LoretaMBC.PDF>.

Acesso em: 02 out. 2017.

CONCEITOS.COM. Dança: conceito, o que é, significado. [201-?]. Disponível em:

<https://conceitos.com/danca/>. Acesso em: 27 set. 2018.

DUARTE, Orlando. História dos esportes. 4. ed. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2003.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

INCRIVEL.CLUB. 8 Mudanças que ocorrem no organismo de quem dança.

[201-?]. Disponível em: <https://incrivel.club/criatividade-saude/8-mudancas-que- surgem-no-organismo-de-quem-danca-regularmente-436360/>. Acesso em: 28 set.

2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NASCIMENTO, Janaina. Whellty, relaxed & spiritual. 29 mai. 2017. Disponível em:

<http://fplab.com.br/site/2017/05/29/whellty-relaxed-spiritual/>. Acesso em: 02 out.

2017.

NOGUEIRA, Ligia. Entenda o que é hygge e veja 5 jeitos de aderir ao estilo de vida.

CASA VOGUE, 08 jun. 2017. Disponível em:

<https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2017/05/entenda-o-que- e-hygge-e-veja-5-jeitos-de-aderir-ao-estilo-de-vida.html>. Acesso em: 25 set. 2018.

PAIXÃO PELA DANÇA. Flexibilidade olímpica: a relação entre a ginástica rítmica e ballet. 19 set. 2016. Disponível em:

<http://www.paixaopeladanca.com.br/dicas/ginastica-ritmica-e-ballet/>. Acesso em:

(25)

02 out. 2018.

PERITO, Renata. O que é moulage?. 15 abr. 2013. Disponível em:

<http://www.renataperito.com/?p=781>. Acesso em: 08 out. 2018.

QUECONCEITO. Conceito de dança. [201-?]. Disponível em:

<https://queconceito.com.br/danca>. Acesso em: 27 set. 2018.

SALES, Brunna Thais Reis; SOUZA, Samanta Garcia de. A contribuição da

ginástica e da dança na formação integral de indivíduos. [201-?]. Disponível em:

<https://www.google.com.br/search?q=A+CONTRIBUI%C3%87%C3%83O+DA+GIN

%C3%81STICA+E+DA+DAN%C3%87A+NA+FORMA

%C3%87%C3%83O+INTEGRAL+DE+INDIV

%C3%8DDUOS&oq=a&aqs=chrome.0.69i59j69i61l2j69i60j69i59l2.1936j0j7&sourcei d=chrome&ie=UTF-8>. Acesso em: 02 out. 2018.

SIGNIFICADOS. Significado de dança. 10 mai. 2016. Disponível em:

<https://www.significados.com.br/danca/>. Acesso em: 28 set. 2018.

STUBBS, Ray (Ed.). O livro dos esportes: os esportes, as regras, as táticas, as técnicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

VELARDI, Marília; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. A dança moderna na preparação técnica em ginástica rítmica desportiva. 21 ago. 2008. Disponível em: <http://www.motricidade.com/index.php/repositorio-aberto/45-rendimento/1293- a-danca-moderna-na-preparacao-tecnica-em-ginastica-ritmica-desportiva>. Acesso em: 02 out. 2018.

VIANNA, Angel. Prefácio. In: MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus,2012. p.9.

VISÃO. Sabe o que é o 'hygge', o segredo dinamarquês para a felicidade?. 20 mar. 2017. Disponível em: <http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-03-20- Sabe-o-que-e-o-hygge-o-segredo-dinamarques-para-a-felicidade->. Acesso em: 02 out. 2017.

(26)

APÊNDICE A – Materialização Look 1 Conceitual

Figura 13 – Moulage no manequim, molde do corselet no morim e no papel

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 14 – Molde Vestido Godê Frente e Molde Vestido Godê Costas

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(27)

Figura 15 – Corte protótipo corselet e Corte protótipo vestido godê inteiro

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 16 – Protótipo Vestido Godê alinhavado comprimento Frente e Costas

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 17 – Protótipo no manequim com a disposição das faixas

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(28)

Figura 18 – Costura do corselet com entretela e barbatanas

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 19 – Costura Francesa

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(29)

Figura 20 – Costura da bainha virando o tecido duas vezes na máquina reta

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 21 – Faixas com botão de pressão

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(30)

APÊNDICE B – Materialização Look 2 Comercial

Figura 22 – Moulage no manequim da parte superior do vestido

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 23 – Molde em papel do vestido

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(31)

Figura 24 – Protótipo no manequim

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 25 – Talhando Look Comercial

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(32)

Figura 26 – Túnel na parte superior do vestido Figura 27 – Elástico interno no túnel

Fonte: Elaborado pela autora (2018). Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Figura 28 – Faixa com argola dourada

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

(33)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente, meu agradecimento comovido a Deus pelo dom da vida e por ter me dado forças e saúde para cumprir este propósito desafiador, a minha família, em especial a minha mãe Teresinha Cândido Ribeiro que sempre fez tudo que estava no seu alcance para me ajudar nessa caminhada.

Agradeço aos colegas de classe, amigos que a faculdade me deu ao longo deste caminho que proporcionaram alegria e apoio estando comigo nos momentos mais difíceis. Aos professores que sempre incentivaram e não mediram esforços para garantir conhecimento e muitas vezes seu ombro amigo.

Meus agradecimentos a entidade de ensino e a todos que fazem o Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Gaspar, ser essa referência no ensino de qualidade, especialmente a bibliotecária Cláudia Kautzmann, que sempre esteve pronta a me ajudar nas dificuldades.

Por fim, agradeço imensamente a minha orientadora Fernanda Maria Trentini Carneiro neste Trabalho de Conclusão de Curso pelas ideias, compreensão e dedicação, além da confiança depositada na minha pessoa para a realização deste projeto.

Meu muito obrigada a todos, na concretização deste sonho foi indispensável a participação de vocês.

Referências

Documentos relacionados

terísticas necessárias, mesmo que submetidas ao treinamento, não atingirão níveis ótimos de performance. Dado o exposto, parece ser improdutiva a inclusão de meninas que fujam

Esse ramo da ginástica, também chamado de Ginástica Rítmica Desportiva – GRD, foi reconhecido como modalidade esportiva essencialmente feminina em 1962 pela Federação Internacional

c) Individual por aparelho – classificação pelas notas obtidas na apresentação da competição final por aparelho, sendo 2 (duas) ginastas no máximo por Unidade de

Após análise da relevância que reveste as ca- racterísticas do crescimento em ginastas praticantes de ginástica rítmica, buscando conhecer a magnitude destas variações,

• Ginastas filiadas na FGP dos escalões de Iniciadas, Juvenis, Juniores e Seniores de Base que se tenham qualificado para esta competição no primeiro terço da classificação

As modalidades de Ginástica Competitivas são: ginástica acrobática, ginástica aeróbica, ginástica artística, ginástica rítmica.  As não competitivas têm como

(1) O Mundo da Ginástica Rítmica, que aborda questões do treinamento e práticas diárias no esporte (2) Lesões na Ginástica Rítmica, que exibe as regiões

Quanto aos objetivos: Compreensão dos conceitos selecionados na etapa anterior; Identificação do público-alvo; Desenvolvimento de um questionário voltado ao público;