• Nenhum resultado encontrado

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE UM ESTAGIÁRIO NO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE UM ESTAGIÁRIO NO ENSINO MÉDIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE TECNOLOGIAS

EDUCACIONAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DE UM ESTAGIÁRIO NO ENSINO

MÉDIO

Antonia Clara Galvão da Silva1

INTRODUÇÃO

O estágio é uma fase muito importante na formação dos graduandos em licenciatura, pois além de ser uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é lá que se pode vivenciar diversas experiências e desafios que servirão como base quando a profissão for exercida.

Muitos encaram essa fase como obrigação, outros como uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos e de deixar sua contribuição para a sociedade e assim ser bem visto na instituição de ensino, neste sentido, Gomes e Teixeira (2016, p. 319) afirmam que:

Por meio do Estágio Supervisionado o aluno-estagiário compartilha o conhecimento adquirido em sala de aula, e neste processo há uma transferência de conhecimento e interação com o ambiente organizacional, havendo assim um aprendizado mutuo entre estagiário e empresa, sendo essa ferramenta uma excelente fonte atualização curricular.

Devido a pandemia do COVID-19, não foi possível concluir as atividades de estágio supervisionado no Ensino Médio II, neste contexto, podendo analisar como a tecnologia é importante na formação de professores para que seja possível realizar atividades de forma remota, e nesse período notou-se, como os professores tiveram a missão de se reinventar, nessa perspectiva intensificando o uso das tecnologias educacionais como fortes aliadas para possibilitar o ensino remoto com o intuito de tentar dirimir os impactos causados pela suspensão das aulas presenciais.

1 Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará - CE, clara98galvao@gmail.com.

(2)

No entanto, o grande desafio de inserir as novas tecnologias na educação atual são os aspectos sociais, ou seja, nem todo aluno possui tecnologia para ter acesso à informação, pois como bem argumentam Silva e Soares (2018, p. 640).

É necessário abordar o termo tecnologia, visualizando-o como um conjunto de artefatos e dispositivos que incorporam uma amplitude de práticas que se desenvolvem e se organizam de acordo com lógicas sociais e organizacionais específicas; e que delimitam uma compreensão dos avanços técnico- científicos que interagem, influenciam e são influenciados pelos aspectos políticos, sociais, econômicos e filosóficos em que se encontram inseridos.

Nesse contexto, destaca-se a internet como indispensável para o cenário de educação atual, pois possibilita o fácil acesso a todo conteúdo de apoio oferecido pelos docentes, acessando por computadores e até mesmo do celular, permitindo a mobilidade do estudante (PORTELA; NÓBILE, 2019).

Portanto, este trabalho se trata de um relato de experiência elaborado durante a disciplina de estágio supervisionado no Ensino médio II do sétimo semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Tendo como problemática o cenário atual em que a educação se encontra, trazendo como objetivo mostrar a percepção de um estagiário sobre a importância das tecnologias educacionais utilizadas durante a graduação que podem ser utilizadas por escolas para diminuir os impactos da pandemia na educação.

METODOLOGIA

Este trabalho se trata de um relato de experiência do estágio supervisionado realizado em uma escola de ensino médio, utilizando reflexões vivênciadas no decorrer da graduação em um curso de ciências biológicas a distância e no estágio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O aluno da era contemporânea vem conseguindo aprender de maneira diferente devido a Educação a Distância (EaD), pois esta modalidade de ensino possui tecnologias educacionais que tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento do projeto de aprendizagem. Para Martins e From (2016, p. 2),

(3)

A Educação a Distância surge como uma modalidade de educação que pode possibilitar formas diferentes de ver o mundo, de ensinar e aprender. Ela traz aspectos positivos ao contexto educacional, como democratização de oportunidades educacionais e possibilidade de se constituir em instrumento de emancipação do individuo no contexto social.

No início da regência no ensino médio, não se esperava que a utilização das tecnologias educacionais estariam tão presentes de forma bem efetiva na minha formação docente.

Elas foram essenciais para possibilitar o ensino remoto da instituição na qual iniciei a regência, pois pude fazer um acompanhamento breve e a utilização do google meet pelos professores da instituição amenizou os impactos da interrupção das aulas presenciais, já o formulário google se tornou o novo quadro branco para o professor.

Com essa análise, como aluna de um curso de licenciatura à distância compreendi a importância das tecnologias educacionais utilizadas durante a formação docente, e a importância do professor está sempre inserido neste meio, pois neste cenário de pandemia observou-se que a principal dificuldade de alguns professores era a familiarização com a as mesmas.

Portanto, referente ao impacto social causado pela expansão da tecnologia em massa, é papel do professor conciliar a tecnologia com o ensino e não tê-la como inimiga, mas sim como auxilio para a elaboração e execução de métodos de ensino por meio de Tecnologias Educacionais.

No decorrer da graduação, tivemos a oportunidade de conhecer várias ferramentas que auxiliam no ensino, dentre as ferramentas, tem-se o fórum, espaço para troca de conceitos e para discussão, o que seria uma analogia com a sala de aula.

O chat é um bate-papo educacional onde a interação com os colegas é de forma simultânea, opinando acerca de assuntos previamente combinados. O blog é semelhante ao fórum, porém, neste o autor/criador utiliza recursos de vídeo, imagens, textos e áudios, e, permite que leitores externos ao ambiente virtual de aprendizagem (AVA) possam ler e comentar sobre determinado tema postado.

As ferramentas supracitadas exigem a participação dos alunos, tutores e professores formadores no prazo e horário estabelecido para a execução das atividades propostas. Todas essas ferramentas têm como objetivo a comunicação e a interação, com vistas ao aprendizado, com as quais se pode melhorar cada dia em relação à formação, juntamente com o apoio dos pares.

(4)

Ressalta-se, que para obter sucesso no processo de ensino aprendizagem na modalidade a distância, o estudante precisa desenvolver o senso de autonomia, o que não significa que este fará tudo sozinho, mas depende do seu esforço em buscar o aprendizado, ou seja, não se deve esperar somente pelas orientações do tutor.

Em relação ao uso das tecnologias educacionais, o aluno deve se dispor e, em conjunto com os colegas, aproveitar-se destas para obterem melhores resultados e com isto se tem uma oportunidade maior de alcançar os seus objetivos.

É importante frisar que deve ser atingido um equilíbrio entre estudo independente e atividades interativas para se obter êxito como aluno desta modalidade e entender que interação não é sinônimo de relação apenas entre professor-aluno, tutor- aluno e aluno-aluno, mas deve ser levado em conta os vários tipos de interatividade com o uso das tecnologias que podem ser concebidos para o curso, o que exige do aluno atitude e boa administração do tempo.

Portanto, a aplicabilidade destas ferramentas no processo educacional permite que nos tornemos profissionais dedicados, autônomos e qualificados para atender com eficiência as demandas do mercado de trabalho, principalmente em um cenário de pandemia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Dado o exposto, o estágio é uma importante etapa na vida dos estudantes universitários, pois a partir dela ele vai efetivar os conceitos vistos em seu curso, e ter um contato com sua área de atuação.

Portanto, o estágio supervisionado se torna uma maneira do estudante de um curso superior, vivenciar o cotidiano escolar, ou seja, ter um breve convívio com o seu futuro ambiente de trabalho, e por meio desta disciplina vir a exercitar tudo que ele viu em teoria, mas agora fazendo uma espécie de treinamento onde ele vai tentar repassar todo o conteúdo em uma situação real de ensino.

Apesar de não ter concluído o estágio por causa da pandemia, a observação de como as tecnologias educacionais estão inseridas nas escolas, serviu tanto a aprimorar meu conceito sobre ser educador, quanto mostrou a realidade e dificuldade que os professores da rede pública estadual enfrentam todos os dias para poder passar a diante todos os conteúdos, ensinamentos e conhecimentos adquiridos durante uma longa

(5)

preparação, levando em consideração também os empecilhos que surgem durante esse processo de ensino.

Para obter habilidades com as tecnologias educacionais durante a graduação é como uma preparação, pois “com a inovação proporcionada pela tecnologia, encontramos uma forma de transformar a realidade de maneira que a sociedade e a educação sejam as principais beneficiadas” (ARAUJO et al., 2017, p. 927).

Enfim, pode-se concluir que a fase do estágio proporciona ao graduando ir além da transmissão do conhecimento, fazendo com que adquiram habilidades e desenvolvam autonomia, pensamento crítico e estratégico para que se tornem protagonistas e desenvolvam soluções para os problemas apresentados em sala de aula e então ser capaz adquirir experiência para elaborar novas alternativas de ensino que mais se adeque com a realidade dos alunos.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, Sérgio Paulino de et al. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade. In: JORNADA DE DIDÁTICA, IV.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, III., 2017, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de

Londrina, 2017. p. 920-928. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/

pages/2017---anais-da-iv-jornada-de-didatica-docencia-na-contemporaneidade-e-iii- seminario-de-pesquisa-do-cemad.php. Acesso em: 6 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis. Acesso em: 5 ago. 2020.

GOMES, Aline Fonseca; TEIXEIRA, Antônio Samuel Souza. Estágio supervisionado e aprendizagem: contribuição do estágio do graduando de administração para a formação profissional. ReCaPe: Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. VI, n. 3, p. 318- 330, set./dez 2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/7007/2479b055981 21157cfb70e7961b25bd5580a.pdf. Acesso em: 6 ago. 2020.

MARTINS, Karine; FROM, Danieli Aparecida. A importância da educação a distância na sociedade atual. Joinville: Assessoritec, dez. 2016. Disponível em:

https://www.assessoritec.com.br/wp-content/uploads/sites/641/2016/12/Artigo- Karine.pdf. Acesso em: 6 ago. 2020.

PORTELA, Priscila; NÓBILE, Márcia Finimundi. O uso da internet por estudantes de Ensino Fundamental: reflexão sobre a internet como ferramenta pedagógica. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 33, 10 dez. 2019. Disponível em: https://educacao publica.cecierj.edu.br/artigos/19/33/o-uso-da-internet-por-estudantes-de-ensino-

(6)

fundamental-reflexao-sobre-a-internet-como-ferramenta-pedagogica. Acesso em: 6 ago.

2020.

SILVA, Vitor de Almeida; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de Química e os aspectos semióticos envolvidos na interpretação de informações acessadas via web. Ciênc.

Educ., Bauru, v. 24, n. 3, p. 639-657, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516- 731320180030007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v24n3/1516-7313- ciedu-24-03-0639.pdf. Acesso em: 6 ago. 2020.

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

SOLOS E MANEJO FLORESTAL – Eucalyptus spp Responsável pelo desenvolvimento de estratégias de conservação de solos e manejo florestal para todas as áreas de eucalipto plantadas

Percebo que um objetivo esteve sempre presente desde o princípio, sendo notadamente insistente em muitos momentos do desenvolvimento do trabalho, destacável não só porque faz parte

O modelo matemático que representa o comportamento físico do VSA é composto por equações diferenciais ordinárias cujos principais coeficientes representam parâmetros

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y